Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Novo carro - 6000€ agora ou 18000€ daqui a uns meses? Em banho maria

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Novo carro - 6000€ agora ou 18000€ daqui a uns meses? Em banho maria

    Estamos bastante indecisos aqui em casa. A ford feia da minha mulher está com problemas, a fazer uma fumarada de vez em quando, as rotações estão maradas, o painel conta os kms de longe a longe, tem já 23 anos e não vale a pena gastar muito nela. Já foi arranjada e o problema, meses depois, voltou a aparecer. Vai levar discos e calços, vai à inspeção este mês e fica pronta para mais um ano, mas a minha esposa não se sente segura a andar por aí com ela.

    Neste momento o meu amig... carro conta com praticamente 20 anos e quase 400 mil. Ainda no verão foi ao Algarve e veio, este sábado fez 230kms, com uma parte deles em estradas com neve e não se tem queixado nestes anos todos que o tenho, desde os (quase) 3 meses e 13247kms que trazia. Um fiel companheiro!

    Mas há aqui algumas nuances que nos fazem duvidar sobre que caminho seguir. Os elétricos são caros, não temos onde carregar, embora haja aqui nos prédios dois postos públicos, os híbridos não têm um design entusiasmante e são ainda caros também e quase todos plug in. Um SUV de 50 ou 60 mil era bem vindo, mas...
    Eu faço este ano 20kms para ir e vir trabalhar, nos últimos dois fazia 70. Já ajuda e mesmo que para o ano faça mais, não deve passar dos 40 conjuntos, por aí. A minha esposa trabalha a 1,5km de casa, mas durante a semana tem que fazer 1/2 viagens que se cifram em cerca de 40kms no total e de vez em quando 80kms também já no total. Mesmo assim a quilometragem não será muita durante o ano, embora sempre dispersa e por vezes pouco repetitiva.


    Lembrámo-nos então de duas situações distintas:

    - mesmo nós só gostando de carros grandes, arranjar por uns tempos um carro pequeno até 6 mil euros a gasóleo (se possível abaixo desse valor) para ela fazer as suas viagens, poder estacionar no meio da cidade e deixar de me pedir o carro, mas pô-lo à venda a ver se ganhava algum com ele e se conseguisse, buscar outro nos mesmos moldes. Mostrei vários modelos e ela engraçou com o MITO numa versão com look mais desportivo;

    - esperar mais uns meses, mas aguentar a ford feia e esperar que não se desmonte e no verão procurar com calma um focus S Line MHEV que já começam a aparecer a pouco mais de 18 mil (o ideal seriam uns 17 mil), mas aí teríamos que pedir crédito a 5 ou 6 anos. ou então até pedir já assim que aparecesse algo, mas preferiria esperar pelo verão. Lembrámo-nos do Megane 1.3 140cv, mas os motores até final de 2020 deram algumas chatices e os preços ainda estão um bocado altos também.

    A minha ideia, até pelo prazer e adrenalina da "caça", seria comprar o rato Mito e ela ficava contente e andava assim por uns tempos. Depois via o que aparecia e comprava outro. Caso não vendesse, até ao final do verão ainda teria muito tempo para tratar dele. Eu ando há muito, muito tempo a ver os preços a subir, desde há 2 anitos, pelo menos e cada vez está pior. Mas confesso que vejo as novidades de diferentes valores 2 ou 3 vezes por semana e tenho pachorra e algum tempo para mostrar às pessoas. Até gosto e entretenho-me, pelo que não seria problema.

    Eu sei que não somos muito normais, mas ajudem lá. O que fariam na nossa situação? 🚙

    #2
    Só iria para o Mito, se encontrasse mesmo algo a ser bom negócio...

    Porque senão... tentaria esticar a corda ao Focus ou então, partiria já na busca da aquisição da nova viatura.

    Comentário


      #3
      Então deixa ver se percebi: o objectivo mais imediato é substituir a triste-feia, certo? E depois é também substituir o Leon valente um pouco mais adiante, correcto?

