Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1º carro: segmento C por pouco guito.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Quase que nem merece comentários. Primeiro, o Alfa 147 não é um clássico, por isso não tem essa "benesse" de se lhe perdoar a fraca segurança passiva. E depois, para piorar, já quando saiu era pior que quase toda a concorrência contemporânea. E já se vivia em época de carros com bons níveis de segurança, sim.

    Já agora, é ou não verdade que ele assentava numa plataforma de Fiat Tipo reforçada?
    Pois não, não é um clássico. Mas aplica-se à mesma. E nem digo isto por ser um Alfa, por isso nem comeces a insinuar que estou a ser tendencioso.
    Só acho é incrivelmente redutor excluir um carro porque apenas teve 3 estrelas no crash test.

    Eu tenho uma visão muito simples e pragmática: qualquer caixa com 4 rodas é mais segura que uma mota.

    Comentário


      #32
      Ainda bem que o teu pensamento não é maioritário. Porque se assim fosse ainda estaríamos na Idade da Pedra da segurança automóvel. Felizmente houve sempre quem se esforçasse muito por sair e não se dar por contente com a mediocridade.

      Se achas redutor alguém preocupar-se com a sua vida e saúde, bem como a dos que o acompanha no caso de uma eventualidade, também escusas de usar cinto de segurança ou capacete. E também só subscreves seguros porque são obrigatórios, certo?

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Ainda bem que o teu pensamento não é maioritário. Porque se assim fosse ainda estaríamos na Idade da Pedra da segurança automóvel. Felizmente houve sempre quem se esforçasse muito por sair e não se dar por contente com a mediocridade.

        Se achas redutor alguém preocupar-se com a sua vida e saúde, bem como a dos que o acompanha, também escusas de usar cinto de segurança ou capacete.
        É redutor ser esse o único critério para a escolha de um carro ou o critério de exclusão.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Quase que nem merece comentários. Primeiro, o Alfa 147 não é um clássico, por isso não tem essa "benesse" de se lhe perdoar a fraca segurança passiva. E depois, para piorar, já quando saiu era pior que quase toda a concorrência contemporânea. E já se vivia em época de carros com bons níveis de segurança, sim.

          Já agora, é ou não verdade que ele assentava numa plataforma de Fiat Tipo reforçada?
          Já sabes que o pessoal aqui gosta de romantizar tudo o que seja italiano, independentemente de se o produto é bom ou mau..

          Quem anda a olhar para 308 e Mégane 3 nunca na vida vai querer um 147 que está bem ultrapassado em comparaçáo a estes dois.

          Comentário


            #35
            Pronto, já cá faltava... 🥱
            Vocês aborrecem-me.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por JonasPower Ver Post
              Bom, algo como um Golf V Fsi? Será o mais adequado para o meu uso e a diferença na mecânica compensaria?



              Os kms, de facto serão bastantes. Não haverá grande volta a dar, não é uma questão de estar a pensar em andar a brincar com o carro, será sempre mais do que 15.000 kms/ano, sem dúvida. Espero fazer 18.000, muito à confiança mesmo.

              Ainda bem que falaste do seguro, obrigado pela observação. Vim fazer simulações. Um Megane 3 1.5 dCi deu-me 495€, o Focus diesel deu-me 486€. Um Clio 3 1.5 dCi também, curiosamente já ia para os 505€...

              Indo para os a gasolina, um Golf V 1.4 80cv, realmente deu-me 386€... Realmente é uma boa diferença. O mesmo carro, com o 1.9 TDI, e pediam-me 509€ de seguro. Realmente é um bom argumento...

              Claro que pensei na manutenção, mas uma revisão por fora, enfim, também não é por aí... E possíveis problemas acho que qualquer um dá.

              Mesmo que tivesse um prejuízo de vá, 300€ por ano, entre seguro, IUC, e alguma manutenção que precisasse, tudo inerente a ser diesel, acho que isso ainda se esbate ao fazer tanto km.

              Mas obrigado, sem dúvida que isso dá que pensar.
              Os possíveis problemas que um diesel pode dar, são bem mais dispendiosos que num carro a gasolina, pode ser; injetores, turbo, FAP, bomba de combustível, etc... São peças que um carro diesel com cerca de 200.000 kms pode ter que levar, não é raro.

