Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vale a pena outro carro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vale a pena outro carro?

    Comprei em finais de 2012 o meu primeiro carro, sendo o Clio III fase II de 2006, 1.2 a gasolina, até hoje continuo com ele, nunca me deixou ficar mal, embora admito que em revisões já larguei bastante dinheiro, só nos últimos 2 anos foram mais de 2k. Tem atualmente 234000km, o meu problema com o carro é mesmo o custo de combustível, faço maioritariamente autoestrada, de acordo com o computador de bordo gasta 6.1L/100km, todos os meses atesto 2 vezes e isso é puxado são em média 160€, ando a fazer aproximadamente 1000km mensais. Tenho que voltar a mudar a correia de distribuição e acessórios aos 240000 já não falta muito e vai ser mais um tiro.
    Os mecânicos dizem-me: é um carro velho, sabe como é... e eu penso: ******* vocês ajeitam carros clássicos e o meu é que é velho?

    O meu propósito é mesmo baixar custos, já que não me sobem o salário, tenho que cortar nos gastos, o carro continua bem preservado, daria o mesmo à troca e algum guito. Tenho em vista o Dacia Sandero a GPL, já sei que iria pagar mais IUC, quanto ao seguro não faço a mínima se interfere.


    Faço maioria do tempo autoestrada, gosto de um carro sereno, tenho condução defensiva, de extras apenas procuro que tenha vidros elétricos, porta usb, bluetooth e AC.

    As opções que tenho em cima da mesa: manter, comprar um novo, usado ou simplesmente converter o atual a GPL?

    Edit: algo que esqueci de mencionar, em novembro o carro fez a manutenção que inclui troca de filtros e óleo. Em março foi preciso adicionar óleo, em abril voltou q ser necessário adicionar óleo.

    O depósito leva 50L e eu espero até que apite e atesto sempre.

    Vou colocar as datas e valores dos últimos depósitos que fiz, tenho desconto na cepsa

    10 maio 60€ não pude atestar estava com pressa
    23 abril 85.62€
    9 abril 86.49€
    25 março 74.89€ (aplicado desconto acumulado)​

    Roda 15, pressão 2.2 frente e 2.0 atrás

    Velocidade média que circulo 90 km/h para poupar combustível - além de autoestrada, como é óbvio apanho filas na mesma ou no acesso/saída da mesma

    Óleo sempre que sou eu a meter é Elf 5w30, mas nos mecânicos variam pelas marcas deles, neste último mete Galp, mas metem as mesmas normas.​
    Editado pela última vez por neapo; 13 May 2024, 10:15.

    #2
    Tu é que sabes, mas se o carro actual não dá sinais de vir a precisar de reparações muito caras que impliquem gastar milhares de Euros, mantinha-o.

    Ok, um carro mais moderno e mais recente é sempre bom, até pela questão da maior segurança, mas do ponto de vista puramente financeiro é sempre pior.

    Mas um carro não é só isso e se tens possibilidade de actualizar, por que não? Já agora, esse Sandero é de que ano? Isso também é muito importante, porque os Dacia têm dado grandes saltos em termos qualitativos nas gerações mais recentes.

    Comentário


      #3
      Sim era interessante saber de que ano é o Sandero, conheço bem os II e III além do Clio III que tens.

      Assim, eu mantinha o Clio e convertia a GPL, ok , ficas com um carro " velho " ? talvez mas se tem sido bem mantido e se o teu objectivo é poupar, então um carro mais recente vai ser uma despesa gigante porque....é caro né.

      A poupança para GPL em numeros redondos ( porque depende de diversos factores ) e pelos KM que fazes deve rondar os 500 a 700 euros / ano ou seja em cerca de 2 anos tinhas o kit pago, portanto do ponto de vista financeiro e pelo que percebi não estás o mais à vontade possível, talvez seja a melhor aposta.

      Agora, podes sempre querer um carro mais moderno, que não vai tão cedo precisar de material de desgaste que acontece muito entre os 200 e 300 mil que é onde está o teu actualmente.

      Depois tb depende por quanto consegues vender o teu, atenção que isso em retoma vai levar uma bela talhada.

      Mas eu não tenho estofo pa vender a particulares.

      Comentário


        #4
        Respondendo a ambos: Dacia não vi o carro por ano, mas apenas que seja funcional e preços. Um que me chamou atenção foi este: https://www.standvirtual.com/carros/...-ID8PFdtV.html precisamente pelo facto de ter 6 mudanças em vez das típicas 5. Algo que sinto falta no meu Clio quando chega aos 100/110 nota-se que quer a 6ª e não há.

