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Vale a pena pagar mais por uma caixa automática?

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    #31
    Felizmente consegui comprar um carro para guardar ainda com caixa manual.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por fgarcia337 Ver Post
      Boas ,


      Estas um bocado confuso , numa caixa automatica verdadeira , que é a caixa de conversor de binario , nem sequer existe embraiagem , o acopulamento da caixa ao motor é feito atras
      do conversor de binario, é feito hidraulicamente atraves do oleo , é a caixa mais resistente que existe , exemplos, Grupo PSA(caixas de 8V actuais), Ford(as de 8v Usadas actualmente no focus e no Kuga) , BMW.depois tens as caixas DCT que muita gente chama de automaticas, mas na realidade são robotizadas de duas embraiagens , também têm um modo completamente automatico , e funcionam para quem não sabe o que esta a usar , exactamente do mesmo modo que as automaticas só com dois pedais, exemplos caixas usadas pelo grupo Fiat , grupo Renault , kia e hyundai,grupo VAG - VW DSG também é DCT , são caixas que normalmente dão bastantes problemas , nos modelos em que as embraiagens são a seco, são muito usadas porque se obtem consumos baixos com estas caixas, mas e principalmente porque são bastante mais baratas de produzir que as de conversor de binario. Existem ainda as CVT , usadas principalmente por contrutores Japoneses , Existem ainda um 4º tipo de autmatica a robotizada de 1 embraiagem apenas , que praticamente já foi abandonada, aqui em Portugal ainda existam bastantes veiculos com essa caixa , foi usada principalemte pelo grupo PSA.
      Sim, isso, sabia que era hidraulica, não sabia é que era feito pelo conversor de binário .

      Eu sei que podem não ser baratas em caso de avaria grave e/ou porque não havia em PT muitos carros auto, mas sempre tive ideia que duram muito desde que cumprida a manutenção, e sempre muito suaves.

      Quer dizer pelo menos a que conduzi era muito suave.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por fgarcia337 Ver Post
        Só fazes bem , certifica-te que quando mudarem , primeiro retiram a totalidade do antigo , e claro que metem o lubrificante com a especificação correcta.
        Ainda faltam uns dois anos para chegar aos 100,000 Kms.

        Conhecem alguma oficina especialista em caixas ZF para fazer esta mudança de óleo e filtro da caixa? Não sei porquê, não confio no concessionário para fazer esta operação.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Guy75 Ver Post
          Desde que tenha as sequênciais, sim sem dúvida
          Originalmente Colocado por fgarcia337 Ver Post
          Boas ,


          Estas um bocado confuso , numa caixa automatica verdadeira , que é a caixa de conversor de binario , nem sequer existe embraiagem , o acopulamento da caixa ao motor é feito atras
          do conversor de binario, é feito hidraulicamente atraves do oleo , é a caixa mais resistente que existe , exemplos, Grupo PSA(caixas de 8V actuais), Ford(as de 8v Usadas actualmente no focus e no Kuga) , BMW.depois tens as caixas DCT que muita gente chama de automaticas, mas na realidade são robotizadas de duas embraiagens , também têm um modo completamente automatico , e funcionam para quem não sabe o que esta a usar , exactamente do mesmo modo que as automaticas só com dois pedais, exemplos caixas usadas pelo grupo Fiat , grupo Renault , kia e hyundai,grupo VAG - VW DSG também é DCT , são caixas que normalmente dão bastantes problemas , nos modelos em que as embraiagens são a seco, são muito usadas porque se obtem consumos baixos com estas caixas, mas e principalmente porque são bastante mais baratas de produzir que as de conversor de binario. Existem ainda as CVT , usadas principalmente por contrutores Japoneses , Existem ainda um 4º tipo de autmatica a robotizada de 1 embraiagem apenas , que praticamente já foi abandonada, aqui em Portugal ainda existam bastantes veiculos com essa caixa , foi usada principalemte pelo grupo PSA.
          Qual é o tipo de caixa das EAT6 do grupo PSA? É a que tenho no 5008 II.

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            #35
            Originalmente Colocado por eu Ver Post
            Ainda faltam uns dois anos para chegar aos 100,000 Kms.

            Conhecem alguma oficina especialista em caixas ZF para fazer esta mudança de óleo e filtro da caixa? Não sei porquê, não confio no concessionário para fazer esta operação.
            Aqui é que eu acho que se centra os problemas das caixas auto, onde fazer a assistência delas e a que preço.

