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(Grandes) descidas de segmento na troca de carro

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    #31
    Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
    Já troquei muitas vezes de carros, umas vezes para mais recentes e mais potentes outras vezes o contrário.
    Felizmente nunca por questões monetárias

    Ora as minhas trocas:

    Ibiza 1.2 2004 por Ceed SW 1.6 Crdi 2010

    Ibiza 1.9 Tdi 2000 por Fiat 500 1.2 de 2009

    Ceed SW 1.6 Crdi 2010 por 308 SW 1.6 Hdi de 2008

    308 SW 1.6 Hdi de 2008 por Touran 1.4 TSI 2006

    Touran 1.4 TSI 2006 por F45 1.5d de 2015

    Fiat 500 1.2 por Kadjar 1.6 Dci 2016

    F45 1.5d de 2015 por F34 2.0d de 2013

    Kadjar 1.6 Dci 2016 por G. Vitara 2.0Td de 1998

    E é isto. Motivo? Panca da hora. [emoji23]

    Em nenhuma das situações senti despromoção na troca quer fosse pelo ano, pela cilindrada ou segmento.

    Foi apenas e só porque na hora me apeteceu.
    A MINHA LISTA É MAIS OU MENOS PARECIDA COM A TUA, MAS MAIS "APERTADA":

    seat leon 1.9tdi FR de 2004 para ZX 1.4 de 1992

    e depois

    seat leon 1.9tdi FR de 2004 para stilo 1.6 de 2003

    agora...

    seat leon 1.9tdi FR de 2004!


    E pronto, é isto! escapei da ford feia como carro diário! se num baixei a potência durante quase 6 anos, no outro baixei a potência...
    não conheço quem tenha baixado de segmento, conheço, isso sim, quem tenha subido, o que é normal, mantido, o que é normal, ou tenha vários carros de diferentes tipologias. não me vejo a baixar mais que um segmento...

    Comentário


      #32
      Passei de um 155 (D) para um 146 (C) e depois para um Grande Punto (B).

      O 155 deixou saudades.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Para essa diferença de preço, certamente havia também grandes diferenças na motorização. Mas há pessoas para quem um 1.0 com 75 CV é uma "máquina"!
        Não se trata tanto da motorização como pensas. Trata-se mesmo da evolução do segmento B, hoje oferecer tanto ou mais que um segmento C oferecia há 15 anos. Em tudo. Espaço, equipamento, segurança, performance, conforto.

        Se a tudo isto, consegues juntar um preço de aquisição e manutenção mais baixo, torna-se dificil gastar 12k só porque sim.

        Para 99% das pessoas que em PT fazem 10k km por ano, um vulgo carro de 60 a 115cv chega perfeitamente. Mas o que é uma máquina para ti? Um 2000 diesel de 190cv?

        Não é isso que vende como bem sabes. Prova disso é o sucesso dos premium com motores pequenos.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Conta lá...
          Nada... Nada... [emoji12][emoji23]

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post
            Não se trata tanto da motorização como pensas. Trata-se mesmo da evolução do segmento B, hoje oferecer tanto ou mais que um segmento C oferecia há 15 anos. Em tudo. Espaço, equipamento, segurança, performance, conforto.

            Se a tudo isto, consegues juntar um preço de aquisição e manutenção mais baixo, torna-se dificil gastar 12k só porque sim.

            Para 99% das pessoas que em PT fazem 10k km por ano, um vulgo carro de 60 a 115cv chega perfeitamente. Mas o que é uma máquina para ti? Um 2000 diesel de 190cv?

            Não é isso que vende como bem sabes. Prova disso é o sucesso dos premium com motores pequenos.
            Não acredito de forma alguma que um Leon com motor equivalente/igual custe mais 12k que um Ibiza...

            Comentário


              #36
              dantes eram mais 5000€... mas isso era dantes, hoje em dia não sei, só indo ver (se é que têm ambos motor equivalente). no 2.0 não acredito que haja em muitos casos, no 1.6 já é normal hoje em dia ambos terem motor igual.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post
                Não se trata tanto da motorização como pensas. Trata-se mesmo da evolução do segmento B, hoje oferecer tanto ou mais que um segmento C oferecia há 15 anos. Em tudo. Espaço, equipamento, segurança, performance, conforto.

                Se a tudo isto, consegues juntar um preço de aquisição e manutenção mais baixo, torna-se dificil gastar 12k só porque sim.

                Para 99% das pessoas que em PT fazem 10k km por ano, um vulgo carro de 60 a 115cv chega perfeitamente. Mas o que é uma máquina para ti? Um 2000 diesel de 190cv?

                Não é isso que vende como bem sabes. Prova disso é o sucesso dos premium com motores pequenos.
                Chegar chega mas a potência é um fator relevante num automóvel. Mas qual era a potência do Leon e do Ibiza?

