Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carros Para Ilha da Madeira

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Quando estive na madeira vi imensos carros elétricos e fiquei surpreendido com a quantidade de carregadores.
    Quem me dera um leaf em vez da megane 1.5dci que aluguei aí na ilha. É desesperante carregar no acelerador e não acontecer nada em algumas subidas. E o 1.5dci é dos motores com melhores baixas que conheço (na sua categoria, obviamente).
    Vou procurar um post duma pessoa que levou o seu elétrico para a madeira para ver os consumos que fez.
    A ilha é super pequena, por isso qualquer elétrico serve para andar à vontade.
    Se as subidas penalizam muito os consumos, as descidas ajudam a recuperar bastante energia e normalizar os consumos.
    Num carro a combustão o motor não trava quase nada nas descidas e tem que se usar imenso os travões. Num carro elétrico poupa-se imenso nos travões, sem falar na facilidade de andar rápido nessas subidas sem qualquer esforço.

    Comentário


      #32
      Acho que com leafs de primeira geração, vi um ensaio na madeira. Foram do Funchal à costa norte (acho que a Santana) subindo e descendo a montanha. No ponto mais alto já não sobrava muita bateria, mas quando chegaram ao destino, voltavam a ter bastante carga, pois era tudo a descer!

      Na madeira só tive experiência com carro com embraiagem, e nunca na minha vida senti tanto cheiro a embraiagem queimada. Deu para perceber que embraiagens e travões sofrem à grande. Elétricos não têm embraiagem e travam bastante a regenerar poupando os travões. E como os elétricos têm o binário máximo a partir das 0rpm, devem funcionar muito bem aí. Apesar de a autonomia poder ser um pouco encurtada pelas subidas, a ilha não é muito grande e vai dar sempre. Tendo garagem para carregar, parece-me a escolha acertada, tens todas as manhãs o "depósito cheio" bastante mais em conta. É questão de tentar encontrar alguém que tenha um por aí a ver como se comportam com as inclinações. Talvez um com boa refrigeração de baterias, pois descarregam rápido nas subidas e carregam nas descidas podendo as baterias aquecer mais! Se bem que por outro lado, os percursos nunca vão ser longos!

      Híbridos plug-in, acho não faz tanto sentido. A vantagem é poder fazer viagens grandes a locais mais remotos com pouca oferta de carregadores. Na madeira um elétrico consegue fazer isso, sem andar com o peso de um motor a combustão e respetiva manutenção, e a bateria é mais pequena e vai ser submetida a mais ciclos, degradando mais rápido.
      Editado pela última vez por pato; 25 July 2021, 10:46.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
        100 m em 1 km são um declive de 100 m/1000 m = 0,1 ou 10% (5,7º em graus)

        acima dos 15% torna-se perigoso porque o carro pode não conseguir subir e derrapa por aí abaixo
        Tem razão, me expressei mal anteriormente. Mas colocando como fator negativo, a água de giro das plantações desce por essa ladeira a abaixo. Já derrapei com algum ponto de gravidade umas 5/6x.
        Editado pela última vez por Tugalopes; 25 July 2021, 13:43.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
          100 m em 1 km são um declive de 100 m/1000 m = 0,1 ou 10% (5,7º em graus)

          acima dos 15% torna-se perigoso porque o carro pode não conseguir subir e derrapa por aí abaixo
          Arrisco a dizer que aquela tem mais de 15% de inclinação, basta olhar para as laterais e fachadas das casas e percebe-se logo que sobem 1 piso ~3m em pouco espaço.

          Cá no continente há algumas autoestradas com 6% de inclinação, e outras estradas com 8%. (A4, IP4...) E no Porto a D. Pedro V e 31 de janeiro rondam os 10/12%, não sendo nada comparado a muitas na Madeira.

          A percentagem calcula-se na relação da base com a altura do triângulo, se o "1km" é em distância percorrida de carro, então refere-se às hipotenusa do triângulo, então nunca pode ser 10%, vai ser sempre mais.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
            Arrisco a dizer que aquela tem mais de 15% de inclinação, basta olhar para as laterais e fachadas das casas e percebe-se logo que sobem 1 piso ~3m em pouco espaço.

