Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Topico veiculo Autonomo (Nivel 5)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ter um carro com capacidade de condução autónoma é um luxo.

    Basta ser mais seguro que um condutor normal, que a média por km/percorrido para ter o meu aval.

    Vou jantar fora, já posso beber sem preocupações, viagens longas a dormir, ver filmes, emails.

    Ah e tal mas também podem ter acidentes, ah e tal mas eu gosto de conduzir.
    Sempre existiram chauffers privados - só que agora são electrónicos e vêm no carro, é isso apenas.
    Quando muito é menos um gajo dentro do carro em caso de acidente

    Comentário


      Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
      Desculpa lá mas acho que o que dizes não bate certo.

      Um sistema auxiliar à travagem já é uma “máquina”.

      Ou seja:

      - condutor: base
      - condutor + apoio à travagem = mais seguro
      - condutor + autopilot (que inclui travagem) = ainda mais seguro

      a questão que queres discutir é se um FSD (full self driving) é mais seguro que um condutor. Aí podemos discutir.
      Claro que bate. Imagina que vais saltar de pára-quedas. Tens um sistema em que tu puxas a corda e que a partir dos 1000 metros abre automaticamente, e tens outro em que não podes puxar a corda e ele abre automaticamente a partir dos 1000m. Em qual confias mais?

      Comentário


        Originalmente Colocado por PePa Ver Post
        Ter um carro com capacidade de condução autónoma é um luxo.

        Basta ser mais seguro que um condutor normal, que a média por km/percorrido para ter o meu aval.

        Vou jantar fora, já posso beber sem preocupações, viagens longas a dormir, ver filmes, emails.

        Ah e tal mas também podem ter acidentes, ah e tal mas eu gosto de conduzir.
        Sempre existiram chauffers privados - só que agora são electrónicos e vêm no carro, é isso apenas.
        Quando muito é menos um gajo dentro do carro em caso de acidente
        Claro que é um luxo. Claro que será melhor que 80% dos condutores que existem. Não será melhor do que todos os condutores.

        Comentário


          Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
          Então estás a concordar comigo. Eu discordei desta afirmação:


          Eu confio mais em mim do que num veículo autónomo (VA). Tu confias mais em ti do que num VA. Então significa que para ti, tu serás mais seguro que um VA, acabando por também discordar dessa ideia.
          O factor confiança não é obrigatoriamente indicador de segurança.
          Pouca gente confia mais num avião do que num autocarro, contudo o avião é estatisticamente muito mais seguro

          Eu sou mais seguro que um VA (para já) em algumas situações, se eu estiver 100% focado na condução. - No futuro com a evolução dos sistemas (P2P) acredito que isto mude.
          Ora ninguém está sempre 100% focado, é utópico pensar assim.

          A nossa noção da confiança vem daí, e assumimos que não falhamos.
          Mas quando falhamos VA é mais seguro.

          Daí precisares de estatística.

          Comentário


            Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
            Claro que bate. Imagina que vais saltar de pára-quedas. Tens um sistema em que tu puxas a corda e que a partir dos 1000 metros abre automaticamente, e tens outro em que não podes puxar a corda e ele abre automaticamente a partir dos 1000m. Em qual confias mais?
            Não é justo esse exemplo.

            Um carro com FSD ainda vem com volantes, pedais, etc.

            O carro com FSD está constantemente a dar-te feedback do que está a fazer.

            Éo equivalente a teres esse mesmo pára-quedas com o sistema autonomo a dizer que está regulado para abrir a X metros, são Y metros actualmente, e caso falhe, tens a corda.

            Ah, e tens de adicionar pára-quedistas distraídos a essa equação...

            Comentário


              Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
              Então estás a concordar comigo. Eu discordei desta afirmação:

              Eu confio mais em mim do que num veículo autónomo (VA). Tu confias mais em ti do que num VA. Então significa que para ti, tu serás mais seguro que um VA, acabando por também discordar dessa ideia.
              Acho que não percebeste a ironia da coisa...

              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
              Eu confio mais em mim que num carro autónomo... mas confio mais num carro autónomo que nos outros condutores. Um carro autónomo não se distrai com o telemóvel, nem com os outros ocupantes, nem adormece, etc.
              Ou seja, na realidade os autónomos são melhores... temos é um problema com não sermos nós (eu) a controlar a situação.

