Anúncio

Collapse
No announcement yet.

XCEED excede mesmo as expectativas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O chegar lá não é grande argumento. Por essa ordem de ideias até uma motorizada de 50cc seria adequada para fazer essa viagem.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
      O chegar lá não é grande argumento. Por essa ordem de ideias até uma motorizada de 50cc seria adequada para fazer essa viagem.
      Só gastando metade do orçamento em vodka para fazer face ao frio

      Comentário


        Claro que é mais giro ter mais resposta e se formos por ai fora, chegamos a um V6 de 500 e tal cv

        A questão é. Será que valem os 2000€ reduzir para uma 5ª uma dúzia de vezes por ano ?
        É basicamente o que acabo por fazer.

        Este verão atravessei a meseta na focus ecoboost 1.0 125 e meti-me pelo norte de Espanha das Asturias até Bilbao apanhando muita AE de sobe e desce e a velocidades normais ( cruises a 120 e 140 ) salvo rampas mais agrestes nem 5ª tive que meter para aguentar o ritmo.

        Por outras, para uso normal, acho que não compensa. Claro que se queremos anda a fazer picanços, se calhar é melhor gastar mais uma coroas.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
          O chegar lá não é grande argumento. Por essa ordem de ideias até uma motorizada de 50cc seria adequada para fazer essa viagem.
          por essa ordem de ideias então os 1.5dci que andam por essa europa fora, não servem para nada. Só se for 2.0 para cima e mesmo assim... Vamos lá ver, estes motores vêm substituir os anteriores 1.6 atmosféricos que existiam há uns anos, com a vantagem de terem mais binário devido ao turbo. Se esses 1.6 chegavam, porque raio é que o seu equivalente não chega? Eu que ando sempre dentro dos limites, não acho que o motor falhe para o que foi comprado. Sim, se for um de maior cilindrada será melhor, mas para a minha utilização o 1.0 é suficiente. Faz grandes viagens em 6ª sem mexer na caixa, que mais querem? Porto - Lisboa; Porto - Algarve; Porto - Barcelona; Porto - Bilbao; Porto - A Coruna, e nunca se negou e sempre sem stress de andar com as mudanças para a frente e para trás. Por vezes lá tem de ser, mas conta-se pelos dedos das mãos as vezes que tenho de fazer isso nas viagens que indiquei.

          Tem uma condução similar aos 1.5dci, 1.6tdci/hdi/tdi que andam por aí aos pontapés e que fazem centenas de milhares de kms e que ninguém diz que são sofríveis para chegar a Paris. Aliás, a minha experiência com o 1.6hdi e um 1.6tdi num golf vii variant é que o 1.0 é bastante mais agradável de utilizar pois não tem o turbo lag a baixas rotações. Agora, não são canhões, como esses diesel não são.

          Comentário


            Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
            Claro que é mais giro ter mais resposta e se formos por ai fora, chegamos a um V6 de 500 e tal cv

            A questão é. Será que valem os 2000€ reduzir para uma 5ª uma dúzia de vezes por ano ?
            É basicamente o que acabo por fazer.

            Este verão atravessei a meseta na focus ecoboost 1.0 125 e meti-me pelo norte de Espanha das Asturias até Bilbao apanhando muita AE de sobe e desce e a velocidades normais ( cruises a 120 e 140 ) salvo rampas mais agrestes nem 5ª tive que meter para aguentar o ritmo.

            Por outras, para uso normal, acho que não compensa. Claro que se queremos anda a fazer picanços, se calhar é melhor gastar mais uma coroas.
            Diria que pelo teu racional para ti talvez não faça sentido.

            Agora para mim faria e não me identifico nada com os teus argumentos:

            - Antes de um V6 de 500 cv haveria concerteza um modelo melhor com um motor razoavel
            - A questão não passa por reduzir ou não, mas por ter mais resposta em qualquer situação. Seja em que utilização for prefiro mais resposta.
            - Picanços !? não vejo relação

            Comentário


              Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
              Claro que é mais giro ter mais resposta e se formos por ai fora, chegamos a um V6 de 500 e tal cv

              A questão é. Será que valem os 2000€ reduzir para uma 5ª uma dúzia de vezes por an
              o ?
              É basicamente o que acabo por fazer.

