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Olham para o conta-RPM com frequência ??

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    #31
    citação:Originalmente colocada por Automobilista

    citação:Originalmente colocada por paulinhuu

    Desculpem lá os condutores aqui do fórum , mas...

    Que raio de condutores são vocês, que são quase dependentes do conta-RPM ???

    Já conduzi um Yaris, um Fiat Uno e um C5 , todos com conta-RPM e nunca olho para lá... simplesmente, pelo barulho , consigo perceber quando o carro está próximo do regime de potência máxima / red-line.....
    E só tenho 2 semanas de carta...

    Não preciso de ponteiro das RPM para trocar de mudança ás 4000 RPM num HDI por ex...e sei quando o motor lá chega..

    E sei perfeitamente quando o carro está sem o turbo ligado...

    Que raio de condutores vocês são...:D
    Deve ser por isso que às vezes devias estar....mais calmo, para não dizer CALADO!!!!
    calado devias estar tu.... se para ti é assim tão difícil perceber quando um carro está em pleno regime próximo de potência máxima....

    Comentário


      #32
      Sem dúvida é útil mas não indispensável. Depende bastante do carro.

      Comentário


        #33
        citação:Originalmente colocada por paulinhuu

        Desculpem lá os condutores aqui do fórum , mas...

        Que raio de condutores são vocês, que são quase dependentes do conta-RPM ???

        Já conduzi um Yaris, um Fiat Uno e um C5 , todos com conta-RPM e nunca olho para lá... simplesmente, pelo barulho , consigo perceber quando o carro está próximo do regime de potência máxima / red-line.....

        E só tenho 2 semanas de carta...

        Não preciso de ponteiro das RPM para trocar de mudança ás 4000 RPM num HDI por ex...e sei quando o motor lá chega..

        E sei perfeitamente quando o carro está sem o turbo ligado...

        Que raio de condutores vocês são...:D
        Turbo ligado? [}] mais barraca que isso era impossivel...só para não falar que passagens de caixa as 4000 num diesel é do melhor...

        Eu falo por mim...conta RPM sempre...mem que seja pa saber kd está quase a bater nas 8500rpm com o VTEC bem aberto e tá a altura de por outra [8D]

        Comentário


          #34
          citação:Originalmente colocada por hazakis

          citação:Originalmente colocada por paulinhuu

          Desculpem lá os condutores aqui do fórum , mas...

          Que raio de condutores são vocês, que são quase dependentes do conta-RPM ???

          Já conduzi um Yaris, um Fiat Uno e um C5 , todos com conta-RPM e nunca olho para lá... simplesmente, pelo barulho , consigo perceber quando o carro está próximo do regime de potência máxima / red-line.....

          E só tenho 2 semanas de carta...

          Não preciso de ponteiro das RPM para trocar de mudança ás 4000 RPM num HDI por ex...e sei quando o motor lá chega..

          E sei perfeitamente quando o carro está sem o turbo ligado...

          Que raio de condutores vocês são...:D
          Turbo ligado? [}] mais barraca que isso era impossivel...só para não falar que passagens de caixa as 4000 num diesel é do melhor...

          Eu falo por mim...conta RPM sempre...mem que seja pa saber kd está quase a bater nas 8500rpm com o VTEC bem aberto e tá a altura de por outra [8D]
          Sim.. percebe-se perfeitamente quando o motor stá abaixo das 1800/2000 RPM ou seja, sem o turbo "ligado"....
          Então no yaris, nota-se mesmo bem..

          E sim, é fácil perceber quando se está por volta das 4000 RPM...

          Será assim uma tão grande proeza .. ??

          Comentário


            #35
            Sim, uso e acho muito util.

            E tenho pena que o AX (1.4d) não tenha, porque é um carro que faz muito barulho, e não sei em que rotação vou, não sei se estou na quase na redline ou se tenho ainda muito disponivel... Já em carros com contra-rotações (diesel) quando puxo por eles e começam a fazer mais barulho, ainda vou nas 3000rpm, sem conta rpm nao fazia ideia se estava no red ou não.

            Alem da questão de ver as rpm antes de uma ultrapassagem.

            Claro que com o tempo e quando se conhece bem o carro, o contra rpm pode perder importançia para nós, mas não perde o seu papel na ajuda ao para conhecer o carro.