            Cá no continente há algumas autoestradas com 6% de inclinação, e outras estradas com 8%. (A4, IP4...) E no Porto a D. Pedro V e 31 de janeiro rondam os 10/12%, não sendo nada comparado a muitas na Madeira.

            A percentagem calcula-se na relação da base com a altura do triângulo, se o "1km" é em distância percorrida de carro, então refere-se às hipotenusa do triângulo, então nunca pode ser 10%, vai ser sempre mais.
            sendo para mais ou para menos, só consigo subir se soltar a embreagem com o motor acima das 3.000 rotações kkkk, fora as vezes que o carro perde a força já na inclinação e tenho que parar e fazer um novo arranque, gastando imensa embreagem.

            Comentário


              #36
              Se gostas do carro e serve para aquilo pretendes vai concessionário a ver se existe opção de reduzir diferencial ficas com um carro com força que ate sobe paredes

              Comentário


                #37
                Boas também sou da Madeira e tenho diesel num 116D e não aconselho, não que considere o carro mau mas sim porque aqui na Madeira para fazer regenerações do filtro de partículas é meio chato visto que não temos auto-estradas.

                Um motor que experimentei esta semana e gostei bastante de conduzir neste caso num Qashqai é o novo motor 1.3 140cv ou 160cv que se encontram agora no grupo renault/nissan/mercedes. Dá uma olhadela vais ver que vais gostar

                Tem binário de um diesel, caixa curtinha e tem imensa força.


                Btw se puderes comprar com caixa automatica também da imenso jeito

                Comentário


                  #38
                  Claro a caixa automática ajuda e a gasolina turbo...uma boa sugestão...abarth 500...

                  Comentário


                    #39
                    São boas opções mas o problema pode ser o consumo, tendo em conta os km que o user faz. Qualquer um deles faz facilmente uns 9 naquelas andanças.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                      São boas opções mas o problema pode ser o consumo, tendo em conta os km que o user faz. Qualquer um deles faz facilmente uns 9 naquelas andanças.

                      Pelo que sei estes motores 1.3 que me referi são bastante poupados... mas claro que irá depender da condução.

                      Se também não se importarem de andar com regenerações de FAP diesel para a Madeira faz todo o sentido dado o baixo consumo e alto binário

                      Comentário


                        #41
                        falta binário nas rotações que usas, é normal teres dificuldade.
                        O binário máximo pode ser astronómico. Se não está onde precisas, serve de tanto como um par de ténis ao pistorius.

                        A VW vendeu até há pouco tempo o Golf 2.0TDI. Mesmo na versão menos potente, resolve-te o problema e está bem dentro do budget.
                        Os Focus e Astra 2.0 também cumprem, mas foram vendidos a conta gotas, não são fáceis de encontrar
                        Ficas com o problema permanente do filtro de partículas.

                        Como tens como abastecer em casa, escolhe um bom electrico e resolves os dramas todos duma só vez. Testa bem, para teres a certeza que compras o modelo certo.
                        Esquece os pontos de abastecimento onde passas. O que te pode dar jeito são os que estão perto dum sitio onde paras durante algum tempo. Almoçar, jantar, carregar/descarregar, etc.
                        Se carregar mais qualquer coisa enquanto almoças, não te incomoda nada. no dia em que tiveres que parar durante 1h ou duas num sitio qualquer que não te dá jeito nenhum só para chegares ao destino, vendes o carro.

                        Comentário


                          #42
                          Ou simplificas...audi a3 ou a4 tdi até 2004...e resolves a coisa...é um veiculo com alguns anos é...tem motor de combate, não tem fap, nem adblue...nem essas paneleirices.

                          a maioria das unidades têm mais de 200mil...já por si é um bom indice de fiabilidade...

                          ou vais buscar o elétrico que sugerem... o tal que não queima embraiagem, tem hill holder automático, o chamado powerbank com rodas.

                          Comentário


                            #43
                            Foi algo que me fez confusão, foi ver tão poucos carros elétricos. Quase tudo moradias e distâncias pequenas a percorrer.

                            Quer dizer, tendo em conta os ordenados miseráveis da população e o preço alto de muitos VE, explica um pouco. Mas é o sítio ideal e deveria ser uma prioridade.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post
                              Foi algo que me fez confusão, foi ver tão poucos carros elétricos. Quase tudo moradias e distâncias pequenas a percorrer.

