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    #61
    Novo Skoda Fabia é maior e mais tecnológico

    aqui:
    https://auto-drive.pt/2021/05/04/nov...s-tecnologico/


    Quarta geração do utilitário checo é feita com base numa nova plataforma.

    A Skoda diz que o novo Fabia é a nova referência em termos de espaço a bordo no seu segmento, graças a um aumento generalizado nas suas dimensões comparativamente com o antecessor. Nesta quarta geração, o utilitário, que estará disponível a partir do outono, passa a ser feito com base na plataforma MQB A0, a mesma do Audi A1 Sportback, Seat Ibiza e VW Polo – abandonando a PQ que era utilizada desde a primeira geração em 1999. O novo Fabia tem 4108 mm de comprimento, 1780 mm de largura e 2564 mm de distância entre eixos, o que significa que é 111 mm mais comprido, 48 mm mais largo e com mais 94 mm de distância entre eixos do que antes. Mais, a bagageira aumentou em 50 litros para um total de 380 litros de capacidade (extensível a 1190 litros com o rebatimento da fila posterior). A nova estrutura possibilitou ainda que o Fabia desse um novo salto tecnológico, quer em termos de sistemas de segurança, assistência à condução, conforto e motorizações.

    Esteticamente, o hatchback de cinco portas alinha pelas propostas mais recentes da marca checa, nomeadamente o Scala, Kodiaq e Enyaq iV. Na nova frente, realce para os faróis em LED de série de formato afilado, novos faróis de nevoeiro e para-choques reconfigurados. A traseira também espelha apostas já conhecidas da marca de Mladá Boleslav, com o nome do modelo escrito na tampa da mala, luzes de travão em LED (opcionais) e um spoiler traseiro mais proeminente. Além disso, o “supermini” beneficia de um coeficiente aerodinâmico mais aprimorado, registando 0,28 – resultado possível com a ajuda do novo spoiler, dos espelhos retrovisores com um novo formato, das alhetas laterais, do formato das jantes e os painéis inferiores da carroçaria. Para mais, quando fechada, a nova grelha ativa permite poupar até 0,2 l/100 km e reduzir as emissões de CO2 em 5 g/km, a uma velocidade constante de 120 km/h. As cores exteriores Orange Sunset e Graphite Grey são novas. As versões mais equipadas permitem encomendar o tejadilho, capas dos espelhos e grelha nas cores Black Magic e Graphite Grey.

    Por dentro, as mudanças no Fabia são ainda mais evidentes, colando-se mais ao “irmão” maior Octavia. Realce para o novo volante (que pode ser aquecido), saídas de ventilação circulares, além de opções inéditas tais como a luz ambiente, ar condicionado bizona e para-brisas aquecido. Destaque ainda para elementos práticos tais como o banco do passageiro da frente rebatível, piso inferior na bagageira, bolsas para telemóveis nas costas dos bancos da frente, tomada USB no espelho retrovisor ou a espátula para raspar gelo junto ao bocal de abastecimento de combustível. Existirão três nível de equipamento à disposição: Active, Ambition e Style. Entre o equipamento, o enfase recai no Travel Assist (opcional), que combina o cruise control ativo e o sistema de permanência na faixa de rodagem, mantendo a distância para o veículo que segue imediatamente à frente. Há também o detetor de viaturas em ângulo morto, o sistema de ajuda ao estacionamento ou o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito. Os faróis e farolins em LED, bancos aquecidos e o painel de instrumentos digital com ecrã de 10,25 polegadas são opção. O sistema de infotainment possui um cartão SIM que possibilita atualizações do trânsito em tempo real, wi-fi hotspot e rádio através da internet. Nova é também a conetividade do smartphone via wireless, comandos por gestos e por voz. É possível optar por um ecrã de 6,2, 8,2 e 9 polegadas.

    A gama de motores será formada por opções de três cilindros, o 1.0 MPI Evo de 65 e 85 cv (com caixa manual de cinco velocidades) e o 1.0 TSI Evo de 95 cv (manual de cinco) e 110 cv (caixa manual de seis e de dupla embraiagem DSG de sete relações), além de uma opção 1.5 de quatro cilindros de 150 cv (DSG7) – equipado com um sistema de desativação de cilindros.

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      #62
      Saltou-me à vista as saídas de ar e o encosto de braço traseiros, algo pouco habitual no segmento, mesmo que em pack opcional.

      É raro ver um Clio dos novos que tenha sequer enconsto de braço dianteiro


      Curiosos para ver a mala da carrinha. A atual tem 530 litros e o aumento da largura garante logo à partida mais cubicagem. Se o aumento do comprimento for considerável vai fazer sombra à irmã mais velha que tem 640 litros.

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        #63
        Este novo de facto deixa de ter aquele aspecto estreito e alto... por comparação aos primos... até que enfim.

