A pergunta é a seguinte,será que na atualidade e de um modo geral, a fiabilidade dos carros japoneses em comparação com os demais ainda é o que era?
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Fiabilidade Nipônicos vs Europeus vs Americanos
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Não! Não é o que era! Mesmo assim acho que ainda se demarca do restante e se tivesse que escolher um carro para me acompanhar por mais de uma década a fazer os kms que faço anuais sem dúvida que seriam nipônicos (simples).
De momento tenho 3 Renault e 1 Mazda (a meios que tenho), notasse a simplicidade do Mazda para precaver problemas de futuro enquanto os Renault arriscam mais no uso da tecnologia.
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Acredito que a diferença já não seja o que era, mas de qualquer forma acho que mais vale incidir sobre comparação entre modelos do que marcas.
Li há uns 2 anos no artigo do dinheirovivo ( .... ) que a Mazda era ou é quem tem componentes mais fiáveis, mas no caso da substituição, são também mais caros.
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A resposta entre nipónicos e europeus é claramente, NÃO.
Já não existe essa diferença de à 20/30 anos atrás, é uma ideia que ficou na cabeça das pessoas e que está a custar a passar. Até porque vários carros japoneses tem mecânicas de Europeus.
É quase como dizer que um Peugeot é mais fiável que um Citroen... no tempo do Citroen 2cv era verdade, agora são iguais...
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Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver PostA resposta entre nipónicos e europeus é claramente, NÃO.
Já não existe essa diferença de à 20/30 anos atrás, é uma ideia que ficou na cabeça das pessoas e que está a custar a passar. Até porque vários carros japoneses tem mecânicas de Europeus.
É quase como dizer que um Peugeot é mais fiável que um Citroen... no tempo do Citroen 2cv era verdade, agora são iguais...
Não vou aprofundar as razões (mais técnicas) mas por no norma os estudos de satisfação / fiabilidade por esse mundo fora demonstram uma clara supremacia por parte das marcas japonesa (Toyota / Honda) bem acima da média.
Procurar JD Powells
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O que posso dizer da minha experiência é que os modelos nipónicos que cá passaram revelam-se /revelaram-se mais fiáveis que os europeus. Em coisas simples como peças de desgaste que duraram pelo menos o dobro do tempo (ou mais) até serem substituídas. Ex: bateria, escape, foles transmissão. Tive um Peugeot 206 9 anos e mudei 3 silenciadores de escape, no Jazz, com 11 anos, tinha o de origem e sem ponta de ferrugem.
Ou seja, no meu caso particular e do meu pai, mesmo tomando em consideração a devida distancia temporal entre os modelos e a respetiva melhora de qualidade no produto final, ainda assim notei uma clara diferença a favor da Honda na qualidade das peças vs outras marcas (Peugeot 206 2000 vs Honda Jazz 2009 e Alfa Romeo 146 1997 vs Honda Civic 2008).
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Originalmente Colocado por mpereira Ver PostO que posso dizer da minha experiência é que os modelos nipónicos que cá passaram revelam-se /revelaram-se mais fiáveis que os europeus. Em coisas simples como peças de desgaste que duraram pelo menos o dobro do tempo (ou mais) até serem substituídas. Ex: bateria, escape, foles transmissão. Tive um Peugeot 206 9 anos e mudei 3 silenciadores de escape, no Jazz, com 11 anos, tinha o de origem e sem ponta de ferrugem.
Ou seja, no meu caso particular e do meu pai, mesmo tomando em consideração a devida distancia temporal entre os modelos e a respetiva melhora de qualidade no produto final, ainda assim notei uma clara diferença a favor da Honda na qualidade das peças vs outras marcas (Peugeot 206 2000 vs Honda Jazz 2009 e Alfa Romeo 146 1997 vs Honda Civic 2008).
Quando procuramos por essa mesma peça , num qualquer site de peças auto, verificamos que os preços oscilam muito.
Por ex o kit de embraiagem+bimassa do meu C5 era 300 e tal ou 400 euros o mais barato, mas havia kits que iam até 800 euros.
Na altura meti um desses de 300 e tal euros e a suavidade era igual, mas a durabilidade a longo prazo já tenho dúvidas.
Quero com isto dizer que se calhar há marcas que optam pelos componentes de origem de melhor qualidade.
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Originalmente Colocado por Prelude Ver PostDesculpa mas a resposta é claramente sim.
Não vou aprofundar as razões (mais técnicas) mas por no norma os estudos de satisfação / fiabilidade por esse mundo fora demonstram uma clara supremacia por parte das marcas japonesa (Toyota / Honda) bem acima da média.
