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    O caso dessa empresa é muito específico, nem percebo bem porquê usar esse exemplo.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
      Mas a produção JIT não é a regra agora? Ainda produzem para stock?
      Pegando nesta questão já com algumas semanas...

      JIT?

      Funciona na teoria, na prática, se tens um elemento de uma cadeia de abastecimento que só recebe os componentes em JIT, o elemento antes tem de os produzir e acumular algures... À espera que o cliente o solicite.

      A menos que tenhas máquinas dedicadas para produzir esse componente e o seu tempo e complexidade de fabrico seja muito baixo.

      Comentário


        Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
        O caso dessa empresa é muito específico, nem percebo bem porquê usar esse exemplo.
        se calhar quiseram mostrar que o mercado de luxo ainda está a conseguir vender. falaram e deram exemplos também dos elétricos e do mercado dito "normal".

        Comentário


          Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
          O caso dessa empresa é muito específico, nem percebo bem porquê usar esse exemplo.
          Usaram-na como exemplo mas creio que a informação sobre o mercado de reparação/oficinas não ter tido grandes quebras era no geral.

          Mas sim, foi um bocado absurdo usarem essa empresa como exemplo de uma oficina, quando haveria outras mto mais adequadas e até é um sector com alguma dinâmica como agora com a história da midas.

          Comentário


            https://www.jornaldenegocios.pt/empr...285-em-janeiro

            Menos 28,5% em Janeiro (a comparação ainda é com niveis pré-pandemia).

            A colossal surpresa é a Renault com quebra gigante superior a 50%. Suponho que boa parte dela se explique pelos rent-a-cars.

            Comentário


              Só devo comprar novo carro para 2022 ou 2023, caso não aconteça nenhum "azar" que antecipe a compra.

              Pelo andar das vendas espero ter a quem comprar carro nessa altura...

              Comentário


                A nível de produção de peças na Mahle Portugal estranhamente nós trabalhadores temos tido trabalho...

                Em Agosto andaram a pedir a alguns trabalhadores que pudessem para desmarcar as férias para o Natal, no Natal pediram para desmarcar para o próximo ano.

                Este sábado que passou e o próximo houve convocação para banco de horas.

                As encomendas até podem ter baixado um pouco, mas devido ao facto de alguns ficarem em casa devido a contactos e alguns casos, os que estão tem de assegurar as encomendas inclusive já foram contratados mais temporários.

                O facto de algumas fabricas que fabricam a mesma peça terem fechado também ajudou.

                Comentário


                  Mercado janeiro

                  Marcas - MotorConsult - Consultoria e Formação Automóvel

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Motora Ver Post
                    Não sabia que a Renault já não estava na liderança e nem sequer sabia que Mercedes vendia mais que a Renault... Mas que grande queda da Renault comparativamente com os 2 períodos homólogos anteriores.. e a minha questão é porque.. perceberia se existisse uma queda acentua de outras marcas como por exemplo a Mercedes, mas especificamente a Renualt..

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por MiniZ Ver Post
                      Não sabia que a Renault já não estava na liderança e nem sequer sabia que Mercedes vendia mais que a Renault... Mas que grande queda da Renault comparativamente com os 2 períodos homólogos anteriores.. e a minha questão é porque.. perceberia se existisse uma queda acentua de outras marcas como por exemplo a Mercedes, mas especificamente a Renualt..
                      Diesel!

                      A Renault descontínuou vários modelos a diesel...

                      Comentário


                        Tenho idéia que a Renault vendeu muito em Dezembro. A idéia que dá é que tentaram antecipar as vendas o máximo possível, para acabar o ano com números mais simpáticos. Janeiro acabou por ser sacrificado (gastaram os cartuchos todos em Dezembro, ), têm o resto do ano para recuperar.

                        Um mês não define tendência, vamos ver o que acontece em Fevereiro. Se voltar a ter uma quebra forte, aí já vão soar alarmes. Mas que foi uma queda feia, lá isso foi.
                        Editado pela última vez por PauloRaposo; 11 February 2021, 15:48.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por MiniZ Ver Post
                          Não sabia que a Renault já não estava na liderança e nem sequer sabia que Mercedes vendia mais que a Renault... Mas que grande queda da Renault comparativamente com os 2 períodos homólogos anteriores.. e a minha questão é porque.. perceberia se existisse uma queda acentua de outras marcas como por exemplo a Mercedes, mas especificamente a Renualt..
                          A Renault é para tesos como eu! Pessoal bem sucedido anda de Mercedes e tem um Iphone, claro...