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          #64
          Originalmente Colocado por nto Ver Post
          Este novo de facto deixa de ter aquele aspecto estreito e alto... por comparação aos primos... até que enfim.
          Exacto, a actual geração parece estreita. Não é uma revolução em relação ao actual, mas é o suficiente para ter um ar muito mais sofisticado e moderno, até em relação ao Polo. O interior está muito giro e cheio de pormenores interessantes, só tenho pena que o bloco dos comandos de ventilação continue a parecer algo de que só se lembraram no final, não está muito bem integrado.

          Comentário


            #65
            um 1.5 dsg carrinha era porreiro para mim.... quando vamos ter novidades da carrinha?

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              #66
              Que agradável surpresa este novo Fabia, não estava nada a espera.

              Exteriormente, dá continuidade a actual linguagem da Skoda, ficando com um aspecto porreiro, e por dentro está bastante engraçado, rivalizando com o Clio em termos de melhores interiores dentro do segmento.

              A gama de motores é suficiente e o 1.5 TSI já dá que pensar embora só esta disponível com cx auto.

              Parece ter tudo para se tornar numa das melhores propostas do segmento senão até mesmo a melhor.

              Alguém sabe quando sai aqui em Portugal?

              Já agora, é curioso como a Skoda se está a tornar na melhor marca do grupo VAG, tomando o lugar da própria Volkswagen...

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                #67
                Tá engraçado, mas por cá deve ir vender pouco que a marca nao cativa muito a clientela Portuguesa.

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                  #68
                  Face à geração anterior parece mais carro, só que continua pouco atraente.
                  Assim não conseguem boas vendas.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                    Tá engraçado, mas por cá deve ir vender pouco que a marca nao cativa muito a clientela Portuguesa.

                    Pois, não é premium...

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                      #70
                      Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                      Pois, não é premium...

                      A Dacia também não o é e vende.

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                        #71
                        É preciso ajustar os preços. O grupo Renault praticamente só tem duas marcas e consegue segmentar, o grupo VW tem umas 5 todas a oferecer o mesmo, não lhes custava nada pegar na Seat e Skoda e colocar noutro patamar para competir com a Dacia, assim têm 4 marcas a canibalisarem aa vendas umas das outras e o segmento lowcost sem concorrência nenhuma.

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                          #72
                          Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                          A Dacia também não o é e vende.
                          Tanto a Dacia como a Skoda têm actualmente boa implementação nas frotas de táxis.

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                            #73
                            Originalmente Colocado por pm2lp Ver Post
                            É preciso ajustar os preços. O grupo Renault praticamente só tem duas marcas e consegue segmentar, o grupo VW tem umas 5 todas a oferecer o mesmo, não lhes custava nada pegar na Seat e Skoda e colocar noutro patamar para competir com a Dacia, assim têm 4 marcas a canibalisarem aa vendas umas das outras e o segmento lowcost sem concorrência nenhuma.

                            Concordo totalmente mas a estratégia da VAG parece funcionar a mesma apesar de não fazer muito sentido...

                            Se bem que isto parece ser um caso atípico cá no nosso burgo pois no resto da Europa acho que a Seat e a Skoda são realmente mais baratas que a VW e que a Audi.

                            Alguém me corrija se estiver enganado.

                            Comentário


                              #74

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                                #75

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                                  #76

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                                    #77

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                                      #78
                                      É um bom carro mas não me pareça que ofereça nada de novo. É mais do mesmo.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                        A Dacia também não o é e vende.
                                        Dacia é muito mais barata. A Skoda custa o mesmo que uma Opel ou Ford e cá ainda é vista como low-cost.
                                        Editado pela última vez por Germany; 11 May 2021, 16:31.

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                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Germany Ver Post
                                          É um bom carro mas não me pareça que ofereça nada de novo. É mais do mesmo.
                                          Oferece a maior mala do segmento, its something.

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                                            #81
                                            Não desgosto. Tive, há pouco mais de 2 anos, durante cerca de 8 meses, o primeiro Fabia, de 2002, e foi um carrito do qual gostei bastante em vários aspectos. A geração actual acho cativante em termos estéticos e penso que a frente ainda um pouco mais interessante do que esta nova. Para a marca, acho o interior deste novo, bastante arrojado.

                                            Comentário


                                              #82
                                              O interior com as letras do tablier bem como as enormes saídas de ar circulares laterais eram dispensáveis.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Germany Ver Post
                                                É um bom carro mas não me pareça que ofereça nada de novo. É mais do mesmo.

                                                Esse nunca foi o objectivo da Skoda. O objectivo deles é oferecer o "pacote completo" por um preço simpático, nada mais.

                                                Eu até estou a ficar com a ideia de que a Skoda está a substituir a VW como marca generalista competente em tudo, enquanto a VW se esta a tentar transformar numa marca mais futurista ou high tech...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  O carro está interessante e deve oferecer mais que o suficiente para muitos utilizadores.

                                                  O grande problema da marca é o seu posicionamento. Precisava ser um pouco mais barata.

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                                                    #85

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                                                      #86

                                                      Comentário


                                                        #87

                                                        Comentário


                                                          #88

                                                          Comentário

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