              Este verão atravessei a meseta na focus ecoboost 1.0 125 e meti-me pelo norte de Espanha das Asturias até Bilbao apanhando muita AE de sobe e desce e a velocidades normais ( cruises a 120 e 140 ) salvo rampas mais agrestes nem 5ª tive que meter para aguentar o ritmo.

              Por outras, para uso normal, acho que não compensa. Claro que se queremos anda a fazer picanços, se calhar é melhor gastar mais uma coroas.
              é precisamente essa a minha opinião. As viagens que mencionei foram feitas quase todas em 6ª sem perda de velocidade. Muito raramente é necessário meter uma 5ª, mas provavelmente noutro com mais 1c e/ou mais cilindrada poderia ter de ser feito. Apenas não seria feito em carros com cilindradas bem mais elevadas. F0i referido a situação da serra dos Candeeiros em que no bmw teve de se reduzir. Posso dizer que na minha focus isso apenas acontece quando vamos 5. Quando vamos 3, meto a 6ª à saída do Porto, cc nos 120kms/h, e assim vou até Lisboa... Quando vamos 5, lá tenho de reduzir para 5ª lá pelo meio e por vezes depende se apanho carros mais lentos, e isso para não estar a esforçar a caixa.
              Editado pela última vez por pcg2001; 11 December 2019, 17:17.

              Comentário


                Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                Tem uma condução similar aos 1.5dci, 1.6tdci/hdi/tdi que andam por aí aos pontapés e que fazem centenas de milhares de kms e que ninguém diz que são sofríveis para chegar a Paris. Aliás, a minha experiência com o 1.6hdi e um 1.6tdi num golf vii variant é que o 1.0 é bastante mais agradável de utilizar pois não tem o turbo lag a baixas rotações. Agora, não são canhões, como esses diesel não são.
                Há quem diga ! Eu digo.

                Vamos lá ver, uma coisa é utilizarmos esse género de carros, outra é porque os utilizamos eles não passam a ser bons.

                Um gajo pode levar pancada todos os dias da mulher, o grave é que ache que isso é normal.

                No entanto tenho um aspecto em que sou diferente de ti, eu raramente ando dentro dos limites, acho isso extremamente perigoso e não arrisco por causa de leis estupidas.

                Actualmente ando devagar, mas raramente dentro dos limites.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                  Diria que pelo teu racional para ti talvez não faça sentido.

                  Agora para mim faria e não me identifico nada com os teus argumentos:

                  - Antes de um V6 de 500 cv haveria concerteza um modelo melhor com um motor razoavel
                  - A questão não passa por reduzir ou não, mas por ter mais resposta em qualquer situação. Seja em que utilização for prefiro mais resposta.
                  - Picanços !? não vejo relação
                  mas lá está, esse problema existe nos 1.5/1.6 diesel da praxe e não vejo ninguém a queixar-se. nos carros atuais, com perfil familiar, as caixas são longas principalmente a 6ª e a diferença de 20cv, mesmo com mais binário, é muito reduzida. Por curiosidade, fui comparar o atual focus 1.0 vs 1.5tdci, e as recuperações são marginalmente melhores para o 1.0 no caso dos 50-100 (iguais no caso do 0-100). O 1.5 ecoboost é melhor que estes 2, como não podia deixar de ser.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                    Há quem diga ! Eu digo.

                    Vamos lá ver, uma coisa é utilizarmos esse género de carros, outra é porque os utilizamos eles não passam a ser bons.

                    Um gajo pode levar pancada todos os dias da mulher, o grave é que ache que isso é normal.

                    No entanto tenho um aspecto em que sou diferente de ti, eu raramente ando dentro dos limites, acho isso extremamente perigoso e não arrisco por causa de leis estupidas.

                    Actualmente ando devagar, mas raramente dentro dos limites.
                    deduzo então que o teu daily car é um com pelo menos uns 150cvs... E que temos perspetivas diferentes quanto ao civismo na estrada.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                      Diria que pelo teu racional para ti talvez não faça sentido.

