Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Morreram 100 pessoas atropeladas em 2018, 14 delas em atropelamento com fuga

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Quando se muda de direcção tem que se dar prioridade aos peões que, como sabemos, já estejam a atravessar a via.

    Ora, no caso de semáforos, costuma estar um amarelo de aviso aos carros que virem e claro, verde para os peões.

    Porque, corrijam-me lá se estiver errado, mas, se há sinal verde para carros, tem de haver o vermelho para peões, excepto quando se muda de direcção que é verde para peões e amarelo intermitente para carros que têm de os deixar passar.

    Comentário


      #32
      Arriscava-me a dizer que mais de metade desses atropelamentos ocorreram em passadeiras, especialmente em estradas com duas faixas de rodagem em cada sentido.


      Tenho para mim que as passadeiras dão uma falsa sensação de segurança aos peões

      Li, em tempos, que numa cidade qualquer de um país do norte da europa, dentro do perímetro urbano, apagaram todas as marcações longitudinais das ruas e eliminaram as passadeiras como forma de diminuir os atropelamentos

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por ddrexj Ver Post
        Então mas o semáforo dos peões tem 3 luzes... Pelo que vejo na foto. Sendo esse o caso a última é vermelho, acima dessa verde e acima de todas é a que pisca em amarelo, ao mesmo tempo que acende a verde para os peões atravessarem.
        E ao mesmo tempo o semáforo dos carros acende o verde também.

        Ou então é a contagem decrescente.
        Vou repetir: O semáforo, abre verde, sem qualquer luz amarela, ao mesmo tempo, para ambos os sentidos marcados na foto. Para os peões abre verde e para os carros no sentido da seta, verde também, sem qualquer luz amarela intermitente.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por MartinsTM Ver Post
          Vou repetir: O semáforo, abre verde, sem qualquer luz amarela, ao mesmo tempo, para ambos os sentidos marcados na foto. Para os peões abre verde e para os carros no sentido da seta, verde também, sem qualquer luz amarela intermitente.
          Nesse caso faz lá falta o amarelo intermitente.....diria eu.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
            vais-me desculpar mas essa situação está contemplada no código da estrada, ensinada na escola de condução e passível de surgir tanto no exame de código como de condução.
            o condutor que desconhece essa regra é o tal que faz aumentar estatísticas de atropelamentos e que deveria ser punido sempre que fosse apanhado a infringir.
            já agora:
            ponto 3 do art. 103 do CE
            alínea i do art. 145 do CE
            Precisamente o meu ponto. Estar contemplada no código da estrada não se traduz na ausência de risco. É mais uma aberração legislativa, que devia ser evitada, tal como as passadeiras imediatamente seguintes às rotundas.

            São N vezes que os peões são surpreendidos ali por condutores que não conhecem a zona e avançam para a passadeira como se nada lá estivesse.

            Podes considerar tu que a culpa é dos condutores, por desconhecimento do código, mas...para o tipo que leva com o carro em cima, pouco lhe vai interessar.

            O código da estrada deve actuar preventivamente, e estas duas situações, no meu entender, aumentam o risco de atropelamento.
            Editado pela última vez por MartinsTM; 30 July 2019, 13:18.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por MartinsTM Ver Post
              Precisamente o meu ponto. Estar contemplada no código da estrada não se traduz na ausência de risco. É mais uma aberração legislativa, que devia ser evitada, tal como as passadeiras imediatamente seguintes às rotundas.

              São N vezes que os peões são surpreendidos ali por condutores que não conhecem a zona e avançam para a passadeira como se nada lá estivesse.

              Podes considerar tu que a culpa é dos condutores, por desconhecimento do código, mas...para o tipo que leva com o carro em cima, pouco lhe vai interessar.

              O código da estrada deve actuar preventivamente, e estas duas situações, no meu entender, aumentam o risco de atropelamento.
              faço-te exatamente a mesma pergunta que fiz ao tonyv no post#30.

              o facto do condutor não respeitar o código e suas regras, seja logo num cruzamento ou a meio de uma avenida vai sempre doer mais ao tipo que "leva com o carro em cima".
              para alem disso o código da estrada é feito em pleno desconhecimento de qualquer zona, eu sei que o código se aplica onde circulo todos os dias como também o sei no cruzamento que meteste, onde nunca estive e até precisei de googlar para perceber melhor.
              ora se a regra do código e boas práticas dizem que quando se muda de direção deve ser com precaução e ceder passagem aos peões, manobra essa que até é feita a menos velocidade do que uns metros após um cruzamento, não achas isso preventivo até para proporcionar uma travessia lógica a quem está apeado?

