Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Se calhar vou ter que comprar um "eléctrico "

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Superc Ver Post
    Grande nivel.
    Sao as más companhias.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      Apesar disso acontecer, na verdade não é obrigatório. Ou seja, é feito por carolice porque o carro pode puxar para isso. Mas pode ser contrariado. Isto é, se queres ritmos elevados, consegues ritmos elevados. Com mais ou menos 5 minutos num posto, com cargas acima de 100Kw, já não é assim tão relevante.

      É o mesmo que teres um ICE que te está sempre a puxar para andares em ritmos elevados, mas teres de contrariar para andar em ritmos mais calmos.
      O tema dos ritmos acredito que sim, com a minha banheira phev, já aqui o partilhei, acabo por ter uma abordagem na condução que na maioria das vezes visa a maximização da autonomia.

      Conduzindo um full EV, acredito que o efeito seja ainda mais prolongado.

      Em viagens de trabalho e mais longas, quero rapidez em detrimentos de economia… se conseguir um bom equilíbrio entre ambas, ainda melhor. Até ver a E300de está a cumprir bem em ambos os papéis…

      Comentário


        Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
        O tema dos ritmos acredito que sim, com a minha banheira phev, já aqui o partilhei, acabo por ter uma abordagem na condução que na maioria das vezes visa a maximização da autonomia.

        Conduzindo um full EV, acredito que o efeito seja ainda mais prolongado.

        Em viagens de trabalho e mais longas, quero rapidez em detrimentos de economia… se conseguir um bom equilíbrio entre ambas, ainda melhor. Até ver a E300de está a cumprir bem em ambos os papéis…
        Os phev são excelente opção, porque neste momento permitem esse uso descontraído sem pensar no carregador. Num VE o factor carregador vai lá estar sempre, especialmente a ritmos mais elevados.

        Mas no ritmo que os VE levam, os phev acredito que rapidamente fiquem "obsoletos" tanto nos novos, como nos usados, pela superior complexidade e manutenção de dois sistemas.

        Hoje em dia qualquer VE minimamente decente carrega 100 kms entre 5-10 minutos. Com 15 minutos de carga facilmente metes acima de 200kms de autonomia, pelo que começa a ser uma não questão. Mas isto só acontece nas principais vias, onde estão os PCUR. Nas restantes será sempre preciso lidar com PCR que nunca deverão ultrapassar os 50Kw, porque serão os postos com melhor rácio de custo benefício.

        Mas também os PCUR estão exactamente onde se querem e onde são necessários para tiradas a ritmos elevados, que são as AE.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
          Os phev são excelente opção, porque neste momento permitem esse uso descontraído sem pensar no carregador. Num VE o factor carregador vai lá estar sempre, especialmente a ritmos mais elevados.

          Mas no ritmo que os VE levam, os phev acredito que rapidamente fiquem "obsoletos" tanto nos novos, como nos usados, pela superior complexidade e manutenção de dois sistemas.

          Hoje em dia qualquer VE minimamente decente carrega 100 kms entre 5-10 minutos. Com 15 minutos de carga facilmente metes acima de 200kms de autonomia, pelo que começa a ser uma não questão. Mas isto só acontece nas principais vias, onde estão os PCUR. Nas restantes será sempre preciso lidar com PCR que nunca deverão ultrapassar os 50Kw, porque serão os postos com melhor rácio de custo benefício.

          Mas também os PCUR estão exactamente onde se querem e onde são necessários para tiradas a ritmos elevados, que são as AE.
          Os phev são ice comuns com baterias ridiculamente pequenas principalmente para uso em AE. Nao fosse a moda, neste momento ja estariam obsoletos.
          Em termos de fiabilidade nem faz sentido.

          Comentário


            Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
            Actualmente já tens um carro eléctrico ? Qual ?