                Comentário


                  #38
                  Eu por acaso já mantive e já subi de segmento ainda não desci mas não coloco de parte:
                  Toyota Yaris 1.0 2003 para VW Polo 1.6 2010
                  VW Polo 1.6 2010 para Audi A4 2.0 2008 (neste caso subi de gama mas fiquei com um carro mais velho)
                  Um dia que tenha de trocar provavelmente irei descer de segmento mas aumentar de potência mas até lá depois decido

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Para essa diferença de preço, certamente havia também grandes diferenças na motorização. Mas há pessoas para quem um 1.0 com 75 CV é uma "máquina"!
                    De facto é uma máquina...zinha

                    Há uns anos atrás um tipo lá do bairro comprou um Corsa B 1.2i 45cv, e até dizia " comprei este porque é alemão " ....
                    Alemão não, alemãozinho

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post
                      Não se trata tanto da motorização como pensas. Trata-se mesmo da evolução do segmento B, hoje oferecer tanto ou mais que um segmento C oferecia há 15 anos. Em tudo. Espaço, equipamento, segurança, performance, conforto.

                      Se a tudo isto, consegues juntar um preço de aquisição e manutenção mais baixo, torna-se dificil gastar 12k só porque sim.

                      Para 99% das pessoas que em PT fazem 10k km por ano, um vulgo carro de 60 a 115cv chega perfeitamente. Mas o que é uma máquina para ti? Um 2000 diesel de 190cv?

                      Não é isso que vende como bem sabes. Prova disso é o sucesso dos premium com motores pequenos.
                      Segmento B e C ainda se podem misturar.
                      Mas segmento D e E, os C actuais podem alcançar os D antigos em muita coisa mas não em tudo.

                      Que é tambem normal assim ser.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        No meu caso:
                        Xantia 1.9 TD 90cv VSX+ para C1 1.0i 68cv ( o objectivo era trocar por algo moderno e mais racional/económico em manutenção )
                        C5 mk1 2.0 HDI 110 SX para Dacia Sandero TCE 90 GPL ( a mesma coisa do caso acima , mas aqui tambem pelo factor GPL )

                        Os meus pais:
                        C5 mk2 2.0 HDI 136 Exclusive Auto cheio de equipamento para Dacia Sandero 0.9 TCE 90 igual ao meu. ( C5 II revelou-se pouco confortável para os meus pais, ao nível de bancos, e para a minha maria tambem, eu por acaso achei bom. E tambem a questão de ser mais caro de manter devido ao IUC, seguro, pneus, e ser apenas para viagens curtas, não fazia sentido mantê-lo )


                        Quando desço de segmento, fico agradado com maior economia, mais agilidade, mais barato de manter, pneus, etc. Quando subo de segmento, gosto do espaço extra, conforto, etc.

                        Cada vez mais gosto de conduzir, mas cada vez menos gosto de gastar dinheiro em carros e vou para o mais racional e que me leve menos vezes à oficina por avarias.
                        Ah, isto para dizer que não me faz qualquer confusão descer de segmento, mas eu costumo ver sempre o copo meio cheio hehe.

                        Agora não me perguntem se tenho saudades dos meus C5's e Xantias, tábem? Porque tenho e não são poucas

                        Só aquele curvar do Xantia...ai ai

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          Segmento B e C ainda se podem misturar.
                          Mas segmento D e E, os C actuais podem alcançar os D antigos em muita coisa mas não em tudo.

                          Que é tambem normal assim ser.
                          Eu acho os B e C totalmente distintos. Um salto gritante. C e d um salto nao tao alto mas bem perceptível. D para E a coisa ja se confunde para alguns mas eu distingo bem as qualidades

                          Agora dizer que:
                          fiesta e focus
                          Clio e megane
                          Polo e golf
                          Yaris e corola

                          Por ai fora sao aproximadados? Que confusao ai vai

                          Ainda nem estamos num estagio que se possam comparar com geração anterior do C da sua marca

                          Nao estamos a falar de gadgets e equipamentos presumo eu, mas sim de carro penso eu

                          Comentário


                            #43
                            Essas proximidades não são todas iguais.

                            O Polo por exemplo é um carro muito “composto”

                            Há uns tempos conduzi um gti e lembro-me precisamente de pensar que era um autêntico mini-golf.

                            5 portas, espaço, equipamento, qualidade, conforto, segurança, motor de 200 cv, cx auto, ....

                            A experiência de utilização é melhor que a de 90% dos carros do segmento acima é do que muitos de 2 segmentos acima.
                            Editado pela última vez por SalvadorP; 04 February 2021, 07:32.

                            Comentário


                              #44
                              Tópico muito interessante! Mas não consigo concordar com a questão da despromoção.

                              Ao longo da vida as pessoas vão necessitando de soluções diferentes que se adaptem às suas necessidades.