        1000€ em revisão é algo que considero excessivo se tiver que pagar isto todos os anos.

        Comentário


          #5
          Se precisas de reduzir gastos achas que faz sentido gastar algumas poupanças que possas ter?

          6.6L/100KM não é assim tanto, claro que um motor mais recente consegue, em regra, fazer menos 1L ou 1.5L/100KM em AE, mas isso em 1000KM mensais são uns 10 a 15L, ou seja, estamos a falar de 20 e poucos euros de poupança por mês. Se contares com um IUC na casa dos 100 e poucos euros e um seguro mais caro, essa poupança fica quase diluída.

          Claro está que isto pode mudar tudo se o teu Clio precisar de algumas manutenções caras nos próximos tempos.

          Comentário


            #6
            Se estás a pensar num carro de 2022 para substituir um de 2006, eu não pensava duas vezes. Provavelmente até podes dar o Clio como retoma ao stand e nem te preocupas mais em gastar dinheiro com ele.

            No entanto, esse exemplar apresenta uma quilometragem anual de 80.000, o que é extremamente elevado, pelo que pode muito bem ter sido utilizado como TVDE. Seria de verificar elementos típicos de desgaste como embraiagem, etc., que não são cobertos pela garantia.

            Ou então ir para algo com menos km, pois num instante estarás novamente a aproximar-te dos 200.000.
            Editado pela última vez por LinoMarques; 10 May 2024, 13:46.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
              Se precisas de reduzir gastos achas que faz sentido gastar algumas poupanças que possas ter?

              6.6L/100KM não é assim tanto, claro que um motor mais recente consegue, em regra, fazer menos 1L ou 1.5L/100KM em AE, mas isso em 1000KM mensais são uns 10 a 15L, ou seja, estamos a falar de 20 e poucos euros de poupança por mês. Se contares com um IUC na casa dos 100 e poucos euros e um seguro mais caro, essa poupança fica quase diluída.

              Claro está que isto pode mudar tudo se o teu Clio precisar de algumas manutenções caras nos próximos tempos.
              Neste momento apenas quero opiniões para perceber se me deixo estar ou se faço alguma mudança que valha a pena. Se me perguntarem se gosto do carro, digo que sim, não é dos mais bonitos mas é funcional. Há uma intervenção a fazer nos próximos tempos que será a correia da distribuição que é sempre dispendiosa e agora o motor a baixa velocidade, ouve-se um som como se fosse um roleto suponho que seja a correia de alternador. Por fim precisa de uns retoques na pintura, nada de mais.

              Apenas pretendo uma decisão racional e que faça sentido.​

              Comentário


                #8
                É como digo: sobretudo pela grande evolução registada na segurança activa e passiva, eu, tendo essa possibilidade, trocava já pelo carro mais recente. Acho que faz perfeito sentido, pois estamos a falar de uma década e meia de diferença, e não apenas de "meia dúzia" de anos. A evolução é enorme.

                Comentário


                  #9
                  Ora eu comprei o atual por 6k, supondo que dava até 6k ou pouco mais que comprarias? E os custos envolvidos de futuro?

                  Comentário


                    #10
                    O link que puseste acima dá para um carro de 12.000 €. Se afinal só podes gastar 6000 €, obviamente o caso muda um bocado de figura.

                    Comentário


                      #11
                      Era dar o meu à troca com mais algum guito à mistura.

                      Comentário


                        #12
                        Um stand quase não te vai dar nada pelo teu, isso é certo. Podes tentar sacar mais uns 2000 € a particular, esses carros até nem se vendem mal. Mas primeiro vês o que o stand te oferece, para teres um ponto de partida.

                        Comentário


                          #13
                          Mais algumas achegas:

                          - O Sandero III já é um carrinho digno desse nome, já se nota bem menos que é low cost face ao Sandero II, claro que coisas como isolamento térmico e acustico ( não pelo som do motor mas pelo aerodinâmico acima dos 130 ) vão continuar sempre a notar-se, como é normal.
                          - Para o teu perfil de utilização e exigência diria que é um carro que encaixa bem no que queres
                          - Se for para usado, de facto, acho que o que faz sentido é algo semi novo ou com 2/3 anos ou vá, 4 . Caso contrário começas a entrar em incógnitas sobre o real estado do mesmo.

