Anúncio

Collapse
No announcement yet.

BMW 116d Auto F20 2018-2019

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse

• Tempo
  • Visualizar
Clear All
new posts

BMW 116d Auto F20 2018-2019

Apesar de muito comum nas estradas, não tenho encontrado grande feedback deste modelo em particular. Conheço bem o motor B37 mas com caixa manual. Qual o feedback dos donos com a versão com caixa automática ZF08?

Em particular, gostava de saber:
    - Numa condução normal/para o despachada, a caixa tende a retardar a trocar de mudança (por exemplo, esticar às das 3.000/3.500 rpm) ou fica-se por rotações mais baixas (por exemplo 2.500 rpm)?
    - Nota-se um grande esforço do motor quando o D está engrenado mas estamos parados, ou o conversor de torque funciona bem?
    - Pelo que vi, em modo Comfort, tende a andar sempre com as rotações em torno das 2.000 rpm. Confirma-se?
    - O quadrante semi-digital comporta-se bem ou torna-se incomodativo em condução noturna?
    - Em AE, como se porta? Há mínima inclinação/ultrapassagem reduz imenso anda em torno da faixa das 2.000-3.000 rpm?

Há cerca de 2 anos fiz um test drive a um, com jante 17, e lembro-me que havia uma tendência para a caixa reduzir com algumas mudanças quando fazia, por exemplo, uma recuperação de 80 km/h para 100 km/h, mas como foi uma experiência tão curta, não a considero válida. Já em condução citadina, trocava a primeira +- às 2.500/2.750 rpm e o resto ali pelas 2.250 rpm sem deixar o motor ficar abaixo das 1.500 rpm

Mais recentemente andei com um 216d GC já com a caixa de dupla embraiagem de 7 velocidades e gostei imenso do grupo propulsor, mas notei que por ser uma caixa robotizada, em para-arranca, o motor ficava em esforço uns 2 ou 3 segundos até "embraiar" completamente. Tirando isso, o comportamento era fantástico tanto em AE como em cidade. E não havia aquela parvoíce de ter o motor a baixas rotações a toda a hora (uma vez ou outra, a 60 km/h, ficou às 1.200 rpm mas reduziu logo).

Rob, nada como testares tu, especialmente porque as rotações em que a caixa troca de velocidade depende do modo a que tens a caixa e da pressão exercida no acelerador. Ou seja, não haverá uma chapa 7 para todos.

Comentário

Pelo que oiço falar apesar de nunca ter conduzido nenhum automático, apenas manual, a caixa automática encaixa nesse motor que é uma maravilha, nem parece que é o mesmo carro.

Tenho um amigo com um já à muito anos e ele adora, a caixa funciona muito bem e qualquer coisa caso não gostes é só mudar para o modo sequencial e siga.

Comentário

Obrigado a ambos!

Ecoflex, o “problema” do testar é que atualmente as rent-a-car já não têm carros destes, os concessionários também não pelo que me resta ir a stands “normais” só que não estou com muita vontade de chegar lá com “cara de pau”, pedir para testar um carro e no final dizer que vou pensar/não quero, já que a minha ideia será ir buscar lá fora porque quero uma configuração mais específica que cá mal existe e quando existe, o preço é muito superior ao que pretendo. Não tem mal nenhum pedir para experimentar, mas custa me um bocado até porque depois seria novamente uma experiência de 5/10 minutos e não de 1 dia. Talvez o faça só para descargo de consciência.

Margini, acredito que sim até porque o 216d que tive emprestado surpreendeu me imenso pela positiva. A diferença é que é uma dupla embraiagem mas a “treta” deve ser parecida.
        Sim, o modo sequencial é uma opção mas não queria muito passar de “cavalo para burro”. É que o meu 114d atual é de 4 cilindros e não sendo nenhum avião, cumpre perfeitamente com o que preciso e aguenta-se muito bem em AE em 6a. Já o 3 cilindros sofre mais um bocado por causa da caixa ser mais longa. Sei que passo a ter mais 21cv e caixa auto, mas a pulga fica sempre atrás da orelha.