                      Agora para mim faria e não me identifico nada com os teus argumentos:

                      - Antes de um V6 de 500 cv haveria concerteza um modelo melhor com um motor razoavel
                      - A questão não passa por reduzir ou não, mas por ter mais resposta em qualquer situação. Seja em que utilização for prefiro mais resposta.
                      - Picanços !? não vejo relação
                      Acho que fui claro. O Ecoboost 125 tem rendimento QB, não lhe faltando força numa utilização normal. ( presumo que o 1.0 do XCEED será similar )


                      Nestas situações, aquilo que consigo fazer com o 140cv em situações em que preciso de mais resposta, consigo no 120cv metendo uma 5ª. Não sei se compensa pagar 2000€ em troca de uma dúzia de 5ªs por ano.

                      Assim sendo, para alem disso só vejo vantagem de mais cavalos para picanços e afins

                      Daí o meu exp do V6. Como é giro ter mais potencia que a necessária, se é por aí, onde parar então

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                        é precisamente essa a minha opinião. As viagens que mencionei foram feitas quase todas em 6ª sem perda de velocidade. Muito raramente é necessário meter uma 5ª, mas provavelmente noutro com mais 1c e/ou mais cilindrada poderia ter de ser feito. Apenas não seria feito em carros com cilindradas bem mais elevadas. F0i referido a situação da serra dos Candeeiros em que no bmw teve de se reduzir. Posso dizer que na minha focus isso apenas acontece quando vamos 5. Quando vamos 3, meto a 6ª à saída do Porto, cc nos 120kms/h, e assim vou até Lisboa... Quando vamos 5, lá tenho de reduzir para 5ª lá pelo meio e por vezes depende se apanho carros mais lentos, e isso para não estar a esforçar a caixa.
                        Tu vê lá que as multas nas portagens a mais de 60kms h dá um multão

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                          Acho que fui claro. O Ecoboost 125 tem rendimento QB, não lhe faltando força numa utilização normal. ( presumo que o 1.0 do XCEED será similar )


                          Nestas situações, aquilo que consigo fazer com o 140cv em situações em que preciso de mais resposta, consigo no 120cv metendo uma 5ª. Não sei se compensa pagar 2000€ em troca de uma dúzia de 5ªs por ano.

                          Assim sendo, para alem disso só vejo vantagem de mais cavalos para picanços e afins

                          Daí o meu exp do V6. Como é giro ter mais potencia que a necessária, se é por aí, onde parar então
                          e que foi para isso que foi desenhado. Quem quer mais desportivos, certamente que não vai para este tipo de motor e não faz sentido dizer que esse motor não consegue ter o comportamento de um outro mais desportivo. Pois claro, não foi para isso que foi desenhado. Mas não são as arrastadeiras que tentam passar. São motores normais que quando puxados um pouco até são espevitados.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                            Tu vê lá que as multas nas portagens a mais de 60kms h dá um multão
                            Costumo passar sempre a uns 80/90. Vá lá, o CC nos 120 no Porto, foi uma forma de expressão. Após as portagens do Porto.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                              Há quem diga ! Eu digo.

                              Vamos lá ver, uma coisa é utilizarmos esse género de carros, outra é porque os utilizamos eles não passam a ser bons.

                              Um gajo pode levar pancada todos os dias da mulher, o grave é que ache que isso é normal.

                              No entanto tenho um aspecto em que sou diferente de ti, eu raramente ando dentro dos limites, acho isso extremamente perigoso e não arrisco por causa de leis estupidas.

                              Actualmente ando devagar, mas raramente dentro dos limites.
                              Evidentemente não é o mesmo andar nos limites numa A5 do que numa A2 no meio do Alentejo.

