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    Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
    A pergunta reformulada...
    Se te derem a escolher entre o Diesel a 8€/100km e um H2 a 11€/100km. Carro diesel muito mais barato, postos por todo o lado, porquê escolher o H2?
    Por questões ambientais pessoais, por limitações legais de circulação de ICE em certos locais onde pretendo aceder em veículo próprio, por aumento de impostos de circulação em veículos ICE...

    Esclarecido?

    Comentário


      Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
      Perigosidade e ineficiência não são limites da física.

      O ciclo do hidrogénio verde pode ser muito ineficiente, mas se for economicamente viável, é mais eficiente aproveitar vento, sol e água (barragens) para hidrogénio do que não os aproveitar.
      Pois não, são limites físicos do H2.

      Comentário


        Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
        Tenho de considerar o custo de aquisição, o número de quilómetros que vou percorrer, valorizar a flexibilidade do abastecimento efetivamente rápido, custos de manutenção, peças caras a substituir...

        Não é o que já se faz com Gasolina/Gasóleo? Toda a gente compra carros a Gasóleo?

        Edit: E não esquecer que os preços atuais do hidrogénio, onde existe, não é necessariamente o preço do futuro... Isto está apenas a começar.
        Portanto, estás à espera que o investimento gigantesco na instalação de unidades de produção e de uma rede de abastecimento pelo país todo baixem o preço do H2? Parece-me lógico.
        É que, nesta altura do campeonato, aqueles 11€ são fortemente subsidiados. Imagina quando perderem todos os apoios estatais e levarem com ISP e IVA em cima!

        Em relação à autonomia e ao tempo de carregamento, a tecnologia de baterias está a melhorar a passos largos. E mesmo que não estivesse, eu prefiro parar 1 ou 2 vezes no caminho a pagar mais caro 4,5 só para abastecer mais rápido (a autonomia do Mirai nem é tão brilhante assim).

        Comentário


          Originalmente Colocado por cuica Ver Post
          Portanto, estás à espera que o investimento gigantesco na instalação de unidades de produção e de uma rede de abastecimento pelo país todo baixem o preço do H2? Parece-me lógico.
          É que, nesta altura do campeonato, aqueles 11€ são fortemente subsidiados. Imagina quando perderem todos os apoios estatais e levarem com ISP e IVA em cima!

          Em relação à autonomia e ao tempo de carregamento, a tecnologia de baterias está a melhorar a passos largos. E mesmo que não estivesse, eu prefiro parar 1 ou 2 vezes no caminho a pagar mais caro 4,5 só para abastecer mais rápido (a autonomia do Mirai nem é tão brilhante assim).
          O custo da energia eólica e da energia solar também começou alto e tem vindo a baixar... Muito investimento, muitos subsídios... Não percebo porque é que essa lógica também não pode ser aplicada aqui, mas ok.

          BEV, têm vindo a melhorar, sim, mas o tempo de carregamento não depende só do carro, depende também do posto de abastecimento, e quanto mais potente o carregador, menos existem e mais cara é a eletricidade, portanto a diferença de preço atenua-se bastante. A menos que estejas disposto a esperar, a esperar, a esperar, a esperar... Um retrocesso, quando comparado com os ICE.

          O Mirai (onde existirem postos de abastecimento), abastece de forma efetivamente rápida mesmo que tenha uma autonomia "baixa".

          Eu não tenho muitas dúvidas que um carro BEV seja a solução melhor para quem faz muitos km, mas para quem faz menos (ainda por cima agora com o teletrabalho), um FCEV pode vir a ser uma solução viável.

          Comentário


            Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
            O custo da energia eólica e da energia solar também começou alto e tem vindo a baixar... Muito investimento, muitos subsídios... Não percebo porque é que essa lógica também não pode ser aplicada aqui, mas ok.

            BEV, têm vindo a melhorar, sim, mas o tempo de carregamento não depende só do carro, depende também do posto de abastecimento, e quanto mais potente o carregador, menos existem e mais cara é a eletricidade, portanto a diferença de preço atenua-se bastante. A menos que estejas disposto a esperar, a esperar, a esperar, a esperar... Um retrocesso, quando comparado com os ICE.

            O Mirai (onde existirem postos de abastecimento), abastece de forma efetivamente rápida mesmo que tenha uma autonomia "baixa".