Já estou um bocado como diz o outro: se não gostares, vendes.

Comentário

Originalmente Colocado por RobbPT Ver Post
          Apesar de muito comum nas estradas, não tenho encontrado grande feedback deste modelo em particular. Conheço bem o motor B37 mas com caixa manual. Qual o feedback dos donos com a versão com caixa automática ZF08?

Em particular, gostava de saber:
          - Numa condução normal/para o despachada, a caixa tende a retardar a trocar de mudança (por exemplo, esticar às das 3.000/3.500 rpm) ou fica-se por rotações mais baixas (por exemplo 2.500 rpm)? Em modo "Confort", numa condução normal, a caixa vai trocar sensivelmente às 2.000rpm. Se andares em eco pro ela troca um pouco antes, pelas 1700rpm. Em modo Sport vai puxar um pouco mais até às 2500rpm. Se colocares a caixa em Sport aí sim, as rpm devem aproximar-se mais das 3000rpm.
          - Nota-se um grande esforço do motor quando o D está engrenado mas estamos parados, ou o conversor de torque funciona bem? Sentes que a mudança está "engrenada", a frente até parece que fica mais "levantada", mas não sentes esforço nenhum numa condução normal de pára-arranca. Isto que refiro sentes se o meteres em "N" e alternares para "D". Sentes o engatar/desengatar da caixa.
          - Pelo que vi, em modo Comfort, tende a andar sempre com as rotações em torno das 2.000 rpm. Confirma-se? Li isto só depois de responder à 1.ª questão... Confirma-se!
          - O quadrante semi-digital comporta-se bem ou torna-se incomodativo em condução noturna? Julgo que neste campo estejas a referir-te ao LCI phase 2, que tem o quadrante diferente. De qualquer modo, diria que não será incomodativo, visto que os BMW costumam ter sensor de luz para o quadrante e tens ainda a possibilidade de ajustar manualmente. De qualquer modo tens um user nos Diários de Bordo com uma 216d Gran Tourer que tem esse quadrante.
          - Em AE, como se porta? Há mínima inclinação/ultrapassagem reduz imenso anda em torno da faixa das 2.000-3.000 rpm? O carro raramente precisa de reduzir em AE, vai sempre em 8.ª. Se reduzir é somente em subidas muito inclinadas ou ultrapassagem rápida, mas no máximo reduz 1 ou 2 mudanças, de modo a ter o motor sempre na faixa ideal, ou seja nas 2000 rpm, caso ele "caia" desse valor. De realçar que é raro sentir o carro a mudar as mudanças, vês o ponteiro das rotações a subir ou a descer, mas não sentes nada, salvo se deres alguma "patada" no acelerador.

Há cerca de 2 anos fiz um test drive a um, com jante 17, e lembro-me que havia uma tendência para a caixa reduzir com algumas mudanças quando fazia, por exemplo, uma recuperação de 80 km/h para 100 km/h, mas como foi uma experiência tão curta, não a considero válida. Já em condução citadina, trocava a primeira +- às 2.500/2.750 rpm e o resto ali pelas 2.250 rpm sem deixar o motor ficar abaixo das 1.500 rpm

Mais recentemente andei com um 216d GC já com a caixa de dupla embraiagem de 7 velocidades e gostei imenso do grupo propulsor, mas notei que por ser uma caixa robotizada, em para-arranca, o motor ficava em esforço uns 2 ou 3 segundos até "embraiar" completamente. Tirando isso, o comportamento era fantástico tanto em AE como em cidade. E não havia aquela parvoíce de ter o motor a baixas rotações a toda a hora (uma vez ou outra, a 60 km/h, ficou às 1.200 rpm mas reduziu logo).
          Eu tenho esse motor e caixa num F20 de 2017 (LCI phase 1).
          Não conheço o 16d com a caixa manual, mas a ZF de 8 velocidades conjuga muito bem. É um carro muito linear na progressão, puxa bem, o motor é muito bem insonorizado (no interior) e em nada dá indícios de ser um 3 cilindros.
          No exterior é um motor barulhento (como todos os diesel da BMW que conheço), mas também nada tem a ver com os 3 cilindros de antigamente do grupo Volkswagen, a título de exemplo.

