Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Hyundai Tucson 1.6 GDI fraco desempenho

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
    EscapeLivre e rcontra,

    Eu percebi bem? Um motor a gasolina (red-line às 6250 rpm) que a 130 vai ás 2500 rpm, tem uma caixa curta?

    Suponho que estejam a confundir com um diesel ou então é o escape livre que está a encher isto de gases
    Não estou a confundir com nada nem estou a assumir que efectivamente é caixa longa.
    Pensei é que em motores maiores essas caixas fossem mais longa mas lá está, isso é 6ª verdade seja dita.

    Como disse, o meu a 120 vai a 3000 RPM mas é uma 5ª, mas tambem são só 90cv hehe. E considero caixa algo curta, e ainda bem, está bem ajustada e ganha velocidade muito facilmente.

    Comentário


      Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
      Cx que na última relação não atinjam a rpm de potência máxima a direito não são curtas.

      Curta é por exemplo a cx de um 106 xsi que a 140 vai às 5 mil rpms
      Sim mas depois tambem depende do que se entende por curta, porque se for ajustada, acaba por nem ser curta nem ser longa.

      Não no casso do XSI que tem caixa de " rally " com objectivo específico.

      Comentário


        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
        Não estou a confundir com nada nem estou a assumir que efectivamente é caixa longa.
        Pensei é que em motores maiores essas caixas fossem mais longa mas lá está, isso é 6ª verdade seja dita.

        Como disse, o meu a 120 vai a 3000 RPM mas é uma 5ª, mas tambem são só 90cv hehe. E considero caixa algo curta, e ainda bem, está bem ajustada e ganha velocidade muito facilmente.
        Aquele não é um motor grande. E por acaso a 5ª é igual à 5ª do teu, ou seja 120 vai às 3000. A esta velocidade, reduzindo de 6ª (2400 rpm +-) para 5ª (3000 rpm) nota-se uma grande diferença na resposta. Mesmo assim, 120 a 3000 rpm não tem nada de curto para um motor de 90 cv. Não esqueçer do comportamento do carro quando vai carregado.

        A malta até se confundiu com o diesel, há muitos que väo a essa rpm na ultima relação. Aquela 6ª é mesmo para os consumos.

        Comentário


          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
          Qualquer carro sobe tudo pá, ora vê da covilhã para a torre, portanto serra da estrela e a cena é que alguns têm de ir em 1ª em muitas situações, e eu bem os vi, ZX 1.1 , C3 1.1 em algumas curvas era 2ª ou mesmo 1ª haha, mas lá que sobem isso sobem.

          O ZX chegou a meter 3ª numa determinada zona

          Depois o CX 2.5 Turbo gasolina passou-se da marmita e sumiu
          chegámos a ir à torre no tal zx 1124cc (e a metade da europa, isto nos anos 90) e o carro foi!


          Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
          Ha ok , mas se esse motor não se aguentasse coitado do parque automóvel português com os 1.0;1.2 zagolina e 1.6 gasoil
          nós, tuguinhas, é que nos habituámos mal. agora dizemos sempre que não sobe, que não anda, que não sei o quê e depois só temos pandeiretas dessas porque não há mais poder de compra!

          Comentário


            Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
            Aquele não é um motor grande. E por acaso a 5ª é igual à 5ª do teu, ou seja 120 vai às 3000. A esta velocidade, reduzindo de 6ª (2400 rpm +-) para 5ª (3000 rpm) nota-se uma grande diferença na resposta. Mesmo assim, 120 a 3000 rpm não tem nada de curto para um motor de 90 cv. Não esqueçer do comportamento do carro quando vai carregado.

            A malta até se confundiu com o diesel, há muitos que väo a essa rpm na ultima relação. Aquela 6ª é mesmo para os consumos.
            Pois tens razão, incialmente foquei-me pouco no facto de ser 6ª.
            Claro se fosse a 5ª era pior, mas estava-me a esquecer que a 6ª está lá mais para essa questão dos consumos que mencionas.

            É que ás vezes as RPM podem parecer pouca diferença entre mudanças mas faz bem diferença sim.

            Comentário


              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
              chegámos a ir à torre no tal zx 1124cc (e a metade da europa, isto nos anos 90) e o carro foi!




              nós, tuguinhas, é que nos habituámos mal. agora dizemos sempre que não sobe, que não anda, que não sei o quê e depois só temos pandeiretas dessas porque não há mais poder de compra!
              Temos os carros que podemos ter. E mal.

