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    #31
    Esse é um dos que vai constar na minha garagem restaurado quando for muito velhinho.. se la chegar lol.. super sofisticado para altura, lindissimo, um Citroen e basta

    Comentário


      #32
      citação:Originalmente colocada por PauloMartins

      Só um episódio que se passou comigo à umas semanas.

      Vou eu no meu carro ali para os lados da Lourinhã e ao passar numa localidade (não me lembro o nome) tinha umas passadeiras daquelas em forma de lomba. Eu começo a abrandar porque tenho amor ao meu carro e olho para o espelho e vejo um XM a começar a ultrapassar-me (manobra bastante perigosa). Comento com a "Maria" - olha o maluco que vem aí - ela olha e diz - vai dar um valente salto.

      O que se passou:
      O XM passou pela passadeira como se ela não existisse. Só mexeram mesmo as rodas, o resto do carro não mexeu. Espantoso!!!!!

      Suspensão = 10 estrelas (não são só 5).

      Como não há bela sem senão... muito cuidadinho com a manutenção da suspensão.

      Cumps,
      Paulo
      A suspensão desse XM não vai durar muito assim...


      Mas olha que para fazer esse efeito basta arranjares um Saxo com a suspensão nas couves que passas nas lombas e nem dás por nada... :D

      Comentário


        #33
        citação:Originalmente colocada por Tuaregue

        pensava q este motor era de 204 cv's, , tenho um amigo q teve um V6 acho q era 24v em 2 mão, durante os 6 meses q teve foi sá chatices q teve com o carro, felizmente os arranjos sempre foi pago pelo stand q o vendeu e com garantia de 6 meses.

        Findo os 6 meses vendeu o carro, os problemas n paravam

        Engraçado deste carro se viras o volante todo, com o carro parado, se o largares ele volta sozinho à posição direita
        Esse sistema chama-se DIRAVI. Tenho um CX com esse sistema e funciona na perfeição, no entanto é mais uma possível causa de chatices com a bomba do LHM. Foram poucos os XM's que sairam com esse sistema.

        Relativamente a esse XM, acho que já te disseram quase tudo. Verificar bem o estado da suspensão, etc e tal...

        Eu tenho um 2.1TD de 1993 com o qual ando todos os dias. Gosto bastante do carro e não posso deixar de te recomendar a compra, no entanto, se estivesse no teu lugar, procurava um pouco mais e tentava comprar um com menos anos, ou seja, de 1996 para cá (um série II), pq apesar de esteticamente serem praticamente iguais, em relação a interiores, montagem, extras, circuito eléctrico, etc, houve bastantes melhorias na segunda série.

        Boa Sorte!

        Comentário


          #34
          O XM teve o motor PRV (Peugeot Renault Volvo) de 3 litros (2963cm3) com versões de 2 e 4 valvulas por cilindro. A versão de 2 valvulas/cilindro tinha 170cv e 24,5kgm de binário. A versão de 4 valvulas tinha 200cv e 26,5 kgm de binário.

          Em 1997 surgiu um novo bloco V6 no XM, feito em parceria com a Renault, com 2946cm3, 4 valvulas por cilindro e com 194cv e 27,2 kgm de binário. Este bloco ainda é utilizado hoje em dia em vários carros como o 607, 407, C5, C6 etc, foi usado no Clio V6, Laguna etc....

          Comentário


            #35
            citação:Originalmente colocada por Rui Barata

            citação:Originalmente colocada por Tuaregue

            pensava q este motor era de 204 cv's, , tenho um amigo q teve um V6 acho q era 24v em 2 mão, durante os 6 meses q teve foi sá chatices q teve com o carro, felizmente os arranjos sempre foi pago pelo stand q o vendeu e com garantia de 6 meses.

            Findo os 6 meses vendeu o carro, os problemas n paravam

            Engraçado deste carro se viras o volante todo, com o carro parado, se o largares ele volta sozinho à posição direita
            Esse sistema chama-se DIRAVI. Tenho um CX com esse sistema e funciona na perfeição, no entanto é mais uma possível causa de chatices com a bomba do LHM. Foram poucos os XM's que sairam com esse sistema.

            Relativamente a esse XM, acho que já te disseram quase tudo. Verificar bem o estado da suspensão, etc e tal...

            Eu tenho um 2.1TD de 1993 com o qual ando todos os dias. Gosto bastante do carro e não posso deixar de te recomendar a compra, no entanto, se estivesse no teu lugar, procurava um pouco mais e tentava comprar um com menos anos, ou seja, de 1996 para cá (um série II), pq apesar de esteticamente serem praticamente iguais, em relação a interiores, montagem, extras, circuito eléctrico, etc, houve bastantes melhorias na segunda série.

            Boa Sorte!

