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    #31
    Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
    Olhe que não, olhe que não...

    Onde o que disse é contrariado por essa tabela? 506 veículos ligeiros de passageiros por 1000 habitantes, já está abaixo de 2 pessoas para um carro.
    Surprende-me é ainda assim estarmos abaixo da média europeia, o que significa que há mesmo demasiados carros por essa Europa fora. Ver países a roçar os 700 carros por 1000 habitantes, já deve ter ultrapassado 1 veículo por cada condutor.
    (como disse, não sou exemplo, na minha família ainda está acima da média, o dobro da nacional, e com 1 veículo por cada condutor )

    E ainda falta a contagem dos motociclos.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
      E nem me choca.
      Carros de 10 / 20 anos, se bem mantidos, ainda estão muito bons mesmo em termos de segurança séc XXI.

      O que me choca é a falta de manutenção de alguns deles....isso é que é pena.
      A mim também não me choca, até será normal o aumentar da idade dos veículos, pelo menos os fabricados até à meia dúzia de anos atrás, já com tecnologia QB mas sem tanta que se pode tornar obsoleta em pouco tempo (como os atuais).

      Ainda no domingo andei num Mercedes C com 9 anos, 200 mil e em estado irrepreensível. Mas é como dizes, é bem mantido, e o que o poderá matar poderá ser alguma peça de substituição mais cara (filtro de partículas, p.e., que já levou um) que não justifique o investimento.
      Ou então vai naquele modo do deixa andar até partir.

      Deviam era ser mais rigorosos nas inspeções, pois basta ver as nossas ruas e a quantidade de poças de óleo nos cruzamentos, já nem falo de estacionamentos.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
        A mim também não me choca, até será normal o aumentar da idade dos veículos, pelo menos os fabricados até à meia dúzia de anos atrás, já com tecnologia QB mas sem tanta que se pode tornar obsoleta em pouco tempo (como os atuais).

        Ainda no domingo andei num Mercedes C com 9 anos, 200 mil e em estado irrepreensível. Mas é como dizes, é bem mantido, e o que o poderá matar poderá ser alguma peça de substituição mais cara (filtro de partículas, p.e., que já levou um) que não justifique o investimento.
        Ou então vai naquele modo do deixa andar até partir.

        Deviam era ser mais rigorosos nas inspeções, pois basta ver as nossas ruas e a quantidade de poças de óleo nos cruzamentos, já nem falo de estacionamentos.
        Pois, é uma situação semelhante à minha. O meu carro está tão estimado que, tendo em conta o valor de mercado, seria um excelente negócio...para o comprador!

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
          Pois, é uma situação semelhante à minha. O meu carro está tão estimado que, tendo em conta o valor de mercado, seria um excelente negócio...para o comprador!
          Temos 2 carros nesses moldes na familia. Um Corolla de 2005 e um Punto TD70 de 1996, dado o baixo valor comercial e o estado de conservação, ficam como carros desenrasque. Ambos estão aptos a fazer viagens longas de um momento para o outro.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
            Temos 2 carros nesses moldes na familia. Um Corolla de 2005 e um Punto TD70 de 1996, dado o baixo valor comercial e o estado de conservação, ficam como carros desenrasque. Ambos estão aptos a fazer viagens longas de um momento para o outro.
            Nos carros mais antigos, mesmo que bem mantidos, só tenho receio do sistema de refrigeração.
            Dá-me logo vontade de mudar tudo, porque arranja-se 1 fuga, vai haver fuga depois noutro sitio fragil.

            Mas tirando isso, acho que não me metem medo.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
              Onde o que disse é contrariado por essa tabela? 506 veículos ligeiros de passageiros por 1000 habitantes, já está abaixo de 2 pessoas para um carro.
              Surprende-me é ainda assim estarmos abaixo da média europeia, o que significa que há mesmo demasiados carros por essa Europa fora. Ver países a roçar os 700 carros por 1000 habitantes, já deve ter ultrapassado 1 veículo por cada condutor.
              (como disse, não sou exemplo, na minha família ainda está acima da média, o dobro da nacional, e com 1 veículo por cada condutor )

              E ainda falta a contagem dos motociclos.
              Já nos comerciais por 1000 habitantes somos os maiores.

              Dá para ver aqui o impacto dos comerciais de 2 lugares que são usados como carro principal/único.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                Nos carros mais antigos, mesmo que bem mantidos, só tenho receio do sistema de refrigeração.
                Dá-me logo vontade de mudar tudo, porque arranja-se 1 fuga, vai haver fuga depois noutro sitio fragil.

                Mas tirando isso, acho que não me metem medo.
                Conforme a idade vai avançando, a probabilidade de problemas vai aumentando, portanto esse risco está sempre presente. Estes diria que têm uma manutenção adequada, encontrando-se ainda ambos em parques subterrâneos, não expostos assim a agentes agressores.

