Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Radares de ruído (eventualmente ou alegadamente) vão ser aplicados na UE.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Tenho mota eléctrica desde Janeiro e não concordo.

    Aliás faz falta mais barulho para peões e outros utilizadores da via
    É a pior solução para o problema.

    Em primeiro lugar faz falta os condutores terem mais cuidado.

    Em segundo lugar, faz falta os peões deixarem de se fiar no barulho dos carros.


    É um facto que a maioria dos veículos faz barulho, mas basta o vento estar noutra direção, o carro ser mais silencioso ou mesmo tratar-se de uma bicicleta, para a coisa correr mal.

    Portanto a última coisa que queremos é continuar a ter peões habituados a fiar-se no barulho em vez de olharem.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
      É a pior solução para o problema.

      Em primeiro lugar faz falta os condutores terem mais cuidado.

      Em segundo lugar, faz falta os peões deixarem de se fiar no barulho dos carros.


      É um facto que a maioria dos veículos faz barulho, mas basta o vento estar noutra direção, o carro ser mais silencioso ou mesmo tratar-se de uma bicicleta, para a coisa correr mal.

      Portanto a última coisa que queremos é continuar a ter peões habituados a fiar-se no barulho em vez de olharem.
      Vamos ter peões a tirarem licença de "andar nas passadeiras, atravessar a estrada, ruas, becos e vielas, vão ter pontos na carta de peão até serem proibidos de andar a pé ??

      Muitas cidades e Municípios não cortam o trafego em certas zonas porque prejudica o comercio e o turismo, o ruído seja ele qualquer for é um alerta.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
        É a pior solução para o problema.

        Em primeiro lugar faz falta os condutores terem mais cuidado.

        Em segundo lugar, faz falta os peões deixarem de se fiar no barulho dos carros.


        É um facto que a maioria dos veículos faz barulho, mas basta o vento estar noutra direção, o carro ser mais silencioso ou mesmo tratar-se de uma bicicleta, para a coisa correr mal.

        Portanto a última coisa que queremos é continuar a ter peões habituados a fiar-se no barulho em vez de olharem.
        Não mudas o civismo de um país, vais mudar a forma como as pessoas atravessam a rua?

        Utopia, por isso digo e repito, a única solução é barulho....nos entretantos paro em cima, para me rir um bocado

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
          Não mudas o civismo de um país, vais mudar a forma como as pessoas atravessam a rua?

          Utopia, por isso digo e repito, a única solução é barulho....nos entretantos paro em cima, para me rir um bocado
          Se a esmagadora maioria dos veículos na estrada fazem barulho, as pessoas habituam-se a esse facto e passam a contar com o barulho. O problema é que às vezes isso corre mal.

          Por outro lado, quem vai à Holanda rapidamente se habitua a olhar sempre. Adivinha porquê.

          Comentário


            #35
            Apertem mas é com os borracholas que esses sim é que matam gente! Em Portugal ainda temos hábitos muito maus para colmatar (rotundas, piscas, álcool, pastelões na via do meio, etc)

            Comentário


              #36
              Obviamente num fórum automóvel mal seria não haver quem visse com maus olhos medidas persecutórias contra os automobilistas, acontece que o problema da poluição sonora ultrapassa e muito a questão dos veículos, vivemos numa sociedade cada vez mais ruidosa e se o mundo já se consciencializou para o problema das emissões de CO2 naturalmente deve ser olhado com a mesma atenção o excesso de ruido que prejudica e de que maneira a qualidade de vida das pessoas, pois o ruído excessivo tem relação direta com os níveis de stress...

              Dito isto, aborrece-me mais o ruído de motociclos do que de a maioria dos carros, especialmente Yamahas DT´s e outras que tais, ainda que carros com escape directo e outras xunices haviam de efectivamente dar direito a apreensão do veículo por excesso de decibéis. Quem quiser ter uma carro roxo às bolinhas amarelas não me diz respeito, agora tractores rua acima rua abaixo convencidos que estão nalgum autódromo é que não obrigado e já que o civismo e respeito pelo bem estar alheio não impera resta controlar por imposição de regras apertadas.

              Felizmente com a eletricficação caminhamos para um mundo menos ruidoso nas estradas e tal como agora começam a restringir a entrada de carros que não cumpram certas normas ao interior dos grandes centros urbanos possivelmente acontecerá o mesmo a carros que não cumpram na altura as normas de ruído...


              Um bom exemplo de um mau exemplo:

              Comentário


                #37
                Acho muito bem...andam por ai carros e motas a fazer demasiado ruido...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                  ….... Quem quiser ter uma carro roxo às bolinhas amarelas não me diz respeito…...

                  calma e que vivas muito tempo para ver a chegada das leis do ruido visual.
                  não será difícil tirar motivos da cartola, ou porque não se vê ao longe, ou porque reflete e encadeia, ou porque baralha o sistema reprodutor das joaninhas.