              Comentário


                Originalmente Colocado por ShavaughnCamer Ver Post
                Não é preciso ser o melhor, basta não ser um inepto, arrogante e estúpido e ter noção de que há mais pessoas a conduzir nas estradas ao mesmo que nós. Algo que é muito comum ver nos condutores de teslas
                Tens ai 4 filmes que coloquei de condutores de outras marcas a fazer asneiras iguais ao piores que o que metes-te dos Tesla, tem um bocado de noção do ridículo que estas a dizer...

                Comentário


                  Uma função aprovada de condução autónoma em qualquer carro, seria a melhor coizinha alguma vez feita.

                  As situações de uso/benefício seriam tantas que nem vale a pena nomeá-las....

                  Deixo só o facto de em vez de ir a penar a fazer uma viagem Viseu-Lisboa, iria a restabelecer o meu soninho. É quase como entrar num ferry às 22h da noite, para acordar às 7h fresquinho para aproveitar o dia (é tipo teletransporte mas melhor).

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                    Ou seja, na realidade os autónomos são melhores... temos é um problema com não sermos nós (eu) a controlar a situação.
                    Ou concordas comigo ou não. Se dizes que confias mais em ti do que num VA, não podes dizer que um VA é melhor do que qualquer condutor.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                      Uma função aprovada de condução autónoma em qualquer carro, seria a melhor coizinha alguma vez feita.

                      As situações de uso/benefício seriam tantas que nem vale a pena nomeá-las....

                      Deixo só o facto de em vez de ir a penar a fazer uma viagem Viseu-Lisboa, iria a restabelecer o meu soninho. É quase como entrar num ferry às 22h da noite, para acordar às 7h fresquinho para aproveitar o dia (é tipo teletransporte mas melhor).
                      Acho que ninguém está a dizer que não existem benefícios (pelo menos eu não), e já precisei algumas vezes de um VA. Mas se calhar o melhor era mesmo ir de autocarro ou comboio

                      E para quem gostar de ficar no trânsito também vai ser uma maravilha..

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                        Não é justo esse exemplo.

                        Um carro com FSD ainda vem com volantes, pedais, etc.
                        Nível 5. Não vem com nada.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                          Ou concordas comigo ou não. Se dizes que confias mais em ti do que num VA, não podes dizer que um VA é melhor do que qualquer condutor.
                          Estás a confundir 3 questões

                          Eu posso confiar mais em mim que num VA 90% do tempo.
                          O problema serão os 10% do tempo que o VA está melhor que eu.

                          Depois tens a questão dos outros condutores que não controlas, e onde no geral o VA será melhor.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                            Estás a confundir 3 questões

                            Eu posso confiar mais em mim que num VA 90% do tempo.
                            O problema serão os 10% do tempo que o VA está melhor que eu.

                            Depois tens a questão dos outros condutores que não controlas, e onde no geral o VA será melhor.
                            Eu não confundi nada. Só respondi a uma afirmação tua a dizer que um VA será sempre melhor do que qualquer condutor. Eu apenas disse que não, mesmo que seja melhor em 99,9% das vezes.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                              Eu não confundi nada. Só respondi a uma afirmação tua a dizer que um VA será sempre melhor do que qualquer condutor. Eu apenas disse que não, mesmo que seja melhor em 99,9% das vezes.
                              A minha resposta foi a uma boca foleira de um troll, tem isso em consideração

                              Quis apenas dar a entender que até um bom condutor tem falhas porque é humano.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                A minha resposta foi a uma boca foleira de um troll, tem isso em consideração

                                Quis apenas dar a entender que até um bom condutor tem falhas porque é humano.
                                Claro que sim. Acredito é que um VA nunca nos vai "safar" de situações que um bom condutor se "safe". O contrário é que já não acredito.

                                Agora, se dissesses que um sistema rodoviário 100% autónomo seria mais seguro que um sistema 100% humano até era capaz de concordar.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                  Claro que é um luxo. Claro que será melhor que 80% dos condutores que existem. Não será melhor do que todos os condutores.
                                  Quando o sistema for melhor que 80% do que os condutores eu assino logo para ser obrigatório todos os carros virem com o sistema.

                                  Mesmo que exista condutores melhores que o sistema, assim como o sistema poderá ter falhas esses condutores também as terão, em 15 anos de carta apenas tive dois acidentes culpa minha, a baixa velocidade sem grandes estragos, um foi porque desviei os olhos para mudar a estação de radio e o carro da frente parou numa passadeira, ainda travei já não fui a tempo, outra vinha a 50 kmh e mexi no casaco que estava no banco ao lado para confirmar de levava a carteira e bati num caro que estava a virar a esquerda, por muito bom condutor que seja, foram distracções que podiam sair caras, estas distracções nunca aconteceriam com um VA.