                              Dou o caso de um casal meu familiar já na reforma. Têm um e90 e é claramente desconfortável para eles, entrar sair, carro mais fundo e mais "desportivo". cada vez que entram num pequeno monovolume mais elevado é vê-los sorrir. É a posição ao sentar, a luz e visibilidade, descontração, etc.

                              No nosso país há um coeficiente de status associado aos carros que muitas vezes nem deixa as pessoas usufruir direito do que necessitam.

                              Por vezes menos é mais. É uma expressão que ao longo da vida vou aplicando cada vez mais.

                              Comentário


                                #45
                                Um caso ao contrário de uma pessoas muito próxima:

                                Passou de um Citroen C2 para um Classe C!!!

                                Diz que sente saudades dos consumos do C2 e de o poder estacionar em qualquer cantinho!!!

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                  S500 -> smart for two

                                  Ganhei?
                                  Essa ninguém bate.
                                  Mas já eu também, passei de um Smart ForTwo, para uma Bullit....
                                  Não sei se conta!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Tive uma namorada que qd tirou a carta ficou com o carro do pai, um senator cd 3.0 24v, claro que logo que pode trocou por um Daihatsu Cuore novo. O senator ficou comigo [emoji6]

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                                      Tive uma namorada que qd tirou a carta ficou com o carro do pai, um senator cd 3.0 24v, claro que logo que pode trocou por um Daihatsu Cuore novo. O senator ficou comigo [emoji6]
                                      Eh lá, bicho muito raro por cá!! Acho que só mesmo administradores da Opel tinham direito às unidades "nacionais".

                                      Um tio meu também teve uma evolução interessante, sempre de Peugeots: 505 -> 309 -> 207.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Eu comecei com um 1.0 e passados 30 anos estou outra vez com 1 carro de 1000cc.
                                        Por ordem cronológica:
                                        Austin Metro 1.0
                                        Fiat Uno 1.1
                                        Fiat Punto 1.2
                                        Honda Civic Aerodeck 1.5
                                        Ford Focus SW 1.0
                                        Foram todos adquiridos novos e no meu ponto de vista, o Ford é um "Senhor" carro que me dá muito prazer em conduzir.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          Não acredito de forma alguma que um Leon com motor equivalente/igual custe mais 12k que um Ibiza...
                                          O equivalente ao Leon I 1.9 TDI seria o 2.0 TDI 115cv do novo modelo. A preços de configurador, o MK4 custa perto de 34 000 euros.

                                          Mesmo o anterior modelo, com o 1.6, custaria perto disso. O Leon com o 1.0 TSI, encosta nos 30 000.

                                          O Ibiza com o 1.0 TSI de 115cv custa 22 000. Mesmo a versão diesel que agora já não se vende, custava perto de 25 000.

                                          Preços sem extras. Não são 12, mas são 10 de diferença. É muito dinheiro, especialmente para 99% dos condutores que fazem uso do carro meramente racional.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                            Tópico muito interessante! Mas não consigo concordar com a questão da despromoção.

                                            Ao longo da vida as pessoas vão necessitando de soluções diferentes que se adaptem às suas necessidades.

                                            Dou o caso de um casal meu familiar já na reforma. Têm um e90 e é claramente desconfortável para eles, entrar sair, carro mais fundo e mais "desportivo". cada vez que entram num pequeno monovolume mais elevado é vê-los sorrir. É a posição ao sentar, a luz e visibilidade, descontração, etc.

                                            No nosso país há um coeficiente de status associado aos carros que muitas vezes nem deixa as pessoas usufruir direito do que necessitam.

                                            Por vezes menos é mais. É uma expressão que ao longo da vida vou aplicando cada vez mais.
                                            E a própria evolução da industria leva-a para oferecer mobilidade, aquela coisa da diferenciação começa a rarear, vá é cara.

                                            Questões como o varrimento de real utilização do carro, são interessantes de se estudar (coisa realizada pelas próprias marca automóveis), e a própria questão irracional do objeto.

                                            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                            Um caso ao contrário de uma pessoas muito próxima:

                                            Passou de um Citroen C2 para um Classe C!!!

                                            Diz que sente saudades dos consumos do C2 e de o poder estacionar em qualquer cantinho!!!
                                            Compreendo,

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                              Chegar chega mas a potência é um fator relevante num automóvel. Mas qual era a potência do Leon e do Ibiza?
                                              É relevante para quem? Para a "meia duzia" de pessoas que gostam de carros?

                                              Nem os premium vendem pelo motor, quanto mais os outros. As pessoas querem os carros bem equipados, bonitinhos, que façam bons consumos, dêem pouca chatice e que sejam baratos de manter (selo e revisões). A potencia deve ser das ultimas prioridades.