            Não conheço ninguém que ande de eléctrico e faça habitualmente viagens de 300 km + 300 km

            Refiro habitualmente, porque é diferente de o fazer esporadicamente, em que se tem normalmente mais paciência, calma, tempo, etc.
            Não são 300 exactamente mas faço Lisboa - faro pelo menos 2x mês, em trabalho. Mas não venho no mesmo dia por norma pelo que não sei se te referias a fazer a viagem seguida.

            E habitualmente mensalmente também faço Lisboa - Viseu embora aqui já não em trabalho embora o registo e ritmos sejam os mesmos

            Comentário


              Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
              Não são 300 exactamente mas faço Lisboa - faro pelo menos 2x mês, em trabalho. Mas não venho no mesmo dia por norma pelo que não sei se te referias a fazer a viagem seguida.

              E habitualmente mensalmente também faço Lisboa - Viseu embora aqui já não em trabalho embora o registo e ritmos sejam os mesmos
              Referia-me a que não é bem a utilização tipo.

              Aliás lendo os teus posts, sempre empregnados de razoabilidade e bom senso, diria que estás desejoso de voltar a ter um bom ICE, pelo menos para uma utilização esporádica

              Comentário


                Polestar 2

                Entretanto, já vi a garantia: 8 anos ou 160 mil kms (em linha com a concorrência)


                Garantia superior, julgo que só o Toyota bz4x, com 10 anos ou 1000000 kms (não referem no site, mas julgo que deve ser o que acontecer 1.º, penso eu de que...), mas está ligeiramente acima dos 50k e com uma estética menos consensual
                Editado pela última vez por soneca902; 11 August 2022, 11:40.

                Comentário


                  O bz4 ainda está à venda?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                    Referia-me a que não é bem a utilização tipo.

                    Aliás lendo os teus posts, sempre empregnados de razoabilidade e bom senso, diria que estás desejoso de voltar a ter um bom ICE, pelo menos para uma utilização esporádica
                    Não é o tipo de utilização típica, de todo.

                    Faz as viagens demorarem mais tempo, inegável. Não faz sentido ir a mais de 140 e tenho que adicionar em cada trajecto uma paragem de 10/15 minutos.

                    E tenho um ICE citadino manco cá em casa (não para diversão mas permite colmatar qualquer falha do eléctrico).

                    Sobre voltar a ter um ICE depende mas não estou desejoso. Como sempre nestes assuntos, e sobretudo neste fórum, a verdade está algures no meio. Sendo um fardo adicional ter um eléctrico a verdade é que é um fardo pequeno e com um pack de dimensões razoáveis é perfeitamente possível fazer o dia a dia com um EV sem qualquer problema, não me chateia, de todo. E tem sempre o brinde que em cidade o eléctrico faz qualquer chaço parecer um classe S.

                    Como carro de dia a dia, a não ser que a carga tributária para empresas se iguale entre ambos os “combustíveis”, não vou voltar ao ICE. A curto/médio prazo pretendo trocar este por algo com um pack > 100kwh, para a minha utilização retiraria grande parte dos incómodos.

                    Quanto à parte da diversão já é um assunto sobre o qual podíamos trocar palavras durante mais umas páginas. Não sou fã, de todo, de ter carros parados em garagens a fazer 1000 km/ano. Já passei por isso e não é algo que para mim faça sentido (e nem era eu a pagar…). Nesse registo prefiro de longe de vez em quando ir dar umas voltas em Portimão com o GT3, é sempre uma ocasião muito mais especial.

