Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual a melhor arquitectura de motores?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    citação:Originalmente colocada por Eliselotus

    para se estabelecer qual a melhor, é preciso antes de mais estabelecer o objectivo.

    todas elas são excelentes! umas numas coisas, outras noutras...sem objectivos, não ha melhor nem pior[:P]

    dou um exemplo com o qual estou bastante familiarizado:
    o meu carro (2.8 V6 de 150cv) e 156GTA (3.2 V6 de 250cv), pesos diferenciados por menos de 100kg
    até as 4500 o meu dá uma aviadela bem visivel no GTA, apesar do binario maximo tb ser inferior.

    arquitectura igual, concepçoes bem diferentes, resultados bem diferentes.
    isto é so um exemplo das diferenças brutais dentro de UM conceito! agora imaginem entre esses todos:D
    Tás com qual popó agora, companheiro? ;)

    Comentário


      #32
      Gosto dos "boxer", pelo seu baixo centro de gravidade, pela sua maior suavidade (o movimento de um pistão é sempre contra-balanceado pelo seu par), menor tamanho e pela sua associação a modelos históricos.

      Uma nota, acho que fica mal falar em motores em H e em U e não explicar o que são.

      Comentário


        #33
        pelas especificaçoes cilindrada/cavalos.. imaginem entao turbinado [:I] apesar de nunca ter andado num.. Motor de Wankel.

        Comentário


          #34
          citação:Originalmente colocada por paulinhuu

          Motores Boxer são fixes... o GSA tinha motores Boxer, e era um motor muito bom [:X] E a Porsche que o dia [8D]

          Motores em V , têm uma sonoridade espetacular
          Que saudades da sonoridade do motor do GSA X3 que o meu pai teve há muiiiitos anos, era viciante.[B)][B)][B)][B)]

          De resto, sinceramente, não sei quais serão mais equilibrados, se um 6 em linha ou um 6 em V. Em termos de sonoridade temos excelentes exemplos nos motores 6 em linha, como é o caso dos blocos BMW e dos 3.2/3.6 da Jaguar com sonoridades viciantes.[B)]

          Comentário


            #35
            Eu cá preferia um V12 mas o dinheiro só deu para um 4 cilindros...

            E dos pequenos! :D

            Comentário


              #36
              "MELHOR",uma palavra muita abstracta,o que é melhor em fialbilidade pode não ser em consumos ou em prestações,é tudo muito relativo,no entanto escolhi o wankel!

              Comentário


                #37
                Para mim é um bom V6 ou V8 .

                Tenho um 4l um 5l e um V6 ... a melhor sonoridade é do 5l ( sao todos diesel.)

                Comentário


                  #38
                  citação:Originalmente colocada por Vieira

                  pelas especificaçoes cilindrada/cavalos.. imaginem entao turbinado [:I] apesar de nunca ter andado num.. Motor de Wankel.
                  pois eu já andei num rx7 turbinado,foi das poucas vezes que tive medo na minha vida!!![8)]

                  Comentário


                    #39
                    o mais equilibrado em termos de forças alternas de inercia de 1ª e 2ª ordem é sem duvida o de cilindros em linha em nºs pares, dado que estas forças se anulam, o que faz com que as vibrações e desgaste nos cilindros sejam MTO menores.

                    EDIT: existem uns diagramas que ilustram isto na perfeição, se ainda tiver esses apontamentos eu depois coloco aki.

                    Comentário


                      #40
                      [/i]Originalmente colocada por EnginE[/i]

                      Até 6 cilindros, considero que a arquitectura que priveligia o maior apuro dinámico é "em linha". Como por exemplo os motores BMW Six Line.[/i]

                      Depende muito do conceito.
                      Penso que ate 6 cilindros em linha motor á frente, mas quando sao motores traccao traseira esse hipotesse raramente se poem porque nao á espaco para isso.

                      Taveirada
                      Ja te ia contradizer-te com aquele dos melhores motores serem me linha (nao que sejam ou nao mas isso ia dar muita discusao) e ate me ficava pelos 6cilindros dou apenas dois exemplos:

                      O V6 do Nsx (os melhores 280cv do mund0 segundo alguns)
                      e o motor PRV (peugeot, renault e volvo) nomeadamente nas versoes bi-turbo.