                          - novamente: se achas que vais ficar apertado financeiramente, mais vale manteres o Clio, diria eu, até porque não tem muito por onde avariar mesmo já tendo uma boa dose de tecnologia e segurança.

                          - por fim, parece que andas descontente com o sítio onde fazes as revisões, falas em 1000 euros / ano? pode ser normal ou não dependendo do que leva.

                          Quando o meu acabar a garantia vou começar eu a mudar o filtro do ar e habitaculo e mando para as midas da vida pa mudar óleo e filtro que eles costumam ter bons preços nisso.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                            Respondendo a ambos: Dacia não vi o carro por ano, mas apenas que seja funcional e preços. Um que me chamou atenção foi este: https://www.standvirtual.com/carros/...-ID8PFdtV.html precisamente pelo facto de ter 6 mudanças em vez das típicas 5. Algo que sinto falta no meu Clio quando chega aos 100/110 nota-se que quer a 6ª e não há.

                            1000€ em revisão é algo que considero excessivo se tiver que pagar isto todos os anos.
                            Carro de novembro de 2022 com "apenas" 120 mil km? Esse andamento não é normal, eu tinha algum cuidado com esse exemplar. Quanto à troca por um Sandero III Stepway bifuel, só tenho a falar bem do carro, tenho um na garagem desde que saiu e zero problemas, só meter GPL e andar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                              Comprei em finais de 2012 o meu primeiro carro, sendo o Clio III fase II de 2006, 1.2 a gasolina, até hoje continuo com ele, nunca me deixou ficar mal, embora admito que em revisões já larguei bastante dinheiro, só nos últimos 2 anos foram mais de 2k. Tem atualmente 234000km, o meu problema com o carro é mesmo o custo de combustível, faço maioritariamente autoestrada, de acordo com o computador de bordo gasta 6.6L/100km, todos os meses atesto 2 vezes e isso é puxado são em média 160€, ando a fazer aproximadamente 1000km mensais. Tenho que voltar a mudar a correia de distribuição e acessórios aos 240000 já não falta muito e vai ser mais um tiro.
                              Os mecanicos dizem-me: é um carro velho, sabe como é... e eu penso: ******* vocês ajeitam carros clássicos e o meu é que é velho?

                              O meu propósito é mesmo baixar custos, já que não me sobem o salário, tenho que cortar nos gastos, o carro continua bem preservado, daria o mesmo à troca e algum guito. Tenho em vista o Dacia Sandero a GPL, já sei que iria pagar mais IUC, quanto ao seguro não faço a mínima se interfere.


                              Faço maioria do tempo autoestrada, gosto de um carro sereno, tenho condução defensiva, de extras apenas procuro que tenha vidros elétricos, porta usb, bluetooth e AC.

                              As opções que tenho em cima da mesa: manter, comprar um novo, usado ou simplesmente converter o atual a GPL?
                              Esse Clio é um modelo fiável e a sua manutenção na tua posse, em vez de comprares novo, talvez deva primordialmente considerar se esta última hipótese tem, quando e quanto, um ponto de retorno que te seja favorável em breve, já que é o aspecto económico que priorizas, a menos que haja algum problema expectável com o Renault...

                              Comentário


                                #16
                                o que me espanta aqui são os 1000€ em m´dia que gastas por ano em revisões. o meu a gasóleo tem quase 400 mil e praticamente 20 anos nas minhas mãos e não gasto metade disso por ano. há anos em que não leva nada, há outros em que gasto qualquer coisa nele em peças. por exemplo, no ano passado não gastei nada, fazia 80kms diários de média, este ano vou gastar em suspensão e faço 25kms diários. depende muito do que tenhas mudado também, mas uma correia para esse carro não é cara se for feita em alguém que não te leve couro e cabelo. se for para manter, pede dois ou três orçamentos, não te enfies no primeiro. qualquer mecânico digno desse nome sabe mudar isso em 3 tempos.

                                quanto ao teu, se está com quase 235 mil kms e com 18 anos, vai ser difícil de despachar pelos valores que pensas que despachas, mesmo que a um particular. apesar de ser um carro relativamente atual, tem já muitos kms e começa a assustar. mesmo se um stand ficar com ele, vai ver-se grego para o despachar. se fosse a gasóleo, seria mais fácil.