                    No entanto tenho um par de amigos que andam há uns tempos a tentar alinhar os astros para uma aventura que até me começa a fazer muito sentido.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por soneca902 Ver Post
                      Polestar 2

                      Entretanto, já vi a garantia: 8 anos ou 160 mil kms (em linha com a concorrência)


                      Garantia superior, julgo que só o Toyota bz4x, com 10 anos ou 1000000 kms (não referem no site, mas julgo que deve ser o que acontecer 1.º, penso eu de que...), mas está ligeiramente acima dos 50k e com uma estética menos consensual
                      Garantia de quê?
                      Se for apenas de bateria e motores há marcas que fazem melhor.
                      A garantia da Toyota valia a pena se não cortassem tanto na performance geral do carro.
                      A velocidade de carregamento é ridícula para um carro moderno.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Superc Ver Post
                        Os phev são ice comuns com baterias ridiculamente pequenas principalmente para uso em AE. Nao fosse a moda, neste momento ja estariam obsoletos.
                        Em termos de fiabilidade nem faz sentido.
                        Não tenho ouvido falar muito em problemas de PHEV

                        Actualmente para quem só pode ter um carro "pau para toda a obra" parecem-me mais versáteis que os VE, não ?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                          Bom, mas alguém gosta de ir todos os dias ao supermercado, por exemplo, e perder lá 30/60 minutos?

                          O que tenho reparado é que os supermercados e CC em geral, cada vez têm mais opções de carga. E imagino que o pessoal faça compras de carro (vejo muitos por lá, aliás são raras as pessoas que vão às compras de táxi ou autocarro). Neste sentido, não precisam de perder tempo nenhum porque o carro já teria de ficar parado essas "horas" enquanto se fazem as compras.
                          Não esqueçamos o foco da discussão, que é ter um BEV sem ter onde carregar em casa.

                          Pergunto-te se vais às compras ao supermercado de carro todos os dias? Acredito que haja quem o faça, mas falamos de uma franja irrisória. Eu sublinhei de carro pelos motivos óbvios (tem que ser para carregar e para isso não contam os supermercados ao lado de casa onde se fazem compras menores).

                          Vou dar-te o meu exemplo, que não será de toda a gente mas pode ser semelhante em muitos aspectos. As compras grandes nos tais supermercados fazem-se normalmente 2 ou 3 vezes por mês. Depois há as tais pequeninas que se fazem a pé. 3 vezes por mês daria para carregar o suficiente? Não te parece, pois não? A mim também não.

                          Mais, eu moro numa zona urbana na AML e tenho no espaço de 2kms o Continente, o Pingo Doce, o Aldi, o Lidl, o Minipreço e o Amanhecer. Estes 2 mesmo ao lado de casa. Salvo erro só o Lidl é que tem carregadores (penso que 2). Portanto neste contexto de não ter garagem para carregar, eu teria que ir ao Lidl disse sim, dia não, esperar lá ou vir para casa a pé e depois voltar para carregar o carro. Aproveitava algumas vezes para carregar enquanto ia às compras. Parece-te aceitável este esquema? A mim não.

                          Mas mais ainda... no meu caso específico, não sou eu que faço as compras, mas sim a minha mulher que tem um horário muito mais flexível e fá-las durante a semana. Ou seja, eu teria sempre que me deslocar de propósito para carregar o carro e esperar que os 2(?) postos do Lidl não estivessem ambos ocupados.

                          Vou dizer de outra forma: qual é a percentagem de pessoas que compra um BEV sem ter a possibilidade de carregar em casa ou no trabalho? Seja por esta logística toda, seja pelo custo dos carregamentos, seja até pela maior degradação das baterias nestes postos vs casa.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Superc Ver Post
                            Isso so percebe quem usa.

                            Ainda ontem, no centro de lisboa deixei o meu carro a carga mais de seis horas num pcn e dos quase dez que existiam so 2 estavam ocupados. Estacionei por meia duzia de tostões enquanto fiz a minha vida e carreguei 30% da bateria. Por perto também existiam ccs2 disponíveis mas obrigaria a deslocacoes para troca de lugar.
                            Só carregou 5% por hora?

                            Comentário


                              No meu prédio vai-se colocar um novo quadro elétrico na garagem para alimentar uma tomada por lugar de estacionamento.

                              As pessoas tem dezenas de milhares de euros para dar por um carro elétrico mas não tem umas centenas de euros para instalar uma tomada na garagem? Estranho...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                No meu prédio vai-se colocar um novo quadro elétrico na garagem para alimentar uma tomada por lugar de estacionamento.