            A minha infancia cresceu com 3 citroens CX's do meu pai, a 1 foi a carrinha.

            Todas compradas novas!
            Ainda hoje vejo um CX ainda o acho lindo!!!
            No museu dos carros do presidente esta lá um, cx prestige q era do Eanes

            Comentário


              #36
              citação:Originalmente colocada por cloterico

              O XM teve o motor PRV (Peugeot Renault Volvo) de 3 litros (2963cm3) com versões de 2 e 4 valvulas por cilindro. A versão de 2 valvulas/cilindro tinha 170cv e 24,5kgm de binário. A versão de 4 valvulas tinha 200cv e 26,5 kgm de binário.

              Em 1997 surgiu um novo bloco V6 no XM, feito em parceria com a Renault, com 2946cm3, 4 valvulas por cilindro e com 194cv e 27,2 kgm de binário. Este bloco ainda é utilizado hoje em dia em vários carros como o 607, 407, C5, C6 etc, foi usado no Clio V6, Laguna etc....
              O Pug 406 , 407 , Citro C5 , C6 , são de 210cv e não de 194....

              Seja como for, é o mesmo bloco dos R Clio Sport ??? e Laguna ?

              Comentário


                #37
                Se é pa andar pouco força, dentro de alguns anos vai valer alguma (muita) coisa especialmente por ser a versão topo.

                Comentário


                  #38
                  ora aí está um grande carro!

                  tive um, comprado novo em 1992 com full extras. deixou MUITAS saudades...

                  o carro tinha TUDO o que era possível de imaginar em electrónica, algo que outros carros só podiam sonhar ou ter em parte. Isso junto a um luxo e bom gosto interior e a um sistema de som de chorar...!

                  ...provavelmente um dos melhores carros de sempre!

                  quanto à fiabilidade, a única coisa a assinalar foi a substituição do elevador do vidro traseiro direito.

                  2 grandes problemas: a desvalorização brutal e a solidão que deixou quando foi vendido.

                  Comentário


                    #39
                    Grande máquina, quanto á suspensão desde que devidamente " acompanhada " não dá problemas, e fica mais barato trocar as bolas todas do que comprar amortecedores.
                    O meu pai já teve uma GS, um BX e agora tem um Xantia 1.8 16V de 99, não quer outra coisa, e tudo com suspensões hidropneumáticas. Cuidado é com as tubagens, para o oleo não desaparecer de repente como lhe aconteceu uma vez [8][8][8]. Ficou com a suspensão rebaixada que foi um instante :D:D:D, parecia um F1.

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                      citação:Originalmente colocada por cloterico

                      O XM teve o motor PRV (Peugeot Renault Volvo) de 3 litros (2963cm3) com versões de 2 e 4 valvulas por cilindro. A versão de 2 valvulas/cilindro tinha 170cv e 24,5kgm de binário. A versão de 4 valvulas tinha 200cv e 26,5 kgm de binário.

                      Em 1997 surgiu um novo bloco V6 no XM, feito em parceria com a Renault, com 2946cm3, 4 valvulas por cilindro e com 194cv e 27,2 kgm de binário. Este bloco ainda é utilizado hoje em dia em vários carros como o 607, 407, C5, C6 etc, foi usado no Clio V6, Laguna etc....
                      O Pug 406 , 407 , Citro C5 , C6 , são de 210cv e não de 194....

                      Seja como for, é o mesmo bloco dos R Clio Sport ??? e Laguna ?
                      E daí? Não pode ser o mesmo bloco? As coisas evoluem.

                      E o 406 entre 1997 e 2000 teve a versão de 194cv e não a de 210cv

                      http://www.autoweb-france.com/fiches...eot_406_V6.php

                      Comentário


                        #41
                        citação:Originalmente colocada por cloterico

                        citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                        citação:Originalmente colocada por cloterico

                        O XM teve o motor PRV (Peugeot Renault Volvo) de 3 litros (2963cm3) com versões de 2 e 4 valvulas por cilindro. A versão de 2 valvulas/cilindro tinha 170cv e 24,5kgm de binário. A versão de 4 valvulas tinha 200cv e 26,5 kgm de binário.

                        Em 1997 surgiu um novo bloco V6 no XM, feito em parceria com a Renault, com 2946cm3, 4 valvulas por cilindro e com 194cv e 27,2 kgm de binário. Este bloco ainda é utilizado hoje em dia em vários carros como o 607, 407, C5, C6 etc, foi usado no Clio V6, Laguna etc....
                        O Pug 406 , 407 , Citro C5 , C6 , são de 210cv e não de 194....

                        Seja como for, é o mesmo bloco dos R Clio Sport ??? e Laguna ?
                        E daí? Não pode ser o mesmo bloco? As coisas evoluem.

