Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sedan médio usado confiável com câmbio automático até 12 mil Euros?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Mais uma opinião no mesmo sentido.

    Sedans, chamados por aqui de 3 volumes/4 portas não são o mais comum, mas sim stations wagons e hatchbacks/5 portas. Pelos 12k€ que queres gastar e assumindo que queres manter o segmento eu diria que terás que ir para gasolina e vai ser dificil encontrar oferta com caixa auto. O Prius como já disseram, se conseguires encontrar algum decente e recente por esse valor é uma boa hipótese. A outra única hipótese que estou a ver é um PSA (Citroen/Peugeot) com caixa robotizada que está longe de ser muito agradavel mas resolve o problema, e aí poderás encontrar alguns 308/C4 nessas versões. Os portugueses ainda têm muitos preconceitos com as caixas auto (como se fossem recentes!) e a maioria infundados, pelo que as caixas auto só são comuns em carros de segmento E e superior (Série 5 e Classe E por exemplo).

    Comentário


      #32
      A ninguém aqui soaram alarmes com o texto muito pouco natural para verdadeiro PT-BR e como a história preenche demasiados clichés e ideias PT-PT sobre o que é um brasileiro que vem para Portugal?

      Fui o único? espero que o problema seja apenas meu
      Editado pela última vez por Andre; 04 January 2020, 22:11.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
        A ninguém aqui soaram alarmes com o texto muito pouco natural para verdadeiro PT-BR e como a história preenche demasiados clichés e ideias PT-PT sobre o que é um brasileiro que vem para Portugal?
        Resumindo, você está insinuando que eu sou um português fingindo ser brasileiro. Na realidade minha intenção era começar a treinar falar/escrever como vocês para tentar soar um pouco mais agradável e familiar, pois acredito que se EU estou indo viver no país de VOCÊS, é minha obrigação me adaptar ao seu estilo e não ao contrário. Mas como parece que o amigo se incomodou vou parar.

        Desculpa se lhe ofendi... é coisa de criação e portanto faço sem perceber pois meus pais me ensinaram desde pequeno a ser polido, educado e respeitoso com todos independente de qualquer coisa. Às vezes me esqueço que nem todos têm a mesma sorte que eu tive de nascer em berço privilegiado.

        Comentário


          #34
          Mas voltando ao assunto que interessa, andei pesquisando e descobri que no site standvirtual dá pra refinar a busca para retornar apenas carros automáticos. Acredito que pra mim os carros que vão mais interessar provavelmente serão os Mercedes, Volvo, BMW e Volkswagen. Acho que Honda e Toyota vão ter que ficar de fora pois mesmo encontrando um bom carro, ainda resta o problema de encontrar peças e manutenção. Aqui no Brasil é bem diferente pois ambos são fabricados aqui desde os anos 90 então a gente não tem problema nenhum com isso, principalmente em relação ao Civic e ao Corolla que são super populares. Pra mim é um pouco estranho pensar em termos de Mercedes, Volvo e BMW porque aqui são carros de quem tem muita grana, não só para adquiri-los como para manter também. A boa notícia é que procurando com mais calma eu percebi que dá pra baixar bastante a minha expectativa e até mesmo na faixa dos 5 mil euros tem como encontrar coisa boa (não ligo se o carro for mais antigo, o meu mesmo é um Civic 2002).

          Quando ao câmbio automático realmente se eu puder escolher eu prefiro.

          Vou levar em consideração as peruas que vocês chamam de carrinha pois parece que os sedans são mais raros. Pra mim tanto faz, mas gosto de carro com motorzão, bom desempenho, conforto e espaço, mesmo sendo apenas dois em casa. Não ligo pra consumo. Estou acostumado com carros a gasolina mas parece que aí gostam muito de carros a diesel. Sinceramente não entendi muito a vantagem pois o preço do litro é praticamente o mesmo pelo que eu vi no Google (em torno de 1,50 euro). Enfim, acreditem ou não mas me ajudaram bastante.

          Ainda leva um tempinho pra gente se mudar pra aí. Temos a intenção de primeiro ir passar alguns meses viajando e investigando um lugar bacana que nos agrade e ver se vamos nos adaptar ao estilo de vida português, e se isso acontecer, daí partimos para a mudança definitiva. Por enquanto estou na fase de pesquisas e assistindo muito vídeos no Youtube.

          Como já disse não temos pressa pois o lugar onde vivemos é muito bom. Se a infra-estrutura fosse só um pouquinho melhor talvez nem estivesse cogitando essa mudança, mas preciso levar em consideração que estamos envelhecendo e um lugar com melhor assistência médica e mais qualidade de vida é sempre desejável. Fora que morar na Europa é um bônus que nos permitirá viajar e aproveitar muitos lugares interessantes (nunca saímos do Brasil até hoje). Só eu há muitos anos fiz uma viagem pra Disney por excursão, mas já faz mais de 30 anos isso...

          Obrigado amigos!

