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    http://www.subito.it/auto/fiat-uno-t...-115383535.htm













    FIAT UNO TURBO GR.A EX UFFICIALE ABARTH - JOLLY CLUB

    Immatricolazione 04/03/1985 come tutte le 5 vettura Gr.A immatricolate da FIAT AUTO SPA per partecipare al Mondiale Rally 1986 GRUPPO A con i piloti FIORIO, RAYNERI e DEL ZOPPO

    Autovettura EX UFFICIALE, ha partecipato a tre gare del Mondiale Rally 1986 e fu l'autovettura TEST TOUR DE CORSE di Toivonen:

    TOUR DE CORSE 1986 - DEL ZOPPO/ROGGIA ritiro
    ACROPOLIS 1986 - DEL ZOPPO/ROGGIA
    SANREMO 1986 - FIORIO/PIROLLO 7' ASSOLUTO

    Nel 2013 l'autovettura è stata interessata da un restauro documentato da fotografie e com un investimento di 500 ore di mano d'opera oltre a pezzi vari

    Si tratta di una delle due vetture che successivamente all'intestazione FIAT AUTO SPA, furono cedute alla HF GRIFONE SRL e parteciparono con livrea ESSO all'Europeo 1987.

    In conformità a quanto prevedeva l'allestimento originale, preserva ancora tutti i particolari originali perfettamente funzionanti:

    - è una delle sole due vettura che porta la strumentazione originale derivazione DELTA S4 stradale
    - strumentazione digitale ELETE
    - iniezione IAW 40 MAGNETI MARELLI derivazione DELTA S4 Gr.B
    - serbatoio sicurezza cilindrico SEKUR
    - sedili originali SPARCO con nomi dei piloti del SANREMO (Fiorio/Pirollo)
    - cambio 5 marce ad innesti frontali con autobloccante
    - motore 1300cc con turbina KKK come da fiches
    - radiatore acqua IPRA derivazione 037
    - radiatore acqua raffreddamento turbina
    - intercooler Langer Reich

    In dotazione all'autovettura sono disponibili numerosi ricambi tra cui cerchi originale da 14" e 15" SPEEDLINE MONTECARLO, bracci e perni fusi originali ABARTH, carrozzeria e parti meccaniche.


    Comentário


      Deve voar...

      Comentário


        Por acaso não entendo o abandonar por parte da Fiat os pequenos desportivos.

        Comentário


          Originalmente Colocado por JustDrive Ver Post
          Deve voar...
          Reza a lenda que andaria pelos 170-180cv.

          Del Zoppo fez 3º lugar em Portugal 1986 (1º Gr. A), no ano da desgraça!

          A injecção era semelhante ao Delta S4 e ao Ferrari F126 de F1


          Originalmente Colocado por JustDrive Ver Post
          Por acaso não entendo o abandonar por parte da Fiat os pequenos desportivos.
          Tens o Biposto...

          Ficheiros anexados
          Editado pela última vez por gtabarth; 11 February 2016, 22:21.

          Comentário


            Comentário


              Que sonho... Obrigado pela excelente posta gtabarth! Lindo, lindo!!! Viatura conduzida pelo meu ídolo henry toivonen....

              Sent from my MotoE2(4G-LTE) using Tapatalk

              Comentário


                Originalmente Colocado por JustDrive Ver Post
                Por acaso não entendo o abandonar por parte da Fiat os pequenos desportivos.
                Já estão de volta, Abarth 124 Spider

                Comentário


                  Agora é só esperar que tenham o sucesso merecido!