                      Modelos em que o PRV foi usado:

                      Alpine A310 (Outubro 1976)
                      Alpine A610 (1991)
                      Alpine GT/GTA (1984)
                      Citroën XM (1988)
                      De Lorean DMC-12 (1981)
                      Dodge Monaco (1990-1992)
                      Eagle Premier (1988-1992)
                      Helem V6
                      Lancia Thema (1984)
                      Peugeot 504 coupé/cabriolet (1974/1975)
                      Peugeot 505 (Julho 1986)
                      Peugeot 604 (Março 1975)
                      Peugeot 605 (1990)
                      Renault 25 (1984)
                      Renault 30 (Março 1975)
                      Renault Espace
                      Renault Laguna
                      Renault Safrane
                      Talbot Tagora (1980)
                      Venturi 200
                      Venturi 400GT
                      Venturi Atlantique
                      Volvo 260 (Outubro, 1974)
                      Volvo 760 GLE (Fev. 1982)
                      Volvo 780 (1985)

                      Mas também foi usado nas corridas:

                      Alpine A310 V6
                      Fouquet buggies
                      Peugeot 504 V6 Coupé
                      Schlesser Original
                      Venturi 400GTR and 600LM
                      WM Peugeot
                      Helem V6 GT1

                      Comentário


                        #41
                        Depende da utilização. Sem se saber isso, nada feito

                        cumps

                        Comentário


                          #42
                          citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                          Vamos debater um pouco de mecânica porque já há muito que não vejo um tópico assim![;(]
                          Para vocês qual é a melhor arquitectura de motores?
                          Justifiquem a vossa escolha.
                          O k é um motor em "U" e "H", mais de uma cambota?

                          Já agora, faltam motores em estrela, quadrados...

                          Comentário


                            #43
                            citação:Originalmente colocada por EgyptOverseer

                            Sem dúvida o V, mais não seja por ser mais aerodinâmico que o U e o H, ou até mesmo a linha transversal.

                            Já o Wankel e o Boxer, como são várias letras, já é mais difícil serem mais aerodinâmicos que o V.
                            :D:D:D[}][}]:D:D:D[}][}][}]:D:D:D

                            Comentário


                              #44
                              Votei Wankel pela relação cc / potencia, não me cheira que os outros cheguem lá perto.

                              Já os V especialmemte os dos Muscle Car ( os HEMI ) são qualquer coisa de [B)], só o som que fazem, já dos V Italianos não gosto do som ( e só mesmo do som que acho demasiado esganiçado ) porque em performançe pura os Cavalinos são [B)][B)][B)][B)][B)][B)]

                              Edit: então e os a Jacto? Também são motores que se usam em "automoveis".

                              Comentário


                                #45
                                citação:Originalmente colocada por carlos pinto

                                citação:Originalmente colocada por Vieira

                                pelas especificaçoes cilindrada/cavalos.. imaginem entao turbinado [:I] apesar de nunca ter andado num.. Motor de Wankel.
                                pois eu já andei num rx7 turbinado,foi das poucas vezes que tive medo na minha vida!!![8)]
                                penso que o unico problema destes motores, sao uns vedantes que tem um desgaste rapido, tornado a sua manutençao um pouco cara.

                                visto que em comparaçao com todas as outras arquiteturas foram tao pouco explorados, e conseguem valores inatingiveis pras outras arquitecturas.. e por tudo o que me explicaram em teoria que estes motores conseguem atingir.. penso que de longe é a melhor arquitetura.

                                carlos pinto - sortudo hehehe ;)

                                Comentário


                                  #46
                                  citação:

                                  [/i]Originalmente colocada por EnginE[/i]


                                  Modelos em que o PRV foi usado:

                                  Alpine A310 (Outubro 1976)
                                  Alpine A610 (1991)
                                  Alpine GT/GTA (1984)
                                  Citroën XM (1988)
                                  De Lorean DMC-12 (1981)
                                  Dodge Monaco (1990-1992)
                                  Eagle Premier (1988-1992)
                                  Helem V6
                                  Lancia Thema (1984)
                                  Peugeot 504 coupé/cabriolet (1974/1975)
                                  Peugeot 505 (Julho 1986)
                                  Peugeot 604 (Março 1975)
                                  Peugeot 605 (1990)
                                  Renault 25 (1984)
                                  Renault 30 (Março 1975)
                                  Renault Espace
                                  Renault Laguna
                                  Renault Safrane
                                  Talbot Tagora (1980)
                                  Venturi 200
                                  Venturi 400GT
                                  Venturi Atlantique
                                  Volvo 260 (Outubro, 1974)
                                  Volvo 760 GLE (Fev. 1982)
                                  Volvo 780 (1985)

