Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro económico e fiável

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro económico e fiável

    Boa tarde. Estou a pensar comprar um carro brevemente. Faço cerca de 15000km/ano e queria um carro económico e fiável. Estou a pensar em gastar até 9000 euros e gostava de preferência de um carro mais recente, talvez 2013 para cima. Neste momento estou inclinada para um Renault clio. Como faço metade cidade/metade auto-estrada ainda não sei se a gasolina ou gasóleo. Conselhos ou sugestões de outro carro que se enquadre? Obrigada

    #2
    15mil por ano se calhar não compensa ir para o diesel. Se o percurso não implicar ir à autoestrada uma vez por mês pelo menos, o diesel é para esquecer porque vai ter problemas de filtro de partículas. Os filtros de partículas de vez em quando têm de fazer regeneração (o carro faz automaticamente), Mas para ocorrer essa regeneração é preciso que o motor trabalhe com algum vigor, ou seja, normalmente autoestradas.

    Tens preferencia pelo segmento do clio? ou pode ser acima?

    Comentário


      #3
      Muito obrigado desde já por responder. Neste momento estou inclinada para o clio pelo preço. Mas se tiver sugestões serão bem vindas.

      PS: uso a via de cintura interna diariamente (cerca de 10km), seria o suficiente para o filtro de partículas?

      Comentário


        #4
        oliveira, apesar de depois especificar no post imediatamente a seguir ao teu, ela referiu que fazia metade autoestrada (ou via rápida). ela usa a VCI durante 10kms por dia. falta é saber se apanha o normal pára-arranca daquela zona ou se o consegue evitar, mas parece-me que a gasolina, dadas as condições, seria mais simpático...

        Comentário


          #5
          Obrigada pela ajuda.
          Habitualmente não apanho o pára-arranca uma vez que passo em horas menos movimentadas...

          Comentário


            #6
            Para 15 mil km's por ano, se virmos do ponto de vista estritamente económico, o gasóleo continua a ganhar.
            Entre um Clio 0.9 TCE ou um 1.5DCI eu iria para o DCI, que é bem mais económico e a diferença de preço não é assim tão substancial.

            Os percursos é que são o que são, mas mesmo que faças 2x10 km diariamente, tens de andar bastante mais em viagens e passeios para atingir os 15 mil km's, que pressuponho que aconteçam.

            Eu tenho um Fiesta 1.0 ecoboost, e em 2018 fiz cerca de 16 mil km's, sendo que na altura fazia uns 40/50kms diariamente para ir trabalhar. Gastei cerca de 1600€ em gasolina, e estou certo que a gasóleo pouparia uns 400/500€ sem grande dificuldade. Felizmente foi o ano em que fiz mais, estou com média de 13, mas agora espero não passar dos 8 mil por ano.

            Comentário


              #7
              Obrigada por responder.
              Habitualmente, e falando apenas nas viagens certas, ou seja deslocações de trabalho, são 10km em VCI e cerca de 5 em cidade. O mesmo de repete na volta. Cerca de 30 por dia, mas há sempre mais...

              A diferença de valores no carro em si, não é muita. A gasolina sei que pouparia. Pelo que pesquisei o clio a gasóleo é mais económico e o preço do gasóleo, embora pouco, é mais barato. Manutenção haveria grande diferença? Sabendo que seria necessário volta e meia limpar o filtro como falado em cima...

              Comentário


                #8
                Eu sou da opiniao que acima de 10000 km ano, o gasoleo comeca a compensar. Fazendo mais auto estrada o filtro de particulas nao seria um grande problema.. Se a diferenca de preco entre um e outro nao for muito grande eu optaria pelo diesel.
                Nao esquecer que os motores tce da renault sao mais recentes, tem turbo, e ha relatos de alguns problemas. Ja os dcis ja andam por aqui ha uns bons anos.