            Comentário


              #36
              Como conduzi durante algum tempo um carro sem conta-rpm habituei-me e sabia perfeitamente pela reacção e barulho do motor em que zona de "rotação" o motor estava ... o conta-rpm dá jeito mas n é imprescindível, não fico o dia inteiro a olhar para aquilo em vez de estar com atenção à estrada (e ya, olho mais para o velocimetro do que para o conta-rpm), só olho para lá de vez em quando quando me apercebo que estou a chegar a rotações demasiado altas ou baixas.

              Comentário


                #37
                Nem por isso, nem é grande proeza, nem entendo qual o sentido da polémica.

                O Facto de vivermos bem sem conta rotações não invalida o facto que é uma mais valia, se calhar passamos as mudanças ao mesmo tempo, mas vamos com certeza com mais informações sobre a rotação.

                Comentário


                  #38
                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                  citação:Originalmente colocada por Automobilista

                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                  Desculpem lá os condutores aqui do fórum , mas...

                  Que raio de condutores são vocês, que são quase dependentes do conta-RPM ???

                  Já conduzi um Yaris, um Fiat Uno e um C5 , todos com conta-RPM e nunca olho para lá... simplesmente, pelo barulho , consigo perceber quando o carro está próximo do regime de potência máxima / red-line.....
                  E só tenho 2 semanas de carta...

                  Não preciso de ponteiro das RPM para trocar de mudança ás 4000 RPM num HDI por ex...e sei quando o motor lá chega..

                  E sei perfeitamente quando o carro está sem o turbo ligado...

                  Que raio de condutores vocês são...:D
                  Deve ser por isso que às vezes devias estar....mais calmo, para não dizer CALADO!!!!
                  calado devias estar tu.... se para ti é assim tão difícil perceber quando um carro está em pleno regime próximo de potência máxima....
                  sim...pois...é...é....é muito dificil!!!
                  Já agora como é que sabes quando estás no binário maximo?...pk isso sim é importante especialmente num diesel e para quem quer tirar o melhor rendimento possivel do carro, com o menor consumo.
                  O HDi 1.6 110cv faz o binário às 1750Rpm's...sem conta rotações como é que fazes para saber se estás lá ou não???
                  E num gasolina atmosférico? em que o patamar de binário, normalmente, é reduzidissimo e por isso mais dificil ainda de ser aproveitado.

                  Isso é tudo muito bonito em motores com cilindradas e binários elevados, com disponibilidade em toda a faixa de rotações...quando assim não é, o ideal é fazer o melhor aproveitamento possivel controlando o taquimetro.
                  Através de um vacuómetro ou de um CB que te dê consumos instantaneos, irás perceber perfeitamente aquilo que estou a dizer.

                  Comentário


                    #39
                    citação:Originalmente colocada por Automobilista

                    citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                    citação:Originalmente colocada por Automobilista

                    citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                    Desculpem lá os condutores aqui do fórum , mas...

                    Que raio de condutores são vocês, que são quase dependentes do conta-RPM ???

                    Já conduzi um Yaris, um Fiat Uno e um C5 , todos com conta-RPM e nunca olho para lá... simplesmente, pelo barulho , consigo perceber quando o carro está próximo do regime de potência máxima / red-line.....
                    E só tenho 2 semanas de carta...

                    Não preciso de ponteiro das RPM para trocar de mudança ás 4000 RPM num HDI por ex...e sei quando o motor lá chega..

                    E sei perfeitamente quando o carro está sem o turbo ligado...

                    Que raio de condutores vocês são...:D
                    Deve ser por isso que às vezes devias estar....mais calmo, para não dizer CALADO!!!!
                    calado devias estar tu.... se para ti é assim tão difícil perceber quando um carro está em pleno regime próximo de potência máxima....
                    sim...pois...é...é....é muito dificil!!!
                    Já agora como é que sabes quando estás no binário maximo?...pk isso sim é importante especialmente num diesel e para quem quer tirar o melhor rendimento possivel do carro, com o menor consumo.
                    O HDi 1.6 110cv faz o binário às 1750Rpm's...sem conta rotações como é que fazes para saber se estás lá ou não???
                    E num gasolina atmosférico? em que o patamar de binário, normalmente, é reduzidissimo e por isso mais dificil ainda de ser aproveitado.

