Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda na compra de carro elétrico vs híbrido vs gasolina

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Estou aqui a tentar acompanhar as tuas contas, até porque tenho mesmo curiosidade nelas:
    160€:24=6.67€/mês

    Se referes que 7.5€/mês de custos de manutenção com tudo, então só há espaço para 83cts/mês para pneus, pastilhas, e mais o que precisar. Algo está aí a falhar, até porque no post anterior já mostrei (acho que não estou errado) que os pneus mesmo durando 100 mil kms, só aí são 11.25€/mês.
    Como te referi atrás, os valores são uma projeção, como já fiz estas contas à algum tempo, pode-me estar a falhar alguma coisa...

    Não tenho a certeza, mas posso ter partido do princípio, que o custo em pneus é idêntico, pois no carro a combustão gasta mais pneu, mas estes são mais baratos, e no elétrico, apesar de serem mais caros, duram mais.
    Sendo assim, não terei entrado com este custo, por ser similar.

    Mas como já disse, ignora a manutenção... Que no fundo, parte do valor é especulativo e fazer futurologia.

    PS: Nas contas que fiz para mim, foi para 14.000kms por ano, mas para responder ao user, com valores mais reais, fui à minha folha de cálculo e alterei os kms, calculando automaticamente o custo em combustível e eletricidade. Os outros itens não mexi.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
      Como te referi atrás, os valores são uma projeção, como já fiz estas contas à algum tempo, pode-me estar a falhar alguma coisa...

      Não tenho a certeza, mas posso ter partido do princípio, que o custo em pneus é idêntico, pois no carro a combustão gasta mais pneu, mas estes são mais baratos, e no elétrico, apesar de serem mais caros, duram mais.
      Sendo assim, não terei entrado com este custo, por ser similar.

      Mas como já disse, ignora a manutenção... Que no fundo, parte do valor é especulativo e fazer futurologia.

      PS: Nas contas que fiz para mim, foi para 14.000kms por ano, mas para responder ao user, com valores mais reais, fui à minha folha de cálculo e alterei os kms, calculando automaticamente o custo em combustível e eletricidade. Os outros itens não mexi.
      Percebido

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        Estou aqui a tentar acompanhar as tuas contas, até porque tenho mesmo curiosidade nelas:
        160€:24=6.67€/mês

        Se referes que 7.5€/mês de custos de manutenção com tudo, então só há espaço para 83cts/mês para pneus, pastilhas, e mais o que precisar. Algo está aí a falhar, até porque no post anterior já mostrei (acho que não estou errado) que os pneus mesmo durando 100 mil kms, só aí são 11.25€/mês.

        EDIT: o que está a bold não estou a discutir, até porque a tua experiência é citadina com um carro a gasolina e ainda por cima em Bi-horário, portanto nada a dizer, na tua realidade. Basta termos um carro a diesel (ou gasolina) a gastar 5-5.5 vs eletricidade a custar 18cts/kw+20% de perdas, e a poupança diminui drasticamente. Agora temos sempre que enquadrar na realidade de cada um, e neste caso nem sei qual é.
        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        EDIT: o que está a bold não estou a discutir, até porque a tua experiência é citadina com um carro a gasolina e ainda por cima em Bi-horário, portanto nada a dizer, na tua realidade. Basta termos um carro a diesel (ou gasolina) a gastar 5-5.5 vs eletricidade a custar 18cts/kw+20% de perdas, e a poupança diminui drasticamente. Agora temos sempre que enquadrar na realidade de cada um, e neste caso nem sei qual é.
        Já vi que estás um pouco em negação...

        Já tive um diesel, e nos meus percursos de cidade habituais, gastava 7,6l aos 100 (BMW 320D). O carro a gasolina gastava 8,6l (Audi A3 1.4 TFSI Sportback). Isto consumos reais, não os do CB, nem os que vamos para a internet apregoar [emoji6]

        O BMW i3, gasta 14kWh/100. Por norma as perdas rondam os 10%, 20% é raro, só se a instalação elétrica por muito fraca e o carro estiver muito, muito longe, do quadro.

        O custo da eletricidade em bi horário é 0,10€/kWh.

        Se o carro gasta 14kWh/100, são cerca de 1,60€ por cada 100kms, já com as perdas que referes.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por KingTDI Ver Post
          Atenção que de forma alguma defendo os ICE e detrimento dos EVs. Mas as contas, para carros do tipo familiares, complicam-se quando um EV custa mais 10.000€.
          10.000€ abatidos nas manutenções e selo que diferem de um ICE para um EV, é muito.