                        E o 406 entre 1997 e 2000 teve a versão de 194cv e não a de 210cv

                        http://www.autoweb-france.com/fiches...eot_406_V6.php
                        Ah ok.. tá bom....... e o C6 agora tem 215 cv

                        Mas é o mesmo que motor que o Laguna ?

                        Comentário


                          #42


                          Por acaso, também é um dis automóveis que gostava de ter.

                          É um carro que apesar dos anos que já tem, o acho diferente... design Citroen. sou apreciador.

                          Eu cá punha-o a GPL, se fosse para andar todos os dias, é claro

                          Depois de o comprares, faz um diário de bordo, estou curioso

                          Um abraço, by Filas

                          Comentário


                            #43
                            citação:Originalmente colocada por rCrew

                            citação:Originalmente colocada por chasdegua

                            epaa, 3.0 V6 ????

                            quais são as specs do bicho? isso gasta uns 20l n? lol

                            boa sorte ;)
                            Nao tanto, deve fazer entre 14 a 16l.
                            a brava...
                            o meu 1.4 faz 9\10 em cidade sem passar das 3000rpm =D

                            Comentário


                              #44
                              citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                              citação:Originalmente colocada por cloterico

                              O XM teve o motor PRV (Peugeot Renault Volvo) de 3 litros (2963cm3) com versões de 2 e 4 valvulas por cilindro. A versão de 2 valvulas/cilindro tinha 170cv e 24,5kgm de binário. A versão de 4 valvulas tinha 200cv e 26,5 kgm de binário.

                              Em 1997 surgiu um novo bloco V6 no XM, feito em parceria com a Renault, com 2946cm3, 4 valvulas por cilindro e com 194cv e 27,2 kgm de binário. Este bloco ainda é utilizado hoje em dia em vários carros como o 607, 407, C5, C6 etc, foi usado no Clio V6, Laguna etc....
                              O Pug 406 , 407 , Citro C5 , C6 , são de 210cv e não de 194....

                              Seja como for, é o mesmo bloco dos R Clio Sport ??? e Laguna ?
                              O 406 na versão D8 teve o motor de 194cv, só na versão D9 é que passou para o de 210cv, não por questões de potência ou fiabilidade mas por questões ecológicas.

                              Comentário


                                #45




                                Comentário


                                  #46
                                  Existe apenas um aqui em minha cidade, raramente eu o vejo!

                                  É um 3.0 de 1ª geração.

                                  Comentário


                                    #47
                                    citação:Originalmente colocada por GTS_M5

                                    Existe apenas um aqui em minha cidade, raramente eu o vejo!

                                    É um 3.0 de 1ª geração.
                                    Então estás quase como todos nós.:D

                                    Infelizmente, são rarissimos de ver na estrada.;)

                                    Comentário


                                      #48
                                      citação:Originalmente colocada por jguimaraes.ca

                                      Caros Amigos,


                                      Como sempre gostei de ter um Citroen Xm parado no lugar que falta preencher na minha garagem, penso que finalmente chegou a hora disso acontecer.

                                      Estou em vias de adquirir um Xm de 1993 com o motor 3.0 V6.

                                      Gostaria de saber a vossa opiniao relativamente a este carro, bem como a motorizaçao que melhor compromisso cria para este automovel.

                                      Se existir aqui alguem que tenha ou ja tenha tido, ou ja tenha ouvido falar e experimentado um modelo destes agradecia que desse a sua opiniao.

                                      Tambem se conseguirem alguma informaçao extra em revistas e outros que consigam postar aqui tambem seria bem vindo.

                                      Relativamente a suspensao pneumatica, eu sei que por vezes é complicada, mas tambem deixo espaço para as vossas criticas e sugestoes.

                                      Sou do Porto e gostaria de saber se conhecem algum mecanico/oficina por estes lados que saibam mexer a serio nestes Citroens.

                                      Existe algum clube na net de citroen?


                                      Um abraço e aguardo as vossas opinioes,
                                      Obrigado,
                                      João
                                      Sim, existe.

                                      www.Forum-Citroen.pt.vu

                                      Aparece que serás muito bem recebido ;)


                                      Quanto ao XM ... Boa Sorte !

                                      Gosto muito dessa máquina.

                                      Comentário


                                        #49
                                        se é um sonho e tens posses para o realizar, força nisso!!!
                                        boas sorte com o makinão!

                                        Comentário


                                          #50
                                          é um belo carro, e uma boa pechincha se encontrares um em bom estado, a desvalorização é numa classe á parte! acho que nem Alfa's e Lancia chegam a desvalorizar de forma tão brutal!