                  Sent from my MotoE2(4G-LTE) using Tapatalk

                  Comentário


                    Bem eu tenho apenas 20 anos e para 99% do pessoal da minha idade é completamente ridiculo as horas que eu passei a ler e reler este topico.
                    A verdade é que os desportivos italianos correm me nas veias e o uno turbo I.E. a par com o Punto GT (que em breve penso adquirir) sao aqueles que desde miudo me tiram o sono e me fazem sonhar acordado.
                    Sao maquinas alucinantes pelas quais tenho um enorme respeito e admiraçao e uma enorme frustração nao ter nascido uns anos mais cedo para viver a epoca fantastica que voces falam com estas maquinas a circular nas estradas portuguesas!
                    Infelizmente a minha geraçao nao dá valor a estes pequenos desportivos e muitas vezes sou "condenado" por sonhar em telos na minha garagem.
                    Aproveito para agradecer a todos pelas historias e pelos posts destas grandes maquinas e obrigado por me fazerem sonhar ainda mais

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                      Agora "partiu" tudo!



                      http://www.subito.it/auto/fiat-uno-t...-115383535.htm













                      FIAT UNO TURBO GR.A EX UFFICIALE ABARTH - JOLLY CLUB

                      Immatricolazione 04/03/1985 come tutte le 5 vettura Gr.A immatricolate da FIAT AUTO SPA per partecipare al Mondiale Rally 1986 GRUPPO A con i piloti FIORIO, RAYNERI e DEL ZOPPO

                      Autovettura EX UFFICIALE, ha partecipato a tre gare del Mondiale Rally 1986 e fu l'autovettura TEST TOUR DE CORSE di Toivonen:

                      TOUR DE CORSE 1986 - DEL ZOPPO/ROGGIA ritiro
                      ACROPOLIS 1986 - DEL ZOPPO/ROGGIA
                      SANREMO 1986 - FIORIO/PIROLLO 7' ASSOLUTO

                      Nel 2013 l'autovettura è stata interessata da un restauro documentato da fotografie e com un investimento di 500 ore di mano d'opera oltre a pezzi vari

                      Si tratta di una delle due vetture che successivamente all'intestazione FIAT AUTO SPA, furono cedute alla HF GRIFONE SRL e parteciparono con livrea ESSO all'Europeo 1987.

                      In conformità a quanto prevedeva l'allestimento originale, preserva ancora tutti i particolari originali perfettamente funzionanti:

                      - è una delle sole due vettura che porta la strumentazione originale derivazione DELTA S4 stradale
                      - strumentazione digitale ELETE
                      - iniezione IAW 40 MAGNETI MARELLI derivazione DELTA S4 Gr.B
                      - serbatoio sicurezza cilindrico SEKUR
                      - sedili originali SPARCO con nomi dei piloti del SANREMO (Fiorio/Pirollo)
                      - cambio 5 marce ad innesti frontali con autobloccante
                      - motore 1300cc con turbina KKK come da fiches
                      - radiatore acqua IPRA derivazione 037
                      - radiatore acqua raffreddamento turbina
                      - intercooler Langer Reich

                      In dotazione all'autovettura sono disponibili numerosi ricambi tra cui cerchi originale da 14" e 15" SPEEDLINE MONTECARLO, bracci e perni fusi originali ABARTH, carrozzeria e parti meccaniche.



                      Um tal de Gianni del Zoppo surgiu em 1986 como elemento de destaque no rali de Portugal, não foi um ano de grande colheita, mas quem manteve interesse na prova não se esquecerá desses pequenos endiabrados. O outro salvo erro era conduzido pelo filho de Cesare.

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                        O registo.

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                          em 1986 havia uma alternativa ao Fiat Turbo ie que desenvolvia mais 11 cavalos, era o Uno 55 Turbo Karfex, alguém terá mais informações sobre esse modelo?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                            em 1986 havia uma alternativa ao Fiat Turbo ie que desenvolvia mais 11 cavalos, era o Uno 55 Turbo Karfex, alguém terá mais informações sobre esse modelo?
                            Nop.
                            Tinha 80cv, a turbinagem do 1116.

                            Em 1985 uma empresa Francesa decidiu desenvolver e vender um Kit de Turbo para o Uno 55.


                            O carro ficava com umas prestações muito interessantes, tipo ao nível de um Y10 Turbo.


