Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra de 208 GTi. Ajuda por favor.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] Compra de 208 GTi. Ajuda por favor.

    Bom dia,
    Não sei se este sub-fórum é o local apropriado, mas preciso mesmo de uma ajuda!

    Estou prestes a concluir um negócio para a aquisição de um Peugeot 208 GTi.
    O carro é de 2013 e do que os meus conhecimentos permitem apurar, está bastante bem estimado e cuidado.
    Pelo menos o aspecto exterior e interior está muito bom! Sem praticamente qualquer sinal de desgaste.
    Já fiz as DD que me lembrei. Pedi a certidão de registo automóvel e comprovei que realmente o carro é nacional e apenas teve um único proprietário e pedi a certidão das IPO e aparentemente os Kms batem certo com o histórico das inspeções.
    No entanto, sendo um carro de características mais desportivas, fico um pouco mais receoso a nível da mecânica e de eventuais abusos que a mesma possa ter sofrido,
    O motor é o 1.6 THP 200.
    É um motor fiável e resistente? Há problemas conhecidos nesta mecânica?
    A nível do carro, quando o for ver novamente e conduzir antes de fechar o negócio, que cuidados devo ter e que observações devo fazer?
    No geral o 208 GTI é um bom carro? Eu gostei muito da estética do carro, do interior e do equipamento que o carro tem. Apesar de ser segmento B, é espaçoso QB por dentro e parece ter bastante conforto e equipamentos de segurança.
    Qualquer dica que me possam dar, eu agradeço imenso!

    Obrigado desde já.
    Cumprimentos.

    #2
    É um excelente carro.

    Em relação ao motor, anda bem e bebe pouco, a fiabilidade é mista, sendo que essa já é uma das iterações mais fiáveis desse motor.

    Não compraria sem comprovativo de manutenções, religiosamente realizadas. Evitava, se possível, unidades com muitos kms.

    Tentar saber se consome (muito) óleo, deixar o carro alguns minutos a trabalhar antes de arrancar, e no momento de arrancar procurar pelo retrovisor sinais de fumo: se sim, é muito provável que os retentores das válvulas necessitam de substituição (problema comum e dispendioso).

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
      É um excelente carro.

      Em relação ao motor, anda bem e bebe pouco, a fiabilidade é mista, sendo que essa já é uma das iterações mais fiáveis desse motor.

      Não compraria sem comprovativo de manutenções, religiosamente realizadas. Evitava, se possível, unidades com muitos kms.

      Tentar saber se consome (muito) óleo, deixar o carro alguns minutos a trabalhar antes de arrancar, e no momento de arrancar procurar pelo retrovisor sinais de fumo: se sim, é muito provável que os retentores das válvulas necessitam de substituição (problema comum e dispendioso).
      Obrigado pela resposta rápida!
      O carro tem 80.000 kms. Pela histórico das IPO parecem-me reais.
      A nível de manutenção, tem histórico no livro de revisões até aos 70.000.
      O carro a nível de pintura e exterior vê-se que foi carro de garagem. E por dentro está em muito bom estado.
      Só a mecânica me deixa mais nervoso pela possibilidade de necessitar de reparações dispendiosas.
      Sei que atualmente o mercado automóvel, como tudo na vida, está vítima da grande inflação e desvalorização do capital, mas negociei o carro por 12 mil.
      Não sou grande conhecedor do mercado, mas para o carro que é, parece-me um bom valor.
      O meu receio maior é gastar 12k no carro e depois aquilo se transformar em 15 ou 16 com reparações...

      Cumprimentos.

      Comentário


        #4
        Eh pá... essa família de motores THP tem má reputação. Se fores à internet, sobretudo a fóruns franceses, vêem-se bastantes queixas:

        https://www.fiches-auto.fr/essai-peu...-thp-_-208.php
        https://www.caradisiac.com/modele--p....6%20thp%20200

        Este testemunho diz:

        a ne pas acheter les yeux fermés, la fiabilité de la voiture dépend énormément de la qualité et de la régularité de l’entretient de la voiture.
        No entanto, aqui confirma o que o LuisPedro diz acima: a fiabilidade melhorou a partir de 2013:

        https://www.208gti.fr/archive/index.php/t-3704.html

        Comentário


          #5
          Boas, não recomendo a ninguém o N14/THP. O meu tinha bom histórico de manutenção e mesmo assim mamava óleo que se fartava e acabou por partir sem razão, depois do motor ser trocado e levar com uma revisão gigante em cima, continuava a comer óleo. Fiquei sempre com medo de partir o 2º motor também.

          Na minha opinião não valem as dores de cabeça. E sim, vais gastar muito dinheiro com ele.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JGibao Ver Post
            Boas, não recomendo a ninguém o N14/THP. O meu tinha bom histórico de manutenção e mesmo assim mamava óleo que se fartava e acabou por partir sem razão, depois do motor ser trocado e levar com uma revisão gigante em cima, continuava a comer óleo. Fiquei sempre com medo de partir o 2º motor também.

            Na minha opinião não valem as dores de cabeça. E sim, vais gastar muito dinheiro com ele.
            Esse testemunho assusta!
            O teu era a versão de 200cv? Qual era o carro e ano?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por gdourado07 Ver Post

              Esse testemunho assusta!
              O teu era a versão de 200cv? Qual era o carro e ano?
              Era um Mini Cooper S de 2009, revisões na BMW completas até aos 90 mil KM, partiu o motor aos 130 mil km com o cruise control ligado a 120kmh na autoestrada.
              O carros já saíam da fábrica a fazerem consumos de 0.5 a 1L de óleo por 1000KM. Eu adorava o comportamento do motor, da força em baixas e do som, mas simplesmente chega a uma altura em que te fartas dos problemas. E não cheguei a ter problemas com a bomba de alta pressão, mas sei que se fizesse mais 10 mil ou 15 mil KM ela ia morrer e lá iam mais 1000€ para uma reparação.

