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Arquitectura motor traseiro + tracção Traseira...

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    #31
    os carros com motor traseiro e tracçao traseira sao, teoricamente, os carros com maior poder de tracçao.
    depois depende de muitos outros factores...os mesmos que impedem alguem serio de dizer que um FWD é melhor que RWD ou vice-versa! suspensoes (tudo desde o tipo geral de arranjo até ao pormenor da dureza das borrachas do apoio e à sua colocaçao) pneus, alinhamentos, peso de todos os componentes, etc etc.

    o famoso "efeito pendulo" que caracterizava os Porsches até meados dos anos 80 em situaçao de "S" acabou por ser contrariado por uma ligeira alteraçao na colocaçao do motor (está ligeiramente mais a frente) e uma ENORME evoluçao no controlo do movimento das rodas, tanto dianteiras como traseiras.

    é essa a chave do sucesso da dinamica do 911, contrariando assim todos aqueles que dizem (sem ser no gozo) que o 911 tem o motor no sitio errado.

    citação:Hoje em dia quase não ha diferença em termos de tempos em pista entre o carrera e o carrera 4, dao o chassis ser tão evoluido ke o 4x4 deixa kuase de fazer sentido.
    a existencia do C4 nunca foi com o objectivo de ser mais rapido em pista. foi feito com o objectivo unico de garantir mais tracçao em pisos EXTREMOS, tipo neve e gelo, onde 2wd (seja FWD ou RWD) simplesmente não chega;)

    em pista com piso molhado tb pode haver situaçoes em que o C4 terá vantagem, mas sendo o P911 um RWD com motor traseiro (e o enorme poder de tracçao que dai advem), as vantagens sao bastante pequenas e facilmente compensadas pelo facto do C2 ser mais leve e ter distribuiçao de pesos mais proxima do ideal!

    Comentário


      #32
      citação:Originalmente colocada por c r a s h

      citação:Originalmente colocada por Fresh_Fruit

      O 911 contraria tudo e todos ...e os resultados são visíveis ...
      A tendência era esperar que a Porsche ao longo dos anos coloca-se o motor cada vez + para a frente ... mas tal nao acontece
      É sem duvida um dos melhores carros fabricados ! (para mim o melhor)
      correcção.
      de facto o motor já avançou por duas vezes.
      não sei precisar ao certo, mas numa das primeiras evoluções do 911, provavelmente anos 70, o motor avançou um "cadito" pra frente. Mas quase negligenciável, já que nãopodiam fazer alterações estruturais ao carro.

      Mas o maior avanço deu-se com a passagem do 993 para o 996.
      Como o 996 era um carro totalmente novo, o 911 cresceu em dimensões, sobretudo a nivel de distância entre eixos, e porque o motor traseiro faz parte dos genes do 911, eles decidiram manter o layout, mas avançaram o mais que podiam a posição do motor, mantendo o layout.

      O problema deste layout é o das transferências de massas, e foi o que fez a re****ção do 911, porque no limite o 911 não era pra qualquer um, com reacções intempestivas, não deixando muito espaço de manobra.
      O motor faz um efeito pêndulo, pra quem gosta de fisica.

      se ter o peso todo atrás ajuda a tracção à saída das curvas e a aceleração, por outro lado a frente fica demasiadamente leve, com desvantagens para a direcção e feeling da mesma.

      Mas é graças a isso que o 911 é único. Transformou uma desvantagem, num traço de personalidade e que obriga a uma abordagem na sua condução difernte de todos os outros.


      Já nos FWD, que são um tudo à frente, quando a distribuição de peso favorece demasiado a frente, vários problemas.
      Em acelaração forte, o carro luta por tracção. Já que hoje em dia a maioria dos carros vêm com pesados motores Turbo diesel, não contribui em nada para a dinâmica do carro, sendo acentuadas tendências para sair de frente, pelo em comparação com as versões mais simples e leves a gasolina.

      No plano teórico convém ter o peso distribuido entre os eixos, e nunca para lá deles, como acontece com a maior parte dos carros de hoje em dia.

      A 1ª evolução para melhorar o comportamento do 911 apareceu em 1969.
      A distancia entre-eixos aumentou 57mm e a distribuição de pesos passou de 41.5/ 58.5 para uns mais equilibrados 43/57.

      B-series
      In 1969 the B-series offered a better solution to improve the 911's behaviour. The rear wheels were moved 57 mm backwards, changing the fore /aft weight distribution from 41.5 / 58.5 to 43 / 57. This meant the 911 became more stable. The larger wheel base can be recognised by the position of the torsion bar cap. The short wheel base cars have these caps directly next to wheel arch. The LWB models have some room betweem the arch and the cap.


      in http://www.idee.demon.nl/

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        #33
        Já foi tudo dito.
        Saliento só que, no caso dos desportivos e F1s, qd o carro arranca interessa ter peso atrás para ter tração. Como já foi dito.
        Mas uma vez em andamento a aerodinâmica coloca algum peso na frente pelo que as relações de peso frente-traseira perdem significado.

        Comentário


          #34
          Bem a minha opinião:

          No caso do 911, penso que este modelo representa fielmente o conceito do motor e tracção traseiras, seria de ter uma distribuição de pesos que até poderia ser algo irregular, mas aliado ao facto de ter pouco peso. Ou seja, apesar da distribuição não o favorecer compensava com o baixo peso. E tinha ainda a vantagem do poder de tracção. Um dos segredos do baixo peso estava no motor ser refrigerado a ar.

          Depois a condução deste veiculo tornou-se um mito. Adorado por alguns negligenciado por outros. O Carrera 4 surge po forma a tornar o carro guiável por um público mais inexperiênte. A essência e a mistica estão no original ;)

          Esta é a minha opinião e posso estar a dizer inverdades, até porque quando falo do 911 refiro-me em grande parte aos primeiros modelos, actualmente alguns factores que refiro, podem até nem ter tanta influência. Não sei... Nunca andei num

          Comentário


            #35
            citação:Originalmente colocada por monicamelo

            Nunca andei num
            Isso é que é uma pena;).
            Foi o melhor em que já meti as unhas: Carrera 4 Cabrio.

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              #36
              Já andei à pendura num 911 turbo (993).
              E tem uma caracteristica, tipica dos 911, mas algo enervante quando se circula a altas velocidades.

              A carroçaria oscila horizontalmente, o que quando se vai a velocidades na casa dos 200, em AE é algo que nos faz olhar para a frente do veículo a aproximar-se do separador central.
              Parece instável, mas não. Aquela porra é um hino à estabilidade.
              A A1 é que parece um circuito de uma BAJA, quando se vai com o cu sentado num 911 em "high speed mode"

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                #37
                Para terem uma noção do que pode ser, façam o seguinte:

                Peguem um RUF CTR Yellow Bird '87 no GT4 e vão para Nurbürgring sem as ajudas eletrônicas e depois vão novamente para a mesma pista com um BMW MCoupé. ;)

                Mas, por outro lado, existem lugares nesse mundo que só o Carocha e alguns TT's que chegam lá!

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                  #38
                  Alguns videozitos que eu arranjei

                  http://www.youtube.com/watch?v=VqZO-xURLqc
                  http://www.youtube.com/watch?v=bAnMF...elated&search=
                  http://www.youtube.com/watch?v=UEnjq...elated&search=

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