                                  Por isso um VA terá sempre a possibilidade de ser melhor que 100% dos condutores, quando lá chegaremos? ainda faltam largos anos, mas acredito que lá chegaremos.

                                  Também questionei quem seria o culpado em caso de um atropelamento, um user referiu logo que seria o fabricante, mas se calhar não será assim em 100% dos casos, a condução autónoma vai obrigar também a que as estradas estejam correctamente marcadas e bem construídas, ou os responsáveis para construção/manutenção poderão ser no final os culpados dos acidentes.

                                  Será que isto não vai levar também a que o estado central se demita da responsabilidade concessionando algumas estradas, como já acontece e entregando as restantes as autarquias?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                    Ou concordas comigo ou não. (...)
                                    1. Nunca disse que concordava contigo.

                                    Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                    (...) Se dizes que confias mais em ti do que num VA, não podes dizer que um VA é melhor do que qualquer condutor.
                                    2. Continuas sem perceber.

                                    Claro que um VA é melhor (leia-se: mais seguro) que qualquer condutor (é esse o objectivo de um VA).
                                    E claro que um gajo tem sempre mais confiança em si mesmo que em qualquer outra coisa. Faz parte da natureza humana.
                                    É como quando vais tu à pendura... há sempre aqueles instantes em que achamos que o condutor está a fazer mrd.

                                    Mas o facto de acharmos SEMPRE que conseguimos fazer melhor (confiança no próprio), não invalidada que na realidade a alternativa não seja efectivamente melhor.

                                    Por isso é que eu prefiro que os outros carros na estrada sejam autónomos (e previsíveis), do que conduzidos por pessoas (distraídas e imprevisíveis).

                                    Consequentemente, este sentimento é indicador de que um carro autónomo inspira, na realidade, mais confiança que um carro conduzido por um anormal (leia-se: ser humano).

                                    O meu carro já tem alguma mentalidade própria (trava sozinho, pára sozinho, mantém a distância para o da frente, etc.), e eu acho que TODOS os carros deveriam ter pelo menos isto. Certamente que quanto mais isto evolui, mais perto estaremos de concluir que TODOS os carros deveriam ser autónomos na totalidade.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                      (...) um foi porque desviei os olhos para mudar a estação de radio e o carro da frente parou numa passadeira, ainda travei já não fui a tempo, outra vinha a 50 kmh e mexi no casaco que estava no banco ao lado para confirmar de levava a carteira e bati num caro que estava a virar a esquerda, (...)
                                      O meu já evita algumas dessas distracções.
                                      Tem FCW e trava sozinho se um gajo não fizer nada (já me travou a fundo umas quantas vezes em AE).

                                      É das melhores coisas que vi até hoje.
                                      Tanto que sou da opinião que deveria ser obrigatório em todos os carros.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                        Claro que pode.
                                        Tanto pode, que é (vai ser, e sempre será).
                                        Das duas uma, ou é o condutor que vai pagar o seguro para usar o carro autónomo, ou é o proprietário que vai pagar o seguro para ter o carro autónomo.
                                        No final será sempre o beneficiário a pagar pela responsabilidade, quer directamente (contratando uma apólice), quer indirectamente (no custo do carro).
                                        Então responde-me a uma questão: tu viajas num VA que esta em teu nome, seja ele de que marca for, e de repente acontece um acidente por culpa do sistema de condução autónoma do carro em que viajas e morre uma pessoa no processo. Neste caso para além da responsabilidade civil também irá existir a responsabilidade criminal pois alguém morreu. Como o sistema de condução autónoma não existe como "pessoa" no regime jurídico em que vivemos a responsabilidade civil/criminal tem que ser de uma "pessoa" reconhecida pelo mesmo, como tu dizes que a a pessoa responsável é o condutor e não a empresa que vende/produz o dito sistema isto quer dizer que além de seres responsável por pagar os danos patrimoniais decorrentes do acidente também serás considerado responsável pela morte de outra pessoa e assim irás preso por homicídio involuntário ou por negligência.
                                        Achas que esta situação esta correcta???

