Anúncio

Collapse
No announcement yet.

DPF, problemas e outras coisas.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Eu apenas tenho o cuidado de fazer todas as manutenções a tempo e horas. De resto é dar à chave e siga.

    Isso do óleo o CB ajusta o tempo/kms em função do uso específico do carro, pelo que o que o fabricante indica é uma coisa, o que acontece na realidade é outra, pois é o carro que define os intervalos de manutenção mediante os parâmetros que deverá avaliar (?).

    Comentário


      #92
      Haja pachorra pa estes carros....chiça.
      Tanta modernice tem um custo.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Como assim??

        Aí é o problema do motor propriamente dito e não de fazer ou não fazer fix. Já agora, o meu fez e em quase 2 anos que o tenho, com quase 200.000 km agora, zero de chatices com EGRs ou DPFs.

        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        Referes-te a quê especificamente. A quem deixe o carro ao ralenti, ou faça uns trajectos urbanos na expectativa que regenere em vez de dar as condições necessárias?

        Quanto à primeira frase, claro que sim. Apesar de sempre que se aborta, há gasóleo não queimado a "viajar" até ao cárter. E portanto, não fazendo muito mal, sempre retira qualidade ao óleo e piora a lubrificação do motor. Para mim, falta aí um "mais" entre o "faz" e o "mal".

        Por fim, é bom saber que já há soluções da concorrência de qualidade a 1/5 do preço OEM.
        Sim, por exemplo.

        Nunca consegues controlar a quantidade de gasóleo que viaja até ao cárter, mesmo num processo de regeneração completo e bem feito. E o facto é que com o motor desligado o mesmo deixa de ser injectado.

        Por isso disse que nem sempre é mau abortar um processo.

        Se for para deixar o motor ligado e/ou “passear o cão” de forma errada (onde nunca se consegue uma correta temperatura de escape) vais continuar a “encharcar” o motor com gasóleo e a incrementar fuligem ao FAP. Isto sem contar o gasóleo que se gastou numa volta pouco útil ou para manter o motor ligado.

        O que se deve tentar é ter uma EGR saudável (estar atento caso surja algum luz, porque os processos de regeneração podem nem acontecer) assim como o filtro de gasóleo mudado a tempo e horas, e claro, um gasóleo decente.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
          Sim, por exemplo.

          Nunca consegues controlar a quantidade de gasóleo que viaja até ao cárter, mesmo num processo de regeneração completo e bem feito. E o facto é que com o motor desligado o mesmo deixa de ser injectado.

          Por isso disse que nem sempre é mau abortar um processo.

          Se for para deixar o motor ligado e/ou “passear o cão” de forma errada (onde nunca se consegue uma correta temperatura de escape) vais continuar a “encharcar” o motor com gasóleo e a incrementar fuligem ao FAP. Isto sem contar o gasóleo que se gastou numa volta pouco útil ou para manter o motor ligado.

          O que se deve tentar é ter uma EGR saudável (estar atento caso surja algum luz, porque os processos de regeneração podem nem acontecer) assim como o filtro de gasóleo mudado a tempo e horas, e claro, um gasóleo decente.
          De acordo com tudo.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
            Eu apenas tenho o cuidado de fazer todas as manutenções a tempo e horas. De resto é dar à chave e siga.

            Isso do óleo o CB ajusta o tempo/kms em função do uso específico do carro, pelo que o que o fabricante indica é uma coisa, o que acontece na realidade é outra, pois é o carro que define os intervalos de manutenção mediante os parâmetros que deverá avaliar (?).
            Nim. Há uns que ajustam, outros nem por isso. Mas mesmo os que ajustam é discutível. Dei-te o exemplo do carro do meu Pai que o CB apontava para os 20 e tal mil kms, marca que efectivamente trocou o óleo e filtro. Mas já tinha sido feito antes aos 10 mil kms, como te disse, uma muda intermédia. 1 litro de gasóleo a mais, devia ser suficiente para o CB dizer para ir trocar o óleo, na minha opinião.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Nim. Há uns que ajustam, outros nem por isso. Mas mesmo os que ajustam é discutível. Dei-te o exemplo do carro do meu Pai que o CB apontava para os 20 e tal mil kms, marca que efectivamente trocou o óleo e filtro. Mas já tinha sido feito antes aos 10 mil kms, como te disse, uma muda intermédia. 1 litro de gasóleo a mais, devia ser suficiente para o CB dizer para ir trocar o óleo, na minha opinião.
              Falha do carro.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                Estava a ouvir um programa na semana passada em que o entrevistado era um professor universitario que fazia peritagens automoveis para tribunais onde ele relata um sem numero de problemas (alguns graves) com os filtros de particulas dos veiculos com motores diesel.
                Um comprador de um carro actual precisa de levar estes problemas em conta? Que problemas se podem esperar? Ate que ponto os filtros de particulas sao um problema? Serao os motores a gasolina mais resistentes a uma conducao tipica onde se fazem habitualmente pequenos trajectos (< 30Km)?
                gazolina modernos tb tem filtro de particulas.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                  Falha do carro.
                  Não sejas obtuso, pá