                                agora ou investes mais um pouco nele e andas mais 2 ou 3 anos ou então parte para um carro relativamente aí com 4 anitos e vais pagando. acho que meter gpl num carro a caminho de 250 mil não é a solução mais ideal. vais gastar uns 1250€ ou mais e vais poupar 2 ou 3 notas de 10 num mês. isto se não der entretanto nenhuma avaria passados 2 anos ou coisa parecida. é muito fixe quando anda bem, mas quando tens que mudar velas, injetores e coisas do género, vais gastar tanto ou mais que num a gasolina ou gasóleo.

                                acho que a solução mais viável seria procurares algo a gasóleo ou gpl com poucos anos e até uns 100 ou 120 mil kms. a poupança em combustível vai ser muito pouca, mas tens um carro mais novo um pedaço e que podes aguentar até aos 200, 220 mil e depois despachar. claro que ficas é a pagar uma prestação todos os meses e tens que ter consciência disso, mas já não gastas em manutenção, pelo menos durante uns bons tempos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não trocava 6,6L parece-me um consumo bastante aceitável para um carro a gasolina em AE, agora se a ideia é trocar para ter um mais recente para ter um carro mais moderno tudo bem agora não acho que se vá poupar grande coisa por ai

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se a questão é maioritariamente económica, eu também ficava com esse, mas começava a analisar melhor esse gasto em manutenção (vulgo equacionar outro mecânico).

                                    Pensa no dinheiro que vais investir num outro carro, e o que é que (e em quanto tempo) vais amortizar com esse investimento.

                                    Por outro lado, há a questão emocional / prática. Dou o meu exemplo: eu faço uns 30/35K / ano num Micra 1.2 80 Cv (tem próximo dos 180K), uma boa parte em AE, e em algumas delas é para mim penoso andar com um carro destes. Preciso de trocar de carro? Não, mas estou mortinho para trocar por algo turbinado que não me obrigue a ir a 100Km/h ou ter que trocar para 4ª em algumas subidas...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu gostava de perceber como é que um carro com médias de 6.6 em 1000km, gasta 160 euros de combustível.
                                      Metes gasolina a €2,40?
                                      Se calhar fazes é mais kms, ou o carro gasta quase 10 litros aos 100 kms.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                                        Comprei em finais de 2012 o meu primeiro carro, sendo o Clio III fase II de 2006, 1.2 a gasolina, até hoje continuo com ele, nunca me deixou ficar mal, embora admito que em revisões já larguei bastante dinheiro, só nos últimos 2 anos foram mais de 2k. Tem atualmente 234000km, o meu problema com o carro é mesmo o custo de combustível, faço maioritariamente autoestrada, de acordo com o computador de bordo gasta 6.6L/100km, todos os meses atesto 2 vezes e isso é puxado são em média 160€, ando a fazer aproximadamente 1000km mensais. Tenho que voltar a mudar a correia de distribuição e acessórios aos 240000 já não falta muito e vai ser mais um tiro.
                                        Os mecanicos dizem-me: é um carro velho, sabe como é... e eu penso: ******* vocês ajeitam carros clássicos e o meu é que é velho?

                                        O meu propósito é mesmo baixar custos, já que não me sobem o salário, tenho que cortar nos gastos, o carro continua bem preservado, daria o mesmo à troca e algum guito. Tenho em vista o Dacia Sandero a GPL, já sei que iria pagar mais IUC, quanto ao seguro não faço a mínima se interfere.


                                        Faço maioria do tempo autoestrada, gosto de um carro sereno, tenho condução defensiva, de extras apenas procuro que tenha vidros elétricos, porta usb, bluetooth e AC.

                                        As opções que tenho em cima da mesa: manter, comprar um novo, usado ou simplesmente converter o atual a GPL?
                                        6,6 nem é um consumo muito elevado. Se levantares um piuco o pé ainda consegues chegar aos 6.
                                        1.000 Km por mês/12.000 por ano até nem é nada de astronómico.

                                        Assim, acho que o teu problema é efetivamente até que ponto pretendes continuar a investir em manutenção. €1.000 de manutenção anual é relevante, mas se o carro ao longo do ano não te dá problemas e se gostas do carro e ainda te sentes bem nem, acho que vale a pena investires e ... quiçá daqui por uns tempos consegues comprar então um Sandero, não usado, mas novo.

                                        É que trocar usado por usado é sempre uma lotaria ...
                                        Editado pela última vez por Omega; 10 May 2024, 23:01.