          Ao uso que dei ao meu último diesel, em 250.000kms não gastei 10.000€ em manutenções. Incluindo a troca de 2 correias de distribuição.
          Não incluindo obviamente pneus e travões, um EV também os gasta.
          A Diferença abate-se no valor do combustível usado em cada um.
          Feitas as contas se calhar fica elas por elas...

          Isto se não houver aluguer de baterias.
          Cada caso é um caso e cada um deve fazer a sua análise.
          10.000 euros de diferença podem ser complicados de reaver ou muito fácil.
          Há muitas variáveis:

          Média de Kms percorridos.
          Tipo de percurso.
          Possibilidade de carregar em casa ou não.
          Etc.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post

            Já tive um diesel, e nos meus percursos de cidade habituais, gastava 7,6l aos 100 (BMW 320D). O carro a gasolina gastava 8,6l (Audi A3 1.4 TFSI Sportback). Isto consumos reais, não os do CB, nem os que vamos para a internet apregoar [emoji6]
            Atenção que um carro que tem consumos reais muito diferentes do CB, é um carro que está "estragado". O consumo do CB não pode/deve desviar muitas décimas do consumo feito à mão, uma vez que o motor a combustão a funcionar corretamente, precisa de um racio específico combustível/ar (mistura estéqueométrica), como tal, o carro convem saber com algum grau de exatidão a quantidade de combustível que está a colocar.

            Se o carro gasta muito mais que o que o CB anuncia, é porque os injetores estão a debitar mais líquido do que a centralina pensa que está a enviar, resultando numa mistura pouco eficiente.

            E isto das "contas à mão" serem verdadeiras também é um mito demasiado perpetuado. Uma vez que o conta kilómetros também não mede a distancia certa, como sabem há carros que a 120 no ponteiro, na realidade vão tipo a 110kph, e outros vão mesmo a 120kph, vocês estão a fazer contas que andaram 800km com um depósito e na realidade se calhar só andaram prai 750 reais.

            E assumindo que as gasolineiras debitam gasóleo com alta precisão.

            Para fazer contas 100% reais, só com um bidão que tenha boa precisão, ter um dispositivo que tenha medido a distancia por GPS.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
              Já vi que estás um pouco em negação...

              Já tive um diesel, e nos meus percursos de cidade habituais, gastava 7,6l aos 100 (BMW 320D). O carro a gasolina gastava 8,6l (Audi A3 1.4 TFSI Sportback). Isto consumos reais, não os do CB, nem os que vamos para a internet apregoar [emoji6]

              O BMW i3, gasta 14kWh/100. Por norma as perdas rondam os 10%, 20% é raro, só se a instalação elétrica por muito fraca e o carro estiver muito, muito longe, do quadro.

              O custo da eletricidade em bi horário é 0,10€/kWh.

              Se o carro gasta 14kWh/100, são cerca de 1,60€ por cada 100kms, já com as perdas que referes.
              Achas que eu estou em negação porquê? É que de facto não estou mesmo a perceber.

              A tua realidade, como já referi neste tópico várias vezes, é apenas tua. O facto de teres um percurso citadino em que gastas 8.5 num carro a gasolina é a tua experiência. A minha são percursos de estrada num carro a gasóleo 2.0 do segmento D a gastar 5.5 reais (o autor do tópico refere percursos de AE, por isso a tua realidade, leia-se consumos, não se aplica neste caso).

              Tu tens bi-horário, mas não sabemos o que o autor do tópico tem. Se não tiver (fiz menção a isso) a poupança é menor, logicamente.

              Em relação às perdas, eu não tenho qualquer experiência, mas já aqui li na casa dos 20%. Mais importante que isso são os consumos em € a cada 100 kms, e p.e., o Vanquish refere que o dele gasta o dobro dos teus 1.60€.

              Percebes porque é que estou aqui a debater estas questões? É que tu referes uma poupança 14 mil € e 400 € em 4 anos e eu acho que isso é apenas para casos específicos...como o teu.

              P.S. E já passámos por ter esmiuçado a questão da manutenção, que já explicaste que não incluíste pneus, além de que sem pneus 51€/mês num carro a gasolina não é de todo habitual, muito menos em 6 anos de uso com um carro recente. Mas, lá está, não digo que não tenha sido a tua experiência.

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X