                  Os carros a gasóleo não são feitos para curtos trajectos. Quem os escolhe para tal é que falha. E nem vou entrar em quem programou o CB com determinado algoritmo, porque então aí a conversa tem que ser outra.

                  Comentário


                    #99
                    O tempo quente tambem não ajuda a que a regeneração seja mais rapida.

                    Tive de andar aqui uns 10 min para frente e para tras para terminar a regeneração antes de chegar a casa, ainda por cima ja tinha iniciado no meio do transito, lento.

                    Comentário


                      O problema aqui também é que para muitas pessoas não existe a "melhor" opção, eu por exemplo faço trajectos curtos (menos de 10kms) normalmente mas depois anualmente faço uns 18/20 mil km´s por ano logo fico ali no limbo entre gasolina/gasóleo

                      Comentário


                        Eu penso que sera mais importante o quotidiano de uso do carro do que propriamente a KM anual.

                        Eu por exemplo faço 3km para ir para o trabalho, depois faço mais 3Km no regresso. Os fins de semana geralmente passo por casa, sou um tipo caseiro

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por amdremix Ver Post
                          Eu penso que sera mais importante o quotidiano de uso do carro do que propriamente a KM anual.

                          Eu por exemplo faço 3km para ir para o trabalho, depois faço mais 3Km no regresso. Os fins de semana geralmente passo por casa, sou um tipo caseiro
                          Na minha opinião também me parece isso.

                          No limite um tipo pode fazer 5 mil kms/ano, mas se forem em percursos médios/longos, não haverá problema. Já quem faz 20 mil kms e o quotidiano for de curtos trajectos, já arrisca a que o FAP possa chatear.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
                            O tempo quente tambem não ajuda a que a regeneração seja mais rapida.

                            Tive de andar aqui uns 10 min para frente e para tras para terminar a regeneração antes de chegar a casa, ainda por cima ja tinha iniciado no meio do transito, lento.
                            Ontem fui à IPO e pelos kms pensei para mim que devia estar quase a regenerar. Seria curioso fazê-lo na altura da IPO...mas lá fiz até ao fim e nada. Assim que arranco de lá, acho que nem 2 kms tinha andado e oiço o roncar mais forte do motor. Embraiagem no fundo e as rpms a tocar nas 1000. Por acaso o caminho para casa é na AE, pelo que foi só entrar, 4ª marcha, 100kms/h e passados uns kms está feito.

                            Em relação ao tempo quente, não faço ideia se tem influência.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por amdremix Ver Post
                              Eu penso que sera mais importante o quotidiano de uso do carro do que propriamente a KM anual.

                              Eu por exemplo faço 3km para ir para o trabalho, depois faço mais 3Km no regresso. Os fins de semana geralmente passo por casa, sou um tipo caseiro
                              Pois eu ando mais, cerca de 40 km´s por dia apesar de ser em trajetos de 10km´s e depois tenho sempre as idas a Peniche e Tondela preencho sempre aquela quilometragem que não tem escolha fácil entre gasóleo e gasolina

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                Ontem fui à IPO e pelos kms pensei para mim que devia estar quase a regenerar. Seria curioso fazê-lo na altura da IPO...mas lá fiz até ao fim e nada. Assim que arranco de lá, acho que nem 2 kms tinha andado e oiço o roncar mais forte do motor. Embraiagem no fundo e as rpms a tocar nas 1000. Por acaso o caminho para casa é na AE, pelo que foi só entrar, 4ª marcha, 100kms/h e passados uns kms está feito.