                              Quer dizer, tendo em conta os ordenados miseráveis da população e o preço alto de muitos VE, explica um pouco. Mas é o sítio ideal e deveria ser uma prioridade.
                              A prioridade devia estar um pouco mais acima do que os carros elétricos...

                              https://www.apren.pt/pt/energias-renovaveis/producao

                              a produção de energia elétrica parte de 27% de energias renováveis...

                              ainda se o governo regional fosse um pouco mais além e comparticipasse a troca por veiculo elétrico...já que tomam tantas decisões unilateralmente em relação ao (des)governo da metrópole...

                              Comentário


                                #45
                                Aqui na Madeira quase toda a gente usa diesel acho que tal como em Portugal Continental.

                                Melhores médias, bastante binário que dá jeito nas subidas e é mais barato na hora de abastecer.

                                Eu pessoalmente uso um 116D dia a dia e faço médias de 6 apesar de termos montes de subidas, além de que não me deixa ficar mal em termos de força.

                                Para mim o pior é mesmo o FAP e a criação de carvão em EGR, admissões etc que é inevitável.

                                Comentário


                                  #46
                                  Depois há um problema, é o mercado automóvel lá ser pequeno e tudo o que é "importado" do continente é muito caro, portanto um VE novo lá estará a preços que poucas bolsas podem aceder, e usados devem ser muito poucos.
                                  Para terem uma ideia, um dos melhores amigos do meu sogro (que é de lá) trabalha na Peugeot e dizia que os custos de transporte e afins eram cerca de "500 contos", isto é, 2.500€. Em 98, o meu sogro comprou um Golf IV 1.4 por 4.300 contos.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Boas pessoal, estive a analisar estes dias e estou bastante inclinado para o Peugeot E-208 ou E-2008, a nível de consumos como faço poucos km por dia consigo colocar a carregar numa tomada doméstica com a devida certificação, fiz um simulação e carregando num PCR de 0 a 100 pagaria em média de 10/15€. Para 320km, agora pago 60€ para encher o tanque e nunca da mais de 500km até chegar a reserva.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Tugalopes Ver Post
                                      Boas pessoal, estive a analisar estes dias e estou bastante inclinado para o Peugeot E-208 ou E-2008, a nível de consumos como faço poucos km por dia consigo colocar a carregar numa tomada doméstica com a devida certificação, fiz um simulação e carregando num PCR de 0 a 100 pagaria em média de 10/15€. Para 320km, agora pago 60€ para encher o tanque e nunca da mais de 500km até chegar a reserva.


                                      Sei quem tenha um E-2008 aqui na Madeira e está super satisfeito. Gasta a volta de 30 euros por mês apenas e não dá chatisses nenhumas.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Qual é o teu limite orçamental? Qualquer um desses fica facilmente acima dos 30.000€, ou ponderas vir ao continente buscar algum?

                                        Por ex. no Standvirtual é ínfima a oferta de VE´s na Madeira: https://www.standvirtual.com/carros/...h%5Bdist%5D=50
                                        Editado pela última vez por mpereira; 29 July 2021, 09:32.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                          Qual é o teu limite orçamental? Qualquer um desses fica facilmente acima dos 30.000€, ou ponderas vir ao continente buscar algum?

                                          Por ex. no Standvirtual é ínfima a oferta de VE´s na Madeira: https://www.standvirtual.com/carros/...h%5Bdist%5D=50
                                          Estou a analisar comprar diretamente na Peugeot, fiz uma simulação e fica nessa faixa de 30/40k€.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Por acaso estão com uma campanha muito interessante: https://summerdrive.peugeot.pt/?_ga=...503.1627654245

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                                              Conheço pessoas que adquiriram carros novos elétricos na Madeira em pouco tempo acabaram por despacha-los e trocar por outro combustão, desconheço o motivo mas suspeito que seja seja aquela nostalgia em abastecer nas bombas e sentir cheiro da gasosa
                                              Não sei quem são essas pessoas, Mas para o user em questão que faz 1500km por mês, um elétrico assenta que nem uma luva, isto se ele puder comportar o custo inicial mais elevado de aquisição. O calcanhar de aquiles dos elétricos é longas distancias em autoestrada, coisa que a Madeira não tem.

