Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda compra de furgÃo atÉ 6000/7000€

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda compra de furgÃo atÉ 6000/7000€

    Boa tarde,

    Já há uns anos recorri a este fórum para obter opiniões sobre a compra do meu primeiro carro e hoje aqui volto, porque tenho um amigo que precisa de ajuda para comprar uma carrinha.
    Para ser mais breve vou indicar qual o fim da carrinha e os modelos que ele tem em vista...

    A carrinha será para transportar um depósito com peso máximo de 250/300kg e maquinaria, acabando por ter um peso de carga máxima frequente nos 400/450kg.

    ​​​​​​O valor maximo que ele tem é 7000€, mas se der menos melhor.
    Os modelos que ele tem visto são: Citroen Berlingo/Peugeot Partner, Citroen Jumpy, Opel Combo, sendo que está indeciso entre modelos antigos (2005 por aí) que ficam pelos 4000/5000€ com 170mil km ou de 2009-2012 pelos 6000/7000€ com 220-250mil km.

    Será importante ter em atenção os cvs? Uma de 75cv terá a mesma capacidade de transporte da carga necessária relativamente a uma de 90cv?

    Conclusão: Precisa de uma carrinha que aguente diariamente 400/450kg de carga e que não dê grandes problemas, será para iniciar um negócio.

    Agradeço desde já as vossas respostas.
    Boas festas a todos.

    #2
    se tem um negócio pode ir buscar o Iva

    por exemplo:

    https://www.standvirtual.com/comerci...-ID8PyQqt.html

    Com a dedução do IVA fica pouco acima dos 7000€ e não tem nada a ver com carrinhas de 2009 ou 2012.

    Junta aí também a Fiat Doblo, Renault Kangoo, Ford Transit Connect.
    Editado pela última vez por Rockstar; 18 December 2023, 18:52.

    Comentário


      #3
      Já tive várias, o 1.3 multijet é fraquitos para carregar umas coisitas, a carrinha já não é não é rápida e com motor pequeno e alguma carga fica muito fraquita, mas pronto, dar dá... Só que a subir em autoestrada vai andar a reduzir mudanças e morre, o motor 1.6 de 105 na Fiat doblo ou na Opel combo é uma diferença brutal, tive uma e foi uma boa carrinha que tive e nem deu chatices. A renault com o 1.5 também é uma carrinha agradável, não anda muito mas tem mais saída que o 1.3, um motorzinho com mais cilindrada faz realmente a diferença.

      Ainda por cima o 1.3 multijet que tive tinha caixa de 5 e era um bocado curta, acho que fazia muito barulho e maus consumos a 120/130...
      Recomendo a experimentar antes de adquirir...
      Editado pela última vez por GT_racing; 17 December 2023, 22:44.

      Comentário


        #4
        Sim, o melhor é experimentar.

        Por ex andei uns tempos com uma Kangoo 1.5 DCI 70cv e tinha por vezes de levar cargas de 300 a 500KG.

        Bem, aquilo nas subidas de AE era terrível...70 km/h....em 4ª, morria, em 3ª, um barulho descomunal lá dentro.

        As versões de 90cv ou mais fazem uma diferença muito considerável.

        Nestes furgões, 70cv só mesmo para quem anda com cargas mt leves ou em zonas de pouca inclinação caso contrário o motor está sempre em esforço.

        Comentário


          #5
          Este com 120 CV até se deve safar +/- bem:

          https://www.standvirtual.com/comerci...-ID8PAA4b.html

          Comentário


            #6
            Ena, nem sabia que havia disso com 120cv, adorei esse motor no Mito !! Um power que nossa senhora, faz o 1.5 DCI 110 parecer uma avozinha e o DCI 105 uma lesma. Não se pode é olhar demasiado para consumos

            Comentário


              #7
              Já aluguei uma dessas e realmente voam baixinho principalmente vazia.

              Essa não parece muito bem tratada mas já sabemos o que os furgões sofrem.

              Os km do quadrante não correspondem aos km que indicam no anúncio.

              Comentário


                #8
                O meu pai tem uma Scudo 2.0 Mjet com 120cv e aquilo é uma maravilha para AE: caixa de 6, muita força, e facilmente vai aos 165km/h limitados eletronicamente.
                Os percursos dele são 90% cidade e a média anda sempre entre os 9,5 e os 10l/100km.

