Não sei o que se tenta provar quando se compara um veiculo produzido por um pequeno carroçador Chapron em 50 unidades, comparando com um veiculo de produção em larga escala, como foram estes Mercedes SL R107, que produziram cerca de 250.000 unidades, nessas 50 unidades do Chapron até podia haver pormenores em ouro e diamantes para algum Sheik Arabe, que relevância tinha!?
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Porque que a Alfa Romeo não é considerada uma marca premium?
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Obviamente que isto pode não ter qualquer relação, mas como sou um gajo prático, de números, vejo assim de repente:
Mercado - Estados unidos, neutro portanto.
Vendas classe C w205 desde 2016 - 264.174
Vendas Giulia desde 2016 - 20.459
Maior Forum online Mercedes dos EUA
-Sub forum classe c w205 desde 2015, inclui problemas, temas gerais, questões relacionadas, etc - 32 páginas
Forum online Giulia EUA
-Sub forum só de avarias e problemas do modelo - 36 páginas
Partindo do pressuposto que as 32 páginas do C são relativas a queixas (que não são mas w/e)
264.174/20.459/(32/36) = 14.52
Por cada proprietário queixoso de Classe C nos estados unidos existem, em proporção, 14,52 proprietários de giulias queixosos.
Links
Mercedes-Benz C-Class US car sales figures
Alfa Romeo Giulia US car sales figures
https://www.benzworld.org/forums/w205-c-class.218/
https://www.giuliaforums.com/forums/...-problems.778/Editado pela última vez por LuisPedro; 15 January 2020, 09:25.
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Originalmente Colocado por LuisPedro Ver PostObviamente que isto pode não ter qualquer relação, mas como sou um gajo prático, de números, vejo assim de repente:
Mercado - Estados unidos, neutro portanto.
Vendas classe C w205 desde 2016 - 264.174
Vendas Giulia desde 2016 - 20.459
Maior Forum online Mercedes dos EUA
-Sub forum classe c w205 desde 2015, inclui problemas, temas gerais, questões relacionadas, etc - 32 páginas
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Partindo do pressuposto que as 32 páginas do C são relativas a queixas (que não são mas w/e)
264.174/20.459/(32/36) = 14.52
Por cada proprietário queixoso de Classe C nos estados unidos existem, em proporção, 14,52 proprietários de giulias queixosos.
Links
Mercedes-Benz C-Class US car sales figures
Alfa Romeo Giulia US car sales figures
https://www.benzworld.org/forums/w205-c-class.218/
https://www.giuliaforums.com/forums/...-problems.778/
Não é por ser nos EUA que o mercado é "neutro", como referes.
Um comprador de Mercedes não é igual a um comprador de Alfa Romeo.
É simples de perceber:
Se a Mercedes vende 10x o que a Alfa Romeo vende, pela lógica, a Mercedes deveria ter 10x o número de clubes e de fãs (ou membros dos clubes).
Isso não acontece.
Não acontece porque a Alfa Romeo é uma marca de paixão, e a Mercedes é uma marca que a maioria das pessoas (quase a totalidade) compra como poderia comprar um Audi, ou um Cadillac.
A Mercedes não é uma compra de paixão. É uma compra "meeeh" para a esmagadora maioria das pessoas.
Portanto, é perfeitamente normal que exista maior discussão (e informação) sobre Alfa Romeo do que sobre Mercedes, mesmo com vendas ínfimas por comparação.
Além disso, um Mercedes actual dá infinitamente mais problemas que um Alfa Romeo actual.
https://www.carbuyer.co.uk/news/1482...r-2019-results
3º Alfa Romeo Giulia
74º Mercedes Classe C
Exemplo de uma moça que comprou Mercedes, mas que poderia ter comprado Audi, ou BMW:
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostNão é por ser nos EUA que o mercado é "neutro", como referes.
Um comprador de Mercedes não é igual a um comprador de Alfa Romeo.