              Comentário


                #8
                o meu sobrinho adquiriu há nem 2 semanas um DS3 com esse motor, mas na versão mais baixa de 156cv, importado com quase 12 anos há poucos meses. sendo um citroenista assumido com conhecimentos da marca, de internet e de conviver com diferentes motores, não sei o que foi ele fazer ao adquirir este carro.

                eu informei-o dos problemas dos motores, mas ele disse que sabia de qualquer coisa e o pai dele diz que aquilo é um espetáculo e que o problema que ele dá é uma peça que se resolve com 65 euros.

                o teu sendo de 200cv não me metia nisso também! quantos CRZ, por exemplo, já estarão nas sucatas a esta hora porque simplesmente os donos e segundos donos desistiram deles quando o motor partiu (novamente nalguns casos).

                Comentário


                  #9
                  Esqueçam esses carros e esses motores... Por esse valor arranja-se um Punto Abarth SS, Clio 3 RS ou Civic FN2 e dá para dormir descansado à noite.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JGibao Ver Post
                    Boas, não recomendo a ninguém o N14/THP. O meu tinha bom histórico de manutenção e mesmo assim mamava óleo que se fartava e acabou por partir sem razão, depois do motor ser trocado e levar com uma revisão gigante em cima, continuava a comer óleo. Fiquei sempre com medo de partir o 2º motor também.

                    Na minha opinião não valem as dores de cabeça. E sim, vais gastar muito dinheiro com ele.
                    O n14 deve ser o pior da família.

                    O thp do 208 gti é bem mais recente, já tem várias atualizações em cima, é um motor muito mais fiável. Não está ao nível de um fiesta ST, mas também está muito longe dos primeiros thp.

                    Ainda há alguns relatos com a bomba de alta pressão nestes thp200, aquando do test drive tentar perceber se há hesitações em aceleração.
                    O ideal seria mesmo o 208 gti segunda fase, de 2015 para cima, possivelmente o mais fiável de todos eles (thp208).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rottenearnhardt Ver Post
                      Esqueçam esses carros e esses motores... Por esse valor arranja-se um Punto Abarth SS, Clio 3 RS ou Civic FN2 e dá para dormir descansado à noite.
                      O 208 é um carro muito mais civilizado e de utilização mais agradável que esses carros.

                      O punto é muito pobrezinho em relação ao 208, o clio não tanto mas também, e o civic só compraria como carro para track day... andar no dia a dia com um k20 a berrar, nem pensar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                        o meu sobrinho adquiriu há nem 2 semanas um DS3 com esse motor, mas na versão mais baixa de 156cv, importado com quase 12 anos há poucos meses. sendo um citroenista assumido com conhecimentos da marca, de internet e de conviver com diferentes motores, não sei o que foi ele fazer ao adquirir este carro.

                        eu informei-o dos problemas dos motores, mas ele disse que sabia de qualquer coisa e o pai dele diz que aquilo é um espetáculo e que o problema que ele dá é uma peça que se resolve com 65 euros.

                        o teu sendo de 200cv não me metia nisso também! quantos CRZ, por exemplo, já estarão nas sucatas a esta hora porque simplesmente os donos e segundos donos desistiram deles quando o motor partiu (novamente nalguns casos).
                        Os ds3 só têm thp fiável de 2016 para cima, o thp210... O resto é esquecer.

                        Comentário


                          #13


                          como há este relato, há centenas parecidos. Acho que nem o THP208 comprava

                          Comentário


                            #14
                            Claro que há malta que diz que teve poucos problemas, mas foi quando o carro era relativamente novo. O dono do meu também não teve problemas grandes até que o vendeu com 90 mil KM.
                            Isto são carros para andar a puxar, não há milagres.

                            Comentário


                              #15
                              Muito obrigado a todos pelas respostas e partilhas!
                              Este tópico está a ser uma grande ajuda.

                              Em princípio, vou saltar fora do negócio.
                              Apesar de ter gostado muito do carro e de ele estar muito bem estimado há desenvolvimentos que me fazem ficar muito de pé atrás…

                              A parte emocional, por o carro ser muito giro e estar em muito boa condição, faz-me querer avançar.

                              Mas visto as questões todas que foram levantadas aqui neste tópico em relação à mecânica e juntando ao facto de ter ficado hoje a saber que afinal o carro é importado e não nacional, faz-me racionalmente querer saltar fora.

                              O carro efetivamente só teve um proprietário, mas foi registado em PT apenas em 2016.
                              De 2013 a 2016 o carro era de matrícula francesa e o seu histórico desconhecido.
                              Para mim isso é uma grande red flag no negócio!

                              Mais uma vez agradeço a todos!
                              Se saltar mesmo fora, vou continuar a procurar um carro de características semelhantes e dentro dos mesmos valores que seja uma melhor opção a nível de fiabilidade mecânica.


                              Sent from my iPhone using Tapatalk Pro

                              Comentário


                                #16
                                o meu sobrinho, o tal do DS3 importado, fez muitos kms num 208 GTI branco de 2012 ou 2013 pela europa fora, lembrei-me agora. ele costumava andar com um piloto português que chegou a fazer algumas provas no WRC e... tinha medo de andar de avião! então o meu sobrinho ia com ele, o tipo fazia as provas e andava com o GTI do tipo enquanto ele andava a treinar e a fazer as provas. sei que em pouco tempo aquilo tinha mais de 200 mil. deve ter sido despachado por uma bagatela. quanto a problemas não faço a mínima, mas deve ter dado alguns, de certeza!

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X