A minha FIAT Ducato 2.0 JTD arranca sozinha em primeira... basta levantar o pé da embraiagem e é vê-la contente e feliz a andar para a frente... e só tem 84 cv!!! [:X]
O facto de os carros a Diesel conseguirem arrancar, ou manter velocidades sem o recurso ao acelerador, tem a ver com a maior disponibilidade de binário. Nos antigos motores Diesel, com elevadas cilindradas e materiais mais pesados, facilmente se conseguiam realizar tais operações. Nos actuais, e por exemplo, o 1.3 CDTI, já é mais complicado em resultado de uma menor cilindrada. À rotação do relanti tem muito pouco binário, logo torna-se dificil arrancar sem acelerador.
Nos Otto verifica-se a mesma situação. Fruto de uma menor cilindrada, o binário nessas rotações é fraco. Tem, no entanto, uma outra característica que é mais notória do que nos Diesel. A gestão da injecção permite corrigir situações limite de ir "abaixo". Até certo ponto. Conseguem arrancar e manter melhor as velocidades do que os motores de carburador. Esses começavam logo a soluçar.
O 1.9 TDI 110cv arranca na boa, até em 2ª ou 3ª sem embraiagem. Já por exemplo, exactamente o mesmo bloco, mas o de 115cv, vai a baixo com muita facilidade.
O 1.9 TDI 110cv arranca na boa, até em 2ª ou 3ª sem embraiagem. Já por exemplo, exactamente o mesmo bloco, mas o de 115cv, vai a baixo com muita facilidade.
Isso tem a ver com o sistema de injecção que é diferente.
Por exemplo, tenho notado que os CR são mais "dificeis" de arrancar do que os TDI (injector bomba)
Isto é tudo gente corajosa, eu alguma vez me tinha lembrado de arrancar sem acelerador? Mas deram-me ideias, ainda hei de experimentar, será que o Corsa B 1.5TD aguenta? Tem é de ser em plano e num lugar deserto, LOL, não vá nimguém ver o carro a ir abaixo...
Olha que eu tirei a carta num corsa B 1.5TD e ele até subia pequenos passeios só de embraiagem...o carro mais pareceia um pequenos tractor( neste aspecto)!. Não sei se estava alterado por ser carro de instrução, pois diariamente conduzo um fiat uno 45 e ele tambem anda só de embraiagem, principalmente quando tenho o botao do ar ligado...ai até consigo dar +30 em 2a sem acelerar!! Dá-me a impressão que nos carros antigos para isso acontecer era uma questão de afinação, pois conduzi durante 1s tempos um fiat punto II 1.2 e ia bem mais facilmente abaixo que o UNO, apesar de ter injecção.
Cumps
Isto é tudo gente corajosa, eu alguma vez me tinha lembrado de arrancar sem acelerador? Mas deram-me ideias, ainda hei de experimentar, será que o Corsa B 1.5TD aguenta? Tem é de ser em plano e num lugar deserto, LOL, não vá nimguém ver o carro a ir abaixo...
Aguenta!;) Óbvio que se andares uns 200metros não sei se aguenta lol
Experimenta, por exemplo, num parque de estacionamento de um centro comercial, desde que não esteja cheio de carros...[|)]
Isto é tudo gente corajosa, eu alguma vez me tinha lembrado de arrancar sem acelerador? Mas deram-me ideias, ainda hei de experimentar, será que o Corsa B 1.5TD aguenta? Tem é de ser em plano e num lugar deserto, LOL, não vá nimguém ver o carro a ir abaixo...
Ai esse aguenta com toda a certeza ;)
Arranca só com a embraiagem e dá para meter 2ª, 3ª... Ainda sem carregar no acelerador. E se calhar até dá nelas todas. Tenho um embora nunca o tenha feito, sei que ele faz
Penso que seja do binário.
O meui até numa subida relativamente inclinada sobe sem pé no acelerador. Binário elevado + pouco peso...
Um colega meu não acreditava... até ver com os próprios olhos.
Cumps
Invisible
tem somente a ver com o principio de funcionamento.
Antigamente, para ajustar a velocidade do ralenti, usava-se um regulador centrífugo. Se a rotação descia, esse regulador (que comandava o débito de combustível) mandava injectar mais combustível para a rotação voltar à estipulada.
Actualmente, as centralinas é que calculam a quantidade de combustível a injectar para que a rotação não desça da velocidade mínima (ralenti).
Se levantares COMPLETAMENTE o pé da embraiagem ele não continua a andar, vai abaixo.
Depende do carro.
Os Diesel mais antigos, sem turbo, tinham o binário mais cedo do que agora e eram ainda mais brutos. Conheço alguns em que o carro arrancava sem sequer se tocar no acelerador.