                              Mesmo assim, já lá vão os anos em que esmifrava esses troços mais arejados. Hoje em dia meto o cruise a 140 que já dá uma boa media e não me chateio mais com o assunto. A não ser quando apanhas aqueles toscos que te passam e depois metem-se á frente e sabe-se lá porquê começam a abrandar fazendo-te ir para a faixa da esq. Quando me fazem isso mais de uma vez, aí aperto uns bons kms até perder o tosco de vista e volto á pasmaceira do cruise140

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                deduzo então que o teu daily car é um com pelo menos uns 150cvs... E que temos perspetivas diferentes quanto ao civismo na estrada.
                                O meu daily tem mais do que 150 cv mas é pesado, agora não é isso que está em causa, até podia ser um renault 4 com os seus 34 cv.

                                O que se discute saudavemente por aqui é o que se acha adequado, desejável, etc.

                                Quanto à questão do civismo, sou super atento e atencioso com os outros condutores, não ando na esquerda se tiver alguma faixa à direita livre, não conduzo muito próximo dos outros, não apito, raramente faço sinais de luzes. Dou sempre prioridade a peões e bicicletas, não faço razias, não lavo os vidros se vier alguém atrás de mim, evito travar forte por causa de quem vem atrás, etc. é essa a minha perspectiva de civismo.

                                Qual é a tua?

                                Comentário


                                  Pessoalmente, tendo eu também um ecoboost 125cv, mas montado num Fiesta, percebo o que o Salvador P quer dizer, e não acho que seja uma questão tão simples como o facto de ter de reduzir de 6a para 5a, de 5a para 4a, ou de 4a para 3a...
                                  Aliás, isto até é mais notório quando se anda em nacionais ou IC's tipo montanha, porque em ae de certo modo tem-se sempre ritmo para fazer à velocidade do limite e mais alguma.

                                  Faço muitas vezes a A4 que tem umas subidas jeitosas na zona de Vila Real, e mesmo a subir o Marão/Corgo consigo manter ou atingir facilmente velocidades de 150 km/h ou mais em 5a (não tenho 6a), mesmo sem embalar a mais de 120km/h.
                                  No entanto, há situações onde se nota falta de cilindrada/ binário, e isto acontece sobretudo quando se circula em estradas a velocidades mais próximas dos 90/100 e que após algumas curvas apanhe uma subida, nestes casos o melhor mesmo é reduzir.
                                  Por exemplo, para quem conhece o IC5, tem uma subida bastante inclinada quem vem do Tua para Alijó, e neste caso, se fizer a curva do rio em 5a a 90/100 sem reduzir, vai custar-lhe para se manter nos 120 km/h, se entrar mais rápido é sem problema. Se reduzir para 3a, progride sem problemas na subida até lá para os 160 km/h.

                                  Resumindo, apesar de ser um motor que chega perfeitamente, há situações onde é preciso conhecer o seu comportamento para tirar o melhor, é como se em dados momentos lhe faltasse consistência, agravado pelo peso que se mete mais no carro (nota-se bastante), o ar condicionado...pecando por defeito e não por excesso.
                                  Mas também não me parece que seja com um 1.4/5 e 150cv que se resolve este problema.

                                  Comentário


                                    Basicamente, em determinadas situações, é mais uma questão de ter que trabalhar mais a caixa.

                                    Claro que alguém que ande muito nesse tipo de vias onde o binário é mais necessário, poderá fazer um pouco mais de sentido, mas na maioria dos casos, como o meu e nos dias de hoje, o que geralmente mais se faz é cidade + vias rápidas AE com inclinações dentro do normal, onde á priori não necessitaremos de tanto binário ou mais trabalho de caixa, por defeito.

                                    Logo as condições de cada um são fulcrais para valorizar esta questão.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                      O chegar lá não é grande argumento. Por essa ordem de ideias até uma motorizada de 50cc seria adequada para fazer essa viagem.
                                      Já explicaste várias vezes, mas eles gostam de aproveitar o momento para fazerem cherry picking e falar das suas experiências que ninguém quer saber.

                                      Até de FAMEL vais a Paris.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                        O meu daily tem mais do que 150 cv mas é pesado, agora não é isso que está em causa, até podia ser um renault 4 com os seus 34 cv.

                                        O que se discute saudavemente por aqui é o que se acha adequado, desejável, etc.