                Na versão 3 lugares paga Classe 2 nas portagens.

                Uma alternativa que se mexe bem são as Caddy 2.0 Tdi...


                Dois exemplos:

                Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                Para contrastar...

                Fiat Scudo Combi 2.0 M-jet

                Gaia (entrada de Arcozelo) - Leiria (saída de Leiria Norte, penso eu) pela A29, A25 e A17 com 4 pessoas.

                Distância - 159km
                Velocidade media - 146km/h
                Consumo médio - 11,9 l/100km

                Pela velocidade média dá para ver que foi sempre a fundo...

                Curiosamente penso que, em todo o percurso, não fui ultrapassado por ninguém. Isto vem reforçar a minha ideia de que, tendencialmente andamos mais devagar que há uns tempos. (o facto de ser Domingo ajuda...)

                https://vimeo.com/122259921


                Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                Fiat Scudo 2.0 Mjet com 6 pessoas

                Médias desde entrada da A1 em Gaia até perto da saída da A25 para Almeida/Pinhel.

                Comentário


                  #9
                  Boa tarde e desde já um Bom Ano para todos!

                  Peço desculpa por ter demorado a dar noticias, mas altura de festas e manter contacto com este meu amigo não é assim tão fácil.

                  Mas adiante...

                  Ele neste momento está indeciso entre se deve dar mais algum dinheiro e comprar:
                  -Citroen Berlingo 2013 1.6 Hdi 90cv com 225.000km (7000€) ou
                  -Opel Combo 2013 1.6 Cdti 105cv com 230.000km (6000€) e pelo caminho ficou na dúvida com uma
                  - Ford Transit Courier 2015 1.5 Dci 75cv 220.000km (6500€) e com uma
                  - Volkswagen Caddy 1.6 Tdi 75cv 240.000km (6500€)

                  Segundo o proprietário da Opel, estas carrinhas são reforçadas atrás facilitando o transporte de cargas pesadas, pertencia a uma empresa que está em vias de fechar (o meu amigo acha estranho o valor, diz que está baixo comparando com outras).
                  A Citroen deixa-o mais inclinado pelos 3 lugares e por ter uma condução mais alta, porém isso não justifica os mil euros a mais na visão dele.
                  A Ford só ficou a pensar por ter 1 único dono, revisões na marca, mas os 75cv não parecem ser suficientes para a carga de 400kg e a Caddy não justificou a entrada na equação...

                  Conclusão o meu amigo não percebe muito de carros, está preocupado com o peso a transportar e queria comprar uma carrinha o mais fiável possível, mas não tem grandes feedbacks de motores, incluindo o 1.6 Cdti da Opel que ele acha que dá problemas graves segundo um familiar que teve uma Opel Insignia e os restantes não conhece. E é uma pessoa Anti Importados, ou seja, rejeita qualquer anúncio que diga que é importado.

                  Para além da opinião sobre as carrinhas em cima mencionadas, ele questiona se se deve preocupar com os cv's das carrinhas ou com o motor, isto é...temos carrinhas com motor 1.6 que vão de 75 a 90 ou 105cv...dependendo das marcas...

                  Agradeço toda a atenção e peço desculpa por qualquer incómodo.

                  Comentário


                    #10
                    Ora bom, não conheço os problemas do motor Opel, mas o user nto e/ou LuisPedro talvez consigam esclarecer. Ou outros, claro.

                    Eu excluiria a transit e caddy porque 75cv é mt pouco para quem vai transportar centenas de KG de carga com frequência.

                    Minimo dos minimos 90cv.

                    Os 105cv da Opel eram tentadores e é mais barata que a Berlingo. A menos que ele consiga descer o preço da Berlingo para o da Combo e aí já fica com os 3 lugares e posição mais alta, se preferir isso face aos 105cv.

                    Acredito que acima de 90cv sejam " raras " as carrinhas à venda pelo que pode dificultar neste aspecto.

                    Agora, eu acho é todas elas mt caras....mas o mercado anda maluco.

