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Mazda 6 problema no DFP (resolvido)

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    #31
    citação:Originalmente colocada por Enter Sandman

    Colega Zoom-zoom,


    confesso que ao ler as tuas palavras fiquei apreensivo[:0].

    A carrinha conta com 19 mil? o meu conta com pouco mais de 14 mil:D.


    Regressando ao tópico, espero que não seja nada de preocupante

    e que tudo se resolva pelo melhor e sem mais incómodos.


    Aguardo por notícias;).


    1 abraço,


    Cpts e Viagens Seguras;).
    Qdo fôr à Mazda explico tudo. ;)

    Já agora tu que és um "certinho" (sem ofensa ;)) com o carro e que já deves ter lido o manual de fio a pavio, encontraste alguma referência ao filtro de partículas?

    Um abraço

    Comentário


      #32
      citação:Originalmente colocada por JDEM

      Tenho um Mazda 6 SW 2.0d de 143cv já com DFP e conta com 19.800kms

      Está previsto ir para a revisão esta semana, no entanto à cerca de umas semanas acendeu a luz DFP (filtro de particulas) na altura tive de fazer uns 50kms em AE e a luz acabou de apagar!

      Hoje vinha de Cascais para Lx, e vinha com alguma pressa e por isso rolava a cerca de 180/190kmh, ao chegar à portagem (Carcavelos) desacelerei e passei a via verde a cerca de 80kmh, começo a puxar em 4ª e nisto sinto o motor preso e com "fossos" de potência (pensei MAF à vida já?? Ou turbo), qdo não é o meu espanto que ao passar pelas 3.200rpm "soltou-se" olhei para trás e deixei de ver os carros que aí vinham, é que a nuvem de fumo branco azulado (claro) foi verdadeiramente brutal tipo nuvem. A reacção foi soltar o acelerador e engrenar a 6ª velocidade, voltei acelerar lentamente e o carro puxava normalmente e fumo nem ver... de repente acende a luz do DFP (a piscar). A nível de potência e resposta está igual, mas a luz não apagou mais!
      Está parado na garagem e na 2ªfeira vai já para revisão. Não estou muito preocupado porque o carro não é meu (empresa) e encontra-se na garantia... e porque tenho outro para andar.

      Enfim, os japunas avariam sim, vamos ver o que é isto!

      Entretanto ainda não encontrei nenhuma referência a este problema no manual [:0]

      Alguma dica??

      Aos fanáticos: todas as marcas avariam por isso abstenham-se de comentários tristes, thanks! ;)
      POr falar nisso!

      Há japuna...

      [img] uploaded/vrumm/2006102211615_FrenteSmall.JPG [/img]



      e japunas! [}]

      j/k ;)

      Não há-de ser nada... e se fôr... a locadora PAGA! :D

      Um abraço!

      PS-Se começares a ficar farto da Portelcar, diz qq coisa que sou capaz de te arranjar um contacto... (que até anda por aqui!:D)

      Comentário


        #33
        citação:Originalmente colocada por JDEM



        Qdo fôr à Mazda explico tudo. ;)

        Já agora tu que és um "certinho" (sem ofensa ;)) com o carro e que já deves ter lido o manual de fio a pavio, encontraste alguma referência ao filtro de partículas?

        Um abraço
        Lembro-me de ter lido algo referente ao filtro, nomeadamente algo

        do género que se o carro fizer trajectos muito curtos com velocidades

        baixas, as partículas vão-se acumulando e que depois teríamos de

        circular a uma velocidade X (que não me lembro qual) durante um certo

        período de tempo para que o filtro queime essas partículas.



        O.T. Vrumm, como vão os Accord? recordo-me que houve um problema

        com o Accord do sócio, estou certo? o que era?

        1 abraço,


        Cpts e Viagens Seguras;).

        Comentário


          #34
          citação:Originalmente colocada por Enter Sandman

          citação:Originalmente colocada por JDEM



          Qdo fôr à Mazda explico tudo. ;)

          Já agora tu que és um "certinho" (sem ofensa ;)) com o carro e que já deves ter lido o manual de fio a pavio, encontraste alguma referência ao filtro de partículas?

          Um abraço
          Lembro-me de ter lido algo referente ao filtro, nomeadamente algo

          do género que se o carro fizer trajectos muito curtos com velocidades

          baixas, as partículas vão-se acumulando e que depois teríamos de

          circular a uma velocidade X (que não me lembro qual) durante um certo

          período de tempo para que o filtro queime essas partículas.
          ...
          Pelo que sei ir entre os 80 kms e 100 kms hora durante 20 minutos...

