Anúncio

Collapse
No announcement yet.

qual o melhor pequeno "desportivo"?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    citação:Originalmente colocada por Fred Simões

    Renault Clio III RS
    penso que o clio rs pertence a uma outra luta dada a diferença de potencia, por isso não o pus aqui.

    Comentário


      #62
      fiesta

      Comentário


        #63
        Mini

        Comentário


          #64
          citação:Originalmente colocada por sylvester

          citação:Originalmente colocada por sPoOk69

          ja li um comparativo online entre o "colt czt", o "fiesta st" e o "mini cooper s" em que o colt czt ganhou e so peca pelo controlo de estabilidade não ser desligavel!
          referes-te a este comparativo?
          Mitologias
          Comparativo Ford Fiesta ST / Mini Cooper S / Mitsubishi Colt CZT
          Regressando aos bons velhos tempos, o espírito dos pequenos desportivos volta a dar sinais de vitalidade com o lançamento do Ford Fiesta ST e do Mitsubishi Colt CZT. Ambos têm 150 CV e confrontam-se neste comparativo com o Mini Cooper S de 170 CV?fazendo renascer novos mitos!
          Depois de alguma euforia nos anos 80, os pequenos desportivos foram definhando durante a década seguinte devido à falta de motores pequenos interessantes e ambientalmente compatíveis.
          Neste comparativo, onde os três motores cumprem com a norma ambiental Euro 4, as marcas seguem caminhos diferentes e se a Ford escolheu recorrer a um motor 2.0 litros atmosférico trabalhado para alcançar os 150 CV, o Mini e o Colt preferem utilizar a sobrealimentação e recorrerem a motores mais pequenos. O resultado é o mesmo ou melhor!

          No caso da Mitsubishi esta estratégia permitiu contornar melhor o imposto automóvel apresentando-se com a proposta mais barata, enquanto o Mini assume agora uma postura mais “aristocrática” e consequentemente menos acessível. Mesmo assim ele reúne um conjunto de características que os outros não têm, nomeadamente no plano tecnológico onde possui um maior apuramento que lhe confere uma atitude mais desportiva que faz lembrar os tempos gloriosos da marca inglesa, agora propriedade da BMW.
          Também a Ford utiliza todo o seu capital histórico na concepção do Fiesta ST que mantém o DNA de anteriores modelos como o Fiesta XR2 de 1981. A sua experiência nos ralis, onde foi buscar o suporte para algumas soluções técnicas foi, neste caso, relevante.

          Carroçaria
          Apelo desportivo
          Fiesta e Cooper transmitem uma imagem forte em parte devido à decoração, enquanto o Colt é mais discreto.
          As listas brancas longitudinais colocadas no capot do Fiesta e do Cooper são alguns dos elementos que identificam a irreverência destes modelos. No caso do Mini, este pormenor juntamente com o tejadilho pintado de branco, a cor vermelha e as jantes “mini-light” brancas reproduzem a versão de competição do “velho” Mini Cooper S que foi um dos carros mais emblemáticos da sua época. Os pneus 205/45 montados numas jantes de 17 polegadas contribuem para o aspecto compacto deste modelo cujo “S” aparece de lado e atrás onde as saídas de escape se posicionam ao centro por baixo do pára-choques.
          Além das listas brancas, que começam no capot e atravessam o carro até à traseira passando pelo tejadilho e lateralmente (uma opção que custa 240 euros) o Ford Fiesta ST apresenta uma grelha dianteira em malha e um spoiler traseiro proeminente destinado a aumentar a força de sustentação “downforce” quando a velocidade se aproxima do seu valor máximo (208 Km/h). A menor altura ao solo e as jantes de 16 polegadas são outros dos factores que distinguem esta versão racing do Fiesta.
          No Mitsubishi a decoração é mais discreta talvez porque a sua carroçaria tipo monovolume não permita expressar tanto a sua agressividade dada por uma altura reduzida, pára-choques diferentes, pneus de baixo perfil montados em jantes de 16 polegadas e um spoiler traseiro de maiores dimensões que os seus concorrentes.
          As aptidões desportivas destes três modelos resultam de outras transformações internas nomeadamente da rigidificação da carroçaria que se reflecte na qualidade de construção onde o Mini se destaca.
          O reforço na estrutura da carroçaria, comum aos três modelos, para além de aumentar a qualidade real de cada um deles influencia positivamente o comportamento dinâmico e consequentemente a segurança activa onde nenhum dos modelos dispensa todas as ajudas activas desde o ABS até ao ESP passando pelo controlo de tracção. Mas, se no Fiesta e no Mini o condutor pode desligar estes elementos, no Colt a Mitsubishi, reprimindo, por isso, uma condução mais desportiva.
          A mala, não sendo relevante neste tipo de veículos não deixa de ser um dado penalizador para o Mini Cooper S que não ultrapassa os 150 litros, contra os 270 litros do Ford Fiesta ST e 220 litros do Mitsubishi Colt CZT.