      Se for apenas para a triste-feia, e sendo então o carro secundário sem grandes exigências de km ou espaço para pessoas e bagagens, não inventava e procurava um utilitário a gasolina do segmento B. Procurando e comprando a particular, encontram-se negócios decentes. Faz 2 anos que comprámos o Clio aqui para as voltinhas, na altura por 4.900 €, 78.000 km, com pouco mais de 11 anos de idade e com uma boa revisão feita há 3 meses (distribuição, filtros, óleo, bateria, etc). Eu seguiria essa opção e começava a sondar o mercado ali por valores na ordem dos 4000/5000 €.

      Depois, se for também para trocar o carro mais familiar, talvez na casa dos 12/13.000 € já consigas encontrar algo decente no segmento C, sendo que aí a maior oferta será sempre Diesel, mas com calma e paciência conseguem-se coisas sem quilómetros exagerados e com boa fiabilidade (vide coreanos e japoneses). Ou então se quiseres esticar um pouco mais a corda e ficar com uma boa máquina como é o meu 520d, também estás à vontade para fazer uma oferta . (Estou a dizer isto a brincar porque sei que não é isso que procuras ).

      Comentário


        #4
        nto, um mito seria até 6000€ para negociar para baixo. de preferência (extrema) de cor branca, ordens da madame. com muito azar em preto ou cinza escuro. tanta coisa para durar uns tempos só!


        lino, seria para substituir a feia, sim, mas depois inverter os papéis no caso de ser o focus: passar a ser primeiro carro e o Leon ficar (novamente) para segundo carro, como aconteceu há uns anos, mas que depois teve que se alterar por vias do outro só dar chatices. no caso do mito, o Leon continua como primeiro carro. no caso de ser um temporário, o mito, seria para segundo carro na mesma.

        o problema aqui é depois a venda: se apanhar um pequenito a gasolina, se calhar vou ver-me grego para o despachar, pois o diesel nestes carros e por estes lados ainda está muito enraizado. eu já não quero mais, mas não vejo grande mudança por aqui. daí optar por diesel para uma possível revenda rápida.
        no caso do focus, posso bem ir aos 18 mil e consigo uma unidade o mais recente possível, não é necessário ir para os 12 a 13 mil e carregado de kms a diesel, como tu realmente disseste. 520d já é grande demais! fico-me pelos hatchbacks.

        Comentário


          #5
          Então investe apenas no carro "principal" e deixa o Leon como carro dos recados, mas ainda assim não deixes de vez em quando de lhe proporcionar uma voltinha de algumas dezenas de km para "limpar os injectores".

          Comentário


            #6
            Acho mais fácil partir logo para o/a focus...

            Mas isto sou eu que não tenho muita pachorra para andar a reparar coisinhas, atender telefonemas, levar com malta que não lembra ao diabo e no final, ainda ter o risco de perder uns trocos

            Cump.

            Comentário


              #7
              Mais um que despachava a Focus, passava o Leon para 2º carro e ia buscar um "novo" principal.

              Comentário


                #8
                Se quiseres uma Honda Civic Aerodeck a GPL avisa(estou obviamente no gozo, até porque não está à venda).

                Eu não "inventava" muito. Manteria a Focus mais uns meses e depois comprava já o segmento C que pretendes.

                Comentário


                  #9
                  a maneira mais fácil será certamente (tentar) vender a focus e comprar novo carro. essa é também a maneira mais segura.

                  mas não haverá por aí nenhum "aventureiro"? neste momento um mito de 2011 e com menos de 200 mil consegue-se por cerca de 6500€, que depois de bem trabalhados e negociados poderão ficar por 6000 ou menos. se aparecesse um de 2010 numa versão desportiva até arriscaria...

                  o focus assim poderia ficar para o verão, nem que fosse para setembro, pois não tenho pressa no caso do focus (ou eventualmente megane). estou também a ver se consigo mais algum para esse fim e poderia tentar ganhar algum numa ou duas unidades, embora tenha consciência que por vezes querer e acontecer não são exatamente o mesmo...

                  Comentário


                    #10
                    Não inventes. Isso de "comprar a preço porreiro" para revender daí a uns meses sem perder (muito) dinheiro ou mesmo lucrando, é uma perfeita ilusão, mais stress e trabalho.

