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Seat Leon 1.6 TDI vs Opel Asta 1.3 CDTI vs Opel Corsa 1.3 CDTI

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    [Comparativo] Seat Leon 1.6 TDI vs Opel Asta 1.3 CDTI vs Opel Corsa 1.3 CDTI

    Bom dia,

    Começo por agradecer a administração do Fórum Motorguia por me ter aceite.

    Estou à procura do segundo carro para a família. Tenho um Honda Civic 1.4 LS de 2000 à gasolina - grande máquina . E estou a procura de um carro a gasóleo e vai ser a mulher a andar nele maioritariamente, sendo o percurso casa-trabalho e alguns passeios aos fins de semana, onde vai fazer mais ou menos 7500 kms/ano. Tendo em conta do que já andei a ver, principalmente pelos preços, estou mais inclinado pelos Seat Leon 1.6 TDI, Opel Asta 1.3 CDTI e Opel Corsa 1.3 CDTI, muito embora ela prefere um Toyota Auris (deve ser a inclinação da família pelos japoneses ), mas para já está fora de alcance. O meu orçamento é de 8000 euros.

    Agradeço desde já a vossa ajuda, pelas dicas sobre a mecânica, consumo e o conforto destes três carros .

    Cumprimentos,

    JFerreira

    #2
    O Corsa é segmento inferior ao Astra e ao Leon. O que vai acontecer é que para o mesmo preço, provavelmente os corsas que vais arranjar vão ser mais recentes e ter menos km que os outros dois de gama superior.

    Comentário


      #3
      Nenhum. Pelo menos com esse combustível!

      Fazer 7500 km diesel num ano, imagino que com muitas viagens pequenas, é mesmo pedir problemas!

      Comentário


        #4
        Obrigado. Entre Astra e Leon qual é que recomendaria? Tive a ver dos anos 2010 e 2011.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
          Nenhum. Pelo menos com esse combustível!

          Fazer 7500 km diesel num ano, imagino que com muitas viagens pequenas, é mesmo pedir problemas!
          Obrigado. Recomendaria um a gasolina ou a gpl. Qual é que acha que poderá ser melhor, relativamente aos consumos?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JFerreira89 Ver Post
            Obrigado. Entre Astra e Leon qual é que recomendaria? Tive a ver dos anos 2010 e 2011.
            Nunca andei no astra 1.3, Mas diria que o 1.3 é curto para um segmento C, vai andar sempre pendurado no turbo.

            Comentário


              #7
              Auris que cabem no orçamento:
              https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PbNwn.html
              https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PdylC.html
              https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8Pauge.html - está caro em comparação com os outros, mas deve dar para negociar e ainda assim continua a pagar IUC antigo...

              Alternativas:
              https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PcH8b.html
              https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PcK6m.html - é de um segmento abaixo, mas é japonês...
              https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PaNQH.html
              https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PdyOE.html
              https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8P9oYG.html
              https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PcKaY.html
              https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8Pdu1W.html - o mesmo que disse acima, é para negociar porque está caro em relação aos outros, só ganha no IUC mais baixo...
              https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8Pbubj.html

              Comentário


                #8
                8000€ um Auris de 2007 1.4 d4d

                Comentário


                  #9
                  Toyota é Toyota...

                  Comentário


                    #10
                    Para essa quilometragem anual e tipo de percursos acho que um diesel é um erro e pode dar mais problemas/despesas que um a gasolina.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                      8000€ um Auris de 2007 1.4 d4d
                      Nem é D4D, é a gasolina

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
                        Nem é D4D, é a gasolina

                        Tens toda a razão, as minhas desculpa. Li 1400cm3 e 95 cv e associei ao 1.4 d4d (apesar de ser 90cv esse).

                        Valpaços é pros lados de Chaves, onde também há aquele stand que carrega nos preços dos usados à grande, deve ser defeito ali da zona.

                        Comentário


                          #13
                          Boa Tarde,

                          Fazer 7500km por ano, concordo com o petrus, não compensa comprar a diesel.

                          Em relação aos carros, tive um Opel Corsa 1.7 DTi de 2003 e foi bastante fiavel, actualmente é o meu pai que o utiliza e já marca 410.000Km (em relação aos motores 1.3 CDTi, nunca conduzi).

