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    #31
    citação:Originalmente colocada por xicos perto

    citação:Originalmente colocada por C3_soul

    citação:Originalmente colocada por AF147

    Darth Vader e Xicos Perto, acho podem então começar por definir em quê que o motor faz mais esforço. mas não podem olhar a factores extermos, pois esses são variaveis e podem funcionar para os dois lados, a favor ou contra.
    imaginem um ambiente controlado, sem atritos, nem coisas desse género.
    um motor realiza mais esforço a funcionar em 1ª a 4000rpm ou em 5ª às 4000rpm? porquê?
    Tambem posso meter a colher?

    Eu tinha a msm opinião que o xicos_esperto, mas quando o darth disse aquilo de ir de lisboa ao porto em 1ª pus me a pensar...

    O motor quando vai em 5ª a 4000 Rpms vai a fazer força nas rodas para elas andarem para a frente, no entanto se fores em 1ª o motor vai mais a travar as rodas do que a faze-las andar.

    Se fores em 5ª e tirares o pe do acelarador, o carro apenas vai perdendo velocidade gradualmente, mas se fores em 1ª ele manda um "soluço" e perde velocidade mt mais rapidamente;)

    Se calhar tou aqui a dizer uma bacorada, mas pra mim o motor desgasta-se menos em 5ª pelas razões que disse acima;)

    Boas C3_soul, o meu nick é xicos perto, de xicos que estão perto e não de chico esperto, acho que isso não sou:D
    Mas na boa, tou só na risada:D

    Depois estamos a falar do esforço e não do desgaste do motor.

    Podes fazer uma experiencia caseira, mais uma? porra:D

    1º pões o carro em 1ª velocidade ás 4 mil rpms em recta com o carro estabilizado e verifica o seu consumo instantaneo.

    2º Depois faz exactamente o mesmo só que em 5ª velocidade.

    3º tiras as tuas conclusões;)

    Nota: como sabem o consumo instantaneo é revelador do esforço que o motor está a fazer no momento.
    Desculpa, não vi bem o teu nick[8)][8)]

    Infelismente não posso fazer essa experiencia por que o meu carro não tem CB

    Mas não concordo quando dizes que "como sabem o consumo instantaneo é revelador do esforço que o motor está a fazer no momento."

    Então se fores numa descida em 1ª vais a travar o carro com motor, logo isto representa desgaste para o mesmo, e no entanto o consumo instantâneo é 0;)

    Comentário


      #32
      citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

      citação:Originalmente colocada por Darth Vader
      Como eu disse no post anterior, depende do que se entende por "esforco"... Portanto nao ha ca razoes ou meias razoes.
      nãos e trata de importante ou não mas o user xico_perto é que disse logo no inicio que tinha razão e acabava ali a discussão!
      o xicos_perto assumiu a primeira definicao de "esforco" de que eu falei. Tu assumiste a segunda, portanto estao os dois certos... ou os dois errados, dependendo da perspectiva.:D

      ;)
      assim ficamos todos contentes!:D

      Comentário


        #33
        é claro q o esforço e desgaste é o mesmo! mas para comparar tem q ser em horas de trabalho, n´em km

        Comentário


          #34
          citação:Originalmente colocada por Darth Vader

          citação:Originalmente colocada por DêCêIi

          4.000 rpm são 4.000 rpm! E para o motor, rodar a 4.000 rpm em 1ª ou 2ª é a mesmíssima coisa...

          Simplesmente a caixa é que desmultiplica a potência do motor em andamento.
          e?então se fizeres uma viagem ou mesmo centro da cidade sempre em 1º as 4000,é igual a ires em 4 ou 5º?
          depois diz-me quanto tempo dura o motor e os componentes!
          O motor dura o mesmo... Já a embraiagem não garanto... Assim como a caixa...

          Comentário


            #35
            citação:Originalmente colocada por C3_soul

            citação:Originalmente colocada por DêCêIi

            4.000 rpm são 4.000 rpm! E para o motor, rodar a 4.000 rpm em 1ª ou 2ª é a mesmíssima coisa...