                Comentário


                  #9
                  Obrigada. Na sua opinião clio 1.5 dci seria boa opção?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por joanacs Ver Post
                    Obrigada. Na sua opinião clio 1.5 dci seria boa opção?
                    Eu considero um erro diesel para esse tipo de utilização. Diesel é para fazer muitos kms diários.

                    Sim podes poupar nos consumos mas depois gastas noutras coisas

                    Eu faço 40 kms por dia também pela vci e tenho carro a gasolina, já fiz 220 mil kms sem um único problema e é um carro que não pára um único dia.

                    Se fosse diesel já teria parado provavelmente, tanto que até à minha maria diz para não trocar o carro e mante lo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por joanacs Ver Post
                      Obrigada. Na sua opinião clio 1.5 dci seria boa opção?
                      Qualquer um dos modelos nesse segmento, que eu saiba não tem graves problemas de fiabilidade, serão todos bastante equivalentes, é dificil escolher errado. (peugeot 208, Toyota Yaris, Ford Fiesta, Vw Polo, Seat Ibiza, etc). Será um bocadinho ao gosto de cada um.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por BlackDrako Ver Post
                        Eu sou da opiniao que acima de 10000 km ano, o gasoleo comeca a compensar. Fazendo mais auto estrada o filtro de particulas nao seria um grande problema.. Se a diferenca de preco entre um e outro nao for muito grande eu optaria pelo diesel.
                        Nao esquecer que os motores tce da renault sao mais recentes, tem turbo, e ha relatos de alguns problemas. Ja os dcis ja andam por aqui ha uns bons anos.
                        A questão aqui é que a "opinião" não vale nada.

                        É pegar nos consumos dos dois carros, ver o preço dos combustíveis e calcular o custo anual de combustível. Podem ainda simular para aumentos anuais percentuais.

                        Depois, é juntar a isso a diferença em seguros, IUC e revisões (e já nem falo de pneus porque podem ter medidas diferentes).

                        No final tens a diferença anual.

                        Pegas nesse valor e no diferencial na compra, e vês ao final de quantos anos já "abateste" o que normalmente se paga a mais por um carro a gasóleo equivalente a um gasolina.

                        PS: Não leves isto como um ataque

                        Comentário


                          #13
                          A questão é mesmo essa, os 10/15 mil km's será o valor onde começa a compensar o gasóleo, dependendo dos modelos equivalentes e da utilização dada.

                          Eu também prefiro a gasolina, independentemente se é 10 ou 20 mil km's por ano, mas aí já entramos no ponto de vista do gosto pessoal e não no estritamente económico, que me parece ser o ponto mais relevante para este caso, e quando se a aconselha um carro para alguém.
                          A nossa escolha pessoal deve ser diferente do que devemos aconselhar, a menos que os requisitos, gosto e objetivo sejam os mesmos

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                            Eu considero um erro diesel para esse tipo de utilização. Diesel é para fazer muitos kms diários.

                            Sim podes poupar nos consumos mas depois gastas noutras coisas

                            Eu faço 40 kms por dia também pela vci e tenho carro a gasolina, já fiz 220 mil kms sem um único problema e é um carro que não pára um único dia.

                            Se fosse diesel já teria parado provavelmente, tanto que até à minha maria diz para não trocar o carro e mante lo.
                            Há ainda muito o mito de fiabilidade em relação ao tipo de combustível e complexidade dos motores, e isto não tem necessariamente nada a ver. Tens casos de marcas com motores a gasolina atmosféricos autênticos cancros e gasóleo turbo que aguentam muita porrada, da mesma maneira que tens o contrário.
                            Neste caso em concreto do 0.9TCE e do 1.5DCI parecem-me estar +/- ao mesma nível, com ligeira vantagem pelo diesel por ser económico ao passo que o 0.9 é algo guloso e desagradável de utilizar.