                                        Quanto à questão do civismo, sou super atento e atencioso com os outros condutores, não ando na esquerda se tiver alguma faixa à direita livre, não conduzo muito próximo dos outros, não apito, raramente faço sinais de luzes. Dou sempre prioridade a peões e bicicletas, não faço razias, não lavo os vidros se vier alguém atrás de mim, evito travar forte por causa de quem vem atrás, etc. é essa a minha perspectiva de civismo.

                                        Qual é a tua?
                                        O mesmo que a tua mas cumpro os limites legais que me são impostos.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por PAFFY Ver Post
                                          Já explicaste várias vezes, mas eles gostam de aproveitar o momento para fazerem cherry picking e falar das suas experiências que ninguém quer saber.

                                          Até de FAMEL vais a Paris.
                                          Naoy estou a fazer cherry picking, mas apenas a dizer que os motores são competentes para o o que foram desenhados. A ideia que passou foi que é um martírio fazer viagens grandes, ao que expliquei que isso não é verdade pois fazes esse tipo de viagens sem qualquer problema com esses motores. Claro que por vezes lá tens de reduzir, mas isso não torna a viagem cansativa ou perigosa em qualquer situação. São motores com as performances esperadas nos carros onde foram montados. Motores maiores seriam melhores? Claro, mas as diferenças, para quem anda nos limites legais ou pouco mais acima, pouco se fazem notar.

                                          Comentário


                                            Eu gosto imenso de carros manuais e de usar a cx, reduzir não é nenhum problema, aliás até gosto imenso de fazer reduções. Para mim a vantagem de ter mais motor não tem nada a ver com essa questão.

                                            Mas não há um certo e um errado aqui, quem não valoriza ao ponto de pagar os 2 mil euros, não paga e pronto. Sem grande conhecimento do carro em questão eu via-me a apontar para uma versão intermédia de equipamento, ou até um pouco despojada mas com o motor 1,4.

                                            No meu caso apenas dou a minha opinião numa perspectiva de ajudar, mas está dada.

                                            Venham de lá esses Exceed 1,0

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por PAFFY Ver Post
                                              Já explicaste várias vezes, mas eles gostam de aproveitar o momento para fazerem cherry picking e falar das suas experiências que ninguém quer saber.

                                              Até de FAMEL vais a Paris.
                                              sim porque mais vale falar de alto sem se explicar ou falar porque ouviu falar. Convém também interpretar o que os outros escrevem, mas talvez seja complicado quando não se quer perceber.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                                Eu gosto imenso de carros manuais e de usar a cx, reduzir não é nenhum problema, aliás até gosto imenso de fazer reduções. Para mim a vantagem de ter mais motor não tem nada a ver com essa questão.

                                                Mas não há um certo e um errado aqui, quem não valoriza ao ponto de pagar os 2 mil euros, não paga e pronto. Sem grande conhecimento do carro em questão eu via-me a apontar para uma versão intermédia de equipamento, ou até um pouco despojada mas com o motor 1,4.

                                                No meu caso apenas dou a minha opinião numa perspectiva de ajudar, mas está dada.

                                                Venham de lá esses Exceed 1,0
                                                Ora lá está. Esse é o ponto que referi no inicio. Dar ou não 2000€ por umas quantas reduções anuais

                                                E aí cada um gasta, ou não, o seu como lhe dá na gana

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                                  por essa ordem de ideias então os 1.5dci que andam por essa europa fora, não servem para nada. Só se for 2.0 para cima e mesmo assim... Vamos lá ver, estes motores vêm substituir os anteriores 1.6 atmosféricos que existiam há uns anos, com a vantagem de terem mais binário devido ao turbo. Se esses 1.6 chegavam, porque raio é que o seu equivalente não chega? Eu que ando sempre dentro dos limites, não acho que o motor falhe para o que foi comprado. Sim, se for um de maior cilindrada será melhor, mas para a minha utilização o 1.0 é suficiente. Faz grandes viagens em 6ª sem mexer na caixa, que mais querem? Porto - Lisboa; Porto - Algarve; Porto - Barcelona; Porto - Bilbao; Porto - A Coruna, e nunca se negou e sempre sem stress de andar com as mudanças para a frente e para trás. Por vezes lá tem de ser, mas conta-se pelos dedos das mãos as vezes que tenho de fazer isso nas viagens que indiquei.