                    Comentário


                      #11
                      Os 1.6 CDTi tem dado imensos problemas, foge disso. O 1.6 TDi também a nível de fiabilidade não saiu grande espingarda (então se tiver o FIX da VAG...), 1.5 TDCi imensos problemas a nível de FAP e gestão eletrônica.

                      O melhor do lote, é mesmo a Berlingo. O 1.6 HDi é a prova de bala, fiz 700 mil km com uma Berlingo First 1.6 HDi de 75 cv de 2010/11 e nunca tive um problema "problema". Levava a cada 100 mil km anilhas de injetores e cabos de embraiagem, mas de resto super fiável, foi dada a retoma de uma Kangoo 1.5 dCi 90 cv Maxi em 2017-06 e até a embraiagem e turbo eram de origem, e andava muitas vezes carregada com 700 kg de carga (houve uma vez que levou praticamente o dobro, mas a caixa curta e a genica do 16v disfarçam bem!). Eu fazia muitas entregas Porto Alto - Porto - Minho - Algarve - Alentejo e cheguei a ir bastantes vezes a Madrid. Se para lá ia com tempo e a cumprir limites, a vinda para a base era praticamente a fundo para carregar para o dia seguinte (4300 rpm @ 170 / 175), entre revisões (fazia a cada 15 mil) consumia 800 ml de óleo (levava um atesto aos ~ 9 mil km, e quando fazia a revisão ainda tinha 1/4 da vareta, controlava todos os dias de manhã, eram praticamente 950 / 1200 km diarios).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        Ora bom, não conheço os problemas do motor Opel, mas o user nto e/ou LuisPedro talvez consigam esclarecer. Ou outros, claro.

                        Eu excluiria a transit e caddy porque 75cv é mt pouco para quem vai transportar centenas de KG de carga com frequência.

                        Minimo dos minimos 90cv.

                        Os 105cv da Opel eram tentadores e é mais barata que a Berlingo. A menos que ele consiga descer o preço da Berlingo para o da Combo e aí já fica com os 3 lugares e posição mais alta, se preferir isso face aos 105cv.

                        Acredito que acima de 90cv sejam " raras " as carrinhas à venda pelo que pode dificultar neste aspecto.

                        Agora, eu acho é todas elas mt caras....mas o mercado anda maluco.
                        Muito obrigada pelo seu contributo. Realmente já me foi confirmado pelo nto que há registos de problemas relativamente ao motor 1.6 Cdti...

                        Sim, o mercado anda maluco...E não está fácil a decisão, também pela exigência de cilindrada...

                        Agora que descartou a Opel, virou-se para Fiat...Fiat Doblo Maxi 1.6 Multijet 105cv 2015 3 Lugares c/ 225.000km por 6500€ (não percebo muito, mas acho demasiado barata até pelos 3 lugares, supostamente a pessoa tem pressa em vender, precisa de uma de caixa aberta por ser sucateiro) e entretanto um suposto mecânico que revende veículos tem uma Fiat Doblo Maxi 1.9 JTD 150cv de 2009 c/270.000km por 4800€ , ambas com um único dono...

                        Peço desculpa pela "confusão", mas eu noto que o meu amigo certamente iria para Berlingo/Partner porém pelo valor que tem arranja as de 75cv, porque as de 90cv pelo valor ou são importadas (ele rejeita) ou tem 400/500 mil km...Digo isto, porque ele nem gosta de Fiat, desde sempre o ouvi dizer "Fiat é má", mas também quando peço argumentos só responde "é só luzes de natal pelo que ouço" e neste momento falou-me das carrinhas acima mencionadas...

                        Comentário


                          #13
                          Não existe Fiat Doblo com o 1.9 e 150cv.


                          O Fiat Doblo com o 1.9, ou tem 105cv ou 120cv... sendo que se tiver 120cv, tem FAP... enquanto a versão de 105cv ainda é sem FAP.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Brunofig Ver Post
                            Os 1.6 CDTi tem dado imensos problemas, foge disso. O 1.6 TDi também a nível de fiabilidade não saiu grande espingarda (então se tiver o FIX da VAG...), 1.5 TDCi imensos problemas a nível de FAP e gestão eletrônica.