Não tenho de memória as RPM vs comportamento do motor, mas posso tentar ver posteriormente alguma questão específica. Entretanto deixo as respostas às tuas questões diretamente no quote.

Para mim, na ótica do condutor, o maior defeito deste conjunto motor/caixa, face a uma versão manual, é a necessidade de ter de "preparar" uma ultrapassagem em estrada nacional, por exemplo.

Ou seja: Vou atrás de um carro mais lento, entre pensar que quero ultrapassar, carregar no acelerador, o carro reduzir e "saltar para a frente", há todo um hiato de (milésimos de) segundos (lag?) que sempre me fizeram confusão e requerem algum hábito.
          O truque nessas situações está em, quando se pensa em ultrapassar, dar primeiro um leve "impulso" no acelerador cujo efeito e objetivo é unicamente ele reduzir 1 mudança (como que a dizer ao carro "prepara-te"), de modo a posteriormente podermos acelerar sem qualquer lag na relação homem/máquina.

De realçar que este motor "desaparece" acima das 3500rpm... Só faz barulho e o pulmão é pouco. A BMW sempre teve tradição nos altos regimes dos seus motor diesel, mas este é um motor que trabalha melhor e é expedito em baixas e médios regimes. Utilizar o acelerador "a fundo" e levar as rpm até às 4000rpm é uma perda de tempo, ou pelo menos, é a sensação com que se fica. Muito barulho para pouco andamento prático.
          Com o tempo aprende-se a usar o pedal nas suas diversas posições e curso, consoante as necessidades que temos.

Em suma, para o andamento que tem, consumos que faz, custos de utilização, conforto de condução, não conheço nenhum conjunto motor/caixa a diesel melhor no segmento médio. Considerando ainda o chassis em que está montado, diria que é mesmo um conjunto único e que ao que tudo indica, em vias de extinção.
          Editado pela última vez por AstonM; 14 April 2025, 18:33.

Comentário

Originalmente Colocado por AstonM Ver Post

Eu tenho esse motor e caixa num F20 de 2017 (LCI phase 1).
            Não conheço o 16d com a caixa manual, mas a ZF de 8 velocidades conjuga muito bem. É um carro muito linear na progressão, puxa bem, o motor é muito bem insonorizado (no interior) e em nada dá indícios de ser um 3 cilindros.
            No exterior é um motor barulhento (como todos os diesel da BMW que conheço), mas também nada tem a ver com os 3 cilindros de antigamente do grupo Volkswagen, a título de exemplo.

Não tenho de memória as RPM vs comportamento do motor, mas posso tentar ver posteriormente alguma questão específica. Entretanto deixo as respostas às tuas questões diretamente no quote.

Para mim, na ótica do condutor, o maior defeito deste conjunto motor/caixa, face a uma versão manual, é a necessidade de ter de "preparar" uma ultrapassagem em estrada nacional, por exemplo.

Ou seja: Vou atrás de um carro mais lento, entre pensar que quero ultrapassar, carregar no acelerador, o carro reduzir e "saltar para a frente", há todo um hiato de (milésimos de) segundos (lag?) que sempre me fizeram confusão e requerem algum hábito.
            O truque nessas situações está em, quando se pensa em ultrapassar, dar primeiro um leve "impulso" no acelerador cujo efeito e objetivo é unicamente ele reduzir 1 mudança (como que a dizer ao carro "prepara-te"), de modo a posteriormente podermos acelerar sem qualquer lag na relação homem/máquina.

