Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Possível futura proibição de reparação de carros mais antigos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Possível futura proibição de reparação de carros mais antigos?


    UE pretende proibir reparação dos carros mais antigos? Novo regulamento provoca polémica. Saiba o que está em causa

    ​A União Europeia pretende proibir as reparações de automóveis mais antigos e assim obrigar o proprietário a colocar o carro num ferro-velho? Nos últimos dias, espalhou-se nas redes sociais e em órgãos de comunicação social essa intenção de impedir a substituição de elementos-chave dos carros – motor, caixa de velocidade, sistema de direção ou travões, entre outros.

    A proposta, ainda não aprovada, veio da Comissão Europeia e tem como objetivo fazer com que os europeus se livrassem dos carros mais antigos e poluentes, passando para veículos mais novos e amigos do ambiente: ou, como muitos dizem, fazer com que mais cidadãos da UE fiquem sem automóvel.

    (...)

    https://executivedigest.sapo.pt/noticias/ue-pretende-proibir-reparacao-dos-carros-mais-antigos-novo-regulamento-europeu-provoca-polemica-saiba-o-que-esta-em-causa/

    Talvez o título do artigo seja um bocadinho sensacionalista mas, a ser verdade o que se diz no corpo do mesmo, seria um grande golpe na carteira de muitas famílias.

    #2
    Os carros novos tendem para serem “a partir de muito barato”

    A indústria automóvel está a sofrer uma revolução, os carros que temos não vão servir para nada.

    Sem pânico, vai ser uma coisa natural.

    Para quem não está a ver como pode acontecer, podem panicar à vontade.

    Comentário


      #3
      Desde que me deem um carro novo que eles aprovem, podem proibir o que quiserem

      Comentário


        #4
        É já a seguir

        Comentário


          #5
          proibir reparações? nunca ouvi tamanha tolice

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
            proibir reparações? nunca ouvi tamanha tolice
            É o right to repair ao contrário: em vez de obrigar os fabricantes a disponibilizarem peças e a permitirem que os proprietários as substituam, proíbem-nos de facultar as peças ou de fazer a sua substituição a partir de uma certa altura.

            Comentário


              #7
              Depois admiram-se de os extremistas cavalgarem ...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                Depois admiram-se de os extremistas cavalgarem ...
                Correcção... Os extremistas são eles!

                Comentário


                  #9
                  Também ouvi agora de manhã na rádio. Não sei como é no resto da Europa mas não estou nada preocupado. Se isso fosse para a frente, iriam existir sempre mecânicos que desenrascavam tudo e um par de botas e os carros continuariam a passar nas inspeções como sempre passaram.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post

                    É o right to repair ao contrário: em vez de obrigar os fabricantes a disponibilizarem peças e a permitirem que os proprietários as substituam, proíbem-nos de facultar as peças ou de fazer a sua substituição a partir de uma certa altura.
                    isso já acontece e vai acontecendo mundo fora. há uns anos falavam de já não fabricarem peças novas para os citroen saxo, por exemplo e o carro tinha acabado a sua produção 15 anos antes. daqui a uns anos se calhar fazem-no com 12 e depois com 10. assim as pessoas vão abdicando dos seus veículos mais velhos "voluntariamente". isto, claro, se os carros novos saírem novamente a 20 e 25 mil euros, senão não estou a ver muita gente a trocar de carro "voluntariamente", como rferi. contudo, há sempre mercados de peças usadas, mesmo para veículos recentes.

                    Comentário


                      #11
                      Só digo uma coisa:

                      É O CUMULO DA PALHAÇADA !

                      Quem é o inteligente que anda lá pelos escritórios da UE a ter ideias destas ????

                      O gajo não tem mais nada para fazer ?

                      São estes idiotas que vamos eleger em junho ????

                      Se venderem carros novos a 5.000 eur tudo bem.

                      Mas quantas pessoas é que vocês acham que têm 20.000 eur para dar por um carro novo ????? Não se fiem nas estatisticas e noticias....

                      entretanto o trump vai ganhando eleições, o putin vai ganhando guerras, o chega ou o BE vai para o governo

                      melhor:


                      VEJAM SE ACORDAM QUE JÁ É DE DIA.......


