tb axo q é preciso estar ao nivel de um piloto para se conseguir ter o sangue frio e a capacidade de reacção para reduzir e n sei mais o ke. Numa situação extrema q é o q se fala aqui arrisco q 99.9% das pessoas esmaga o travao do acelerador, talvez carrega na embraiagem e agarra o volante com toda a força. teorias é mto bom ate se ir a mais de 120 e ter menos de um segundo para reagir.
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Travagens de emergencia - como se comportam?
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Para mim, nada de ABS, quem manda nos travões sou eu!
Não quero centrais hidráulicas a estragar o meu serviço, não deixam desequilibrar o carro, que é isso?
Não se faz.
Controlo de tracção idem. Os semi-eixos são meus, estão pagos, não têm nada que andar lá a prender.
Já não há respeito!!!
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Bom acho que é necessário fazer a distinção entre as travagens de emergência e aquelas que são mesmo de emergência. Já aqui alguém falou em semi-emergência. ;)
É que eu não estou a ver ninguém numa situação é que é frequente aquando do embate as pessoas pura e simplesmente ficarem com os braços partidos, de tanta força exercerem no volante, não os estou a ver a aliviar o travão para não bloquear as rodas, ou a ligarem os 4 piscas. Nestas situações verdadeiramente de emergência, acho que as pessoas limitam-se a carregar no travão, como se "não houvesse amanhã" (termo por alguém utilizado).
E há que fazer a distinção daquelas travagens que podem ser realizadas quase nos limites, mas que nos dão tempo e margem para a nossa actuação. E destas é que deverá a pena falar, pois as outras são mais uma questão de sorte e qualidade dos elementos de travagem do carro.
Nestas situações o primeiro impacto é realmente um esticão no travão. Um impacto firme, propenso ao bloqueio das rodas / actuação do ABS. Depois então pode-se gerir a pressão no travão. A travagem deve ser realizada de uma forma progressiva. Ou seja, de uma forma cada vez mais potente. Deve-se evitar a actuação do ABS / bloqueio das rodas num carro sem este dispositivo. À medida que as forças exercidas sobre o eixo dianteiro são mais significativas, a pressão no travão deve ser maior. Até ao limite de aderência do pneu.
Se simultaneamente se conseguir realizar a utilização da caixa, tanto melhor. No entanto, torna ainda mais técnico a "arte" de bem travar, pois em cada redução a propensão para o bloqueamento das rodas, torna-se mais significativo.
A ter ainda em consideração são as condições para a realização da travagem. O piso e as condições atmosféricas. A degradação destes factores torna a travagem muito mais complicada.
Comentário
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citação:Originalmente colocada por telmauto
citação:Originalmente colocada por RedHeart
Embora já tenho feito 2 ou 3 travagens de (semi)emergência, só considero que travei realmente de emergência uma vez (ao pé dessas, todas as outras travagens que fiz ao longo da minha vida foram simples brincadeiras).
A7, sentido Arco de Baúlhe -> Fafe, descida enorme de Fafe, noite, +/- 150km/h, médios (porque vinham carros de frente), vulto repentino no meio da estrada (que mais tarde vim a identificar como uma raposa), guinada para a direita, contra guinada para a esquerda, carro virado aos rails centrais, CALCAR O TRAVÃO COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ, tentar com o volante compensar a driftagem com o volante (carro sem ABS), carro lentamente a fazer pião (apesar de terem sido uns instantes, pareceram uma eternidade), pneus da frente quadrados (um deles rebentou) e os de trás todos alargados/queimados.
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Raistaparta
Depois de ler este tópico fiquei a perceber um bocadinho melhor a razão de haver tantos toques na estrada. Bombar o travão em carros com ABS? Meter o pé na embraiagem enquanto se trava? Não admira que ande tudo a bater.[8]
Comentário
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Saudo o sangue frio com que muitos reagiram a situações de emergência.
Já tive duas situações de emergência em que só tive tempo de travar e:
- na primeira, as rodas bloquearam, mas como tinha espaço ao lado, afrouxei a força no travão e contornei o outro condutor.
- na 2ª as rodas também bloquearam, mas como não tinha espaço ao lado, rezei. Graças a Deus tudo correu bem.
Devo dizer que instintivamente também carreguei com toda a força no pedal da embraiagem. Tou farto de saber que não se deve fazer isso, mas o instinto falou mais alto que a racionalidade.
Nos dois casos, os carros não tinham abs.
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citação:Originalmente colocada por dysplay21
tb axo q é preciso estar ao nivel de um piloto para se conseguir ter o sangue frio e a capacidade de reacção para reduzir e n sei mais o ke. Numa situação extrema q é o q se fala aqui arrisco q 99.9% das pessoas esmaga o travao do acelerador, talvez carrega na embraiagem e agarra o volante com toda a força. teorias é mto bom ate se ir a mais de 120 e ter menos de um segundo para reagir.
essas qdo acontecem parecem mesmo Camera Lenta...... dá tempo para tudo :D
"Estou certo ou estou errado?"