              Comentário


                #37


                Um exemplo na minha zona. Verde para os carros mudarem de direção à direita, verde para os peões com intermitente.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por heartracer Ver Post
                  Arriscava-me a dizer que mais de metade desses atropelamentos ocorreram em passadeiras, especialmente em estradas com duas faixas de rodagem em cada sentido.


                  Tenho para mim que as passadeiras dão uma falsa sensação de segurança aos peões

                  Li, em tempos, que numa cidade qualquer de um país do norte da europa, dentro do perímetro urbano, apagaram todas as marcações longitudinais das ruas e eliminaram as passadeiras como forma de diminuir os atropelamentos
                  segundo o relatório quase metade dos atropelamentos foi em passagens sinalizadas, mas isso engloba desde passadeiras a semáforos.
                  refere é que no caso dos semáforos houve 103 atropelamentos devido ao peão não respeitar a imposição luminosa.

                  fiquei foi surpreso por ver que havia tantos atropelamentos a entrar/sair do carro.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                    Quem andar muito a pé, como até o meu caso, vai ficar chocado com a quantidade de malta que passa pelas passadeiras sem abrandar, mesmo com peões à espera para atravessar. Também é bastante comum eu, enquanto condutor, parar numa passadeira, enquanto os veículos em sentido contrário continuam a circular como se nada fosse. O mesmo acontece nas passadeiras que atravessam mais do que uma via em cada sentido. Um gajo para e os dos lados continuam a passar.

                    Muitas vezes, isto acontece sem os condutores sequer se aperceberem do que estão a fazer. Não só não entendem que circulam a uma velocidade desadequada para zona, como nem sequer vêm os peões a tentar atravessar. É como se tivessem palas nos olhos.
                    basta ver como o tópico começou...o tuga acha que a maioria dos atropelamentos têm como culpados os peões.

                    só muitos posts depois aparece alguém a dizer o óbvio: os condutores respeitam muito pouco as prioridades nas passadeiras e têm zero preocupações nas zonas em que circulam peões.

                    não estamos como Itália mas lá perto porque as passadeiras são meramente sugestões segundo o código de conduta do condutor tuga.

                    conduz-se mal e sem preocupações ou cautela: desde acelerar à maluca em ruas com passadeiras (o bom senso seria manter uma velocidade constante porque pode ser surgir alguém para atravessar, o clássico “só paro se o peão se atirar para a passadeira e testar a vida”, ou o também clássico “passa lá rápido que eu não vou parar mas apenas abrandar e já estou a acelerar ainda vais tu na passadeira”.

                    Comentário


                      #40
                      Sim está bem, mas até parece que os nossos peões são exemplares....não são. E só não se mandam para a estrada porque têm medo. Mas quando são eles a pegar no carro fazem o mesmo.

                      E miudos a correr à frente dos pais quase a ir para a estrada e um gajo cheio de medo que o puto se mande? Andar devagarinho claro.....

                      Como eu digo, em Portugal conduz-se mal, muito mal, seja de autocarro, camião, bicicleta, carro ou mesmo a pé....

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                        não tens visão periférica capaz de ver um peão a atravessar numa mudança de direção como a da foto?
                        e mesmo num hipotético cruzamento com visibilidade reduzida não me parece que seja suposto fazer a manobra a muito mais que esses 10km/h que mencionas, dando sempre tempo e reação de paragem a um condutor capaz e que deverá à partida saber o tipo e riscos inerentes à sua manobra.

                        qual seria a tua solução?
                        meter as passadeiras/travessias mais longe do cruzamento e com isso fazer o coitado do peão andar bastante mais? com a tal passagem mais longe facilmente se percebe que os carros após o cruzamento iriam ganhar velocidade para depois parar de seguida e em caso de azar de atropelamento ou traseirada a velocidade seria maior causando mais danos?
                        Tenho o suficiente para saber que por trás de uma árvore pode estar um peão...

                        A solução é uma e só » visibilidade. E peço desculpa aos PAN fans, mas as árvores em curvas de cruzamentos e rotundas é de verdadeira irresponsabilidade.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          Sim está bem, mas até parece que os nossos peões são exemplares....não são. E só não se mandam para a estrada porque têm medo. Mas quando são eles a pegar no carro fazem o mesmo.