                          Comentário


                            muitas empresas compravam renaults clios e alguns meganes para as suas frotas. se realmente acabaram com os diesel, acabou-se a marca para muitas destas empresas, se não mesmo todas.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                              muitas empresas compravam renaults clios e alguns meganes para as suas frotas. se realmente acabaram com os diesel, acabou-se a marca para muitas destas empresas, se não mesmo todas.


                              Fora a questão de diesel ou não... visto que de momento ainda existem na marca tanto para os clio como para os megane... foi também, por se terem virado para outras marcas.

                              A exemplo, basta ver os Peugeot 308... que muitas empresas os passaram a usar...
                              Editado pela última vez por nto; 11 February 2021, 21:19.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                Fora a questão de diesel ou não... visto que de momento ainda existem na marca tanto para os clio como para os megane... foi também, por se terem virado para outras marcas.

                                A exemplo, basta ver os Peugeot 308... que muitas empresas os passaram a usar...
                                A Peugeot é mesmo muito comercialmente agressiva no que toca a frotas e afins. Não dá muito espaço à concorrência.

                                Claro que o mês de janeiro por si não significa muito, por múltiplas razões. Mas a Renault ao retirar o diesel do Clio é Captur vai ter impacto cá. Ou melhor, vai ter mais impacto em Portugal que na maioria dos países.

                                Isto porque o nosso estado ainda favorece a diesel nas bombas.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                  A Peugeot é mesmo muito comercialmente agressiva no que toca a frotas e afins. Não dá muito espaço à concorrência.

                                  Claro que o mês de janeiro por si não significa muito, por múltiplas razões. Mas a Renault ao retirar o diesel do Clio é Captur vai ter impacto cá. Ou melhor, vai ter mais impacto em Portugal que na maioria dos países.

                                  Isto porque o nosso estado ainda favorece a diesel nas bombas.


                                  Mas de momento a Renault ainda tem o motor diesel presente nessas unidades...


                                  Conheço umas empresas que durante muito tempo tiveram Renault... mas desde há uns anos (3 anos +-), passaram tudo ara Peugeot 308 e Seat Leon.

                                  Comentário


                                    temos que ver o mercado português com uns olhos e ver o mercado europeu com outros olhos. não podemos comparar. podemos comparar, isso sim, 1 janeiro para outro.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                      temos que ver o mercado português com uns olhos e ver o mercado europeu com outros olhos. não podemos comparar. podemos comparar, isso sim, 1 janeiro para outro.


                                      Como é claro...

                                      Mas e como se referiu... a Renault continua a ter a oferta diesel (em Portugal e não só)... mas algumas empresas transitaram para outras marcas.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                        Mas de momento a Renault ainda tem o motor diesel presente nessas unidades...


                                        Conheço umas empresas que durante muito tempo tiveram Renault... mas desde há uns anos (3 anos +-), passaram tudo ara Peugeot 308 e Seat Leon.
                                        Precisamente o que aconteceu na empresa onde trabalho, a área comercial tinha Clio SW e passaram todos para 308 hdi nos últimos meses, assim que terminou o contrato de renting. E parece-me que o Clio / Captur está a perder muito terreno para o 208/2008.

                                        Comentário


                                          E também temos a questão das rent-a-car que compravam muitos Clio. Estas empresas tiveram uma quebra brutal na sua atividade devido à quebra do turismo em Portugal. Com certeza reduziram (e muito) as suas compras de veículos em 2021.

                                          Seria interessante ver como comparam as vendas do Clio com os 208/Corsa/Fiesta que são os mais representativos em termos de rent-a-car.

                                          Comentário


                                            O 208 não entra aí nesse modelo, aliás riscado para o grupo. Por razão óbvia, a quase falência por insistência no volume.

                                            Comentário


                                              A verdade é que das marcas generalistas, apenas a Peugeot teve uma quebra de vendas (-15,6%) menos acentuada em Janeiro. Estamos aqui a falar da Renault mas a queda da Nissan ainda foi mais acentuada (-62,7%). Renault, Citröen, Opel e Seat (cairam todas mais de 50%. Dacia, Ford, Fiat e VW cairam mais de 40%.

                                              Todas estas marcas generalistas caíram mais que o mercado (-30,5%), com exceção da Peugeot.

                                              Comentário


                                                É uma pena não haver informação pública das vendas por modelo, apenas por marca.

