Ah, curiosamente, consta que o Golf IV TDI 150 teve mais sucesso que o Golf GTI , pelo menos em Portugal.
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Relativamente ao interior do Golf IV posso falar com propriedade pois tive um Golf IV durante 7 anos.
Quando chegou às minhas mãos estava uma lástima, 0 estima, volante 4 braços coçado, manete igual, bancos coçados e com a espuma lateral partida, rubber touch todo descascado, rádio aftermarket branco que metia nojo...
Mods que fiz:
- Volante 3 braços em estado novo: 90e
- Manete do S3 (testei uma "OEM" do ebay mas a qualidade era horrível
- Tapetes originais com encaixes comprados na VW: 20e
- Rádio MFD OEM, com antena GPS, mais um interface Mp3 para simular a caixa de CD's e usar uma PEN com músicas;
- Bancos em Pele de um Bora, com razoável apoio lateral (uns mini recaro digamos): 200e
- As saídas de ventilação do Bora: 50e no ebay
- Quadrante full fis: 150e
Quanto aos plásticos, perdi 2 dias à volta disso, desmontei a consola central, a zona da manete e apoio de braço, os plásticos das portes e à volta do volante.
Lixei tudo, depois pintei 2x em preto mate, depois verniz.
Meti tudo no sítio, aproveitei para colar fita cola com espuma em locais estratégicos para disfarçar os barulhos parasitas.
Fiz isto no 1º ano em que tive o carro.
Posso dizer que, tirando estradas em paralelo, mal se ouvia barulhos parasitas, o interior permaneceu impecável até ao dia em que o vendi.
Também já era uma unidade razoavelmente equipada:
- AC Climatronic;
- Bancos aquecidos;
- CB de origem;
- Tecto de abrir.
Ainda hoje tenho saudades do bicho.
Comentário
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Não sou o único maluco, estou a ver. Também é um carro que gosto bastante. Adorava ter um 5 portas vermelhinho com aquelas jantes bbs de 16 e uns bancos em pele pretos Reccaro. Dava-me por contente.
Concordo quando dizem que é o Golf GTi mais civilizado de sempre, mas apesar de tudo os 150 cv devem lá estar. Acho muito injusto no entanto que lhe chamem um carro aborrecido, quando no entanto o TDI de 150 cv já é um CANHÃO e sobrevalorizado. É certo que tem bastante mais binário e isso se reflecte nas recuperações, mas as do GTi já me satisfariam bem.
Preferiria um IV GTi a um III GTi. Também esse é acusado de falta de caráter, certo?
Não sabia é que havia de 180 cv também.
Comentário
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Originalmente Colocado por delta18 Ver PostRelativamente ao interior do Golf IV posso falar com propriedade pois tive um Golf IV durante 7 anos.
Quando chegou às minhas mãos estava uma lástima, 0 estima, volante 4 braços coçado, manete igual, bancos coçados e com a espuma lateral partida, rubber touch todo descascado, rádio aftermarket branco que metia nojo...
Mods que fiz:
- Volante 3 braços em estado novo: 90e
- Manete do S3 (testei uma "OEM" do ebay mas a qualidade era horrível
- Tapetes originais com encaixes comprados na VW: 20e
- Rádio MFD OEM, com antena GPS, mais um interface Mp3 para simular a caixa de CD's e usar uma PEN com músicas;
- Bancos em Pele de um Bora, com razoável apoio lateral (uns mini recaro digamos): 200e
- As saídas de ventilação do Bora: 50e no ebay
- Quadrante full fis: 150e
Quanto aos plásticos, perdi 2 dias à volta disso, desmontei a consola central, a zona da manete e apoio de braço, os plásticos das portes e à volta do volante.
Lixei tudo, depois pintei 2x em preto mate, depois verniz.
Meti tudo no sítio, aproveitei para colar fita cola com espuma em locais estratégicos para disfarçar os barulhos parasitas.
Fiz isto no 1º ano em que tive o carro.
Posso dizer que, tirando estradas em paralelo, mal se ouvia barulhos parasitas, o interior permaneceu impecável até ao dia em que o vendi.
