pois... o meu foi mesmo kd tava a xegar a casa do encontro nacional do clube VW no caramulo e passou o dia na serra e passados 350km feitos, dos quais 60 em serra (mais coisa menos coisa) e sempre 5* em termos de comportamento mesmo com piso molhado... so mesmo uma poça de oleo para fazer aquela traseira deslizar assim de repente.
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Vários despistes hoje, e eu ia sendo um deles.
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Acabei de ver dois agora mesmo.
Um deles foi um Opel Corsa B que fugiu de traseira e foi embater com o "rabo" no separador central e outro foi um E36 que fugiu de traseira e foi bater de frente no rail mais à direita.
É tipico de quem desconhece os tracção traseira.
Este pessoal conduz da mesma maneira tanto estando da chover como seco.
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citação:Originalmente colocada por Nafs
Se o carro te fugiu de traseira, o que tens a fazer é contra-brecar e acelerar progressivamente numa mudança baixa (se for um FWD)
mas lá consegui segurar o bicho e o facto de ter entrado em 2ª,tanbem ajudou pois o motor estava bem seguro e cheio de força,mas fica o conselho para os mais novos,nunca mas nunca me entrem em mudanças altas numa rotunda,é sempre preferivel reduzir e entrar em 3ª ou mesmo em 2ª.;)
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Pelos "sintomas" descritos, o Tubular parece ter sido vitima de mais uma de muitas rotundas com aquele belo piso polido, e que com chuva, ainda para mais sendo as 1ªs chuvas, se transforma em rigues de patinagem.
O que parece ter acontecido, foi que o Astra pisou uma zona fora da trajectoria polida, neste caso no interior, conseguindo mais tracção na roda da frente esquerda, deixando a traseira direita no tal ringue de patinagem, e depois voilá, lá vai a traseira.
Para sairmos destas situações, convem ter a sensibilidade e prática. Mas isso... para já é um opcional de quem investe em cursos de condução, ou aproveita essas rotundas de madrugada sem movimento, para uns "treinos", claro está arriscando-se a ser linxado por um qq bebado que veja o espetaculo de rally que n se deve fazer numa via publica.
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Acho que é esse o mesmo problema... andam da mesma maneira faça chuva ou faça sol!!!
Eu cá é... Gato escaldado de água fria tem medo... Infelizmente.
Hoje em dia, quando chove, é a mesma coisa que o Tubullar, sentidos quadriplicados.
Mas Tubullar essa ideia de conhecer o carro na escola de condução, testando os seus limites, não achas que é praticamente impracticavel? Eu acho que era boa ideia, mas já ficava contente se o ensino fosse reformulado, para que a tristeza que se vê nestas alturas não acontecesse com a frequência que acontece...
Mas imagina que as escolas de condução o podiam fazer:
1º O automovel não é das pessoas que estão a tirar a carta, o desgaste no auto seria mais acentuado.
2º Como o desgaste é mais acentuado, quem pagaria ,certamente, a fava seriam os alunos, que pagariam bem mais, mas mesmo bem mais, para tirar a carta.
3º Qual era o instrutor que se metia dentro de um carro? Nem com subsidio de risco... lol.
Mesmo existindo uma opção para que tal acontecesse, existiria então, aulas suplementares aos alunos que as pagassem... Mas para o mesmo efeito quem pagaria mais?
Eu acho que muito poucos!!!
Cumps
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citação:Originalmente colocada por carrilhoni
citação:Originalmente colocada por Nafs
Se o carro te fugiu de traseira, o que tens a fazer é contra-brecar e acelerar progressivamente numa mudança baixa (se for um FWD)
mas lá consegui segurar o bicho e o facto de ter entrado em 2ª,tanbem ajudou pois o motor estava bem seguro e cheio de força,mas fica o conselho para os mais novos,nunca mas nunca me entrem em mudanças altas numa rotunda,é sempre preferivel reduzir e entrar em 3ª ou mesmo em 2ª.;)
Isso é muito nabiça, é desafiar o acidente.
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e nem é preciso chuva,vejam este caso em que o condutor se deixou dormir e foi "abraçar" um pinheiro.[xx(]
até me deu dó ver um Leon FR neste estado.
[img]uploaded/carrilhoni/200692515954_Imagem 082.jpg [/img]
[img]uploaded/carrilhoni/20069252118_Imagem 025.jpg [/img]
[img]uploaded/carrilhoni/20069252316_Imagem 029.jpg [/img]
[img]uploaded/carrilhoni/20069252435_Imagem 028.jpg [/img]
[xx(][xx(][xx(][xx(][xx(][xx(][xx(][xx(]
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citação:Originalmente colocada por DITADOR
citação:Originalmente colocada por carrilhoni
citação:Originalmente colocada por Nafs
Se o carro te fugiu de traseira, o que tens a fazer é contra-brecar e acelerar progressivamente numa mudança baixa (se for um FWD)
mas lá consegui segurar o bicho e o facto de ter entrado em 2ª,tanbem ajudou pois o motor estava bem seguro e cheio de força,mas fica o conselho para os mais novos,nunca mas nunca me entrem em mudanças altas numa rotunda,é sempre preferivel reduzir e entrar em 3ª ou mesmo em 2ª.;)
Isso é muito nabiça, é desafiar o acidente.
mas de facto eles andam ai...[8]
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este sábado dia 23/09/06 fui a Lx de manha cedinho e contei 7 acidentes desde as portagens de Loures até a A15 k vai para Cascais, até fiquei parvo.
mas lá está, eu mal vejo chuva redobro a atenção, mas dá-me sempre a sensação que o pessoal ainda acelera mais para mostrarem que são campeões...