                                              Grandes subidas e descidas? Que mel! muita regeneração e muito vai poupar na conta dos travões.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                                madeira tem 50 km de ponta-a-ponta... até um smart elétrico dá para morar no porto moniz e ir trabalhar ao funchal todos os dias

                                                50 km fora os outros!

                                                Só da Ponta do Pargo ao Caniçal, usando as vias rápidas, são 74 km pela costa sul e 92 km pela costa norte.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Pois...quem não é da ilha...ou nunca circulou regularmente numa ilha pensa que é tudo perto e tudo a direito...nem de jipe 4x4 quanto mais...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                                    50 km fora os outros!

                                                    Só da Ponta do Pargo ao Caniçal, usando as vias rápidas, são 74 km pela costa sul e 92 km pela costa norte.
                                                    Eu já fiz milhares de km na Madeira e até um smart elétrico tem autonomia para percorrer a ilha toda na boa.
                                                    Nunca fiz mais de 200km num dia e posso dizer que fui a imensos sítios.
                                                    Um residente de certeza que não faz tantos km /dia.
                                                    Qualquer carro minimamente decente é bom para o dia a dia na Madeira.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                      Arrisco a dizer que aquela tem mais de 15% de inclinação, basta olhar para as laterais e fachadas das casas e percebe-se logo que sobem 1 piso ~3m em pouco espaço.

                                                      Cá no continente há algumas autoestradas com 6% de inclinação, e outras estradas com 8%. (A4, IP4...) E no Porto a D. Pedro V e 31 de janeiro rondam os 10/12%, não sendo nada comparado a muitas na Madeira.

                                                      A percentagem calcula-se na relação da base com a altura do triângulo, se o "1km" é em distância percorrida de carro, então refere-se às hipotenusa do triângulo, então nunca pode ser 10%, vai ser sempre mais.
                                                      Aqui na minha zona tenho uma subida com 10% de inclinação dá para subir bem em segunda, lá na Madeira são bem mais ingrimes lembro-me da Rua do Comboio no Funchal era bem ingrime aquilo a pé até a descer chegava a meio até as pernas tremiam

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                        Eu já fiz milhares de km na Madeira e até um smart elétrico tem autonomia para percorrer a ilha toda na boa.
                                                        Nunca fiz mais de 200km num dia e posso dizer que fui a imensos sítios.
                                                        Um residente de certeza que não faz tantos km /dia.
                                                        Qualquer carro minimamente decente é bom para o dia a dia na Madeira.
                                                        Exatamente, o máximo que fiz num dia foi 120km a passear, no dia a dia, é média de 40km visto que moro a 10km do Funchal.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                                          Não sei quem são essas pessoas, Mas para o user em questão que faz 1500km por mês, um elétrico assenta que nem uma luva, isto se ele puder comportar o custo inicial mais elevado de aquisição. O calcanhar de aquiles dos elétricos é longas distancias em autoestrada, coisa que a Madeira não tem.

                                                          Grandes subidas e descidas? Que mel! muita regeneração e muito vai poupar na conta dos travões.
                                                          Uma das vantagens que mais me chama atenção a nível dos elétricos, por sinal.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            eu tenho um e208 e ja conduzi umas dezenas de milhar de kms, a maioria em AE, numa zona montanhosa do continente e posso dizer que os consumos sao +- 10-20% superiores a conduzir no litoral plano. Alias, as AE são o ponto fraco dos eletricos, mas mesmo assim fica cerca de 1/3 do custo dos ICEs .Vou regularmente à madeira e nao tenho a minima duvida de que se pudesse era um electrico que escolheria. Um e208 ou e2008 permite-te tranquilamente ir onde quiseres sem limitação nenhuma e o binario instantaneo simplifica-te imenso toda a gestão de subidas. Não esperes é fazer 320km...conta, com segurança, com 190-250km.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                                              50 km fora os outros!

                                                              Só da Ponta do Pargo ao Caniçal, usando as vias rápidas, são 74 km pela costa sul e 92 km pela costa norte.
                                                              Nem mais.
                                                              Num anterior carro que tive, em 5 anos fiz 120 kkm, isto em carro particular), fora os feitos em carro da esposa e carro da empresa (aqui foram cerca de 30 kkm em 6 meses - recebi o carro com 60, entreguei-o com 90 kkm).

                                                              A ilha parece pequena, mas engana. ;)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X