                                          lembro-me de quando o carro saiu, era espectacular! o 2.0i mais "fraquinho" custava +/- 5.000 cts!
                                          sei que saiu um V6 24V com 200 CV's, li alguns testes na altura, andava que se fartava! lembro-me de numa revista terem feito um "24" com 24 valvulas num tabuleiro ao lado do carro![:0][:0][:0]

                                          li tb algures que o carro tinha uma especie de vidro divisor que permitia que o habitáculo permanecesse fechado quando a mala estava aberta! é verdade?!

                                          Comentário


                                            #51
                                            citação:Originalmente colocada por ruymoreira

                                            é um belo carro, e uma boa pechincha se encontrares um em bom estado, a desvalorização é numa classe á parte! acho que nem Alfa's e Lancia chegam a desvalorizar de forma tão brutal!

                                            lembro-me de quando o carro saiu, era espectacular! o 2.0i mais "fraquinho" custava +/- 5.000 cts!
                                            sei que saiu um V6 24V com 200 CV's, li alguns testes na altura, andava que se fartava! lembro-me de numa revista terem feito um "24" com 24 valvulas num tabuleiro ao lado do carro![:0][:0][:0]

                                            li tb algures que o carro tinha uma especie de vidro divisor que permitia que o habitáculo permanecesse fechado quando a mala estava aberta! é verdade?!
                                            Tinha 2 vidros na traseira. O da porta da mala e um que estava logo a seguir que permitia que o habitaculo continuasse isolado, ao contrário do que acontece nos restantes veiculos de 5 portas.

                                            O 2.0i mais fraquinho em 89 ou 90 custava bem mais de 5000cts cá em Portugal.

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                                              #52
                                              citação:Originalmente colocada por cloterico

                                              citação:Originalmente colocada por ruymoreira
                                              (...)
                                              li tb algures que o carro tinha uma especie de vidro divisor que permitia que o habitáculo permanecesse fechado quando a mala estava aberta! é verdade?!
                                              Tinha 2 vidros na traseira. O da porta da mala e um que estava logo a seguir que permitia que o habitaculo continuasse isolado, ao contrário do que acontece nos restantes veiculos de 5 portas.
                                              São estes pequenos detalhes que, para mim, fazem estes carros que não são usados pela carneirada tão especiais! ;)

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                                                #53
                                                citação:Originalmente colocada por eduardomaio

                                                citação:Originalmente colocada por cloterico

                                                citação:Originalmente colocada por ruymoreira
                                                (...)
                                                li tb algures que o carro tinha uma especie de vidro divisor que permitia que o habitáculo permanecesse fechado quando a mala estava aberta! é verdade?!
                                                Tinha 2 vidros na traseira. O da porta da mala e um que estava logo a seguir que permitia que o habitaculo continuasse isolado, ao contrário do que acontece nos restantes veiculos de 5 portas.
                                                São estes pequenos detalhes que, para mim, fazem estes carros que não são usados pela carneirada tão especiais! ;)

                                                ;)

                                                O XM se bem me recordo era o recordista de vidros utilizados. Ao todo eram 13
                                                2 em cada porta lateral = 8
                                                2 atrás das portas traseiras, um de cada lado.
                                                1 - parabrisas
                                                1 - na porta traseira
                                                1 - o tal especial que mantinha o habitaculo bem isolado.


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                                                  #54
                                                  E não há fotos desse vidro especial?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Desconhecia esses pormenores.

                                                    Mas o XM sempre me fascinou...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      citação:Originalmente colocada por GTS_M5

                                                      E não há fotos desse vidro especial?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        ja andei num. parecia que ia no sofá da sala....

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          lá por casa tivemos um 2.0i. carro espectacular, não fosse a cada revisao levar as bolas da suspensao novas e controlador....alias, teve uma epoca que levava mais controladores que mudanças de oleo:D

                                                          qualidade interior pessima para um topo de gama, um problema bonito nos fusiveis que decidia queimar nos dias quentes...exactamente os fusiveis do AC e vidros electricos, ferrugem no topo das portas (no arco dos vidros)....

                                                          mas quando estava td a funcionar, GRANDE CARRO!
                                                          ainda hoje planeio oferecer um mk2 ao meu pai...o mk2 não tinha nem 1/10 dos problemas do mk1.

                                                          quanto ao motor, os unicos que são verdadeiramente adequados ao carro são o Turbo CT e o 3.0V6. os outros não se enquadram mt bem naquilo que o XM devia ser, mas não quer dizer que sao lentos. o 3.0V6...bem podes andar à martelada que essa coisa nc mais se parte:D a serio, tenta!

                                                          de vez em qd ainda penso no caso....o que seria a citroen hj se o XM mk1 tem saido com tudo a funcionar...:D

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Citroen assim à partida, só mesmo o DS. Não sou grande fã do desenho dos outros carros (o desenho do carro para mim é importante). Mas é uma grande máquina na mesma.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              xm em 1990:
                                                              http://forum.autohoje.com/topic.asp?...archTerms=1990

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