            Um familiar meu comprou uma 520d de 2014 ou 2015, foi a bmw pedir orçamento batia quase nos 1000 euros, mudança de filtro e óleo da caixa ( penso que são perto de 9 litros ).

            Ele não fez na marca e procura sítio para o fazer, pelo youtube tenho visto que pelo norte temos o tiago e o david monteiro, que tem material e conhecimento nesta área, em Lisboa desconheço alguém de confiança que o faça... e mesmo assim não faco ideia dos custos tanto no tiago ou no david para esta troca.

            Eu se tivesse uma caixa automática não entregava a qualquer um para mexer.

            Comentário


              #36
              Fora da marca, deve rondar os 500€ numa oficina multimarcas especializada.

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                #37
                Greetings!


                Caixa manual num Mazda Mx5 para andar no fim de semana sim.

                Para ir para o trabalho e apanhar fila e ir a falar ao telemóvel nos semáforos, caixa auto.

                Quem diz o contrário tem falta de experiência ou é racer dos semáforos. Quantos vão regularmente visitar o cabo da roca para andar a gozar nas curvas?

                Um amigo quando comprou um Audi Q3 que veio com manual disse-me que queriam 10.000€ pela caixa auto na Audi.
                Alimentar ladrões não.

                Eu já tive um carro com mudanças sequênciais onde não tinha embraiagem. O problema não é meter mudanças. É a chatice de fazer pontos mortos nos semáforos e etc. Imagina ficares 1h de pára arranca com caixa manual vs auto. Até te cospes com palavras bonitas para o tipo que bateu na traseira de alguém. O pedal da embraiagem é algo que finalmente está a ir para os museus.

                Actualmente tenho um eléctrico e é um descanso.

                Cumprimentos
                Editado pela última vez por pgainf; 08 November 2020, 10:22.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por tareias128 Ver Post
                  Qual é o tipo de caixa das EAT6 do grupo PSA? É a que tenho no 5008 II.
                  É de conversor de binário, fabricada pela Aisin, é uma boa caixa.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                    É de conversor de binário, fabricada pela Aisin, é uma boa caixa.
                    Por acaso sabia que era da Aisin, de vez em quando noto alguma hesitação nas passagens de caixa, especialmente nas súbidas e em AE, mas de facto é uma caixa suave nas passagens.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por fgarcia337 Ver Post
                      Boas ,


                      Estas um bocado confuso , numa caixa automatica verdadeira , que é a caixa de conversor de binario , nem sequer existe embraiagem , o acopulamento da caixa ao motor é feito atras
                      do conversor de binario, é feito hidraulicamente atraves do oleo , é a caixa mais resistente que existe , exemplos, Grupo PSA(caixas de 8V actuais), Ford(as de 8v Usadas actualmente no focus e no Kuga) , BMW.depois tens as caixas DCT que muita gente chama de automaticas, mas na realidade são robotizadas de duas embraiagens , também têm um modo completamente automatico , e funcionam para quem não sabe o que esta a usar , exactamente do mesmo modo que as automaticas só com dois pedais, exemplos caixas usadas pelo grupo Fiat , grupo Renault , kia e hyundai,grupo VAG - VW DSG também é DCT , são caixas que normalmente dão bastantes problemas , nos modelos em que as embraiagens são a seco, são muito usadas porque se obtem consumos baixos com estas caixas, mas e principalmente porque são bastante mais baratas de produzir que as de conversor de binario. Existem ainda as CVT , usadas principalmente por contrutores Japoneses , Existem ainda um 4º tipo de autmatica a robotizada de 1 embraiagem apenas , que praticamente já foi abandonada, aqui em Portugal ainda existam bastantes veiculos com essa caixa , foi usada principalemte pelo grupo PSA.

                      A EDC (Renault) e a DSG (VW) não são fiáveis hoje em dia? Eu sei que no início tiveram problemas mas tenho ideia que já estão resolvidos. A EDC é fabricada pela Getrag (agora Magna) e a DSG foi criada pela BorgWarner.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por tareias128 Ver Post
                        Por acaso sabia que era da Aisin, de vez em quando noto alguma hesitação nas passagens de caixa, especialmente nas súbidas e em AE, mas de facto é uma caixa suave nas passagens.
                        Tinha essa caixa numa 308 sw e nunca notei hesitações, principalmente em AE, todas as viagens em AE são em sexta velocidade, as únicas vezes que reduziu para quinta foi em ultrapassagens em subidas de AE com elevado declive.