                  Comentário


                    #39
                    Vivo em frente a uma AE, com a saída de um túnel mesmo em frente à varanda/quartos. Adoro ouvir as motas e o ocasional Ferrari/GT-R que passam a rasgar durante a noite. Não me incomoda nada. Sabem o que me incomoda? A me*** dos autocarros de 1900 e carqueja que andam dentro das cidades a ***** fumo, com escapes rotos e correias a chiar.

                    Acham que uma mota sem db killer faz barulho? Passem ao lado de um autocarro da Espírito Santo para verem o que é bom.

                    Nem num fórum de carros defendem os carros. É que isto é muito bonito, mas uma coisa é um azeiteiro num Honda andar a fazer barulho, outra coisa é um V8/10/12 a acelerar.

                    PS: Se o dono do Toyota Corolla AE92 branco de Gaia andar por aqui, parabéns! O carro está 5*, escape e motor alterado sem um pingo de azeite!

                    Comentário


                      #40
                      É os dB estarem dentro do que diz o livrete.

                      Comentário


                        #41
                        Épico...sentem-se prejudicados por motas e carros que emitem uns db acima do normal....acham giro levar os putos pequenos para junto do aeroporto ver (e ouvir) os aviões a descolar e aterrar e compram bilhetes para irem a concertos e festivais de verão.
                        Já para não falar das idas a bares e discotecas com as colunas com distorção...que se lixe desde que tenha bebida e gajas boas que se lixem os ouvidos.

                        Mas os alemães têm costumes que não lembram o menino jesus...desde teres provincias onde os cães não podem ladrar na via publica, desde não poderes lavar o carro ao domingo à porta de casa, nem tão pouco cortar a relva do teu jardim...

                        Por isso, tudo o que vem da Alemanha até ser implementado nos países mediterrânicos leva o seu tempo.
                        É relevante para quem habita lá...agora nós por cá???
                        Relax!

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                          Épico...sentem-se prejudicados por motas e carros que emitem uns db acima do normal....acham giro levar os putos pequenos para junto do aeroporto ver (e ouvir) os aviões a descolar e aterrar e compram bilhetes para irem a concertos e festivais de verão.
                          Já para não falar das idas a bares e discotecas com as colunas com distorção...que se lixe desde que tenha bebida e gajas boas que se lixem os ouvidos.

                          Mas os alemães têm costumes que não lembram o menino jesus...desde teres provincias onde os cães não podem ladrar na via publica, desde não poderes lavar o carro ao domingo à porta de casa, nem tão pouco cortar a relva do teu jardim...

                          Por isso, tudo o que vem da Alemanha até ser implementado nos países mediterrânicos leva o seu tempo.
                          É relevante para quem habita lá...agora nós por cá???
                          Relax!
                          Não é bem assim.

                          Repara, os aviões não podem descolar a partir de determinadas horas devido ao ruído, e em várias cidades do mundo após a descolagem são obrigados a reduzir potência dos motores temporariamente devido ao ruído.

                          Mas como eu disse, se os dB estão no livrete têm de ser cumpridos. Mas acho que obviamente há coisas mais urgentes primeiro.

                          Da mesma forma que há zonas de bares ou discotecas que têm limite horário para emitir ruído.

                          Faz-me mais confusão é os motociclos, fazem o ruido que querem, fazem a poluição que querem, retiram catalisadores e nem IPO são obrigados a ir, pelo menos em PT. E quando digo IPO é para estas questões precisamente. Não precisa de ser uma IPO igual à dos carros.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                            Épico...sentem-se prejudicados por motas e carros que emitem uns db acima do normal....acham giro levar os putos pequenos para junto do aeroporto ver (e ouvir) os aviões a descolar e aterrar e compram bilhetes para irem a concertos e festivais de verão.
                            Já para não falar das idas a bares e discotecas com as colunas com distorção...que se lixe desde que tenha bebida e gajas boas que se lixem os ouvidos.

                            Mas os alemães têm costumes que não lembram o menino jesus...desde teres provincias onde os cães não podem ladrar na via publica, desde não poderes lavar o carro ao domingo à porta de casa, nem tão pouco cortar a relva do teu jardim...

                            Por isso, tudo o que vem da Alemanha até ser implementado nos países mediterrânicos leva o seu tempo.
                            É relevante para quem habita lá...agora nós por cá???
                            Relax!
                            No fundo tens noção que isso é um argumento de *****.

