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Diário de bordo de um forreta automóvel
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Originalmente Colocado por Pittboxer Ver PostDesculpa, mas se todos formos a pensar assim, mais vale não trabalhar, ou então voltarmos aos tempos medievais e ir para o trabalho a cavalo.
É mais que sabido, que os carros em regra geral, é o pior investimento que se pode fazer.
Como se costuma dizer eles comem a mesa conosco e enquanto nós comemos salsichas com massa, os carros comem caviar.
Mas a verdade é que um carro é um elemento essencial ao nosso quotidiano e não podemos passar sem ele.
Quem fuma, também têm que pensar que x de dias por ano está a trabalhar para o vicio do tabaco, ou que para pagar a água têm que trabalhar x de dias por ano para pagar a água, senão mais vale não se lavar e andar porco!
Agora quem gosta de carros, e gosta de ter prazer no que está a conduzir, mudar de carro, pode ser algo que complemente o desejo da pessoa!
Eu pessoalmente, já mudei de carro, não por necessidade, mas porque queria, se perdi dinheiro sim, assim como atualmente vou mudar de um carro novo, estreado por mim, para um usado, se vou perder dinheiro? Sim!
Mas também não levo o dinheiro comigo quando for para baixo dos ferrões!
Por isso mudo e pronto!
Pôr em perspetiva o verdadeiro custo do automóvel é uma forma de estarmos mais conscientes daquilo que sacrificamos para ter o carro, para podermos fazer uma decisão racional, pesando aquilo que ganhamos em troca do sacrifício que fazemos.
Isso não quer dizer que não possas chegar à conclusão que de facto o carro é imprescindível ou simplesmente o prazer que te dá em ter um carro novo vale a pena o sacrifício que vais fazer por ele.
No caso do OP, ele tem dois carros perfeitamente funcionais e que aparentemente não dão grandes despesas. Não é por não comprar carro novo agora que vai ter de andar a cavalo. Já agora, qualquer opção como mota, scooter, bicicleta elétrica ou mesmo bicicleta convencional seria melhor opção que um cavalo.
Pesar o verdadeiro custo do automóvel não tem mal nenhum nem te impede de o comprar, a não ser que estejas mesmo com receio de chegar à conclusão que o sacrifício que vais fazer (ex. pensar que passas 3 meses do ano a acordar às 8 e a chegar a casa às 19 só para pagar o carro) realmente não compensa o prazer que obténs de ter o carro que quiseste comprar. Basicamente queres enterrar a cabeça na areia e fazer uma compra irracional e que bem ponderada nunca farias por mais que gostes de carros.
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostClaro, nem tudo o que fazemos tem de ser racional, muito até pelo contrário, diga-se.
Mas eu sou um pouco diferente da maioria porque eu gosto mesmo é de controlar algo. Por isso numa me aborreço com carro nenhum . É uma benção acredita
Só é irracional a partir do momento em que não estamos dispostos a avaliar os custos com medo de chegar à conclusão que o prazer que vamos obter de facto não compensa o sacrifício que vamos fazer, nomeadamente, passar anos (literalmente) a trabalhar para sustentar o carro e sacrificar outros prazeres que poderíamos obter com esse dinheiro.Editado pela última vez por rrrfff; 22 August 2019, 14:59.
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tens de pensar o que é que gostavas de ter num carro que não tens nos carros actuais.
se houver algo que valorizas ter num carro que os actuais não te proporcionem troca de carro. se os actuais cumprem todas as tuas necessidades (ou gostos) não troques.
eu na minha família sou conhecido por "trocar de carro como quem troca de camisa"
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Originalmente Colocado por Pittboxer Ver PostQuantos KMS fazes em cada um dos que tens agora?
Eu trabalho a 15 kms de casa e uso mota sempre que possível. Para mim já não faz sentido o diesel. Para ela sim
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Originalmente Colocado por tonirai Ver PostAinda assim ficaram de boca aberta, porque achavam que eu era forreta demais para algum dia abrir assim os cordões à bolsa [emoji3]
Os 3500€ que os portugueses gastam anualmente no carro, se fossem postos em investimentos, ao fim de 30 anos facilmente poderiam estar a render 1000€ por mês.
Dá para uma pessoa se reformar. Uma pessoa não vive para sempre, mas eu espero não ter de trabalhar até morrer.
Originalmente Colocado por Sparrow1979 Ver Posttens de pensar o que é que gostavas de ter num carro que não tens nos carros actuais.
se houver algo que valorizas ter num carro que os actuais não te proporcionem troca de carro. se os actuais cumprem todas as tuas necessidades (ou gostos) não troques.
eu na minha família sou conhecido por "trocar de carro como quem troca de camisa"
Quanto tiveres a sensação de estar preso em casa porque ir aonde quer que seja é uma trabalheira enorme ou simplesmente impossível, vais dar valor ao carro que tens.Editado pela última vez por rrrfff; 22 August 2019, 15:11.