                        A única coisa que lhe aponto é que em descidas gosta de manter uma relação abaixo do que devia, ou seja, uma descida que se faz bem em quarta, a caixa mantém a terceira, como a minha não tinha patilhas lá tinha de me deixar ir de terceira ou então dar aceleração para que trocasse para quarta, mas creio que esse “defeito” é transversal a todas as caixas auto, de forma a travar com o motor nas descidas.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por tareias128 Ver Post
                          Qual é o tipo de caixa das EAT6 do grupo PSA? É a que tenho no 5008 II.
                          Qual é o do 5008 ? em principio será de conversor de torque , mas poderá ser robotizada de 1 embraiagem , os primeiros 5008 tinham a robotizada

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por fgarcia337 Ver Post
                            Qual é o do 5008 ? em principio será de conversor de torque , mas poderá ser robotizada de 1 embraiagem , os primeiros 5008 tinham a robotizada
                            Pelo que disseram a do 5008 II, já não era a robotizada que existia no grupo PSA e essa tinha muitas queixas.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                              A EDC (Renault) e a DSG (VW) não são fiáveis hoje em dia? Eu sei que no início tiveram problemas mas tenho ideia que já estão resolvidos. A EDC é fabricada pela Getrag (agora Magna) e a DSG foi criada pela BorgWarner.
                              Tudo o que tem embraiagens a seco não é fiavel, isso inclui todas as EDC , e uma grande parte nas DSG , as DSG as unicas que são fiaveis são as chamadas "molhadas" , as que têm as embraiagens emersas em oleo, e essas são são usadas nos motores de cilindradas grandes , penso que na VW só o phaeton e o touareg é que as usam , são usadas nos modelos Porche também

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por fgarcia337 Ver Post
                                Tudo o que tem embraiagens a seco não é fiavel, isso inclui todas as EDC , e uma grande parte das DSG , as DSG as unicas que são fiaveis são as chamadas "molhadas" , as que têm as embraiagens emersas em oleo, e essas são são usadas nos motores de cilindradas grandes , penso que na VW só o phaeton e o touareg é que as usam , são usadas nos modelos Porche também
                                Mas não são fiáveis porquê? Eu não conheço DSG recentes que sejam problemáticas. Tenho dúvidas que um grande construtor automóvel continue a usar algo sabendo que não é fiável. Não faz sentido.

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                                  #46
                                  Originalmente Colocado por tareias128 Ver Post
                                  Pelo que disseram a do 5008 II, já não era a robotizada que existia no grupo PSA e essa tinha muitas queixas.

                                  Se é o ultimo modelo do 5008 , já nenhum tem a robotizada , se fosse robotizada de 1 embraiagem notavas logo , porque aquilo dá uma especie de solavanco quando fazes passagens de caixa , a de conversor de binario é suave quase não se nota...

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                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                                    A única coisa que lhe aponto é que em descidas gosta de manter uma relação abaixo do que devia, ou seja, uma descida que se faz bem em quarta, a caixa mantém a terceira, como a minha não tinha patilhas lá tinha de me deixar ir de terceira ou então dar aceleração para que trocasse para quarta, mas creio que esse “defeito” é transversal a todas as caixas auto, de forma a travar com o motor nas descidas.
                                    No S5 o comportamento em descidas depende do modo de condução selecionado.

                                    Se for em Sport, faz exatamente isso, usa uma mudança muito mais baixa do que eu usaria em modo manual. Se for em Confort, já usa uma ou duas mudanças acima. Se for em Eco Pro, coloca em "neutral" nas descidas.