                O TD70 é mais usado nas voltinhas, dado que o AC morreu há uns anos, não tem ABS e em termos de segurança já está bastante datado. Mas de vez em quando tiro-o só por piada, para recordar o que tive durante 5 anos

                Comentário


                  #38
                  Interessante que a Chevrolet vendeu cá durante meia dúzia de anos e há quase tantos a circular como Alfas.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    Nos carros mais antigos, mesmo que bem mantidos, só tenho receio do sistema de refrigeração.
                    Dá-me logo vontade de mudar tudo, porque arranja-se 1 fuga, vai haver fuga depois noutro sitio fragil.

                    Mas tirando isso, acho que não me metem medo.
                    Nisso o meu Carocha com quase 60 anos de idade nunca me deixou mal. hehehe

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                      Interessante que a Chevrolet vendeu cá durante meia dúzia de anos e há quase tantos a circular como Alfas.
                      melhor tratamento anti-corrosão?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                        melhor tratamento anti-corrosão?

                        Eu não disse nada, tu é que os aturas

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                          Temos 2 carros nesses moldes na familia. Um Corolla de 2005 e um Punto TD70 de 1996, dado o baixo valor comercial e o estado de conservação, ficam como carros desenrasque. Ambos estão aptos a fazer viagens longas de um momento para o outro.

                          Sem sombra de dúvidas, que os carros mantidos como deve ser, não tem por que se envergonharem de outros.

                          Agora e como bem sabemos, o facto é que muitas viaturas a manutenção delas é o que se sabe.

                          Comentário


                            #43
                            por aqui há um de 17 (faz daqui a 1 semana) e outro com 20. queria despachar o de 20, mas talvez mais uns tempos, pois não dá chatices. o de 17 já ficou para 2º carro, depois tive que o recuperar para a vida diária de 100kms novamente, pois o outro estava sempre a pifar. sendo assim, talvez mais 1 ano e passe novamente a 2º carro, 3 anitos e tal depois de voltar à vida ativa, já que não se tem queixado.

                            quanto ao número de veículos em portugal, sempre pensei que estaríamos nuns 8 milhões de veículos, pois aqui já se incluem os veículos das frotas e rent-a-car...

                            Comentário


                              #44
                              E a idade do parque automóvel vai continuar a aumentar enquanto não resolverem o problema do stock de semicondutores, por exemplo.

                              Eu não sou apologista de manter só para apanhar pó e dar uma voltinha de vez em quando para rodar os pneus.

                              Comentário


                                #45
                                Eu gostava de ter dados da idade média por marca. Era capaz de dar informações muito interessantes!

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                  E a idade do parque automóvel vai continuar a aumentar enquanto não resolverem o problema do stock de semicondutores, por exemplo.

                                  Eu não sou apologista de manter só para apanhar pó e dar uma voltinha de vez em quando para rodar os pneus.
                                  Tenho um feeling que ainda não vimos nada sobre a idade média dos veículos, mas daqui a uns 20 anos voltamos a falar

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                    Nisso o meu Carocha com quase 60 anos de idade nunca me deixou mal. hehehe
                                    Tal como os 2 CV

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                      E a idade do parque automóvel vai continuar a aumentar enquanto não resolverem o problema do stock de semicondutores, por exemplo.

                                      Eu não sou apologista de manter só para apanhar pó e dar uma voltinha de vez em quando para rodar os pneus.
                                      Acredita que o problema da idade média dos automóveis em Portugal não tem a ver com a questão dos semicondutores, o problema em Portugal é as pessoas nao terem dinheiro para um carro novo ou têm de fazer um esforço financeiro muito grande para a aquisição de automóveis novos

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                        Também acho piada ainda aparecerem tantos Talbot, uns chassos que deixaram pouca saudade.

                                        E alguma vez se venderam cá Willys sob esta marca? É que ainda figuram uma quantos...
                                        Penso que a maior parte dos Wyllis, são os provenientes da tropa que passaram a ostentar matrícula civil.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                          Interessante que a Chevrolet vendeu cá durante meia dúzia de anos e há quase tantos a circular como Alfas.
                                          Não esquecer os Chevrolets antigos, antes de passarem a ser Daewoo renomeados.

                                          Basta ir aos encontros/exposições de clássicos, e ver a quantidade de Chevy's anteriores a 70.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Estranha-me aparecer a Austin, e não aparecer a Morris, pois existem certamente mais de 106, que é a última marca que surge na lista.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                                              Acredita que o problema da idade média dos automóveis em Portugal não tem a ver com a questão dos semicondutores, o problema em Portugal é as pessoas nao terem dinheiro para um carro novo ou têm de fazer um esforço financeiro muito grande para a aquisição de automóveis novos
                                              Sem dúvida, e se não houvesse ALD's, créditos e rentings eu queria ver qual era a idade do parque automóvel só com compra de carros a pronto

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                Estranha-me aparecer a Austin, e não aparecer a Morris, pois existem certamente mais de 106, que é a última marca que surge na lista.
                                                Também estou a estranhar não ver a UMM na lista, decerto que há mais de 106 em circulação.