                          E miudos a correr à frente dos pais quase a ir para a estrada e um gajo cheio de medo que o puto se mande? Andar devagarinho claro.....

                          Como eu digo, em Portugal conduz-se mal, muito mal, seja de autocarro, camião, bicicleta, carro ou mesmo a pé....
                          Infelizmente o peão ainda tem o incentivo de ter a sua vida na linha.

                          Já os condutores muitas vezes estão literalmente a *****-se. "Os peões que tenham cuidado."

                          Comentário


                            #43
                            Eu sei, e não me estão a ver aqui a aplaudir os condutores parvos, muito pelo contrário.

                            Mas há peões que também não têm cuidado nenhum. Seja na estrada ou numa passagem de nível.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                              Infelizmente o peão ainda tem o incentivo de ter a sua vida na linha.

                              Já os condutores muitas vezes estão literalmente a *****-se. "Os peões que tenham cuidado."
                              Ora, e isso até se transpõe para "quanto maior for o meu veículo, mais os outros é que se tem de preocupar porque sou eu que os levo a frente"

                              Quem abusa é sempre quem menos tem a perder, e neste caso os condutores são quase sempre os maiores culpados. Até porque onde existe uma passadeira, existe sempre um sinal de velocidade moderada...que muitas vezes não é cumprido.

                              Comentário


                                #45
                                Nas passadeiras figamos que não há desculpa, por assim dizer.

                                E quanto aos maus condutores acho que já todos sabemos.

                                Mas vejo peões circularem com uma descontração desconcertante em locais bem perigosos em que mesmo que os condutores tenham muito cuidado, é sempre arriscado.

                                Porque tambem se entramos num fundamentalismo de que os condutores é que são todos maus, não vamos a lado nenhum.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                  faço-te exatamente a mesma pergunta que fiz ao tonyv no post#30.

                                  o facto do condutor não respeitar o código e suas regras, seja logo num cruzamento ou a meio de uma avenida vai sempre doer mais ao tipo que "leva com o carro em cima".
                                  para alem disso o código da estrada é feito em pleno desconhecimento de qualquer zona, eu sei que o código se aplica onde circulo todos os dias como também o sei no cruzamento que meteste, onde nunca estive e até precisei de googlar para perceber melhor.
                                  ora se a regra do código e boas práticas dizem que quando se muda de direção deve ser com precaução e ceder passagem aos peões, manobra essa que até é feita a menos velocidade do que uns metros após um cruzamento, não achas isso preventivo até para proporcionar uma travessia lógica a quem está apeado?


                                  Mais um caso paradigmático. Na foto, até se percebe o verde para os condutores e peões.

                                  Não existe qualquer sinal amarelo intermitente. O verde abre para ambos, ao mesmo tempo, sendo que a visão dos condutores está bastante comprometida pelos veículos estacionados.

                                  Quem não conhece a zona, acelera, dá a curva e dá-se de caras com um peão na passadeira. Trava a tempo, ou é mais um atropelamento.

                                  Isto quanto a mim não faz sentido algum, se o peão recebe verde...os sentidos que cruzam a passadeira devem receber vermelho.
                                  Editado pela última vez por MartinsTM; 31 July 2019, 23:37.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Claro que faz sentido. Convém é estar lá o intermitente.

                                    Isto porque o verde pelo que percebo é válido para quando segues em frente já que os sinais luminosos sobrepõem-se aos restantes, então quando tu viras à direita, essa " lei " expira , ou não devia expirar ?

                                    De qualquer forma, estando lá o intermitente acaba-se logo a dúvida. Mas, o intermitente é para avisar, não para definir regra, diria eu, já que para isso há o sinal dos peões a verde.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                      basta ver como o tópico começou...o tuga acha que a maioria dos atropelamentos têm como culpados os peões.

                                      só muitos posts depois aparece alguém a dizer o óbvio: os condutores respeitam muito pouco as prioridades nas passadeiras e têm zero preocupações nas zonas em que circulam peões.

                                      não estamos como Itália mas lá perto porque as passadeiras são meramente sugestões segundo o código de conduta do condutor tuga.