                                Em relação ao tempo quente, não faço ideia se tem influência.
                                O tempo quente até devia ajudar nas regenerações por que o carro atinge a temperatura correcta mais rapidamente e pode ajudar caso uma regeneração comece mal se poe o carro a funcionar.

                                Comentário


                                  Aquilo já atinge temperaturas enormes, com ar quente mais demora a arrefecer.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                    O tempo quente até devia ajudar nas regenerações por que o carro atinge a temperatura correcta mais rapidamente e pode ajudar caso uma regeneração comece mal se poe o carro a funcionar.
                                    Já te aconteceu abortares uma regeneração e a mesma iniciar no dia seguinte? Na astra ainda demorava uns minutos até atingir determinada temperatura de serviço. Não que esperasse os típicos 90º, mas não era imediato. Neste, assim que tiro o carro da garagem, basta andar uns metros e inicia logo, com o motor completamente frio.

                                    Claro que pensando que a temperatura é um factor importante para o FAP, pode fazer sentido o que dizes, como pode não ter grande influência. Não sei mesmo. Acho é muito estranho iniciar a regeneração com o carro frio.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                      Já te aconteceu abortares uma regeneração e a mesma iniciar no dia seguinte? Na astra ainda demorava uns minutos até atingir determinada temperatura de serviço. Não que esperasse os típicos 90º, mas não era imediato. Neste, assim que tiro o carro da garagem, basta andar uns metros e inicia logo, com o motor completamente frio.

                                      Claro que pensando que a temperatura é um factor importante para o FAP, pode fazer sentido o que dizes, como pode não ter grande influência. Não sei mesmo. Acho é muito estranho iniciar a regeneração com o carro frio.
                                      Tanta vez que iniciou com o carro frio. Agora no Verão é que por vezes me troca as voltas por que se tiver muito calor na rua e ligar o AC ele nos primeiros minutos aumenta-me a rotação para as 1000 como se tivesse a regenerar e eu fico sem saber se é regeneração ou o ac, quando faço percursos curtos.

                                      Comentário


                                        Por acaso o meu A tem um “indicador” que, ainda que não seja totalmente fiável , me dá algum jeito.

                                        Ando sempre com o SS desligado , mas quando tenho dúvidas se está a regenerar, aciono o botão para ligar o start stop.

                                        No painel de instrumentos , se aparecer “ECO” sombreado a verde, significa que assim que eu parar o carro vai desligar. Neste caso, é quase certo que não está a regenerar.

                                        Quando aparece a luz “ECO” a amarelo, significa que o start stop está accionado, mas que quando eu parar, o carro não vai desligar. Pode ser por vários motivos , um deles a regeneração.

                                        Este indicador, combinado com a análise das rotações do motor , permite-me ter uma noção das regenerações.

                                        Se bem que os 1.5 dci são pacíficos q.b neste tema. Até é difícil notar a regeneração , ao contrário dos 1.6 tdi cujas ventoinhas fazem um basqueiro enorme.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                          Por acaso o meu A tem um “indicador” que, ainda que não seja totalmente fiável , me dá algum jeito.

                                          Ando sempre com o SS desligado , mas quando tenho dúvidas se está a regenerar, aciono o botão para ligar o start stop.

                                          No painel de instrumentos , se aparecer “ECO” sombreado a verde, significa que assim que eu parar o carro vai desligar. Neste caso, é quase certo que não está a regenerar.

                                          Quando aparece a luz “ECO” a amarelo, significa que o start stop está accionado, mas que quando eu parar, o carro não vai desligar. Pode ser por vários motivos , um deles a regeneração.

                                          Este indicador, combinado com a análise das rotações do motor , permite-me ter uma noção das regenerações.

                                          Se bem que os 1.5 dci são pacíficos q.b neste tema. Até é difícil notar a regeneração , ao contrário dos 1.6 tdi cujas ventoinhas fazem um basqueiro enorme.
                                          O meu so por ai e que desconfio. Mas é o w177 as luzes nao dao iguais mas o princípio e o mesmo.
                                          Mas as ventoinhas bufam muito forte e muito tempo. Ate faz corrente de ar na garagem. Depois baixa gradualmente de nivel

                                          No bmw nunca notava (so desconfiava pelo ronco) mas ventoinhas nunca ouvi assim.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                            Não sejas obtuso, pá

                                            Os carros a gasóleo não são feitos para curtos trajectos. Quem os escolhe para tal é que falha. E nem vou entrar em quem programou o CB com determinado algoritmo, porque então aí a conversa tem que ser outra.
                                            Falha do carro e do fabricante. No manual não tem indicado que o carro nao serve para trajectos curtos.