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Além de que não diferenciam a gravidade das falhas de concepção/avarias, sendo um glitch no infotainment ou um suporte de copos que não é grande o suficiente para um big gulp XXXL equiparável a uma falha catastrófica no motor. Isto é real, basta pesquisar.
O que não quer dizer que em índices de fiabilidade algumas marcas japonesas não poderão estar no topo, mas a diferença é negligente.
Daihatsu, Toyota e Honda são normalmente as melhor cotadas, sendo as restantes japonesas tão ou menos fiáveis que as outras marcas.
Uma explicação possível para a fiabilidade dessas marcas será muito provavelmente o uso de componentes cujos problemas de fiabilidade já foram "ironed out," ou seja: são componentes já com largos anos de mercado. Porque quando essas marcas introduzem novos motores e componentes electrónicos, são tão ou menos fiáveis que os equivalentes europeus e americanos.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostConclusão, o carro mais fiável de momento à venda é o Fiat Panda 1.2i 69cv
Se pensares em defeitos que levam a imobilização na estrada, esses devem ser dos mais fiáveis. A mecânica bastante simples para os standards actuais!
Por outro lado, se pensares em avarias em geral, já estás bem longe. Fechaduras de trás e elevadores de vidros electricos dão problemas em muitos carros desses!
Tendo ainda em conta que a maior parte desses carros é usado em cidade ou alugados por malta que os carrega até ao tecto, tens muitas embraiagens queimadas e troca de combustível e outros problemas associados. não são defeito do material, mas levam a um numero elevado de carros rebocados
Por isso é que a maioria dos estudos de fiabilidade não podem ser levados à letra, têm que se ver exactamente o que é que foi estudado e como foi estudado.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostAcredito que a diferença já não seja o que era, mas de qualquer forma acho que mais vale incidir sobre comparação entre modelos do que marcas.
Li há uns 2 anos no artigo do dinheirovivo ( .... ) que a Mazda era ou é quem tem componentes mais fiáveis, mas no caso da substituição, são também mais caros.
O grande problema da Mazda é quando se bate e se parte faróis ou piscas. Além de serem bastante mais caros na origem, não se arranja na concorrência e nos sucateiros ainda menos. Como são muito populares nos USA, às vezes há a hipótese de encontrar alguma coisa no ebay.
Comprar Mazda pra andar sim, não há nada que a iguale. Agora, fazer tudo pra não bater.
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Originalmente Colocado por DoktorHans Ver PostDentro da Mazda houve e há vários tipos de tecnologias, desde o 1.6 hdi da PSA, Skyactive G e D, e agora o HCCI gasolina. Tudo top em termos de fiabilidade e não sai mais caro que os outros em manutenção, bem pelo contrário.
O grande problema da Mazda é quando se bate e se parte faróis ou piscas. Além de serem bastante mais caros na origem, não se arranja na concorrência e nos sucateiros ainda menos. Como são muito populares nos USA, às vezes há a hipótese de encontrar alguma coisa no ebay.
Comprar Mazda pra andar sim, não há nada que a iguale. Agora, fazer tudo pra não bater.
Será se calhar melhor referir 1.6 TDCI da FORD...
Ou então TDCI/HDI... já que motores foram desenvolvidos em partes iguais, pelas duas marcas.
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Originalmente Colocado por brkncrss Ver PostDe motor e periféricos talvez será. Ou isso ou um Yaris/Aygo com aquele vvti 1.0.
Só tem por defeito a fraca durabilidade de um rolamento qq da embraiagem e a bomba de água, que nao sei se tb afecta os aygos, mas deve afectar se forem componentes iguais.
Originalmente Colocado por Eliselotus Ver PostEstás a brincar, mas se calhar não andas assim tão longe lol
Se pensares em defeitos que levam a imobilização na estrada, esses devem ser dos mais fiáveis. A mecânica bastante simples para os standards actuais!
Por outro lado, se pensares em avarias em geral, já estás bem longe. Fechaduras de trás e elevadores de vidros electricos dão problemas em muitos carros desses!
Tendo ainda em conta que a maior parte desses carros é usado em cidade ou alugados por malta que os carrega até ao tecto, tens muitas embraiagens queimadas e troca de combustível e outros problemas associados. não são defeito do material, mas levam a um numero elevado de carros rebocados
Por isso é que a maioria dos estudos de fiabilidade não podem ser levados à letra, têm que se ver exactamente o que é que foi estudado e como foi estudado.
