Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema de saúde pública - Sistemas antipoluição

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema de saúde pública - Sistemas antipoluição

    Não sei se viram a reportagem da SIC mas parece-me que finalmente alguém se debruçou sobre um problema que é o manipular dos Sistemas Antipoluição, no caso incidiu nos pesados, mas é transversal a todos.

    Tiveram de ser 2 agentes da polícia de Santarém, a desenvolverem competências neste esquema para começarem a descobrir veículos com esse sistema adulterado, e vão por um meio que me parece bastante falível que é, pela busca de boxs (quando o sistema pode perfeitamente ser programado diretamente na centralina), ou pela análise do depósito de adblue que também é alterável fisicamente.

    É incrível a quantidade de carros, carrinhas e pesados com este sistema adulterado. Primeiro, poluem que bem uns desgraçados, andamos a lançar normas euro em cima de normas mais apertadas e afinal, os carros só têm baixas emissões no papel.

    ​​​​E depois é indecente que essas empresas poupem milhares de euros em reparações face a outras que cumprem integralmente a lei.

    Um grande problema, há que dar visibilidade a isto. Os centros de inspeção têm de ter forma de fazer este diagnóstico de forma assertiva.

    ​​​​​Desde já dar os parabéns aos agentes da PSP Santarém pelo esforço e por contrariarem este complô entre os profissionais dos transportes, fiscalização, centros de inspeção,... Whatever.

    Link:
    https://sicnoticias.pt/programas/inv...3Un2eoC6ymDixA
    Editado pela última vez por GT_racing; 17 April 2024, 06:42.

    #2
    Há que reconhecer que aqui os elétricos são drásticos, fim dos odores e smog, a situação que relatas é visível a olho nu, em qualquer cidade com movimento rodoviário, com uma particularidade acrescida, são a porra de veículos de passageiros a pulverizar-nos de gases!

    E repara que dizes, que a nível nacional são 2 policias que se auto-formaram (?), com competências para observarem esta situação, num universo nacional de adulterações e potencial corrupção em vistorias técnicas é irrisório.

    Comentário


      #3
      Exacto só 2 agentes a nível nacional estão no momento a efetuar este tipo de controlo, e não ouvi referência à periocidade com que o fazem.

      ​​​​​​Muitos motoristas são os próprios a denunciar que a alteração foi efetuada e que já solicitaram a reparação da avaria. O condutor vai conviver com as elevadas emissões de NoX por anos e anos e milhares de quilómetros. Lógico que também eles sofrem com essa alteração.

      Compreendo perfeitamente que estejamos num buraco sem fundo em que por um lado queremos ter transportes eficazes e baratos, todos sabemos que os sistemas antipoluição dão imensos problemas, e que para um futuro breve não haverá pesados de mercadorias elétricos capazes de garantir a atual realidade dos transportes. Mas se há normas antipoluição são para cumprir, custe o que custar!!! Assobiar para o lado em 2024? Formam-se mais pessoas para resolver os problemas dos sistemas atuais, agora andar a gastar o esforço em sistemas para manipular...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por gt_racing Ver Post
        ​​​​​desde já dar os parabéns aos agentes da gnr santarém pelo esforço e por contrariarem este complô entre os profissionais dos transportes, fiscalização, centros de inspeção,... Whatever.
        PSP

        Só não entendo como nunca foi provado crime ambiental.....o que é que é necessário mais?!?!

        Comentário


          #5
          O que nunca entendi é que como é que a "anulação de FAP e EGR", anunciadas na net nas melhores casas de reprogramação, nunca foi considerado uma contra-ordenação...se assim é, claro que a porta está aberta para este submundo.
          Mas nem sei que é pior, se esses, se os mais antigos que não tinham nada disso e andam na estrada a potenciar cancro dos pulmões nas pessoas. Exemplo: mesmo ao pé de uma escola primária aqui na Amadora costuma estar estacionado um reboque Mitsubishi. Quase todas as manhãs via o mesmo cenário: o tipo ia liga-lo, ficava uns bons 30 min a trabalhar para aquecer, tinhamos que passar ao pé de nariz tapado tal era o pivete a óleo queimado. Merecia um gajo entrar na cabine, desligar a carripana e deitar fora a chave...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post

            PSP

            Só não entendo como nunca foi provado crime ambiental.....o que é que é necessário mais?!?!
            Obrigado pela correção!
            Nem mais, é um crime ambiental, ainda por cima feito por empresas, as multas costumam ser aplicadas noutro tipo de âmbito, no caso da produção/transformação de matéria por exemplo libertar emissões poluentes.



            Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
            O que nunca entendi é que como é que a "anulação de FAP e EGR", anunciadas na net nas melhores casas de reprogramação, nunca foi considerado uma contra-ordenação...se assim é, claro que a porta está aberta para este submundo.
            Mas nem sei que é pior, se esses, se os mais antigos que não tinham nada disso e andam na estrada a potenciar cancro dos pulmões nas pessoas. Exemplo: mesmo ao pé de uma escola primária aqui na Amadora costuma estar estacionado um reboque Mitsubishi. Quase todas as manhãs via o mesmo cenário: o tipo ia liga-lo, ficava uns bons 30 min a trabalhar para aquecer, tinhamos que passar ao pé de nariz tapado tal era o pivete a óleo queimado. Merecia um gajo entrar na cabine, desligar a carripana e deitar fora a chave...
            É outra guerra muito difícil isso, a proibição de uso de algo que continua a pagar impostos é algo complicada, mas julgo que vão ter de pensar muito bem nisso, é uma demonstração concreta de um veículo que já não está em condições e é utilizado todos os dias, outra coisa seria um veículo muito específico para utilização pontual, uma ou outra vez por mês que logicamente não compensa renovar frequentemente.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por GT_racing Ver Post

              Obrigado pela correção!
              Nem mais, é um crime ambiental, ainda por cima feito por empresas, as multas costumam ser aplicadas noutro tipo de âmbito, no caso da produção/transformação de matéria por exemplo libertar emissões poluentes.





              É outra guerra muito difícil isso, a proibição de uso de algo que continua a pagar impostos é algo complicada, mas julgo que vão ter de pensar muito bem nisso, é uma demonstração concreta de um veículo que já não está em condições e é utilizado todos os dias, outra coisa seria um veículo muito específico para utilização pontual, uma ou outra vez por mês que logicamente não compensa renovar frequentemente.
              Epá, se forem a inspeção e passarem nos testes de gases, sem "nota esquecida no cinzeiro", menos mal. Agora, vê-se muita lata velha que é IMPOSSIVEL aquilo passar na inspeção sem terem "ajudas". Continua a haver muita máfia nas inspeções, e o povo aproveita.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                O que nunca entendi é que como é que a "anulação de FAP e EGR", anunciadas na net nas melhores casas de reprogramação, nunca foi considerado uma contra-ordenação...se assim é, claro que a porta está aberta para este submundo.
                Mas nem sei que é pior, se esses, se os mais antigos que não tinham nada disso e andam na estrada a potenciar cancro dos pulmões nas pessoas. Exemplo: mesmo ao pé de uma escola primária aqui na Amadora costuma estar estacionado um reboque Mitsubishi. Quase todas as manhãs via o mesmo cenário: o tipo ia liga-lo, ficava uns bons 30 min a trabalhar para aquecer, tinhamos que passar ao pé de nariz tapado tal era o pivete a óleo queimado. Merecia um gajo entrar na cabine, desligar a carripana e deitar fora a chave...
                Há qq coisa que me escapa.

                1º, um carro por muito velho que seja tem obviamente de estar minimamente bem mantido, por vezes os reboques não são bom exemplo, mas isso tanto acontece nos antigos como em modernos.

                Agora outra coisa: que crl fica ele a fazer 30 min ao ralenti?

                Mas as pessoas andam estúpidas? quase diariamente lá vejo carros parados ao ralenti, e nem é por questões de AC, epah, fdx, carro estacionado desliguem.....que tara pelo ralenti

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por darkwings Ver Post

                  Epá, se forem a inspeção e passarem nos testes de gases, sem "nota esquecida no cinzeiro", menos mal. Agora, vê-se muita lata velha que é IMPOSSIVEL aquilo passar na inspeção sem terem "ajudas". Continua a haver muita máfia nas inspeções, e o povo aproveita.
                  Sim e nem falamos de um pouco de fumo a mais, pode acontecer dentro de certos limites claro.