                                As pessoas tem dezenas de milhares de euros para dar por um carro elétrico mas não tem umas centenas de euros para instalar uma tomada na garagem? Estranho...
                                O problema é a potência do quadro para alimentar os carros a carregar. Estamos todos a falar disso e não de tomadas...

                                Comentário


                                  Soluções para condomínio | Mobilidade Elétrica | EDP

                                  1 Pedido de proposta
                                  Peça uma auditoria ou para garagens mais pequenas opte por uma proposta simplificada.


                                  2 Visita ao local
                                  Validamos condições técnicas no local. Numa auditoria, medimos consumos de energia da garagem.


                                  3 Proposta
                                  Enviamos a proposta de adaptação da garagem, com base nos dados recolhidos.


                                  4 Adaptação da instalação elétrica
                                  Realizamos a adaptação da garagem para garantir condições iguais para todos os condóminos.


                                  5 Instalação de carregadores
                                  Cada condómino deverá solicitar a instalação de um posto de carregamento a seu cargo.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                    No meu prédio vai-se colocar um novo quadro elétrico na garagem para alimentar uma tomada por lugar de estacionamento.

                                    As pessoas tem dezenas de milhares de euros para dar por um carro elétrico mas não tem umas centenas de euros para instalar uma tomada na garagem? Estranho...
                                    Essas contradições existem muito frequentemente, contudo, pelo que vejo, há muita gente que a resposta automática é NÃO.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                      Não esqueçamos o foco da discussão, que é ter um BEV sem ter onde carregar em casa.

                                      Pergunto-te se vais às compras ao supermercado de carro todos os dias? Acredito que haja quem o faça, mas falamos de uma franja irrisória. Eu sublinhei de carro pelos motivos óbvios (tem que ser para carregar e para isso não contam os supermercados ao lado de casa onde se fazem compras menores).

                                      Vou dar-te o meu exemplo, que não será de toda a gente mas pode ser semelhante em muitos aspectos. As compras grandes nos tais supermercados fazem-se normalmente 2 ou 3 vezes por mês. Depois há as tais pequeninas que se fazem a pé. 3 vezes por mês daria para carregar o suficiente? Não te parece, pois não? A mim também não.

                                      Mais, eu moro numa zona urbana na AML e tenho no espaço de 2kms o Continente, o Pingo Doce, o Aldi, o Lidl, o Minipreço e o Amanhecer. Estes 2 mesmo ao lado de casa. Salvo erro só o Lidl é que tem carregadores (penso que 2). Portanto neste contexto de não ter garagem para carregar, eu teria que ir ao Lidl disse sim, dia não, esperar lá ou vir para casa a pé e depois voltar para carregar o carro. Aproveitava algumas vezes para carregar enquanto ia às compras. Parece-te aceitável este esquema? A mim não.

                                      Mas mais ainda... no meu caso específico, não sou eu que faço as compras, mas sim a minha mulher que tem um horário muito mais flexível e fá-las durante a semana. Ou seja, eu teria sempre que me deslocar de propósito para carregar o carro e esperar que os 2(?) postos do Lidl não estivessem ambos ocupados.

                                      Vou dizer de outra forma: qual é a percentagem de pessoas que compra um BEV sem ter a possibilidade de carregar em casa ou no trabalho? Seja por esta logística toda, seja pelo custo dos carregamentos, seja até pela maior degradação das baterias nestes postos vs casa.
                                      Carregar dia sim dia não? Para 200kms por carga seriam 36.500 kms por ano. É isso que fazes?

                                      Uma carga semanal, que sirva uns 250kms, o que não é nada de especial para um ve médio, significa 12.000 kms por ano para o dia a dia.

                                      São perto de 50kms por dia útil da semana de trabalho.