          Interior
          A mesma simbologia
          Para corresponder ao exterior repleto de símbolos, o interior do Mini Cooper S é o mais inspirador dos três concorrentes. Ao abrirmos a porta somos recebidos por elementos típicos do modelo original num estilo “retro” e desportivo com destaque para os bancos e os acabamentos em alumínio. Além disso percebe-se uma manifesta intenção no cuidar de certos detalhes – desde os botões ao velocímetro – mas a verdade é que alguns deles revelam-se inúteis durante a condução pois podem distrair o condutor.
          No Mini a posição dos bancos é mais rebaixada e os ocupantes estão demasiado perto do tablier e do pára-brisas, o que poderá parecer algo estranho para quem acaba de sair do Colt CZT que tem um interior maior e uma posição de condução mais alta mas com alguns constrangimentos em termos de visibilidade devido à forma do pilar A.
          Em relação ao CZ3, o CZT só tem a mais os bancos desportivos que podem ser em tecido ou pele (1460 euros), os pedais em alumínio e um grafismo diferente da instrumentação.
          O mesmo se passa com o Fiesta onde para além dos bancos desportivos, dos acabamentos em alumínio e da instrumentação tudo o resto é igual a qualquer outra versão do Fiesta inclusive os materiais utilizados que não favorecem muito a qualidade percepcionada. E se a carroçaria foi reforçada estruturalmente com o objectivo de melhorar a dinâmica e consequentemente a qualidade real, o mesmo já não podemos dizer da insonorização que deixa passar para o interior do habitáculo mais ruído que os seus adversários. O Cooper S é neste campo o mais silencioso apesar do “ronco” do seu motor deixar antever o contrário.
          E por falar em percepções, se pensa que o Mitsubishi Colt CZT tem o maior habitáculo engana-se! O maior índice de habitabilidade pertence ao Ford Fiesta que tem um maior equilíbrio entre as medidas exteriores e interiores. Curiosamente, o Mini tem maior altura interior atrás devido à configuração do banco e à sua posição bastante mais baixa. Em contrapartida o interior do carro japonês é mais funcional.

          Mecânica
          Três filosofias diferentes
          Enquanto o Ford Fiesta ST utiliza um motor atmosférico e por isso com mais cilindrada (2.0 litros), o Mini Cooper S e o Mitsubishi Colt CZT recorrem à sobrealimentação e consequentemente a motorizações mais pequenas. No caso do Mini a solução escolhida foi um compressor da Roots enquanto o Mitsubishi prefere o turbo compressor.
          Construída no Japão especialmente para esta aplicação na Europa esta motorização que tem como base a versão atmosférica de 109 CV, encontra-se associado a uma caixa Getrag de 5 velocidades uma opção que em nosso entender prejudica o desempenho deste motor que atinge o binário máximo às 3500 rpm e a potência máxima às 6000 rpm enquanto a resposta do turbo só é plena às 2500 rpm. Pensamos que uma caixa de seis velocidades conseguia colocar o motor durante mais tempo numa faixa de regimes ideal.
          O mesmo acontece com o motor do Fiesta que para atingir os 150 CV e um binário expressivo entre as 1350 rpm e as 6150 rpm recorre a duma distribuição variável (VIS) e a um sistema de escape optimizado.
          No caso do Mini CooperS, o casamento entre o compressor mecânico e a caixa de seis velocidades revela-se a solução ideal. A prova disso é a grande vivacidade deste motor que tem no chassis desportivo e nas suspensões dois grandes aliados sem que tais opções penalizem muito o conforto. Neste capítulo o mais fustigado acaba por ser o Ford Fiesta por ter uma suspensão demasiadamente firme.
          Apesar de percebermos a opção da Ford, pensamos que o desempenho dinâmico do Fiesta ST não seria penalizado se a relação mola/amortecedor fosse um bocado mais branda, inclusive quando desligamos o ESP, uma opção que o Colt CZT não permite por uma questão de precaução.