                    Isso é tudo muito bonito em motores com cilindradas e binários elevados, com disponibilidade em toda a faixa de rotações...quando assim não é, o ideal é fazer o melhor aproveitamento possivel controlando o taquimetro.
                    Através de um vacuómetro ou de um CB que te dê consumos instantaneos, irás perceber perfeitamente aquilo que estou a dizer.
                    Eu não digo o contrário, e acho que tens razão. Por exemplo não sei onde está o binário máximo, para melhores consumos e etc.
                    Mas há muita gente que tem conta-RPM e nem sabe o regime de potência máxima quanto mais das RPM...

                    Eu digo é que não é difícil puxar uma mudança até ás 4000 RPM +/- , ou saber se já estamos com o turbo "activo" ou não...com alguma experiência, estas operações básicas não são difíceis...

                    Quanto ao resto, dou-te razão.

                    Comentário


                      #40
                      com mt pena minha...o carro nao tem conta rotaçoes

                      Comentário


                        #41
                        citação:Originalmente colocada por Automobilista

                        citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                        Desculpem lá os condutores aqui do fórum , mas...

                        Que raio de condutores são vocês, que são quase dependentes do conta-RPM ???

                        Já conduzi um Yaris, um Fiat Uno e um C5 , todos com conta-RPM e nunca olho para lá... simplesmente, pelo barulho , consigo perceber quando o carro está próximo do regime de potência máxima / red-line.....
                        E só tenho 2 semanas de carta...

                        Não preciso de ponteiro das RPM para trocar de mudança ás 4000 RPM num HDI por ex...e sei quando o motor lá chega..

                        E sei perfeitamente quando o carro está sem o turbo ligado...

                        Que raio de condutores vocês são...:D
                        Deve ser por isso que às vezes devias estar....mais calmo, para não dizer CALADO!!!!
                        X2... eu também pensava como ele quando tinha a carta a pouco tempo, "homem que é homem" ouve o motor e tal, até reparar que o conta RPM´s é o instrumento (de informação) mais importante que o carro tem!

                        Eu uso muito mais vezes que o velocímetro, até porque sei perfeitamente a que velocidade vou pelas rotações em 5ª, nem precisava de velocímetro :D

                        Então no civic, nem se fala! Como é que se podia explorar perfeitamente aquele carro sem conta RPM´s? É que para um comu7m normal, 6000 rpm´s ja parece que o carro se está a esgotar (em termos de som) mais ainda falta a parte melhor!

                        Paulinhu, o conta RPM´s é indispensável, alias nem era capaz de comprar um carro sem isso...Nem que seja para poder fazer melhores consumos!

                        Comentário


                          #42
                          citação:Originalmente colocada por REDLINER_
                          Eu uso muito mais vezes que o velocímetro, até porque sei perfeitamente a que velocidade vou pelas rotações em 5ª, nem precisava de velocímetro :D
                          exactamente.

                          Com o hábito uma pessoa começa a saber a que velocidade vai simplesmente olhando para o ponteiro das rotaçoes, e sabendo em que mudança está.

                          daí que para mim o ponteiro da velocidade seja menos importante que o das rotaçoes.


                          Também refiro que tenho conduzido uns S2000 ultimamente, e que acho que nao olhei uma unica vez para o conta kms, porque é preciso estar atento a quando aquilo chega as 9000 e o painel ilumina todo:D.

                          Comentário


                            #43
                            citação:Uso frequentemente o conta-RPM , e só compro um carro que o tenha, mas tb conduzo sem ele..
                            Carro para se conduzir tem que ter conta-rotações. Se não fizesse assim tanta falta para guiar, os desportivos não o tinham! ;)

                            Comentário


                              #44
                              entao aquele ponteiro que passa a vida todo MALUCO conforme se acelera ou nao é um conta~rotaçoes????
                              e eu que pensava que era um relogio mas que faltava um ponteiro [8][8][8] :D:D:D

                              Comentário


                                #45
                                citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                                citação:Originalmente colocada por Automobilista

                                citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                Desculpem lá os condutores aqui do fórum , mas...

                                Que raio de condutores são vocês, que são quase dependentes do conta-RPM ???

                                Já conduzi um Yaris, um Fiat Uno e um C5 , todos com conta-RPM e nunca olho para lá... simplesmente, pelo barulho , consigo perceber quando o carro está próximo do regime de potência máxima / red-line.....
                                E só tenho 2 semanas de carta...