                            Eis o Uno 55 Turbo by Karfex:

















                            Comentário


                              Fantastico, o que que tu sabes.

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                                Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                Nop.
                                Tinha 80cv, a turbinagem do 1116.

                                Em 1985 uma empresa Francesa decidiu desenvolver e vender um Kit de Turbo para o Uno 55.

                                O carro ficava com umas prestações muito interessantes, tipo ao nível de um Y10 Turbo.

                                Eis o Uno 55 Turbo by Karfex:

                                des photos

                                se calhar não é o 55 Turbo Karfex mas sim outra versão que veio a seguir,
                                há ainda um Panda Turbo algures,

                                depois é só uma questão de ir ao sotão e passar uns dias à abrir caixotes
                                Editado pela última vez por rsk; 06 April 2016, 18:11.

                                Comentário


                                  Esse foi feito sobre a base Uno SX (que era o 1301 e não o 1116).

                                  1301 usado pela Abarth para de 68cv com carburador duplo, chegarem com i.e. a dois protótipos:

                                  105cv com Turbo IHI 0,6 bar
                                  115cv com Turbo Garrett 0,8 bar

                                  Optaram pelo IHI devido à melhor resposta desde baixas e um resultado final melhor nos consumos.
                                  Eles calibraram o carro para ser o mais suave e económico possível, desde que atingisse os 200 km/h e menos de 30 segundos a 1000 metros.
                                  (Faz ainda menos de 16 segundos a 400 metros = quarto de milha)

                                  Portanto esse Karfex sobre base Uno 70 SX tem um resultado de potência muito semelhante ao Uno com Garrett a 0,8 bar.

                                  No MK2 viraram-se para Garrett, mas já no 1372 e não no 1301, que faz mais rotação, pois é mesmo diâmetro mas mais "corsa corta".
                                  Editado pela última vez por gtabarth; 06 April 2016, 20:03.

                                  Comentário


                                    No entanto gostava que pudessem conduzir um Uno mesmo 55 S ou 60 SL (55 ou 58cv) em estado normal, com o peso dele para verem o quão interessante eram.
                                    Ainda hoje em cidade são de uma resposta fantástica.

                                    O raro 70 (em Portugal) ainda melhor, semelhante mas tudo "+20%".
                                    Mecânica do Regata mas com peso do Uno, Caixa do Uno, Aerodinâmica do Uno, dirigibilidade e manobridade do Uno.
                                    Travões do Uno (exactamente os mesmos do Regata, mas num carro mais leve).
                                    O Uno 70 era talvez o mais equilibrado dos Unos.

                                    Claro que o TIE é a turbinagem deste. Prestações incomparáveis!

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                                      top !
                                      a Karfex tambem preparou alguns Pandas

                                      quantos aos Unos por casa passaram varios (e Puntos), mas tivemos um Uno 70 sx ie que deixou excelentes recordações,
                                      o motor era muito vivo e o comportamento era sem surpresas, fora a fiabilidade e o baixo custo de utilização,
                                      mas o que apreciava mais nesse carro era o interior e respectivo equipamento, sobretudo os estofos azuis, e o tecto de abrir,
                                      bom carro.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                                        top !
                                        a Karfex tambem preparou alguns Pandas

                                        quantos aos Unos por casa passaram varios (e Puntos), mas tivemos um Uno 70 sx ie que deixou excelentes recordações,
                                        o motor era muito vivo e o comportamento era sem surpresas, fora a fiabilidade e o baixo custo de utilização,
                                        mas o que apreciava mais nesse carro era o interior e respectivo equipamento, sobretudo os estofos azuis, e o tecto de abrir,
                                        bom carro.
                                        Mas o teu era o 1372 i.e.

                                        O anterior era 1301 Carburador Duplo.
                                        Tem menos 4cv mas era mais leve.
                                        Tem bem mais alma, para resultados finais de medições muito idênticos.