De realçar que este motor "desaparece" acima das 3500rpm... Só faz barulho e o pulmão é pouco. A BMW sempre teve tradição nos altos regimes dos seus motor diesel, mas este é um motor que trabalha melhor e é expedito em baixas e médios regimes. Utilizar o acelerador "a fundo" e levar as rpm até às 4000rpm é uma perda de tempo, ou pelo menos, é a sensação com que se fica. Muito barulho para pouco andamento prático.
            Com o tempo aprende-se a usar o pedal nas suas diversas posições e curso, consoante as necessidades que temos.

Em suma, para o andamento que tem, consumos que faz, custos de utilização, conforto de condução, não conheço nenhum conjunto motor/caixa a diesel melhor no segmento médio. Considerando ainda o chassis em que está montado, diria que é mesmo um conjunto único e que ao que tudo indica, em vias de extinção.
            Muito obrigado pelo teu feedback AstonM!

Portanto a tua perspectiva vai na sua maioria, de encontro à com que fiquei do 216d, o que é ótimo!

Só fiquei com uma dúvida: ele em comfort troca pela 2.000 rpm mas tenta manter-se lá perto ou é como os 2.0 que tendem a andar abaixo das 1.500 rpm?

Sim, tenho de pedir feedback ao Mike do quadrante.

Essa experiência que relatas das ultrapassagens acho que é transcendente a todos os auto mais modernos com 7 a 9 mudanças. Os Mercedes lá de casa com a 9G-tronic também me dão essa sensação de “lag”. Faço o que dizes e o problema desaparece mas por norma quando vou em nacionais meto em sport para a caixa ficar mais reativa/em mudanças mais baixas.

Comentário

Só fiquei com uma dúvida: ele em comfort troca pela 2.000 rpm mas tenta manter-se lá perto ou é como os 2.0 que tendem a andar abaixo das 1.500 rpm?
              Já tive de memória e fiz esse exercício de ver quantas rpm ele caía entre trocas, mas agora não me recordo.
              De qualquer modo, a caixa é muito curta. Diria que ao trocar, fica ali mais nas 1700rpm. Não sei se chegará a descer 500rpm entre trocas (posso confirmar e depois digo).
              Editado pela última vez por AstonM; 14 April 2025, 21:26.

Comentário

Já tive de memória e fiz esse exercício de ver quantas rpm ele caía entre trocas, mas agora não me recordo.
                De qualquer modo, a caixa é muito curta. Diria que ao trocar, fica ali mais nas 1700rpm. Não sei se chegará a descer 500rpm entre trocas (posso confirmar e depois digo).
                Obrigado! Se puderes confirmar, agradecia!

Comentário

Alguém aqui que já tenha ouvido falar do modo "Sport" de uma caixa auto? Ninguém?

Comentário

Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Alguém aqui que já tenha ouvido falar do modo "Sport" de uma caixa auto? Ninguém?
                    O tópico não se cinge ao funcionamento da caixa automática. O propósito é saber como todo o conjunto se porta e já obtive as respostas que precisava graças ao AstonM

Em sport naturalmente que fica tudo mais “fugaz” mas como deves concordar, não vou pôr o carro em modo sport em condução citadina/para-arranca já que o carro fica reativo em excesso, ou pelo menos, nos Mercedes lá de casa noto isso. Além da rotação subir assim que se tira o pé do travão, ficam “bruscos” no sentido de querem acelerador com fé.

O meu objetivo era saber mesmo como era o carro em modo comfort no dia-a-dia.

Comentário

Obrigado! Se puderes confirmar, agradecia!
                      Já verifiquei e em resumo:
                      Em aceleração continua e "estrada aberta", condução normal/despachada a rotação vai até às 2100rpm e cai para as 1600/1700rpm mais ao menos. Vai trocando sempre neste registo.
                      Se estiveres a arrancar com o acelerador/pé suave, após estar parado, ou em contexto de transito lento, aí sim as rotações vão até às 1700/1800rpm e cai para as 1300/1400rpm.