          Comentário


            #35
            Yan, a Skoda Octavia que coloquei atrás corresponde aos teus critérios: é espaçosa, é recente, não tem muitos km e tem um motor turbo com 180 CV... E é do grupo VW, também com grande abundância de peças na Europa.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Andre Ver Post
              A ninguém aqui soaram alarmes com o texto muito pouco natural para verdadeiro PT-BR e como a história preenche demasiados clichés e ideias PT-PT sobre o que é um brasileiro que vem para Portugal?

              Fui o único? espero que o problema seja apenas meu
              Perseguição ao "carro japa"?

              Também me passou pela cabeça quando li o título, mas quase de certeza que não é troll.

              Comentário


                #37
                Acho que estás a pensar bem, mas atenção que carros mais antigos são mais suscetíveis de apresentar problemas.
                Vê bem que tipo de motor pretendes, porque isso pode influenciar bastante na escolha. Cá o mais comum são os 1.5/1.6 a gasóleo com cerca de 110/120cv. 2.0 140-190cv quase só nos premium alemães, e gasolina mais raros ainda que esses.

                Sobre escolher gasolina ou gasóleo, ficas já a saber que o gasóleo é uns 0,1 a 0,2€ mais barato que gasolina, e os carros a gasóleo para motor equivalente são mais económicos, são é mais caros de comprar.
                No fundo, se fizeres mais de 15/20 mil km seguramente compensa a gasóleo, menos que isso ou se andares muito em cidade e trajetos curtos pode compensar a gasolina.
                A maioria dos carros a gasóleo desde 2005/2010 para cá trazem filtro de partículas, que pode ser um problema em percursos muito curtos, ou se não estiver nas melhores condições devido à utilização anterior.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                  Yan, a Skoda Octavia que coloquei atrás corresponde aos teus critérios: é espaçosa, é recente, não tem muitos km e tem um motor turbo com 180 CV... E é do grupo VW, também com grande abundância de peças na Europa.
                  Tem um grave problema, a caixa DSG que tem vários problemas crónicos.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por YanKleber Ver Post
                    Mas voltando ao assunto que interessa, andei pesquisando e descobri que no site standvirtual dá pra refinar a busca para retornar apenas carros automáticos. Acredito que pra mim os carros que vão mais interessar provavelmente serão os Mercedes, Volvo, BMW e Volkswagen. Acho que Honda e Toyota vão ter que ficar de fora pois mesmo encontrando um bom carro, ainda resta o problema de encontrar peças e manutenção. Aqui no Brasil é bem diferente pois ambos são fabricados aqui desde os anos 90 então a gente não tem problema nenhum com isso, principalmente em relação ao Civic e ao Corolla que são super populares. Pra mim é um pouco estranho pensar em termos de Mercedes, Volvo e BMW porque aqui são carros de quem tem muita grana, não só para adquiri-los como para manter também. A boa notícia é que procurando com mais calma eu percebi que dá pra baixar bastante a minha expectativa e até mesmo na faixa dos 5 mil euros tem como encontrar coisa boa (não ligo se o carro for mais antigo, o meu mesmo é um Civic 2002).

                    Quando ao câmbio automático realmente se eu puder escolher eu prefiro.

                    Vou levar em consideração as peruas que vocês chamam de carrinha pois parece que os sedans são mais raros. Pra mim tanto faz, mas gosto de carro com motorzão, bom desempenho, conforto e espaço, mesmo sendo apenas dois em casa. Não ligo pra consumo. Estou acostumado com carros a gasolina mas parece que aí gostam muito de carros a diesel. Sinceramente não entendi muito a vantagem pois o preço do litro é praticamente o mesmo pelo que eu vi no Google (em torno de 1,50 euro). Enfim, acreditem ou não mas me ajudaram bastante.

                    Ainda leva um tempinho pra gente se mudar pra aí. Temos a intenção de primeiro ir passar alguns meses viajando e investigando um lugar bacana que nos agrade e ver se vamos nos adaptar ao estilo de vida português, e se isso acontecer, daí partimos para a mudança definitiva. Por enquanto estou na fase de pesquisas e assistindo muito vídeos no Youtube.

                    Como já disse não temos pressa pois o lugar onde vivemos é muito bom. Se a infra-estrutura fosse só um pouquinho melhor talvez nem estivesse cogitando essa mudança, mas preciso levar em consideração que estamos envelhecendo e um lugar com melhor assistência médica e mais qualidade de vida é sempre desejável. Fora que morar na Europa é um bônus que nos permitirá viajar e aproveitar muitos lugares interessantes (nunca saímos do Brasil até hoje). Só eu há muitos anos fiz uma viagem pra Disney por excursão, mas já faz mais de 30 anos isso...

                    Obrigado amigos!


                    Não há problemas em encontrar peças para Hondas e Toyotas na Europa, esses construtores também têm cá fábricas.

                    Eu se fosse a ti não iria para Mercedes, BMW ou Volkswagen com tantos anos, porque são marcas com manutenção cara e fiabilidade bem inferior à Toyota e a Honda. Mas se gostas tu lá sabes, é um risco maior.