                                  Mas também foi usado nas corridas:

                                  Alpine A310 V6
                                  Fouquet buggies
                                  Peugeot 504 V6 Coupé
                                  Schlesser Original
                                  Venturi 400GTR and 600LM
                                  WM Peugeot
                                  Helem V6 GT1
                                  UMM

                                  Comentário


                                    #47
                                    citação:Originalmente colocada por P0rn-Star

                                    citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                    Vamos debater um pouco de mecânica porque já há muito que não vejo um tópico assim![;(]
                                    Para vocês qual é a melhor arquitectura de motores?
                                    Justifiquem a vossa escolha.
                                    O k é um motor em "U" e "H", mais de uma cambota?

                                    Já agora, faltam motores em estrela, quadrados...
                                    A arquitectura em "H" sao 2 motores boxer juntos com diferentes cambotas

                                    A arquitectura em "U" nao sao nada mais que 2 motores inline a partilharem a mesma cambota e transmissão. A particularidade dos motores quadrado, sao uma designação aos motores em U de 4 cilindros, pois sao compostos por 2 motoroes Inline de 2 cilindros cada. Logo inserem-se estes motores na forma U.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Ainda ontem aquando do meu avistamento dos 2 RX-7 começaram-se todos a aproximar e a comentar... "epah, estes carros soam diferente.. há ai qualquer coisa a trabalhar esquisito.." [8)] :D e la tive eu a explicar a meia-dúzia o processo de funcionamento dos wankel..

                                      Comentário


                                        #49
                                        citação:Originalmente colocada por Vieira

                                        citação:Originalmente colocada por carlos pinto

                                        citação:Originalmente colocada por Vieira

                                        pelas especificaçoes cilindrada/cavalos.. imaginem entao turbinado [:I] apesar de nunca ter andado num.. Motor de Wankel.
                                        pois eu já andei num rx7 turbinado,foi das poucas vezes que tive medo na minha vida!!![8)]
                                        penso que o unico problema destes motores, sao uns vedantes que tem um desgaste rapido, tornado a sua manutençao um pouco cara.

                                        visto que em comparaçao com todas as outras arquiteturas foram tao pouco explorados, e conseguem valores inatingiveis pras outras arquitecturas.. e por tudo o que me explicaram em teoria que estes motores conseguem atingir.. penso que de longe é a melhor arquitetura.

                                        carlos pinto - sortudo hehehe ;)

                                        Sem contar que sem grandes modificações este motor pode converter-se em hibrido Gasolina-Hidrogénio...
                                        Agora não tenho aqui o que muda ao certo mas em casa(no fim de semana) posso ver.

                                        Comentário


                                          #50
                                          citação:Originalmente colocada por EgyptOverseer

                                          Sem dúvida o V, mais não seja por ser mais aerodinâmico que o U e o H, ou até mesmo a linha transversal.

                                          Já o Wankel e o Boxer, como são várias letras, já é mais difícil serem mais aerodinâmicos que o V.
                                          [}][}][}][}][}]

                                          Comentário


                                            #51
                                            Creio que históricamente são os V12. Pela sua exclusividade e nobreza.

                                            Poucas marcas tiveram v12 - Mercedes, BMW, Jaguar, Ferrari, Lamborghini e Aston Martin

                                            Comentário


                                              #52
                                              Tal como prometi:

                                              "Motor rotativo: ideal para o uso de hidrogénio combustível

                                              A decisão da Mazda de optar por um motor rotativo em vez de um motor de pistões como base para os seus projectos de veículo a hidrogénio não se deve apenas à experiência única da marca com esta tecnologia. Na verdade, o motor rotativo adequa-se particularmente aos requerimentos específicos do hidrogénio combustível já que, sendo o hidrogénio altamente explosivo, isso pode causar problemas na câmara de combustão de um motor de pistões, dando origem a uma combustão anormal.

