Abaixo seguem as novidades que o público brasileiro poderá ver nos stands das principais marcas no Salão de São Paulo, que ocorrerá entre os dia 19 e 29 de outubro.
CHEVROLET (OPEL):
GM CAMARO: A eterna rival Ford apresentará o valente Shelby GT500, e a GM não poderia deixar por menos: mostrará no salão o concept do novo Camaro, cujo início da produção foi anunciado para 2008. Terá motores V6 e V8.
GM CELTA/PRISMA: O renovado hatchback compacto Celta e sua recém-lançada versão sedan (conhecida por Prisma) serão um dos destaques no stand da GM. Afinal, não é para menos: trata-se da gama mais barata da marca. Os motores são 1.0 e 1.4. Para o Prisma, apenas a última motorização está disponível.
GM CORSA D: A GM estará exibindo a nova geração do Opel Corsa oficialmente "apenas para estudos". Mas a verdade aponta que uma versão nacional já está a caminho.
GM ZAFIRA 2.4-16v: a minivan compacta exibirá a nova opção de motorização. Trata-se de um bloco 2.4-16v de 150cv. A tradicional versão 2.0, no entanto, continuará a ser oferecida.
GM VECTRA:A grande novidade para a gama 2007 será a introdução de uma versão mais acessível, com motor 2.0 e menor oferta de equipamentos.
GM AVALANCHE: Esta versátil pick-up conta com cabine dupla, e uma grande inovação: a divisória entre a cabine e a caçamba é removível, o que permite aumentar o volume de carga, de acordo com as necessidades. A motorização é um potente bloco 5.3 V8 de 320cv. A expectativa é de que as primeiras unidades passem a ser comercializadas logo após o salão, para concorrer com a Dodge Ram.
CITROËN:
CITROËN C4 VTR/Sedan: A Citroën possui grandes planos para a gama C4 no mercado brasileiro. E para que o público se familiarize ainda mais com as arrojadas linhas, estarão expostos o C4 VTR (hatchback de 3 portas) e também a versão sedan, cuja produção deverá se iniciar ainda em 2007. As motorizações deverão ser todas de 2.0-16v, com potência variando entre 143 e 180cv. A versão hatchback de 5 portas está por hora descartada para o mercado brasileiro.
CITROËN C4 Picasso: Nas palavras da própria Citroën, o Brasil é um de seus principais mercados, especialmente para o segmento dos monovolumes. Assim sendo, não é surpresa o anúncio da marca: a C4 Picasso estará no salão, e suas vendas deverão se iniciar até março de 2007. Terá motorização única de 2.0 litros.
CITROËN C6: O modelo que tem o mesmo porte de BMW Série 5 e que marca o renascimento da tradição da Citroën em fazer carros de luxo deverá ser a estrela maior no stand da marca. Sua estréia no mercado brasileiro está marcada para breve, apenas com motor 3.0 V6.
FORD:
FORD SHELBY GT500: Tudo bem que o Mustang não é mais novidade para nenhum brasileiro. Mas esta versão superdesportiva, desenvolvida em parceria com o Shelby é. Debaixo do capô, está o potente bloco 5.4-litro V8, com componentes em alumínio. Com o auxílio de um Supercharger, o motor gera 500 CV de potência e 480 lb-ft de torque. A "base" do Mustang recebeu ainda outras modificações importantes, na suspensão e também no radiador, para permitir um maior resfriamento do conjunto.
FORD EDGE:Crossover médio, o Ford Edge está baseado sobre a plataforma do sedan Fusion brasileiro. O motor a ser utilizado no mercado brasileiro deverá ser o 3.0v6, com cerca de 225CV.
FORD FIESTA CONCEPT(Nova geração): Embora pouco se saiba sobre este conceito, fontes da marca garantem que ele trará ao público muitas linhas da próxima geração do modelo compacto. Nenhuma foto ou informação foi divulgada até o momento.