É simples de perceber:
Se a Mercedes vende 10x o que a Alfa Romeo vende, pela lógica, a Mercedes deveria ter 10x o número de clubes e de fãs (ou membros dos clubes).
Isso não acontece.
Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostNão acontece porque a Alfa Romeo é uma marca de paixão, e a Mercedes é uma marca que a maioria das pessoas (quase a totalidade) compra como poderia comprar um Audi, ou um Cadillac.
A Mercedes não é uma compra de paixão. É uma compra "meeeh" para a esmagadora maioria das pessoas.
Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostAlém disso, um Mercedes actual dá infinitamente mais problemas que um Alfa Romeo actual.
https://www.carbuyer.co.uk/news/1482...r-2019-results
3º Alfa Romeo Giulia
74º Mercedes Classe C
Este rating menciona os 100 MELHORES carros para se conduzirem no reino unido, que inclui factores com agradabilidade de condução, performance, infotainment, facilidade de utilização, conforto... Em 12 meses.
Nesta perspectiva, enquanto defensor do giulia, tinha vergonha de colocar um ranking em que um PRIUS reunisse mais qualidades que um Giulia.
Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
Não tem qualquer valor para a discussão, é apenas um caso concreto, ainda mais por ser de uma pita aleatória qualquer, que faz vídeos de maquilhagem e roupa para o youtube.Editado pela última vez por LuisPedro; 15 January 2020, 10:26.
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Originalmente Colocado por LuisPedro Ver PostMas isso é uma conclusão tua ou há algum suporte de dados concreto que apoie essa conclusão?
(...)
https://www.mercedes-benz.com/en/cla...y/brand-clubs/
Alfa Romeo: 145 clubes reconhecidos
https://www.alfaromeo.com/alfa-romeo...on/alfa-clubs#
Sem estarem listados oficialmente, a diferença é ainda maior.
Nos EUA está listado apenas um no site da Alfa Romeo. Mas são bem mais.
Exemplo:
https://www.myalfagroup.com/de/clubs
Screenshot 2020-01-15 at 13.37.45.jpg
Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post(...)
Percebo o raciocínio, ainda que subjectivo, até porque o classe C nos EUA só tem de 255cv para cima (c300)... Depois o c43 com 385cv, seguido do c63 / 63s com 469 e 503hp... Não me parecem assim tão 'meeeh'.
(...)
Até poderia ter 1000cv ou 50cv, para a esmagadora maioria dos clientes um Mercedes é "meeeh". Ou seja, tanto poderia ser BMW como Audi ou Cadillac, ter 300cv, 100cv, ou funcionar a pilhas.
Se não consegues perceber a diferença entre clientes das duas marcas, o problema não é meu.
Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post(...)
Este rating menciona os 100 MELHORES carros para se conduzirem no reino unido, que inclui factores com agradabilidade de condução, performance, infotainment, facilidade de utilização, conforto... Em 12 meses.
Nesta perspectiva, enquanto defensor do giulia, tinha vergonha de colocar um ranking em que um PRIUS reunisse mais qualidades que um Giulia.
(...)
Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post(...)
Não tem qualquer valor para a discussão, é apenas um caso concreto, ainda mais por ser de uma pita aleatória qualquer, que faz vídeos de maquilhagem e roupa para o youtube.
É a opinião de um cliente NORMAL, e não de um PETROLHEAD.
É o tipo de clientes que forma a esmagadora maioria dos clientes Mercedes.
Já os clientes Alfa Romeo são "maluquinhos dos carros" na sua maioria.
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Originalmente Colocado por Rosmano Ver PostA Alfa é uma marca premium. Isso não quer dizer que tenha a mesma performance no mercado (e reputação) que outras.
Tal como Genesis, Infiniti, Acura, Cadillac são marcas premium. Também não deixam de ter uma pior percepção no mercado que as Alemãs e a Volvo.
Premium é um posicionamento de mercado. É a marca que define. Não são os clientes (muito menos os wanna-be clientes) que definem.