                                                  Tem uma condução similar aos 1.5dci, 1.6tdci/hdi/tdi que andam por aí aos pontapés e que fazem centenas de milhares de kms e que ninguém diz que são sofríveis para chegar a Paris. Aliás, a minha experiência com o 1.6hdi e um 1.6tdi num golf vii variant é que o 1.0 é bastante mais agradável de utilizar pois não tem o turbo lag a baixas rotações. Agora, não são canhões, como esses diesel não são.
                                                  Atenção que o BMW que usei como exemplo é um 116ed, diesel portanto. No diesel a minha zona de conforto começa nos 2.0.

                                                  De resto há uns 20 anos tive um Golf IV 1.6 (otto atmosférico) que era bem agradável, muito mais do que o referido 116ed em que um gajo passa o tempo todo à espera do turbo. No IV 1.6 era acelerar e lá ia ele.

                                                  edit:
                                                  Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                                                  Ora lá está. Esse é o ponto que referi no inicio. Dar ou não 2000€ por umas quantas reduções anuais

                                                  E aí cada um gasta, ou não, o seu como lhe dá na gana
                                                  E alguém afirmou o contrário?
                                                  Editado pela última vez por Jbranco; 12 December 2019, 08:14.

                                                  Comentário


                                                    Creio que no geral todos nós preferíamos um 1.4T ou um 1.6T a um 1.0T mas dado que estamos em Portugal, os 1.0T são o que mais vendem.

                                                    A diferença de preço geralmente leva muita gente a ficar pelo 1.0T. Em alguns casos podem ser 4-5 mil euros de diferença, um degrau significativo. É muito dinheiro para um carro quase igual em que "só" muda o motor. E atrás do preço de aquisição vem também um IUC superior e um crédito maior e mais longo, com mais juros. Noutros casos é também uma tributação autónoma mais pesada, que tem vindo a ser alterada nesse sentido nos últimos anos.

                                                    Muitas vezes acredito que a comparação de "cavalos" também penda para o lado dos 1.0T que não oferecem muito menos. Um 1.0T por vezes tem 120-130 cavalos e um 1.4T tem 140, pouco mais. Sabemos que no mundo real essa análise é muito redutora mas há quem vá por aí. Há duas expressões que traduzem isto bem:

                                                    - There's no replacement for displacement (mesmo com os turbos continua a ter o seu fundamento)
                                                    - People buy horsepower but drive torque


                                                    Já sabemos que há décadas o mercado português tem apetência por motorizações mais pequenas (menos taxadas) e se a carga fiscal noutros tempos não era baixa, nos tempos recentes bate records. Tivemos cá alguns carros à venda cujos motores base que conhecemos nem existiam em alguns outros mercados, enquanto ao mesmo tempo "lá fora" tinham alguns motores maiores que nós não tivemos por cá.

                                                    Se o ISV não incidisse sobre a cilindrada (o que já começa a ser algo antiquado) e tributasse apenas o CO2, a diferença de preços provavelmente seria mais curta.

                                                    As próprias marcas já estão a reconhecer que os 1.0T não fazem sentido como estão a ser utilizados nos últimos anos, isto é, em muitos casos a mover segmentos C e até D.

                                                    A Toyota e a Mazda para fazerem motores que se distinguem por baixos consumos e emissões têm apostado em cilindradas bem acima da média, 1.8 e 2.0. O Mitsubishi Outlander híbrido era 2.0, recentemente passou a 2.4.

                                                    Como tudo, o downsizing é benéfico até certo ponto. Um 1.5T actual tem uma performance bem superior a um 2.0 atmosférico e é mais económico. Mas quando se vai a extremos até passamos a ter resultados contrários.

