citação:Originalmente colocada por xicos perto
Boas C3_soul, o meu nick é xicos perto, de xicos que estão perto e não de chico esperto, acho que isso não sou:D
Mas na boa, tou só na risada:D
Depois estamos a falar do esforço e não do desgaste do motor.
Podes fazer uma experiencia caseira, mais uma? porra:D
1º pões o carro em 1ª velocidade ás 4 mil rpms em recta com o carro estabilizado e verifica o seu consumo instantaneo.
2º Depois faz exactamente o mesmo só que em 5ª velocidade.
3º tiras as tuas conclusões;)
Nota: como sabem o consumo instantaneo é revelador do esforço que o motor está a fazer no momento.
citação:Originalmente colocada por C3_soul
Tambem posso meter a colher?
Eu tinha a msm opinião que o xicos_esperto, mas quando o darth disse aquilo de ir de lisboa ao porto em 1ª pus me a pensar...
O motor quando vai em 5ª a 4000 Rpms vai a fazer força nas rodas para elas andarem para a frente, no entanto se fores em 1ª o motor vai mais a travar as rodas do que a faze-las andar.
Se fores em 5ª e tirares o pe do acelarador, o carro apenas vai perdendo velocidade gradualmente, mas se fores em 1ª ele manda um "soluço" e perde velocidade mt mais rapidamente;)
Se calhar tou aqui a dizer uma bacorada, mas pra mim o motor desgasta-se menos em 5ª pelas razões que disse acima;)
citação:Originalmente colocada por AF147
Darth Vader e Xicos Perto, acho podem então começar por definir em quê que o motor faz mais esforço. mas não podem olhar a factores extermos, pois esses são variaveis e podem funcionar para os dois lados, a favor ou contra.
imaginem um ambiente controlado, sem atritos, nem coisas desse género.
um motor realiza mais esforço a funcionar em 1ª a 4000rpm ou em 5ª às 4000rpm? porquê?
Darth Vader e Xicos Perto, acho podem então começar por definir em quê que o motor faz mais esforço. mas não podem olhar a factores extermos, pois esses são variaveis e podem funcionar para os dois lados, a favor ou contra.
imaginem um ambiente controlado, sem atritos, nem coisas desse género.
um motor realiza mais esforço a funcionar em 1ª a 4000rpm ou em 5ª às 4000rpm? porquê?
Eu tinha a msm opinião que o xicos_esperto, mas quando o darth disse aquilo de ir de lisboa ao porto em 1ª pus me a pensar...
O motor quando vai em 5ª a 4000 Rpms vai a fazer força nas rodas para elas andarem para a frente, no entanto se fores em 1ª o motor vai mais a travar as rodas do que a faze-las andar.
Se fores em 5ª e tirares o pe do acelarador, o carro apenas vai perdendo velocidade gradualmente, mas se fores em 1ª ele manda um "soluço" e perde velocidade mt mais rapidamente;)
Se calhar tou aqui a dizer uma bacorada, mas pra mim o motor desgasta-se menos em 5ª pelas razões que disse acima;)
Mas na boa, tou só na risada:D
Depois estamos a falar do esforço e não do desgaste do motor.
Podes fazer uma experiencia caseira, mais uma? porra:D
1º pões o carro em 1ª velocidade ás 4 mil rpms em recta com o carro estabilizado e verifica o seu consumo instantaneo.
2º Depois faz exactamente o mesmo só que em 5ª velocidade.
3º tiras as tuas conclusões;)
Nota: como sabem o consumo instantaneo é revelador do esforço que o motor está a fazer no momento.
Infelismente não posso fazer essa experiencia por que o meu carro não tem CB
Mas não concordo quando dizes que "como sabem o consumo instantaneo é revelador do esforço que o motor está a fazer no momento."
Então se fores numa descida em 1ª vais a travar o carro com motor, logo isto representa desgaste para o mesmo, e no entanto o consumo instantâneo é 0;)
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