                    Quando trocares, troca directamente para manter e deixares o assunto de lado para os próximos anos. Deixa-te de experiências, que raramente dão certo.

                    Comentário


                      #11
                      Eu no teu lugar passaria o Leon para segundo carro, e compraria já o segmento c que ponderas. Já olhaste para os golfs 1.0tsi?

                      Comentário


                        #12
                        golfs? detesto golfs! que coisas sem sal!
                        mas para comprar o de 18 mil só posso no verão, quase de certeza. até pelo preço. estou à espera que baixem mais um pouco e de clarificar umas situações relativas ao trabalho da minha esposa. eu mudando de poiso nem é por aí, acrescentarei poucos kms se correr mal.

                        com os tais 18 mil não compro nenhuma unidade de meganes 1.3 140cv já de 2021, quando são mais seguros a nível de consumos exagerados de óleo. ainda para mais em branco ou azul! já os focus mhev estão quase lá no ponto, pois os de 125cv normais já andam abaixo desses valores. tenho acompanhado e até há 1 de particular, embora longe, que já baixou 500€ e outro de stand que... subiu 2 mil euros! 🤑

                        aqui o problema é tentar apanhar um mhev com relativamente poucos kms, uma unidade de 2020. andam praticamente todos acima de 60 mil, o que me faz suspeitar de rentings ou de aluguer. aqui 2 concelhos ao lado já apareceram 2 num stand de um ex-membro daqui, um normal e agora um mhev, a muito bom preço...

                        Comentário


                          #13
                          Sinceramente, não estaria com "intermediários", isto é... estar adquirir o MITO.

                          Tentaria ver o que encontro já do que pretendo e daria o salto.

                          Já agora quanto ao "MHEV" do Focus, aquilo é mais como um "boost" do que outra coisa. O carro em momento algum funciona em modo "electrico" (mas já deverás saber disso).

                          Comentário


                            #14
                            É não inventar.

                            É começar já a procurar algo maia recente e a Focus ir como retoma.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                              golfs? detesto golfs! que coisas sem sal!
                              mas para comprar o de 18 mil só posso no verão, quase de certeza. até pelo preço. estou à espera que baixem mais um pouco e de clarificar umas situações relativas ao trabalho da minha esposa. eu mudando de poiso nem é por aí, acrescentarei poucos kms se correr mal.

                              com os tais 18 mil não compro nenhuma unidade de meganes 1.3 140cv já de 2021, quando são mais seguros a nível de consumos exagerados de óleo. ainda para mais em branco ou azul! já os focus mhev estão quase lá no ponto, pois os de 125cv normais já andam abaixo desses valores. tenho acompanhado e até há 1 de particular, embora longe, que já baixou 500€ e outro de stand que... subiu 2 mil euros! 🤑

                              aqui o problema é tentar apanhar um mhev com relativamente poucos kms, uma unidade de 2020. andam praticamente todos acima de 60 mil, o que me faz suspeitar de rentings ou de aluguer. aqui 2 concelhos ao lado já apareceram 2 num stand de um ex-membro daqui, um normal e agora um mhev, a muito bom preço...
                              Qual o carro usado ou semi-novo hoje em dia que não veio de renting ou de aluguer?
                              A diferença está em ocultarem a origem do carro, se comprares diretamente por ex à Hertz eles vão ser honestos e transparentes, se comprares num stand qualquer, eles compraram o carro barato em leilão a uma rent a car, mandaram polir e siga vender a preços mais altos.
                              E atenção, não é por vir de renting que é necessariamente mau, desde que tenha a manutenção em dia e seja tudo verificado acho que é ir sem medos.

                              Comentário


                                #16
                                a adquirir o novo (usado, até uns 4 anos), teria que ficar para o verão, seja em junho ou setembro, é-me indiferente. isso é ponto assente. também assim apanho algo com preços mais baixos e tenho espaço para ver 2 ou 3 unidades. ser de renting não me assusta, mas se for ex-tvde (não sei se é normal nestes focus) isso já é outra coisa. mas sempre uma unidade que não tenha mais de 60 mil em 4 anos. relembro que o meu carro veio de serviço e levava cada esfrega gaia-lisboa-gaia a 200 e mais e saiu bom, tirando um stress ao ano e meio em que assumiram tudo (turbo), mas em que eu também acabei por contribuir, mais até por inexperiência.