              É só um alerta da minha parte, claro que teres que mudar tudo o que enumerei era muito azar, mas basta teres que mudar o turbo, para deitar por terra o que poupas num ano ou dois em combustível.

              Comentário


                #37
                Aborrecido é andar a recomendar carros que não fazem sentido tendo em conta o que o user quer.

                O homem deu referèncias de segmentos C minimamente recentes, com boa segurança e com algum espaço (lá está, mégane 3) e vão recomendar um projecto de 2000 como o 147?

                Mínimo dos mínimos, o Giulietta.. os valores é que podem já ser outros.
                Editado pela última vez por ravager; 22 August 2020, 00:46.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                  Os possíveis problemas que um diesel pode dar, são bem mais dispendiosos que num carro a gasolina, pode ser; injetores, turbo, FAP, bomba de combustível, etc... São peças que um carro diesel com cerca de 200.000 kms pode ter que levar, não é raro.

                  É só um alerta da minha parte, claro que teres que mudar tudo o que enumerei era muito azar, mas basta teres que mudar o turbo, para deitar por terra o que poupas num ano ou dois em combustível.
                  Usa um diesel para aquilo que é feito (galgar km's), mete gasóleo de qualidade e faz manutenção a tempo e horas, também com óleos de qualidade, que o turbo e os injectores duram, e não tens problemas de colectores, egrs e faps a entupir.

                  Sejamos sinceros, muitos dos problemas que "não é raro" um diesel dar acabam por ser mais por ignorància/desleixo dos donos que propriamente problema do carro.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                    Aborrecido é andar a recomendar carros que não fazem sentido tendo em conta o que o user quer.

                    O homem deu referèncias de segmentos C minimamente recentes, com boa segurança e com algum espaço (lá está, mégane 3) e vão recomendar um projecto de 2000 como o 147?

                    Mínimo dos mínimos, o Giulietta.. os valores é que podem já ser outros.
                    Também referiu o 147, tendo o próprio confessado que adorava o carro. Mas o que interessa mesmo, para alguns de vocês, é arranjar discussão à custa de seja lá o que for.

                    Se não fosse a segurança, seriam os pára-choques que enferrujavam.

                    Se tens assim tantos problemas em relação às sugestões que eu e outros fazem, tens uma solução muito simples: postas as tuas sugestões e metes uma rolha.

                    Abraço forte.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                      É redutor ser esse o único critério para a escolha de um carro ou o critério de exclusão.
                      Não é certamente o único, mas para mim é decisivo. Mas pronto, que cada um tenha os seus critérios. Eu chamei a atenção para uma questão muito importante, só considera isso quem quiser.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        Não é certamente o único, mas para mim é decisivo. Mas pronto, que cada um tenha os seus critérios. Eu chamei a atenção para uma questão muito importante, só considera isso quem quiser.
                        Consigo compreender.
                        Talvez um dia, quando tiver filhos pense doutra maneira. Mas, para mim e por enquanto, segurança passiva num automóvel é um extra, ainda que bem-vindo, claro.

                        Comentário


                          #42
                          Ainda assim, posso dizer que com um Focus 1.6 tdci das primeiras unidades com 320 mil.

                          Avariou alternador bastante cedo

                          Turbo, normal para desgaste e para muita esfrega

                          Anilha injectores

                          Tubo turbo roto

                          Embraiagem de origem

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                            Usa um diesel para aquilo que é feito (galgar km's), mete gasóleo de qualidade e faz manutenção a tempo e horas, também com óleos de qualidade, que o turbo e os injectores duram, e não tens problemas de colectores, egrs e faps a entupir.

                            Sejamos sinceros, muitos dos problemas que "não é raro" um diesel dar acabam por ser mais por ignorància/desleixo dos donos que propriamente problema do carro.
                            Concordo com o que dizes e por isso fiz o alerta, é que fazer 18.000kms por ano, não será propriamente galgar kms.