                                      conduz-se mal e sem preocupações ou cautela: desde acelerar à maluca em ruas com passadeiras (o bom senso seria manter uma velocidade constante porque pode ser surgir alguém para atravessar, o clássico “só paro se o peão se atirar para a passadeira e testar a vida”, ou o também clássico “passa lá rápido que eu não vou parar mas apenas abrandar e já estou a acelerar ainda vais tu na passadeira”.
                                      Por acaso não. Que conclusão mais absurda desculpa lá.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Aqui na Holanda, e ainda esta semana assisti a uma situação dessas, se um peão desrespeita a sinalização ou atravessa fora da passadeira, e tem o azar da polícia ver, está feito. No mínimo, é enxovalhado no meio da rua.

                                        O drama são as bicicletas e as scooters de matrícula azul.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Ontem íam 2 peões no IC19

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Porque tambem se entramos num fundamentalismo de que os condutores é que são todos maus, não vamos a lado nenhum.
                                            Antes pelo contrário. Meter as culpas nos peões não salva vidas.

                                            Responsabilizar os condutores pelas mortes que causam aos peões, por outro lado, obriga-os a andarem mais atentos e moderadamente.


                                            Isto é muito fácil de perceber. Os peões são os que mais têm a perder em caso de atropelamento. Já têm um incentivo muito forte para terem cuidado.

                                            Por outro lado um condutor não tem um incentivo tão grande para reduzir a velocidade na aproximação a passadeiras e olhar com atenção para os passeios. Se um peão atravessar sem cuidado, é ele que se aleija. Para o condutor as consequências não são tão dolorosas.

                                            Depois ainda há o fator psicológico. Como o condutor sabe que os peões têm de ter cuidado, eles próprios começam a descuidar-se. Um condutor que passe junto a uma escola que sabe ser comum haver crianças a atravessar a estrada repentinamente, vai ter muito mais cuidado (esperemos nós). Quanto mais confiante o condutor está de que os peões tomam precauções e são cuidadosos, mais à vontade anda o condutor.

                                            As regras de trânsito foram criadas com a ajuda do lóbi automóvel para os condutores andarem mais à vontade, porque quando os automóveis surgiram estes causaram muitas mortes e os condutores eram sempre condenados por homicídio nos atropelamentos mortais. Com as regras de trânsito os peões deixaram de poder andar à vontade na estrada, ficando esta reservada para os carros e afins. Desta forma os carros podem andar à vontade, e se atropelarem um peão a culpa é dele por ter saído do passeio.

                                            Este é o problema de leis que metem toda a responsabilidade do lado do peão. Por algum motivo, nalguns países (ex. Reino Unido) nem sequer é ilegal atravessar fora de passadeiras. Há argumentos a favor de ser legal atravessar fora da passadeira.
                                            Editado pela última vez por rrrfff; 01 August 2019, 12:12.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por MartinsTM Ver Post
                                              Quem não conhece a zona, acelera, dá a curva e dá-se de caras com um peão na passadeira. Trava a tempo, ou é mais um atropelamento.
                                              Praticamente todos os cruzamentos são assim.

                                              Um condutor que acelera a voltar num cruzamento sem visibilidade dentro de uma localidade não deveria ter carta.

                                              É que nem é preciso haver passadeiras ou semáforos...

                                              Artigo 103.º — Cuidados a observar pelos condutores

                                              3 - Ao mudar de direção, o condutor, mesmo não existindo passagem assinalada para a travessia de peões ou velocípedes, deve reduzir a sua velocidade e, se necessário, parar a fim de deixar passar os peões ou velocípedes que estejam a atravessar a faixa de rodagem da via em que vai entrar.


                                              4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.


                                              Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                                              Aqui na Holanda, e ainda esta semana assisti a uma situação dessas, se um peão desrespeita a sinalização ou atravessa fora da passadeira, e tem o azar da polícia ver, está feito. No mínimo, é enxovalhado no meio da rua.

                                              O drama são as bicicletas e as scooters de matrícula azul.
                                              Isso é estranho, pelo que dizem neste artigo é perfeitamente legal atravessar fora da passadeira. Talvez por isso não possam fazer mais do que "enxovalhar".

                                              https://bicycledutch.wordpress.com/2...as-jaywalking/

                                              When there is no such concept as ‘jaywalking’
                                              Questions about crossing the streets keep coming back in the comment section of my videos. Some people comment that they don’t understand the lack of crosswalks on the cycle paths. Well, that’s because pedestrian crossings are perhaps less common in the Netherlands compared to other countries. As a pedestrian, you are allowed to cross the street or the cycle path wherever you like. When you are not used to that kind of freedom it is apparently not the easiest concept to follow.