          Comentário


            #35
            citação:Originalmente colocada por Hugo_Santos

            citação:Originalmente colocada por Enter Sandman

            citação:Originalmente colocada por JDEM



            Qdo fôr à Mazda explico tudo. ;)

            Já agora tu que és um "certinho" (sem ofensa ;)) com o carro e que já deves ter lido o manual de fio a pavio, encontraste alguma referência ao filtro de partículas?

            Um abraço
            Lembro-me de ter lido algo referente ao filtro, nomeadamente algo

            do género que se o carro fizer trajectos muito curtos com velocidades

            baixas, as partículas vão-se acumulando e que depois teríamos de

            circular a uma velocidade X (que não me lembro qual) durante um certo

            período de tempo para que o filtro queime essas partículas.
            ...
            Pelo que sei ir entre os 80 kms e 100 kms hora durante 20 minutos...
            Não me recordo de ter lido um intervalo de velocidade, salvo erro

            mencionam é circular a uma velocidade superior a X.



            Cpts e Viagens Seguras;).

            Comentário


              #36
              E será que a tal "nuvem" não estaria relacionada com a limpeza do filtro?

              Comentário


                #37
                citação:Lembro-me de ter lido algo referente ao filtro, nomeadamente algo

                do género que se o carro fizer trajectos muito curtos com velocidades

                baixas, as partículas vão-se acumulando e que depois teríamos de

                circular a uma velocidade X (que não me lembro qual) durante um certo

                período de tempo para que o filtro queime essas partículas.
                Eu também me lembro de ter lido algo sobre isso, mas já re-virei o manual e não encontro nada!

                Se vires avisa!

                Amanhã às 8h estou na Mazda (Portelcar) [|)]

                Comentário


                  #38
                  citação:Originalmente colocada por JDEM

                  citação:Lembro-me de ter lido algo referente ao filtro, nomeadamente algo

                  do género que se o carro fizer trajectos muito curtos com velocidades

                  baixas, as partículas vão-se acumulando e que depois teríamos de

                  circular a uma velocidade X (que não me lembro qual) durante um certo

                  período de tempo para que o filtro queime essas partículas.
                  Eu também me lembro de ter lido algo sobre isso, mas já re-virei o manual e não encontro nada!

                  Se vires avisa!

                  Amanhã às 8h estou na Mazda (Portelcar) [|)]
                  Amigo Mazdista,

                  eu até via mas, neste momento, ando com tanto trabalho

                  que mal tenho tempo para mim quanto mais para reler o manual[8)].

                  No entanto se conseguir um tempinho vejo;).


                  Esper(o)amos pelas notícias de amanhã que desejo que sejam boas;).


                  Cpts e Viagens Seguras;).

                  Comentário


                    #39
                    Já está na Mazda!

                    O amigo Jorge Pereira, diz que achou que era o turbo à vida (falei com ele pelo telefone logo às 8h da manhã), não é turbo claro!
                    Diz que nunca viu uma situação destas e agora vão fazer testes e ver o que se passa.

                    Lá perguntei o que poderia ser, o que me explicaram é que andar muito em cidade dá cabo do DFP e quando acende a luz (continuamente) é sinal que está a cerca de 80% de capacidade (não sei o que quer dizer isto) e tem de se fazer cerca de 5-10kms em AE (velocidade constante) acima das 2.000rpm

                    O meu caso é diferente pois saiu aquela fumarada, perda momentanea de potência e luz do DFP intermitente.

                    O homem diz que muita cidade dá cabo do DFP, não me lixem os carros tem de vir preparados para todas as condições, e a circulação intensa em cidade é considerado normal, pelo menos para mim. Ok se aos 200k kms o DFP fosse à vida, ainda vá... mas aos 20k kms??

                    Vou aguardar depois conto!

                    Comentário


                      #40
                      Pois é mas quando vamos comprá-los não nos dizem nada disso. [|)]

                      Comentário


                        #41
                        Estou a ver que me esperam chatices com a minha M5.

                        Vou aguardar ansiosamente por novidades por parte do JDEM sobre o que a Portelcar fez e deixou de fazer .

                        Comentário


                          #42
                          citação:Originalmente colocada por Hugo_Santos

                          Estou a ver que me esperam chatices com a minha M5.

                          Vou aguardar ansiosamente por novidades por parte do JDEM sobre o que a Portelcar fez e deixou de fazer .
                          Não obrigatoriamente.

                          Conheço muito bem o Jorge, e tenho confiança na sua opinião, e o que ele me disse é que por vezes acende a luz do filtro e que se deve proceder como expliquei acima que fica resolvido.
                          Agora o meu problema é a 1ª vez que surge, apenas pela furmarada descrita.