                                        Os interiores SX do MK1 eram ainda mais interessantes do que do MK2, pois com motor 60 (1108 FIRE) vendeu imenso o MK2.

                                        70 SX i.e. MK2 tem mecânica do Tipo e Tempra.
                                        70 SX MK1 tem mecânica do Regata e Ritmo.

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                                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                          Mas o teu era o 1372 i.e.

                                          O anterior era 1301 Carburador Duplo.
                                          Tem menos 4cv mas era mais leve.
                                          Tem bem mais alma, para resultados finais de medições muito idênticos.

                                          Os interiores SX do MK1 eram ainda mais interessantes do que do MK2, pois com motor 60 (1108 FIRE) vendeu imenso o MK2.

                                          70 SX i.e. MK2 tem mecânica do Tipo e Tempra.
                                          70 SX MK1 tem mecânica do Regata e Ritmo.
                                          era o 1.4 sim, o que destacava no carro era mesmo o motor que era extremamente vivo, quando se comparava com os Corsa e Fiestas de potência equivalente e da mesma época, o ponteiro do conta-rotações era muito mais irrequieto. isso aliado a leveza da direcção e o comporatmento muito previsivel, o carro era muito despachadinho.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                                            era o 1.4 sim, o que destacava no carro era mesmo o motor que era extremamente vivo, quando se comparava com os Corsa e Fiestas de potência equivalente e da mesma época, o ponteiro do conta-rotações era muito mais irrequieto. isso aliado a leveza da direcção e o comporatmento muito previsivel, o carro era muito despachadinho.
                                            O 1301 sobe melhor de regime
                                            Quer pela carburação pelo curso mais curto.

                                            Uma pena que a fiscalidade tivesse penalizado a versão 70 em Portugal.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                                              era o 1.4 sim, o que destacava no carro era mesmo o motor que era extremamente vivo, quando se comparava com os Corsa e Fiestas de potência equivalente e da mesma época, o ponteiro do conta-rotações era muito mais irrequieto. isso aliado a leveza da direcção e o comporatmento muito previsivel, o carro era muito despachadinho.
                                              Até o 1.1 Fire era bem mais vivo do que os motores da concorrência na altura, os motores Italianos sempre tiveram uma raça muito própria, tive um Uno 60 SX como primeiro carro com 200.000km, aquilo roncava que era uma maravilha e respirava saúde.

                                              Comentário


                                                Cá por casa passaram dois uno's 1.1 60 SX e realmente aos padroes da epoca eram motores fantasticos tanto em fiabilidade como em comportamento.
                                                Tanto quanto me lembro um deles colava (ou quase) o ponteiro nas idas a pesca com o meu pai numas retas enormes nao me lembro onde!
                                                Ambos foram vendidos a roçar os 200 mil e cheios de saude para dar e vender, lembro me que o meu pai andava sempre de volta deles e sempre manutencoes IMPEC.
                                                Um deles ainda circula por aqui perto outro foi para a sucata 2 dias depois da venda, o ucraniano que o comprou capotou desfez-se todo! O meu pai ainda hoje "chora" esse carro

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                                                  a unica coisa que me chateava nesses carros era a caixa, de uma precisão medonha !

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                                                    Tal e qual. Também que queixo disso no meu.

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                                                      O ultimo encontro "á homem" do clube Uno turbo ie foi em Coimbra há uns anos atrás.....ainda tenho por cá uma tshirt comprada nesse dia.

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                                                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                          Esse foi feito sobre a base Uno SX (que era o 1301 e não o 1116).
                                                          (...)
                                                          Caneco...

                                                          Sabes isso de cor e salteado ou recorres a "bibliografia"...

                                                          Comentário


                                                            gtabarth, obrigado. Gosto de aprender contigo.

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                                                              Primeira série de 1985 ainda sem decorações e grelha / espelhos na cor da carroçaria:

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                                                              AD fim dos posts Desktop

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