                    Por último, não venhas iludido, a assistência médica pública em Portugal está em falência e a tendência é para piorar anda mais, eu diria que a assistência médica privada no Brasil nos melhores estados tem melhor qualidade do que a assistência médica pública em Portugal.

                    Comentário


                      #40
                      Os carros sedan são raros em Portugal no segmento Honda Civic, se bem que no Brasil essa classe é o equivalente de executivo aqui.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                        Não há problemas em encontrar peças para Hondas e Toyotas na Europa, esses construtores também têm cá fábricas.

                        Eu se fosse a ti não iria para Mercedes, BMW ou Volkswagen com tantos anos, porque são marcas com manutenção cara e fiabilidade bem inferior à Toyota e a Honda. Mas se gostas tu lá sabes, é um risco maior.

                        Por último, não venhas iludido, a assistência médica pública em Portugal está em falência e a tendência é para piorar anda mais, eu diria que a assistência médica privada no Brasil nos melhores estados tem melhor qualidade do que a assistência médica pública em Portugal.
                        Espectacular assistência médica da menina que morreu na Cuf de Almada.

                        E olha que eu tenho seguro, e tenho conhecimento de outros casos. O problema da saúde em Portugal não se resume a uma questão de público ou privado.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                          Não há problemas em encontrar peças para Hondas e Toyotas na Europa, esses construtores também têm cá fábricas.

                          Eu se fosse a ti não iria para Mercedes, BMW ou Volkswagen com tantos anos, porque são marcas com manutenção cara e fiabilidade bem inferior à Toyota e a Honda. Mas se gostas tu lá sabes, é um risco maior.

                          Por último, não venhas iludido, a assistência médica pública em Portugal está em falência e a tendência é para piorar anda mais, eu diria que a assistência médica privada no Brasil nos melhores estados tem melhor qualidade do que a assistência médica pública em Portugal.
                          Espectacular assistência médica da menina que morreu na Cuf de Almada.

                          E olha que eu tenho seguro, e tenho conhecimento de outros casos. O problema da saúde em Portugal não se resume a uma questão de público ou privado.

                          Comentário


                            #43
                            @YanKleber, os carros vendidos cá não costumam ter problemas com peças, salvo situações muito específicas.
                            Atenção com os Premium (Mercedes, BMW, Volvo) mais antigos, a manutenção é cara e as peças também. Tenho um Volvo e sofro desse mal. Ainda no mês passado foram 1000€+ numa embraiagem. Motores a gasolina têm manutenção/consertos mais baratos, mas consomem uns 30% (em €) mais que gasóleo. Se for para muitos quilómetros, ja é preciso fazer mais contas, mas sendo o custo em consumo, controlas melhor.

                            Comentário


                              #44
                              Não que os japoneses tenham muitos problemas de peças, mas tendencialmente são mais caros que para os carros europeus.

                              Eu ando há uma data de tempo para arranjar um farol marcha atrás para um Honda CRV de 98, já contactei vários sucateiros e casas de peças/abate e até agora nada...novo, o que aparece eram 90€!

                              Mas isto também é um bocado relativo, por vezes há modelos com peças muito mais baratas que outros concorrentes da época, como por exemplo o Mercedes 190 ou o w124.

                              Comentário


                                #45
                                E hoje existe uma coisa maravilhosa chamada internet, nomeadamente eBay!

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por YanKleber Ver Post
                                  Olá amigos!

                                  Sou brasileiro e estou a me aposentar em breve. Pretendemos, eu e minha esposa, fixar residência no interior de Portugal. Estou começando a me inteirar sobre os detalhes da vida cotidiana daí e me deparei com a questão da aquisição de um auto. Pretendo adquirir um carro usado porém esbarrei em duas dificuldades.

                                  Atualmente possuo um Honda Civic 2002 automático e aqui no Brasil Honda Civic e Toyota Corolla são sinônimo de excelentes autos especialmente no quesito confiabilidade (não quebram e a manutenção é relativamente barata quando necessária). Também por serem fabricados ambos no Brasil imagino que esse seja um dos motivos pela facilidade de se conseguir encontrar auto-peças de reposição para os mesmo praticamente em qualquer esquina.

                                  Esta é justamente a minha primeira dificuldade. Estive a dar uma busca no sítio OLX de Portugal e percebi que quase não se encontra nenhum desses dois carros a venda. Suspeito pois que não devem ser muito populares por aí, então minha primeira pergunta é: quais modelos de sedan médio são os mais populares (e importante dizer CONFIÁVEIS) que eu poderia adquirir usados até valores em torno de 12 mil Euros?

                                  A minha outra dificuldade é que prefiro carros com câmbio automático e também percebi que 99% dos autos a venda em Portugal são equipados com caixa manual. É apenas impressão minha ou realmente carros automáticos são raros aí em Portugal?

                                  Outra questão... me disseram que o governo português firmou um compromisso internacional de trocar sua frota inteira por carros elétricos ou híbridos nos próximos anos. Isso é verdade? Se sim, seria um mau negócio pensar em adquirir um carro a gasolina ou diesel? O que será feito desses autos que não se adequam aos novos parâmetros governamentais (se é que isso procede)?