                      Comentário


                        #12
                        Para mim não é surpresa.
                        Já tinha dito isto, as medidas vão escalar, o IUC foi só o começo... Portugal ou cola na Europa e vai tudo para a sucata ou cola na independência e alia se com países produtores de petróleo.


                        ​​​​

                        Comentário


                          #13
                          Convém ir à fonte da noticia e ler a proposta apresentada e não ler só as gordas ou basear-se em sites de criação de conteúdo para cliques fáceis.

                          A notícia original vem de https://www.elconfidencial.com/motor...ambio_3807959/ que se baseia numa proposta de lei com alguns meses e que já andou a rodar por outros "canais noticiosos" e levou a um fact-check da AFP que está em https://factcheck.afp.com/doc.afp.com.34729NQ

                          Resumidamente:
                          - Obrigar novos veículos a serem recicláveis em 85%
                          - Obrigar que veículos em fim de vida sejam entregues em centros de desmantelamento autorizados (e não qualquer sucateira)
                          - Definir que um carro não é reparável em caso de incêndio total no compartimento do motor ou interior
                          - Definir que um carro não é reparável se não for possível substituir airbags, pré-tensores, cintos de segurança, pontos de fixação de bancos, componentes de suspensão ou pneus.

                          Eu descobri tudo isto em 30 minutos de pesquisa pela net. Não existe nenhuma proibição de reparação de carros antigos, o que não vai ser permitido é que carros com danos consideráveis sejam reparados e postos a andar novamente.

                          A medida é positiva, quantos de nós não ouvimos já casos de carros importados que sofreram grandes acidentes, são reparados com metade de um carro e metade de outro e voltam a circular e são vendidos por cá?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post

                            isso já acontece e vai acontecendo mundo fora. há uns anos falavam de já não fabricarem peças novas para os citroen saxo, por exemplo e o carro tinha acabado a sua produção 15 anos antes. daqui a uns anos se calhar fazem-no com 12 e depois com 10. assim as pessoas vão abdicando dos seus veículos mais velhos "voluntariamente". isto, claro, se os carros novos saírem novamente a 20 e 25 mil euros, senão não estou a ver muita gente a trocar de carro "voluntariamente", como rferi. contudo, há sempre mercados de peças usadas, mesmo para veículos recentes.
                            O problema no futuro vai passar por aqui, as marcas vão deixar de fornecer peças alem do período que são legalmente obrigadas, principalmente em peças ligadas a combustão, com a industria a transitar para os VE, vai deixar de ser lucrativa continuar a produzir peças, quem se vai safar são os sucateiros a vendar peças usadas.

                            Comentário


                              #15
                              O problema do presente é as pessoas só lerem as gordas. Se antigamente não sabiam ler e eram ignorantes, agora a coisa tende a equiparar...

                              Mais o clickbait...

                              Mas o forum tem de "viver".....

                              Comentário


                                #16
                                O artigo diz que isto não está contemplado nos artigos principais da proposta mas está na definição de veículo residual.

                                "No entanto, a proposta contempla ainda – e aqui está a principal polémica – que será declarado veículo tecnicamente irreparável, ou residual, um veículo cuja reparação exija a substituição do motor, caixa de velocidades, carroçaria ou chassis, ou reparações necessárias para que possa ser aprovado na inspeção técnica."

                                Tal como está nos screenshots da proposta que esse fact check publicou a desmentir falsas alegações de outro site mas não estas.


                                Editado pela última vez por PowerSlide; 16 January 2024, 12:11.

                                Comentário


                                  #17
                                  Bem sei que é uma proposta e que está muita coisa por definir, mas só o facto de se propor algo assim é, no mínimo, doentio. O direito ao usufruto da minha propriedade não pode ser negado com base em critérios que um painel decide. Já temos as inspecções periódicas para aferir se os carros estão em condições para circular. O meu carro tem quase 16 anos, e se precisar de levar uma caixa de velocidades é considerado "tecnicamente irreparável". Mas isto faz sentido algum? O mesmo para um motor. Porque é que não posso colocar um motor usado no meu carro? Aceito e até concordo com incentivos, agora imposições deste tipo são abomináveis.