                            O melhor do lote, é mesmo a Berlingo. O 1.6 HDi é a prova de bala, fiz 700 mil km com uma Berlingo First 1.6 HDi de 75 cv de 2010/11 e nunca tive um problema "problema". Levava a cada 100 mil km anilhas de injetores e cabos de embraiagem, mas de resto super fiável, foi dada a retoma de uma Kangoo 1.5 dCi 90 cv Maxi em 2017-06 e até a embraiagem e turbo eram de origem, e andava muitas vezes carregada com 700 kg de carga (houve uma vez que levou praticamente o dobro, mas a caixa curta e a genica do 16v disfarçam bem!). Eu fazia muitas entregas Porto Alto - Porto - Minho - Algarve - Alentejo e cheguei a ir bastantes vezes a Madrid. Se para lá ia com tempo e a cumprir limites, a vinda para a base era praticamente a fundo para carregar para o dia seguinte (4300 rpm @ 170 / 175), entre revisões (fazia a cada 15 mil) consumia 800 ml de óleo (levava um atesto aos ~ 9 mil km, e quando fazia a revisão ainda tinha 1/4 da vareta, controlava todos os dias de manhã, eram praticamente 950 / 1200 km diarios).
                            Muito obrigada pela sua partilha.

                            O meu amigo já não estava muito confiante pela Opel, porque também já estava à venda há muito tempo e pelo valor, ano e kms achava estranho, mas já acabou por descartar...

                            Tal como disse ao EscapeLivre eu acredito que o meu amigo se tivesse orçamento escolheria sem pensar muito Berlingo/Partner, mas como é para andar com cerca de uns 400kg diários talvez as de 75cv não correspondam tão bem e pelo orçamento só encontra de 75cv ou as de 90cv mas carregadas de kms...

                            Agora surgiu a ideia de Fiat Doblo Maxi 1.6 Multijet 105cv 2015 c/225.000km ou o mesmo modelo, mas 1.9Jtd 150cv de 2009 c/270.000km...

                            Eu decidi vir ao fórum, porque não o consigo ajudar, não percebo de mecânica e de todas as hipóteses só andei numa Berlingo 90cv e gostei da condução em si...mas fiz uns 100km se tanto...

                            Comentário


                              #15
                              Este tópico interessa-me.

                              Ao longo do tempo o que me têm dito e em alguns casos confirmado é para fugir dos motores PSA estejam ele na Citro/Peug/Ford.

                              Os que vou conhecendo ou têm de mudar o bimassa e é obra sempre para mais de 2000 euros.

                              O outros são despachados por volta dos 250k (em frota).

                              Pelo que em segunda mão, será necessário muita sorte, devido aos FAP + bimassa + eletrónica fraca de gastar e deitar fora.

                              É dificil pois para comprar barato vai de certeza gastar em reparações a seguir, para comprar caro, pode ter que gastar em reparações na mesma a seguir.

                              Eu ando inclinado para o Fiat ou para a Caddy, mas estas são muito caras....

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                Não existe Fiat Doblo com o 1.9 e 150cv.


                                O Fiat Doblo com o 1.9, ou tem 105cv ou 120cv... sendo que se tiver 120cv, tem FAP... enquanto a versão de 105cv ainda é sem FAP.
                                Peço imensa desculpa...já são tantos anúncios que ele me enviou, tanta conversa de cilindrada, motores que eu perdi-me...

                                Fui verificar é Fiat Doblo 1.9 Jtd Maxi 105cv de Novembro 2009...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                  Este tópico interessa-me.

                                  Ao longo do tempo o que me têm dito e em alguns casos confirmado é para fugir dos motores PSA estejam ele na Citro/Peug/Ford.

                                  Os que vou conhecendo ou têm de mudar o bimassa e é obra sempre para mais de 2000 euros.

                                  O outros são despachados por volta dos 250k (em frota).

                                  Pelo que em segunda mão, será necessário muita sorte, devido aos FAP + bimassa + eletrónica fraca de gastar e deitar fora.

                                  É dificil pois para comprar barato vai de certeza gastar em reparações a seguir, para comprar caro, pode ter que gastar em reparações na mesma a seguir.

