Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vale a pena outro carro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Brunofig Ver Post

    Clio III 1.2 16v D4F a 90 km/h não chega aos 6l, tive um e mesmo com AC ligado, a 90 com pouca cidade fazia entre 5.2 e os 5.8.

    É um erro estares a trocar o carro depois de tanto investimento. Um carro novo o que te vai acrescentar é paneleirices de equipamento. Vale a pena o custo extra de IUC e seguro para poupar 1l aos 100?

    O que o carro mudou para gastares 2k em manutenção? Eu trabalho numa oficina (até é a que o EscapeLivre disse :D ) e nem a mudar distribuição, embraiagem, revisão e amortecedores chegamos a esses valores para um Clio III 1.2. E o material é de qualidade... Vais à marca?
    ele gastou 1000€ por ano, não 2000€. mas mesmo assim é muito, principalmente num carro básico...

    se está a começar a beber óleo, está mesmo na altura de o despachares, pois a seguir terás gastos enormes com o motor e parece-me que não deve faltar muito, pela amostra!

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Omega Ver Post

      Salvo melhor opinião, está mesmo na altura de trocar. A menos que isto seja pacifico para ti.

      Mas ainda não explicaste como é que gastas em média €1.000/ano em oficina. Ou isso foi só uma vez?

      Além de que se gastas 6,6 a 90Km/h na AE, algo está errado, ou no carro ou na tua condução. Isso a essa velocidade parece-me que devia andar pelo 5l de média...
      No penúltimo ano foram 1k, no ano passado foi ainda mais.
      Desde que tenho o carro, no consumo médio nunca tive menos de 6.2L, a média atual está nos 6.6 que foi o que tive grande parte do tempo.
      Não acho normal trocar de óleo tantas vezes

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
        Tu andas a fazer bem as contas ao que gastas em combustível?

        É que abastecer, por completo, um Clio III são no mínimo uns 45-50 litros.
        O depósito leva 50L e eu espero até que apite e atesto sempre.

        Vou colocar as datas e valores dos últimos depósitos que fiz, tenho desconto na cepsa

        10 maio 60€ não pude atestar estava com pressa
        23 abril 85.62€
        9 abril 86.49€
        25 março 74.89€ (aplicado desconto acumulado)

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por neapo Ver Post

          No penúltimo ano foram 1k, no ano passado foi ainda mais.
          Desde que tenho o carro, no consumo médio nunca tive menos de 6.2L, a média atual está nos 6.6 que foi o que tive grande parte do tempo.
          Não acho normal trocar de óleo tantas vezes
          Ou andas nos mecânicos errados ou o carro está em muito mau estado...

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por neapo Ver Post

            O depósito leva 50L e eu espero até que apite e atesto sempre.

            Vou colocar as datas e valores dos últimos depósitos que fiz, tenho desconto na cepsa

            10 maio 60€ não pude atestar estava com pressa
            23 abril 85.62€
            9 abril 86.49€
            25 março 74.89€ (aplicado desconto acumulado)
            Oficialmente, leva 55, com uma reserva de cerca de 7 litros. O cá de casa leva mais, quase 60.

            Esse carro até aos 100 km/h não deveria gastar mais do que 6, quanto muito, 6 e meio.

            Que óleo usas? Esse carro adora o 5W30 e é o mais recomendado para ele.

            Que pneus tens e que pressões usas? Se tens jantes de 16", sempre gasta mais um bocadinho.

            De resto, aconselho-te a colocar boas velas e filtro de ar. Recomendo também ver o estado da bomba de combustível, pode estar entupida.

            Tudo isto pode ajudar a baixar os consumos.

            Comentário


              #36
              Por aqui tenho um caso semelhante, Megane de 2005 a gasolina, que faz uns 12-15 mil kms ano.