                                                    Os 1.0T levam-nos onde for preciso, mesmo que não seja sempre na mudança mais alta, e no geral têm custos inferiores aos 1.4 ou 1.6T. Num país em que os carros são tão caros face aos nossos rendimentos e a carga fiscal é tão elevada os 1.0T são a escolha óbvia para muitos.

                                                    Comentário


                                                      Ainda em relação ao argumento do "dá para fazer", estou certo de que o meu carocha de 1963 com calma chega a Paris. Portanto... Para quê sequer um moderno 1.0T quando um carocha com 56 anos também faz a viagem.

                                                      No passado (anos 80) fiz muitas viagens entre Lisboa e Madrid, Lisboa e Vigo, etc. numa 4L. Portanto também dá. Como dizem, é apenas uma questão de usar a caixa. hehehe

                                                      E de ford transit 2.5 atmosférica? E de UMM? Se esse é o critério então posso-vos assegurar que, por experiencia própria, dá com tudo.

                                                      Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                                      (...)Muitas vezes acredito que a comparação de "cavalos" também penda para o lado dos 1.0T que não oferecem muito menos. Um 1.0T por vezes tem 120-130 cavalos e um 1.4T tem 140, pouco mais. Sabemos que no mundo real essa análise é muito redutora mas há quem vá por aí. Há duas expressões que traduzem isto bem:

                                                      - There's no replacement for displacement (mesmo com os turbos continua a ter o seu fundamento)
                                                      - People buy horsepower but drive torque
                                                      (...)
                                                      Vou repetir o exemplo que já antes dei. Para além do 116ed também uso um V40 D2 com motor 2.0 de 120cv. O motor do V40 é muito mais cheio, muito mais elástico e, por isso, muito mais agradável em todas as situações. No entanto a potencia entre esses dois apenas difere 4 cv, se não estou em erro.

                                                      O 2.0TDI de apenas 110cv do Golf VI é também muito agradável. Muito mais agradável do que o 1.6TDI. Apesar de , mais uma vez, apresentarem potencias similares.

                                                      Mas uma coisa é o que parece no papel, outra é o que resulta na prática. Do meu ponto de vista esses dois 2.0 são agradáveis porque não tenho de andar sempre a pensar na rotação do motor, os 1.6d não são. Mas claro que todos eles são capazes de fazer uma viagem de muitos milhares de quilómetros.
                                                      Editado pela última vez por Jbranco; 12 December 2019, 09:42.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                        Ainda em relação ao argumento do "dá para fazer", estou certo de que o meu carocha de 1963 com calma chega a Paris. Portanto... Para quê sequer um moderno 1.0T quando um carocha com 56 anos também faz a viagem.

                                                        No passado (anos 80) fiz muitas viagens entre Lisboa e Madrid, Lisboa e Vigo, etc. numa 4L. Portanto também dá. Como dizem, é apenas uma questão de usar a caixa. hehehe

                                                        E de ford transit 2.5 atmosférica? E de UMM? Se esse é o critério então posso-vos assegurar que, por experiencial própria, dá com tudo.

                                                        Vou repetir o exemplo que já antes dei. Para além do 116ed também uso um V40 D2 com motor 2.0 de 120cv. O motor do V40 é muito mais cheio, muito mais elástico e, por isso, muito mais agradável em todas as situações. No entanto a potencia entre esses dois apenas difere 4 cv, se não estou em erro.

                                                        O 2.0TDI de apenas 110cv do Golf VI é também muito agradável. Muito mais agradável do que o 1.6TDI. Apesar de , mais uma vez, apresentarem potencias similares.

                                                        Mas uma coisa é o que parece no papel, outra é o que resulta na prática.
                                                        tudo correto. Mas daí dizer que os 1.0/1.6tdi são arrastadeiras que tornam as viagens penosas, vai uma grande distância. o teu carocha pode chegar a Paris mas de facto a viagem será penosa nesse caso porque a potencia e binários são muito baixos. E por essa ordem de ideias também se consegue fazer a viagem em bicicleta ou a cavalo. Duvido que sintas uma diferença assim tão grande entre um 1.0 e um 1.4/1.5 atual, com níveis de potência muito próximos, a fazeres essa viagem entre os 120/140. Vai haver diferenças? Claro, nunca disse o contrário. São assim tantas e notórias, não. Se quiseres fazer viagem a ritmos mais rápidos, aí vais notar diferenças. Se vale os €2000 de diferença? Cabe a cada um avaliar.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          Atenção que o BMW que usei como exemplo é um 116ed, diesel portanto. No diesel a minha zona de conforto começa nos 2.0.