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                          Quando o sistema for melhor que 80% do que os condutores eu assino logo para ser obrigatório todos os carros virem com o sistema.

                                          Mesmo que exista condutores melhores que o sistema, assim como o sistema poderá ter falhas esses condutores também as terão, em 15 anos de carta apenas tive dois acidentes culpa minha, a baixa velocidade sem grandes estragos, um foi porque desviei os olhos para mudar a estação de radio e o carro da frente parou numa passadeira, ainda travei já não fui a tempo, outra vinha a 50 kmh e mexi no casaco que estava no banco ao lado para confirmar de levava a carteira e bati num caro que estava a virar a esquerda, por muito bom condutor que seja, foram distracções que podiam sair caras, estas distracções nunca aconteceriam com um VA.

                                          Para isso não seria necessário VA. Como eu já disse anteriormente, um sistema auxiliar de travagem é muito mais eficaz e necessário do que veículo autónomo.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                                            Então responde-me a uma questão: tu viajas num VA que esta em teu nome, seja ele de que marca for, e de repente acontece um acidente por culpa do sistema de condução autónoma do carro em que viajas e morre uma pessoa no processo. Neste caso para além da responsabilidade civil também irá existir a responsabilidade criminal pois alguém morreu. Como o sistema de condução autónoma não existe como "pessoa" no regime jurídico em que vivemos a responsabilidade civil/criminal tem que ser de uma "pessoa" reconhecida pelo mesmo, como tu dizes que a a pessoa responsável é o condutor e não a empresa que vende/produz o dito sistema isto quer dizer que além de seres responsável por pagar os danos patrimoniais decorrentes do acidente também serás considerado responsável pela morte de outra pessoa e assim irás preso por homicídio involuntário ou por negligência.
                                            Achas que esta situação esta correcta???
                                            Portanto, em vez de alterar as leis e adaptá-las aos novos tempos como SEMPRE aconteceu, deve-se fechar qualquer tipo de progresso que exista?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                                              Então responde-me a uma questão: tu viajas num VA, seja ele de que marca for, e de repente acontece um acidente por culpa do sistema de condução autónoma do carro em que viajas e morre uma pessoa no processo. Neste caso para além da responsabilidade civil também irá existir a responsabilidade criminal pois alguém morreu. Como o sistema de condução autónoma não existe como "pessoa" no regime jurídico em que vivemos a responsabilidade civil/criminal tem que ser de uma "pessoa" reconhecida pelo mesmo, como tu dizes que a a pessoa responsável é o condutor e não a empresa que vende/produz o dito sistema isto quer dizer que além de seres responsável por pagos os danos patrimoniais decorrentes do acidente também serás considerado responsável pela morte de outra pessoa e assim irás preso por homicídio por negligência ou involuntário.
                                              Achas que esta situação esta correcta???
                                              Esse argumento, não o percebo, nem aceito como válido para a validade da solução.

                                              É um problema para juristas, advogados e seguradoras resolverem, não para discussão da viabilidade por questões burocráticas/legais.

                                              Assume erradamente que a legislação, seguros, métodos de apuramento dos factos, registos se manterão imutáveis.
                                              Assume erradamente que não existirá solução para isso.

                                              E ignora o potencial de redução de vítimas de acidentes, que supera largamente algum imbróglio legal que possa ser causado pelo novo sistema.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                                                Então responde-me a uma questão: tu viajas num VA que esta em teu nome, seja ele de que marca for, e de repente acontece um acidente por culpa do sistema de condução autónoma do carro em que viajas e morre uma pessoa no processo. Neste caso para além da responsabilidade civil também irá existir a responsabilidade criminal pois alguém morreu. Como o sistema de condução autónoma não existe como "pessoa" no regime jurídico em que vivemos a responsabilidade civil/criminal tem que ser de uma "pessoa" reconhecida pelo mesmo, como tu dizes que a a pessoa responsável é o condutor e não a empresa que vende/produz o dito sistema isto quer dizer que além de seres responsável por pagar os danos patrimoniais decorrentes do acidente também serás considerado responsável pela morte de outra pessoa e assim irás preso por homicídio involuntário ou por negligência.
                                                Achas que esta situação esta correcta???
                                                Saramago? És tu?

                                                Não percebi.
                                                Mas vou tentar responder.

                                                Depende do regime jurídico que vier a estar em vigor.