                                                Serão categorizados como comerciais?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver Post
                                                  Também estou a estranhar não ver a UMM na lista, decerto que há mais de 106 em circulação.

                                                  Serão categorizados como comerciais?
                                                  Talvez veículos mistos. Os meus pais têm um Pajero de 1990 e é considerado veículo misto.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    129 Lambos cá, já dava para fazer um belo encontro lá do fórum

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                      Estranha-me aparecer a Austin, e não aparecer a Morris, pois existem certamente mais de 106, que é a última marca que surge na lista.

                                                      Morris Mini, Morris Marina, Morris Ital não me admiraria que já estivessem todos maioritariamente enfardados.
                                                      Austin ainda se prolongou bem dentro dos anos 80 (Metro, Montego, Maestro).

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                        Nisso o meu Carocha com quase 60 anos de idade nunca me deixou mal. hehehe
                                                        o meu, já dos 25 aos 30 ainda avariou umas quantas vezes e até peças saltaram fora, mas ainda existe é de 1973).


                                                        Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                                        Eu gostava de ter dados da idade média por marca. Era capaz de dar informações muito interessantes!
                                                        isso era um dado "deveras" interessante!


                                                        Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                                                        Acredita que o problema da idade média dos automóveis em Portugal não tem a ver com a questão dos semicondutores, o problema em Portugal é as pessoas nao terem dinheiro para um carro novo ou têm de fazer um esforço financeiro muito grande para a aquisição de automóveis novos
                                                        semicondutores??? mas estamos no primeiro mundo ou quê??? o que falta mesmo é o dinheiro! a quantidade de caros novos e recentes é grande, mas talvez 90% são de segmento B e A ou SUVs baratitos, até cerca de 20, 22 mil. o que alta é mesmo liquidez financeira. dou-te um exemplo, aplicável, mesmo assim, só a alguns e não à maioria, pois a realidade é bem pior: comprei o carro vão fazer agora 17 anos. na altura dei 16 mil do bolso, pedi mais 12, pagos em apenas 24 meses. eram 565€ de prestação. não tinha filhos, ganhava cerca de 1000€. hoje, passados todos esses anos, o carro está velho, com 340 mil, ainda é 1º carro. vieram as filhas com todos os gastos que isso implica, há a renda da casa e todas as despesas do mês, combustíveis cada vez mais caros, no meu caso ainda estive 5 anos pagar 2 rendas por trabalhar longe (ou ficava em casa a ganhar o subsídio de desemprego e a trabalhois mais temporários como muitos o fizeram), vieram gastos extra que não se contava, as miúdas querem ir de férias, etc, etc, etc... já vieram e foram carritos usados baratos, mas nem esses foram muitos.

                                                        hoje em dia, comprar carro novo, mesmo que pagasse o resto em 48 meses? era meter-me em trabalhos. nem carro usado daria para comprar, pois teria que pedir quase tudo. muitos pagam o crédito ao banco, mas ou ganham pouco ou pagam pouco para pagarem menos, durando 8 anos ou mesmo 10, isto além de comprarem ou baratitos novos ou os tais usados com 4 anos, ou comprados a alguém que os comprou importados e já andou com eles 1 ou 2 anos. esta é que é a realidade. pedir pode sempre pedir-se algum, mas há que ter noção do buraco onde a pessoa se mete.

                                                        semicondutores??? LOOOOOOOOOOOL!

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                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                                                          Acredita que o problema da idade média dos automóveis em Portugal não tem a ver com a questão dos semicondutores, o problema em Portugal é as pessoas nao terem dinheiro para um carro novo ou têm de fazer um esforço financeiro muito grande para a aquisição de automóveis novos
                                                          Um dacia base de gama deve fica por 150 / 200 euros por mês já com seguro, claro, são 8 ou 9 mil euros minimo.

                                                          E é muito dinheiro sem dúvida.

                                                          Muita gente já mal tem para a renda da casa e comida quanto mais.

                                                          No entanto, se não há dinheiro para 1 novo low cost, é um erro pensar que há para um de 6 ou 7 anos xpto.

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                                                            #59
                                                            Claro com as despesas todas que vamos tendo ao longo da vida são poucos os que têm 30/40/50mil para dar a pronto por um carro

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Tomara eu poder ter comprado o meu a pronto !!

                                                              Anyway, seja a pronto ou em prestações, o importante é que se tenha algum de parte para imprevistos, e claro para manutenção a tempo e horas.

                                                              Sim, de nada serve ter um carro com 4 anos mas pneus nas lonas.

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