              19 anos já é muito tempo, e pessoalmente noto uma grande evolução nos utilitários como o Clio ou o Captur, tanto em consumos como em conforto. Um destes carros com o motor turbinado base é mais agradável de conduzir que um atmosférico 16v.

              De facto consegues bons consumos nesse Clio, mas ao trocar por um carro mais recente deverás conseguir valores mais baixos sem teres de andar a 90.

              No meu caso, para ter consumos decentes em AE preciso de andar religiosamente a 110km/h ou abaixo, e sem grandes variações de velocidade.

              Na ultima semana andei com um Captur a gasolina, muita AE a 140/150, mais ICs a ritmos um pouco mais baixos, e está a gastar menos que o Megane faria sem abusar dele.

              Claro que se te sentes confortável com o carro podes sempre mantê-lo até dar um problema mais dispensioso que não esteja relacionado com manutenção regular. É o que estou a fazer com o Megane, apesar da teoria toda que coloquei acima :D

              Comentário


                #37
                Esse consumo elevado de óleo deveria ser um "red flag".

                Havendo condições para isso, continuaria a apostar num carro mais recente/moderno.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

                  Oficialmente, leva 55, com uma reserva de cerca de 7 litros. O cá de casa leva mais, quase 60.

                  Esse carro até aos 100 km/h não deveria gastar mais do que 6, quanto muito, 6 e meio.

                  Que óleo usas? Esse carro adora o 5W30 e é o mais recomendado para ele.

                  Que pneus tens e que pressões usas? Se tens jantes de 16", sempre gasta mais um bocadinho.

                  De resto, aconselho-te a colocar boas velas e filtro de ar. Recomendo também ver o estado da bomba de combustível, pode estar entupida.

                  Tudo isto pode ajudar a baixar os consumos.
                  Roda 15, pressão 2.2 frente e 2.0 atrás

                  Óleo sempre que sou eu a meter é Elf 5w30, mas nos mecânicos variam pelas marcas deles, neste último mete Galp, mas metem as mesmas normas.

                  Referes-te mesmo à bomba de combustível ou filtro de combustível? Ele não tem filtro de combustível, já me foi dito pelos mecânicos que passou estes anos todos.

                  Hoje andei no carro, o óleo está bem e o consumo tinha sofrido reset desde abril, está nos 6.1L/100km
                  Editado pela última vez por neapo; 12 May 2024, 19:35.

                  Comentário


                    #39
                    O meu dCi fez hoje uma média de 5,9.

                    CB indicava 4,6...

                    Comentário


                      #40
                      Fiz uma compilação no primeiro post para poderem reavaliar a situação com base no feedback que me pediram. Gostaria de saber então que me recomendam:

                      Manter
                      Comprar usado
                      Comprar novo
                      Converter a GPL
                      Editado pela última vez por neapo; 14 May 2024, 08:25.

                      Comentário


                        #41
                        Eu compraria usado o mais recente e menos rodado possível, sem entrar em loucuras financeiras. E ponderava Diesel também.

                        Comentário


                          #42
                          O que é o menos rodado possível, mas aceitável em termos de km?

                          Comentário


                            #43
                            Depende um bocado de cada um, mas eu tentaria algo o mais abaixo possível dos 100.000 km.

                            Comentário


                              #44
                              Mas o carro perde óleo? tem fugas visiveis? se for algo de fácil tratamento OK, agora se for tipo segmentos ou etc, mais vale dar como retoma sem vender a particulares que depois batem à porta por causa desse problema.

                              Depende se tens GPL na tua zona e qual o preço mas continuo a achar que se for para trocar, que seja por algo mt recente.

                              Ou entao, algo com alguns anos a gasolina, pouco rodado, e depois com calma logo vês se compensa passar pa GPL.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Mas o carro perde óleo? tem fugas visiveis? se for algo de fácil tratamento OK, agora se for tipo segmentos ou etc, mais vale dar como retoma sem vender a particulares que depois batem à porta por causa desse problema.