                                                Comentário


                                                  Editado pela última vez por nto; 12 February 2021, 14:14.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                    A verdade é que das marcas generalistas, apenas a Peugeot teve uma quebra de vendas (-15,6%) menos acentuada em Janeiro. Estamos aqui a falar da Renault mas a queda da Nissan ainda foi mais acentuada (-62,7%). Renault, Citröen, Opel e Seat (cairam todas mais de 50%. Dacia, Ford, Fiat e VW cairam mais de 40%.

                                                    Todas estas marcas generalistas caíram mais que o mercado (-30,5%), com exceção da Peugeot.
                                                    A PSA riscou a RC, aquando da crise imobiliária do EUA, que arrastou a economia para o fosso, o volume de produção ficou comprometido, e a rentabilidade por unidade (fora a desvalorização posterior), era baixa, daí a questão da restruturação levada a cabo pelo Tavares se focar na diminuição de custo de produção x rentabilidade máxima por unidade vendida no mercado.

                                                    Houve que pagar a investidor da PSA.

                                                    Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                    É uma pena não haver informação pública das vendas por modelo, apenas por marca.
                                                    Há, por motorização, nível de equipamento, palete de cor, formato, inclusive sexo do comprador, e só uma parte ínfima dessa informação é partilhada com a própria rede pública da marca,

                                                    Faz cruzamento de peça, que acaba por haver um número aproximado.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                      A verdade é que das marcas generalistas, apenas a Peugeot teve uma quebra de vendas (-15,6%) menos acentuada em Janeiro. Estamos aqui a falar da Renault mas a queda da Nissan ainda foi mais acentuada (-62,7%). Renault, Citröen, Opel e Seat (cairam todas mais de 50%. Dacia, Ford, Fiat e VW cairam mais de 40%.

                                                      Todas estas marcas generalistas caíram mais que o mercado (-30,5%), com exceção da Peugeot.
                                                      Digno de destaque nesta conjuntura são tb as marcas, generalistas ou não, que subiram vendas:

                                                      Do top 20 são BMW, Toyota, Hyundai e Honda.

                                                      Well done.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                        A PSA riscou a RC, aquando da crise imobiliária do EUA, que arrastou a economia para o fosso, o volume de produção ficou comprometido, e a rentabilidade por unidade (fora a desvalorização posterior), era baixa, daí a questão da restruturação levada a cabo pelo Tavares se focar na diminuição de custo de produção x rentabilidade máxima por unidade vendida no mercado.

                                                        Houve que pagar a investidor da PSA.



                                                        Há, por motorização, nível de equipamento, palete de cor, formato, inclusive sexo do comprador, e só uma parte ínfima dessa informação é partilhada com a própria rede pública da marca,

                                                        Faz cruzamento de peça, que acaba por haver um número aproximado.
                                                        Eu disse que era pena esse tipo de informação não ser pública. Ela existe mas não temos acesso a ela. Ou sabes que algum site público onde possamos ter essa informação de forma gratuita? Se souberes partilha aqui, sff.
                                                        Editado pela última vez por PauloRaposo; 12 February 2021, 14:10.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                                          Digno de destaque nesta conjuntura são tb as marcas, generalistas ou não, que subiram vendas:

                                                          Do top 20 são BMW, Toyota, Hyundai e Honda.

                                                          Well done.
                                                          A BMW não é uma marca generalista. Mas sim teve um bom desempenho. A Hyundai manteve-se à tona (o que já foi excelente). Destaque mesmo foi a Honda e a Toyota, esta em menor escala (mas também vende muito mais que a Honda).
                                                          Editado pela última vez por PauloRaposo; 12 February 2021, 14:12.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                            Eu disse que era pena esse tipo de informação não ser pública. Ela existe mas não temos acesso a ela. Ou sabes que algum site público onde possamos ter essa informação de forma gratuita? Se souberes partilha aqui, sff.
                                                            Há aqui quem saiba, eu não. Daí referir a importância de uma boa peça sobre a industria automóvel, que por norma não é pública, é subscrita,

                                                            Percebi a ideia, não quis fazer critica ao post.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                                              Digno de destaque nesta conjuntura são tb as marcas, generalistas ou não, que subiram vendas:

                                                              Do top 20 são BMW, Toyota, Hyundai e Honda.

                                                              Well done.
                                                              Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                              A BMW não é uma marca generalista. Mas sim teve um bom desempenho. A Hyundai manteve-se à tona (o que já foi excelente). Destaque mesmo foi a Honda e a Toyota, esta em menor escala (mas também vende muito mais que a Honda).
                                                              Tb não disse que era.

                                                              Pretendi apenas salientar os desempenhos positivos nas marcas com algum volume.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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