                                Não preciso de ponteiro das RPM para trocar de mudança ás 4000 RPM num HDI por ex...e sei quando o motor lá chega..

                                E sei perfeitamente quando o carro está sem o turbo ligado...

                                Que raio de condutores vocês são...:D
                                Deve ser por isso que às vezes devias estar....mais calmo, para não dizer CALADO!!!!
                                X2... eu também pensava como ele quando tinha a carta a pouco tempo, "homem que é homem" ouve o motor e tal, até reparar que o conta RPM´s é o instrumento (de informação) mais importante que o carro tem!

                                Eu uso muito mais vezes que o velocímetro, até porque sei perfeitamente a que velocidade vou pelas rotações em 5ª, nem precisava de velocímetro :D

                                Então no civic, nem se fala! Como é que se podia explorar perfeitamente aquele carro sem conta RPM´s? É que para um comu7m normal, 6000 rpm´s ja parece que o carro se está a esgotar (em termos de som) mais ainda falta a parte melhor!

                                Paulinhu, o conta RPM´s é indispensável, alias nem era capaz de comprar um carro sem isso...Nem que seja para poder fazer melhores consumos!
                                na década de 70, 80 , não havia conta-RPM com a facilidade que há hoje...

                                Comentário


                                  #46
                                  citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

                                  citação:Uso frequentemente o conta-RPM , e só compro um carro que o tenha, mas tb conduzo sem ele..
                                  Carro para se conduzir tem que ter conta-rotações. Se não fizesse assim tanta falta para guiar, os desportivos não o tinham! ;)
                                  Pois mas também se conduz bem sem ele... pelo menos numa condução digamos normal....

                                  Agora olhar para as RPM cada vez que se muda de mudança.. bah...

                                  Mas quem sou eu para falar né.. afinal só tenho 2 semanas de carta, e sem conta-RPM ainda sou capaz de fazer alguns 15 l /100 num 1000 c.c...[|)]

                                  Comentário


                                    #47
                                    De ouvido podes saber relativamente o esforço do motor, mas nunca a rotação exacta...e como tal a condução é menos "precisa", menos "objectiva"...;) Por exemplo no Clio dá muito jeito porque ele abaixo de determinada rotação não dá sinais de vida :D:D;)

                                    Comentário


                                      #48
                                      citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

                                      De ouvido podes saber relativamente o esforço do motor, mas nunca a rotação exacta...e como tal a condução é menos "precisa", menos "objectiva"...;) Por exemplo no Clio dá muito jeito porque ele abaixo de determinada rotação não dá sinais de vida :D:D;)
                                      Mas num HDI por ex, consegue-se perceber perfeitamente quando se está lá para 3500 / 4000 RPM....

                                      Nunca olhei para as RPM quando conduzo, e nunca precisei, pois faço uma boa condução.

                                      Agora claro, com o hábito de estudar o conta-RPM , posso conseguir melhorar a condução...

                                      Comentário


                                        #49
                                        citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                        citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

                                        De ouvido podes saber relativamente o esforço do motor, mas nunca a rotação exacta...e como tal a condução é menos "precisa", menos "objectiva"...;) Por exemplo no Clio dá muito jeito porque ele abaixo de determinada rotação não dá sinais de vida :D:D;)
                                        Mas num HDI por ex, consegue-se perceber perfeitamente quando se está lá para 3500 / 4000 RPM....

                                        Nunca olhei para as RPM quando conduzo, e nunca precisei, pois faço uma boa condução.

                                        Agora claro, com o hábito de estudar o conta-RPM , posso conseguir melhorar a condução...
                                        Mas a questão é essa numa utilização normal deve ser raro passares das 3000 rotações num carro a diesel...e da maneira que os carros actuais são muito bem insnorizados, torna-se difícil ter percepção da rotação certa...;)

                                        Comentário


                                          #50
                                          citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

                                          citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                          citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

                                          De ouvido podes saber relativamente o esforço do motor, mas nunca a rotação exacta...e como tal a condução é menos "precisa", menos "objectiva"...;) Por exemplo no Clio dá muito jeito porque ele abaixo de determinada rotação não dá sinais de vida :D:D;)
                                          Mas num HDI por ex, consegue-se perceber perfeitamente quando se está lá para 3500 / 4000 RPM....