                                              Se fizermos vista grossa aos carros adquiridos por empresas, o mercado particular é maioritariamente composto por segmentos B. Até noutros mercados com economias mais fortes isto se passa, quanto mais neste país pobre.

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                                                #53
                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                Eh lá, bicho muito raro por cá!! Acho que só mesmo administradores da Opel tinham direito às unidades "nacionais".

                                                Um tio meu também teve uma evolução interessante, sempre de Peugeots: 505 -> 309 -> 207.
                                                Exacto, o meu tinha sido do administrador da Fulcar.

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                                                  #54
                                                  Peugeot 407 SW para Citroen C3 Picasso

                                                  Mais espaco num carro mais pequeno.

                                                  Infelismente o conforto nao e tao bom mas tambem nao e mau.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                    Eh lá, bicho muito raro por cá!! Acho que só mesmo administradores da Opel tinham direito às unidades "nacionais".

                                                    Um tio meu também teve uma evolução interessante, sempre de Peugeots: 505 -> 309 -> 207.
                                                    Conheço pessoalmente quem tenha comprado um novo, mas era de facto modelo único, além do dele nunca mais vi nenhum na rua

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                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post
                                                      É relevante para quem? Para a "meia duzia" de pessoas que gostam de carros?

                                                      Nem os premium vendem pelo motor, quanto mais os outros. As pessoas querem os carros bem equipados, bonitinhos, que façam bons consumos, dêem pouca chatice e que sejam baratos de manter (selo e revisões). A potencia deve ser das ultimas prioridades.

                                                      Se fizermos vista grossa aos carros adquiridos por empresas, o mercado particular é maioritariamente composto por segmentos B. Até noutros mercados com economias mais fortes isto se passa, quanto mais neste país pobre.
                                                      Independentemente do valor que se dá, a potência é um aspeto que condiciona muito a experiência/utilização de um carro.

                                                      Mesmo quem faz pequenos percursos e anda devagar prefere um carro que responda e que faça tudo sem grande esforço.

                                                      Agora que a esmagadora maioria não esteja disposta a pagar mais para ter um carro mais potente, isso concordo e cá em Portugal os "saltos" de preço são absurdos.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Como já foi dito por vezes não é uma questão monetária, é mesmo as circunstâncias da vida vão mudando!

                                                        Por exemplo também já troquei várias vezes de carro, e já comprei dois 0kms, e recentemente quando tive o garoto, decidimos trocar um Ibiza FR por uma Ceed Sw. A tal história do ah, vem lá filhos tem que se arranjar um banheirão pra meter as tralhas todas!

                                                        O problema, é que como a Maria andava com o Smart, eu andava com o Ibiza/Ceed, entretanto veio a pandemia, e não havia necessidade de ter dois carros, vendi o Smart, e como trabalho perto de casa, íamos gerindo o único carro em casa, agora recentemente comprei mota, porque não dá para ter um só carro, o que fez passar o Ceed para as mão da mulher! Problemas!
                                                        Cada vez que ela tem que pegar no carro, o Tico e o Teco metem se a bulha, porque ela acha o carro grande demais, e é um problema sem fim naquela cabeça!
                                                        Conclusão, vou ter que vender o raio do carro, que é só meter gasolina, nem as manutenções pago, e ir comprar um segmento B, ou até C, mas que seja tipo coupé de 5 portas!
                                                        Do ponto de vista monetário/lógico, é irracional o que vou fazer, mas como quem manda são as mulheres, não tenho outro remédio!
                                                        O que me tem valido tem sido a pandemia, tenho adiado a coisa, ao máximo!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Se calhar devia ter colocado "despromoções" entre aspas...

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                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post
                                                            É relevante para quem? Para a "meia duzia" de pessoas que gostam de carros?

                                                            Nem os premium vendem pelo motor, quanto mais os outros. As pessoas querem os carros bem equipados, bonitinhos, que façam bons consumos, dêem pouca chatice e que sejam baratos de manter (selo e revisões). A potencia deve ser das ultimas prioridades.

                                                            Se fizermos vista grossa aos carros adquiridos por empresas, o mercado particular é maioritariamente composto por segmentos B. Até noutros mercados com economias mais fortes isto se passa, quanto mais neste país pobre.
                                                            O motor é um dos factores mais importante de um carro, tem influencia em tudo, desde as performances, ao conforto, à fiabilidade, passando pela segurança.

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                              Conheço pessoalmente quem tenha comprado um novo, mas era de facto modelo único, além do dele nunca mais vi nenhum na rua
                                                              Se não me falha a memória penso que tinham vindo oficialmente para cá 14 unidades todas versão CD 3.0 24v, e também tinha ouvido isso que o Lino falou de terem sido entregues umas poucas á administração e a alguns donos de concessionários Opel.
                                                              O meu era matrícula VX á esquerda, claro.

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