          Ao Volante
          Irreverentes
          Em relação aos seus adversários, o Mini Cooper S acaba por ser bastante mais rápido e divertido de conduzir. A dianteira adere bem ao piso enquanto a traseira torna-se leve, como nos Karts. E se a meio de uma curva brincarmos com o acelerador a traseira tenderá a escorregar até a suspensão esgotar o seu curso altura em que a roda exterior à curva levanta um pouco. Com o Fiesta ST conseguimos fazer o mesmo mas as reacções não são tão previsíveis, enquanto que no Colt CZT tudo é mais controlado por não podermos dispensar a protecção do ESP.
          Com as ajudas activas desligadas o Cooper S plana sobre a estrada desde que não se tire o pé do acelerador. Em condições normais não falta tracção, mas se acelerarmos bruscamente é natural que as rodas da frente patinem ligeiramente. Ele é, mesmo assim mais rápido que o Colt que por ser mais leve tem uma relação peso/potência um pouco mais baixa (7 Kg/CV contra 7,1 Kg/CV do Mini e 7,5 Kg/CV do Fiesta) enquanto os 20 CV que tem a mais lhe permite alcançar os 218 Km/h.
          Para acompanhar as prestações excepcionais destes pequenos desportivos os travões não dispensam os discos nos dois eixos sendo os da frente, ventilados em todos eles. No Cooper S a maior superfície de travagem permite no entanto ter um sistema de travagem mais eficaz nos espaços de imobilização (42 metros a 100 km/h) embora não tivéssemos notado maior resistência à fadiga depois de muito utilizados. Igualmente útil é o controlo de travagem nas curvas por garantir um comportamento mais equilibrado quando entusiasmados pelas prestações do motor 1.6 de 170 CV ultrapassamos determinados limites. Nessas circunstâncias os pneus de baixo perfil, mais largos no Cooper e no Colt que no Fiesta tem um papel importante.

          Economia
          Vitórias dos mais novos
          A diferença de preço superior a 5 mil euros a favor do Mitsubishi Colt CZT em relação ao Mini Cooper S que neste comparativo é o modelo mais caro e os consumos mais baixos do carro japonês são motivos mais que suficiente para a sua vitória neste domínio tão sensível apesar de sabermos que o cliente do Mini não é o mesmo que compra o Colt e o Fiesta. Curiosamente, é o que percentualmente desvaloriza menos ao fim de 3 e 4 anos, respectivamente sendo, também o que apresenta custos de manutenção mais baixos. Estes dois dados não deixam de ser reveladores do esforço que a Ford tem feito na valorização dos seus modelos. Mesmo assim e de uma maneira global a opção mais económica acaba por ser o Mitsubishi que tem uma excelente arma para aumentar a sua penetração nas camadas mais jovens e menos revivalistas para quem o Cooper S não diz tanto como para as gerações mais velhas que nunca esqueceram este modelo e que continuam a apreciar a irreverência.

          Conclusão
          A história repete-se?
          O Mini Cooper S representa muito mais que simples revivalismo. Ele consegue reproduzir 40 anos depois o mesmo espírito utilizando as tecnologias mais modernas nomeadamente o recurso à sobrealimentação sendo tudo o que se pode querer de um pequeno desportivo – divertimento, velocidade e sensação de que o carro é ligeiramente mais inteligente do que nós para nos salvar se exagerarmos na dose de aventura.
          No fundo são ingredientes que também encontramos no Fiesta ST e no Mitsubishi Colt CZT que graças à magia do turbo consegue oferecer os mesmos 150 CV. Falta-lhes a expressividade e o carácter desportivo do Cooper S.

          http://turboonline.clix.pt/default.a...ntentId=325739

          boas! tb li exe sim [:X] inda bem q tb pusest aki pa tds terem +/- a ideia destes 3carros ja q eu n encontrava o link deste nem do outro [xx(]

          Comentário


            #65
            Os carros comparados o ST e o CZT tem logica custam por volta do 25.000, o mini vai para os 30.000...

            Por 25.000 tinhamos o Mini Cooper (120cv)....

            Comentário


              #66
              O fiesta é lindo[B)]

              Comentário


                #67
                citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                citação:Originalmente colocada por Crusher

                Fiesta ST.