                                  Muito agradecido!

                                  Já li muito texto escrito por brasileiros e para quem não conhece Portugal dou-te os parabéns. Deves ler muito português de Portugal só pode

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por VirgilSollozzo Ver Post
                                    Já li muito texto escrito por brasileiros e para quem não conhece Portugal dou-te os parabéns. Deves ler muito português de Portugal só pode
                                    Como se o "português de Portugal" não estivesse repleto de erros e calinadas. Hilariante!!

                                    Comentário


                                      #48
                                      @LinoMarques,

                                      Obrigado pela indicação do Skoda. Tem razão com a Internet tudo fica mais fácil. Aqui no Brasil temos uma grande comunidade de compra e venda chamada "Mercado Livre" que é muito similar ao eBay e é onde conseguimos resolver muito disso!


                                      @Brunomeleiro,

                                      Pra mim essa coisa de "carro japa" soa um pouco preconceituosa. Mas até entendo. Eu por exemplo tenho preconceito contra as marcas Ford e Fiat, pra mim soam como lixo, mas conheço muita gente que tem ou já teve e gosta. Enfim, aqui no Brasil temos MUITOS carros japoneses rodando e gostamos muito, talvez em parte por nossa cultura geral ser mais americanizada, não sei. Mas isso é recente pois eles começaram a chegar aqui na década de 90. Os primeiros Corollas e Civics eram importados entre 92 e 95 e já em 1996 a Honda estabeleceu uma fábrica aqui (todos os Civics brasileiros a partir de 1996 são nacionais) e a Toyota veio logo depois (se não me engano em 1998). Mas não é que eu goste de "carro japa" como você disse. Veja bem que eu falei especificamente de HONDA e TOYOTA e mesmo assim com restrições, pois não é tudo dessas marcas que eu gosto. Por exemplo, temos aqui o Honda Fit e o Toyota Etios que eu acho carros terríveis. Indo para o outro extremo adquirir carros como o Accord ou o Camry é extremamente arriscado pois as fábricas brasileiras não os produzem, portanto são importados dos EUA (dificuldade de peças). Também veja bem que eu em nenhum momento fiz apologia a carros japoneses em geral e nem mesmo às marcas Honda e Toyota como um todo; na realidade eu falei apenas de dois modelos específicos (Civic e Corolla), que são sim, carros bastante confiáveis. Aqui no Brasil se você fizer uma busca no Google por "carro confiável" verá que os dois quase sempre encabeçam as listas dos dez mais. Não é a toa que estão também entre os carros mais vendidos nos Estados Unidos!


                                      @Fabulous,

                                      Achei assustador seu comentário sobre a má qualidade da assistência médica em Portugal, um pouco frustrante. Aqui no Brasil a saúde pública está em petição de miséria como costumamos dizer. Eu e minha esposa não temos plano de saúde particular pois o valor é absurdo... se fôssemos contratar um teríamos que gastar o equivalente a uns 1000 euros no mínimo para os dois o que é uma soma obcena no Brasil (cerca de 4500 reais). Então acabamos preferindo contar com a sorte e quando precisamos de assistência médica pagamos do próprio bolso. As duas últimas cirurgias que eu fiz eu paguei tudo, médicos, hospital, tudo. Acredite ou não ainda ficou muito mais barato do que pagar um plano de saúde. Obrigado pela dica para que não fiquemos tão iludidos! Valeu também pelas dicas automotivas!


                                      @elbmurcs220,

                                      Como comentei acima para o @Fabulous, o seu depoimento é no mínimo assustador...


                                      @Mazzeo,

                                      Obrigado pelas dicas de peças e consumo, vou levar isso em conta. Aqui no Brasil não temos carros a diesel pois por lei apenas veículos utilitários podem usar esse combustível (caminhão, caminhonete e vans) então a maioria de nós não tem noção das vantagens e desvantagens. Eu mesmo sou um que não conheço nada. Quando penso em motor a diesel as únicas coisas que me vêm à mente são a fumaça preta e a trepidação! Hahahaha!

                                      @VirgilSollozzo,

                                      Obrigado pelos parabéns. Gosto muito de escrever. Filho de pai e mãe escritores, já publiquei dois livros de minha autoria e trabalhei a vida inteira como editor de livros para terceiros. Deve ser isso. Mas também vamos combinar que não é tão difícil assim escrever "parecido" com os portugueses... é só prestar atenção como fazem. E não, não li muito (nem pouco eu acho) o português de Portugal, mas estou começando a me virar. Mas ainda cometo alguns erros de utilizar palavras incomuns como confiável, aro, freio, trem, etc... Vocês falariam fiável, jante, travão, comboio, etc... rsrsrsrs... Mas a gente chega lá! Estou aprendendo!



                                      Editado pela última vez por YanKleber; 05 January 2020, 14:47.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Sedan médio usado confiável com câmbio automático até 12 mil Euros?

                                        Caro compatriota, os seguros aqui são mais baratos.

                                        Não sei se você vem ao abrigo do programa de isenção de imposto de renda para estrangeiros, provavelmente não.