                                      Isto não tem de servir a todos, mas diria que é perfeitamente possivel viver com carregamentos exclusivamente na rua e sem necessidade de andar dia sim dia não preocupado com isso.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                        Essas contradições existem muito frequentemente, contudo, pelo que vejo, há muita gente que a resposta automática é NÃO.
                                        Desconhecimento, mas com o passar dos anos este assunto começa a ser falado em cada vez mais condomínios para se arranjar soluções para todos.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                          Desconhecimento, mas com o passar dos anos este assunto começa a ser falado em cada vez mais condomínios para se arranjar soluções para todos.
                                          Isso acredito que sim, para já, ainda vão haver barreiras.

                                          Desconhecimento é aquela vontade muito humana de embirrar… [emoji1787]

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                            Carregar dia sim dia não? Para 200kms por carga seriam 36.500 kms por ano. É isso que fazes?

                                            Uma carga semanal, que sirva uns 250kms, o que não é nada de especial para um ve médio, significa 12.000 kms por ano para o dia a dia.

                                            São perto de 50kms por dia útil da semana de trabalho.

                                            Isto não tem de servir a todos, mas diria que é perfeitamente possivel viver com carregamentos exclusivamente na rua e sem necessidade de andar dia sim dia não preocupado com isso.
                                            Só aqui é que concordamos. Ponto.

                                            Eu não faço 36500 kms por ano, mas há quem faça e até mais. Mas se o problema é carregar dia sim, dia não, fala de a cada 3 dias. É aceitável para ti? É que para mim não é. Se para uns (nada contra) já é mau ter que parar em apenas uma viagem para xixi e compras, imagina agora estar a ir de propósito ao supermercado para carregar o carro. Vá lá, falemos de sensatez...

                                            Mas num carregador de supermercado consegue-se colocar 200 kms em 30/60 minutos?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por soneca902 Ver Post
                                              Polestar 2

                                              Entretanto, já vi a garantia: 8 anos ou 160 mil kms (em linha com a concorrência)


                                              Garantia superior, julgo que só o Toyota bz4x, com 10 anos ou 1000000 kms (não referem no site, mas julgo que deve ser o que acontecer 1.º, penso eu de que...), mas está ligeiramente acima dos 50k e com uma estética menos consensual
                                              O bz4x ainda agora saiu e já sofreu um recall.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
                                                O bz4x ainda agora saiu e já sofreu um recall.
                                                Fenómeno transversal a ICE, EV e PHEV…

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
                                                  O bz4x ainda agora saiu e já sofreu um recall.
                                                  Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                  Fenómeno transversal a ICE, EV e PHEV…
                                                  Fónix...:

                                                  Toyota faz recall mundial ao bZ4X por risco de perder as rodas

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                    Só aqui é que concordamos. Ponto.

                                                    Eu não faço 36500 kms por ano, mas há quem faça e até mais. Mas se o problema é carregar dia sim, dia não, fala de a cada 3 dias. É aceitável para ti? É que para mim não é. Se para uns (nada contra) já é mau ter que parar em apenas uma viagem para xixi e compras, imagina agora estar a ir de propósito ao supermercado para carregar o carro. Vá lá, falemos de sensatez...

                                                    Mas num carregador de supermercado consegue-se colocar 200 kms em 30/60 minutos?
                                                    Os carregadores de supermercado são tipicamente de 50Kw, o que te coloca 200kms nuns 40 minutos.

                                                    Mas o supermercado é mero exemplo. Tens nos parques e cada vez mais em zonas de trabalho, como escritórios, parques industriais, etc.

                                                    Porque vais ter sempre de sair de casa, a não ser que sejas eremita, e faças religiosamente casa-trabalho-casa. Vamos ser sensatos também aqui...vives fechado em casa?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                      Os carregadores de supermercado são tipicamente de 50Kw, o que te coloca 200kms nuns 40 minutos.

                                                      Mas o supermercado é mero exemplo. Tens nos parques e cada vez mais em zonas de trabalho, como escritórios, parques industriais, etc.