                                              Dutch people had always been allowed to legally cross the street mid-block. Zebra crossings are not mandatory and even the obligation to cross in the shortest line was scrapped from the law in 1995. The latter is still advised, but – quite obvious from my video – that advice is not followed well.

                                              Crossing the street; there is not much to it in the Netherlands, so it may be perfect to tackle this subject in this short post week. If you want to cross a city street you just wait for a gap in traffic and you cross. So, isn’t there an obligation to use a zebra crossing? No, there no longer is! That article 99 was scrapped from the traffic laws on 1 January 1995. Until then, pedestrians were not allowed to cross within 30 metres of a zebra crossing, effectively making it illegal to cross the street for over 60 metres with just one zebra crossing in the middle of that zone. That restriction was abolished to simplify the traffic rules and to give the pedestrian more freedom. A zebra crossing is now just a service to the pedestrian. You are allowed to judge for yourself if you want to use it, but you are not obliged to. If you do use the zebra crossing, other traffic must yield the moment it becomes clear you are going to cross the street. Just the visible intention to use the zebra crossing already gives the pedestrian priority over motor traffic and people cycling. Unfortunately, a lot of Dutch drivers choose to forget that rule (and people cycling also tend to miss this regulation all too often) so it is best not to depend on getting that priority.

                                              https://vimeo.com/231894965

                                              Já agora, morreram 58 peões atropelados na Holanda em 2017, em Portugal foram 92. Eles são 17 milhões, nós 10 milhões. Temos portanto quase o triplo da mortalidade.
                                              Editado pela última vez por rrrfff; 01 August 2019, 12:36.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                Praticamente todos os cruzamentos são assim.

                                                Um condutor que acelera a voltar num cruzamento sem visibilidade dentro de uma localidade não deveria ter carta.

                                                É que nem é preciso haver passadeiras ou semáforos...

                                                Artigo 103.º — Cuidados a observar pelos condutores

                                                3 - Ao mudar de direção, o condutor, mesmo não existindo passagem assinalada para a travessia de peões ou velocípedes, deve reduzir a sua velocidade e, se necessário, parar a fim de deixar passar os peões ou velocípedes que estejam a atravessar a faixa de rodagem da via em que vai entrar.


                                                4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.

                                                Vocês confiam demais na capacidade das pessoas, eu não. Temos gente a pegar em carros que nem devia ser autorizada a andar de bicicleta!

                                                O "condutor deve", pois...para o pobre atropelado, esses devem contam zero.

                                                Temos um código de estrada que potencia atropelamentos, PONTO. Estas situações ficam dependentes do erro humano, quando deviam ser precavidas pelo código e sinalização apropriada.

                                                Mas, a estatísticas falam por si...e não são os peões que se andam a mandar contra os carros

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Alguém que seja apologista de velocidades de 10/20km/h para as condições deficientes de visibilidade das vias, não está nem pretende a segurança de peões ou outros utilizadores.

                                                  Uma via/zona em que a velocidade segura para as suas condições seja 10/20km/h não tem qualquer tolerância ou margem de erro e um risco imensamente superior a cada pequeno incremento ou distracção de qualquer utilizador.

                                                  Se é isso que pretendem, assumam-no! Porque os pontos negros em cidade têm quase todos (para não dizer todos) o mesmo denominador.....visibilidade deficiente ou nula.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                    Antes pelo contrário. Meter as culpas nos peões não salva vidas.

                                                    Responsabilizar os condutores pelas mortes que causam aos peões, por outro lado, obriga-os a andarem mais atentos e moderadamente.


                                                    Isto é muito fácil de perceber. Os peões são os que mais têm a perder em caso de atropelamento. Já têm um incentivo muito forte para terem cuidado.

                                                    Por outro lado um condutor não tem um incentivo tão grande para reduzir a velocidade na aproximação a passadeiras e olhar com atenção para os passeios. Se um peão atravessar sem cuidado, é ele que se aleija. Para o condutor as consequências não são tão dolorosas.

                                                    Depois ainda há o fator psicológico. Como o condutor sabe que os peões têm de ter cuidado, eles próprios começam a descuidar-se. Um condutor que passe junto a uma escola que sabe ser comum haver crianças a atravessar a estrada repentinamente, vai ter muito mais cuidado (esperemos nós). Quanto mais confiante o condutor está de que os peões tomam precauções e são cuidadosos, mais à vontade anda o condutor.