            Eu não tenho muitas dúvidas que um carro BEV seja a solução melhor para quem faz muitos km, mas para quem faz menos (ainda por cima agora com o teletrabalho), um FCEV pode vir a ser uma solução viável.
            O teu raciocínio peca por isto:

            - enquanto que as eólicas e os painéis são fontes geradoras de energia elétrica, o H2 é um modo de armazenamento.
            - quando estas tecnologias foram implementadas em Portugal, já eram maduras e tinham níveis de eficiência muito aceitáveis.
            - um dos principais custos das eólicas foram os CMECs, que inflacionaram sobremaneira o seu custo.
            - não consegues melhorar a eficiência da electrólise, ao passo que nos painéis e nas eólicas isso tem vindo a ser feito. As leis da física não podem ser "dobradas".
            - o processo mais barato de fazer H2, na actualidade, é através de gás natural, logo não é renovável - ainda assim, mais caro que BEV.
            - um carregamento num posto rápido fica a menos de metade do preço do H2.
            - a tecnologia das baterias ainda agora está no início. A evolução vai ser rápida e espectacular.
            Enquanto o H2 roça o wishful thinking, nas baterias existem avanços todas as semanas. Para quem não sabe, a Maria Helena Braga da FEUP trabalha com o John Goodenough (vencedor do Nobel e inventor da bateria de lítio) e tem uma protótipos muito interessantes: não só as baterias têm maior capacidade, como aceitam carregamentos mais rápidos, têm efeito de auto-carregamento e até aumentam a capacidade com o tempo.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
              Pois não, são limites físicos do H2.

              Que limites fisicos?

              É apenas o elemento mais abundante do universo

              Comentário


                Originalmente Colocado por youngElindo Ver Post
                Que limites fisicos?

                É apenas o elemento mais abundante do universo

                Nunca pensei que a quantidade de um elemento tivesse alguma coisa a ver com a fisica.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por youngElindo Ver Post
                  Que limites fisicos?

                  É apenas o elemento mais abundante do universo
                  É bonito repetir frases feitas, e esquecer no entanto que neste planeta nunca está no seu estado singelo e é preciso mais energia para o separar do que a que vai ser extraída novamente.

                  Aí tens o limite físico.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                    O teu raciocínio peca por isto:

                    - enquanto que as eólicas e os painéis são fontes geradoras de energia elétrica, o H2 é um modo de armazenamento.
                    - quando estas tecnologias foram implementadas em Portugal, já eram maduras e tinham níveis de eficiência muito aceitáveis.
                    - um dos principais custos das eólicas foram os CMECs, que inflacionaram sobremaneira o seu custo.
                    - não consegues melhorar a eficiência da electrólise, ao passo que nos painéis e nas eólicas isso tem vindo a ser feito. As leis da física não podem ser "dobradas".
                    - o processo mais barato de fazer H2, na actualidade, é através de gás natural, logo não é renovável - ainda assim, mais caro que BEV.
                    - um carregamento num posto rápido fica a menos de metade do preço do H2.
                    - a tecnologia das baterias ainda agora está no início. A evolução vai ser rápida e espectacular.
                    Enquanto o H2 roça o wishful thinking, nas baterias existem avanços todas as semanas. Para quem não sabe, a Maria Helena Braga da FEUP trabalha com o John Goodenough (vencedor do Nobel e inventor da bateria de lítio) e tem uma protótipos muito interessantes: não só as baterias têm maior capacidade, como aceitam carregamentos mais rápidos, têm efeito de auto-carregamento e até aumentam a capacidade com o tempo.
                    - A analogia eólicas/solar com o hidrogénio que fiz dizia respeito à parte dos custos associados à implementação da tecnologia. Agora é caro, pode ficar mais barato no futuro implementar.
                    - Eolica e solar não estavam maduras, por isso é que foram necessários subsídios, incentivos, que fosse dada prioridade às eólicas e solar no MIBEL e os custos vieram por aí abaixo na última década (bastante!)
                    - Não dá para melhorar a eficiência da eletrólise, mas e então? Quando há excesso de energia, não podes fazer eletrólise nesses períodos onde a energia é mais barata? Não se podem reduzir custos da pilha de combustível? Não se pode melhorar a eficiência da mesma? Não se podem desenvolver depósitos mais baratos? Vocês os fanáticos dos BEV estão sempre a acusar os de mais mente aberta de que insinuamos que as baterias estão estagnadas, mas vocês fanáticos fazem precisamente isso com os FCEV. Hipócritas.
                    - Ninguém está a dizer que o hidrogénio é mais barato que a mesma energia em BEV... Simplemente, pode ser mais caro, mas se o carro for mais barato que um BEV, pode compensar a diferença tendo em conta os km percorridos, tal como Gasolina/Gasóleo.
                    - Carregar num posto rápido até pode ser mais barato, mas não ter de ficar parado também pode ter um valor.
                    - Espero bem que estejas certo quanto à evolução das baterias, mas não prevejo uma evolução assim tão espetacular, e ficas sempre limitado no carregador.