Também já era uma unidade razoavelmente equipada:
- AC Climatronic;
- Bancos aquecidos;
- CB de origem;
- Tecto de abrir.
Ainda hoje tenho saudades do bicho.
Gostei do teu testemunho, obrigado. Quando falo em alterações estéticas simples tambem falo dessas do genero bancos e peças novas que sejam necessárias para renovar o interior.
Originalmente Colocado por brunosousa Ver PostNão sou o único maluco, estou a ver. Também é um carro que gosto bastante. Adorava ter um 5 portas vermelhinho com aquelas jantes bbs de 16 e uns bancos em pele pretos Reccaro. Dava-me por contente.
Concordo quando dizem que é o Golf GTi mais civilizado de sempre, mas apesar de tudo os 150 cv devem lá estar. Acho muito injusto no entanto que lhe chamem um carro aborrecido, quando no entanto o TDI de 150 cv já é um CANHÃO e sobrevalorizado. É certo que tem bastante mais binário e isso se reflecte nas recuperações, mas as do GTi já me satisfariam bem.
Preferiria um IV GTi a um III GTi. Também esse é acusado de falta de caráter, certo?
Não sabia é que havia de 180 cv também.
E nao é so do TDI de 150, tambem dizem do TDI de 130.
Exato existe o de 180CV mas é como disse, mais dificil de encontrar e sem ser a preços abusivos ainda mais.
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostContrariamente ao que estás para aí a dizer, o comportamento do Golf IV foi criticado desde o day 1. Era o calcanhar de Aquiles daquela geração e essa é a razão porque na história do Golf GTI, o Mk4, é o parente pobre e de menor pergaminhos desportivos e mais burgueses para andar pouco mais que em frente.
Tudo porque para compensar o peso a mais e sendo a plataforma PQ34 uma variante pouco modificada da A3 usada no Golf Mk3, a taragem da suspensão obrigava a um setup péssimo de dureza e reduzida deslocação vertical da carroçaria, o que aliado a um eixo traseiro tecnicamente muito simples, tornava-o nem confortável nem divertido de conduzir, saltitante.
Longe, na matéria dinâmica, de qualquer referência na categoria como passou a ser o Focus Mk1 ou eram o 306/Xsara.
Tudo corrigido na PQ35 e no Golf V (GTI), cujo grande argumento face ao anterior era mesmo a evolução no comportamento dinâmico.
Nunca disse que o comportamento era o melhor da classe...
O que disse, é que no computo geral, o VW Golf IV era o melhor da classe, melhor numas coisas, pior em outras.
Por exemplo, ao nível das motorizações diesel, nem tinha comparação com os outros do segmento.
Cumps
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Originalmente Colocado por Ralph351 Ver PostObrigado pelas respostas desde já!
Ja agora, sugestoes em vez do golf IV gti? O que se consegue encontrar normalmente? A rondar entre os 4000 e 6000€ talvez. É que primeiro há a decisao do quê comprar e só depois a fase da pesquisa e de ver o que vai aparecendo.
Originalmente Colocado por Ralph351 Ver PostAudi TT? Tambem são carissimos, e la está, é mais um carro que com a idade que tem é preciso dinheiro extra para se fazer uma revisão completa e em condições.
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Originalmente Colocado por caditonuno Ver Postpor acaso eu sou de opinião contrária. sondar o mercado para ver o que há e depois decidir mais em contreto, pois por vezes há modelos que nos escapam da memória e ao aparecerem na lista podem ser opção.
repara uma coisa: são carros com cerca de 20 anos em cima e vários donos, o(s) último(s) dos quais devem já descurar um pouco a manutenção. irão precisar de revisões e de intervenções não programadas a curto/médio prazo ou ao serem comprados necessitarão de arranjos evidenciados pelo dono que o está a vender. por muito que custe, TODOS terão alguma coisa a fazer. uns com coisas mais dispendiosas, outros com coisas mais baratas, mas TODOS terão.
Neste caso é um carro que eu gosto realmente e daí ter decidido pedir aqui opiniões.