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Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver PostDepende. A minha mulher faz 100 kms diários. E vai andando mais com o Corolla. Às vezes pega no outro também. Diria que Corolla 30.000 por ano e C4 20.000
Eu trabalho a 15 kms de casa e uso mota sempre que possível. Para mim já não faz sentido o diesel. Para ela sim
Ficava com o carro que têm dado menos chatisses, mais fiável, mais econômico, com menos KMS, e em melhor estado.
E a Maria continuava a carrega-lo de KMS, agarrava em 25000€ e escolhia um, que fosse híbrido ou a gasolina, e que servisse já para as voltas ao fim de semana em família, ir de férias e assim, e metia os restantes 15000€ no banco a render.
Quando o da Maria, então começasse a pedir a reforma, daqui a 10 anos, passavas o que compravas agora, para ela, se fosse a gasolina, médias a GPL e ela continuava a carregar de KMS, e na altura agarrava em mais 25000€ e fazias a mesma jogada!
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostSer forreta é bom.
Os 3500€ que os portugueses gastam anualmente no carro, se fossem postos em investimentos, ao fim de 30 anos facilmente poderiam estar a render 1000€ por mês.
Dá para uma pessoa se reformar. Uma pessoa não vive para sempre, mas eu espero não ter de trabalhar até morrer.
Eu já vou em 40 anos e, embora sejam outros tempos, espero parar por opção minha, num dia não muito longínquo.
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eu tinha um carro a gasóleo de 2012 que dava perfeitamente para tudo e sobrava.. agora estou no 8 e 80: um citadino elétrico e um cabrio para viagens mais longas. Um foi uma escolha racional, o outro emocional.
ou seja, há espaço para tudo na vida.. no caso do sharpandsafe, a escolha racional já foi feita. Agora falta a emocional
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eu só troco de carro, quando a coisa começa a ser demasiado dispendiosa em problemas constantes, fora isso se for só a manutenções normais e material de desgaste siga, é andar até lhe caírem as rodas, andar a trocar de carro se ainda fosse algo que valorizasse, mas não só dá é despesas.
portanto ao autor do topico, se não gostas de gastar dinheiro, tens dois bons carros, deixa-te estar como estás, e então quando justificar mesmo efectuas a troca, para gastar o orçamento que tens disponível é instante, depois para o voltar a recuperar já é mais complicado.
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Originalmente Colocado por sgtscales Ver PostÉ por isso que gostava de ter um clássico, mas para isso é preciso ter uma garagem para o guardar primeiroOriginalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostClássicos, ora lá está, eu tambem adorava. E é sempre bom por vezes conduzir carros antigos sem ajudas para ir renovando o cérebro para a realidade de que é preciso sempre muito cuidado na estrada.
E depois claro, motores a carburador, é preciso digamos assim, compreender o motor a frio, controlar correctamente o acelerador, etc. Gosto muito. A relação homem máquina aumenta brutalmente.
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostBasicamente há malta que passa a vida a mandar bitaites sobre o que os outrps devem fazer.
pá, troca quando quiseres e te apetecer, o dinheiro é teu, a vida é tua e quem decide és mesmo tu!
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostE já agora vocês sentem " pressão " por parte de conhecidos para trocar de carro? " ah e tal isso já tem 10 anos, troca masé isso "....ou " ...o quê ? avariou 1 lâmpada ? troca já de carro "
Claro que como eu quero é que os outros se *****, ficam a falar sozinhos porque é bue facil dizer para comprar quando não são eles a pagar.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostQue drama ter um carro com 15 anos
Somos um povo cheio de manias.
Nao estou pensar mudar tao cedo, sao umas maquinas da velha guarda mecânica fiável e descomplicada
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostDe vez em quando lá aparece aquela expressão “tu podes”. E eu digo “Então? Se gosto do carro, serve o propósito, não me chateia a carteira, trocar porquê? Só porque posso?” E a conversa termina ali.
Eu desde há uns tempos que é " nao troco porque eu é que sei da minha vida "
É giro ver as pessoas ficarem azuis
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Originalmente Colocado por toyoteixeira Ver PostOh pá troca o corolla!
Estou como tu, tenho 1 corolla mas de 2005 e é o meu carro do dia a dia.
Não me consigo desfazer dele porque não há nenhuma razão racional para isso... Apenas capricho.
Já pus o prazo das matrículas novas, a ver se é desta que me decido
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Originalmente Colocado por Pittboxer Ver PostSe fosse eu falando nos factos que postaste:
Ficava com o carro que têm dado menos chatisses, mais fiável, mais econômico, com menos KMS, e em melhor estado.
E a Maria continuava a carrega-lo de KMS, agarrava em 25000€ e escolhia um, que fosse híbrido ou a gasolina, e que servisse já para as voltas ao fim de semana em família, ir de férias e assim, e metia os restantes 15000€ no banco a render.