                                deceIi, a focus ser dada como retoma não me dão mais que 400 ou 500€ com sorte. a particular, mesmo assim, acredito que não ultrapasse também muito estes valores se a vender no marketplace e olx. são já 23 anos e com coisas para arranjar (conta-kms que deixa de contar, a pintura em cima no tejadilho está má, faróis precisam de polir, amortecedor da mala está a querer levar um novo, os pneus devem durar até às próximas chuvas, vai levar agora discos e calços antes da inspeção, o motor por vezes faz uma fumarada, tendo que andar a ver sempre óleo e água e repor, fecho centralizado não funciona quase desde que a comprei, etc. pequenas coisas, com exceção do motor, que são "chatinhas" e que vão aparecendo. isto mesmo tendo apenas 3 donos até hoje. não darão muito por ela, certamente, ainda para mais sendo a gasolina e numa versão simples.

                                nto, sim, sei que o motor mhev do focus é estilo o do QQ, serve apenas para reduzir consumos em qualquer coisa, dando apenas mais força quando necessário. espero é que os 170nm de binário sejam suficientes, pois passar de 150cv e 320nm a gasóleo, ainda por cima com kick, para um 1000cc de 125cv, se calhar vou ficar desapontado. sempre gostei de motores grandes, como sabes. ah, anda um mito branco aí em penafiel muito porreirinho, a ultrapassar por pouco os 6000€. vamos ver o que a "Maria" decide...

                                Comentário


                                  #17
                                  https://www.youtube.com/shorts/jt2laf_sGpQ
                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                  a adquirir o novo (usado, até uns 4 anos), teria que ficar para o verão, seja em junho ou setembro, é-me indiferente. isso é ponto assente. também assim apanho algo com preços mais baixos e tenho espaço para ver 2 ou 3 unidades. ser de renting não me assusta, mas se for ex-tvde (não sei se é normal nestes focus) isso já é outra coisa. mas sempre uma unidade que não tenha mais de 60 mil em 4 anos. relembro que o meu carro veio de serviço e levava cada esfrega gaia-lisboa-gaia a 200 e mais e saiu bom, tirando um stress ao ano e meio em que assumiram tudo (turbo), mas em que eu também acabei por contribuir, mais até por inexperiência.

                                  deceIi, a focus ser dada como retoma não me dão mais que 400 ou 500€ com sorte. a particular, mesmo assim, acredito que não ultrapasse também muito estes valores se a vender no marketplace e olx. são já 23 anos e com coisas para arranjar (conta-kms que deixa de contar, a pintura em cima no tejadilho está má, faróis precisam de polir, amortecedor da mala está a querer levar um novo, os pneus devem durar até às próximas chuvas, vai levar agora discos e calços antes da inspeção, o motor por vezes faz uma fumarada, tendo que andar a ver sempre óleo e água e repor, fecho centralizado não funciona quase desde que a comprei, etc. pequenas coisas, com exceção do motor, que são "chatinhas" e que vão aparecendo. isto mesmo tendo apenas 3 donos até hoje. não darão muito por ela, certamente, ainda para mais sendo a gasolina e numa versão simples.

                                  nto, sim, sei que o motor mhev do focus é estilo o do QQ, serve apenas para reduzir consumos em qualquer coisa, dando apenas mais força quando necessário. espero é que os 170nm de binário sejam suficientes, pois passar de 150cv e 320nm a gasóleo, ainda por cima com kick, para um 1000cc de 125cv, se calhar vou ficar desapontado. sempre gostei de motores grandes, como sabes. ah, anda um mito branco aí em penafiel muito porreirinho, a ultrapassar por pouco os 6000€. vamos ver o que a "Maria" decide...



                                  Os Focus também andam em TVDE...


                                  Já agora e por curiosidade...


                                  https://sicnoticias.pt/pais/2024-02-...isboa-e51624c7




                                  https://www.youtube.com/shorts/jt2laf_sGpQ




                                  Editado pela última vez por nto; 15 March 2024, 02:51.