                            Mas apenas como exemplo, conheço quem faça 4500 por mês, e numa Volvo V50, comprada nova e com revisões na marca, tenha levado turbo aos 200.000 kms... 1500€[emoji51]

                            PS: Quanto à gasolina de qualidade, tem muito que se lhe diga... Mas para isso existe outro tópico.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                              Pois não, não é um clássico. Mas aplica-se à mesma. E nem digo isto por ser um Alfa, por isso nem comeces a insinuar que estou a ser tendencioso.
                              Só acho é incrivelmente redutor excluir um carro porque apenas teve 3 estrelas no crash test.

                              Eu tenho uma visão muito simples e pragmática: qualquer caixa com 4 rodas é mais segura que uma mota.
                              Teve 3 estrelas porque o teste de embate lateral foi bom e ajudou à média.
                              Pelo impacto frontal nem 3 estrelas tinha.

                              https://www.euroncap.com/en/results/...omeo/147/15536

                              Lê o PDF e vê o que dizem.

                              Vê a diferença para outro 3 estrelas (do mesmo grupo e tudo) que só com 1 airbag de série fez bem melhor figura no impacto frontal. Ao menos a este, dizem que a estrutura é forte e estável.

                              https://www.euroncap.com/en/results/fiat/panda/15639

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                Teve 3 estrelas porque o teste de embate lateral foi bom e ajudou à média.
                                Pelo impacto frontal nem 3 estrelas tinha.

                                https://www.euroncap.com/en/results/...omeo/147/15536

                                Lê o PDF e vê o que dizem.

                                Vê a diferença para outro 3 estrelas (do mesmo grupo e tudo) que só com 1 airbag de série fez bem melhor figura no impacto frontal. Ao menos a este, dizem que a estrutura é forte e estável.

                                https://www.euroncap.com/en/results/fiat/panda/15639
                                Mete-me um 147 GTA à frente e olha para a minha cara de preocupado em relação ao embate frontal.

                                Se me preocuparia no caso de um 1.9 JTD? Também não.

                                Comentário


                                  #46
                                  Tendo em conta a marca em questão e a tua previsibilidade, estranho seria se respondesses outra coisa.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                    Os possíveis problemas que um diesel pode dar, são bem mais dispendiosos que num carro a gasolina, pode ser; injetores, turbo, FAP, bomba de combustível, etc... São peças que um carro diesel com cerca de 200.000 kms pode ter que levar, não é raro.

                                    É só um alerta da minha parte, claro que teres que mudar tudo o que enumerei era muito azar, mas basta teres que mudar o turbo, para deitar por terra o que poupas num ano ou dois em combustível.
                                    sem criar guerras e na única experiência que tive a gasolina em que fiz kms a sério por ano, o carro avariou montes de cenas (também estava a GPL, ATENÇÃO!). foi a centralina do gás, da gasolina, 2 injetores (1 deles nem era dali!), um tubo qualquer caro como o caraças, etc, além da mecânica da suspensão da frente e já tinha um amortecedor em baixo na traseira. isto em pouco mais de 2 anos e 35 mil kms. meti um carro mais novo 1 ano e voltar aos kms anuais noutras estradas mais rompidas, mas na mesma distância diária, mais 2 menos 2 kms e tem-se aguentado bem. o outro começou com 145 mil e foi embora com mais de 180 mil e este começou a levar com mais kms outra vez aos 280 e muitos mil e tinha 315 mil quando houve a pandemia (andou 1quase 1 ano a fazer kms, mas vai andar outra vez a partir pedra daqui a 3 semanas, se tanto). esta semana que vem vai fazer uns 700kms, mas vai ser em férias.


                                    Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                    Usa um diesel para aquilo que é feito (galgar km's), mete gasóleo de qualidade e faz manutenção a tempo e horas, também com óleos de qualidade, que o turbo e os injectores duram, e não tens problemas de colectores, egrs e faps a entupir.

                                    Sejamos sinceros, muitos dos problemas que "não é raro" um diesel dar acabam por ser mais por ignorància/desleixo dos donos que propriamente problema do carro.
                                    acho que, embora os diesel atuais sejam feitos de porcenala, passa muito por aqui. se um dono (ou dois) fizer as manutenções a horas, tem carro que lhe dura muito. só se fizer mesmo percursos de 2 ou 3 kms diários, claro!