Quando o da Maria, então começasse a pedir a reforma, daqui a 10 anos, passavas o que compravas agora, para ela, se fosse a gasolina, médias a GPL e ela continuava a carregar de KMS, e na altura agarrava em mais 25000€ e fazias a mesma jogada!
sem duvida que no final de 365 dias já tinha apenas 14,500€! façam contas, 0,05% bonificação mas tiram em taxas X, em sede de IRS mais Y, no final... embora que comprar um carro novo ou usado é muito mais negativo ao final de 1 ano.
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Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post15.000€ num banco a render?
sem duvida que no final de 365 dias já tinha apenas 14,500€! façam contas, 0,05% bonificação mas tiram em taxas X, em sede de IRS mais Y, no final... embora que comprar um carro novo ou usado é muito mais negativo ao final de 1 ano.
O que quis dizer é, não gastar!
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostE muito simpático já és tu.
Eu desde há uns tempos que é " nao troco porque eu é que sei da minha vida "
É giro ver as pessoas ficarem azuis
Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver PostEste já deve morrer comigo. Foi o meu primeiro carro, comprado novo com o meu dinheiro. O valor comercial dele é pouco e não me vai fazer diferença na compra de outro.
Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post15.000€ num banco a render?
sem duvida que no final de 365 dias já tinha apenas 14,500€! façam contas, 0,05% bonificação mas tiram em taxas X, em sede de IRS mais Y, no final... embora que comprar um carro novo ou usado é muito mais negativo ao final de 1 ano.
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostSer forreta é bom.
Os 3500€ que os portugueses gastam anualmente no carro, se fossem postos em investimentos, ao fim de 30 anos facilmente poderiam estar a render 1000€ por mês.
Dá para uma pessoa se reformar. Uma pessoa não vive para sempre, mas eu espero não ter de trabalhar até morrer.
Outra coisa é experimentar deixar de usar carro durante um mês (excepto para deslocações ao trabalho se não houver alternativa).
Quanto tiveres a sensação de estar preso em casa porque ir aonde quer que seja é uma trabalheira enorme ou simplesmente impossível, vais dar valor ao carro que tens.
Não te desejo isso nem a ninguém, mas infelizmente já vi pessoas a irem, e o dinheiro e os sonhos ficaram cá.
Tens de ver o carro como um investimento a fundo perdido, um pouco como se fizeres viagens. A diferença é que nas viagens normalmente ficas com o conhecimento e a experiência, no carro...tens de saber escolher conforme a experiência e emoção que pretendes, e aí um veículo racional (isso existe?) Dificilmente te dá em grande dose.
Claro que podes ser daqueles que o maior prazer da vida é ver a conta a crescer os tais "1000€" por mês, conheço uns quantos assim, e nada contra, mas também algo me diz que essas pessoas não param de trabalhar, e trabalham mais e mais, torna-se um vicio
Em suma, cada um faz o que quiser e gasta o dinheiro onde quiser desde que aquilo que gaste seja seu ou possa pagar, já imaginaste se todos vivessemos num mundo cor-de-rosa igual? Eramos uns tolinhos
Pode-se é gerir os investimentos "irracionais" de modo a ter menos perda, agora tentar encontrar muitas justificações racionais? Quanto mais se procura, menos se acerta.
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Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver PostEu disse meio a brincar que só entregava o Corolla a quem eu soubesse que ia tratar bem dele. E que de vez em quando ainda o fosse vendo.
A conversa ficou séria. Quem me conhece sabe que tudo o que eu tenho anda em estado "mint condition"
Vende-se, está vendido, e se for para longe melhor ainda. Nada te garante que no futuro o veículo vá dar problemas, e dependendo das pessoas por vezes estragam-se amizades por causa disso.
Ah, e também te pode acontecer estar na estrada e ter um acidente ou ser abalroado, e o destino do carro ser a sucata. Isto tanto te pode acontecer a um ex-carro, como um carro nas tuas mãos à uma hora, por isso se poderes evitar a "humanização" do automóvel, tanto melhor.
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Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post15.000€ num banco a render?
sem duvida que no final de 365 dias já tinha apenas 14,500€! façam contas, 0,05% bonificação mas tiram em taxas X, em sede de IRS mais Y, no final... embora que comprar um carro novo ou usado é muito mais negativo ao final de 1 ano.
A única taxa que se paga é a de 28% (taxa liberatória) se não se englobar o rendimento no IRS. Mas incide sobre os juros, os tais 0.05% que referes.
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Originalmente Colocado por drifit Ver PostA esse trocar constante de carro somo o encher o carro de equipamento. Não vejo utilidade na esmagadora maioria do equipamento dos carros actuais.
A cena é que nos carros novos, a menos que sejam low cost, trazem muito equipamento que eu queria bem não o ter nem pagar por ele.
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Originalmente Colocado por caditonuno Ver Poste depois há outros que querem trocar e não podem!
é como o meu carro. por mim já tinha ido há muito, mas foi ficando, ficando, agora com 300 mil já nem vale a pena trocar.
então pôr onde? mesmo que sejam aí uns 5000 euros? dá umas ideias.
P.S. O teu carro vende-se bem e tem procura.
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