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    #61
    É assim.
    No C2 1.4 HDi, de vez em qdo largo o pé do acelerador e o carro contínua na boa a andar, e acelera bem.

    Comentário


      #62
      A minha FIAT Ducato 2.0 JTD arranca sozinha em primeira... basta levantar o pé da embraiagem e é vê-la contente e feliz a andar para a frente... e só tem 84 cv!!! [:X]

      Comentário


        #63
        O facto de os carros a Diesel conseguirem arrancar, ou manter velocidades sem o recurso ao acelerador, tem a ver com a maior disponibilidade de binário. Nos antigos motores Diesel, com elevadas cilindradas e materiais mais pesados, facilmente se conseguiam realizar tais operações. Nos actuais, e por exemplo, o 1.3 CDTI, já é mais complicado em resultado de uma menor cilindrada. À rotação do relanti tem muito pouco binário, logo torna-se dificil arrancar sem acelerador.

        Nos Otto verifica-se a mesma situação. Fruto de uma menor cilindrada, o binário nessas rotações é fraco. Tem, no entanto, uma outra característica que é mais notória do que nos Diesel. A gestão da injecção permite corrigir situações limite de ir "abaixo". Até certo ponto. Conseguem arrancar e manter melhor as velocidades do que os motores de carburador. Esses começavam logo a soluçar.

        Comentário


          #64
          Não depende só da cilindrada...

          O 1.9 TDI 110cv arranca na boa, até em 2ª ou 3ª sem embraiagem. Já por exemplo, exactamente o mesmo bloco, mas o de 115cv, vai a baixo com muita facilidade.

          Comentário


            #65
            citação:Originalmente colocada por mundano

            Não depende só da cilindrada...

            O 1.9 TDI 110cv arranca na boa, até em 2ª ou 3ª sem embraiagem. Já por exemplo, exactamente o mesmo bloco, mas o de 115cv, vai a baixo com muita facilidade.
            Isso tem a ver com o sistema de injecção que é diferente.
            Por exemplo, tenho notado que os CR são mais "dificeis" de arrancar do que os TDI (injector bomba)

            Comentário


              #66
              O meu é TDI e não é injector bomba.. Nem CR..

              Comentário


                #67
                citação:Originalmente colocada por mundano

                O meu é TDI e não é injector bomba.. Nem CR..
                Qual é mesmo o sistema desse TDI de 115 CV? Já não me recordo.

                Comentário


                  #68
                  O de 115 é injector bomba, mas o de 110cv e o de 90 não são.. Usam uma, mais tradicional, bomba injectora radial de alta pressão..

                  Comentário


                    #69
                    Isto é tudo gente corajosa, eu alguma vez me tinha lembrado de arrancar sem acelerador? Mas deram-me ideias, ainda hei de experimentar, será que o Corsa B 1.5TD aguenta? Tem é de ser em plano e num lugar deserto, LOL, não vá nimguém ver o carro a ir abaixo...

                    Comentário


                      #70
                      Olha que eu tirei a carta num corsa B 1.5TD e ele até subia pequenos passeios só de embraiagem...o carro mais pareceia um pequenos tractor( neste aspecto)!. Não sei se estava alterado por ser carro de instrução, pois diariamente conduzo um fiat uno 45 e ele tambem anda só de embraiagem, principalmente quando tenho o botao do ar ligado...ai até consigo dar +30 em 2a sem acelerar!! Dá-me a impressão que nos carros antigos para isso acontecer era uma questão de afinação, pois conduzi durante 1s tempos um fiat punto II 1.2 e ia bem mais facilmente abaixo que o UNO, apesar de ter injecção.
                      Cumps

                      Comentário


                        #71
                        Devo ser especial faço isto num 1.4 a gasolina

                        Comentário


                          #72
                          citação:Originalmente colocada por K2000

                          Isto é tudo gente corajosa, eu alguma vez me tinha lembrado de arrancar sem acelerador? Mas deram-me ideias, ainda hei de experimentar, será que o Corsa B 1.5TD aguenta? Tem é de ser em plano e num lugar deserto, LOL, não vá nimguém ver o carro a ir abaixo...
                          Aguenta!;) Óbvio que se andares uns 200metros não sei se aguenta lol
                          Experimenta, por exemplo, num parque de estacionamento de um centro comercial, desde que não esteja cheio de carros...[|)]

                          Comentário


                            #73
                            citação:Originalmente colocada por dysplay21

                            Devo ser especial faço isto num 1.4 a gasolina
                            Não és nada especial. Já vi isso num Tipo 1.1.