                                  Eu ando inclinado para o Fiat ou para a Caddy, mas estas são muito caras....
                                  Se por acaso eu não estivesse no mesmo local de trabalho que o meu colega, acharia que era ele a escrever

                                  Digo isto, porque o que ele mais diz é "Não entendes, o mais dificil é que posso comprar mais cara e ter problemas ou não, como comprar barata e sair boa ou não"
                                  Já se sabe que comprar um carro é uma sorte, seja novo ou usado...mas não sabendo de mecânica mais vale vir aqui

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sou só eu q fiquei com ideia que todos os motores são maus loool

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por GT_racing Ver Post
                                      Sou só eu q fiquei com ideia que todos os motores são maus loool
                                      Dos diesel desta geração quais são os motores a diesel (e a gasolina também) e seus agregados que não dão problemas ou despesas caras com frequência ???

                                      Comentário


                                        #20
                                        Na geração anterior tens o 1.9 da PSA e da Renault que dada a sua simplicidade eram motores de guerra.

                                        Vários mecânicos me disseram para não trocar o 1.9 PSA, não sabia no que me metia, o problema é que era dificil encontral uma berlingo com 1.9D e airbags por cá....Se souberem de alguma de 5 lugares eu quero !!!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Brunofig Ver Post
                                          Os 1.6 CDTi tem dado imensos problemas, foge disso. O 1.6 TDi também a nível de fiabilidade não saiu grande espingarda (então se tiver o FIX da VAG...), 1.5 TDCi imensos problemas a nível de FAP e gestão eletrônica.

                                          O melhor do lote, é mesmo a Berlingo. O 1.6 HDi é a prova de bala, fiz 700 mil km com uma Berlingo First 1.6 HDi de 75 cv de 2010/11 e nunca tive um problema "problema". Levava a cada 100 mil km anilhas de injetores e cabos de embraiagem, mas de resto super fiável, foi dada a retoma de uma Kangoo 1.5 dCi 90 cv Maxi em 2017-06 e até a embraiagem e turbo eram de origem, e andava muitas vezes carregada com 700 kg de carga (houve uma vez que levou praticamente o dobro, mas a caixa curta e a genica do 16v disfarçam bem!). Eu fazia muitas entregas Porto Alto - Porto - Minho - Algarve - Alentejo e cheguei a ir bastantes vezes a Madrid. Se para lá ia com tempo e a cumprir limites, a vinda para a base era praticamente a fundo para carregar para o dia seguinte (4300 rpm @ 170 / 175), entre revisões (fazia a cada 15 mil) consumia 800 ml de óleo (levava um atesto aos ~ 9 mil km, e quando fazia a revisão ainda tinha 1/4 da vareta, controlava todos os dias de manhã, eram praticamente 950 / 1200 km diarios).
                                          O Opel é uma Fiat ou seja o 1.6 da Combo é o 1.6 Fiat e não o da GM.

                                          A Opel nessa altura usava 4 motores 1.6 diesel totalmente diferentes, uma autêntica bandalheira.

                                          As Kangoo de 90cv ou 95cv também são escolhas muito boas, bons consumos, boa fiabilidade.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por guisas Ver Post

                                            Dos diesel desta geração quais são os motores a diesel (e a gasolina também) e seus agregados que não dão problemas ou despesas caras com frequência ???
                                            Afinal não eram os elétricos que eram carros para o lixo, uma carrinha com meia dúzia de anos e 200mil km também já é sucata de valor residual porque vai dar despesas sem fim.... :O pah isto é muito giro!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Os tempos de manutenção " apenas óleos e filtros " já lá vai e na verdade nunca foi muito real, por isso é que depois havia tantos a encostar, tubos rotos sem vistoria numa revisão a sério, componentes de suspensão e direcção sem qq manutenção, etc.

                                              Ora, estas carrinhas são modernas e económicas, obvio que um pouco mais complexas que uma velha Berlingo 1.9D que pese embora seja muito competente, tem consumos, ruido e performance que hoje estão desactualizados, como é compreensível.

                                              Já conduzi 2 Berlingos e adorei , e o 1.9D tem performance similar à Kangoo 1.5 DCI 70 que conduzi também ou seja para poucas cargas ou inclinações suaves tipo alentejo, chega. Mas para algo mais exigente, o motor vai andar sempre em esforço.

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X