Neste caso, premium é um sub-segmento de mercado cujo posicionamento é definido pelo PREÇO da oferta.
No caso da Alfa Romeo, cujo preço de ofertas equivalentes chega a ser MAIS ELEVADO que os preços dos alemães, é claramente um posicionamento PREMIUM.
Quanto às restantes classificações que o pessoal confunde...
O antónimo de PREMIUM é LOW-COST, e não generalista.
Os sub-segmentos de mercado segundo o PREÇO são PREMIUM, corrente (mainstream), e low-cost.
O antónimo de GENERALISTA é ESPECIALISTA, e não premium.
A Mercedes é uma marca generalista (tem produtos em vários mercados, como automóveis de passageiros, comerciais, desportivos, camiões, autocarros, bicicletas, ...).
A Ferrari é uma marca especialista (só faz desportivos).
Luxo é um posicionamento/segmento de mercado, também designado de segmento F.
O posicionamento PREMIUM (e o posicionamento LUXO) não tem rigorosamente nada a ver com características melhores que os demais concorrentes, porque o que se vende como PREMIUM (ou LUXO) pode ter simplesmente a ver com uma vantagem subjectiva (ou não tangível) impossível de quantificar objectivamente.
https://en.wikipedia.org/wiki/Premium_pricing
(...)
Premium pricing (also called image pricing or prestige pricing) is the practice of keeping the price of one of the products or service artificially high in order to encourage favorable perceptions among buyers, based solely on the price.[1] Premium refers to a segment of a company's brands, products, or services that carry tangible or imaginary surplus value in the upper mid- to high price range.[2][3] The practice is intended to exploit the tendency for buyers to assume that expensive items enjoy an exceptional reputation or represent exceptional quality and distinction. A premium pricing strategy involves setting the price of a product higher than similar products. This strategy is sometimes also called skim pricing because it is an attempt to “skim the cream” off the top of the market. It is used to maximize profit in areas where customers are happy to pay more, where there are no substitutes for the product, where there are barriers to entering the market or when the seller cannot save on costs by producing at a high volume.
(...)
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Agora se a maioria dos consumidores de produtos premium não consideram Alfas? Verdade. Mas também essa mesma maioria não considera Jaguares ou as marcas que mencionei.
Pode-se é falar porque é que a Alfa não está melhor, mas na minha opinião isso deve-se a falta de consistência em cumprir planos e investimentos, e de cadência no lançamento de produtos e atualizações aos já existentes.
Comentário
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Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post(...) na minha opinião isso deve-se a falta de consistência em cumprir planos e investimentos, e de cadência no lançamento de produtos e atualizações aos já existentes.
https://en.wikipedia.org/wiki/Herd_behavior
A maioria das pessoas não consegue avaliar e decidir isoladamente, vão sempre preferir copiar os demais.
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Originalmente Colocado por Rosmano Ver PostAgora se a maioria dos consumidores de produtos premium não consideram Alfas? Verdade. Mas também essa mesma maioria não considera Jaguares ou as marcas que mencionei.
Pode-se é falar porque é que a Alfa não está melhor, mas na minha opinião isso deve-se a falta de consistência em cumprir planos e investimentos, e de cadência no lançamento de produtos e atualizações aos já existentes.
Estou é curioso como se vai dair o novo 508 nos proximos tempos. Foi um grande investimento da pug que também aumentou bem o preço de venda.
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Os problemas da alfa são muito, sendo que o envelhecimento das gamas não é dos mais importantes, certamente... Os alfas não vendem bem, nem no 1º, nem no 2º... nem no último ano. Simplesmente não vendem.
O facto de custarem tanto quanto um equivalente alemão é um dos principais motivos... Não estou a ver muita gente preferir comprar um Giulia quando existe um série 3 ou um classe C, de motorização semelhante, pelo mesmo preço... Mesmo os 'fãs' da marca, saberem que estão a enterrar dinheiro num carro que custa tanto como um alemão premium e que vai desvalorizar muito mais...
