Boas a todos,
Eu vi noutros fóruns/tópicos o pessoal a dizer que o óleo 10w40 não era o mais indicado para este carro, sendo o 5w40 o recomendado. É um motor diesel multijet 188A8000, versão 169 (carro de 2010, não é a versão mais recente). Li que o óleo 10w40 pode interferir no arranque a frio, nos consumos, na própria lubrificação de componentes, etc...A verdade é que o carro acabou de completar 170.000 KM, e na última revisão colocaram o 10w40 (e presumo que antes devia ser usado o mesmo, pois tenho o carro apenas desde os 155.000 Km)...
No site da BP, por exemplo, recomendam o BP Visco 7000 C 5W-40. Nem sei se é o mais adequado ou não, em termos da marca, até porque noutros sites vejo o EDGE 5W-40, entre outros...Comprei o carro sem o manual, por isso não posso verificar (um erro fatal da minha parte, que não se tornará a repetir em aquisições futuras). Pior do que isso, foi eu nem ter exigido o comprovativo de todas as revisões antecedentes, desde novo (foi comprado "agora" em 2ª mão num stand).
Alguém sabe algo acerca deste assunto, se seria recomendado mudar para o 5w40 ou não (visto que o carro já tem alguns KM e pode começar a beber muito óleo, digo eu)? Obrigado!
P.S.: Nos meses de novembro, dezembro, janeiro, o carro chegou a dar uns problemas de arranque umas 6-8 vezes, em que custava muito a pegar (dava-se à chave e era preciso várias tentativas para pegar). Eu espero sempre aquele tempinho de as luzes do painel desligarem, antes de ligar. O carro, ainda em garantia, foi até ao stand, e na máquina não detectaram nenhum problema. Entretanto, a partir de janeiro nunca mais aconteceu. Já para não falar de outras inúmeras avarias, problemas e substituições que tiveram de ser efectuadas em poucos meses (carro adquirido em julho de 2018). Não sei se o tipo de óleo pode interferir nisto ou não...chegaram a dizer-me que podia ser a EGR suja, mas não sei, nunca mais aconteceu. Obrigado, mais uma vez.
Eu vi noutros fóruns/tópicos o pessoal a dizer que o óleo 10w40 não era o mais indicado para este carro, sendo o 5w40 o recomendado. É um motor diesel multijet 188A8000, versão 169 (carro de 2010, não é a versão mais recente). Li que o óleo 10w40 pode interferir no arranque a frio, nos consumos, na própria lubrificação de componentes, etc...A verdade é que o carro acabou de completar 170.000 KM, e na última revisão colocaram o 10w40 (e presumo que antes devia ser usado o mesmo, pois tenho o carro apenas desde os 155.000 Km)...
No site da BP, por exemplo, recomendam o BP Visco 7000 C 5W-40. Nem sei se é o mais adequado ou não, em termos da marca, até porque noutros sites vejo o EDGE 5W-40, entre outros...Comprei o carro sem o manual, por isso não posso verificar (um erro fatal da minha parte, que não se tornará a repetir em aquisições futuras). Pior do que isso, foi eu nem ter exigido o comprovativo de todas as revisões antecedentes, desde novo (foi comprado "agora" em 2ª mão num stand).
Alguém sabe algo acerca deste assunto, se seria recomendado mudar para o 5w40 ou não (visto que o carro já tem alguns KM e pode começar a beber muito óleo, digo eu)? Obrigado!
P.S.: Nos meses de novembro, dezembro, janeiro, o carro chegou a dar uns problemas de arranque umas 6-8 vezes, em que custava muito a pegar (dava-se à chave e era preciso várias tentativas para pegar). Eu espero sempre aquele tempinho de as luzes do painel desligarem, antes de ligar. O carro, ainda em garantia, foi até ao stand, e na máquina não detectaram nenhum problema. Entretanto, a partir de janeiro nunca mais aconteceu. Já para não falar de outras inúmeras avarias, problemas e substituições que tiveram de ser efectuadas em poucos meses (carro adquirido em julho de 2018). Não sei se o tipo de óleo pode interferir nisto ou não...chegaram a dizer-me que podia ser a EGR suja, mas não sei, nunca mais aconteceu. Obrigado, mais uma vez.
Comentário