            Simplesmente a caixa é que desmultiplica a potência do motor em andamento.
            Então por essa lógica o motor rodar a 4000 rpms sem estar engatado tambem está a esforçar os mesmo que está em 1ª ou em 2ª?

            sim, 4000rpm são 4000rpm, o esforço produzido é o mesmo, seja em que caso for.
            estão a falar nos consumos instantâneos, e que isso revela o esforço. mas a gasolina aqui funciona como energia, se faltar energia é que o esforço irá aumentar.

            Comentário


              #36
              citação:Originalmente colocada por C3_soul


              Desculpa, não vi bem o teu nick[8)][8)]

              Infelismente não posso fazer essa experiencia por que o meu carro não tem CB

              Mas não concordo quando dizes que "como sabem o consumo instantaneo é revelador do esforço que o motor está a fazer no momento."

              Então se fores numa descida em 1ª vais a travar o carro com motor, logo isto representa desgaste para o mesmo, e no entanto o consumo instantâneo é 0;)


              C3_soul....

              É esforço e não desgaste.

              O motor mesmo em ponto morto qdo está em funcionamento tem desgaste.

              Qdo engatado a descer, é fornecida energia das rodas ao motor, o que o faz mover, por isso não está em esforço. Mas claro que tem desgaste.

              Comentário


                #37
                citação:Originalmente colocada por xicos perto

                citação:Originalmente colocada por C3_soul


                Desculpa, não vi bem o teu nick[8)][8)]

                Infelismente não posso fazer essa experiencia por que o meu carro não tem CB

                Mas não concordo quando dizes que "como sabem o consumo instantaneo é revelador do esforço que o motor está a fazer no momento."

                Então se fores numa descida em 1ª vais a travar o carro com motor, logo isto representa desgaste para o mesmo, e no entanto o consumo instantâneo é 0;)


                C3_soul....

                É esforço e não desgaste.

                O motor mesmo em ponto morto qdo está em funcionamento tem desgaste.

                Qdo engatado a descer, é fornecida energia das rodas ao motor, o que o faz mover, por isso não está em esforço. Mas claro que tem desgaste.
                Então qual é a tua definição de esforço?:D:D

                Para mim esforçar uma coisa é desgasta-la mais do que o normal[8D]

                Comentário


                  #38
                  Tem a ver com o atrito/rotações... o menor esforço possivel, é em 5ª a 50kms/h a descer... O maior acredito que seja a subir, a fundo em 5ª a 50kms/h tambem...

                  Comentário


                    #39
                    Mas façam outra experiencia, sim outra:D

                    Circulem em 1ª velocidade numa rotação qqr constante estabilizada durante alguns segundos em recta, e carreguem no pedal do acelerador a fundo e verifiquem o tempo de resposta.

                    Depois façam o mesmo em 3ª, 4ª, 5ª ou 6ª e verifiquem o tempo de resposta.

                    O tempo de resposta tem a a ver com o esforço que o motor tem que fazer para fazer o carro subir de velocidade.

                    O tempo de resporta varia consoante a velocidade da viatura devido ao atrito causado, sendo o do ar uma das principais condicionantes.

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por lionbest

                      Tem a ver com o atrito/rotações... o menor esforço possivel, é em 5ª a 50kms/h a descer... O maior acredito que seja a subir, a fundo em 5ª a 50kms/h tambem...
                      Tás enganado...

                      O atrito aumenta na mesma proporção das rotações;)
                      Logo quanto mais rotações, mais atrito;)

                      Comentário


                        #41
                        Que esforço:D

                        Comentário


                          #42
                          olhem uma coisa, em condiçoes normais, imaginemos uma recta, em 1 a 4000 e 5 a 4000 o esforço é o mesmo

                          Comentário


                            #43
                            citação:Originalmente colocada por xicos perto

                            Mas façam outra experiencia, sim outra:D

                            Circulem em 1ª velocidade numa rotação qqr constante estabilizada durante alguns segundos em recta, e carreguem no pedal do acelerador a fundo e verifiquem o tempo de resposta.

                            Depois façam o mesmo em 3ª, 4ª, 5ª ou 6ª e verifiquem o tempo de resposta.