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citação:Originalmente colocada por OrDoS
Este ano já me aconteceu uma vez uma situação dessas com o meu Alfa Romeo 146 1.4 TS (não tem ABS).
Passei a zona de portagens de Braga Sul em direcção a Porto/Valença. Mais à frente à uma bifurcação e para a direita é para ir para Valença e para a esquerda segue-se para o Porto. Ora, nessa curva para entrar para a A3, direcção Porto, tem sinal de 40, mas costumo fazê-la a 50/60 em dias normais. Acontece que tinha chovido na noite anterior e o solo estava molhado. Entrei a 60 já a desacelerar, mas cometi o infeliz erro de pressionar no travão. Resultado: a traseira fugiu e ia com uma colega ao lado e um colega atrás, ambos do lado direito do carro o que pode ter influenciado também um pouco o desvio. Digamos que neste caso não tirei o pé do travão para desacelerar, mas travei a fundo, pois como estava a descer, e não estava nada à espera do deslize, travei a fundo e a frente foi a "acompanhar" (praí a 5cm) o rail da esquerda, até que fiquei virado com o carro para o que vinha atrás (que se apercebeu e travou). Ora, tive sorte, mas mal o carro parou, tinha ido abaixo, e enquanto o estava a ligar de cima vinha um camião cisterna a fazer a curva Estava a fazer a manobra de colocar o carro outra vez na direcção certa depois do pião de 180º com um condutor atrás de mim e um camião cisterna a descer na curva. A sorte foi que ele não vinha depressa demais e fui a tempo de evitar uma tragédia. Acho que se não tivesse travado a fundo o carro ia contra os rails (fui o deslize todo a pensar "Não batas, não batas, não batas... [xx(] [xx(] )
Conclusão: Agora de toda a vez que faço uma curva mais apertada tenho tido sempre o cuidado de abrandar, pois fiquei com uma sensação estranha da traseira do carro estar sempre a fugir, coisa que não acontecia antes. E conduzir com chuva agora é máxima prudência [8)]
PS- Vinha a ouvir nesse preciso momento a música dos Lordi - Hard Rock Hallelujah! e que aleluia disse eu mal saí daquela situação... [^]
Por que se o carro tivesse ABS tinha feito logo peão...
Nessa situação penso que o mais correcto terio sido contrabrecar ir acelarando devagar para o carro não patinar;)
A pior coisa que se pode fazer quando um carro foge de traseira é travar a fundo;)
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citação:Originalmente colocada por C3_soul
citação:Originalmente colocada por Torres
citação:Originalmente colocada por C3_soul
A pior coisa que se pode fazer quando um carro foge de traseira é travar a fundo;)
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citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport
citação:Originalmente colocada por C3_soul
citação:Originalmente colocada por Torres
citação:Originalmente colocada por C3_soul
A pior coisa que se pode fazer quando um carro foge de traseira é travar a fundo;)
Mas parece me que na situação do nosso colega, o carro não estava nessa situação.
O truque é conseguir que o carro não enntre nessa sitiuação de peão irreversilvel
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Já tive duas experiências dessas...e posso afirmar sem dúvida que o que me safou foi a minha curta experiencia (5 anos) em karts,senão não me safava.
Ambas foram em duas curvas longas,de duas faixas,com chuva e camber invertido.O Uno começa a ceder de frente,larga-se o acelerador e a traseira cede e a partir dai foi contra-brecar e acelerar q.b. Deu para assustar em ambas as vezes, mas se não fosse a experiencia de karts à chuva,tinha ido "às couves"...
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despistes com chuva em acessos/saídas de AE's e rotundas sao normais.
as pessoas costumam entrar com os carros bastante soltos (5ª's, 4ªs) e depois mesmo a velocidades relativamente baixas os sustos acontecem porque normalmente há 1 trajectória mais ou menos limpa, pisar ligeiramente fora dessa trajectória e xauzinho...
ontem havia outro factor que é o forte vento e que pode nalgum golpe no momento errado desiquilibrar o carro...
