Originalmente Colocado por pedrolima678
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Originalmente Colocado por nto Ver PostPois... mas mesmo que haja ali uma diferença de 1000€/1500€... acaba por ser uma diferença "residual"...
Já que e com o LEAF "começas" logo a abater a diferença no consumo...
Mas claro que a existir diferença... a mesma só se irá diluir no tempo...
Isto claro e sempre, numa questão de poupança... porque enquanto carro/condução/etc... prefiro o Focus de longe.
Pq para carregar fica-me basicamente gratuito no dia a dia [emoji16]
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostÀ eletricidade da garagem? Como assim?
A eletricidade consumida é paga ao condomínio, dando a contagem do contador instalado.
PS: este contador de eletricidade custa cerca de 25€.
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Originalmente Colocado por futsal Ver PostAssim por alto optando pelo Leaf são logo cerca de 2k/ano....
Pq para carregar fica-me basicamente gratuito no dia a dia [emoji16]
Por isso... é que refiro que em condições similares... ou mesmo que LEAF fique algo mais caro, com aquisição do dito, é logo vantagem em termos de consumo.
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Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver PostConcerteza, que na garagem tem eletricidade, nesse caso basta fazer uma puxada para o seu local de estacionamento e instalar lá uma tomada, com um contador de eletricidade.
A eletricidade consumida é paga ao condomínio, dando a contagem do contador instalado.
PS: este contador de eletricidade custa cerca de 25€.Editado pela última vez por Jbranco; 03 May 2021, 10:19.
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Originalmente Colocado por futsal Ver PostRevisões, IUC....
SIm... quando refiro em "consumo"... são todos esses itens...
Basicamente... a "única" vantagem do FOCUS é ser carro novo... porque em tudo o resto irá perder... porque o valor de aquisição é "semelhante"
Só se estivesses a falar de um LEAF novo (30.000€ +-) vs o FOCUS novo (23.000€+-)... é que as coisas aí levariam tempo...
Mas como estás perante opções de preços muito próximos... por "voltas" e voltas... o Focus ou outra viatura qualquer nesses valores, perderá sempre para o LEAF.
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Originalmente Colocado por nto Ver PostSIm... quando refiro em "consumo"... são todos esses itens...
Basicamente... a "única" vantagem do FOCUS é ser carro novo... porque em tudo o resto irá perder... porque o valor de aquisição é "semelhante"
Só se estivesses a falar de um LEAF novo (30.000€ +-) vs o FOCUS novo (23.000€+-)... é que as coisas aí levariam tempo...
Mas como estás perante opções de preços muito próximos... por "voltas" e voltas... o Focus ou outra viatura qualquer nesses valores, perderá sempre para o LEAF.
O LEAF novo fica mais barato que isso.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostE o quadro aguenta? Não faço ideia de qual seja o consumo por carro, mas é capaz de ainda ser significativo, especialmente se multiplicado pelos vários lugares que a garagem eventualmente tenha.
Eu em casa tenho uma potência contratada de 4,60kVA, como carrego à noite, por norma, só tenho o carro e uma máquina a trabalhar, nunca foi abaixo a luz.
Quando utilizava a eletricidade do condomínio, também nunca foi abaixo a luz, não sei qual a potência contratada pelo condomínio, mas temos 2 elevadores...
Claro, que se na garagem todos tiverem carros elétricos a carregar, o quadro não aguenta, neste caso, a EDP já tem várias soluções, com custos, claro.
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Originalmente Colocado por futsal Ver PostMas com o financiamento deles, no final não fica mais caro?
Fizeste as contas todas!?
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Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver PostA potência que um carro elétrico exige para carregar é cerca de 2,2kVA.
Eu em casa tenho uma potência contratada de 4,60kVA, como carrego à noite, por norma, só tenho o carro e uma máquina a trabalhar, nunca foi abaixo a luz.
Quando utilizava a eletricidade do condomínio, também nunca foi abaixo a luz, não sei qual a potência contratada pelo condomínio, mas temos 2 elevadores...