FORD ECOSPORT AUTOMÁTICO: Que o brasileiro prefere o conforto de uma transmissão automática, as montadoras já sabem. Mas faltava esta opção de caixa para o jipinho compacto EcoSport. Faltava. A marca do oval mostrará no salão o EcoSport automático, que será disponibilizado nas versões XLT e 4WD (4x4) 2.0-16v DURATEC.
FORD EXPLORER (reestilização): Finalmente a reestilização sofrida na América do Norte chegará à versão brasileira. As maiores alterações se encontram na frente. O motor continua o mesmo da linha 2006: o conhecido 4.0 V6 de 210CV de potência.
VOLKSWAGEN:
VW EOS: o coupé-cabriolet português deverá ser a atração principal do stand. Para o Brasil, estará disponível apenas na versão top de linha, com motor 2.0 T FSi de 200 cv.
VW POLO/POLO GTi: No salão, estará em exibição o novo VW Polo nacional, que assumiu o design da versão européia. A versão sedan também passou por grandes mudanças, tornando-se uma versão do Jetta em ponto menor. O modelo, que se caracteriza pelo excelente acabamento, tem como motor base um elástico bloco 1.6, de 103cv.
A marca estará mostrando ainda o Polo GTi, que deverá ser lançado no ano que vem, com motor 1.8 T de 150cv.
VW TOUAREG W12: Apesar de as versões V6 e V8 do Touareg fazerem enorme sucesso, os consumidores brasileiros reclamavam da baixa potência do jipão, que o deixava anêmico. Agora a marca pretende resolver estas reclamações oferecendo uma versão um pouco mais desportiva de seu utilitário de luxo. Trata-se do Touareg W12, que possui um motor de 6.0 litros, capaz de desenvolver 450 CV. A Volkswagen não promoverá na versão nacional as modificações de design que a versão européia sofreu, ao menos na gama 2007.
VW NEW BEETLE CABRIO: Estranhamente, quando lançou o New Beetle no país, a VW optou por oferecer apenas a versão coupé. Mas agora, esta estratégia será corrigida. A partir do próximo ano, a alegre versão descapotável chegará ao país, com motor 2.0 l de 116cv.
CHEVROLET (OPEL):
GM CAMARO: A eterna rival Ford apresentará o valente Shelby GT500, e a GM não poderia deixar por menos: mostrará no salão o concept do novo Camaro, cujo início da produção foi anunciado para 2008. Terá motores V6 e V8.
GM CELTA/PRISMA: O renovado hatchback compacto Celta e sua recém-lançada versão sedan (conhecida por Prisma) serão um dos destaques no stand da GM. Afinal, não é para menos: trata-se da gama mais barata da marca. Os motores são 1.0 e 1.4. Para o Prisma, apenas a última motorização está disponível.
GM CORSA D: A GM estará exibindo a nova geração do Opel Corsa oficialmente "apenas para estudos". Mas a verdade aponta que uma versão nacional já está a caminho.
GM ZAFIRA 2.4-16v: a minivan compacta exibirá a nova opção de motorização. Trata-se de um bloco 2.4-16v de 150cv. A tradicional versão 2.0, no entanto, continuará a ser oferecida.
GM VECTRA:A grande novidade para a gama 2007 será a introdução de uma versão mais acessível, com motor 2.0 e menor oferta de equipamentos.
GM AVALANCHE: Esta versátil pick-up conta com cabine dupla, e uma grande inovação: a divisória entre a cabine e a caçamba é removível, o que permite aumentar o volume de carga, de acordo com as necessidades. A motorização é um potente bloco 5.3 V8 de 320cv. A expectativa é de que as primeiras unidades passem a ser comercializadas logo após o salão, para concorrer com a Dodge Ram.
CITROËN:
CITROËN C4 VTR/Sedan: A Citroën possui grandes planos para a gama C4 no mercado brasileiro. E para que o público se familiarize ainda mais com as arrojadas linhas, estarão expostos o C4 VTR (hatchback de 3 portas) e também a versão sedan, cuja produção deverá se iniciar ainda em 2007. As motorizações deverão ser todas de 2.0-16v, com potência variando entre 143 e 180cv. A versão hatchback de 5 portas está por hora descartada para o mercado brasileiro.