                Pena é só ter 150Cv... porque raio não lançam um Fiesta RS com 200Cv?
                200 cv ? para quê ? para ser mais um caixão com rodas ??.. 150 já devem chegar e sobrar...
                ?[8)][8)][8)], é cada mania[8)]

                Comentário


                  #68
                  Fiesta ST seguido de Mini Cooper seguido de Colt CZT

                  Comentário


                    #69
                    Á falta do RS votei no CZT [B)][8D]

                    Comentário


                      #70
                      citação:Originalmente colocada por foo

                      citação:Originalmente colocada por sPoOk69

                      citação:Originalmente colocada por Bernie

                      O ST dá ao CZT 1.6s na pista do 5th gear para carros com a mesma potencia é uma diferenca enorme!
                      cm ja aki dixe o czt correu com o controle de estabilidade e afins ligados pk n sao desligaveis, ao contrario do fiesta st. alem dixo o colt czt nao foi feito para pista..

                      é preciso ver que ambos tem 150cv, mas o czt é 1.5 e o st é 2.0

                      kt ao cooper s tb temos que comparar os preços pk alguem que pode comprar um cooper s, certamente n vai comprar um c2 vts ou um swift sport ou um czt ou um fiesta st... é preciso ver ixo tb!

                      abraços!
                      No video do 5th Gear acho que se constata que o Fiesta tem um comportamento bem acima do Colt. Como este topico fala sobre desportivos, parece-me que o Fiesta é mais interessante. Agora cá em Portugal realmente o Fiesta é mais caro.

                      E foi no Top Gear ou no 5th Gear que os gajos deram um prémio aos engenherios da Ford Alemã pelo desenvolvimento do Fiesta ST? Lembrei-me agora disso.. o Fiesta foi bastante elogiado pelo comportamento e diversão.
                      Ui..entao o C2 merecia 1 medalha de ouro lol
                      Precisamente no Top Gear, ha 1 video de comparaçao entre o Fiesta ST(Jeremy) e o C2 VTS(Hammond) em pista, onde o Fiesta é claramente + rápido nas rectas, mas nas curvas o C2 vai busca-lo...vê-se claramente o C2 mt + incisivo nas curvas. Engraçada a conclusao final
                      http://www.youtube.com/watch?v=pT0yUkkQG8c

                      Comentário


                        #71
                        Mini ;););)

                        Comentário


                          #72
                          citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                          citação:Originalmente colocada por Crusher

                          Fiesta ST.



                          Pena é só ter 150Cv... porque raio não lançam um Fiesta RS com 200Cv?
                          200 cv ? para quê ? para ser mais um caixão com rodas ??.. 150 já devem chegar e sobrar...
                          Têm chassis para mais... mas para um carro do segmento B não deve vender com tal potência.

                          Comentário


                            #73
                            citação:Originalmente colocada por carlos andrade

                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                            citação:Originalmente colocada por Crusher

                            Fiesta ST.



                            Pena é só ter 150Cv... porque raio não lançam um Fiesta RS com 200Cv?
                            200 cv ? para quê ? para ser mais um caixão com rodas ??.. 150 já devem chegar e sobrar...
                            ?[8)][8)][8)], é cada mania[8)]

                            Se não gostas, não comes...

                            cada um tem a sua opinião ....

                            Comentário


                              #74
                              Qualquer carro é um caixão... uns mais outros menos. Olha... agora há uns dias atrás houve um que morreu num Enzo.

                              Agora o facto de teres referido o Fiesta [u]mais actual</u> como caixão com rodas, deves andar a comparar com aqueles pequenos pocket rockets dos anos 80/90 que no geral são mais inseguros apesar de transmitirem uma maior sensação de velocidade.

                              Nestes carros mais actuais com mais chassis e electrónica, 150Cv sabem a pouco, tanto mais num carro que é referênciado muitas vezes por ter um bom chassis assim como nos seus irmãos mais velhos (Focus e Mondeo).

                              Comentário


                                #75
                                Um Fiesta com 200cv nunca iria ser seguro... por mais eletrónicas que tivesse....