O tópico não se cinge ao funcionamento da caixa automática. O propósito é saber como todo o conjunto se porta e já obtive as respostas que precisava graças ao AstonM

Em sport naturalmente que fica tudo mais “fugaz” mas como deves concordar, não vou pôr o carro em modo sport em condução citadina/para-arranca já que o carro fica reativo em excesso, ou pelo menos, nos Mercedes lá de casa noto isso. Além da rotação subir assim que se tira o pé do travão, ficam “bruscos” no sentido de querem acelerador com fé.

O meu objetivo era saber mesmo como era o carro em modo comfort no dia-a-dia.
                      No meu post até referi a situação do modo sport, seja da caixa, seja do motor. De qualquer modo, é raro usar, mesmo em ultrapassagens. A caixa/motor fica mais nervoso, os consumos tendencialmente superiores, não justifica andar em modo "faca nos dentes". O modo comfort, com a gestão certa do pedal, consegue-se fazer tudo.

Não considero necessário o motor mais "rotativo" do modo Sport, pelo que tenho configurado o mapeamento do motor mais desportivo para estar somente disponível no modo Sport+. O modo "Sport" só está a alterar o peso da Direção.

Fiz uns vídeos curtos das diversas situações para te mostrar o comportamento e quando tiver oportunidade oportunidade envio-te por PM (mais logo ou amanhã).

Comentário

É engraçado ver as opiniões de diversos utilizadores. No 118i cá de casa em modo confort não gosto nada do escalonamento, as rotações andam sempre baixas com as consequências ao nível das vibrações. É claro que temos que ver o que eu já disse anteriormente e que está relacionado com a pressão do acelerador. Eu tenho "pé leve" e pode ser por isso que não gosto do modo confort. Se fizesse acelerações um pouco mais vigorosas, a caixa, mesmo em confort, só troca mais tarde, como é óbvio. Ou seja, tudo isto vai depender do estilo de condução de cada um. Uma vez experimentei o modo Eco e valha-me Deus, andei uns minutos com aquilo e até hoje nunca mais.

Se eu colocar a caixa em modo sport virando a manete para mim, com o meu estilo de condução tenho um escalonamento que considero ideal, sem o motor andar a "moer café".

Comentário

Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          É engraçado ver as opiniões de diversos utilizadores. No 118i cá de casa em modo confort não gosto nada do escalonamento, as rotações andam sempre baixas com as consequências ao nível das vibrações. É claro que temos que ver o que eu já disse anteriormente e que está relacionado com a pressão do acelerador. Eu tenho "pé leve" e pode ser por isso que não gosto do modo confort. Se fizesse acelerações um pouco mais vigorosas, a caixa, mesmo em confort, só troca mais tarde, como é óbvio. Ou seja, tudo isto vai depender do estilo de condução de cada um. Uma vez experimentei o modo Eco e valha-me Deus, andei uns minutos com aquilo e até hoje nunca mais.

Se eu colocar a caixa em modo sport virando a manete para mim, com o meu estilo de condução tenho um escalonamento que considero ideal, sem o motor andar a "moer café".
                          És como eu, quando tinha o 116D apesar de ser manual, odiava o modo confort e o eco, era sempre no modo Sport.

Como tenho o pé leve preferia ser eu a controlar a resposta do motor com o pé direito, e não ser um modo de condução baboso.

Comentário

...
                            ...
                            Tive um F31 c/ cx automática.
                            E para mitigar este tema fiz/fazia o seguinte:
                            - codifiquei a cx para modo desportivo
                            - qd pretendia ultrapassar, colocava a manete das mudanças para a esquerda, imediatamente a cx reduzia uma ou duas relações (já não tenho presente) e bastava acelerar.

Não sentia lag.

É verdade q o motor era outro.

Comentário

Originalmente Colocado por bbaixo Ver Post

- qd pretendia ultrapassar, colocava a manete das mudanças para a esquerda, imediatamente a cx reduzia uma ou duas relações (já não tenho presente) e bastava acelerar.