                  Falamos mesmo de fumarentos, ou, daqueles que andam a queimar óleo juntamente com diesel....bem, fica 1 fedor impressionante, só apetece chegar lá aos donos e partir os dentes todos !!!!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                    Sim e nem falamos de um pouco de fumo a mais, pode acontecer dentro de certos limites claro.

                    Falamos mesmo de fumarentos, ou, daqueles que andam a queimar óleo juntamente com diesel....bem, fica 1 fedor impressionante, só apetece chegar lá aos donos e partir os dentes todos !!!!
                    Dá vontade de meter uma mangueira no escape, levar até dentro do habitáculo, e vedar as janelas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por darkwings Ver Post

                      Epá, se forem a inspeção e passarem nos testes de gases, sem "nota esquecida no cinzeiro", menos mal. Agora, vê-se muita lata velha que é IMPOSSIVEL aquilo passar na inspeção sem terem "ajudas". Continua a haver muita máfia nas inspeções, e o povo aproveita.
                      Pelo contrário, as latas velhas não estão abrangidas pelas mesmas normas de poluição atuais, logo mesmo que andem a queimar um pouco ao lado, passam sempre.

                      Bem sei que a minha lata velha com 21 anos faz um bocado de fumo, mas sempre fez, é a vida.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por darkwings Ver Post

                        Epá, se forem a inspeção e passarem nos testes de gases, sem "nota esquecida no cinzeiro", menos mal. Agora, vê-se muita lata velha que é IMPOSSIVEL aquilo passar na inspeção sem terem "ajudas". Continua a haver muita máfia nas inspeções, e o povo aproveita.
                        A minha lata velha, despachada com 18 anos, não deitava fumo nenhum - não estou a dizer que não poluía -, porque a manutenção era feita condignamente.

                        Ainda esta semana, tive de deixar espaço para duas viaturas TVDE que iam à minha frente, coincidências ambos Fiat Tipo, porque não se podia ir atrás delas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post

                          A minha lata velha, despachada com 18 anos, não deitava fumo nenhum - não estou a dizer que não poluía -, porque a manutenção era feita condignamente.

                          Ainda esta semana, tive de deixar espaço para duas viaturas TVDE que iam à minha frente, coincidências ambos Fiat Tipo, porque não se podia ir atrás delas.
                          A quantidade de Tipo´s que vejo a deitar um fumo obsceno é assustador; todos TVDE... será que nao fazem a manutençao?!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eLniNo Ver Post

                            Pelo contrário, as latas velhas não estão abrangidas pelas mesmas normas de poluição atuais, logo mesmo que andem a queimar um pouco ao lado, passam sempre.

                            Bem sei que a minha lata velha com 21 anos faz um bocado de fumo, mas sempre fez, é a vida.
                            Com um pormenor, deduzo, fazes a manutenção periódica do automóvel, o que se aborda aqui é outra coisa, que foge muito por exemplo á idade do parque automóvel português.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eLniNo Ver Post

                              Pelo contrário, as latas velhas não estão abrangidas pelas mesmas normas de poluição atuais, logo mesmo que andem a queimar um pouco ao lado, passam sempre.

                              Bem sei que a minha lata velha com 21 anos faz um bocado de fumo, mas sempre fez, é a vida.
                              Certo, mas se cumprirem as normas de poluição apropriadas, e isso for fiscalizado, o ar torna-se bem mais respirável. Quer seja uma Transit de 1977 (já agora, há umas semanas ia uma a minha frente, e praticamente não deitava fumo), quer seja um Ibiza de 2001, ou um Fiat tipo de 2010.
                              Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post

                              A minha lata velha, despachada com 18 anos, não deitava fumo nenhum - não estou a dizer que não poluía -, porque a manutenção era feita condignamente.

                              Ainda esta semana, tive de deixar espaço para duas viaturas TVDE que iam à minha frente, coincidências ambos Fiat Tipo, porque não se podia ir atrás delas.
                              Vou reformular. Latas, ponto. Há latas novas que poluem tanto ou mais que as velhas. Um carro, mesmo que velho, se tiver a manutenção em dia e bem afinado deita pouco mais fumo que em novo. Não é desses que estou a falar. Estou a falar dos carros, novos ou velhos, que são cancros ambulantes.