                                        Neste caso, se você tem problemas de saúde crónicos, seria mais razoável ir viver para Espanha. Que a qualidade das instalações de saúde também depende muito de região para região, as regiões fronteiriças com Portugal que são as mais pobres de Espanha, isso também reflete
                                        Editado pela última vez por elbmurcs220; 05 January 2020, 14:38.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
                                          Caro compatriota, os seguros aqui são mais baratos.

                                          Não sei se você vem ao abrigo do programa de isenção de imposto de renda para estrangeiros, provavelmente não.

                                          Neste caso, se você tem problemas de saúde crónicos, seria mais razoável ir viver para Espanha. Que a qualidade das instalações de saúde também depende muito de região para região, as regiões fronteiriças com Portugal que são as mais pobres de Espanha, isso também reflete
                                          Olá, eu nem sabia desse programa de isenção, então provavelmente não. Bom saber que os seguros aí são proporcionalmente mais baratos, acho que vi em algum lugar algo em torno de 200 euros por pessoa, o que eu considero bem razoável. Felizmente não tenho nenhum problema crônico de saúde grave (apenas hipertensão). O problema de ir para a Espanha é que lá seria mais difícil me estabelecer por causa da barreira do idioma e também pelo fato de que Espanha não tem nenhuma "relação direta" com o Brasil (muito diferente de Portugal). Eu e minha esposa temos conversado muito sobre tudo isso. Acho que se chegar ao ponto de ficar inviável ir para Portugal, ainda consideramos o Uruguai (país vizinho nosso) ou então ficar no Brasil mesmo. Mesmo com todas as restrições e problemas brasileiros felizmente nós (eu e ela) ainda temos uma condição financeira razoável e relativamente privilegiada em comparação a maioria das outras pessoas. Não me entenda mal, não somos ricos (muito longe disso) mas trabalhamos bastante durante a vida, tivemos alguma sorte (e também cabeça) e soubemos poupar um pouco. Mas estou gostando muito do bate-papo, estou aprendendo muito sobre Portugal!

                                          Comentário


                                            #51
                                            @YanKleber, os motores diesel actuais são muito "confortáveis". Com os filtros de partícula (FAP), não há fumos pretos e o common rail resolveu o tema da trepidação. Tenho 2 carros a diesel (Volvo V50 e Kia Carens) e gosto bastante, mas também tenho um carinho especial pelos motores a gasolina...

                                            Não deves ter lido meu post inicial, mas éramos "vizinhos"
                                            Nasci em SP e vivi ate os 19 anos em Quiririm, aí ao pé de ti

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por YanKleber Ver Post
                                              Olá, eu nem sabia desse programa de isenção, então provavelmente não. Bom saber que os seguros aí são proporcionalmente mais baratos, acho que vi em algum lugar algo em torno de 200 euros por pessoa, o que eu considero bem razoável. Felizmente não tenho nenhum problema crônico de saúde grave (apenas hipertensão). O problema de ir para a Espanha é que lá seria mais difícil me estabelecer por causa da barreira do idioma e também pelo fato de que Espanha não tem nenhuma "relação direta" com o Brasil (muito diferente de Portugal). Eu e minha esposa temos conversado muito sobre tudo isso. Acho que se chegar ao ponto de ficar inviável ir para Portugal, ainda consideramos o Uruguai (país vizinho nosso) ou então ficar no Brasil mesmo. Mesmo com todas as restrições e problemas brasileiros felizmente nós (eu e ela) ainda temos uma condição financeira razoável e relativamente privilegiada em comparação a maioria das outras pessoas. Não me entenda mal, não somos ricos (muito longe disso) mas trabalhamos bastante durante a vida, tivemos alguma sorte (e também cabeça) e soubemos poupar um pouco. Mas estou gostando muito do bate-papo, estou aprendendo muito sobre Portugal!
                                              Vai ficar surpreendido com o baixo de custo de vida em Portugal comparado com o Brasil.

                                              O sistema de saúde tem problemas, mas nade que se compare com o Brasil. Também é muito próprio da cultura latina queixar do que é nosso.

                                              O Reino Unido também tem pessoas em macas nos corredores, e ninguém fala que o sistema de saúde está em decadência.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Apenas a complementar, informa-te sobre o estatuto de "residente não habitual". Como aposentado em país estrangeiro, podes viver cá com isenção de imposto de renda durante 10 anos. Minha esposa tem imensos clientes estrangeiros nesse regime, a maioria franceses...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  Como se o "português de Portugal" não estivesse repleto de erros e calinadas. Hilariante!!
                                                  Lino, eu acho que o "assassinato" da Língua Portuguesa é geral. Os jovens principalmente escrevem tudo errado. Eu fico escandalizado. Tento tido a escrita como hobby minha vida toda e também trabalhado como editor eu fico arrepiado com os absurdos ortográficos. Palavras escritas de forma incorreta, erros de concordância de gênero e número, verbos inventados, e por aí vai. Mas eu me lembro de ter lido alguma vez em algum lugar que a língua escrita é apenas a representação da língua falada, o que me faz crer que dentro de alguns anos todos esses "erros" podem vir a ser considerados aplicação correta do idioma! Vide a inclusão de americanismos e outras pérolas no dicionário... Aqui no Brasil temos alguns termos populares minimamente horrendos. Um deles muito comum entre os jovens chega a me dar dor de cabeça: "É nóis!". Argh!!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    O que referi com o termo "carro japa" tem a ver com um troll que se regista aqui no fórum de volta e meia.
                                                    Por isso não te sintas incomodado com o facto de as pessoas ficarem desconfiadas, tem muito a ver com isso.