                                          Nunca olhei para as RPM quando conduzo, e nunca precisei, pois faço uma boa condução.

                                          Agora claro, com o hábito de estudar o conta-RPM , posso conseguir melhorar a condução...
                                          Mas a questão é essa numa utilização normal deve ser raro passares das 3000 rotações num carro a diesel...e da maneira que os carros actuais são muito bem insnorizados, torna-se difícil ter percepção da rotação certa...;)
                                          Sim mas nos diesel, dá sempre para perceber...

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                                            #51
                                            Por isso é que eu digo...diesel sucks [xx(][)][8][8)]

                                            [}]

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                                              #52
                                              citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

                                              Por isso é que eu digo...diesel sucks [xx(][)][8][8)]

                                              [}]
                                              Se olhasses melhor para o ponteiro do combustível já não dizias isso...ai não dizias não...:D;)

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                                                #53
                                                citação:Originalmente colocada por Speedy

                                                citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

                                                Por isso é que eu digo...diesel sucks [xx(][)][8][8)]

                                                [}]
                                                Se olhasses melhor para o ponteiro do combustível já não dizias isso...ai não dizias não...:D;)
                                                Essa é que é essa !!! :D

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                                                  #54
                                                  citação:Originalmente colocada por Speedy

                                                  citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

                                                  Por isso é que eu digo...diesel sucks [xx(][)][8][8)]

                                                  [}]
                                                  Se olhasses melhor para o ponteiro do combustível já não dizias isso...ai não dizias não...:D;)
                                                  Tou obviamente na brinca..:D:D;)

                                                  Até pq neste momento o Clio tá com média de cb de 10,2 [8)][}]

                                                  Nem vou dizer o que é que o meu pai andou a fazer com ele...[}]

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Não sei o que andou fazer, mas sei o que vai fazer...vai-lhe dar de "buber".[8D]

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                      Desculpem lá os condutores aqui do fórum , mas...

                                                      Que raio de condutores são vocês, que são quase dependentes do conta-RPM ???

                                                      Já conduzi um Yaris, um Fiat Uno e um C5 , todos com conta-RPM e nunca olho para lá... simplesmente, pelo barulho , consigo perceber quando o carro está próximo do regime de potência máxima / red-line.....

                                                      E só tenho 2 semanas de carta...

                                                      Não preciso de ponteiro das RPM para trocar de mudança ás 4000 RPM num HDI por ex...e sei quando o motor lá chega..

                                                      E sei perfeitamente quando o carro está sem o turbo ligado...

                                                      Que raio de condutores vocês são...:D
                                                      Sim és o rei, também dispensas o ponteiro da gasolina? E pelo barulho vez se estas a meio deposito!? [}][}][}][}][}]

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Para controlar ate os consumos do carro da jeito...dai eu olhar...é a unica razao...antes nao passava das 2 mil rotaçoes em cidade ou tentava nao passar,agora que se lixe mas para controlar os consumos eu custumo basear-me no conta rotaçoes!!!!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Este paulinho é demais [}][}][}][}][}]

                                                          És alguma coisa ao professor chibanga? :D

                                                          Tu advinhas tudo rapaz :D

                                                          Quando ganhares um pouco mais de maturidade a conduzir vais que o conta rpms te vai dar um jeito desgraçado.

                                                          Tambem dá pra conduzir sem ele é uma verdade, mas conduzir com conta-rpms consegues uma condução mt mais eficiente, gastas menos, consegues trocar de mudança na rotação ideal...

                                                          Para alem do gozo de veres o ponteirozinho a subir

                                                          Juizo rapaz, pensa antes de dizeres as coisas

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            olho para o velocimetro para n abusar demasiado nos excessos, para o conta olho de vez em quando principalmente quando as luzinhas do rev acendem e porque gosto de ve-lo a subir ^^

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                                                              #60
                                                              citação:Originalmente colocada por Speedy

                                                              Não sei o que andou fazer, mas sei o que vai fazer...vai-lhe dar de "buber".[8D]
                                                              O depósito ainda está a pouco menos de meio :D:D

                                                              Vai "buber" mas é óleo e vai mamar uns filtros...se a oficina não estiver cheia :D

                                                              Comentário

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