O stelvio igual, condenado ao fracasso... O brilhante 4c, um autêntico flop, vendeu tantas unidades quanto o alpine a 110 só em 2019.
Ou muito me engano ou a alfa só se safa com um milagre + segmentos B e C SUV low cost.
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A Alfa Romeo nunca se apresentou, como marca automóvel de volume significativo, mesmo no mercado doméstico perante uma FIAT, ou uma LANCIA já roçar a faixa alta de mercado (50/60/70 ou 80).
A questão é que, com a concentração de grupo automóvel, coloca a Alfa perante uma concorrência feroz, inexistente há 20/30 anos atrás. E ninguém vai ceder espaço para a Alfa, esta tem que rapidamente ganhar quota de mercado, ou cede em definitivo a aspiração de ser uma marca a considerar.
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Nos EUA em S. Francisco em 2017 vi uma oficina só com Alfas e fiquei com a percepção de que por lá é uma marca de nicho e de culto.
Dos actuais Alfas que interessam (ou seja Giulia e Stelvio) gosto e acho produtos válidos, ainda não estou muito seguro em relação ao seu real valor em termos de fiabilidade.
Acho que genericamente as marcas italianas evoluiram muito em termos de fiabilidade e até rigor, mas os recentes problemas de um Giulia diesel de um amigo, carro com 2 anos e muitos poucos km fizeram-me vacilar um bocadinho.
Onde não há muitas duvidas é que é uma marca que gera muita "aficcion", mesmo neste caso, um mero 2,2 a gasóil de 150 cv e ele adora o carro.
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostNão é por ser nos EUA que o mercado é "neutro", como referes.
Um comprador de Mercedes não é igual a um comprador de Alfa Romeo.
É simples de perceber:
Se a Mercedes vende 10x o que a Alfa Romeo vende, pela lógica, a Mercedes deveria ter 10x o número de clubes e de fãs (ou membros dos clubes).
Isso não acontece.
Não acontece porque a Alfa Romeo é uma marca de paixão, e a Mercedes é uma marca que a maioria das pessoas (quase a totalidade) compra como poderia comprar um Audi, ou um Cadillac.
A Mercedes não é uma compra de paixão. É uma compra "meeeh" para a esmagadora maioria das pessoas.
Portanto, é perfeitamente normal que exista maior discussão (e informação) sobre Alfa Romeo do que sobre Mercedes, mesmo com vendas ínfimas por comparação.
Além disso, um Mercedes actual dá infinitamente mais problemas que um Alfa Romeo actual.
https://www.carbuyer.co.uk/news/1482...r-2019-results
3º Alfa Romeo Giulia
74º Mercedes Classe C
Exemplo de uma moça que comprou Mercedes, mas que poderia ter comprado Audi, ou BMW:
É que, aqui leio (desde 2003, ), que quem adquire um pequeno familiar alemão, ou da Volvo, há sempre uma referência há Alfa, bem como esta não se apresenta ao jogo comercial, sai fora da opção.
Principalmente num pequeno mercado automóvel como o português.
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostPremium não é sinónimo de luxo.
https://en.wikipedia.org/wiki/Premium_pricing
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São modas induzidas pelo marketing. Convém que tenha alguma relação com qualidade, porque a ideia transmitida ao consumidor é essa, mas na verdade isso nem sempre acontece.
Tenho 54 anos e não me lembro de em miúdo ouvir essa expressão lá em casa, ou na escola, etc. Era expressão que não se usava nesse tempo.
É como gourmet, são expressões inventadas para encantarem gente socialmente insegura.
edit: É como os "salões" que muitos gente hoje tem em casa. Quando eu era miúdo salões só nos palácios. As casas comuns quando muito tinham salas grandes.Editado pela última vez por Jbranco; 15 January 2020, 15:32.