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citação:Originalmente colocada por jcpr
Saudo o sangue frio com que muitos reagiram a situações de emergência.
Já tive duas situações de emergência em que só tive tempo de travar e:
- na primeira, as rodas bloquearam, mas como tinha espaço ao lado, afrouxei a força no travão e contornei o outro condutor.
- na 2ª as rodas também bloquearam, mas como não tinha espaço ao lado, rezei. Graças a Deus tudo correu bem.
Devo dizer que instintivamente também carreguei com toda a força no pedal da embraiagem. Tou farto de saber que não se deve fazer isso, mas o instinto falou mais alto que a racionalidade.
Nos dois casos, os carros não tinham abs.
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citação:Originalmente colocada por Tó Zé
citação:Originalmente colocada por Raistaparta
Depois de ler este tópico fiquei a perceber um bocadinho melhor a razão de haver tantos toques na estrada. Bombar o travão em carros com ABS? Meter o pé na embraiagem enquanto se trava? Não admira que ande tudo a bater.[8]
A noção que tenho é que quando carregas na embraiagem a rotação do motor é transmitida ás rodas aumentando a distância de travagem. O ABS apenas actua como anti-bloqueante das mesmas, logo não vejo a utilidade da embraiagem numa travagem de emergência onde o ABS actua, antes pelo contrário.
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citação:Originalmente colocada por terminator
citação:Originalmente colocada por jcpr
Saudo o sangue frio com que muitos reagiram a situações de emergência.
Já tive duas situações de emergência em que só tive tempo de travar e:
- na primeira, as rodas bloquearam, mas como tinha espaço ao lado, afrouxei a força no travão e contornei o outro condutor.
- na 2ª as rodas também bloquearam, mas como não tinha espaço ao lado, rezei. Graças a Deus tudo correu bem.
Devo dizer que instintivamente também carreguei com toda a força no pedal da embraiagem. Tou farto de saber que não se deve fazer isso, mas o instinto falou mais alto que a racionalidade.
Nos dois casos, os carros não tinham abs.
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citação:Originalmente colocada por jcpr
citação:Originalmente colocada por terminator
citação:Originalmente colocada por jcpr
Saudo o sangue frio com que muitos reagiram a situações de emergência.
Já tive duas situações de emergência em que só tive tempo de travar e:
- na primeira, as rodas bloquearam, mas como tinha espaço ao lado, afrouxei a força no travão e contornei o outro condutor.
- na 2ª as rodas também bloquearam, mas como não tinha espaço ao lado, rezei. Graças a Deus tudo correu bem.
Devo dizer que instintivamente também carreguei com toda a força no pedal da embraiagem. Tou farto de saber que não se deve fazer isso, mas o instinto falou mais alto que a racionalidade.
Nos dois casos, os carros não tinham abs.
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citação:Originalmente colocada por Raistaparta
citação:Originalmente colocada por Tó Zé
citação:Originalmente colocada por Raistaparta
Depois de ler este tópico fiquei a perceber um bocadinho melhor a razão de haver tantos toques na estrada. Bombar o travão em carros com ABS? Meter o pé na embraiagem enquanto se trava? Não admira que ande tudo a bater.[8]
A noção que tenho é que quando carregas na embraiagem a rotação do motor é transmitida ás rodas aumentando a distância de travagem. O ABS apenas actua como anti-bloqueante das mesmas, logo não vejo a utilidade da embraiagem numa travagem de emergência onde o ABS actua, antes pelo contrário.
O que quer dizer que não é significativo carregar na embraiagem durante a travagem. Perde-se mais na ausência do efeito de travão-motor do que no suposto aumento da distância de travagem.
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citação:Originalmente colocada por terminator
citação:Originalmente colocada por jcpr
citação:Originalmente colocada por terminator
citação:Originalmente colocada por jcpr
Saudo o sangue frio com que muitos reagiram a situações de emergência.
Já tive duas situações de emergência em que só tive tempo de travar e:
- na primeira, as rodas bloquearam, mas como tinha espaço ao lado, afrouxei a força no travão e contornei o outro condutor.
- na 2ª as rodas também bloquearam, mas como não tinha espaço ao lado, rezei. Graças a Deus tudo correu bem.
Devo dizer que instintivamente também carreguei com toda a força no pedal da embraiagem. Tou farto de saber que não se deve fazer isso, mas o instinto falou mais alto que a racionalidade.
Nos dois casos, os carros não tinham abs.