                            Comentário


                              #74
                              citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

                              citação:Originalmente colocada por dysplay21

                              Devo ser especial faço isto num 1.4 a gasolina
                              Não és nada especial. Já vi isso num Tipo 1.1.
                              pois tb ja vi em mtos mais frquinhos mas tavam a fazer tanto filme sobre isso.

                              Comentário


                                #75
                                citação:Originalmente colocada por K2000

                                Isto é tudo gente corajosa, eu alguma vez me tinha lembrado de arrancar sem acelerador? Mas deram-me ideias, ainda hei de experimentar, será que o Corsa B 1.5TD aguenta? Tem é de ser em plano e num lugar deserto, LOL, não vá nimguém ver o carro a ir abaixo...
                                Ai esse aguenta com toda a certeza ;)
                                Arranca só com a embraiagem e dá para meter 2ª, 3ª... Ainda sem carregar no acelerador. E se calhar até dá nelas todas. Tenho um embora nunca o tenha feito, sei que ele faz

                                Comentário


                                  #76
                                  citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                  Devo ser especial faço isto num 1.4 a gasolina
                                  Em princípio deve ser de injecção o que facilita as coisas.;)

                                  Comentário


                                    #77
                                    Penso que seja do binário.
                                    O meui até numa subida relativamente inclinada sobe sem pé no acelerador. Binário elevado + pouco peso...
                                    Um colega meu não acreditava... até ver com os próprios olhos.
                                    Cumps
                                    Invisible

                                    Comentário


                                      #78
                                      citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                      citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                      Devo ser especial faço isto num 1.4 a gasolina
                                      Em princípio deve ser de injecção o que facilita as coisas.;)
                                      Vi isso acontecer num Tipo 1.1ie.

                                      Comentário


                                        #79
                                        tem somente a ver com o principio de funcionamento.

                                        Antigamente, para ajustar a velocidade do ralenti, usava-se um regulador centrífugo. Se a rotação descia, esse regulador (que comandava o débito de combustível) mandava injectar mais combustível para a rotação voltar à estipulada.

                                        Actualmente, as centralinas é que calculam a quantidade de combustível a injectar para que a rotação não desça da velocidade mínima (ralenti).

                                        cumps

                                        Comentário


                                          #80
                                          Hoje lembrei-me de experimentar, estava no transito, mas tive o cuidado de guardar uma boa distancia para o carro da frente.

                                          E não é que funciona mesmo? Nunca na vida me teria lembrado de experimentar uma coisa dessas... Mas dá na boa, LOL

                                          Comentário


                                            #81
                                            citação:Originalmente colocada por fapoc

                                            citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

                                            citação:Originalmente colocada por fapoc

                                            citação:Originalmente colocada por Raistaparta

                                            Se levantares COMPLETAMENTE o pé da embraiagem ele não continua a andar, vai abaixo.
                                            Depende do carro.

                                            Os Diesel mais antigos, sem turbo, tinham o binário mais cedo do que agora e eram ainda mais brutos. Conheço alguns em que o carro arrancava sem sequer se tocar no acelerador.
                                            Nem é preciso ser um antigo, o meu 1.6TDCI e o 1.9TDI do meu pai fazem isso.
                                            o 1.6 faz isso? No C4 do meu pai não.... [8)] Pelo menos experimentei e vi que não dava.
                                            o meu Ibiza faz isso.;)
                                            é porreiro naquelas alturas em fila de transito a rodar muito devagar,é só levantar um nadinha o pé esquerdo que ele começa logo a andar,dá pra descançar um bocadinho a perna direita.:D

                                            Comentário


                                              #82
                                              citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                              O Ibiza não faz isso.
                                              o 1.9TDI 130cv faz,os outros não sei.;)

                                              Comentário


                                                #83
                                                QQ carro a diesel faz isso, ate o meu ax 14D fazia. Por isso se diz que fazer ponto de embraiagem no diesel é mais facil.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Boa noite a todos, tenho um 206 1.4 hdi, alguém ke me diga se é normal a embraiagem ser tão leve. De vez em kd costumo conduzir um Xsara 1.4 hdi, msm motor e msm grupo (PSA) e estranho a embraiagem ser totalmente diferente muito + pesada, ou a minha tem problemas ou então a do Xsara tá marada. Abraço, aguardo opiniões...

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    citação:Originalmente colocada por GJP

                                                    o meu anda sozinho! com a 1a, 2a e 3a com a 4a e 5 tb mas com muito jeito...