                            Comentário


                              #44
                              O Ruido para pedestres do E-tron no principio do video (frente e marcha-atras)

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Não é bem assim.

                                Repara, os aviões não podem descolar a partir de determinadas horas devido ao ruído, e em várias cidades do mundo após a descolagem são obrigados a reduzir potência dos motores temporariamente devido ao ruído.

                                Mas como eu disse, se os dB estão no livrete têm de ser cumpridos. Mas acho que obviamente há coisas mais urgentes primeiro.

                                Da mesma forma que há zonas de bares ou discotecas que têm limite horário para emitir ruído.

                                Faz-me mais confusão é os motociclos, fazem o ruido que querem, fazem a poluição que querem, retiram catalisadores e nem IPO são obrigados a ir, pelo menos em PT. E quando digo IPO é para estas questões precisamente. Não precisa de ser uma IPO igual à dos carros.
                                Sim é um facto.

                                As IPO para as motas se alinharem pela União Europeia arrancam em 2022.
                                Tal como os carros nas motas também constam os db no documento único...depois tal como nos carros tens marcas que comercializam escapes de maior rendimento que emitem mais db mas que supostamente esta tudo legal...é como quando os abarth com record monza e akrapovic e bombardone chegarem à ipo e verificarem que afinal não é bem assim.

                                A malta das motas o que ganha em mobilidade perde muito em segurança em cidade, porque a malta de 4 rodas está alienada no seu mundo, de smartphone e car apps e nem piscas fazem para mudar de direção...

                                O que a malta que nunca circulou de mota quer é um botaozinho para clickar e nas filas intermináveis de cidade converter o 4 rodas em 2 rodas e safar-se aos engarrafamentos...realmente um gajo no pára arranca e vem um sacaninha de duas rodas a abrir caminho e nem lhe vemos a cor do capacete porque entretanto nos distraimos com um nova foto no instagram que fez pop no smartphone...



                                A questão dos bares e discotecas e concertos não pelo local é o nível de db a que a música é emitida em que a malta se quiser falar tem de gritar uns com os outros...alguém aqui há uns tempos andava a perguntar por uns supressores de ruido para ir a um concerto....

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                  ….
                                  ...depois tal como nos carros tens marcas que comercializam escapes de maior rendimento que emitem mais db mas que supostamente esta tudo legal...é como quando os abarth com record monza e akrapovic e bombardone chegarem à ipo e verificarem que afinal não é bem assim.
                                  …...
                                  o bombardone não é road legal, o próprio fabricante indica-o e para alem disso a abarth não o monta em nenhuma viatura. já os outros dois emitem os DB legais, homologados e averbados.
                                  tal como nos carros também muitos fabricantes de motas disponibilizam escapes desportivos homologados e legais para uso na via publica.
                                  o problema é mesmo a malta não contente que ou tura os dbkiller, ou compra as versões em que o próprio fabricante indica "racing use only" ou "not approved", já para não falar nos fake scproject ou akras que começam a se mota sim mota não.

                                  quanto a bares, discos, concertos, etc.… so vai quem quer e sabe ao que vai. não me parece que andam a puxar utentes da via publica para esses eventos ruidosos.
                                  e depois também é preciso ter algum discernimento para diferenciar o ruido inevitável de um avião ou comboio do ruido de escapes alterados só porque sim.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                    é como quando os abarth com record monza e akrapovic e bombardone chegarem à ipo e verificarem que afinal não é bem assim.
                                    Oh. Depende do inspector, suponho eu.
                                    Passaram-me o carro com linha directa e não dei gorjeta. Só falei com o inspector e disse-lhe que o carro não tinha panela, mas que tinha catalisador. Respondeu-me que logo que os valores estivessem dentro dos parâmetros, estava tudo bem.



                                    Já fui parado várias vezes pela GNR/PSP e nunca me disseram algo sobre o barulho.
                                    Editado pela última vez por brkncrss; 08 May 2019, 07:00.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Lá está, se está dentro do que o livrete diz..

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        Lá está, se está dentro do que o livrete diz..
                                        Os valores dos gases...
                                        Porque o valor do ruído... Bem, deve estar bem acima dos 100dB e só tem 83dB homologados.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                          Os valores dos gases...
                                          Porque o valor do ruído... Bem, deve estar bem acima dos 100dB e só tem 83dB homologados.
                                          E passa ?

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            E passa ?
                                            Não mediram o ruído. Aliás, que me lembre nunca vi ninguém a medir o ruído na inspecção.