                              Também tenho um carro "velho" uma Alfa 159 com 16 anos, e 230 000km, já tive "n" problemas com ela, mas nenhum com o filtro de partículas. E ele está lá, e a cumprir a sua função. O escape só ganha alguma, pouca fuligem depois de regenerar, de resto anda sempre limpo.
                              Editado pela última vez por darkwings; 17 April 2024, 12:41.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post

                                A minha lata velha, despachada com 18 anos, não deitava fumo nenhum - não estou a dizer que não poluía -, porque a manutenção era feita condignamente.

                                Ainda esta semana, tive de deixar espaço para duas viaturas TVDE que iam à minha frente, coincidências ambos Fiat Tipo, porque não se podia ir atrás delas.
                                E o que vale é que existe a lei dos TVDE nao poderem ter mais de 7 anos...se assim não fosse, havia de ser bonito !!!!

                                Os taxis podem ter mts anos mas a maioria dos taxistas old school tratam o carro de forma digna. Já muitos TVDE nossa senhora.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eLniNo Ver Post

                                  Pelo contrário, as latas velhas não estão abrangidas pelas mesmas normas de poluição atuais, logo mesmo que andem a queimar um pouco ao lado, passam sempre.

                                  Bem sei que a minha lata velha com 21 anos faz um bocado de fumo, mas sempre fez, é a vida.
                                  Como assim? Sempre fez? mas tá normal e referes o fumo de origem ou tem algum problema?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por darkwings Ver Post

                                    Dá vontade de meter uma mangueira no escape, levar até dentro do habitáculo, e vedar as janelas.
                                    Eeeeeishhhh !! alto lá !!!! tao?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                                      E o que vale é que existe a lei dos TVDE nao poderem ter mais de 7 anos...se assim não fosse, havia de ser bonito !!!!

                                      Os taxis podem ter mts anos mas a maioria dos taxistas old school tratam o carro de forma digna. Já muitos TVDE nossa senhora.
                                      Ao fim de 1 ano, já estão todos esmifrados.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                                        Eeeeeishhhh !! alto lá !!!! tao?
                                        No escape, do carro, bem entendido. 😆

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post

                                          A quantidade de Tipo´s que vejo a deitar um fumo obsceno é assustador; todos TVDE... será que nao fazem a manutençao?!
                                          Claro que fazem, quando dá problemas vão à oficina e tiram o FAP e EGR, done.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post

                                            Claro que fazem, quando dá problemas vão à oficina e tiram o FAP e EGR, done.
                                            ...e anulam o sistema adblue, se for por etapas, o adblue costuma ser o primeiro a ir ao ar...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por curiosidade, gostava de saber qual a solução aplicada nos Tipo da PSP.

                                              Têm uma utilização pouco compatível com os sistemas antipoluição, e não andam aí a fumegar... Terão contrato de manutenção com a Fiat e esta faz as coisas como manda a lei?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Nenhum governo se aguenta em pé se avançarem com a fiscalização como deve de ser disso.
                                                Alias, nenhum governo se aguenta se acabarem com a notinha no cinzeiro (o passo anterior), ou a ajuda do amigo, nem um do corrupto absolutamente incorruptível

                                                A malta está mal habituada. Se lhes privarem o acesso ao seu adorado veiculo, passam a cumprir. é a outra parte da ditadura que tanto querem e lutam por ter, mas não querem reconhecer.

                                                Não confundam com fumos. Um carro sem FAP ou EGR só faz fumo se estiver mal feito. Mata 17 golfinhos por minuto em vez de 2 por dia, mas não é necessariamente visivel

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                  Nenhum governo se aguenta em pé se avançarem com a fiscalização como deve de ser disso.
                                                  Alias, nenhum governo se aguenta se acabarem com a notinha no cinzeiro (o passo anterior), ou a ajuda do amigo, nem um do corrupto absolutamente incorruptível

                                                  A malta está mal habituada. Se lhes privarem o acesso ao seu adorado veiculo, passam a cumprir. é a outra parte da ditadura que tanto querem e lutam por ter, mas não querem reconhecer.

                                                  Não confundam com fumos. Um carro sem FAP ou EGR só faz fumo se estiver mal feito. Mata 17 golfinhos por minuto em vez de 2 por dia, mas não é necessariamente visivel
                                                  Concordo, e as pessoas estudaram, sabem o que é a química, átomos, moléculas,... Sabem o que é o planeta, a camada do ozono,... Toda a gente teve essas disciplinas, não estamos a falar para totais ignorantes quando se diz que certo sistema prejudica em muito a qualidade do ambiente. Se está provado que o sistema antipoluição reduz em 90% ou mais a poluição de um veículo.