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É como aqui no fórum quando alguém vem pedir sugestões de carro..raramente vejo nas sugestões mito ou giullieta...giulia já é um patamar acima...stelvio será só para quem quer mesmo...e 4C para quem pode...
btw apareceu um spider vermelhinho de 2019 à venda...tinha ideia que a coisa acabava com aquele spider azul do qual só temos um exemplar em portugal mas pelos vistos não.
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Era Jbranco. Quem comprava ou era utilizador assíduo de uma automóvel, em 40, 50, 60, e inclusive 70, era rico. É questão e observar o número absoluto de carro no parque automóvel e respectiva evolução.
O disparo é só na década de 90, porque há a consolidação da banca privada, pós nacionalização da mesma.
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Originalmente Colocado por midnightblack Ver PostÉ como aqui no fórum quando alguém vem pedir sugestões de carro..raramente vejo nas sugestões mito ou giullieta...giulia já é um patamar acima...stelvio será só para quem quer mesmo...e 4C para quem pode...
btw apareceu um spider vermelhinho de 2019 à venda...tinha ideia que a coisa acabava com aquele spider azul do qual só temos um exemplar em portugal mas pelos vistos não.
O portefólio da Alfa são 2 automóveis, um familiar e SUV de médio porte, venda global. Vá o C, está obsoleto, nem para frota é considerado.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostSão modas induzidas pelo marketing. Convém que tenha alguma relação com qualidade, porque a ideia transmitida ao consumidor é essa, mas na verdade isso nem sempre acontece.
Tenho 54 anos e não me lembro de em miúdo ouvir essa expressão lá em casa, ou na escola, etc. Era expressão que não se usava nesse tempo.
É como gourmet, são expressões inventadas para encantarem gente socialmente insegura.
edit: É como os "salões" que muitos gente hoje tem em casa. Quando eu era miúdo salões só nos palácios. As casas comuns quando muito tinham salas grandes.
Mas Portugal, não é nada no contexto de veículos Premium, até aos anos 80 a oferta directa em stand de veículos era sempre gama baixa, versões submotorizadas. Tivemos um Fiat 127 Surf, versão exclusiva do mercado nacional com motor 903cm3, quando nos outros Países havia um Fiat 127 Sport com motor 1050cm3 de 70CV.
Os Ingleses já tinham o conceito Premium até num simples Ford Cortina mk2, onde vendiam Ford Cortina 2000E, com interior de luxo, aqui vendia-se o Cortina 1300cm3, quem comprava um Cortina 1600GT, já era um feito!
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Originalmente Colocado por TURBO Ver PostEra Jbranco. Quem comprava ou era utilizador assíduo de uma automóvel, em 40, 50, 60, e inclusive 70, era rico. É questão e observar o número absoluto de carro no parque automóvel e respectiva evolução.
O disparo é só na década de 90, porque há a consolidação da banca privada, pós nacionalização da mesma.
Originalmente Colocado por Rodal Ver PostMas Portugal, não é nada no contexto de veículos Premium, até aos anos 80 a oferta directa em stand de veículos era sempre gama baixa, versões submotorizadas. Tivemos um Fiat 127 Surf, versão exclusiva do mercado nacional com motor 903cm3, quando nos outros Países havia um Fiat 127 Sport com motor 1050cm3 de 70CV.
Os Ingleses já tinham o conceito Premium até num simples Ford Cortina mk2, onde vendiam Ford Cortina 2000E, com interior de luxo, aqui vendia-se o Cortina 1300cm3, quem comprava um Cortina 1600GT, já era um feito!
Aliás, mesmo eu que apenas cheguei à idade adulta em 1983, nunca nos anos 80 ou 90 tive um carro de marca referida nesse tempo como sendo "premium", nem nunca fui a um restaurante classificado como "gourmet". Essas "manias" só se vulgarizaram mais tarde.