              Hoje em dia já não, mas antigamente era muito comum motores pequenos sofrerem de sobreaquecimento no verão....devido ao esforço e mau sistema de refrigeração.

              Hoje mesmo os carritos de 60cv dificilmente sobreaquecem, basta aliás vermos as entradas de ar e compará-las com carros dos anos 90 e a diferença é bem considerável.

              Comentário


                Eu subo a subida de Minde bem acima dessa velocidade e entro na A1 no nó de Torres Novas, num carro com motor atmosférico com 1.8 de cilindrada e 1300 Kg de tara, não sei qual é o espanto.A viatura é um Civic.

                Comentário


                  O problema é que o pessoal habitua-se aos turbos e pensam que são a ultima bolacha do pacote.

                  Comentário


                    E os atmosféricos é que são...?

                    Comentário


                      Depende. Se a relação peso/potência for similar, vai dar ao mesmo, mas de diferentes formas
                      O que ele quer dizer é que não são precisos turbos, nessa situação, para os carros andarem bem.

                      Comentário


                        Hyundai Tucson 1.6 GDI fraco desempenho

                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        E os atmosféricos é que são...?
                        Para autoestrada nada melhor que um motor turbo/compressor ou um atmosférico com uma cilindrada generosa.

                        Estão a faltar fotos de quadrantes a 120 na última mudança para se compararem rotações.
                        Editado pela última vez por MicroMC; 26 July 2020, 19:28.

                        Comentário


                          Tenho 2 carros ambos com 140 CV. Um 2.2 Turbo Diesel 340 Nm e outro Atmosférico 1.8 I-VTEC 174 Nm e a subir qualquer rampa do pais ( Inclusive a Subida de Castro Daire na A24 que essa é uma subida como deve ser não é a da A1 em Fátima que isso é para meninos ) consigo subir ambas à mesma velocidade apenas um em 6ª e o outro em 5ª.

                          Comentário


                            Partindo também à mesma velocidade? E têm ambos 6 velocidades?

                            Comentário


                              Os motores a gasolina atmosféricos requerem alguma habituação quando estamos habituados aos turbo diesel.

                              Não há um que seja melhor que o outro, são diferentes.

                              Agora tens de ter a noção que um SUV de dimensões generosas como o Tucson será sempre algo lento quando equipado com o bloco 1.6

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                                6ª mega longa?

                                Também tenho uma dessas

                                Certo.

                                Aliás, eu acho que se enganaram quando decidiram utilizar tais relações absurdas no carro.

                                No meu caso, caixa auto, 6ª :

                                1800rpm ~ 120km/h
                                2000rpm ~ 130km/h
                                2500rpm ~ 165km/h
                                3000rpm ~ 200km/h
                                5000rpm (redline 5200) - 327km/h


                                Por outro lado, fazer AE com cruise a 145/150, faz médias que nem vou revelar por receio de soar a aldrabão.

                                Comentário


                                  Eu não aprecio as cx muito longas, gosto de alguma tensão, não aprecio regimes muito baixos.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    Não estou a confundir com nada nem estou a assumir que efectivamente é caixa longa.
                                    Pensei é que em motores maiores essas caixas fossem mais longa mas lá está, isso é 6ª verdade seja dita.

                                    Como disse, o meu a 120 vai a 3000 RPM mas é uma 5ª, mas tambem são só 90cv hehe. E considero caixa algo curta, e ainda bem, está bem ajustada e ganha velocidade muito facilmente.
                                    A 5a do meu, e última:

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Temos os carros que podemos ter. E mal.

                                      Hoje em dia já não, mas antigamente era muito comum motores pequenos sofrerem de sobreaquecimento no verão....devido ao esforço e mau sistema de refrigeração.

                                      Hoje mesmo os carritos de 60cv dificilmente sobreaquecem, basta aliás vermos as entradas de ar e compará-las com carros dos anos 90 e a diferença é bem considerável.
                                      Tenho um Corsa D 1.2 a GPL que agora é o segundo carro cá de casa, mas quando o comprei era pau para toda a obra.

                                      Muitas viagens fiz eu entre Portugal e Alemanha com ele no verão com temperaturas acima dos 36°c e no inverno -10°c. É verdade que potência extra da sempre jeito, mas o que não se faz em 5ª faz-se em 4.ª.