                    Quanto ao H2 roçar o wishful thinking, estás muito enganado. H2 já é realidade e a viabilidade existirá em muitas áreas dos transportes, apenas subsiste a dúvida quanto ao transporte ligeiro, mas mesmo aí penso que será uma opção viável.


                    Comentário


                      Originalmente Colocado por youngElindo Ver Post
                      Que limites fisicos?

                      É apenas o elemento mais abundante do universo
                      https://www.dmt-et.dk/wp-content/upl...-stations1.pdf

                      About 90% (45 billion kg)of hydrogen production currently comes from fossil fuel sources[24,25].
                      Acho que já todos percebemos que o teu objectivo aqui é apenas criar ruído, uma vez que não percebes literalmente nada sobre carros a hidrogénio.

                      Não percebo o porquê de andares aqui a seres humilhado com a tua ignorância, mas sei b o que vai acontecer: vais trollar mais um pouco aqui e no tópico da Tesla, jogares a carta da vítima, mais umas acusações de fanboy e coiso, mas depois vais desaparecer destes tópicos.

                      E toda a gente vai respirar de alívio.

                      Comentário


                        Dizem os especialistas que existe um grama de ouro por cada 100 milhões de toneladas de água do mar.
                        Já viste alguém a extrair ouro na praia?

                        Originalmente Colocado por youngElindo Ver Post
                        Que limites fisicos?

                        É apenas o elemento mais abundante do universo
                        Editado pela última vez por cuica; 19 May 2021, 18:22.

                        Comentário


                          Fica-te muito bem chamares aos outros fanáticos e hipócritas.
                          Normalmente a arrogância tolda-nos os sentidos...

                          Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                          - A analogia eólicas/solar com o hidrogénio que fiz dizia respeito à parte dos custos associados à implementação da tecnologia. Agora é caro, pode ficar mais barato no futuro implementar.
                          - Eolica e solar não estavam maduras, por isso é que foram necessários subsídios, incentivos, que fosse dada prioridade às eólicas e solar no MIBEL e os custos vieram por aí abaixo na última década (bastante!)
                          - Não dá para melhorar a eficiência da eletrólise, mas e então? Quando há excesso de energia, não podes fazer eletrólise nesses períodos onde a energia é mais barata? Não se podem reduzir custos da pilha de combustível? Não se pode melhorar a eficiência da mesma? Não se podem desenvolver depósitos mais baratos? Vocês os fanáticos dos BEV estão sempre a acusar os de mais mente aberta de que insinuamos que as baterias estão estagnadas, mas vocês fanáticos fazem precisamente isso com os FCEV. Hipócritas.
                          - Ninguém está a dizer que o hidrogénio é mais barato que a mesma energia em BEV... Simplemente, pode ser mais caro, mas se o carro for mais barato que um BEV, pode compensar a diferença tendo em conta os km percorridos, tal como Gasolina/Gasóleo.
                          - Carregar num posto rápido até pode ser mais barato, mas não ter de ficar parado também pode ter um valor.
                          - Espero bem que estejas certo quanto à evolução das baterias, mas não prevejo uma evolução assim tão espetacular, e ficas sempre limitado no carregador.

                          Quanto ao H2 roçar o wishful thinking, estás muito enganado. H2 já é realidade e a viabilidade existirá em muitas áreas dos transportes, apenas subsiste a dúvida quanto ao transporte ligeiro, mas mesmo aí penso que será uma opção viável.


                          Editado pela última vez por cuica; 19 May 2021, 18:33.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                            Dizem os especialistas que existe um grama de ouro por cada 100 milhões de toneladas de água do mar.
                            Já viste alguém a extrair ouro na praia?

                            Nada a ver

                            Comentário


                              Tudo a ver, o problema em ambos os casos é termos uma fraca viabilidade económica, não uma impossibilidade.

                              Originalmente Colocado por youngElindo Ver Post
                              Nada a ver

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                Tudo a ver, o problema em ambos os casos é termos uma fraca viabilidade económica, não uma impossibilidade.

                                Nem uma nem outra. O presente já o demonstra

                                Comentário


                                  Deves viver noutro mundo...

                                  Originalmente Colocado por youngElindo Ver Post

                                  Nem uma nem outra. O presente já o demonstra

                                  Comentário


                                    "Put your money where your mouth is"
                                    7 400€ baratinhos com poucos kms...

                                    Incrível desvalorização...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                      Nunca pensei que a quantidade de um elemento tivesse alguma coisa a ver com a fisica.
                                      Então, se o hidrogénio abunda em Andrómeda, é só lá ir buscá-lo

                                      O Einstein é que tinha razão...