Pelo contrário a expressão "luxo" usava-se bastante. Existiam restaurantes referidos como de luxo, mas ninguém afirmava ir a um restaurante "gourmet".Editado pela última vez por Jbranco; 15 January 2020, 16:06.
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostO problema é que o pessoal não sabe o que é "ser premium".
Premium é um posicionamento de mercado. É a marca que define. Não são os clientes (muito menos os wanna-be clientes) que definem.
Neste caso, premium é um sub-segmento de mercado cujo posicionamento é definido pelo PREÇO da oferta.
No caso da Alfa Romeo, cujo preço de ofertas equivalentes chega a ser MAIS ELEVADO que os preços dos alemães, é claramente um posicionamento PREMIUM.
Quanto às restantes classificações que o pessoal confunde...
O antónimo de PREMIUM é LOW-COST, e não generalista.
Os sub-segmentos de mercado segundo o PREÇO são PREMIUM, corrente (mainstream), e low-cost.
O antónimo de GENERALISTA é ESPECIALISTA, e não premium.
A Mercedes é uma marca generalista (tem produtos em vários mercados, como automóveis de passageiros, comerciais, desportivos, camiões, autocarros, bicicletas, ...).
A Ferrari é uma marca especialista (só faz desportivos).
Luxo é um posicionamento/segmento de mercado, também designado de segmento F.
O posicionamento PREMIUM (e o posicionamento LUXO) não tem rigorosamente nada a ver com características melhores que os demais concorrentes, porque o que se vende como PREMIUM (ou LUXO) pode ter simplesmente a ver com uma vantagem subjectiva (ou não tangível) impossível de quantificar objectivamente.
https://en.wikipedia.org/wiki/Premium_pricing
Ou seja
A mercedes e a alfa romeo são ambas premium, a mercedes é generalista, a alfa romeo não é generalista nem especialista, nenhuma delas é de luxo... Mas a mercedes tem mais qualidade e é melhor, tem muito melhor imagem no mercado e confiabilidade perante cliente, só não tem um adjectivo para a caracterizar, é isso?Editado pela última vez por LuisPedro; 15 January 2020, 16:00.
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Originalmente Colocado por LuisPedro Ver PostOu seja
A mercedes e a alfa romeo são ambas premium, a mercedes é generalista, a alfa romeo não é generalista nem especialista, nenhuma delas é de luxo... Mas a mercedes tem mais qualidade e é melhor, só não tem um adjectivo para a caracterizar, é isso?
O adjectivo é sugestionável.
A realidade é outra.
Mas acredito que tenhas andado distraído nos últimos tempos.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostTambém não é bem assim. Quem nos anos 50 comprava um austin A30 era rico? E o citroen 2CV? E o Renault 4L? E tantos outros do mesmo género. Tudo para ricos? Penso que não.
O que eu disse é que a expressão não se usava, porque é claro que havia carros de todo o tipo em Portugal. O que afirmei foi nunca ter ouvido alguém mais velho do que eu, quando eu era miúdo, afirmar que tinha um carro, ou qualquer outra coisa, "premium".
Aliás, mesmo eu que apenas cheguei à idade adulta em 1983, nunca nos anos 80 ou 90 tive um carro de marca referida nesse tempo como sendo "premium", nem nunca fui a um restaurante classificado como "gourmet". Essas "manias" só se vulgarizaram mais tarde.
Pelo contrário a expressão "luxo" usava-se bastante. Existiam restaurantes referidos como de luxo, mas ninguém afirmava ir a um restaurante "gourmet".
Um Jaguar, um MB, eram tido como luxos, à época, a exposição de Hollywood era fundamental,
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Originalmente Colocado por LuisPedro Ver PostOu seja
A mercedes e a alfa romeo são ambas premium, a mercedes é generalista, a alfa romeo não é generalista nem especialista, nenhuma delas é de luxo... Mas a mercedes tem mais qualidade e é melhor, tem muito melhor imagem no mercado e confiabilidade perante cliente, só não tem um adjectivo para a caracterizar, é isso?
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