Claro, que se na garagem todos tiverem carros elétricos a carregar, o quadro não aguenta, neste caso, a EDP já tem várias soluções, com custos, claro.Editado pela última vez por Jbranco; 03 May 2021, 10:58.
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Ok, obrigado.
Tenho de me informar porque no prédio onde tenho o apartamento de lisboa começamos a ter esse problema, condóminos que já manifestaram interesse em carregar carros elétricos. E naturalmente é uma situação que tende para se agravar.Editado pela última vez por Jbranco; 03 May 2021, 11:04.
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Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver PostTinha, no meu caso era o da imagem, pois era uma situação provisória, mas existem uns que se colocam no próprio cabo da tomada.
O pessoal do teu condomínio era porreiro, se fosse eu não aceitava uma solução dessas, podias tirar esse contador da tomada e carregar directamente e assim não pagar o consumo que fazias.
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Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver PostA Noruega não é exemplo aplicável para ninguém (era bom se fosse...).
O poder de compra é incomparável com o nosso e até da Europa no geral.
Temos que pensar também se temos infraestruturas de produção de energia eléctrica para de repente termos milhões de carros eléctricos a circular, temos de dar tempo para esses infraestruturas serem pensadas e construídas, fora o impacto que têm na paisagem e no meio ambiente. Ou então se teremos de importar essa energia que logicamente terá um preço.
No meio disto tudo temos ainda o estado colado como uma lapa a umas dezenas ou centenas de euros que saca todos os meses aos orçamentos familiares, e que certamente não vai querer ser privado disso...
Tudo tem o seu tempo necessário para ser implementado, e um modelo como a Noruega que tem um poder económico esmagador e um território imenso para 5 ou 6 milhões de habitantes, é muito pouco comparável com o nosso.
O estado no futuro vai colocar IUC nos VE, a questão e saber quando que valor e se vai incidir por VE vendidos antes da introdução dos IUC nos VE.
Em relação ao OP, acho que tem todas as condições para ir para um VE, seria a minha escolha.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostCostumo fazer essas coisas na loja do cidadão, no registo automóvel fica logo a mudança de registo, acho que já estão abertas a funcionar em pleno.
E tb tratam da "garantia" da transferencia dos €!?Editado pela última vez por futsal; 03 May 2021, 12:09.
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Originalmente Colocado por msantos Ver PostIsso não é um contador que se liga diretamente à tomada?
O pessoal do teu condomínio era porreiro, se fosse eu não aceitava uma solução dessas, podias tirar esse contador da tomada e carregar directamente e assim não pagar o consumo que fazias.
Mas caso não fosse, também não se importavam, é realmente gente porreira, nunca existem problemas de vizinhança e as reuniões de condomínio demoram 30 minutos!
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Originalmente Colocado por nto Ver PostSIm... quando refiro em "consumo"... são todos esses itens...
Basicamente... a "única" vantagem do FOCUS é ser carro novo... porque em tudo o resto irá perder... porque o valor de aquisição é "semelhante"
Só se estivesses a falar de um LEAF novo (30.000€ +-) vs o FOCUS novo (23.000€+-)... é que as coisas aí levariam tempo...
Mas como estás perante opções de preços muito próximos... por "voltas" e voltas... o Focus ou outra viatura qualquer nesses valores, perderá sempre para o LEAF.
Vou ver um Leaf N coneccta de 2019 por 22700€, em que dão 12k pelo meu....
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Originalmente Colocado por futsal Ver PostLeaf fica por 27k novo e com o incentivo do estado dos 3k, fora isso são 30k
Vou ver um Leaf N coneccta de 2019 por 22700€, em que dão 12k pelo meu....
E o incentivo do Estado é aplicável a todos e ao longo de todo o ano civil?
Bem, afinal e não havendo incentivo, não me enganei no preço...
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Originalmente Colocado por futsal Ver PostPessoal já tenho o 2008 "vendido" para quinta-feira....
Recomendam fazer num solicitador ou conservatório, para ficar logo tudo direitinho?
Lá tb tratam da transferência? Até pq ainda é uma quantia jeitosa.....
Podes perfeitamente fazer num Solicitador ou mesmo num Advogado.
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