                                                          De resto há uns 20 anos tive um Golf IV 1.6 (otto atmosférico) que era bem agradável, muito mais do que o referido 116ed em que um gajo passa o tempo todo à espera do turbo. No IV 1.6 era acelerar e lá ia ele.

                                                          edit:
                                                          E alguém afirmou o contrário?
                                                          Não. Ninguém. O que se estava basicamente a discutir em ultima analise, é se compensa ou não o custo, e não qual o melhor motor que, tirando umas decimas irrelevantes mais de consumo, obviamente será o mais potente, mesmo que o 1.0 sirva perfeitamente para as encomendas numa utilização normal, que é para o que a generalidade deste tipo de carros está destinado.

                                                          Logo o que está em causa é basicamente esse ponto

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                            Ainda em relação ao argumento do "dá para fazer", estou certo de que o meu carocha de 1963 com calma chega a Paris. Portanto... Para quê sequer um moderno 1.0T quando um carocha com 56 anos também faz a viagem.

                                                            No passado (anos 80) fiz muitas viagens entre Lisboa e Madrid, Lisboa e Vigo, etc. numa 4L. Portanto também dá. Como dizem, é apenas uma questão de usar a caixa. hehehe

                                                            E de ford transit 2.5 atmosférica? E de UMM? Se esse é o critério então posso-vos assegurar que, por experiencia própria, dá com tudo.

                                                            Vou repetir o exemplo que já antes dei. Para além do 116ed também uso um V40 D2 com motor 2.0 de 120cv. O motor do V40 é muito mais cheio, muito mais elástico e, por isso, muito mais agradável em todas as situações. No entanto a potencia entre esses dois apenas difere 4 cv, se não estou em erro.

                                                            O 2.0TDI de apenas 110cv do Golf VI é também muito agradável. Muito mais agradável do que o 1.6TDI. Apesar de , mais uma vez, apresentarem potencias similares.

                                                            Mas uma coisa é o que parece no papel, outra é o que resulta na prática. Do meu ponto de vista esses dois 2.0 são agradáveis porque não tenho de andar sempre a pensar na rotação do motor, os 1.6d não são. Mas claro que todos eles são capazes de fazer uma viagem de muitos milhares de quilómetros.
                                                            Não faz sentido estar aqui a meter o carocha clássico ou a Famel como dizia o outro. Isso é pura e simplesmente desconversar.

                                                            Numa utilização normal, dentro ou prox dos limites de velocidade e no tipo de trajetos mais comuns nos dias de hoje, cidade e AE/via rápida, a diferença entre as 2 versões em liça praticamente não tem significado e ambos farão uma longa viagem em condições praticamente idênticas em todos os aspetos.

                                                            Claro que é sempre melhor ter um pedacito mais de resposta sem ter que recorrer á caixa mas no meu entender não faz sentido pagar +2000€ por tão pouco

                                                            Comentário


                                                              Nada do que referi tem que ver com limites de velocidade. O 116ed e o V40 têm potências similares e imagino que atinjam velocidades máximas semelhantes... Não é isso que está em causa.

                                                              No caso do ceed ou do I30 (o xceed não conheço) o 1.4 é mais elástico, tem um trabalhar mais harmonioso, não exige rotação. Agora se isso vale ou não os 2.000€ nem sequer me pronunciei. Dizer que a diferença não é significativa, ou que só se nota acima do limite de velocidade, isso sim é que é "desconversar" como afirmaste.

                                                              E porque é desconversar? Porque eu tive o cuidado de me explicar com bastante detalhe mas em momento algum referi velocidade máxima.
                                                              Editado pela última vez por Jbranco; 12 December 2019, 10:50.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X