CITROËN C4 Picasso: Nas palavras da própria Citroën, o Brasil é um de seus principais mercados, especialmente para o segmento dos monovolumes. Assim sendo, não é surpresa o anúncio da marca: a C4 Picasso estará no salão, e suas vendas deverão se iniciar até março de 2007. Terá motorização única de 2.0 litros.
CITROËN C6: O modelo que tem o mesmo porte de BMW Série 5 e que marca o renascimento da tradição da Citroën em fazer carros de luxo deverá ser a estrela maior no stand da marca. Sua estréia no mercado brasileiro está marcada para breve, apenas com motor 3.0 V6.
FORD:
FORD SHELBY GT500: Tudo bem que o Mustang não é mais novidade para nenhum brasileiro. Mas esta versão superdesportiva, desenvolvida em parceria com o Shelby é. Debaixo do capô, está o potente bloco 5.4-litro V8, com componentes em alumínio. Com o auxílio de um Supercharger, o motor gera 500 CV de potência e 480 lb-ft de torque. A "base" do Mustang recebeu ainda outras modificações importantes, na suspensão e também no radiador, para permitir um maior resfriamento do conjunto.
FORD EDGE:Crossover médio, o Ford Edge está baseado sobre a plataforma do sedan Fusion brasileiro. O motor a ser utilizado no mercado brasileiro deverá ser o 3.0v6, com cerca de 225CV.
FORD FIESTA CONCEPT(Nova geração): Embora pouco se saiba sobre este conceito, fontes da marca garantem que ele trará ao público muitas linhas da próxima geração do modelo compacto. Nenhuma foto ou informação foi divulgada até o momento.
FORD ECOSPORT AUTOMÁTICO: Que o brasileiro prefere o conforto de uma transmissão automática, as montadoras já sabem. Mas faltava esta opção de caixa para o jipinho compacto EcoSport. Faltava. A marca do oval mostrará no salão o EcoSport automático, que será disponibilizado nas versões XLT e 4WD (4x4) 2.0-16v DURATEC.
FORD EXPLORER (reestilização): Finalmente a reestilização sofrida na América do Norte chegará à versão brasileira. As maiores alterações se encontram na frente. O motor continua o mesmo da linha 2006: o conhecido 4.0 V6 de 210CV de potência.
VOLKSWAGEN:
VW EOS: o coupé-cabriolet português deverá ser a atração principal do stand. Para o Brasil, estará disponível apenas na versão top de linha, com motor 2.0 T FSi de 200 cv.
VW POLO/POLO GTi: No salão, estará em exibição o novo VW Polo nacional, que assumiu o design da versão européia. A versão sedan também passou por grandes mudanças, tornando-se uma versão do Jetta em ponto menor. O modelo, que se caracteriza pelo excelente acabamento, tem como motor base um elástico bloco 1.6, de 103cv.
A marca estará mostrando ainda o Polo GTi, que deverá ser lançado no ano que vem, com motor 1.8 T de 150cv.
VW TOUAREG W12: Apesar de as versões V6 e V8 do Touareg fazerem enorme sucesso, os consumidores brasileiros reclamavam da baixa potência do jipão, que o deixava anêmico. Agora a marca pretende resolver estas reclamações oferecendo uma versão um pouco mais desportiva de seu utilitário de luxo. Trata-se do Touareg W12, que possui um motor de 6.0 litros, capaz de desenvolver 450 CV. A Volkswagen não promoverá na versão nacional as modificações de design que a versão européia sofreu, ao menos na gama 2007.
VW NEW BEETLE CABRIO: Estranhamente, quando lançou o New Beetle no país, a VW optou por oferecer apenas a versão coupé. Mas agora, esta estratégia será corrigida. A partir do próximo ano, a alegre versão descapotável chegará ao país, com motor 2.0 l de 116cv.
Comentário