                                    A única coisa que eu detesto na caixa auto é em cidade, nas situações em que vamos a desacelerar (por exemplo quando nos aproximamos de uma rotunda) e depois voltamos a acelerar de repente. Por vezes a caixa reduz sem necessidade e há ali uns esticões desagradáveis se não tivermos cuidado com o acelerador.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                      Mas não são fiáveis porquê? Eu não conheço DSG recentes que sejam problemáticas. Tenho dúvidas que um grande construtor automóvel continue a usar algo sabendo que não é fiável. Não faz sentido.
                                      Os construtores só largam alguma coisa em que gastaram dinheiro quando são "apertados", vou dar-te o exemplo da Ford e da Tristemente famosa caixa powershift , conhecida nos Eua por powershit, que era uma caixa robotizada de 2 embraiagens (DCT) usada pela ford nos modelos Focus e Mondeo na Europa , e nos Eua no focus também e no Fusion e no Edge (kuga na Europa), essa caixa da treta fabricada pela GETRAG, deu problemas em 80% dos carros em que foi montada nos EUA , a Ford nunca reconheceu o problema das Embraiagens embora alguns Carros tivessem começado a dar problemas com 20000 milh as, simplesmente falhavam passagens de caixa , ou deixavam de funcionar de todo . A Ford foi levada a tribunal e teve de pagar compensações a clientes , que chegaram a varias dezenas de milhoes de dolares. A Ford depois disto abandonou a comercialização de caixas DCT nos EUA. Neste Altura existe um processo semelhante conta o grupo VAG por causa da DSG , ainda está a decorrer . A Ford neste momento nos EUA, só vende caixas de produção propria de conversor de binario , fabricadas na fabrica de Transmissões da Ford em Livonia Michigan. As caixas auto de 8V que vêm montadas nos Focus mk4 Vendidos na Europa também são fabricadas nessa fabrica.

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                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                                        Aqui é que eu acho que se centra os problemas das caixas auto, onde fazer a assistência delas e a que preço.

                                        Um familiar meu comprou uma 520d de 2014 ou 2015, foi a bmw pedir orçamento batia quase nos 1000 euros, mudança de filtro e óleo da caixa ( penso que são perto de 9 litros ).

                                        Ele não fez na marca e procura sítio para o fazer, pelo youtube tenho visto que pelo norte temos o tiago e o david monteiro, que tem material e conhecimento nesta área, em Lisboa desconheço alguém de confiança que o faça... e mesmo assim não faco ideia dos custos tanto no tiago ou no david para esta troca.

                                        Eu se tivesse uma caixa automática não entregava a qualquer um para mexer.
                                        Mas isso aplica-se também aos manuais e as mulheres ..., não conheces o ditado carros e mulheres não se emprestam!.....

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                          No S5 o comportamento em descidas depende do modo de condução selecionado.

                                          Se for em Sport, faz exatamente isso, usa uma mudança muito mais baixa do que eu usaria em modo manual. Se for em Confort, já usa uma ou duas mudanças acima. Se for em Eco Pro, coloca em "neutral" nas descidas.

                                          A única coisa que eu detesto na caixa auto é em cidade, nas situações em que vamos a desacelerar (por exemplo quando nos aproximamos de uma rotunda) e depois voltamos a acelerar de repente. Por vezes a caixa reduz sem necessidade e há ali uns esticões desagradáveis se não tivermos cuidado com o acelerador.
                                          isso só acontece nas DCT, não acontece em caixas de conversor de binario, tem a ver com o modo como funcionam as DCT , são suaves se fores utilizar a marcha já pre-engatada , como vais a desacelarar , a caixa já tem a mudança abaixo pre- engatada, aceleras de repente não há mudança pre-encatada superior.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Para usar como um electrodoméstico, automática tem as suas vantagens.

                                            Para usar como um carro, embraiar e meter mudanças é quase metade da condução.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por fgarcia337 Ver Post
                                              Os construtores só largam alguma coisa em que gastaram dinheiro quando são "apertados", vou dar-te o exemplo da Ford e da Tristemente famosa caixa powershift , conhecida nos Eua por powershit, que era uma caixa robotizada de 2 embraiagens (DCT) usada pela ford nos modelos Focus e Mondeo na Europa , e nos Eua no focus também e no Fusion e no Edge (kuga na Europa), essa caixa da treta fabricada pela GETRAG, deu problemas em 80% dos carros em que foi montada nos EUA , a Ford nunca reconheceu o problema das Embraiagens embora alguns Carros tivessem começado a dar problemas com 20000 milh as, simplesmente falhavam passagens de caixa , ou deixavam de funcionar de todo . A Ford foi levada a tribunal e teve de pagar compensações a clientes , que chegaram a varias dezenas de milhoes de dolares. A Ford depois disto abandonou a comercialização de caixas DCT nos EUA. Neste Altura existe um processo semelhante conta o grupo VAG por causa da DSG , ainda está a decorrer . A Ford neste momento nos EUA, só vende caixas de produção propria de conversor de binario , fabricadas na fabrica de Transmissões da Ford em Livonia Michigan. As caixas auto de 8V que vêm montadas nos Focus mk4 Vendidos na Europa também são fabricadas nessa fabrica.
                                              Esta nova de 8v do novo focus, é fiável?
                                              É conversor ou dupla embraiagem? Quem é o fabricante?