                                            Eu falei com o homem e ele disse-me que mo passava, logo que os gases estivessem ok. E lá mo passou.
                                            Quando a polícia me pára (é sempre certinho, em Op. Stop) nunca mencionam nada acerca disso. É o normal: documentos e tal e mandam-me seguir. Ficam sempre um pouco à toa com o barulho, mesmo arrancando devagar, mas nunca questionaram.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                              o bombardone não é road legal, o próprio fabricante indica-o e para alem disso a abarth não o monta em nenhuma viatura. já os outros dois emitem os DB legais, homologados e averbados.
                                              Vou levar o meu bombardone à inspeção com a factura de montagem na motorvillage

                                              Por acaso vou-lhe meter uma panela central no entretanto, já ando farto do barulho.

                                              Mas olhem que conheço muita gente que vai fazer IPO com o Bombardone e nunca tiveram problemas, quando tiram o catalisador já é outra história mas linha directa com catalisador não conheço ninguém que tivesse tido chatices.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                Não mediram o ruído. Aliás, que me lembre nunca vi ninguém a medir o ruído na inspecção.

                                                Eu falei com o homem e ele disse-me que mo passava, logo que os gases estivessem ok. E lá mo passou.
                                                Quando a polícia me pára (é sempre certinho, em Op. Stop) nunca mencionam nada acerca disso. É o normal: documentos e tal e mandam-me seguir. Ficam sempre um pouco à toa com o barulho, mesmo arrancando devagar, mas nunca questionaram.
                                                Estranho eu pensava que quando medem os gases tambem iriam medir o ruido......mas olha pelos vistos há muita panela rota que se safa hehehe

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Há limites legais para os valores que as marcas podem homologar a nível de decibéis?

                                                  O 4C tem 97dB homologados para o escape Racing.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                    Estranho eu pensava que quando medem os gases tambem iriam medir o ruido......mas olha pelos vistos há muita panela rota que se safa hehehe
                                                    Nos carros atualmente só medem gases e usam um medidor para verificar temperatura do motor por causa dos parâmetros...agora ruído zero...porém com as IPO às motas a questão do ruído poderá vir a ser fator também para os carros..desde que tal esteja legislado.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
                                                      Há limites legais para os valores que as marcas podem homologar a nível de decibéis?

                                                      O 4C tem 97dB homologados para o escape Racing.
                                                      Há duas homolacoes:

                                                      1 - Parado a 1/2 da RPM max (para RPM max > 5.000) ou 3/4 da RPM max (para RPM max < 5.000)
                                                      2 - A andar, percurso A a B, em A acelera a fundo, mas nao comecando acima dos 50 km/h, carros manuais têm de usar no minimo 2a e 3a.

                                                      A andar:



                                                      As datas no topo referem-se à homologacao do veiculo. As datas no * em baixo sao as datas de matricula do carro.
                                                      À esquerda tem de a potencia específica (e por baixo numero de lugares e distância ao solo).
                                                      Editado pela última vez por Ratcher; 08 May 2019, 11:10.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Chateia-me mais o fumo das ford transit

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                                          Há duas homolacoes:

                                                          1 - Parado a 1/2 da RPM max (para RPM max > 5.000) ou 3/4 da RPM max (para RPM max < 5.000)
                                                          2 - A andar, percurso A a B, em A acelera a fundo, mas nao comecando acima dos 50 km/h, carros manuais têm de usar no minimo 2a e 3a.

                                                          A andar:


                                                          As datas no topo referem-se à homologacao do veiculo. As datas no * em baixo sao as datas de matricula do carro.
                                                          À esquerda tem de a potencia específica (e por baixo numero de lugares e distância ao solo).
                                                          Obrigado.
                                                          Gostava de ver/encontrar a tabela para o 1), o estacionário. São esses valores que constam nos nossos DUA.

                                                          EDIT: Em marcha, regulamenta o Decreto-Lei n.º 19/2009 Artigo 5.º e neste temos o Anexo VII ponto 2 deste mesmo DL com a tabela de valores.
                                                          https://dre.pt/application/dir/pdf1s...0033600344.pdf
                                                          Editado pela última vez por Z00L; 08 May 2019, 11:41.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            Chateia-me mais o fumo das ford transit

                                                            Se fossem só essas...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
                                                              Obrigado.
                                                              Gostava de ver/encontrar a tabela para o 1), o estacionário. São esses valores que constam nos nossos DUA.
                                                              Acho que nao há, o ponto 1) é uma consequência do ponto 2). Mas vem homologado no livrete também, até porque é a medicao mais simples de fazer na rua para averiguar a legalidade de um carro.

                                                              No meu DUA na Alemanha tenho os dois, nao sabia que em PT só havia um (nunca prestei atencao).

                                                              PS: No entanto, digo-te já, que 94 dB num teorico 4C dos dias de hoje nem em sonhos
                                                              Editado pela última vez por Ratcher; 08 May 2019, 11:43.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X