                                              Num motor tradicional, a mistura combustível/ar é injectada directamente numa câmara de combustão de alta temperatura que é selada por válvulas de escape muito quentes. Estas são condições pouco favoráveis e tornam o hidrogénio menos atraente enquanto combustível para um motor recíproco.

                                              Em contraste, o motor rotativo apresenta câmaras de entrada, combustão e escape separadas. Assim, o hidrogénio é injectado a uma temperatura mais baixa e apenas entra em contacto com as altas temperaturas da câmara de combustão no último momento.

                                              A outra característica chave do hidrogénio é o facto de produzir menos energia em volumes equivalentes quando ardido porque tem menor densidade que o petróleo. A baixa densidade do hidrogénio – injectada na sua forma gasosa – significa que, com a quantidade necessária para a combustão, ocuparia 29,5% do volume da câmara de combustão, comparativamente com os 1,7% necessários para a gasolina. Deste modo, o resultado seria uma quantidade reduzida do ar injectado, resultando numa combustão incompleta e menor potência.

                                              Uma estratégia melhor é optar por injecção directa na câmara de combustão para contrabalançar este fenómeno. É mais fácil colocar um injector adicional na câmara de entrada de um motor rotativo do que no lado de uma estreita cabeça de cilindro de um motor de pistões.

                                              Por fim, o motor rotativo é melhor que um motor recíproco a combinar a mistura ar/hidrogénio devido ao seu ciclo mais longo. O resultado é uma mistura mais uniforme que consequentemente permite melhor combustão."

                                              Comentário


                                                #53
                                                Boas. Eu votei no motor wankel que é o mais exotico e mais simples de todos, apenas teve alguns problemas nas primeiras "evoluções ou evolução" porque o rotor provocava um grande desgaste nas paredes da camera de combustão mas parece que a Mazda consegui amenizar a questão embora ainda não completamente.;)

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  citação:Originalmente colocada por Neruson

                                                  citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

                                                  Eu votei em V...;)
                                                  penso ser uma arquitectura mais nobre, que normalmente é usada em carros de maior calibre[B)]...nas prática não creio que haja grande diferença entre este e um em linha de cilindrada e potência similar...mas isto já é ignorância minha;)
                                                  Quanto aos Wankel, nos Mazda têm o defeito de consumirem bastante óleo e gasolina :D e não acrescentam nada em performance;)
                                                  Não acrescentam??? Sabes quanto te de cilindrada o Renesis(wankel do rx-8) 654ccx2=1308cc com 231cv aspirados...
                                                  O oléo não é defeito é feitio.

                                                  "As vantagens do motor Wankel sobre os motores a pistão convencional são muitas. Em primeiro lugar, não existem vibrações devido ao fato de que só há um movimento rotativo, e isso significa ainda menor desgaste e vida mais longa. O motor Wankel não tem nada de complicado: ao contrário, tem poucos componentes e é bem menor. Além disso ele gera mais potência e torque que um motor "convencional" de mesma cilindrada. Isso porque cada lado de seu rotor encontra-se em uma fase do ciclo, gerando mais explosões por volta do eixo virabrequim do que um motor a pistão.

                                                  A Mazda atualmente conta com uma nova geração de motores rotativos, chamados de Renesis pela marca, que apresentam um consumo muito semelhante a carros concorrentes. Devido ao seu princípio de funcionamento, em que não existem mudanças bruscas de componentes (alteração no sentido de movimento dos pistões), as vibrações produzidas pelo motor são bem menores, assim como o nível de ruído. Outro aspecto importante, fica por conta do torque, que é disponibilizado de forma mais homogênea e constante. Como se não bastasse, são muito mais compactos e leves, possibilitando cofres de motor também menores, centro de gravidade do carro mais baixo, frentes menores e com melhor aerodinâmica (carros com motor dianteiro)."

                                                  Aqui tem mais:
                                                  http://pt.wikipedia.org/wiki/Wankel

                                                  Edit:
                                                  já agora as desvantagens e uma curiosidade:

                                                  "Entre suas desvantagens incluem-se uma curva de potência não muito elástica e os problemas em manter uma vedação ideal entre os cantos do rotor e as paredes da câmara devido à dilação térmica(daí o gasto de oleo), o que causa algumas dificuldades devido ao rigor das especificações do projeto e às tolerâncias mínimas na produção. Além disso o motor Wankel aquece-se muito mais que o motor a pistões, devido às altas rotações, trabalhando sempre no "limite", por assim dizer.