Estas coisas são sempre complicadas de discutir porque a clubite é fdd, e isso nota-se.
Eu acredito mesmo, que o 1.2i 69cv seja dos mais fiáveis que há, pela simplicidade e pelo amadurecimento dos anos, tendo vindo de uma base fiável que eram os motores fiat, resistentes como tudo, até inclusive de interiores e outros aspectos.
Têm dito tambem que os Dacias 0.9 TCE e 1.5 DCI 3ª geração são dos carros mais fiáveis do mercado.
Eu espero bem que sejam porque tenho um
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Originalmente Colocado por DoktorHans Ver PostDentro da Mazda houve e há vários tipos de tecnologias, desde o 1.6 hdi da PSA, Skyactive G e D, e agora o HCCI gasolina. Tudo top em termos de fiabilidade e não sai mais caro que os outros em manutenção, bem pelo contrário.
O grande problema da Mazda é quando se bate e se parte faróis ou piscas. Além de serem bastante mais caros na origem, não se arranja na concorrência e nos sucateiros ainda menos. Como são muito populares nos USA, às vezes há a hipótese de encontrar alguma coisa no ebay.
Comprar Mazda pra andar sim, não há nada que a iguale. Agora, fazer tudo pra não bater.
De acordo com o inquérito de fiabilidade da L'Automobile deste ano, o Mazda 6 é só o carro menos fiável do segmento.
E nunca me esqueci que o ano passado o Nissan Qashqai foi considerado o carro menos fiável do mercado, todos os segmentos confundidos.
Também são vários os bons exemplos (mais do que os maus), mas isto para dizer que a fiabilidade dos carros japoneses já não é o que era, apesar de na cabeça de alguns ainda assim ser.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostEsse 1.0 é o de 3 cil 68cv do Aygo, yaris, C1, 107, etc , né?
Só tem por defeito a fraca durabilidade de um rolamento qq da embraiagem e a bomba de água, que nao sei se tb afecta os aygos, mas deve afectar se forem componentes iguais.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostEsse 1.0 é o de 3 cil 68cv do Aygo, yaris, C1, 107, etc , né?
Só tem por defeito a fraca durabilidade de um rolamento qq da embraiagem e a bomba de água, que nao sei se tb afecta os aygos, mas deve afectar se forem componentes iguais.
Nop... esse motor de 3 cilindros, só surgiu com novo modelo.
Ocorreu em 2014... até aí, tinha o tal 1.0 de 4 cilindros.Editado pela última vez por nto; 08 May 2020, 11:46.
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Originalmente Colocado por brkncrss Ver PostAh? Não fazia ideia de tal coisa.
Nesse caso, scratch that.
Mas isso só ocorreu em 2014, com o novo Aygo... até aí, tinha o tal 4 cilindros que referes.
Errata: fiz confusão... os trigémeos desde o início que seu 1.0 é 3 cil.Editado pela última vez por nto; 08 May 2020, 11:55.
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Originalmente Colocado por nto Ver PostSerá se calhar melhor referir 1.6 TDCI da FORD...
Ou então TDCI/HDI... já que motores foram desenvolvidos em partes iguais, pelas duas marcas.
De qualquer modo, quer nos Mazda, quer nos Ford ou PSA, o turbo Garrett não perdoa maus tratos e não é o primeiro que estoira antes dos 100k e fica a arder no meio da AE. Pode durar, mas com muito cuidadinho. Nada de assapar com ele frio, e a quente contar pelo menos até 30 antes de desligar.
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Originalmente Colocado por DoktorHans Ver PostExactamente, é o mesmo motor. Na Mazda, resolveram montá-lo com um intercooler próprio, diferente dos modelos Ford e PSA.
De qualquer modo, quer nos Mazda, quer nos Ford ou PSA, o turbo Garrett não perdoa maus tratos e não é o primeiro que estoira antes dos 100k e fica a arder no meio da AE. Pode durar, mas com muito cuidadinho. Nada de assapar com ele frio, e a quente contar pelo menos até 30 antes de desligar.
Cuidados que devem ser tidos com qualquer motor, quanto mais se tiver turbo.
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Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post4 cilindros. Já vem desde o Yaris de 1ª geração (1999).
Na criação do trio Aygo, C1, 107 foi novo motor, 3 cilindros, tambem VVT , e 4 valv/cilindro 68cv.
Actualmente esse motor tem 72cv no C1 / aygo.
No Trio aygo/c1/107 de 2005 e 2009 só a caixa era ainda do antigo yaris de 1999.
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