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citação:Originalmente colocada por Vehicle
na altura de trocar de pneus:
Oh chefe, arranje la uns pneus baratos e que durem muitoooooooo
Isto aliado á falta de cuidado [8] Basta uma chuvinha para existir logo acidentes
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citação:Originalmente colocada por Nafs
Se o carro te fugiu de traseira, o que tens a fazer é contra-brecar e acelerar progressivamente numa mudança baixa (se for um FWD)
Hoje voltei a passar no mesmo local duas vezes, e passou normalmente...
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citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport
tubular... se calhar nunca levaste o astra para um rotunda molhada fazer saidas de traseira... como as que estao num certo video:D.
Por acaso é verdade, em seco, faço abuso, brinco, ando de lado, é uma festa :D (naquela do estádio, grande e com pouco transito[B)]), mas em molhado tenho sempre receio... [8D]
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citação:Originalmente colocada por Pedro_Rof
Acho que é esse o mesmo problema... andam da mesma maneira faça chuva ou faça sol!!!
Eu cá é... Gato escaldado de água fria tem medo... Infelizmente.
Hoje em dia, quando chove, é a mesma coisa que o Tubullar, sentidos quadriplicados.
Mas Tubullar essa ideia de conhecer o carro na escola de condução, testando os seus limites, não achas que é praticamente impracticavel? Eu acho que era boa ideia, mas já ficava contente se o ensino fosse reformulado, para que a tristeza que se vê nestas alturas não acontecesse com a frequência que acontece...
Mas imagina que as escolas de condução o podiam fazer:
1º O automovel não é das pessoas que estão a tirar a carta, o desgaste no auto seria mais acentuado.
2º Como o desgaste é mais acentuado, quem pagaria ,certamente, a fava seriam os alunos, que pagariam bem mais, mas mesmo bem mais, para tirar a carta.
3º Qual era o instrutor que se metia dentro de um carro? Nem com subsidio de risco... lol.
Mesmo existindo uma opção para que tal acontecesse, existiria então, aulas suplementares aos alunos que as pagassem... Mas para o mesmo efeito quem pagaria mais?
Eu acho que muito poucos!!!
Cumps
Agora, uma coisa é certa, que isso ia ajudar a diminuir os acidentes, não tenho duvidas que ajudava.
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Quando tem que acontecer, acontece...Eu andei numa altura armado em Drift man com um Corolla E90, até que um dia nas calmas na saída de St. Ovídio (direcção Porto-Lisboa), chuva míudinha...conclusão, não me valeu de nada contrabrecar (quer dizer, até valeu...em vez de 2 opticas partidas, foi só uma)...É uma sensação estranha...Uma pessoa ainda não bateu (coisas de milisegundos) e já está a dizer: Já me lixei! Uma pessoa parece que não tem tempo para reagir, mas num entanto tem tempo para pensar...E o barulho do carro a bater nos rails?? Parece que se desfez todo! Tiro o carro da faixa de rodagem, já a pensar que tinha desfeito a frente toda, encosto mais a frente e olho...uma optica partida!!! Ainda consegui esboçar um sorriso nessa situação a custa disso [}]
Mas agora apanhei medo dessa curva, entro agora a menos da velocidade de antes e mesmo assim parece que sinto a traseira a soltar-se...E o mais engraçado, noutras situações com bastante espaço provoco o carro e não se passa nada, ali parece que a traseira está amaldiçoada...
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citação:Originalmente colocada por C3_soul
citação:Originalmente colocada por Torres
citação:Originalmente colocada por C3_soul
A pior coisa que se pode fazer quando um carro foge de traseira é travar a fundo;)
Comentário
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Quando começam as chuvas é sempre a mesma coisa, especialmente nas
primeiras: mais carros na estrada, mais pessoas a conduzir que normalmente
não o fazem, e tudo a agir como se estivesse perfeitamente seco.
Se na autoestrada é a confusão generalizada, fruto da falta de civismo,
nas rotundas e curvas são os excessos de quem não se mentaliza das
condições em que circula e/ou que não conhece o carro.
Claro que também há estradas mal feitas: ao pé da casa dos meus pais
há uma curva que eu fazia todos os dias, com piso seco (rápido) e com
piso molhado (onde os F1 fazem maravilhas, mas não milagres).
Daí eu ter estranhado um dia, em que ia com a minha Mãe no carro e,
portanto, bem devagar, o carro me ter saído de traseira nessa mesa
curva. A reacção (felizmente, bem estudada) foi simples: contra-brecar
e dosear o acelerador. O problema não era óleo derramado por um carro,
mas antes a proximidade duma sarjeta que, com a chuva, trouxe para a
estrada todo o tipo de porcarias que havia acumulado, devidamente
disfarçadas na água.
Ainda ontem, naquela nova rotunda (nova aberração, aliás) que fizeram
à entrada da A5 em Cascais, junto à Auto-Pneus, senti a traseira a
ir-se embora e a frente a embicar para a rotunda, e não me parecia
haver ali óleo ou outra explicação que não seja o tipo de piso que
constitui a rotunda.
Este inverno vai ser uma alegria, vai...
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