                          Em Outubro comprei uma Seat Leon ST 1.6 TDi de 2019, até agora já fiz cerca de 8.000Km e estou bastante satisfeito, contudo só tem 33.000Km e ainda a tenho a pouco tempo para que possa tirar conclusões.

                          Comentário


                            #14
                            Muito obrigado a todos. #Scientist os anúncios deram-me uma nova ideia. Mas como sou pouco conhecedor cá vai a pergunta: "Se comprar um Honda Civic 1.4 i-vtec ou um Toyota Auris à gasolina e converter a GPL, ficaria em conta, mas ainda dentro do orçamento?" Muito embora com a guerra na Ucrânia , quase de certeza que o GPL também vai aumentar muito.

                            Ainda sobre o Seat Leon e o Opel Corsa à gasóleo, ambos de 2010 a 2012, não sei porquê, mas também pela insistência da mulher num carro à gasóleo, continuam a ser a escolha. Quais são os problemas que dão devido aos kms? Vamos ter que fazer pelo menos uns 10000 kms?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JFerreira89 Ver Post
                              Muito obrigado a todos. #Scientist os anúncios deram-me uma nova ideia. Mas como sou pouco conhecedor cá vai a pergunta: "Se comprar um Honda Civic 1.4 i-vtec ou um Toyota Auris à gasolina e converter a GPL, ficaria em conta, mas ainda dentro do orçamento?" Muito embora com a guerra na Ucrânia , quase de certeza que o GPL também vai aumentar muito.

                              Ainda sobre o Seat Leon e o Opel Corsa à gasóleo, ambos de 2010 a 2012, não sei porquê, mas também pela insistência da mulher num carro à gasóleo, continuam a ser a escolha. Quais são os problemas que dão devido aos kms? Vamos ter que fazer pelo menos uns 10000 kms?



                              Andar às voltinhas pequenas com os motores a gasóleo mais recentes que tem FAP (fFAP = filtro de particulas), a seu tempo é para ter problemas.

                              É por isso que estão a indicar-te para te afastares dos mesmos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JFerreira89 Ver Post
                                Muito obrigado a todos. #Scientist os anúncios deram-me uma nova ideia. Mas como sou pouco conhecedor cá vai a pergunta: "Se comprar um Honda Civic 1.4 i-vtec ou um Toyota Auris à gasolina e converter a GPL, ficaria em conta, mas ainda dentro do orçamento?" Muito embora com a guerra na Ucrânia , quase de certeza que o GPL também vai aumentar muito.

                                Ainda sobre o Seat Leon e o Opel Corsa à gasóleo, ambos de 2010 a 2012, não sei porquê, mas também pela insistência da mulher num carro à gasóleo, continuam a ser a escolha. Quais são os problemas que dão devido aos kms? Vamos ter que fazer pelo menos uns 10000 kms?
                                Ora bem, já te deram uma resposta resumida:

                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                Andar às voltinhas pequenas com os motores a gasóleo mais recentes que tem FAP (filtro de particulas), a seu tempo é para ter problemas.

                                É por isso que estão a indicar-te para te afastares dos mesmos.
                                Portanto, eu vou só acrescentar uns "pózinhos" da minha opinião:

                                O mercado ainda está muito virado para os diesel. Quer isto dizer que vais encontrar mais oferta de carros com tais motorizações, como certamente já reparaste.
                                Ao mesmo tempo, há uma noção generalizada de que os consumos são mais baixos, e a isso soma-se o menor preço dos combustíveis. Isto não está errado, mas com a escalada dos preços, o gasóleo também já não está nada barato.
                                Em alguns "públicos", também há a ideia que carros diesel são mais fáceis de conduzir.

                                A questão é que actualmente já há vários motores a gasolina que não consomem assim tanto e que permitem uma condução "acessível", e a tecnologia de redução de emissões dos motores a gasóleo pode ter as tais implicações nas manutenções - arriscas perder a poupança em combustível na hora de pagar a revisão.