                                Depende se tens GPL na tua zona e qual o preço mas continuo a achar que se for para trocar, que seja por algo mt recente.

                                Ou entao, algo com alguns anos a gasolina, pouco rodado, e depois com calma logo vês se compensa passar pa GPL.
                                Não há marcas no piso de que haja óleo ou pingas do mesmo. Estou numa de ver nos próximos tempos se volta a desaparecer, para já está no nível.
                                Eu fiquei a saber que ele queria óleo pois o menu apitou e fui ver o nível de óleo com o carro a frio no dia seguinte e estava abaixo do mínimo, por mais que andasse a meter a vareta e a validar. Meti 2L. Passado um mês, o carro teve que ir ao mecânico para algo diferente, ele por acaso viu o nível e estava também abaixo, ele voltou a meter óleo, fez reset ao contador para ver como se comporta.

                                Sim na minha zona há imensos postos com GPL.
                                Que é pouco rodado para ti?
                                Editado pela última vez por neapo; 14 May 2024, 08:25.

                                Comentário


                                  #46
                                  Passei aqui só para te dar um conselho de quem já converteu diversos carros a GPL:

                                  Não convertas esse carro a GPL!

                                  Vai descarbonizar o motor e aí é que vais ver o que é gastar óleo.
                                  ​​​​​​
                                  Converte apenas motores em bom estado e, de preferência, com o menor numero de Kms possível.

                                  De resto, se fosse eu, com o teu orçamento, talvez ficasse de olho numa perspectiva do que possa aparecer a medio prazo.

                                  Ou seja, por vezes até aparecem coisas interessantes mas que se vendem no próprio dia. Eu começava a rondar os sites habituais com alguma regularidade e com um orçamento já definido, talvez alguns modelos já perspectivados.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                    Passei aqui só para te dar um conselho de quem já converteu diversos carros a GPL:

                                    Não convertas esse carro a GPL!

                                    Vai descarbonizar o motor e aí é que vais ver o que é gastar óleo.
                                    ​​​​​​
                                    Converte apenas motores em bom estado e, de preferência, com o menor numero de Kms possível.

                                    De resto, se fosse eu, com o teu orçamento, talvez ficasse de olho numa perspectiva do que possa aparecer a medio prazo.

                                    Ou seja, por vezes até aparecem coisas interessantes mas que se vendem no próprio dia. Eu começava a rondar os sites habituais com alguma regularidade e com um orçamento já definido, talvez alguns modelos já perspectivados.
                                    Mas novo ou usado? Que é para ti um limite de kms para comprar usado?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                      Passei aqui só para te dar um conselho de quem já converteu diversos carros a GPL:

                                      Não convertas esse carro a GPL!

                                      Vai descarbonizar o motor e aí é que vais ver o que é gastar óleo.
                                      ​​​​​​
                                      Converte apenas motores em bom estado e, de preferência, com o menor numero de Kms possível.

                                      De resto, se fosse eu, com o teu orçamento, talvez ficasse de olho numa perspectiva do que possa aparecer a medio prazo.

                                      Ou seja, por vezes até aparecem coisas interessantes mas que se vendem no próprio dia. Eu começava a rondar os sites habituais com alguma regularidade e com um orçamento já definido, talvez alguns modelos já perspectivados.
                                      Certo, mas eles antes de converter não fazem um teste de compressão já pa evitar isso? e se detectarem problemas , só se paga esse teste ( digamos ).

                                      Porque de resto sim ou o motor está comprovadamente em bom estado ou mais vale tar quieto.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por neapo Ver Post

                                        Não há marcas no piso de que haja óleo ou pingas do mesmo. Estou numa de ver nos próximos tempos se volta a desaparecer, para já está no nível.
                                        Eu fiquei a saber que ele queria óleo pois o menu apitou e fui ver o nível de óleo com o carro a frio no dia seguinte e estava abaixo do mínimo, por mais que andasse a meter a vareta e a validar. Meti 2L. Passado um mês, o carro teve que ir ao mecânico para algo diferente, ele por acaso viu o nível e estava também abaixo, ele votou a meter óleo, fez reset ao contador para ver como se comporta.