                                    Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                    Concordo com o que dizes e por isso fiz o alerta, é que fazer 18.000kms por ano, não será propriamente galgar kms.

                                    Mas apenas como exemplo, conheço quem faça 4500 por mês, e numa Volvo V50, comprada nova e com revisões na marca, tenha levado turbo aos 200.000 kms... 1500€[emoji51]

                                    o meu foi ao ar com... 58 mil kms! não paguei nada, foi na marca e tinha 1 ano e meio. até hoje, com os tais 320 mil, nunca o mudei nem limpei, a não ser umas 3 ou 4 vezes que levou aqueles aditivos diesel e ainda não se cansou! leva de vez em quando combustível da BP por causa do PP+ ou da galp pelos talões de 10 ou 14 cêntimos, nada mais. de resto gasóleo do barato.
                                    PS: Quanto à gasolina de qualidade, tem muito que se lhe diga... Mas para isso existe outro tópico.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                      Concordo com o que dizes e por isso fiz o alerta, é que fazer 18.000kms por ano, não será propriamente galgar kms.

                                      Mas apenas como exemplo, conheço quem faça 4500 por mês, e numa Volvo V50, comprada nova e com revisões na marca, tenha levado turbo aos 200.000 kms... 1500€[emoji51]

                                      PS: Quanto à gasolina de qualidade, tem muito que se lhe diga... Mas para isso existe outro tópico.
                                      Eu faço em média 20k anuais com o meu. Às vezes mais, às vezes menos.

                                      Em sete anos nunca tirei fora o turbo (não é o original do carro, o dono anterior meteu um que é um pouco maior e meteu repro, mas nunca mexi nele desde que tenho o carro) ou tirei fora os injectores. No máximo mudei só uns vedantes da bomba que começaram a pingar. EGR limpei-a uma vez e troquei um vedante a babar óleo. Depois é a babadela de óleo aqui e acolá, às vezes uma fuga de anticongelante etc.. coisas típicas dum carro com 20 anos e quase 400 mil.

                                      A despesa mais onerosa que tive com ele foi na caixa de velocidades que recentemente partiu, e relatei isso no tópico das revisões.. Mas isso não é exclusividade dum diesel.
                                      Acho que a manutenção correcta faz muita diferença na durabilidade das coisas. No meu levou sempre óleo de marca a cada 10 mil, filtros todos os anos leva os quatro da mahle, gasóleo e10+ etc..

                                      Comentário


                                        #49
                                        Bom, li os posts todos e agradeço as opiniões e comentários.

                                        Quanto à segurança e ao AR 147:

                                        O 147 é um carro que de facto, gosto. O que não retira também a questão de ser antigo... Mas lá está, tendo eu mantido também interesse em carros como o Mazda 6 do início do século, e também pensando num hatch mais moderno, o 147 acabava por ser a união dos dois mundos (se calhar o pior dos dois mundos, mas enfim, estava "in" ), daí tê-lo ponderado. E é um bom bicho pelo preço! Mas é como dizem, é algo desatualizado face a outras opções que acredito conseguir arranjar. Logo, não é o mais sensato para primeiro carro.

                                        A questão da segurança, bom, não digo que seja um parâmetro importante, mas se um carro for mais robusto, é de agradecer. Nunca se sabe quando vou transportar crianças, família, ou até se ainda serei pai com este carro! Ou se simplesmente ele terá um final menos feliz, não se sabe. Logo, para primeiro carro, a minha opinião acaba por ser um misto da do Lino e do @brkncrss. É um parâmetro importante, mas só se pensar muito a fundo na questão da segurança é que vejo problema nisso. Num azar, é de agradecer a segurança extra. Mas facto é que acho o 147 porreiro, calma lá! Também sei é que o interior de um Megane 3, por exemplo, é outra loiça, e era mais interessante e moderno para começar.

                                        Quanto à questão da manutenção do diesel:

                                        A questão do diesel/gasolina, sinto muito que é mesmo uma questão de manter bem o carro. Sei o que é trocar injectores, é logo mais de 2k€, sei o que é trocar um turbo, mas num carro a gasolina também me posso arriscar a enterrar muito dinheiro, num usado não há muito mais que possa fazer. E um diesel não é, por regra, um cancro. Não vejo toda a gente com Meganes 3 a abrir os cordões à bolsa a toda a hora, nem em cima de reboques.