                                Posto isto, faço uma espécie de contraditório:

                                Se encontrares um carro a gasóleo dentro dos vossos requisitos, a bom preço, com histórico de manutenção detalhado e com uma garantia decente, não vejo razão para excluir tal opção logo à partida.
                                Isto é, se poupares na compra (e no combustível), podes ganhar uma "almofada" para as manutenções - convém fazer este tipo de contas.
                                Como disse acima, a oferta continua a ser maior e pode ser mais fácil encontrares uma opção nestas linhas do que propriamente um carro a gasolina que também cumpra tais requisitos.

                                Em relação ao GPL não posso ajudar, mas certamente alguém aqui no Fórum o poderá fazer. A noção que tenho é que alguns motores se dão melhor com esses sistemas do que outros.

                                Por último, a questão dos segmentos. O Corsa está abaixo do Astra (e do Leon).
                                A não ser que prefiram mesmo um carro mais pequeno (o que é legítimo), eu apostaria num segmento C. São mais seguros, mais equilibrados e não acrescentam assim tanto em termos de dimensões (nem de consumos).

                                Mais alguns links:

                                https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PcfWr.html
                                https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PcDEP.html
                                https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8Pb4BV.html
                                https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8P82g6.html
                                https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PdA56.html
                                https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PboEn.html
                                https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8P9iEb.html

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
                                  Ora bem, já te deram uma resposta resumida:



                                  Portanto, eu vou só acrescentar uns "pózinhos" da minha opinião:

                                  O mercado ainda está muito virado para os diesel. Quer isto dizer que vais encontrar mais oferta de carros com tais motorizações, como certamente já reparaste.
                                  Ao mesmo tempo, há uma noção generalizada de que os consumos são mais baixos, e a isso soma-se o menor preço dos combustíveis. Isto não está errado, mas com a escalada dos preços, o gasóleo também já não está nada barato.
                                  Em alguns "públicos", também há a ideia que carros diesel são mais fáceis de conduzir.

                                  A questão é que actualmente já há vários motores a gasolina que não consomem assim tanto e que permitem uma condução "acessível", e a tecnologia de redução de emissões dos motores a gasóleo pode ter as tais implicações nas manutenções - arriscas perder a poupança em combustível na hora de pagar a revisão.

                                  Posto isto, faço uma espécie de contraditório:

                                  Se encontrares um carro a gasóleo dentro dos vossos requisitos, a bom preço, com histórico de manutenção detalhado e com uma garantia decente, não vejo razão para excluir tal opção logo à partida.
                                  Isto é, se poupares na compra (e no combustível), podes ganhar uma "almofada" para as manutenções - convém fazer este tipo de contas.
                                  Como disse acima, a oferta continua a ser maior e pode ser mais fácil encontrares uma opção nestas linhas do que propriamente um carro a gasolina que também cumpra tais requisitos.

                                  Em relação ao GPL não posso ajudar, mas certamente alguém aqui no Fórum o poderá fazer. A noção que tenho é que alguns motores se dão melhor com esses sistemas do que outros.

                                  Por último, a questão dos segmentos. O Corsa está abaixo do Astra (e do Leon).
                                  A não ser que prefiram mesmo um carro mais pequeno (o que é legítimo), eu apostaria num segmento C. São mais seguros, mais equilibrados e não acrescentam assim tanto em termos de dimensões (nem de consumos).

                                  Mais alguns links:

                                  https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PcfWr.html
                                  https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PcDEP.html
                                  https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8Pb4BV.html
                                  https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8P82g6.html
                                  https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PdA56.html
                                  https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PboEn.html
                                  https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8P9iEb.html
                                  Obrigado pela ajuda #Scientist. Realmente há mais e melhores ofertas de carros à gasóleo. Vou seguir a tua opinião em relação ao segmento C e tentar fazer uma boa compra .

                                  Comentário


                                    #18
                                    Excluvivamente em termos de motor, entre o Leon 1.6 TDi e o Astra 1.3 CDTi, eu ía claramente para o 1.6 TDi.
                                    O 1.3 CDTi é um motor fraquinho para um segmento C. E, mesmo no Corsa, é um motor nada agradável de conduzir em cidade.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já tive a ver e acho que vou optar mesmo pelo Leon 1.6 TDi. Tenho dois em vista: o 1º é de 2015 (preto) com 145000 km por 11500 euros e o 2º é de 2014 (branco) com 160000 km por 12000 euros. Ambos são negociáveis. O que é que acham dos valores? Consigo baixar até quanto?

                                      Comentário

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