                                            E a decidires a compra de um carro, obviamente tem de servir para todos os trajectos.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Next Ver Post
                                              O problema aqui também é que para muitas pessoas não existe a "melhor" opção, eu por exemplo faço trajectos curtos (menos de 10kms) normalmente mas depois anualmente faço uns 18/20 mil km´s por ano logo fico ali no limbo entre gasolina/gasóleo
                                              A culpa é tua, que devias ter um carro para cada tipo de trajectos. [emoji108]

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                A culpa é tua, que devias ter um carro para cada tipo de trajectos. [emoji108]
                                                Hehe isso é que era houvesse dinheiro era um eléctrico para cidade um a gasolina desportivo para andar nas curvas e um a gasóleo para longas viagens

                                                Comentário


                                                  Quem faz 20k kms ou mais por ano tem dificuldade em decidir.

                                                  Estou neste grupo e primeiramente optei por diesel.

                                                  Depois (e porque não perdia muito no negocio...), pensei na gasolina. Mas, já sabia que ia gastar mais umas coroas, seja pela diferença do valor, seja pelo maior consumo em condições de cidade do gasolinas.

                                                  Depos obriguei-me a experimentar um hibrido, e gostei. Como electrodoméstico cumpre bem.

                                                  A ideia é perder o mínimo possível, pelo que será para envelhecer em casa.

                                                  Mas há mais veículos em casa...

                                                  Assim sendo, deixei de ter estas preocupações, que uns conseguem nem pensar, outros nem sabem mas que a mim fazia uma comichão do cacete...

                                                  É daqueles casos que a ignorância é uma bênção


                                                  Cump.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                    Falha do carro e do fabricante. No manual não tem indicado que o carro nao serve para trajectos curtos.

                                                    E a decidires a compra de um carro, obviamente tem de servir para todos os trajectos.
                                                    Também não há manual nenhum a dizer que temos de respirar, mas toda a gente sabe...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                                      Quem faz 20k kms ou mais por ano tem dificuldade em decidir.

                                                      Estou neste grupo e primeiramente optei por diesel.

                                                      Depois (e porque não perdia muito no negocio...), pensei na gasolina. Mas, já sabia que ia gastar mais umas coroas, seja pela diferença do valor, seja pelo maior consumo em condições de cidade do gasolinas.

                                                      Depos obriguei-me a experimentar um hibrido, e gostei. Como electrodoméstico cumpre bem.

                                                      A ideia é perder o mínimo possível, pelo que será para envelhecer em casa.

                                                      Mas há mais veículos em casa...

                                                      Assim sendo, deixei de ter estas preocupações, que uns conseguem nem pensar, outros nem sabem mas que a mim fazia uma comichão do cacete...

                                                      É daqueles casos que a ignorância é uma bênção


                                                      Cump.
                                                      Pois eu quando trocar vou ter de pensar bem porque nós basta um carro se por ventura precisar de dois já será diferente mas para agora e no futuro próximo tudo aponta para só precisar de um carro

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                                        Quem faz 20k kms ou mais por ano tem dificuldade em decidir.

                                                        Estou neste grupo e primeiramente optei por diesel.

                                                        Depois (e porque não perdia muito no negocio...), pensei na gasolina. Mas, já sabia que ia gastar mais umas coroas, seja pela diferença do valor, seja pelo maior consumo em condições de cidade do gasolinas.

                                                        Depos obriguei-me a experimentar um hibrido, e gostei. Como electrodoméstico cumpre bem.

                                                        A ideia é perder o mínimo possível, pelo que será para envelhecer em casa.

                                                        Mas há mais veículos em casa...

                                                        Assim sendo, deixei de ter estas preocupações, que uns conseguem nem pensar, outros nem sabem mas que a mim fazia uma comichão do cacete...

                                                        É daqueles casos que a ignorância é uma bênção


                                                        Cump.
                                                        15 é a minha km anual pode ser mais ou menos se ponho mais ou menos km num carro ou noutro.