                                        Sim na minha zona há imensos postos com GPL.
                                        Que é pouco rodado para ti?
                                        Bem, pouco rodado diria até 50 mil Km ou 3 / 4 anos, carros com 100 mil tb n assustam mas o preço tem de ser consideravelmente mais baixo.

                                        Já agora um carro mal tratado pode parecer novo com 30 mil mas com 100 mil ja se vai notar qq coisa, enfim, teorias da conspiração que me lembrei agora

                                        Mas nao troques à pressa, faz contas 1º, considera que alem do IUC, a prdstação ( se for o caso ) tambem é mais um peso, e o mais importante é o que se gasta ao ano e nao ao mês e aí um carro semi novo é mt caro mas obviamente um investimento para se andar de forma mais sossegada sem pensar se hoje ou amanhã vai dar este ou aquele problema.


                                        Eu comprei novo em 2021 e na altura fazia uns 40 mil km/ ano, 1 ano mais tarde passei de 40 mil pa uns 10 mil se tanto ( quase só anda ao fim de semana ) , agora já o tenho e fica já para o futuro mas se fosse hoje na mesma situação compraria semi novo, o meu com 50 mil ainda parece novo, aliás é mt bem tratado e quem ficou com o meu outro Sandero de 90 mil Km e 3 anos tambem foi mt bem servido, tava impecavel.​

                                        Comentário


                                          #50
                                          Já que fazes bastantes km, eu procurava usado aí a partir de 2019 e com um máximo de cerca de 75.000 km.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por neapo Ver Post

                                            Mas novo ou usado? Que é para ti um limite de kms para comprar usado?
                                            Essa é daquelas questões que ninguém te vai poder ajudar. Tens de ser tu a fazer as tuas contas.

                                            Eu comprei n carros usados, numa era em que as mecânicas eram relativamente simples e as manutenções económicas.

                                            Quando começaram a aparecer complexidades tipo Faps, bi massas e afins, a manutenção de alguns usados começou a pesar porque faço muitos kms ano. Então os últimos 2 carros que comprei foram novos, o custo anual de manutenção e reparação de usados mais a incerteza associada... Tempo de paragem.. tudo pesou nesse sentido.

                                            Agora tenho total certeza que há inúmeros carros no mercado de usados que fariam a mesma vez e com bastante fiabilidade.

                                            Depois depende do que necessitas em termos de espaço (família ?) e coisas desse género.


                                            Podes definir um plafond para pagar um carro usado a pronto. Também podes definir uma entrada para um novo e uma mensalidade que estivesses disposto a dar para teres menos dores de cabeça (tudo tem um preço e valor ). Se comprares um que gaste menos podes fazer a conta a quanto desse valor em combustível ajuda numa mensalidade, por exemplo.

                                            Isto não é uma ciência exacta e pode haver n soluções diferentes

                                            Ah. Já agora, comecei a comprar carro novo também porque fui viver para uma zona nova onde não tinha uma oficina de referência ou de confiança.

                                            Comentário


                                              #52
                                              "inúmeros carros que fariam a mesma vez e com bastante fiabilidade" hoje em dia é uma falácia, com tantos motores a darem problemas!

                                              quanto ao número de kms aceitável que o autor do tópico está sempre a perguntar, depende de pessoa para pessoa. há alguns que compram com 200 e acham que aguenta, outros com 100 ou 120 já dizem que o motor poderá vir a dar despesas depressa. é ver os kms, o estado do carro e ver se não bateu, se é um motor problemático ou fiável, a relação custo-benefício...