                                                    e se eu variar a velocidade da ventoinha da soufagem do carro quando ele tá frio a velocidade tb varia... ligado - menos velocidade, ligado - + velocidade... e explicar isto... lol
                                                    O Yaris que eu conduzira (1.4 D-4d) também anda sozinho.. e uma vez apanhei um susto na 2ª circular.. pois estava em trânsito a 20 km/h... meti a 2ª e larguei a embraiagem para o carro ir andando.. mas sem lhe acelarar.. e de repente, ele começa a andar sozinho.. tipo como se estivesse a ser empurrado...

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Sorte a tua...:D

                                                      Eu quando tirei a carta foi num Punto 55s...

                                                      Largar a embraiagem e andar é piada. Mesmo largando a embraiagem devagar, se a aceleração fosse pouca (já nem digo nenhuma!) o carro ia abaixo.

                                                      A vantagem de se aprender a conduzir num carro destes é que depois se consegue conduzir qualquer coisa. Quem aprende num diesel (ainda por cima costumam ser acelerados), costuma ter dificuldades de adaptação à condução dum carro a gasolina.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                        citação:Originalmente colocada por GJP

                                                        o meu anda sozinho! com a 1a, 2a e 3a com a 4a e 5 tb mas com muito jeito...

                                                        e se eu variar a velocidade da ventoinha da soufagem do carro quando ele tá frio a velocidade tb varia... ligado - menos velocidade, ligado - + velocidade... e explicar isto... lol
                                                        O Yaris que eu conduzira (1.4 D-4d) também anda sozinho.. e uma vez apanhei um susto na 2ª circular.. pois estava em trânsito a 20 km/h... meti a 2ª e larguei a embraiagem para o carro ir andando.. mas sem lhe acelarar.. e de repente, ele começa a andar sozinho.. tipo como se estivesse a ser empurrado...

                                                        lol


                                                        no meu o botão da saugfagem... faz 1 efeito tao giro lol .. .:p

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          citação:Originalmente colocada por Lukin

                                                          Sorte a tua...:D

                                                          Eu quando tirei a carta foi num Punto 55s...

                                                          Largar a embraiagem e andar é piada. Mesmo largando a embraiagem devagar, se a aceleração fosse pouca (já nem digo nenhuma!) o carro ia abaixo.

                                                          A vantagem de se aprender a conduzir num carro destes é que depois se consegue conduzir qualquer coisa. Quem aprende num diesel (ainda por cima costumam ser acelerados), costuma ter dificuldades de adaptação à condução dum carro a gasolina.
                                                          Será que estás a falar no belo punto branco, a gasolina, da Costa? Aquilo levas logo com uma rampa em que aprendes quer queiras quer não :D

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Eu li algures que os diesel "arrancam" tão bem só de embraiagem, pois a combustão do gasóleo não se dá toda num único momento (tal como os otto/gasolina), mas sim durante um certo intervalo de tempo (curto obviamente).

                                                            Ou seja, estão a largar o pedal e há ainda combustível a ser utilizado, e como tal, a fornecer mais força ao motor do que no caso da gasolina, em que o seu consumo ocrre num só momento.

                                                            Daí o facto de também ser difícil ir buscar altas rotações nestes motores, pois é preciso "dar tempo" para o combustível seja consumido.

                                                            Agora se estiver errado, não me batam , pois não fui eu o autor do texto.

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                                                              #90
                                                              citação:Originalmente colocada por mário silva

                                                              citação:Originalmente colocada por Lukin

                                                              Sorte a tua...:D

                                                              Eu quando tirei a carta foi num Punto 55s...

                                                              Largar a embraiagem e andar é piada. Mesmo largando a embraiagem devagar, se a aceleração fosse pouca (já nem digo nenhuma!) o carro ia abaixo.

                                                              A vantagem de se aprender a conduzir num carro destes é que depois se consegue conduzir qualquer coisa. Quem aprende num diesel (ainda por cima costumam ser acelerados), costuma ter dificuldades de adaptação à condução dum carro a gasolina.
                                                              Será que estás a falar no belo punto branco, a gasolina, da Costa? Aquilo levas logo com uma rampa em que aprendes quer queiras quer não :D
                                                              Lol! É mesmo esse!

                                                              E realmente aquela subida...é só queimar embraiagem. :D

                                                              Também tiraste lá a carta? Quem é que foi o teu instrutor? O Sr.Jaime?

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