                                                    Sobre o mercado automóvel cá em Portugal, é bastante diferente, temos algumas fábricas mas isso não se reflete em termos de vantagem e desvantagens tanto em peças como fiabilidade ou preço. No fundo, o que vocês referem como "veículo importado" cá não existe, para bem da verdade são todos importados. Mas vais ouvir falar em carros importados em Portugal, que no nosso caso se referem a veículos usados comprados num país estrangeiro, normalmente França, Alemanha, Espanha...que lá são mais baratos e pode compensar ir lá buscar e pagar impostos, recebendo uma nova matrícula (placa) de Portugal. Muitos dos carros à venda em Portugal como "importados" foram desta forma, ficas já a saber

                                                    O que referes do Honda Fit, cá Jazz, é o que chamamos de utilitário e por sinal dos mais fiáveis do mercado, mas os nossos por norma são fabricados no Japão. O Accord a mesma situação, se te interessar pode ser uma boa opção, são carros fiáveis, mas neste caso o normal é o 2.2 ictdi, que é um óptimo motor e nada de fumarento ou "trator".


                                                    Sobre a questão da saúde, nada como vir e ver, a malta reclama mas às tantas não vez problema nenhum nisso.
                                                    Temos vindo a ter um "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde que tem valido muitas críticas e notícias, mas sinceramente não me parece que estejamos assim tão mal, muito pelo contrário, mas só vindo e vendo. Zonas do interior pode estar menos favorecidas neste aspecto por causa de serem menos povoadas, mas não me parece que se fores para uma cidade tipo Braga, Coimbra, Viseu...tenhas problemas deste género. Depois ainda há os Hospitais Privados com um serviço ligeiramente diferente e que funcionam por seguros.
                                                    Se puderes troca impressões sobre estes assuntos com pessoas que já viveram dos 2 lados: Brasil e Portugal, é muito mais confiável.
                                                    Editado pela última vez por brunomeleiro; 05 January 2020, 15:10.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                      @YanKleber, os motores diesel actuais são muito "confortáveis". Com os filtros de partícula (FAP), não há fumos pretos e o common rail resolveu o tema da trepidação. Tenho 2 carros a diesel (Volvo V50 e Kia Carens) e gosto bastante, mas também tenho um carinho especial pelos motores a gasolina...
                                                      Bom saber, como disse não entendo praticamente NADA de motores diesel, aqui no Brasil praticamente temos apenas a gasolina, o álcool (etanol) e o GNV (gás natural veicular).

                                                      Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                      Não deves ter lido meu post inicial, mas éramos "vizinhos"
                                                      Nasci em SP e vivi ate os 19 anos em Quiririm, aí ao pé de ti
                                                      Então eu tinha visto mas acabei me esquecendo de mencionar! É mesmo, Quiririm fica bem pertinho de onde vivo, aqui no pé da serra entre Taubaté e Tremembé. Eu sou natural do RJ mas me mudei pra cá já faz 14 anos.

                                                      Originalmente Colocado por Mazzeo
                                                      Apenas a complementar, informa-te sobre o estatuto de "residente não habitual". Como aposentado em país estrangeiro, podes viver cá com isenção de imposto de renda durante 10 anos. Minha esposa tem imensos clientes estrangeiros nesse regime, a maioria franceses...

                                                      Boa dica também, a única coisa que já vi até o momento em relação a imigração foi a respeito do novo (novo?) visto D7 voltado especialmente para aposentados e pessoas que já possuem algum tipo de renda sem depender de um emprego em Portugal.



                                                      Eu trabalho como fixo em uma empresa americana já há 15 anos como remoto e meu serviço é tão fácil e demanda tão pouca dedicação (apenas 1-2 horas ao dia) que praticamente me considero "aposentado". O salário não é ruim e já seria o suficiente para vivermos com algum conforto por aí. Nossa casa onde moramos (nós a construímos) é própria e totalmente paga e portanto poderíamos alugá-la e usar o dinheiro pra pagar um aluguel em Portugal ou vendê-la e adquirir um apartamento aí. Tenho também uma herança em vista de alguns imóveis no RJ que todavia ainda não tenho acesso pois embora já estejam em meu nome constam como usofruto do meu pai, ou seja, é como se ainda não os tivesse; mas cedo ou tarde virão para mim.