                            Comentário


                              #15
                              Como diz o colega ZylmhuinVII, o melhor em qualquer caso é fazer uma previsão de custos para ambos os carros. Os custos reais vão ser diferentes mas essa previsão é muito importante e pode dar conclusões muito diferente do que à partida se esperaria com uma simples análise sem números.

                              Lembro ainda que o TCe não tem fama de ser poupado, já o dCi tem. E o dCi tem também fama de não ser problemático em termos de FAP, tenho ideia que até andam entre os motores mais tranquilos nesse aspecto.

                              Algo também importante é saber se como costumam ser as deslocações mais frequentes. 15 mil kms por ano, por si só, não diz muito; se forem feitos essencialmente em deslocações curtas em cidade com o motor frio, não é bom para um diesel moderno. Se forem feitos principalmente em deslocações de várias dezenas ou centenas de kms em AE, em que o motor funciona à temperatura ideal e em carga durante grande parte do tempo, é completamente o oposto.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                A questão aqui é que a "opinião" não vale nada.

                                É pegar nos consumos dos dois carros, ver o preço dos combustíveis e calcular o custo anual de combustível. Podem ainda simular para aumentos anuais percentuais.

                                Depois, é juntar a isso a diferença em seguros, IUC e revisões (e já nem falo de pneus porque podem ter medidas diferentes).

                                No final tens a diferença anual.

                                Pegas nesse valor e no diferencial na compra, e vês ao final de quantos anos já "abateste" o que normalmente se paga a mais por um carro a gasóleo equivalente a um gasolina.

                                PS: Não leves isto como um ataque
                                Para ajudar, relembro que há uma calculadora no sita do ACP para calcular precisamente o "break-even" do carro diesel vs gasolina:
                                https://www.acp.pt/automovel/comprar...ina-ou-gasoleo

                                Dependendo do carro, aproximadamente ao fim de 40-50mil km poupa-se cerca de 1000€ num diesel (partindo do pressuposto que nenhum avaria e têm custos manutenções semelhantes)
                                Editado pela última vez por Oliveiraz33; 11 March 2020, 10:03.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                  Para ajudar, relembro que há uma calculadora no sita do ACP para calcular precisamente o "break-even" do carro diesel vs gasolina:
                                  https://www.acp.pt/automovel/comprar...ina-ou-gasoleo
                                  Já conhecia, mas é fraquinho. Só tem custo de aquisição e combustível... Mas é melhor que "opiniões", isso é certo!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                    Já conhecia, mas é fraquinho. Só tem custo de aquisição e combustível... Mas é melhor que "opiniões", isso é certo!
                                    Para fazer as contas de custo de combustível face ao preço de aquisição, diz praticamente tudo que é preciso acho eu.

                                    Claro que via haver variações em custos de manutenção e afins, Mas isso seria praticamente impossível de calcular ou implementar dadas as variações de carro para carro. Mesmo carros idênticos podem dar problemas diferentes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                      Há ainda muito o mito de fiabilidade em relação ao tipo de combustível e complexidade dos motores, e isto não tem necessariamente nada a ver. Tens casos de marcas com motores a gasolina atmosféricos autênticos cancros e gasóleo turbo que aguentam muita porrada, da mesma maneira que tens o contrário.
                                      Neste caso em concreto do 0.9TCE e do 1.5DCI parecem-me estar +/- ao mesma nível, com ligeira vantagem pelo diesel por ser económico ao passo que o 0.9 é algo guloso e desagradável de utilizar.
                                      O FAP vai se queixar é certo. Um diesel é para andar e não para fazer poucos kms diários!

                                      Por isso pode muito bem optar por gasolina que é mais fiável para a utilização que vai ter e é mais agradável o motor a gasolina. Também pode bem por de lado o 0.9 tce e optar por outro modelo a gasolina como o 1.0 ecoboost da Ford ou outros.

                                      É também relembrar que por vezes um motor mais potente e com mais cilindrada até vai consumir o mesmo que um mais fraquito.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X