                            O tempo de resposta tem a a ver com o esforço que o motor tem que fazer para fazer o carro subir de velocidade.

                            O tempo de resporta varia consoante a velocidade da viatura devido ao atrito causado, sendo o do ar uma das principais condicionantes.
                            isso tem a ver com a relação de caixa, ser mais longa ou mais curta.

                            Comentário


                              #44
                              citação:Originalmente colocada por xicos perto

                              Que esforço:D
                              :D:D:D

                              Eu continuo na minha:D

                              Comentário


                                #45
                                um colega meu com um 205 ficou com a 1º engatada e não conseguia tira-la,e só consegui fazer 4 km,porque o motor estava a aquecer mt,e a desgasta-lo.

                                Comentário


                                  #46
                                  citação:Originalmente colocada por caz

                                  olhem uma coisa, em condiçoes normais, imaginemos uma recta, em 1 a 4000 e 5 a 4000 o esforço é o mesmo
                                  NÃO! Se fosse o mesmo, quase que podíamos dizer o seguinte:

                                  A mim custa-me tanto ir a andar 1km sem nada as costas ou andar o mesmo km com um tonel de vinho ao ombro.

                                  Em 5ª as 4000rpm vais a uma velocidade mto elevada e a resistencia do ar ao avanço do carro é enorme. Para isso tens de carregar no acelerador a fundo (ou quase). Se carregas a fundo, tas a meter la pra dentro mto combustivel, que vai queimar, provocar pressoes enormes para te disponibilizar a força que precisas para vencer a resistencia do ar.

                                  cumps

                                  Comentário


                                    #47
                                    citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                    um colega meu com um 205 ficou com a 1º engatada e não conseguia tira-la,e só consegui fazer 4 km,porque o motor estava a aquecer mt,e a desgasta-lo.
                                    E os carros mais antigos, quando estão no trânsito (ao ralenti) também aquecem. Depois começa a andar a uma velocidade jeitosa e já arrefecem.

                                    Quererá isto dizer que um motor ao ralenti está mais em esforço do que em auto-estrada?

                                    Comentário


                                      #48
                                      citação:Originalmente colocada por colin

                                      citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                      um colega meu com um 205 ficou com a 1º engatada e não conseguia tira-la,e só consegui fazer 4 km,porque o motor estava a aquecer mt,e a desgasta-lo.
                                      E os carros mais antigos, quando estão no trânsito (ao ralenti) também aquecem. Depois começa a andar a uma velocidade jeitosa e já arrefecem.

                                      Quererá isto dizer que um motor ao ralenti está mais em esforço do que em auto-estrada?
                                      o para arranca esforça mais o carro que a auto-estrada!

                                      Comentário


                                        #49
                                        acho que uma forma simples de vermos isto é, imaginar um ciclista. :D

                                        vamos imaginar um ciclista na sua bicla a fazer 500rpm na pedaleira. se for em 1ª isso vai corresponder a X rotações da roda logo a determinada velocidade. se for em 5ª, isso irá corresponder a X rotações da roda logo a determinada velocidade, que será maior que em 1ª claro. Ora, aqui, o quê que pode contribuir para o esforço do gajo? a energia necessária! existindo a energia nececessária o esforço rpoduzido pelo gajo será sempre o mesmo.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Acho que voces continuam a confundir esforço com desgaste.

                                          Comentário


                                            #51
                                            citação:Originalmente colocada por Darth Vader
                                            o para arranca esforça mais o carro que a auto-estrada!
                                            mas esforça em quê? O motor precisa de debitar mais potência no pára-arranca do que a 120km/h??

                                            Comentário


                                              #52
                                              citação:Originalmente colocada por colin

                                              citação:Originalmente colocada por Darth Vader
                                              o para arranca esforça mais o carro que a auto-estrada!
                                              mas esforça em quê? O motor precisa de debitar mais potência no pára-arranca do que a 120km/h??
                                              todos os motores que tem que andar sempre em regimes diferentes ou seja mt altos ou mt baixos tem maior desgaste do que os regimes constantes da AE!