                                      Comentário


                                        Hoje enviaram-me esta notícia:

                                        https://www.jn.pt/economia/toyota-mi...-13733963.html

                                        Deixo as partes mais importantes:

                                        A falta de postos de abastecimento em Portugal (o mais próximo fica em...Barcelona)
                                        preços que começam nos 67 168 euros.
                                        Antecipo um enorme sucesso!

                                        Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                                        "Put your money where your mouth is"
                                        7 400€ baratinhos com poucos kms...

                                        Incrível desvalorização...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                          Hoje enviaram-me esta notícia:

                                          https://www.jn.pt/economia/toyota-mi...-13733963.html

                                          Deixo as partes mais importantes:




                                          Antecipo um enorme sucesso!
                                          O mais incrível nesta apresentação é que a Toyota não encontrou uma solução portátil ou provisória para abastecer os carros. Cada jornalista faz no máximo 15 a 20km e quando vazios, os carros seguem de camião para abastecer em Espanha. Isto demonstra o desafio que é a construção da rede de abastecimento.
                                          E esqueçam lá a ideia de um dia, produzir o seu próprio h2 de 700bar em casa

                                          Comentário


                                            Evidentemente!
                                            O facto de a electrólise ser pouco eficiente seria facto suficiente para repensar tudo isto.
                                            Mas esta malta esquece-se que uma bomba de H2 não custa o mesmo que uma bomba de gasóleo (contando com produção local).
                                            Ainda gostava de perceber como vão enviar para o resto do país ou para exportação o H2 produzido em Sines. O H2 não é exactamente igual ao gás natural, um reservatório em 316L seria como um coador, quanto mais uma tubagem.
                                            Tudo isto acima tem um preço que, naturalmente, recairá sobre o consumidor.

                                            E falta ainda falar sobre os problemas de segurança, só em 2019 e 2020 explodiram um punhado de bombas. Com a densidade urbana das nossas cidades daria muito mau resultado...


                                            Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                                            O mais incrível nesta apresentação é que a Toyota não encontrou uma solução portátil ou provisória para abastecer os carros. Cada jornalista faz no máximo 15 a 20km e quando vazios, os carros seguem de camião para abastecer em Espanha. Isto demonstra o desafio que é a construção da rede de abastecimento.
                                            E esqueçam lá a ideia de um dia, produzir o seu próprio h2 de 700bar em casa

                                            Comentário


                                              A tecnologia já deve estar num ponto aceitável, afinal de contas está presente já em alguns carros que, como se sabe, obriga a normas de exigência muito grandes...Sendo assim, porque não parte para mais?...vejo praticamente todas as empresas de transporte a comprar Autocarros a bateria...A Transtejo 10 ferrys elétricos a bateria...Já passou a noticia do avião elétrico a bateria para cursos pequenos ( creio que 750kms )...Não deveria isto tudo ser com exemplos a hidrogénio?...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                                A tecnologia já deve estar num ponto aceitável, afinal de contas está presente já em alguns carros que, como se sabe, obriga a normas de exigência muito grandes...Sendo assim, porque não parte para mais?...vejo praticamente todas as empresas de transporte a comprar Autocarros a bateria...A Transtejo 10 ferrys elétricos a bateria...Já passou a noticia do avião elétrico a bateria para cursos pequenos ( creio que 750kms )...Não deveria isto tudo ser com exemplos a hidrogénio?...
                                                Se olhares para gráfico que pus fácilmente percebes que não.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                  Se olhares para gráfico que pus fácilmente percebes que não.
                                                  Não vi o gráfico, mas olha que eu abusei da ironia...

                                                  Comentário


                                                    Anúncio recente da Toyota, com referência aos veículos eletrificados, incluindo o novo Toyota Mirai:

                                                    Comentário


                                                      Por acaso gostei dos veículos elétricos apresentados, scooters??? É isto que a Toyota tem para mostrar??Acho ridiculo fazer pub a um carro com um posto de abastecimento disponível no pais.
                                                      Até o James May que dava tudo por um Fuell cell já entregou o dele.

                                                      Comentário


                                                        Toyota Mirai bate recorde mundial de distância para veículo movido a hidrogénio

                                                        (1003 km com um depósito)

                                                        Comentário


                                                          Luca Del Bo, president of the club, said: “To complete the 1,078km record distance, we used 98.4 kWh of electricity, which is equivalent to eight litres of gas.
                                                          https://www.theguardian.com/technolo...arge-elon-musk

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                                            Toyota Mirai bate recorde mundial de distância para veículo movido a hidrogénio

                                                            (1003 km com um depósito)
                                                            e com reabastecimento em apenas 5 minutos.

                                                            https://toyotacaetano.pt/2021/06/01/3703/

                                                            Comentário


                                                              Parabéns!

                                                              Comentário

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