                          Comentário


                            #43
                            Espero que tudo corra pelo melhor e que seja um caso isolado e não comum a todos os carros Mazda equipados com DPF e o motor 2.0 MZ-CD de 143 cv's.

                            1 abraço
                            Hugo

                            Comentário


                              #44
                              Bom Dia,
                              Vou meter uma colherada em marca alheia. Na minha Zafira, o Filtro de Particulas, e com alguma regularidade, faz a sua limpeza. E que consiste no seguinte: Perda de potência; Consumo instantaneo elevadissimo; se ao ralenti, irregularidade do conta-rotações; cheiro a matérias queimadas; acção em cerca de 10 minutos.

                              Comentário


                                #45
                                citação:Originalmente colocada por biglion

                                Bom Dia,
                                Vou meter uma colherada em marca alheia. Na minha Zafira, o Filtro de Particulas, e com alguma regularidade, faz a sua limpeza. E que consiste no seguinte: Perda de potência; Consumo instantaneo elevadissimo; se ao ralenti, irregularidade do conta-rotações; cheiro a matérias queimadas; acção em cerca de 10 minutos.
                                Bingo! Limpeza "abrutalhada" do filtro.

                                De facto está tudo bem com filtro no entanto deve ter estado algum tempo sem limpar e como dei uma gazada valente em AE aquilo acabou por desentupir, mas a descarga deve ter sido demasiado forte o suficiente para os sensores do filtro dispararem.

                                Vim agora da Mazda onde fizeram um upgrade à centralina, basicamente foram actualizados determindados parametros, a revisão dos 20k kms tb foi efectuada (206€ c/iva).

                                Noto o carro mais solto, mas o motor menos bruscos, ou seja antes desta actualização (e da revisão) o motor parecia um 1.9tdi, brusco, agora noto que os 360nm estão lá mas menos bruscos e em altas tb responde melhor (não morre completamente às 4.000rpm) até perto das 5.000rpm responde de uma forma convincente. Até gosto mais pois está mais redondo.

                                E pronto felizmente o problema está resolvido e não foi nada de grave.

                                Hugo: penso que não deves ter problemas pois a tua M5 deve vir já com o software actualizado! ;)

                                Comentário


                                  #46
                                  Grato.... Confirmou-se o que os nossos "vizinhos" Espanhois falavam, upgrade de software da centralina.

                                  206 de Revisão não acho nada caro qual foi o oleo metido?
                                  O indicado para o DPF?

                                  Comentário


                                    #47
                                    citação:Originalmente colocada por Hugo_Santos

                                    Grato.... Confirmou-se o que os nossos "vizinhos" Espanhois falavam, upgrade de software da centralina.

                                    206 de Revisão não acho nada caro qual foi o oleo metido?
                                    O indicado para o DPF?
                                    É o óleo sintético (5w40?) da Mazda, amanhã qdo olhar pra factura digo-te.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Pelo que tenho lido o aconselhado é o Mazda Dexelia DPF 5W30 especificação ACEA C1/JASO DL-1

                                      Comentário


                                        #49
                                        citação:Originalmente colocada por JDEM

                                        citação:Originalmente colocada por biglion

                                        Bom Dia,
                                        Vou meter uma colherada em marca alheia. Na minha Zafira, o Filtro de Particulas, e com alguma regularidade, faz a sua limpeza. E que consiste no seguinte: Perda de potência; Consumo instantaneo elevadissimo; se ao ralenti, irregularidade do conta-rotações; cheiro a matérias queimadas; acção em cerca de 10 minutos.
                                        Bingo! Limpeza "abrutalhada" do filtro.

                                        De facto está tudo bem com filtro no entanto deve ter estado algum tempo sem limpar e como dei uma gazada valente em AE aquilo acabou por desentupir, mas a descarga deve ter sido demasiado forte o suficiente para os sensores do filtro dispararem.

                                        Vim agora da Mazda onde fizeram um upgrade à centralina, basicamente foram actualizados determindados parametros, a revisão dos 20k kms tb foi efectuada (206€ c/iva).

                                        Noto o carro mais solto, mas o motor menos bruscos, ou seja antes desta actualização (e da revisão) o motor parecia um 1.9tdi, brusco, agora noto que os 360nm estão lá mas menos bruscos e em altas tb responde melhor (não morre completamente às 4.000rpm) até perto das 5.000rpm responde de uma forma convincente. Até gosto mais pois está mais redondo.

                                        E pronto felizmente o problema está resolvido e não foi nada de grave.

                                        Hugo: penso que não deves ter problemas pois a tua M5 deve vir já com o software actualizado! ;)
                                        Fico contente por tudo se ter resolvido;).

                                        Afinal foi o DPF a libertar os gases :D.

                                        206€? parece-me bem, até podia ser mais barato :D;).