                                                Neste momento, o responsável é o condutor (ser humano com licença para conduzir que está responsável pelo carro).
                                                Actualmente não existe enquadramento legal para que carros circulem sem condutor.
                                                Se um carro estiver a "circular sem condutor" (sem ninguém lá dentro, ou sem ninguém responsável pelo carro), o responsável é o proprietário.

                                                Basta ver que, se um carro estiver estacionado, e o travão-de-mão se soltar, o responsável pelos danos causados é o proprietário do carro.
                                                Incluindo se o carro atropelar alguém enquanto se soltou e andou desgovernado.
                                                Isto sem prejuízo de o proprietário tentar atirar a culpa para cima do construtor... mas a justiça vai ter é com o proprietário, e não com o fabricante.

                                                É como com os cães.
                                                Se um cão matar alguém, o responsável é o dono do cão.
                                                Não é o criador de cães que vai ser chamado a tribunal.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                                  Para isso não seria necessário VA. Como eu já disse anteriormente, um sistema auxiliar de travagem é muito mais eficaz e necessário do que veículo autónomo.
                                                  Isso já faz parte de um veículo autónomo.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                                    Portanto, em vez de alterar as leis e adaptá-las aos novos tempos como SEMPRE aconteceu, deve-se fechar qualquer tipo de progresso que exista?
                                                    Não é preciso adaptar nada.
                                                    O dono/condutor é responsável.
                                                    Não há nada que saber.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                      Isso já faz parte de um veículo autónomo.
                                                      E? Invalida que um veículo não autónomo possa tê-lo?

                                                      Comentário


                                                        Então estão-me a dizer que vocês estão de acordo em ser responsabilizados totalmente por quaisquer danos que possam ser causados por um sistema de software desenvolvido por terceiros que funcione incorrectamente ou que tenha falhas, mesmo que possam ser presos??? Vai la vai. Acho que vou começar a comprar acções das empresas que desenvolvem este tipo de software porque mesmo que o produto tenha falhas ou problemas a culpa é quem comprou o carro com o sistema...

                                                        Já agora não percebi essa do Saramago e a comparação com os cães não faz sentido nenhum.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                                          Nível 5. Não vem com nada.
                                                          Teslas FSD quando tiverem nível 5 virão com pedais e volantes, tenho a certeza.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                                                            Então responde-me a uma questão: tu viajas num VA que esta em teu nome, seja ele de que marca for, e de repente acontece um acidente por culpa do sistema de condução autónoma do carro em que viajas e morre uma pessoa no processo. Neste caso para além da responsabilidade civil também irá existir a responsabilidade criminal pois alguém morreu. Como o sistema de condução autónoma não existe como "pessoa" no regime jurídico em que vivemos a responsabilidade civil/criminal tem que ser de uma "pessoa" reconhecida pelo mesmo, como tu dizes que a a pessoa responsável é o condutor e não a empresa que vende/produz o dito sistema isto quer dizer que além de seres responsável por pagar os danos patrimoniais decorrentes do acidente também serás considerado responsável pela morte de outra pessoa e assim irás preso por homicídio involuntário ou por negligência.
                                                            Achas que esta situação esta correcta???
                                                            Se estivermos a falar até nivel 4 onde quem vai ao "volante" pode intervir a responsabilidade poderá ser atribuída ao condutor, se estivermos a falar de nivel 5 em que o condutor/dono não tem possibilidade de intervir na condução então a responsabilidade terá ser de terceiros, tanto pode ser do fabricante se for falha do carro, do responsável pela via por alguma deficiência ou pode ser de uma pessoa que do nada se lembrou de atravessar a estrada, sem ver se vinha algum carro e era impossível o carro ter tempo para parar a marcha, já "atropelei" alguns animais nesta situação

                                                            Mas até chegarmos ao nivel 5, a legislação ira ser alterada e as responsabilidade serão dentro do possível estabelecidas.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                                                              Então estão-me a dizer que vocês estão de acordo em ser responsabilizados totalmente por quaisquer danos que possam ser causados por um sistema de software desenvolvido por terceiros que funcione incorrectamente ou que tenha falhas, mesmo que possam ser presos??? Vai la vai. Acho que vou começar a comprar acções das empresas que desenvolvem este tipo de software porque mesmo que o produto tenha falhas ou problemas a culpa é quem comprou o carro com o sistema...

                                                              Já agora não percebi essa do Saramago e a comparação com os cães não faz sentido nenhum.
                                                              Andas sem seguro contra terceiros ?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X