                                                    As regras de trânsito foram criadas com a ajuda do lóbi automóvel para os condutores andarem mais à vontade, porque quando os automóveis surgiram estes causaram muitas mortes e os condutores eram sempre condenados por homicídio nos atropelamentos mortais. Com as regras de trânsito os peões deixaram de poder andar à vontade na estrada, ficando esta reservada para os carros e afins. Desta forma os carros podem andar à vontade, e se atropelarem um peão a culpa é dele por ter saído do passeio.

                                                    Este é o problema de leis que metem toda a responsabilidade do lado do peão. Por algum motivo, nalguns países (ex. Reino Unido) nem sequer é ilegal atravessar fora de passadeiras. Há argumentos a favor de ser legal atravessar fora da passadeira.
                                                    Espera aí, não me digas que nunca viste peões com comportamentos reprováveis......

                                                    Fundamentalismos a esta hora?

                                                    E há ainda outra coisa, eu já aqui o disse que em portugal se conduz muito mal. Não me admira claro está que a maioria dos atropelamentos seja por má condução.

                                                    O que não invalida que haja muitos peões que só fazem disparates.

                                                    Mas não vale a pena vires para cim ade mim com paredes de texto e depois em vez de responderes deixas a dúvida....mas é assim ou estamos a debater algo de forma séria ou nem vale a pena.

                                                    E não vale a pena também generalizares. Quantos e quantos condutores eu vejo a travarem logo que esteja algum peão em situação vulnerável.

                                                    Agora aguardo resposta para ver se estás interessado em debater.
                                                    Editado pela última vez por EscapeLivre; 01 August 2019, 13:00.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por MartinsTM Ver Post
                                                      Vocês confiam demais na capacidade das pessoas, eu não. Temos gente a pegar em carros que nem devia ser autorizada a andar de bicicleta!

                                                      O "condutor deve", pois...para o pobre atropelado, esses devem contam zero.

                                                      Temos um código de estrada que potencia atropelamentos, PONTO. Estas situações ficam dependentes do erro humano, quando deviam ser precavidas pelo código e sinalização apropriada.

                                                      Mas, a estatísticas falam por si...e não são os peões que se andam a mandar contra os carros
                                                      Como é que o nosso código potencia atropelamentos? Se em diversas situações indica que o condutor deve moderar especialmente a velocidade, proíbe estacionamentos antes e depois das passadeiras bem como junto a cruzamentos e entroncamentos, etc ?
                                                      E até parece que são os condutores que andam a fazer mira aos peões. São acidentes, claro muitos por culpa de condução errada mas isso não é tudo.

                                                      Ou daqui a nada um maquinista também faz pontaria a quem fica na linha?

                                                      Que extremismos que para aqui vão...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Que comparação idiota.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Ai está mais um belo argumento. Vá, continuem.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                            Alguém que seja apologista de velocidades de 10/20km/h para as condições deficientes de visibilidade das vias, não está nem pretende a segurança de peões ou outros utilizadores.

                                                            Uma via/zona em que a velocidade segura para as suas condições seja 10/20km/h não tem qualquer tolerância ou margem de erro e um risco imensamente superior a cada pequeno incremento ou distracção de qualquer utilizador.

                                                            Se é isso que pretendem, assumam-no! Porque os pontos negros em cidade têm quase todos (para não dizer todos) o mesmo denominador.....visibilidade deficiente ou nula.
                                                            qual é mesmo a velocidade com que fazes uma curva num cruzamento de 90º e em circuito urbano como os que têm sido postados?

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por MartinsTM Ver Post
                                                              Vocês confiam demais na capacidade das pessoas, eu não. Temos gente a pegar em carros que nem devia ser autorizada a andar de bicicleta!

                                                              O "condutor deve", pois...para o pobre atropelado, esses devem contam zero.

                                                              Temos um desrespeito às regras do código de estrada que potencia atropelamentos, PONTO. Estas situações ficam dependentes do erro humano, quando estão precavidas pelo código e sinalização apropriada.

                                                              Mas, a estatísticas falam por si...e não são os peões que se andam a mandar contra os carros
                                                              fiz umas alterações a bold que parecem uma afirmação mais lógica.

                                                              e tens razão na falta de capacidades de muita gente no exercício da condução, mas nem isso nem as estatísticas se devem ao código da estrada.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X