                                      Só para relembrar que este carro a 120 km/h vai sensivelmente as 3000 rpms.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                        A 5a do meu, e última:
                                        Mesmo carro motor diferente, o meu 1.6 TDCI na mesma mudança e velocidade vai as 3k (e a 90 nas 2k) .

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                          Fiz semelhante agora depois de jantar, mas continuei ainda pelo IC5 quase todo.

                                          No meu caso, sempre em 5a (não tenho 6a), subo o Marão quase todo a 150, tendo chegado à entrada do túnel a cerca de 170. A mesma coisa na subida de Vila Real, a chegar ao cruzamento que dá para a IP4.
                                          Mas desta vez vim sozinho, se trouxer mais 2 pessoas e a mala carregada, para passar dos 160 já tenho de meter 4a.

                                          No caso do meu, gasolina turbo, a caixa é longa (a 140 vai +/- às 3000rpm) e por norma em ae círculo a 130/140, que faz alguma diferença. Caso entre na subida a uns 100/110 km's hora, aí já vai sentir mais dificuldade.
                                          Onde noto mais isso é no IC5 na zona do Sabor onde há umas curvas manhosas, se as fizer em 5a a +/-90/100 km's hora, se quiser ganhar velocidade a subir tenho mesmo de reduzir. Situação semelhante nestes sítios já presenciei também com carros Turbo Diesel da praxe, não há milagres...

                                          A grande questão é o "cenário" estar ou não nas condições ideias para a melhor resposta possível à conjugação da topografia + relação de caixa e como isso se reflete em termos de potência e binário, e é aqui que está a diferença, enquanto um Turbo diesel ou gasolina turbo acaba por estar quase sempre dentro do regime de binário ideal, num atmosférico isso só se consegue reduzindo na caixa de velocidades e aumentando a rotação.
                                          O IC5 no sentido IP2-A4 tem ali umas subidas dignas de nota mesmo para carros com turbo, a pior é mesmo quando passas o Tua e sobes até Alijó.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                            O IC5 no sentido IP2-A4 tem ali umas subidas dignas de nota mesmo para carros com turbo, a pior é mesmo quando passas o Tua e sobes até Alijó.
                                            Adoro essas subidas, momento para esticar as pernas
                                            Mesmo com turbo, no meu caso sendo um 1.0 e leve, faz muita diferença a relação de caixa com que entro ao fundo dessa subida no Tua.
                                            Ontem entrei no fundo a 100, reduzi para quarta e ele progride bem até aos 150, daí para cima já é mais complicado.
                                            Se entrar em 5a a 100, consegue progredir até aos 120, ou um pouco mais, mas nota-se mais dificuldade.
                                            Na A4 a mesma coisa, nunca preciso de reduzir, mesmo em 5a sobe bem as subidas todas do Marão a 150, mas não posso entrar em baixo a menos de 100.

                                            Com excepção das subidas, de um modo geral mantenho ritmo de 100/120 na maioria do percurso. O traçado é óptimo, mete num bolso a A4, mas volta e meia há algumas máquinas fotográficas em sítios estratégicos.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                              Adoro essas subidas, momento para esticar as pernas
                                              Mesmo com turbo, no meu caso sendo um 1.0 e leve, faz muita diferença a relação de caixa com que entro ao fundo dessa subida no Tua.
                                              Ontem entrei no fundo a 100, reduzi para quarta e ele progride bem até aos 150, daí para cima já é mais complicado.
                                              Se entrar em 5a a 100, consegue progredir até aos 120, ou um pouco mais, mas nota-se mais dificuldade.
                                              Na A4 a mesma coisa, nunca preciso de reduzir, mesmo em 5a sobe bem as subidas todas do Marão a 150, mas não posso entrar em baixo a menos de 100.

                                              Com excepção das subidas, de um modo geral mantenho ritmo de 100/120 na maioria do percurso. O traçado é óptimo, mete num bolso a A4, mas volta e meia há algumas máquinas fotográficas em sítios estratégicos.
                                              No IC5 já lá apanhei um susto com um a vir direito a mim que não me estico muito. A descida pro Tua a vir de Carrazeda também não permite grandes velocidades.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                A 5a do meu, e última:
                                                Reconheço essa relação de caixa.. A 200 vai às 4500rpm.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                  A 5a do meu, e última:
                                                  Menos umas 400 RPM que o meu,.