                                  Vejam o que pode fazer à indústria das oficinas. Vejam o que pode fazer ao valor de retoma dos veículos com mais de 15 anos. E à sua procura no mercado de usados. Pensar que posso comprar um carro com esta idade e ter uma avaria e depois ter que o abater...e os clássicos como ficam?

                                  Ainda para mais com o parque automóvel europeu envelhecido não sei como será recebida esta medida, caso avance.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Bom, parece que no Razão Automóvel também sabem usar o Google...

                                    https://www.razaoautomovel.com/notic...arros-antigos/

                                    União Europeia vai proibir reparação de carros antigos. Verdade ou mentira?

                                    ​Nos últimos dias foram vários os rumores a sugerir que a União Europeia (UE) ia proibir a reparação de carros antigos, «incendiando» por completo as redes sociais.

                                    Questionada pela Razão Automóvel, fonte oficial da União Europeia confirmou que “as alegações de que a UE pretende proibir a reparação de automóveis antigos não se baseiam na realidade”.

                                    Em causa está a proposta do Parlamento e do Conselho Europeu, apresentada em 7 de julho de 2023, relativa aos requisitos de circularidade para a conceção de veículos e a gestão dos veículos em fim de vida.


                                    Podem ler o artigo completo que explica o que muda e não muda. Isto dá um bom caso de estudo em que se repescam notícias com 6 meses, se publicam como sendo verdade noutro qualquer pasquim (quando já tinha sido desmentido anteriormente) e voltam a alastrar de tal maneira que outros pasquins se limitam a copiar ipsis verbis a "notícia" sem qualquer confirmação se corresponde à verdade ou não.

                                    E nós aqui também somos culpados porque voltamos a partilhar o mesmo sem qualquer análise critica. Aliás, continuam comentários neste tópico sem ler o restante contexto a perpetuar a mentira do artigo inicial.​

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por wetlook Ver Post
                                      Bom, parece que no Razão Automóvel também sabem usar o Google...

                                      https://www.razaoautomovel.com/notic...arros-antigos/

                                      União Europeia vai proibir reparação de carros antigos. Verdade ou mentira?

                                      ​Nos últimos dias foram vários os rumores a sugerir que a União Europeia (UE) ia proibir a reparação de carros antigos, «incendiando» por completo as redes sociais.

                                      Questionada pela Razão Automóvel, fonte oficial da União Europeia confirmou que “as alegações de que a UE pretende proibir a reparação de automóveis antigos não se baseiam na realidade”.

                                      Em causa está a proposta do Parlamento e do Conselho Europeu, apresentada em 7 de julho de 2023, relativa aos requisitos de circularidade para a conceção de veículos e a gestão dos veículos em fim de vida.


                                      Podem ler o artigo completo que explica o que muda e não muda. Isto dá um bom caso de estudo em que se repescam notícias com 6 meses, se publicam como sendo verdade noutro qualquer pasquim (quando já tinha sido desmentido anteriormente) e voltam a alastrar de tal maneira que outros pasquins se limitam a copiar ipsis verbis a "notícia" sem qualquer confirmação se corresponde à verdade ou não.

                                      E nós aqui também somos culpados porque voltamos a partilhar o mesmo sem qualquer análise critica. Aliás, continuam comentários neste tópico sem ler o restante contexto a perpetuar a mentira do artigo inicial.​
                                      Li esse artigo ontem e caso te estejas a referir a mim (seria sempre interessante dirigires-te aos comentários em questão e não apenas deixares no ar uma ideia qualquer) onde o que eu escrevi é mentira?

                                      Tirado do artigo que colocaste:

                                      "De acordo com este documento, um veículo é tecnicamente irreparável se preencher pelo menos um dos seguintes critérios:
                                      • Foi cortado em pedaços ou foram-lhe retirados elementos;
                                      • Foi soldado ou selado por espuma de isolamento;
                                      • Foi completamente queimado até à destruição do compartimento do motor ou do habitáculo;
                                      • Foi mergulhado em água até um nível superior ao painel de bordo;
                                      • Um (ou vários) dos seguintes componentes do veículo não podem ser reparados nem substituídos:
                                        • Componentes de ligação ao solo (por exemplo pneus e rodas), suspensão, direção, sistema de travagem e respetivos componentes de comando;
                                        • Fixações e articulações dos bancos;
                                        • Airbags, pré-tensores, cintos de segurança e respetivos componentes periféricos;
                                        • Casco e quadro do veículo;
                                      • Os componentes estruturais e de segurança do veículo apresentam defeitos técnicos irreversíveis, por exemplo envelhecimento do metal, múltiplas rachas na pintura ou corrosão perfurante excessiva, não podendo ser substituídos;
                                      • A reparação do veículo exige a substituição do motor, da caixa de velocidades, da carroçaria ou do conjunto do quadro, resultando na perda da identidade original do veículo."
                                      ​Retirada originalmente daqui:
                                      https://eur-lex.europa.eu/resource.h...C_2&format=PDF