                                                        O Hibrido fez 11 o diesel 15. Antes era o contrario (mas era outro diesel e outro hibridos) mas andava nos 16/10

                                                        A diferença é que o hibrido quase so faz casa trabalho (viagem ate longa)

                                                        O diesel tem viagens casa trabalho de 1 sexto da distancia (os tais 3+3) mas anda muito mais ao fim de semana (na maioria tambem viagens curtas) quando ha viagens longas acaba por ser tambem o escolhido por varias razoes (mas com muito peso o facto de precisar de as fazer e o outro nao)

                                                        Eu nunca teria comprado diesel, acho que nos dias que corre é so estupido. Já acho isso pelo menos a 6 anos depois disso ja comprei um diesel (e vendi) mas foi usado e foi pelo negócio em si.

                                                        No ano passado tive quase a deixar de ter hibrido porque procurava um carro polivalente entre os 2 que tinha a data, ou ficar apenas com o maior e mais confortável. Não parecia haver nada mas apareceu felizmente.

                                                        O meu diesel atual (que se fosse com o meu dinheiro nao compraria esse motor) ate tem cumprido, mas e muito cedo, so tem 20k mas acredito que vá dar despesa mais para a frente.. depois cabe-me dizer.. eu avisei

                                                        Ironia é que sendo carro da empresa ate queria elétrico, mesmo com um pvp superior ficava com um custo inferior para a empresa (IVA etc). So me prejudicava (menos autonomia, acabava a ter custos de abastecimento, não podia fazer certas viagens, o carro era mais pequeno, ainda assim eu na altura estava disposto.

                                                        Valeu-me pessoas desinformadas para dizerem, não e vantajoso para a empresa, se quiseres tens que assumir o valor do IVA (cerca de 7000). Ou seja so se fosse burro. Ter que carregar em casa montes de vezes, pagar algo que não ia ser pago pela empresa e ainda ficar limitado.

                                                        Depois respostas como gasolina não deduz iva etc empurrou para o diesel e restringiu ao modelo que estava no meu top 1 para o plafond que tinha

                                                        Ja tive oportunidade de abertamente para a pessoa que toma estas decisões dar o meu sincero obrigado porque para mim foi do melhor.

                                                        O engraçado no meio disto tudo é que ainda o carro não tinha chegado ja estavam a reparar que se tinha que apostar em plugin e elétricos

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                          Falha do carro e do fabricante. No manual não tem indicado que o carro nao serve para trajectos curtos.

                                                          E a decidires a compra de um carro, obviamente tem de servir para todos os trajectos.
                                                          Continuas a ser obtuso.

                                                          O carro serve para todos os trajectos, como é óbvio, tens é desgaste mais acentuado de certos componentes se colocares um carro com filtro de partículas a fazer maioritariamente trajectos curtos. Da mesma forma que andares sempre a cortar mudanças vais ter desgaste noutros componentes. Não confundas as coisas, não é por aí. Podia era vir algo mais elucidativo no manual, ou até uma luz indicadora no CB (e quem quisesse, ia passear o cão; quem não quisesse, não ia), ou qualquer outro sistema. Mas não vem.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            A culpa é tua, que devias ter um carro para cada tipo de trajectos. [emoji108]
                                                            E estás a falar por falar...não te lembras que o Next até comprou um carro a gasolina para andar no dia-a-dia? Teve-o 3 anos, salvo erro, e vendeu-o agora porque não precisa nesta fase de 2 carros.

                                                            Mas para o caso dele e a comprar agora, caso não tivesse nenhum, eu diria que um híbrido a gasolina ou um eléctrico encaixava bem no perfil de utilização dele.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                              E estás a falar por falar...não te lembras que o Next até comprou um carro a gasolina para andar no dia-a-dia? Teve-o 3 anos, salvo erro, e vendeu-o agora porque não precisa nesta fase de 2 carros.

                                                              Mas para o caso dele e a comprar agora, caso não tivesse nenhum, eu diria que um híbrido a gasolina ou um eléctrico encaixava bem no perfil de utilização dele.
                                                              Provavelmente híbrido a gasolina se tivesse de trocar pois eléctrico depois para carregar no apartamento ia ser uma chatice

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X