                                        Em relação ao óleo se a minha memória não me falha é o 5w30...


                                        Efectuaram uma actualização à centralina?




                                        Cpts e Viagens Seguras;).

                                        Comentário


                                          #50
                                          Sim fizeram.

                                          Talvez não percas nada em saber se o teu M6 necessita da mesma. ;)

                                          Comentário


                                            #51
                                            citação:Originalmente colocada por JDEM

                                            De facto está tudo bem com filtro no entanto deve ter estado algum tempo sem limpar e como dei uma gazada valente em AE aquilo acabou por desentupir, mas a descarga deve ter sido demasiado forte o suficiente para os sensores do filtro dispararem.
                                            Eu não te disse que isso era carvão a mais e que não pisavas o suficiente no acelarador?

                                            Vai buscar!

                                            Comentário


                                              #52
                                              citação:Originalmente colocada por Nuno Pratas

                                              citação:Originalmente colocada por JDEM

                                              De facto está tudo bem com filtro no entanto deve ter estado algum tempo sem limpar e como dei uma gazada valente em AE aquilo acabou por desentupir, mas a descarga deve ter sido demasiado forte o suficiente para os sensores do filtro dispararem.
                                              Eu não te disse que isso era carvão a mais e que não pisavas o suficiente no acelarador?

                                              Vai buscar!
                                              Eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!

                                              Ena Pá! [}]

                                              Comentário


                                                #53
                                                Não mexas mais. Está bom assim.

                                                LOLOLOLOL

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  citação:Originalmente colocada por Hugo_Santos

                                                  Não mexas mais. Está bom assim.

                                                  LOLOLOLOL
                                                  Cum catano vai buscar! :D

                                                  Revisão dos 20.000kms (Mazda 6 SW 2.0 MZR-CD 143cv):

                                                  Mão de obra: 54€
                                                  Mat. miudo e limpeza/ tratamento de resíduos: 2,97€
                                                  Óleo Dexelia DPF: 101,25€
                                                  Anilha: 1,58€
                                                  Aditivo l/vidros: 1,59€
                                                  Filtro óleo: 9,47€

                                                  Total s/iva: 170,86€
                                                  Total c/iva: 206,74€

                                                  Achei barato, há uns meses paguei à volta de 260€ pela 1ª revisão do Astra 1.7cdti!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Sempre foi o 5W30 que te colocaram no carro?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      citação:Originalmente colocada por Hugo_Santos

                                                      Sempre foi o 5W30 que te colocaram no carro?
                                                      Hugo, na Portelcar só colocam óleo sintético, por isso adimito que sim, o que estava na factura foi o que coloquei

                                                      (fizeram desconto na mão de obra, o valor era de cerca de 230€, mas eu sou um bocadinho forreta e "judeu" e peço SEMPRE desconto em todo lado :D, quem não chora não mama)

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        citação:Originalmente colocada por Neruson

                                                        E será que a tal "nuvem" não estaria relacionada com a limpeza do filtro?

                                                        Eu bem disse;)

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          citação:Originalmente colocada por Neruson

                                                          citação:Originalmente colocada por Neruson

                                                          E será que a tal "nuvem" não estaria relacionada com a limpeza do filtro?

                                                          Eu bem disse;)
                                                          Tinhas razão!
                                                          Mas foi uma limpeza extrema! Pois os sensores de "alarme" dispararam! ;)

                                                          Tá visto que tenho de andar sempre a fundo para o sistema andar sempre num brinco!

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            citação:Originalmente colocada por JDEM

                                                            citação:Originalmente colocada por Neruson

                                                            citação:Originalmente colocada por Neruson

                                                            E será que a tal "nuvem" não estaria relacionada com a limpeza do filtro?

                                                            Eu bem disse;)
                                                            Tinhas razão!
                                                            Mas foi uma limpeza extrema! Pois os sensores de "alarme" dispararam! ;)

                                                            Tá visto que tenho de andar sempre a fundo para o sistema andar sempre num brinco!
                                                            Lol a fundo não digo, mas andar um pouco em Ae de vez em quando aí a 100km/h é capaz de ajudar.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              citação:Originalmente colocada por Hugo_Santos

                                                              Sempre foi o 5W30 que te colocaram no carro?
                                                              Foi o 5W40, não sei se é bom ou não, mas é o que está no papelinho da haste dos piscas!

                                                              Não ligo nada a estas coisas, mas na realidade a carrinha não é minha apenas sou utilizador! Se fosse era capaz de ligar mais... mas duvido!

                                                              Cheira-me que deves ser um picuinha do catano LOLOL como o nosso amigo Enter_Sandman, fazem bem os €'s custam a ganhar. ;)

                                                              Comentário

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