                                                  Isso deve-se por nos 180 num ápice.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Revolution Ver Post
                                                    Reconheço essa relação de caixa.. A 200 vai às 4500rpm.
                                                    Um dos casos caricatos é do C1 1.0i 68cv

                                                    2ª 100 km/h
                                                    3ª 160 km(h
                                                    4ª e 5ª pouco mais hehehe.

                                                    Mas está muito ajustado ao carro, porque é leve e tem pneus fininhos, permite consumos excelentes e em 5ª a 80 / 90 desenvolve bem.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      Um dos casos caricatos é do C1 1.0i 68cv

                                                      2ª 100 km/h
                                                      3ª 160 km(h
                                                      4ª e 5ª pouco mais hehehe.

                                                      Mas está muito ajustado ao carro, porque é leve e tem pneus fininhos, permite consumos excelentes e em 5ª a 80 / 90 desenvolve bem.
                                                      Possivelmente um dos piores carros que tive o prazer de conduzir numa via rápida. Aquilo a subir o viaduto Duarte Pacheco...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por DiogoTav21 Ver Post
                                                        Os motores a gasolina atmosféricos requerem alguma habituação quando estamos habituados aos turbo diesel.

                                                        Não há um que seja melhor que o outro, são diferentes.
                                                        Exatamente, partilho da tua opinião. Nem de propósito, agora vivi recentemente uma experiência desse tipo. Andei 20 anos com gasolina atmosféricos e desde Dezembro tenho um turbodiesel e claro, a resposta é muito melhor para a minha forma de conduzir, que raramente exploro rotações mais elevadas. Andei recentemente com um Fiat Punto 1.2 na Madeira e não podia ser pior regresso ao passado...algumas subidas lá em 1ª e o carro parecia que nem queria andar! E sem AC, porque com AC ele ia abaixo. Qualquer subida mais pronunciada mesmo na via rápida obrigava a 4ª e 3ª em alguns casos, senaõ o motor perdia rotação. Fiz algumas tiradas sozinho para matar o vicio de andar "mais rápido" e no tunel do Caniçal experimentei passar de 5ª para 4ª a 110, o motor pouca velocidade ganhava, meti 3ª a cerca de 5000rpm e era uma barulheira infernal para ganhar 10/15 km/h. Média de 400km 6,8l/100.
                                                        No fim, fiquei a pensar que não é preciso andar com um carro muito potente para tirar algum prazer de condução, ou seja, mesmo sabendo que as expectativas são baixas, dá para brincar um pouco com qualquer carro. Claro, usando a caixa e não andando sempre na última relação pensando que aguenta tudo.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por f7ood Ver Post
                                                          Possivelmente um dos piores carros que tive o prazer de conduzir numa via rápida. Aquilo a subir o viaduto Duarte Pacheco...
                                                          E subia muito bem, dá uma coça aos 1.1 e 1.2 de potências similares, e eu que o diga

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            Menos umas 400 RPM que o meu,.

                                                            Isso deve-se por nos 180 num ápice.
                                                            Depende da exigência mas sim, tirando a subir o Marão, põe-se lá sem grandes problemas.
                                                            Mas não tenho muito por hábito andar a essas velocidades, normalmente não passo dos +20/30 km's hora acima do limite, e neste contexto porta-se bem.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                              No IC5 já lá apanhei um susto com um a vir direito a mim que não me estico muito. A descida pro Tua a vir de Carrazeda também não permite grandes velocidades.
                                                              Eu devo ter algum travão psicológico e a descer ando bem menos do que a subir.
                                                              Tenho visto lá algumas coisas jeitosas...ainda ontem fiz cerca de 100 km's +/- a par com um velhote, eu passei-o 4x nas subidas, e ele passou-me outras tantas no plano e a descer, e era um perigo autêntico. Cada ultrapassagem lambia a berma de seguida, invadia a via contrária em quase todas as curvas, mesmo tendo espaço antes, fazia as ultrapassagens à queima e a dada altura estava a ver que ia acertar num motociclista do sentido contrário, e pôs-se a ultrapassar mesmo em cima duma "lomba" antes de chegar a Carrazeda. No fim, passou-me mesmo no fim do IC5 para a A4, onde acaba a via, se não travo tinha-me acertado
                                                              Até me lembrei deste tópico pela questão do uso da caixa, claramente ele não reduzia nas subidas, por isso baixava o ritmo, e o carro até devia ser Turbo, era um VW T cross.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X