Sobre a segunda parte, concordo totalmente e era isso que queria dizer. Comprar um carro com cerca de 20 anos por mais de 6000€ e ainda ter que fazer revisao e subsituir coisas gastando mais 1000€ (ou mais) para mim é impensável só porque diz "gti" ou porque tem xpto CV.
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Uma sugestão:
https://www.olx.pt/anuncio/seat-leon...l-IDFkD7y.html
Apresenta duas vantagens face ao Golf GTi mais habitual em território nacional: tem o motor 1.8t 20v na versão de 180cv; tem caixa de seis velocidades.
Esta unidade em particular apresenta um histórico interessante e aparenta estar em bom estado, além de totalmente original.
Espero que seja útil.
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Boas
Se queres um carro nervoso e desportivo mesmo com 180cv o Golf não é de facto a melhor escolha.
A nivel de andamento de origem é para o fraquinho , anda o mesmo que um 106gti/saxo cup/lupo gti anda menos que um cooperS de 163cv por exemplo..
Era mais um bom estradista , fiz alguma viagens longas ,inclusive um Porto -Monaco-Porto com 4 pessoas e era ai que o carro se sentia bem.
O de 180cv dificilmente arranjas( em Portugal) , mas o 150cv é exatamente o mesmo bloco e faz facilmente 180cv ( o meu tinha 184cv e 280Nm c/ chip).
Ha tambem muitas opçoes para melhorar o comportamento ,mas sera sempre vago em termos de direçao com o eixo traseiro muito "agarrado" , previsivel sim mas nao divertido, alias como todos os VAG dessa altura.
Tens de ter em atençao quem os teve e como os usou, sao carros que facilmente se estragam se a nivel de ECU por exemplo as coisas nao forem bem feitas , por outro lado como em tudo para o 1.8 T 20V ha imensas opções para todos os gostos e potencias.
Quando aos valores que tenho visto esses carros a venda, são no minimo ridiculos.
Cumps
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostAinda hoje um Golf IV arruma qualquer Fiat em qualidade de alinhamentos e de pintura.
Ainda hoje nenhum Fiat conseguiu ter um interior com um tablier em mousse de idêntica qualidade (o Stilo foi o que chegou mais próximo e não será por acaso que em reacção ao estrondoso domínio do Golf IV que se assistia durante o seu desenvolvimento), nem tantos pilares forrados a tecido, nem topos das portas traseiras com revestimento mole e nem sequer a qualidade do revestimento do piso/alcatifa do mesmo Golf IV.
Se não entendes isso e te limitas a falar no rubber touch descascado e dois ou três problemas conhecidos de pouca qualidade ou engenharia em componentes/peças específicass para concluires que a qualidade do Golf IV é péssima, bem, é apenas mais uma para o conjunto das idiotices em torno da ideia geral febril de tanto fanático italiano que os alemães só vendem por causa do símbolo e de que é tudo uma cabala.
Vendem porque este interior em 97 estava 3 segmentos à frente dos italianos e 2 dos franceses equivalentes, ponto. Ainda hoje, 20 anos depois, um Fiat Tipo último modelo é mais fatela e menos luxuoso, por maior evolução que toda a indústria sofreu e upgrade considerável na qualidade dos interiores.
Se a VW dedicasse mais tempo à dinâmica do chassis em vez de dar tanta atenção à mousse de borracha no tablier, provavelmente teria um carro que curvava e não saía de frente nas curvas.
Ao contrário do Bravo HGT, por exemplo, que apesar de ser um projecto mais antigo lhe dava um baile em dinâmica e diversão.Editado pela última vez por brkncrss; 08 June 2020, 08:42.
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Originalmente Colocado por yoan Ver PostUma sugestão:
https://www.olx.pt/anuncio/seat-leon...l-IDFkD7y.html
Apresenta duas vantagens face ao Golf GTi mais habitual em território nacional: tem o motor 1.8t 20v na versão de 180cv; tem caixa de seis velocidades.
Esta unidade em particular apresenta um histórico interessante e aparenta estar em bom estado, além de totalmente original.
Espero que seja útil.
Deste uma e bem, a questão é: Um carro com 20 anos, 250.000km a custar 5000€ + revisão (4800€ que seja vá...). Mesmo que esteja em bom estado geral...