                                        Comentário


                                          #21
                                          agora que fizeste as contas eu lembrei-me... 160 a 180€ gastava eu a fazer os tais cerca de 80 a 90kms diários, embora fosse a gasóleo.
                                          e fazia pelo menos uns 1600 ou 1700 kms mensais.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Com os talões combustível pingo doce desci dos 115 euros por mes em gasolina para 70.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Omega Ver Post

                                              6,6 nem é um consumo muito elevado. Se levantares um piuco o pé ainda consegues chegar aos 6.
                                              1.000 Km por mês/12.000 por ano até nem é nada de astronómico.

                                              Assim, acho que o teu problema é efetivamente até que ponto pretendes continuar a investir em manutenção. €1.000 de manutenção anual é relevante, mas se o carro ao longo do ano não te dá problemas e se gostas do carro e ainda te sentes bem nem, acho que vale a pena investires e ... quiçá daqui por uns tempos consegues comprar então um Sandero, não usado, mas novo.

                                              É que trocar usado por usado é sempre uma lotaria ...
                                              Na autoestrada ando a 90km/h em média precisamente para baixar o consumo.

                                              Se fosse a comprar novo ou até um daqueles veículos de demonstração, que forma de pagamento vale a pena e por quantos anos?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu trocava era de mecânico. 1000€/ano em revisões num Clio que nunca deu problemas, faria se desse...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  como em todos os créditos, o mais rapidamente possível. o problema é quanto é que podes dar por mês e ainda ficares com alguma folga, mesmo que pequena. eu apostaria em algo até 4 anos e não acabado de sair do stand. a talhada é menor, é verdade que já tem alguns kms, mas consegue-se baixar mais o preço e a prestação poderá ser mais baixa e menos longa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por neapo Ver Post

                                                    Na autoestrada ando a 90km/h em média precisamente para baixar o consumo.

                                                    Se fosse a comprar novo ou até um daqueles veículos de demonstração, que forma de pagamento vale a pena e por quantos anos?
                                                    Clio III 1.2 16v D4F a 90 km/h não chega aos 6l, tive um e mesmo com AC ligado, a 90 com pouca cidade fazia entre 5.2 e os 5.8.

                                                    É um erro estares a trocar o carro depois de tanto investimento. Um carro novo o que te vai acrescentar é paneleirices de equipamento. Vale a pena o custo extra de IUC e seguro para poupar 1l aos 100?

                                                    O que o carro mudou para gastares 2k em manutenção? Eu trabalho numa oficina (até é a que o EscapeLivre disse :D ) e nem a mudar distribuição, embraiagem, revisão e amortecedores chegamos a esses valores para um Clio III 1.2. E o material é de qualidade... Vais à marca?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      1000€ gasta o meu pai na revisão de um Cayenne com 16 anos... na Porsche.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        algo que esqueci de mencionar, em novembro o carro fez a manutenção que inclui troca de filtros e óleo. Em março foi preciso adicionar óleo, em abril voltou q ser necessário adicionar óleo.

                                                        Antigamente o mecânico era na Bosch car service, fazem bom trabalho mas é caro, já passei pela Vulco, também trabalhavam bem, agora estou com um mecânico local, não sei se é bom ou não. Mas tanto o mecânico atual como a Bosh Car Service já me disseram que o carro é velho... E lá na oficina não faltam carros velhos e alguns clássicos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                                                          algo que esqueci de mencionar, em novembro o carro fez a manutenção que inclui troca de filtros e óleo. Em março foi preciso adicionar óleo, em abril voltou q ser necessário adicionar óleo.

                                                          Antigamente o mecânico era na Bosch car service, fazem bom trabalho mas é caro, já passei pela Vulco, também trabalhavam bem, agora estou com um mecânico local, não sei se é bom ou não. Mas tanto o mecânico atual como a Bosh Car Service já me disseram que o carro é velho... E lá na oficina não faltam carros velhos e alguns clássicos.
                                                          Salvo melhor opinião, está mesmo na altura de trocar. A menos que isto seja pacifico para ti.

                                                          Mas ainda não explicaste como é que gastas em média €1.000/ano em oficina. Ou isso foi só uma vez?

                                                          Além de que se gastas 6,6 a 90Km/h na AE, algo está errado, ou no carro ou na tua condução. Isso a essa velocidade parece-me que devia andar pelo 5l de média...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tu andas a fazer bem as contas ao que gastas em combustível?

                                                            É que abastecer, por completo, um Clio III são no mínimo uns 45-50 litros.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X