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por fgarcia337 Ver Post
                                                isso só acontece nas DCT, não acontece em caixas de conversor de binario
                                                A caixa do Série 5 é de conversor de binário e também faz esses esticões.

                                                Claro que depois com o hábito, aprendemos a dosear o acelerador para evitar estas situações.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                                  Para usar como um electrodoméstico, automática tem as suas vantagens.
                                                  A questão é que na maior parte dos casos, o automóvel é usado... como um mero meio de transporte.

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                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                                                    Esta nova de 8v do novo focus, é fiável?
                                                    É conversor ou dupla embraiagem? Quem é o fabricante?
                                                    A Caixa de 8V automatica de conversor de binario do Focus é fabricada pela propria Ford na Fabrica de transmissões de Livonia no Michigan , é extremamente fiavel , eu tenho uma SW Focus active Automatica, estou completamente satisfeito, das pessoas que conheço que têm , nenhuma teve qualquer tipo de problema, mas cuidado para quem está a pensar comprar o focus mk4 com a caixa automatica, porque a Ford dentro de alguns meses vai passar a colocar no Focus a mesma caixa Automatica que vai ser comercializada no Puma , uma DCT de 7V que não é fabricada pela Ford nos EUA como esta, é fabricada pela GETRAG na Europa , esta caixa é obviamente muito pior que a actual, o unico objectivo é reduzir custos , o cliente final paga o mesmo, mas cada unidade da nova caixa custa quase metade , se for para comprar novo , é aproveitar agora , porque a nova não recomendo.
                                                    Editado pela última vez por fgarcia337; 08 November 2020, 21:15.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                                      Para usar como um electrodoméstico, automática tem as suas vantagens.

                                                      Para usar como um carro, embraiar e meter mudanças é quase metade da condução.
                                                      Tenta lá Comprar um Ferrari , um Aston martin , um Porche, de caixa manual , já não os fazem....

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por fgarcia337 Ver Post
                                                        Tenta lá Comprar um Ferrari , um Aston martin , um Porche, de caixa manual , já não os fazem....
                                                        Por isso é que não compro nenhum...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Eu também não percebo qual o drama de mexer numa caixa manual na cidade.
                                                          Hoje ando de Mustang, que tem caixa e embraiagem à homem, e ainda não fiz nenhuma tendinite do ombro nem rotura dos gémeos da perna esquerda.

                                                          Para além do mais, tenho sempre muito mais sensação de controlo do carro, a engatar uma mudança e a travar com a caixa, por exemplo.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                                            Para usar como um electrodoméstico, automática tem as suas vantagens.

                                                            Para usar como um carro, embraiar e meter mudanças é quase metade da condução.
                                                            Ferraris com caixa automática/sequencial são electrodomésticos?

                                                            De qq forma , independentemente dos gostos de cada um, acho que isso de electrodoméstico é algo que se calhar , e só se calhar, os puristas dizem que os carros dos anos 30 é que era, já que só para meter a trabalhar exigia determinado procedimento.....e portanto um carro dos anos 80 já seria considerado 1 electrodoméstico hehe.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                                              Eu também não percebo qual o drama de mexer numa caixa manual na cidade.
                                                              Hoje ando de Mustang, que tem caixa e embraiagem à homem, e ainda não fiz nenhuma tendinite do ombro nem rotura dos gémeos da perna esquerda.

                                                              Para além do mais, tenho sempre muito mais sensação de controlo do carro, a engatar uma mudança e a travar com a caixa, por exemplo.
                                                              Eu tambem não percebo o drama de conduzir horas sem cruise control.
                                                              Mas há quem não goste.
                                                              Não podemos ser todos iguais.

                                                              Eu por ex adoro caixas auto e detesto cruise control e sensores de luz e chuva e outras coisas assim muhhahahaha, bicho estranho eu? talvez .


                                                              De qq das formas não é drama nenhum. Mas há muita gente fina

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