                                Comentário


                                  #76
                                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                  Um Fiesta com 200cv nunca iria ser seguro... por mais eletrónicas que tivesse....
                                  Ai estas verdades absolutas!!! [8][8][8]

                                  Já estou como o elise, para quem só pensa que o acelerador é on-off, basta qualquer carro ter motor para ser perigoso.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Estava indeciso entre o Fiesta e o Mini, mas o voto foi para o Fiesta.

                                    Comentário


                                      #78
                                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                      Um Fiesta com 200cv nunca iria ser seguro... por mais eletrónicas que tivesse....
                                      Queres fundamentar?

                                      Comentário


                                        #79
                                        Fiesta! tem provado ser dos mais rápidos. E é..[B)][B)]

                                        Comentário


                                          #80
                                          Fiesta ST vs C2 vts - TOPGEAR:

                                          http://www.youtube.com/watch?v=pT0yUkkQG8c

                                          Comentário


                                            #81
                                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                            Um Fiesta com 200cv nunca iria ser seguro... por mais eletrónicas que tivesse....


                                            então um CLIO RS não é seguro?[:0]

                                            Comentário


                                              #82




                                              Não há ajudas electrónicas nem paneleirices do género.

                                              __________________________________________________ ___________________

                                              Comentário


                                                #83
                                                citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                Um Fiesta com 200cv nunca iria ser seguro... por mais eletrónicas que tivesse....
                                                e um clio já é seguro?[8)]

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  citação:Originalmente colocada por sylvester

                                                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                  Um Fiesta com 200cv nunca iria ser seguro... por mais eletrónicas que tivesse....
                                                  e um clio já é seguro?[8)]
                                                  Sao estilos diferentes, o trabalho da renault a meu ver no clio é muito mais profundo, a comecar pelas vias mais largas...

                                                  Embora nao concorde com a frase, a Ford podia perfeitamente fazer um Fiest ST preparado para receber 200cv se quisesse.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    citação:Originalmente colocada por Bernie

                                                    citação:Originalmente colocada por sylvester

                                                    citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                    Um Fiesta com 200cv nunca iria ser seguro... por mais eletrónicas que tivesse....
                                                    e um clio já é seguro?[8)]
                                                    Sao estilos diferentes, o trabalho da renault a meu ver no clio é muito mais profundo, a comecar pelas vias mais largas...

                                                    Embora nao concorde com a frase, a Ford podia perfeitamente fazer um Fiest ST preparado para receber 200cv se quisesse.
                                                    será?



                                                    e até se falou em AWD;)

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Nao concordas?

                                                      Se o ST nao tem o mesmo feeling que o Mini e é menos previsivel (ler um texto que anda neste topico) e lendo o texto do auto hoje na comparacao ente o Cooper S e o Clio RS tira as tuas conclucoes...

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        citação:Originalmente colocada por carlos andrade

                                                        citação:Originalmente colocada por Bernie

                                                        citação:Originalmente colocada por sylvester

                                                        citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                        Um Fiesta com 200cv nunca iria ser seguro... por mais eletrónicas que tivesse....
                                                        e um clio já é seguro?[8)]
                                                        Sao estilos diferentes, o trabalho da renault a meu ver no clio é muito mais profundo, a comecar pelas vias mais largas...

                                                        Embora nao concorde com a frase, a Ford podia perfeitamente fazer um Fiest ST preparado para receber 200cv se quisesse.
                                                        será?



                                                        e até se falou em AWD;)

                                                        a verdade é que o Fiesta ST nao combate directamente com o Clio III RS nem com o anterior Clio II RS.

                                                        Espero é que a Ford nao se encolha no projecto Fiesta RS mas o projecto cada vez mais se encontra no fundo da gaveta.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Fiesta RS? mmmm n me xeira ainda havia uma hipotesinha com o restyling mas nao.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            citação:Originalmente colocada por carlos andrade

                                                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                            Um Fiesta com 200cv nunca iria ser seguro... por mais eletrónicas que tivesse....


                                                            então um CLIO RS não é seguro?[:0]

                                                            Sei lá... os CV desse fugiram para os TDI...

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                              citação:Originalmente colocada por carlos andrade

                                                              citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                              Um Fiesta com 200cv nunca iria ser seguro... por mais eletrónicas que tivesse....


                                                              então um CLIO RS não é seguro?[:0]

                                                              Sei lá... os CV desse fugiram para os TDI...
                                                              Pelos vistos já está solucionado.;)

                                                              http://forum.autohoje.com/topic.asp?...SearchTerms=RS ;)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X