                                                  A Mazda continuou a desenvolver e a melhorar o motor rotativo nos anos 80 e, em 1991, chegava a altura de perceber até onde esses progressos poderiam levar um modelo de competição. Com uma carroçaria leve em fibra de carbono e um motor com quatro rotores, o Mazda 787B venceu as 24 Horas de Le Mans, naquela que é considerada uma das maiores surpresas de sempre da emblemática corrida. Mesmo que não constituísse surpresa para os engenheiros do RX-7 ou para os seus proprietários em todo o mundo. Depois deste triunfo, o corpo de comissários de Le Mans baniu a utilização de motores rotativos da famosa prova de resistência – o que permitiu que a competição voltasse a ter vencedores incertos."
                                                  Tomaaaa... XD:D

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    citação:Originalmente colocada por rubenvalente

                                                    Boas. Eu votei no motor wankel que é o mais exotico e mais simples de todos, apenas teve alguns problemas nas primeiras "evoluções ou evolução" porque o rotor provocava um grande desgaste nas paredes da camera de combustão mas parece que a Mazda consegui amenizar a questão embora ainda não completamente.;)
                                                    isso é facil metesse mais rotores para reduzir as rotaçoes que cada um faz maiores entradas de ar

                                                    assim é que é resolver os problemas á tuga!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      É uma boa pergunta...

                                                      Se estiver certo...Os motores mais equilibrados são os em 6 em linha pois a sua ordem de ignição leva a que a cambota sofra uma carga quase homogénea em todo o seu comprimento, por este motivo o seu funcionamento é bastante suave. Os "boxer" também são muito equilibrados e apresentam a vantagem do baixo centro de gravidade e pequeno volume.

                                                      Os motores rotativos são um conceito totalmente distinto e apesar da sua elevada relação cilindrada/potência apresentam inúmeras limitações devido à geometria da sua câmara de combustão, que por ser extremamente fina e longa levanta problemas na propagação da frente de chama. Isto reflecte-se na necessidade de altos regimes para atingir potência e que se traduz num outro facto, o binário muito baixo. As emissões poluentes também são um problema neste tipo de motores...

                                                      O meu favorito é o V10...da Porsche.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        também há o de cilindros opostos mas se tivermos a falar de V's e W's este é o motor _ underscore.

                                                        igual mas ao mesmo tempo diferente do boxer:


                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          wtf... duas cambotas e uma única câmera de combustão? que coisa estranha.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            citação:Originalmente colocada por ppais

                                                            wtf... duas cambotas e uma única câmera de combustão? que coisa estranha.
                                                            usado em submarinos e barcos dis a wikipedia.

                                                            http://en.wikipedia.org/wiki/Opposed_piston_engine

                                                            tava um user a falar de motor em estrela ta aqui um em x...

                                                            http://en.wikipedia.org/wiki/X_engine

                                                            há motores para todos os gostos

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Sobre a melhor arquitectura é dificil dizer visto ser um "conceito" de relação para o carro.

                                                              um V6 tem apenas a vantagem de ser mais compacto e curto que o 6 em linha, é apenas e só somente o tamanho.;)permite ser usado em carros com o campartimento do motor mais curto.
                                                              mais de 6 cilindros só em V devido ao comprimento da cambota ficar depois mto grande.


                                                              Os motor fiaveis e perfeitos sao:

                                                              Em linha até 6 cilindros
                                                              em V6 , 8 , 10 12.

                                                              os "Boxer" (opostos) mto fiaveis e mto bons equipam grandes carros e alguns camiões.

                                                              em "estrela" para aviões.

                                                              motores em U ou H tem problemas mecanicos(a nivel fisico) e sao limitados a maioria em desuso.

                                                              os em W sao demasiado complexos nunca foram um exemplo.

                                                              Num grande carro o motor potente acaba por ser o V8 o melhor e o mais fiavel e racinal para um automovel mto potente.

                                                              o V10 ou V12 já é mais para a competição ou para "Show-off" porque em termos racional é sempre pior que um V8 devido á complexidade e consumo e as diferenças dinamicas não sao assim tantas.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X