Portugal é isto a verdade é essa, qualquer carro melhorzito (que é o caso, é bom carro) é pedido logo um preço alto demais. Simplesmente porque alternativas não se encontram
Podem dizer, nao queres que tenha km como se tem 20 anos? Pois mas andando um bocadinho nos anos, dá cá 10000€ se queres, e mais uma vez, por um "carrito qualquer". E se nao tem 20 anos tem 13 ou 14.Editado pela última vez por Ralph351; 08 June 2020, 09:11.
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Originalmente Colocado por mike S3 Ver PostBoas
Se queres um carro nervoso e desportivo mesmo com 180cv o Golf não é de facto a melhor escolha.
A nivel de andamento de origem é para o fraquinho , anda o mesmo que um 106gti/saxo cup/lupo gti anda menos que um cooperS de 163cv por exemplo..
Era mais um bom estradista , fiz alguma viagens longas ,inclusive um Porto -Monaco-Porto com 4 pessoas e era ai que o carro se sentia bem.
O de 180cv dificilmente arranjas( em Portugal) , mas o 150cv é exatamente o mesmo bloco e faz facilmente 180cv ( o meu tinha 184cv e 280Nm c/ chip).
Ha tambem muitas opçoes para melhorar o comportamento ,mas sera sempre vago em termos de direçao com o eixo traseiro muito "agarrado" , previsivel sim mas nao divertido, alias como todos os VAG dessa altura.
Tens de ter em atençao quem os teve e como os usou, sao carros que facilmente se estragam se a nivel de ECU por exemplo as coisas nao forem bem feitas , por outro lado como em tudo para o 1.8 T 20V ha imensas opções para todos os gostos e potencias.
Quando aos valores que tenho visto esses carros a venda, são no minimo ridiculos.
Cumps
Lá está, alternativas nao se encontram o problema é esse.
O bloco é o mesmo tanto do 150cv como do 180cv, isso era uma duvida que tinha, obrigado pelo esclarecimento. Exatamente, o de 150cv fará sempre os 180cv alterado como dizes sendo assim, e nao precisará de "grande coisa" para isso nao é?
Sobre os valores ridículos que referes, acabei de escrever sobre isso no meu comentário anterior, concordo a 100%
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Originalmente Colocado por Ralph351 Ver PostVoltando um pouco atrás e pedindo desculpa por bater na mesma tecla. Alternativas ao chamado aborrecido Golf iv gti? Sem ser carros raros e/ou inflacionados.
Bmw E36/E46... e mais?
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Originalmente Colocado por Ralph351 Ver PostObrigado pelo testemunho.
Lá está, alternativas nao se encontram o problema é esse.
O bloco é o mesmo tanto do 150cv como do 180cv, isso era uma duvida que tinha, obrigado pelo esclarecimento. Exatamente, o de 150cv fará sempre os 180cv alterado como dizes sendo assim, e nao precisará de "grande coisa" para isso nao é?
Sobre os valores ridículos que referes, acabei de escrever sobre isso no meu comentário anterior, concordo a 100%
Pelo menos assim é no Vw golf e no Seat leon.
Cumps
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Se queres mesmo um Golf IV GTI, arranja um de 180cv, mete-lhe o eixo traseiro dos 4x4 (suspensão independente), uma suspensão como deve de ser, já fica um carro quase ao nível dos adversários da altura, e já começa a ser minimamente divertido.
Procurando bem, a conversão é barata.
Sem isto, tendo em conta o objectivo, é mandar dinheiro fora.
Em relação ao de 150 e 180cv, como já disseram, os blocos são iguais, mas o que está à volta não. Se pensas manter o carro de origem ou lá perto, opta pelo de 180, é bem mais simpático de conduzir. Se é para gastar dinheiro a alterar, é comprar o mais barato, que provavelmente vai ser o de 150.
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Originalmente Colocado por Ralph351 Ver PostAudi TT? Tambem são carissimos, e la está, é mais um carro que com a idade que tem é preciso dinheiro extra para se fazer uma revisão completa e em condições.
https://www.olx.pt/anuncio/audi-tt-I...tml#4b419827aa
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