                                                      Porque vais ter sempre de sair de casa, a não ser que sejas eremita, e faças religiosamente casa-trabalho-casa. Vamos ser sensatos também aqui...vives fechado em casa?
                                                      Os 500 kms que faço só em trabalho todas as semanas são de ficar fechado em casa

                                                      Não consigo conceber esses desvios e perdas de tempo do dia-a-dia. Já no numa viagem se tiver que parar (que nem é hábito) não vejo problema nisso. Nos locais onde trabalho não conheço um posto que poderia compatibilizar com o meu horário, nem a minha profissão me permitiria sair a meio e ir remover o carro do posto, caso tivesse algum por perto.

                                                      Se a tua vida permite esse tipo de logística, ok, não tenho nada a dizer. Mas não me parece de todo que seja a realidade da maioria. Se a isto somarmos o maior custo por km desta forma, a recuperação do investimento no BEV torna-se potencialmente impossível (eu sei que é outra discussão, atenção).

                                                      Comentário


                                                        Priceless, o Obtuso mudou de flanco [emoji1787][emoji1787]

                                                        Agora é óptimo parar e ir às compras só para carregar.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          Os 500 kms que faço só em trabalho todas as semanas são de ficar fechado em casa

                                                          Não consigo conceber esses desvios e perdas de tempo do dia-a-dia. Já no numa viagem se tiver que parar (que nem é hábito) não vejo problema nisso. Nos locais onde trabalho não conheço um posto que poderia compatibilizar com o meu horário, nem a minha profissão me permitiria sair a meio e ir remover o carro do posto, caso tivesse algum por perto.

                                                          Se a tua vida permite esse tipo de logística, ok, não tenho nada a dizer. Mas não me parece de todo que seja a realidade da maioria. Se a isto somarmos o maior custo por km desta forma, a recuperação do investimento no BEV torna-se potencialmente impossível (eu sei que é outra discussão, atenção).
                                                          Tocas num ponto que apesar de já o ter vivido me esqueci sempre de aqui partilhar…

                                                          Nas minhas viagens ao Porto e Algarve em trabalho tenho vários carregadores disponíveis.

                                                          Contudo, passo o dia em reuniões… ter que sair para mudar o carro de sítio… é altamente despropositado… não o posso fazer por respeito a quem está comigo.

                                                          Se o deixar lá ficar, fica a cobrar por tempo…

                                                          É um tema.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                            Priceless, o Obtuso mudou de flanco [emoji1787][emoji1787]

                                                            Agora é óptimo parar e ir às compras só para carregar.
                                                            São estas totais faltas de coerência que tiram a credibilidade às pessoas.

                                                            Há sempre prós e contras e casos em que assenta como uma luva e outros que não dá de todo.

                                                            Enfim, viva a diversidade.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                              Os 500 kms que faço só em trabalho todas as semanas são de ficar fechado em casa

                                                              Não consigo conceber esses desvios e perdas de tempo do dia-a-dia. Já no numa viagem se tiver que parar (que nem é hábito) não vejo problema nisso. Nos locais onde trabalho não conheço um posto que poderia compatibilizar com o meu horário, nem a minha profissão me permitiria sair a meio e ir remover o carro do posto, caso tivesse algum por perto.

                                                              Se a tua vida permite esse tipo de logística, ok, não tenho nada a dizer. Mas não me parece de todo que seja a realidade da maioria. Se a isto somarmos o maior custo por km desta forma, a recuperação do investimento no BEV torna-se potencialmente impossível (eu sei que é outra discussão, atenção).
                                                              Estás a querer dizer que só circulas no deserto onde não existem PCR/PCUR? Se assim é ficarás amaldiçoado com os ICE para sempre...

                                                              Sobre a recuperação de investimento, interessa sempre mais o TCO, e para o mesmo modelo/equipamento. Não é a comparar um mégane EV com um sandero que se fazem as contas...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X