                                      PS: essa de um qualquer pasquim é outra que tal. Por acaso eu só ouvi a notícia ontem de manhã e na minha pesquisa o 1º pasquim qualquer que me apareceu foi a RR.

                                      Comentário


                                        #20


                                        Proposta de Lei do Parlamento Europeu:

                                        https://eur-lex.europa.eu/resource.h...C_1&format=PDF

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post


                                          Proposta de Lei do Parlamento Europeu:

                                          https://eur-lex.europa.eu/resource.h...amp;format=PDF
                                          Nesse link nāo consigo encontrar os tais anexos da proposta legislativa, gostava de os ver pois do que li não vi nada do outro mundo e pareceu-me virado para regras de futuras produções e de tratamento de veiculos em fim de vida.
                                          não encontro a parte da idade e danos nas viaturas...
                                          Editado pela última vez por zezoca; 19 January 2024, 05:25.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Rectificação.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                                              Rectificação.










                                              Ou seja... para vender o carro, será preciso pedir "autorização ao Estado"...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nto Ver Post










                                                Ou seja... para vender o carro, será preciso pedir "autorização ao Estado"...
                                                Pelo que vi no tal documento a coisa é mais virada para exportações/importações e novamente com foco principal nos veiculos em fim de vida.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O esclarecimento da comissão europeia fala em venda. Imagino que seja qualquer venda. Ou seja, eu posso reparar o carro e circular com ele mas não posso vendê-lo para que outra pessoa possa circular tal como eu fazia. Mais uma vez, se este pressuposto está dependente de uma inspeção, o problema desaparece.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Esta hipocrisia de usar o ambiente para legitimar a intromissão na propriedade privada....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      às mentes iluminadas que polulam por esta Europa fora.


                                                      1
                                                      Se é considerado em fim de vida, então deve DEIXAR DE PAGAR IMPOSTO = IUC, certo ?

                                                      2
                                                      Um automóvel em fim de vida, ainda tem muito componente que serve para doação para outra viatura similar, o tal negócio dos sucateiros que passa ao lado do IVA

                                                      (esta ultima é para os idiotas das leis e da fiscalidade que julgam que sabem tudo, mas não veêm um palmo à frente da sua t r o m b a !!!!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                                        às mentes iluminadas que polulam por esta Europa fora.


                                                        1
                                                        Se é considerado em fim de vida, então deve DEIXAR DE PAGAR IMPOSTO = IUC, certo ?

                                                        2
                                                        Um automóvel em fim de vida, ainda tem muito componente que serve para doação para outra viatura similar, o tal negócio dos sucateiros que passa ao lado do IVA

                                                        (esta ultima é para os idiotas das leis e da fiscalidade que julgam que sabem tudo, mas não veêm um palmo à frente da sua t r o m b a !!!!!
                                                        pelo menos cá em Portugal em vigor faz uns anos. veiculos em fim de vida não pagam IUC, aliás basta cancelar a matricula para não pagar IUC e neste caso pode voltar a ser matriculado, coisa que não acontece nos VFV.
                                                        um operador de VFV pode e deve promover a reutilização de materiais e proceder à comercialização de componentes dentro de determinadas regras legisladas.

                                                        veiculo entregue/vendido a sucateiro não é considerado veiculo em fim de vida, tanto pode ser vendido à peça como até totalmente recuperado e voltar a circular. aliás há muito "tótó" que entregou/vendeu carro a sucateiro e agora anda com dividas de IUC pois a matricula não foi cancelada, a viatura não passou de nome, etc......
                                                        Editado pela última vez por zezoca; 19 January 2024, 09:32.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X