                                                      Eu e minha esposa com a condição que temos HOJE já poderíamos ir para Portugal mas tenho receio que de uma hora para outra possa perder meu emprego (embora não haja a menor sinalização que isso aconteça). Seja como for gosto de fazer as coisas com muita segurança então ainda estamos discutindo se vale o risco ou se é melhor esperarmos mais um pouco até que efetivamente eu receba minha herança. Afinal não somos assim tão velhos (eu 53 e ela 46) e ainda temos – espero! – um bom tempo pela frente!



                                                      PS: Sua esposa é contadora ou despachante? Algo relativo a desembaraçar problemas de imigração?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                        O que referi com o termo "carro japa" tem a ver com um troll que se regista aqui no fórum de volta e meia.
                                                        Por isso não te sintas incomodado com o facto de as pessoas ficarem desconfiadas, tem muito a ver com isso.
                                                        Confesso que fiquei meio chateado com a insinuação do outro colega, mas compreendo sim a questão dos trolls... embora eu não entenda sei porque tem gente que se dá ao trabalho de se registrar em um fórum só pra ficar enchendo o saco dos outros, enfim...


                                                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                        Sobre o mercado automóvel cá em Portugal, é bastante diferente, temos algumas fábricas mas isso não se reflete em termos de vantagem e desvantagens tanto em peças como fiabilidade ou preço. No fundo, o que vocês referem como "veículo importado" cá não existe, para bem da verdade são todos importados. Mas vais ouvir falar em carros importados em Portugal, que no nosso caso se referem a veículos usados comprados num país estrangeiro, normalmente França, Alemanha, Espanha...que lá são mais baratos e pode compensar ir lá buscar e pagar impostos, recebendo uma nova matrícula (placa) de Portugal. Muitos dos carros à venda em Portugal como "importados" foram desta forma, ficas já a saber
                                                        Entendo, é realmente diferenças culturais fazem com que certas coisas pareçam estranhas a quem não está acostumado. Aqui chamamos carros de "importados" ou "nacionais", quando vêm respectivamente de outros países ou quando são fabricados aqui. No Brasil temos fábricas da Chevrolet (Opel para vocês), Ford, Fiat, VW, Honda, Toyota, Renault, Hyundai, Citroen, Nissan, Mitsubishi, Peugeot e Suzuki. Todas as outras só chegam aqui via importação (BMW, Mercedes, Land Rover, e mais um monte delas). Aqui não se pode adquirir carros usados em outros países e "nacionalizá-los" a não ser em situações especialíssimas como no caso de colecionadores, mas mesmo assim é uma burocracia danada e custa muito caro.


                                                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                        O que referes do Honda Fit, cá Jazz, é o que chamamos de utilitário e por sinal dos mais fiáveis do mercado, mas os nossos por norma são fabricados no Japão. O Accord a mesma situação, se te interessar pode ser uma boa opção, são carros fiáveis, mas neste caso o normal é o 2.2 ictdi, que é um óptimo motor e nada de fumarento ou "trator".
                                                        Ah sim, acho que nos EUA o Fit também tem esse nome. No Brasil o Fit/Jazz são considerados carros "populares" enquanto o Civic já é considerado carro de luxo. Aqui os carros da Honda e Toyota que não são fabricados no Brasil (nem todos os modelos são feitos aqui) vêm dos EUA. No ano passado quando comprei meu Civic andei "namorando" um Accord americano (ano 2000) e faltou muito pouco pra comprá-lo mas na última hora fiquei com medo por causa da dificuldade (e preço alto) das peças. Era um EX 2.2. Estava em muito bom estado, mas acabei optando pelo Civic mesmo e peguei um também EX ano 2002 com motor 1.7 a gasolina e câmbio automático, piloto automático (cruise control), freios ABS e motor VTEC. Um carro maravilhoso, pouco rodado (apenas 137 mil km) e em estado impecável. Não sei se você sabe mas carros aqui no Brasil custam muito caro. Esse meu custou algo em torno de 4.000 euros, o que é um absurdo para um carro dessa idade e sobretudo para a realidade da economia brasileira. Apenas como comparativo, um português recebendo um salário mínimo de 580 euros seria teoricamente capaz de pagar por um carro nesse valor com apenas 7 meses de salário, enquanto fazendo a conversão um brasileiro necessitaria 17 meses...


                                                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                        Sobre a questão da saúde, nada como vir e ver, a malta reclama mas às tantas não vez problema nenhum nisso.
                                                        Temos vindo a ter um "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde que tem valido muitas críticas e notícias, mas sinceramente não me parece que estejamos assim tão mal, muito pelo contrário, mas só vindo e vendo. Zonas do interior pode estar menos favorecidas neste aspecto por causa de serem menos povoadas, mas não me parece que se fores para uma cidade tipo Braga, Coimbra, Viseu...tenhas problemas deste género. Depois ainda há os Hospitais Privados com um serviço ligeiramente diferente e que funcionam por seguros.
                                                        Se puderes troca impressões sobre estes assuntos com pessoas que já viveram dos 2 lados: Brasil e Portugal, é muito mais confiável.
                                                        Certamente, estou aprendendo aos poucos as diferenças. Aqui no Brasil o sistema de saúde públicca é vergonhoso e o sistema particular embora muito melhor pratica preços abusivos. Seguros de saúde privado são inviáveis para pessoas da minha idade, portanto esse é um dos motivos pelos quais estamos cogitando migrar para Portugal dentro dos próximos anos...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Falei na questão dos importados por saber precisamente que aí no Brasil têm uma designação diferente.
                                                          A ideia que tenho é que em termos de conversão de preço Brasil e Portugal é ela por ela, tanto em novos como usados. A diferença é que o salário mínimo aí é muito inferior, custo de vida diferente, etc.
                                                          Basta atravassarmos a fronteira para Espanha e têm salário mínimo acima de 1000€, gasolina 20% mais barata e carros mais baratos também. Nós somos os pobres da Europa

