Carregar na "rua" vai ficar muito mais caro, quase 6€/100km....
Não podes ir por aí, nos elétricos cada caso é um caso tens que ter uma aplicação para chegar a esses valores, desde PCN, PCR e PCUR tens preços para todas as carteiras.
Aconselho-te a instalar a aplicação miio no teu telemovel e vais vendo os valores, por norma andam entre os 0,20€ e os 0,30€, sendo PCNs ou PCRs, os ultra rapidos é para esquecer, esses só servem para os anti-EVs colocarem a bitola do custo dos EVs.
Nos carros elétricos, os kms não são tão importantes como num carro a combustão, é mais importante a idade do carro, quanto mais recente, melhor.
Podem não contar os km directamente, mas os ciclos têm influencia na degradação das baterias, em exemplo, tens dois carros com 100.000km um com bateria de 30 kwh, outro com 60kwh, o primeiro precisa do "dobro" dos ciclos para fazer os mesmo km, para o segundo os 100.000 km por não dar muita degradação das baterias mas no primeiro já poderá se notar.
Isto não entrando em "pormenores" de quimica das baterias, gestão térmica das baterias, carregamentos lentos vs carregamentos rápidos, etc.
Podem não contar os km directamente, mas os ciclos têm influencia na degradação das baterias, em exemplo, tens dois carros com 100.000km um com bateria de 30 kwh, outro com 60kwh, o primeiro precisa do "dobro" dos ciclos para fazer os mesmo km, para o segundo os 100.000 km por não dar muita degradação das baterias mas no primeiro já poderá se notar.
Isto não entrando em "pormenores" de quimica das baterias, gestão térmica das baterias, carregamentos lentos vs carregamentos rápidos, etc.
Aqui estamos a falar de dois carros com a mesma capacidade de bateria e nesse caso o mais recente é melhor compra, mesmo que tenha mais kms, não sendo uma diferença exagerada.
Quanto aos carregamentos rápidos, é de evitar, mas uma vez por outra, não tem problema.
Quem compra usado, não tem maneira de saber se o carro fez muitos ou poucos carregamentos rápidos, tem é possibilidade, na grande maioria dos casos, de verificar a degradação da bateria.
Aqui estamos a falar de dois carros com a mesma capacidade de bateria e nesse caso o mais recente é melhor compra, mesmo que tenha mais kms, não sendo uma diferença exagerada.
Quanto aos carregamentos rápidos, é de evitar, mas uma vez por outra, não tem problema.
Quem compra usado, não tem maneira de saber se o carro fez muitos ou poucos carregamentos rápidos, tem é possibilidade, na grande maioria dos casos, de verificar a degradação da bateria.
Os que coloquei o mais recente é de Julho com basicamente 10k, mas fica mais caro uns 2740€ em relação ao outro que tem 22k
Hoje ando no centro do Porto e já perdi a conta aos Leaf que passaram por mim....
Editado pela última vez por futsal; 05 May 2021, 11:28.
Podem não contar os km directamente, mas os ciclos têm influencia na degradação das baterias, em exemplo, tens dois carros com 100.000km um com bateria de 30 kwh, outro com 60kwh, o primeiro precisa do "dobro" dos ciclos para fazer os mesmo km, para o segundo os 100.000 km por não dar muita degradação das baterias mas no primeiro já poderá se notar.
Isto não entrando em "pormenores" de quimica das baterias, gestão térmica das baterias, carregamentos lentos vs carregamentos rápidos, etc.
Pois, mas para quem compra usado não sabe a forma que foi utilizado, pois embora tenha o dobro da capacidade pode ter mais degradação, basta que o de 60 tenha feito sempre ciclos completos e o outro não, nestas coisas nem tudo é tão linear assim, depois do tempo acho que o que mais degrada é precisamente o "tamanho" dos ciclos.
Aqui estamos a falar de dois carros com a mesma capacidade de bateria e nesse caso o mais recente é melhor compra, mesmo que tenha mais kms, não sendo uma diferença exagerada.
Quanto aos carregamentos rápidos, é de evitar, mas uma vez por outra, não tem problema.
Quem compra usado, não tem maneira de saber se o carro fez muitos ou poucos carregamentos rápidos, tem é possibilidade, na grande maioria dos casos, de verificar a degradação da bateria.
Carros com a mesmo tamanho de bateria sim os km não fazem muita diferença, mas se for menos de um ano de diferença, tambem não será assim tão significativo.
O Leaf dá para ver a quantidade de carregamentos rápidos e lentos, através do Leaf spy, os outros não sei.
Comprei o que já era melhor negócio e adoramos conduzir.
O carro está mesmo como novo, tb lá estava o vermelho e não achamos piada [emoji1745]
Eu já ia com uma noção de tudo( muito YouTube) só não sabia ainda que dava para fechar o carro com um botão nos puxadores das portas e mala [emoji2957]
Vou buscar para a semana, pq vai fazer revisão, etc....
Garantia 24 meses a contar da data da compra, as restantes garantias vcs já sabem.
Comprei o que já era melhor negócio e adoramos conduzir.
O carro está mesmo como novo, tb lá estava o vermelho e não achamos piada [emoji1745]
Eu já ia com uma noção de tudo( muito YouTube) só não sabia ainda que dava para fechar o carro com um botão nos puxadores das portas e mala [emoji2957]
Vou buscar para a semana, pq vai fazer revisão, etc....
Garantia 24 meses a contar da data da compra, as restantes garantias vcs já sabem.
Parabéns pela aquisição.
Quanto à garantia, é o que se tinha referido e tanto melhor, se tens os 24 meses.
Pergunta honesta, que revisão se faz num elétrico "semi-novo" ?
Na maioria dos elétricos a revisão é anual, independentemente dos kms percorridos.
Na revisão é mudado o filtro de habitáculo, o óleo de travões e verificação do sistema elétrico.
No Leaf/Renault tem um valor aproximado de 70€.
PS: Essa de entregar o carro com a revisão feita, também não percebi, num elétrico fazemos a revisão no mês indicado pelo carro... Será que anteciparam ou por coincidência calhou este mês!?...
Editado pela última vez por pedrolima678; 06 May 2021, 08:44.
Na maioria dos elétricos a revisão é anual, independentemente dos kms percorridos.
Na revisão é mudado o filtro de habitáculo, o óleo de travões e verificação do sistema elétrico.
No Leaf/Renault tem um valor aproximado de 70€.
PS: Essa de entregar o carro com a revisão feita, também não percebi, num elétrico fazemos a revisão no mês indicado pelo carro... Será que anteciparam ou por coincidência calhou este mês!?...
Sinceramente eu falei em revisão, mas o principal problema era uma marca na jante traseira e que vão arranjar [emoji16]
Comprei o que já era melhor negócio e adoramos conduzir.
O carro está mesmo como novo, tb lá estava o vermelho e não achamos piada [emoji1745]
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