                                        Se calhar, a procurar um Diesel, até é inteligente procurar algo com sinais de já ter andado bons kms, tipo para lá de 200k kms mas que estejam bom estado e com a manutenção toda impecável, em vez de procurar maravilhas com pouco mais de 100k kms que se calhar têm o fap todo lixado ou injectores a dar as últimas à pala de terem andado a pastar durante tanto ano, não? Só uma ideia parva que me ocorreu..

                                        Depois, também não encontrei nenhum Megane 3 usado a gasolina em condições, tal como já imaginava...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Falas aí no Mazda 6 do início do século, atenção que houve desses a gasóleo que deveram à fiabilidade.

                                          Comentário


                                            #51
                                            A sério? Os que vi eram o 2.0 de 136 cvs, é um carro problemático? Gostei do carro por parecer-me mais máquina do que teria em algo mais moderno, lá está, cavalgava já para outro segmento, e se calhar à pala de ser mais velho, poupava uns trocos.

                                            Algo deste género: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#94e0ddbca3

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por JonasPower Ver Post
                                              É pena que assim seja o 147... E o 156 já é demasiado velho talvez, e mal se encontra, imagino daqui a uns meses...

                                              r.
                                              Sabem qual a semelhança entre um Acordeão e um Alfa 156? É que ambos encolhem todos!

                                              Se bem que os resultados do único crash test frontal com dados conhecidos e de confiança feito, com um 156 MK1 foi apoenas um crash test frontal até que nem foram maus, alcançaria 3/4 tendo apenas por base os valores dos dummys, o que é certo é que a estrutura colapsa totalmente. O carro praticamente ultrapassa a resistência da carroçaria.Não aguentaria um embate mais violente tendo em conta, o que este crash test demonstra








                                              Isto foi o estado em que ficou um 156 mk1 após um small overlap crash test feito pela DTC

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por JonasPower Ver Post
                                                A sério? Os que vi eram o 2.0 de 136 cvs, é um carro problemático? Gostei do carro por parecer-me mais máquina do que teria em algo mais moderno, lá está, cavalgava já para outro segmento, e se calhar à pala de ser mais velho, poupava uns trocos.

                                                Algo deste género: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#94e0ddbca3


                                                Sim, as versões de 120cv e 136cv... tiveram os seus quês... como referido... mesmo a versão que veio depois, a de 143cv, também teve das suas.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                  Tendo em conta a marca em questão e a tua previsibilidade, estranho seria se respondesses outra coisa.
                                                  Sim, sou uma pessoa com bom gosto.
                                                  Já sei.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                    Sim, as versões de 120cv e 136cv... tiveram os seus quês... como referido... mesmo a versão que veio depois, a de 143cv, também teve das suas.
                                                    O de 136cv é fiável, há muitas unidades com umas boas centenas de milhares de KM's a rolar por estes país.

                                                    Agora o de 143cv... o maior cancro diesel recente!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
                                                      O de 136cv é fiável, há muitas unidades com umas boas centenas de milhares de KM's a rolar por estes país.

                                                      Agora o de 143cv... o maior cancro diesel recente!


                                                      O de 120cv e 136cv tiveram os seus "quês"... tendo conhecido de perto na altura um adquirido novo.

                                                      Até no próprio fórum há indicações de tal...

                                                      Mas como em tudo, como se sabe, há casos e casos.
                                                      Editado pela última vez por nto; 24 August 2020, 11:35.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Porra, não imaginava que esse carro tivesse assim má fama... Vou procurar sobre isso. O de 120 cvs é o 1.8, certo?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por JonasPower Ver Post
                                                          Porra, não imaginava que esse carro tivesse assim má fama... Vou procurar sobre isso. O de 120 cvs é o 1.8, certo?

                                                          O 2.0 a diesel, inicialmente teve duas versões na altura... era a de 120cv e 136cv... depois é que veio a versão com filtro de particulas e tinha a 120cv ou 143cv.

                                                          A gasolina sim, com 120cv era o 1.8

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X