                                                          Relativamente aos carros, do que vou acompanhando também há diferenças em termos de qualidade interior, por exemplo.
                                                          Comparas um VW Golf ou Jetta brasileiro/mexicano com um europeu e não tem nada a ver. Noutras marcas passa-se o mesmo.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por YanKleber Ver Post
                                                            Bom saber, como disse não entendo praticamente NADA de motores diesel, aqui no Brasil praticamente temos apenas a gasolina, o álcool (etanol) e o GNV (gás natural veicular).


                                                            Então eu tinha visto mas acabei me esquecendo de mencionar! É mesmo, Quiririm fica bem pertinho de onde vivo, aqui no pé da serra entre Taubaté e Tremembé. Eu sou natural do RJ mas me mudei pra cá já faz 14 anos.


                                                            Boa dica também, a única coisa que já vi até o momento em relação a imigração foi a respeito do novo (novo?) visto D7 voltado especialmente para aposentados e pessoas que já possuem algum tipo de renda sem depender de um emprego em Portugal.



                                                            Eu trabalho como fixo em uma empresa americana já há 15 anos como remoto e meu serviço é tão fácil e demanda tão pouca dedicação (apenas 1-2 horas ao dia) que praticamente me considero "aposentado". O salário não é ruim e já seria o suficiente para vivermos com algum conforto por aí. Nossa casa onde moramos (nós a construímos) é própria e totalmente paga e portanto poderíamos alugá-la e usar o dinheiro pra pagar um aluguel em Portugal ou vendê-la e adquirir um apartamento aí. Tenho também uma herança em vista de alguns imóveis no RJ que todavia ainda não tenho acesso pois embora já estejam em meu nome constam como usofruto do meu pai, ou seja, é como se ainda não os tivesse; mas cedo ou tarde virão para mim.

                                                            Eu e minha esposa com a condição que temos HOJE já poderíamos ir para Portugal mas tenho receio que de uma hora para outra possa perder meu emprego (embora não haja a menor sinalização que isso aconteça). Seja como for gosto de fazer as coisas com muita segurança então ainda estamos discutindo se vale o risco ou se é melhor esperarmos mais um pouco até que efetivamente eu receba minha herança. Afinal não somos assim tão velhos (eu 53 e ela 46) e ainda temos – espero! – um bom tempo pela frente!



                                                            PS: Sua esposa é contadora ou despachante? Algo relativo a desembaraçar problemas de imigração?
                                                            É uma grande decisão... aconselho a virem cá de férias conhecer e perceber se gostam, a vida aqui é boa mas é muito diferente: mais isolada, as pessoas convivem menos a acaba por ser um bocado solitário.
                                                            Tens, por outro lado, acesso fácil a bens e serviços, boas infraestruturas, acesso fácil a dezenas de países e bastante oferta cultural.

                                                            Minha esposa é advogada e tem muitos clientes estrangeiros, há imensos aposentados a virem para cá por conta desse estatuto e dos vistos gold.

                                                            PS: os carros cá são muito diferentes, muito mais equipados, seguros e confortáveis. ABS, ESP e air bags são obrigatórios há uns 20 anos. Cruise Control é equipamento de série em quase todos os modelos com menos de 10 anos.
                                                            Editado pela última vez por Mazzeo; 05 January 2020, 18:46.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                              É uma grande decisão... aconselho a virem cá de férias conhecer e perceber se gostam, a vida aqui é boa mas é muito diferente: mais isolada, as pessoas convivem menos a acaba por ser um bocado solitário.
                                                              Tens, por outro lado, acesso fácil a bens e serviços, boas infraestruturas, acesso fácil a dezenas de países e bastante oferta cultural.

                                                              Minha esposa é advogada e tem muitos clientes estrangeiros, há imensos aposentados a virem para cá por conta desse estatuto e dos vistos gold.

                                                              PS: os carros cá são muito diferentes, muito mais equipados, seguros e confortáveis. ABS, ESP e air bags são obrigatórios há uns 20 anos. Cruise Control é equipamento de série em quase todos os modelos com menos de 10 anos.
                                                              Ótima dica, é o que pretendemos fazer! Eu e minha esposa somos muito reservados (vivemos como se diz aqui no Brasil "da porta da rua pra dentro de casa") e portanto não costumamos conviver com outras pessoas. Acho que nesse ponto não nos sentiremos mal. Obrigado por tudo Mazzeo!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X