                                                  Basicamente é o mais cego aquele que não quer ver...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver Post
                                                    Por curiosidade, gostava de saber qual a solução aplicada nos Tipo da PSP.

                                                    Têm uma utilização pouco compatível com os sistemas antipoluição, e não andam aí a fumegar... Terão contrato de manutenção com a Fiat e esta faz as coisas como manda a lei?
                                                    As frotas recentes PSP sejam tipo sejam BMW têm contratos de manutenção, assim sendo qualquer anomalia vão à marca e claro que na marca as coisas se mantêm no rumo até terminar a garantia.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O drama, o horror e a tragédia de meia dúzia de carros sem FAP...

                                                      A China e a India riem-se destes tópicos, mas pronto, vamos continuar a bater no automóvel ICE como sendo o grande poluidor do mundo.
                                                      Tudo o resto não polui e se poluir é um números muito inferiores, certo?
                                                      Aliás, Portugal deve ter uma taxa percentual de poluição acima da média mundial e até europeia. Ou será que não?

                                                      Será que não devíamos questionar outros "transportes" poluidores? Por exemplo esses "transportes" tão uteis como os navios cruzeiro?
                                                      Não seria mais benéfico virarmos a atenção para a marinha mercante e a aviação comercial?

                                                      Não, claro que não, é o automóvel o grande bicho papão da poluição.
                                                      Mal se acabe com esse monstro da poluição que são os ICEs e andemos todos de torradeira eléctrica, os problema de poluição desaparecem.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ainda bem que não há crimes a sério e a polícia se pode dedicar a isto, plantar radares em todos os cantos, etc...

                                                        Ainda estes dias vi alguém atravessar a rua sem pisar exclusivamente as listas brancas da passadeira, algo que me irrita solenemente. Espero que a polícia resolva este flagelo a breve trecho!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Pois é muito bonito, mas quando vem o verão e há incêndios incontroláveis, já choram, quando não chove meses a fio, a água fica escassa, levamos com limitações de uso, o preço dos produtos aumenta, tudo chora...
                                                          é ir à procura dos malditos ladrões...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Post
                                                            O drama, o horror e a tragédia de meia dúzia de carros sem FAP...

                                                            A China e a India riem-se destes tópicos, mas pronto, vamos continuar a bater no automóvel ICE como sendo o grande poluidor do mundo.
                                                            Tudo o resto não polui e se poluir é um números muito inferiores, certo?
                                                            Aliás, Portugal deve ter uma taxa percentual de poluição acima da média mundial e até europeia. Ou será que não?

                                                            Será que não devíamos questionar outros "transportes" poluidores? Por exemplo esses "transportes" tão uteis como os navios cruzeiro?
                                                            Não seria mais benéfico virarmos a atenção para a marinha mercante e a aviação comercial?

                                                            Não, claro que não, é o automóvel o grande bicho papão da poluição.
                                                            Mal se acabe com esse monstro da poluição que são os ICEs e andemos todos de torradeira eléctrica, os problema de poluição desaparecem.
                                                            Eu não compreendo isto de apontar dedo aos outros meios de transporte só pa defender o nosso.
                                                            Posto isto, também não acho que se deva bater nos automoveis só porque sim.

                                                            Agora, se vêm com sistemas anti poluição, têm mais é de estar a funcionar, mas num país que tantos carros andam com pneus carecas, a prioridade ia ser os FAP, lol, claro.

                                                            Os navios cruzeiro são tão úteis como a malta adorar ir de carro em vez de autocarro ou andar 2KM de carro em vez de ir a pé...

                                                            se é para apontar o dedo não saimos daqui mais.

                                                            O ideal é cada um fazer a sua parte, seja mais seja menos, e deixar os moralismos de lado.

                                                            Ora, a questão dos carros é má porque a poluição deles bate especialmente nos pulmões.....um navio no meio do oceano ou um avião a 30 mil pés não impactam da mesma forma , impactam de outra, ok, mas também eles têm de respeitar normas, sim, países de 1º mundo os aviões andam impec. Já muitos carros...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X