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citação:Originalmente colocada por Raistaparta
citação:Originalmente colocada por Tó Zé
citação:Originalmente colocada por Raistaparta
Depois de ler este tópico fiquei a perceber um bocadinho melhor a razão de haver tantos toques na estrada. Bombar o travão em carros com ABS? Meter o pé na embraiagem enquanto se trava? Não admira que ande tudo a bater.[8]
A noção que tenho é que quando carregas na embraiagem a rotação do motor é transmitida ás rodas aumentando a distância de travagem. O ABS apenas actua como anti-bloqueante das mesmas, logo não vejo a utilidade da embraiagem numa travagem de emergência onde o ABS actua, antes pelo contrário.
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citação:Originalmente colocada por monicamelo
citação:Originalmente colocada por Raistaparta
citação:Originalmente colocada por Tó Zé
citação:Originalmente colocada por Raistaparta
Depois de ler este tópico fiquei a perceber um bocadinho melhor a razão de haver tantos toques na estrada. Bombar o travão em carros com ABS? Meter o pé na embraiagem enquanto se trava? Não admira que ande tudo a bater.[8]
A noção que tenho é que quando carregas na embraiagem a rotação do motor é transmitida ás rodas aumentando a distância de travagem. O ABS apenas actua como anti-bloqueante das mesmas, logo não vejo a utilidade da embraiagem numa travagem de emergência onde o ABS actua, antes pelo contrário.
O que quer dizer que não é significativo carregar na embraiagem durante a travagem. Perde-se mais na ausência do efeito de travão-motor do que no suposto aumento da distância de travagem.
E onde é que o ABS entra nesta história? O ABS apenas desbloqueia as rodas, não actua sobre os travões nem sobre a embraiagem, apenas actua sobre as rodas permitindo que elas rodem e teóricamente até aumentando ligeiramente a distância de travagem.
Corrige-me se estiver errado, isto não se ensina nas escolas de condução e é assim que se vai aprendendo.
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Das vezes em que tive de fazer travagens de emergência, limitei-me a carregar na embraiagem e no travão a fundo.
A travagem de emergência é caracterizada pela activação do ABS e especialmente do sistema de assistência à travagem de emergência, que, entre outras coisas, liga automaticamente os 4 piscas (e multiplica a força aplicada sobre o pedal de travão). Sistema interessante e util, diga-se de passagem.
Cumprimentos
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citação:Originalmente colocada por Raistaparta
citação:Originalmente colocada por monicamelo
citação:Originalmente colocada por Raistaparta
citação:Originalmente colocada por Tó Zé
citação:Originalmente colocada por Raistaparta
Depois de ler este tópico fiquei a perceber um bocadinho melhor a razão de haver tantos toques na estrada. Bombar o travão em carros com ABS? Meter o pé na embraiagem enquanto se trava? Não admira que ande tudo a bater.[8]
A noção que tenho é que quando carregas na embraiagem a rotação do motor é transmitida ás rodas aumentando a distância de travagem. O ABS apenas actua como anti-bloqueante das mesmas, logo não vejo a utilidade da embraiagem numa travagem de emergência onde o ABS actua, antes pelo contrário.
O que quer dizer que não é significativo carregar na embraiagem durante a travagem. Perde-se mais na ausência do efeito de travão-motor do que no suposto aumento da distância de travagem.
E onde é que o ABS entra nesta história? O ABS apenas desbloqueia as rodas, não actua sobre os travões nem sobre a embraiagem, apenas actua sobre as rodas permitindo que elas rodem e teóricamente até aumentando ligeiramente a distância de travagem.
Corrige-me se estiver errado, isto não se ensina nas escolas de condução e é assim que se vai aprendendo.
O melhor que consegues ao travar a fundo sem carregar na embraiagem (com e sem ABS) é mandar o motor abaixo ao bloquear as rodas, o que pode ser contraproducente em muitas situações.
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citação:Originalmente colocada por jcpr
citação:Originalmente colocada por terminator
citação:Originalmente colocada por jcpr
citação:Originalmente colocada por terminator
citação:Originalmente colocada por jcpr
Saudo o sangue frio com que muitos reagiram a situações de emergência.
Já tive duas situações de emergência em que só tive tempo de travar e:
- na primeira, as rodas bloquearam, mas como tinha espaço ao lado, afrouxei a força no travão e contornei o outro condutor.
- na 2ª as rodas também bloquearam, mas como não tinha espaço ao lado, rezei. Graças a Deus tudo correu bem.
Devo dizer que instintivamente também carreguei com toda a força no pedal da embraiagem. Tou farto de saber que não se deve fazer isso, mas o instinto falou mais alto que a racionalidade.