Não sentia lag.

Exactamente, faço isto quando quero e preciso de uma resposta mais célere. Às vezes acontece aquela cena parva que é às vezes a meio da ultrapassagem, reduzir uma mudança sem qualquer necessidade...

Comentário

No eu Lexus, basta tocar na patilha do volante de reduzir e reduz as relações que forem necessárias até colocar a rotação perto das 4000rpm.

Comentário

Já verifiquei e em resumo:
                                  Em aceleração continua e "estrada aberta", condução normal/despachada a rotação vai até às 2100rpm e cai para as 1600/1700rpm mais ao menos. Vai trocando sempre neste registo.
                                  Se estiveres a arrancar com o acelerador/pé suave, após estar parado, ou em contexto de transito lento, aí sim as rotações vão até às 1700/1800rpm e cai para as 1300/1400rpm.

No meu post até referi a situação do modo sport, seja da caixa, seja do motor. De qualquer modo, é raro usar, mesmo em ultrapassagens. A caixa/motor fica mais nervoso, os consumos tendencialmente superiores, não justifica andar em modo "faca nos dentes". O modo comfort, com a gestão certa do pedal, consegue-se fazer tudo.

Não considero necessário o motor mais "rotativo" do modo Sport, pelo que tenho configurado o mapeamento do motor mais desportivo para estar somente disponível no modo Sport+. O modo "Sport" só está a alterar o peso da Direção.

Fiz uns vídeos curtos das diversas situações para te mostrar o comportamento e quando tiver oportunidade oportunidade envio-te por PM (mais logo ou amanhã).
                                  Obrigado pelas informações e pelo trabalho que estás a ter
                                  Se preferires enviar os videos por whatsapp, diz que envio-te o meu número por pm

Comentário

Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post

É isso, depende das pessoas e dos carros. O 114d/116d F20 1.5d têm a particularidade de ter os apoios de motor controlados por vácuo o que ajuda imenso a reduzir as vibrações. Atrevo-me a dizer que é mais suave do que o mesmo modelo com o 1.6d/2.0d.

No caso do F40 não sei, mas o 216d GC que tive emprestado era muito agradável, mesmo em modo Eco, mas a gestão de um diesel é diferente de um a gasolina. A questão de querer o 116d também se prende com o facto de gerir melhor a caixa do que os motores mais potentes no sentido de não deixar as rotações tão em baixo.

Para teres uma ideia, o GLC lá de casa, a velocidades citadinas/ de nacionais, chega a ter o motor às 1200rpm ao ponto de dar um ligeiro engasgo (tens de estar atento) e depois decidir reduzir para subir as rotações 200/300 rpm.

O problema disto tudo é a necessidade de reduzir as emissões ao máximo. Os fabricantes bem sabem que rotações tão baixas não é o ideal e fazem mais mal do que bem, mas acaba por ser um dos poucos caminhos que têm para conseguir homologar os carros.

Já testaste o série 1 F70? Eu já andei uns dias com um 120 a gasolina e gostei do conjunto. Não senti esse comportamento que referes no teu 118i mas além de só ter a possibilidade de ver as rotações em modo Sport, ou o carro ou a caixa estavam com algum problema/má aprendizagem: ao entrar em rotundas, cruzamentos, etc, (quase) sempre que dava um pequeno toque no acelerador, ele dava um esticão, fosse em que modo fosse. Talvez fosse do sistema Mild-Hybrid mas não deixa de ser inadmissível num carro que tinha 1.200km e aquele em específico tinha um PVP de quase 60.000€. Gostei bastante mais do 216d.

Comentário

Não sentia lag.

A configuração das caixas que está virada para manter o motor com as rotações o mais baixas possível por causa das emissões. O facto de terem entre 7 e 9 mudanças, também não ajuda. O motor, atualmente, já não tem assim tanta influencia.