                                              quanto aos kms, não acho nada muitos kms 1000kms por mes, são 250kms por semana. eu agora faço cerca de 150, para mim são pouquíssimos. 1000kms por mês daria 12 mil ao ano. eu fazia cerca de 20 mil durante 4 anos seguidos, 100 ou mais kms por dia. passei depois para uns 17/18 mil e agora vou fazer uns 10 mil neste ano. se ele fizesse 25 mil, ainda acreditava nisso, gastos enormes. ele até pode comprar um carro a gasolina bem recente, com 2 anitos, com turbo e de baixa cilindrada que vai gastar muito pouco no final do ano. claro que a gasolina não é ao preço do diesel, mas é pedir problemas de fap e injetores neste último.

                                              se for para gasóleo, acho que 80 ou 100 mil se ele vir que não arranja nada seria o limite dos limites. claro que se aparecer algo com 60 mil e valer a pena por pouco mais, se calhar iria para esse.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                                                Fim uma compilação no primeiro post para poderem reavaliar a situação com base no feedback que me pediram. Gostaria de saber então que me recomendam:

                                                Manter - Perante o cenário que referes eu pensaria seriamento no contrário.
                                                Comprar usado - Se não conseguires comprar novo.
                                                Comprar novo - Para mim a melhor opção.
                                                Converter a GPL - No cenário que referes acho que seria um suicídio completo ...
                                                Respostas acima.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Pois é que se perde muito óleo mas não está visivel, é porque está a ir pa algum sitio dentro do motor, não?

                                                  Lá está importa que o motor esteja em condições, se não estiver, o GPL dá a machadada final mas a culpa não é do gás mas sim da avaria do motor.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                    Pois é que se perde muito óleo mas não está visivel, é porque está a ir pa algum sitio dentro do motor, não?
                                                    Ou a sair queimado pelo escape?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por 1000k Ver Post

                                                      Ou a sair queimado pelo escape?
                                                      Pois, possivelmente isso, aliás nem sei se ao ir pa dentro do motor há outra hipotese que não o ser admitido na combustão mas aí nem na IPO devia passar diria eu, fica bem poluidor, mas pronto enquanto isso não estiver esclarecido, o GPL, a ser hipotese, seria mt arriscado.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        mas ele faz fumo? a carrinha da minha mulher tinha o mesmo problema, o óleo desaparecia aos poucos e a cada "algumas" semanas tinha que se acrescentar óleo. aquilo desaparecia e não pingava no chão, o carro não perdia força, mas de vez em quando fazia uma fumarada azul e deitava um cheiro intenso para quem ia atrás. nessa altura era sinal de que devia verificar o óleo e meter mais. tratou-se uma primeira vez e o mecânico disse que passados meia dúzia de meses iria voltar ao mesmo. 8 ou 9 meses depois a carrinha lá começou a mostrar os mesmos sintomas. não sei o que é que ele arranjou. paguei cerca de 150€ há 1 anito, por aí.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          A revisão foi feita em novembro passado e não registou qualquer problema (não subornei ninguém caso questionem, gosto de saber o que o carro tem e assumir os problemas do mesmo).
                                                          Não é fumarento, nem expele fumo negro, pelo menos não tenho registo disso, nem há marcas disso nos plásticos.

                                                          Já me questionei se por acaso não serão segmentos? Caso se confirme, vale a pena a substituição?
                                                          Editado pela última vez por neapo; 15 May 2024, 09:09.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por neapo Ver Post

                                                            Já me questionei se por acaso não serão segmentos? Caso se confirme, vale a pena a substituição?
                                                            Não sendo propriamente especialista em mecânica, se fossem segmentos, o óleo estaria a passar para o cilindro e a ser queimado juntamente com a gasolina, saindo depois pelo escape em forma de fumo. Se dizes que não faz fumo...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Num carro a gasolina nem sempre esse fumo é evidente.

                                                              Pode ser algo mais acinzentado mas é preciso algum olho clínico

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X