                                              Comentário


                                                #53
                                                4000 rpm são 4000 rpm seja em que velocidade for.

                                                A caixa é que sofre se vais em 1ª ou 6ª.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  citação:Originalmente colocada por AF147

                                                  acho que uma forma simples de vermos isto é, imaginar um ciclista. :D

                                                  vamos imaginar um ciclista na sua bicla a fazer 500rpm na pedaleira. se for em 1ª isso vai corresponder a X rotações da roda logo a determinada velocidade. se for em 5ª, isso irá corresponder a X rotações da rotação logo a determinada velocidade, que será maior que em 1ª claro. Ora, aqui, o quê que pode contribuir para o esforço do gajo? a energia necessária! existindo a energia nececessária o esforço rpoduzido pelo gajo será sempre o mesmo.
                                                  Essa experiencia já fiz:D

                                                  E esforço me menos em 1ª mas canso-me mais, e esforço me mais em 5ª mas canso-me menos:D

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Mas desgaste de quê ao certo?
                                                    E qual pode ser a explicação para isso?
                                                    Que esforços estão envolvidos?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      citação:Originalmente colocada por AF147

                                                      acho que uma forma simples de vermos isto é, imaginar um ciclista. :D

                                                      vamos imaginar um ciclista na sua bicla a fazer 500rpm na pedaleira. se for em 1ª isso vai corresponder a X rotações da roda logo a determinada velocidade. se for em 5ª, isso irá corresponder a X rotações da rotação logo a determinada velocidade, que será maior que em 1ª claro. Ora, aqui, o quê que pode contribuir para o esforço do gajo? a energia necessária! existindo a energia nececessária o esforço rpoduzido pelo gajo será sempre o mesmo.
                                                      Tambem serve como exemplo de uma experiencia que se pode fazer.

                                                      Mas aí está, vi bater ao mesmo, apesar das diferenças não serem tão notorias, devido a pouca velocidade que um ciclista atinge relativamente a um carro em 5ª ou 6ª.

                                                      Vais a fazer 500rpm na pedaleira em 1ª velocidade numa bicicleta de montanha e vais mto devagar, quase que não sentes o esforço.

                                                      Mudas para a mudança mais alta, 10ª, 12ª? n sei, para manteres as mesmas 500 rpm na pedaleira terás que ir a uma velocidade mais alta e nessa situação tens mais atrito do ar, mais o atrito do terreno, o do mecanismo da bicicleta, daí necessitares mais esforço para manteres essa rotação constante. Se continuares de certeza que te cansas mais depressa que se fossem em 1ª velocidade.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        citação:Originalmente colocada por colin

                                                        Mas desgaste de quê ao certo?
                                                        E qual pode ser a explicação para isso?
                                                        Que esforços estão envolvidos?
                                                        desgaste do motor e caixa e embraiagem!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                                          um colega meu com um 205 ficou com a 1º engatada e não conseguia tira-la,e só consegui fazer 4 km,porque o motor estava a aquecer mt,e a desgasta-lo.
                                                          Mas o motor ia a fazer o mesmo esforço, simplesmente o carro não tinha ou não atingia velocidade suficiente para permitir uma boa refrigeração do motor.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                            citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                                            um colega meu com um 205 ficou com a 1º engatada e não conseguia tira-la,e só consegui fazer 4 km,porque o motor estava a aquecer mt,e a desgasta-lo.
                                                            Mas o motor ia a fazer o mesmo esforço, simplesmente o carro não tinha ou não atingia velocidade suficiente para permitir uma boa refrigeração do motor.
                                                            ia?aquilo tinha um barulho infernal,coisa que não acontecia,caso fosse numa velocidade mais alta!

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                                                              #60
                                                              citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                                              citação:Originalmente colocada por colin

                                                              Mas desgaste de quê ao certo?
                                                              E qual pode ser a explicação para isso?
                                                              Que esforços estão envolvidos?
                                                              desgaste do motor e caixa e embraiagem!
                                                              Embraiagem percebo perfeitamente.
                                                              Da caixa também vou dizer que sim.

                                                              Mas do motor pq? Qual a explicação? E de que componentes?

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