Nos dois casos, os carros não tinham abs.
só se um gajo der muito estrilho é que os seguranças devem fazer algo, mas tambem a malta de dia é sempre a esgalhar lá dentro principalmente a malta dos CTT expresso.
mas tambem dá para fazer na estrada que dá acesso ao marl mas ai a converça já é outra por causa da bófia, mas dá.
e ainda há outro sitio perto daquele mas esse é um acesso a uns amarzens que fica á esquerda para quem acaba de descer a serra vindo da A1 é somente uma retazinha com uns 400m mas ai já é lixado por causa das habitações, o mais recomedado é sm duvida o MARL.
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citação:Originalmente colocada por telmauto
Para mim, nada de ABS, quem manda nos travões sou eu!
Não quero centrais hidráulicas a estragar o meu serviço, não deixam desequilibrar o carro, que é isso?
Não se faz.
Controlo de tracção idem. Os semi-eixos são meus, estão pagos, não têm nada que andar lá a prender.
Já não há respeito!!!
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citação:Originalmente colocada por ciber007
Na moto já tive em algumas situações de aperto, tal como no carro. Como a moto tem um poder de travagem maior que um carro trava muito mais depressa e portanto para acompanhar com a caixa torna-se muito complicado. Eu nessas situções acabo por carregar na embraiagem porque sinto a caixa "atrofiar" toda e não consigo reduzir proporcionalmente à velocidade que estou a perder. Isto é, carregar na embraiagem, reduzir, largar embraiagem, voltar a carregar na embraiagem, reduzir, largar embraiagem em poucos segundos é praticamente impossível (a não ser que se metam directas mas não sei se será muito boa ideia).
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Há 2 dias tive que fazer uma travagem de emergência:
ia na A5 com trânsito, ora parado, ora a andar, distraí-me com qualquer coisa dentro do carro... e quando olhei para a frente o carro estava parado, logo ali e eu is, talvez a uns 80...
Travão a fundíssimo de sapatada (instinto) e na cabeça "vou bater, vou bater, já não vai ser muito mas vou bater" o carro parou tão perto do da frente que "quase tive dúvidas se tinha batido".
Reflexões:
- Não me lembro o que fiz com a embraiagem.
- Foi em seco, com uns pneus 225/45-17 em muito bom estado e o ABS foi sempre a funcionar
- O carro foi sempre direitinho a travar
- O ABS foi uma excelente invenção, pois além de permitir encurtar a travagem em fracas condições de aderência (não era o caso), permite manter a direcionalidade
- Acredito que a maior parte dos acidentes são causados por distrações, que é com quem diz falhas humanas.
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Travei a fundo,juntamente com o pedal de embraiagem.As rodas bloquearam à passagem por um traço continuo ( funcionou tipo gelo ) e tive de largar o pedal do travao e voltar a pressioná-lo para não me enfiar no carro da frente...
O carro não tem ABS.Deveria ter efectuado a travagem de outra maneira,mas o tempo não deu para mais...
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citação:Originalmente colocada por SilverArrow
Outra:
Travei com força, não actuou o ABS, o reduzir só 1 ou 2 mudança. Mas a mão vai logo aos 4 Piscas.
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citação:KarmaCop213
AH Membro Platinium
11600 Posts
Colocado - 05/10/2006 : 12:17:38
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Pé na embraiagem e no travão a fundo, ver se há algum sítio para onde me possa desviar em segurança e esperar não bater.
Mas já vi aí pessoal que trava, reduz, liga luzes e o diabo a 7. Sim senhor, temos aqui gente com bons reflexos.
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Editado por - KarmaCop213 em 05/10/2006 12:18:07
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Tive duas situações
VCI 6:50 da manhã Porto->Gaia
(Naquela curva perigosa debaixo da avenida da boavista)
3 faixas, vou na da esquerda a 90-100km/h
A meio da curva um fiat uno escostado ao muro de betão a ocupar 75% da faixa da esquerda virado para mim!!!!
Pé no travão a fundo, pé na embraiagem a fundo consigo parar activando o ABS (foi o que me valeu porque a estrada estava molhada!)
Fiquei com o carro! 5 estrelas mesmo.
Logo a seguir saí dali "a fundo" pela faixa do meio pois o tir que tinha ultrapassado já tinha passado para a da direita quando se apercebeu.
Ainda vi o uno a começar a fazer inversão de marcha e voltando a andar no sentido certo!
Eu pagava para poder ter a filmagem disto das camaras que estão na VCI.
2 situação
N109 00:30 Aveiro -> Figueira Foz
Antes de chegar ao primeiro semaforo depois do fim da AE 17
Apanho um cão, pareceu-me "enorme" travei a fundo mas vi que ia bater e mesmo em cima desviei-me (como o teste do alce), senti o ESP a actuar e vi a luz a acender(piscar).
Acabou tudo em bem, excepto uma nodoa negra numa coxa da minha esposa que foi contra a porta do lado dela.
(ela ia no banco de trás sem cinto, com o meu filho na cadeirinha)
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