Comentário

É isso, depende das pessoas e dos carros. O 114d/116d F20 1.5d têm a particularidade de ter os apoios de motor controlados por vácuo o que ajuda imenso a reduzir as vibrações. Atrevo-me a dizer que é mais suave do que o mesmo modelo com o 1.6d/2.0d.

No caso do F40 não sei, mas o 216d GC que tive emprestado era muito agradável, mesmo em modo Eco, mas a gestão de um diesel é diferente de um a gasolina. A questão de querer o 116d também se prende com o facto de gerir melhor a caixa do que os motores mais potentes no sentido de não deixar as rotações tão em baixo.

Para teres uma ideia, o GLC lá de casa, a velocidades citadinas/ de nacionais, chega a ter o motor às 1200rpm ao ponto de dar um ligeiro engasgo (tens de estar atento) e depois decidir reduzir para subir as rotações 200/300 rpm.

O problema disto tudo é a necessidade de reduzir as emissões ao máximo. Os fabricantes bem sabem que rotações tão baixas não é o ideal e fazem mais mal do que bem, mas acaba por ser um dos poucos caminhos que têm para conseguir homologar os carros.

Já testaste o série 1 F70? Eu já andei uns dias com um 120 a gasolina e gostei do conjunto. Não senti esse comportamento que referes no teu 118i mas além de só ter a possibilidade de ver as rotações em modo Sport, ou o carro ou a caixa estavam com algum problema/má aprendizagem: ao entrar em rotundas, cruzamentos, etc, (quase) sempre que dava um pequeno toque no acelerador, ele dava um esticão, fosse em que modo fosse. Talvez fosse do sistema Mild-Hybrid mas não deixa de ser inadmissível num carro que tinha 1.200km e aquele em específico tinha um PVP de quase 60.000€. Gostei bastante mais do 216d.
                                        Nos Bmws auto que tenho “cá por casa” (F10 e F40) não noto as vibrações, apenas não quero o motor a moer. Nesse aspecto até o F40 por ser a gasolina é mais suave. Nunca andei no novo S1.

Comentário

Não sentia lag.

Certo. Efetivamente o motor fica mais disponível e com uma saída mais imediata, caso a caixa esteja em modo sport (para a esquerda).
                                          Só que lá está, na minha perceção, o tempo que se demora a colocar a caixa para a esquerda é o mesmo tempo (ou mais) que demoro a dar o tal impulso no acelerador para a caixa reduzir 1 velocidade e me colocar na rotação "ideal" para a ultrapassagem. Mas isto é tudo uma questão de hábito e gosto pessoal, eu sinto que a condução é sempre mais descontraída, natural e "confortável" se usar o menos possível a caixa e promover somente o uso do acelerador.

De realçar que o 116d auto no F20 não tinha a possibilidade de ter o volante com patilhas, na altura isso estava adstrito somente aos 18d em diante (como opcional ainda assim). A 218d cá de casa quando se comprou também se escolheu a caixa sem as patilhas no volante (a diferença era de 100€ ou 200€, nada relevante).

Obrigado pelas informações e pelo trabalho que estás a ter
                                          Se preferires enviar os videos por whatsapp, diz que envio-te o meu número por pm
                                          Sem problema, estamos cá para ajudar. Já tenho o carro há tanto tempo que já me passam ao lado estes detalhes.
                                          É um bom conjunto, pensando racionalmente não tenho nada de negativo a apontar enquanto automóvel, mas já estou na fase que me apetece trocar. Mas dá pena, pelo que o ideal até era manter este como carro de "reserva", até porque não dá problemas, é compacto, super económico, com um chassis fantástico, distribuição de pesos perfeita, com a tração no sitio certo.

Ontem não consegui enviar a PM porque o Fórum esteve offline, mas mais logo já o posso fazer. Eu envio um link para uma pasta minha, é só partilhar.
                                          Editado pela última vez por AstonM; 17 April 2025, 10:42.

Comentário

AD fim dos posts Desktop

Collapse

Ad Fim dos Posts Mobile

Collapse
                                          Working...