                                  Comentário


                                    #18
                                    apagar

                                    Comentário


                                      #19
                                      o que vale é que foi uma carrinha! menos uma para riscar!

                                      Comentário


                                        #20
                                        ainda hoje fui obrigado a andar duas vezes com a ford feia e aquilo de vez em quando começa a fazer uma fumarada...

                                        na sexta vi este, mas as jantes não me convencem. mandei mensagem ontem, apesar de ser longe, a perguntar se tinha foto das jantes e qual a medida do pneu. a senhora mandou-me um número e disse que era melhor falar com o marido...


                                        Alguém conseguirá descortinar qual será o modelo das jantes? parece-me ser um mito de uma versão simples ou intermédia.

                                        Comentário


                                          #21
                                          fiquei com a ideia que seriam estas, mas se calhar estou errado mais uma vez!
                                          já agora, o mito azul é de 2012.

                                          Ficheiros anexados

                                          Comentário


                                            #22
                                            Sao iguais a estas.
                                            ​​​​​​Ve-se claramente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                              ainda hoje fui obrigado a andar duas vezes com a ford feia e aquilo de vez em quando começa a fazer uma fumarada...

                                              na sexta vi este, mas as jantes não me convencem. mandei mensagem ontem, apesar de ser longe, a perguntar se tinha foto das jantes e qual a medida do pneu. a senhora mandou-me um número e disse que era melhor falar com o marido...


                                              Alguém conseguirá descortinar qual será o modelo das jantes? parece-me ser um mito de uma versão simples ou intermédia.

                                              A cor do carro é bonita. Fora do comum.

                                              Comentário


                                                #24
                                                No fundo tu estás saturado de carros velhos, da sua falta de fiabilidade, e das suas idas frequentes à oficina.

                                                E estás a pensar comprar mais um.......ainda por cima italiano!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  para carros velhos já me chega o meu, é o que costumo dizer! a ideia é mesmo comprar para revender, pura e simplesmente. este mito em especial está a um bom preço, só me falta mesmo descortinar as jantes e não queria estar a chatear a vendedora ou o marido, pelo menos para já. a minha esposa também me anda a dizer que temos que tratar da situação. vamos ver no que dá. claro que gostava de umas jantes de bolas, por exemplo, em cinza escuro ou em preto, mas não posso ser esquisito.

                                                  no caso dos focus continuo a acompanhar. apareceu um a 15 mil, o que acho incrivelmente barato, já de 2020 e outro a menos de 18 mil SUPOSTAMENTE HÍBRIDO de meados de 2021, talvez matrícula AH. mas gostaria de encontrar um azulinho, daí poder esperar...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    bem, ia ligar hoje à tipa do anúncio do mito. eram 5250€ por um mito com 185 mil kms, de 2012, azulinho, com estofos em couro camel, só que era em viseu. o anúncio esteve online desde o dia 21 até esta páscoa. na 5ª feira passada ainda estava online. algo me diz que deve ter desaparecido ontem...

                                                    está outro na zona, importado com uns 10 anos, praticamente igual, mas de 2011, penso que a 6 mil e outro que apareceu entretanto, com menos 25 mil kms, mas importado há 2 semanas, de 2011 também, com estofos normais e jantes que nem parecem ser originais. a procura continua, portanto.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      afinal está a 5 mil, mas importado com os tais 10 anos em cima (de 2011) e a caminho dos 250 mil. o outro era igual a este, mas sem o ecrã no meio...

                                                      image.png

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O Mito é para substituir a Focus?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          o mito seria para revender lá para o verão ou no final do mesmo. ou então mal chegue o registo. isto se arranjar algum barato. andam alguns a 6 mil negociáveis. ainda hoje vi um de 2012 a menos de 6 mil, outro a cerca de 6 mil mas de 2012, ambos na casa dos 150 ou 160 mil kms. seria apertar o preço ao máximo, mas a minha esposa está esperançada em encontrar um branco com o ecrã central. e isto para vender logo a seguir.

                                                          já andam focus interessantes por volta dos 17 mil, mas a avançar neste caso só lá mais para o verão.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O Verão está já aí. É aguentar mais um bocado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X