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Renault ZOE, compensa ou não?
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Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver PostNão penso assim, acho que se parte do principio que um carro elétrico irá precisar sempre de baterias e acho que nem sempre isso irá acontecer, por variados motivos.
Por isso pagar, por exemplo 30 euros por mês para o aluguer das baterias, pode ser vantajoso para ambas as partes, a marca ganha 30 euros por mês, o dono do carro tem a segurança de que se algo acontecer a marca assume. Funcionaria como um género de seguro.
Também pagamos seguro a vida inteira e podemos nunca ter acidentes.
Tu já sabes que a bateria vai perdendo capacidade gradualmente, só trocas se a autonomia se tornar demasiado baixa para as tuas necessidades.
O problema do aluguer de baterias é que os utilizadores vão trocar de baterias muito mais frequentemente do que o fariam fora desse sistema, logo torna-se um sistema em que se gasta muito mais dinheiro do que cada um trocar as baterias do seu bolso quando acha que tem mesmo de ser.
Portanto um sistema de aluguer de baterias nunca será barato. A bateria do Zoe custa 7500€. Com mensalidades de 30€ seria preciso cada utilizador pagar 20 anos de mensalidades por cada bateria trocada.
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Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver PostOlá a todos,
Enquanto passeava nos sites do costume de classificados, verifiquei que se arranja um Renault Zoe por cerca de 8.500 euros usado, mais ou menos o valor de um segmento B do mesmo ano.
Então comecei a fazer contas, como tenho em casa um utilitário que faz cerca de 500/600kms mês, um elétrico era o ideal em termos de economia... pensava eu
Fiz as seguintes contas:
Na carro a gasolina gasto mais ou menos:
60 euros por mês em combustível (720 ano), 100 IUC e cerca de 150 euros para revisão anual, o que dá um total de 970 euros ano.
Na carro a eletrico gasto mais ou menos:
7 euros por mês em combustível (84 ano), 0 IUC e cerca de 100 euros para revisão anual, o que dá um total de 184 euros ano, mas verifiquei que para um máximo de 7.500kms ano pago mais 57 euros/mês pelo aluguer das baterias .
São mais 684 a somar aos 184... 868 euros
Isto tudo para verificar uma poupança de 100 euros... não me parece que compense... Será que estou a fazer bem as contas, ou falta alguma coisa? É que vejo tantos ZOE...
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Originalmente Colocado por PedroF Ver PostIsso não tem nada a ver...a questão é qual o valor a partir do qual achas que compensa as limitações...700?...500?..300?...
Para mim, acho que 500 euros já me fazia esquecer as limitações, sendo que sei que muitas são "psicológicas".
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Originalmente Colocado por marelo Ver Post7€ por mês em electricidade? Tens a certeza desse valor? Eu acho que é demasiado optimista.
No outro dia um UBER de um Leaf, disse-me que pagava 4,5 euros para uma autonomia de 300kms...
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostPor outro lado estás a falar da troca de baterias como quem troca um turbo que avaria.
Tu já sabes que a bateria vai perdendo capacidade gradualmente, só trocas se a autonomia se tornar demasiado baixa para as tuas necessidades.
O problema do aluguer de baterias é que os utilizadores vão trocar de baterias muito mais frequentemente do que o fariam fora desse sistema, logo torna-se um sistema em que se gasta muito mais dinheiro do que cada um trocar as baterias do seu bolso quando acha que tem mesmo de ser.
Portanto um sistema de aluguer de baterias nunca será barato. A bateria do Zoe custa 7500€. Com mensalidades de 30€ seria preciso cada utilizador pagar 20 anos de mensalidades por cada bateria trocada.
Eu só acho que será mais ou menos como nos seguros, posso fazer um seguro contra todos os riscos hoje e amanhã ter um acidente, ou posso fazer um seguro contra todos os riscos hoje e nunca ter um acidente. Da primeira a seguradora tem prejuízo, da segunda tem um lucro enorme...
Era interessante sabermos em quantos anos é que uma bateria perde 20% autonomia, pois no aluguer das baterias, estas só são substituídas quando perde 20% de autonomia (não sei se este valor está correto), aí fazia-mos melhor as contas.
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostNa opção de compra das baterias a Renault só substitui em garantia se ficar abaixo dos 60% até aos 8 anos/160k km.
PS: 15/20 anos, sou eu a especular, não tenho conhecimento de causa.
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Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver PostSerá que na modalidade de aluguer é igual, só trocam se estiverem abaixo de 60%, é que se assim for as baterias devem durar muito mais tempo, talvez uns 15/20 anos... Sendo assim o aluguer compensa e muito para a marca, pois ao fim de 15/20 anos já muitos carros não existem...
PS: 15/20 anos, sou eu a especular, não tenho conhecimento de causa.
O aluguer, para 7.500 km/ano, custa 69€ por mês, acresce 10€ mensais por cada 2.500 km anuais contratados e exige o pagamento de 0,05€ por cada quilómetro extra efectuado para lá da quilometragem contratada. Quem pretender desfrutar de uma quilometragem ilimitada, terá de pagar 119€ mensais.
Ou seja, para uma utilização mais despreocupada (porque quanto mais se anda no EV e menos no de combustão, mais se poupa), as limitações são grandes a não ser que se arrote 120€ por mês. Juntando este valor ao do carregamento, já dá para fazer muitos kms a diesel.
Num carro usado a decisão é mais complicada, a não ser que se saiba bem o estado da bateria, mas num novo (em que a garantia da bateria é de 8 anos) não tem complicação: 8 anos x 120€/mês=11520€. Este valor dará para comprar uma bateria nova (e ao fim desses 8 anos a bateria ainda terá no mínimo entre 60 ou 70% de capacidade para não ter sido trocada em garantia) e ainda vender/retomar a usada. Seguindo a tendência de baixa de preço das células e da possível especialização de trabalho em baterias de EV, o preço de troca ainda será menor.
Por isso ainda continuo a achar que o aluguer de bateria na maior parte dos casos, não compensa em nada, a não ser para a marca.
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostNunca vai compensar porque quem faz o aluguer tem de receber o suficiente para pagar as baterias que tem de substituir.
O problema é que num sistema assim, podem ter de meter baterias novas num carro em fim de vida, enquanto uma pessoa normal simplesmente trocaria de carro.
O custo das baterias para os fabricantes é cada vez menor. E com o aumento da produção e democratização deste tipo de tecnologia só tem tendência a descer para o consumidor final. Passou-se o mesmo com os computadores e afins.
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Originalmente Colocado por TommyPT Ver PostO problema é que essa pessoa normal pode ter problemas ao fim de 3 anos. E depois vais pagar uma batelada para a substituir?
O custo das baterias para os fabricantes é cada vez menor. E com o aumento da produção e democratização deste tipo de tecnologia só tem tendência a descer para o consumidor final. Passou-se o mesmo com os computadores e afins.
Ainda mais se tiveres em conta que muitas baterias têm garantias até 8 anos. Portanto ao fim de 3 anos a substituição seria gratuita mesmo sem aluguer.
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Existem factos concretos que possamos afirmar que uma bateria só dura 8 anos?
É que parece que se generalizou que como as marcas dão 8 anos de garantia, as baterias duram 8 anos.
Não sei se será bem assim ou se as baterias duram bastante mais tempo....
É que um carro "normal" também só tem 2 anos de garantia... e dura, dura, dura
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