Nem é preciso ser um antigo, o meu 1.6TDCI e o 1.9TDI do meu pai fazem isso.
o 1.6 faz isso? No C4 do meu pai não.... [8)] Pelo menos experimentei e vi que não dava.
o meu Ibiza faz isso.;)
é porreiro naquelas alturas em fila de transito a rodar muito devagar,é só levantar um nadinha o pé esquerdo que ele começa logo a andar,dá pra descançar um bocadinho a perna direita.:D
Boa noite a todos, tenho um 206 1.4 hdi, alguém ke me diga se é normal a embraiagem ser tão leve. De vez em kd costumo conduzir um Xsara 1.4 hdi, msm motor e msm grupo (PSA) e estranho a embraiagem ser totalmente diferente muito + pesada, ou a minha tem problemas ou então a do Xsara tá marada. Abraço, aguardo opiniões...
o meu anda sozinho! com a 1a, 2a e 3a com a 4a e 5 tb mas com muito jeito...
e se eu variar a velocidade da ventoinha da soufagem do carro quando ele tá frio a velocidade tb varia... ligado - menos velocidade, ligado - + velocidade... e explicar isto... lol
O Yaris que eu conduzira (1.4 D-4d) também anda sozinho.. e uma vez apanhei um susto na 2ª circular.. pois estava em trânsito a 20 km/h... meti a 2ª e larguei a embraiagem para o carro ir andando.. mas sem lhe acelarar.. e de repente, ele começa a andar sozinho.. tipo como se estivesse a ser empurrado...
Largar a embraiagem e andar é piada. Mesmo largando a embraiagem devagar, se a aceleração fosse pouca (já nem digo nenhuma!) o carro ia abaixo.
A vantagem de se aprender a conduzir num carro destes é que depois se consegue conduzir qualquer coisa. Quem aprende num diesel (ainda por cima costumam ser acelerados), costuma ter dificuldades de adaptação à condução dum carro a gasolina.
o meu anda sozinho! com a 1a, 2a e 3a com a 4a e 5 tb mas com muito jeito...
e se eu variar a velocidade da ventoinha da soufagem do carro quando ele tá frio a velocidade tb varia... ligado - menos velocidade, ligado - + velocidade... e explicar isto... lol
O Yaris que eu conduzira (1.4 D-4d) também anda sozinho.. e uma vez apanhei um susto na 2ª circular.. pois estava em trânsito a 20 km/h... meti a 2ª e larguei a embraiagem para o carro ir andando.. mas sem lhe acelarar.. e de repente, ele começa a andar sozinho.. tipo como se estivesse a ser empurrado...
lol
no meu o botão da saugfagem... faz 1 efeito tao giro lol .. .:p
Largar a embraiagem e andar é piada. Mesmo largando a embraiagem devagar, se a aceleração fosse pouca (já nem digo nenhuma!) o carro ia abaixo.
A vantagem de se aprender a conduzir num carro destes é que depois se consegue conduzir qualquer coisa. Quem aprende num diesel (ainda por cima costumam ser acelerados), costuma ter dificuldades de adaptação à condução dum carro a gasolina.
Será que estás a falar no belo punto branco, a gasolina, da Costa? Aquilo levas logo com uma rampa em que aprendes quer queiras quer não :D
Eu li algures que os diesel "arrancam" tão bem só de embraiagem, pois a combustão do gasóleo não se dá toda num único momento (tal como os otto/gasolina), mas sim durante um certo intervalo de tempo (curto obviamente).
Ou seja, estão a largar o pedal e há ainda combustível a ser utilizado, e como tal, a fornecer mais força ao motor do que no caso da gasolina, em que o seu consumo ocrre num só momento.
Daí o facto de também ser difícil ir buscar altas rotações nestes motores, pois é preciso "dar tempo" para o combustível seja consumido.
Agora se estiver errado, não me batam , pois não fui eu o autor do texto.
Largar a embraiagem e andar é piada. Mesmo largando a embraiagem devagar, se a aceleração fosse pouca (já nem digo nenhuma!) o carro ia abaixo.
A vantagem de se aprender a conduzir num carro destes é que depois se consegue conduzir qualquer coisa. Quem aprende num diesel (ainda por cima costumam ser acelerados), costuma ter dificuldades de adaptação à condução dum carro a gasolina.
Será que estás a falar no belo punto branco, a gasolina, da Costa? Aquilo levas logo com uma rampa em que aprendes quer queiras quer não :D
Lol! É mesmo esse!
E realmente aquela subida...é só queimar embraiagem. :D
Também tiraste lá a carta? Quem é que foi o teu instrutor? O Sr.Jaime?
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