Esse é um dos que vai constar na minha garagem restaurado quando for muito velhinho.. se la chegar lol.. super sofisticado para altura, lindissimo, um Citroen e basta
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CITROEN XM - PARA ESPECIALISTAS E ADMIRADORES
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citação:Originalmente colocada por PauloMartins
Só um episódio que se passou comigo à umas semanas.
Vou eu no meu carro ali para os lados da Lourinhã e ao passar numa localidade (não me lembro o nome) tinha umas passadeiras daquelas em forma de lomba. Eu começo a abrandar porque tenho amor ao meu carro e olho para o espelho e vejo um XM a começar a ultrapassar-me (manobra bastante perigosa). Comento com a "Maria" - olha o maluco que vem aí - ela olha e diz - vai dar um valente salto.
O que se passou:
O XM passou pela passadeira como se ela não existisse. Só mexeram mesmo as rodas, o resto do carro não mexeu. Espantoso!!!!!
Suspensão = 10 estrelas (não são só 5).
Como não há bela sem senão... muito cuidadinho com a manutenção da suspensão.
Cumps,
Paulo
Mas olha que para fazer esse efeito basta arranjares um Saxo com a suspensão nas couves que passas nas lombas e nem dás por nada... :D
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citação:Originalmente colocada por Tuaregue
pensava q este motor era de 204 cv's, , tenho um amigo q teve um V6 acho q era 24v em 2 mão, durante os 6 meses q teve foi sá chatices q teve com o carro, felizmente os arranjos sempre foi pago pelo stand q o vendeu e com garantia de 6 meses.
Findo os 6 meses vendeu o carro, os problemas n paravam
Engraçado deste carro se viras o volante todo, com o carro parado, se o largares ele volta sozinho à posição direita
Relativamente a esse XM, acho que já te disseram quase tudo. Verificar bem o estado da suspensão, etc e tal...
Eu tenho um 2.1TD de 1993 com o qual ando todos os dias. Gosto bastante do carro e não posso deixar de te recomendar a compra, no entanto, se estivesse no teu lugar, procurava um pouco mais e tentava comprar um com menos anos, ou seja, de 1996 para cá (um série II), pq apesar de esteticamente serem praticamente iguais, em relação a interiores, montagem, extras, circuito eléctrico, etc, houve bastantes melhorias na segunda série.
Boa Sorte!
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O XM teve o motor PRV (Peugeot Renault Volvo) de 3 litros (2963cm3) com versões de 2 e 4 valvulas por cilindro. A versão de 2 valvulas/cilindro tinha 170cv e 24,5kgm de binário. A versão de 4 valvulas tinha 200cv e 26,5 kgm de binário.
Em 1997 surgiu um novo bloco V6 no XM, feito em parceria com a Renault, com 2946cm3, 4 valvulas por cilindro e com 194cv e 27,2 kgm de binário. Este bloco ainda é utilizado hoje em dia em vários carros como o 607, 407, C5, C6 etc, foi usado no Clio V6, Laguna etc....
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citação:Originalmente colocada por Rui Barata
citação:Originalmente colocada por Tuaregue
pensava q este motor era de 204 cv's, , tenho um amigo q teve um V6 acho q era 24v em 2 mão, durante os 6 meses q teve foi sá chatices q teve com o carro, felizmente os arranjos sempre foi pago pelo stand q o vendeu e com garantia de 6 meses.
Findo os 6 meses vendeu o carro, os problemas n paravam
Engraçado deste carro se viras o volante todo, com o carro parado, se o largares ele volta sozinho à posição direita
Relativamente a esse XM, acho que já te disseram quase tudo. Verificar bem o estado da suspensão, etc e tal...
Eu tenho um 2.1TD de 1993 com o qual ando todos os dias. Gosto bastante do carro e não posso deixar de te recomendar a compra, no entanto, se estivesse no teu lugar, procurava um pouco mais e tentava comprar um com menos anos, ou seja, de 1996 para cá (um série II), pq apesar de esteticamente serem praticamente iguais, em relação a interiores, montagem, extras, circuito eléctrico, etc, houve bastantes melhorias na segunda série.
Boa Sorte!
Todas compradas novas!
Ainda hoje vejo um CX ainda o acho lindo!!!
No museu dos carros do presidente esta lá um, cx prestige q era do Eanes
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citação:Originalmente colocada por cloterico
O XM teve o motor PRV (Peugeot Renault Volvo) de 3 litros (2963cm3) com versões de 2 e 4 valvulas por cilindro. A versão de 2 valvulas/cilindro tinha 170cv e 24,5kgm de binário. A versão de 4 valvulas tinha 200cv e 26,5 kgm de binário.
Em 1997 surgiu um novo bloco V6 no XM, feito em parceria com a Renault, com 2946cm3, 4 valvulas por cilindro e com 194cv e 27,2 kgm de binário. Este bloco ainda é utilizado hoje em dia em vários carros como o 607, 407, C5, C6 etc, foi usado no Clio V6, Laguna etc....
Seja como for, é o mesmo bloco dos R Clio Sport ??? e Laguna ?
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ora aí está um grande carro!
tive um, comprado novo em 1992 com full extras. deixou MUITAS saudades...
o carro tinha TUDO o que era possível de imaginar em electrónica, algo que outros carros só podiam sonhar ou ter em parte. Isso junto a um luxo e bom gosto interior e a um sistema de som de chorar...!
...provavelmente um dos melhores carros de sempre!
quanto à fiabilidade, a única coisa a assinalar foi a substituição do elevador do vidro traseiro direito.
2 grandes problemas: a desvalorização brutal e a solidão que deixou quando foi vendido.
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Grande máquina, quanto á suspensão desde que devidamente " acompanhada " não dá problemas, e fica mais barato trocar as bolas todas do que comprar amortecedores.
O meu pai já teve uma GS, um BX e agora tem um Xantia 1.8 16V de 99, não quer outra coisa, e tudo com suspensões hidropneumáticas. Cuidado é com as tubagens, para o oleo não desaparecer de repente como lhe aconteceu uma vez [8][8][8]. Ficou com a suspensão rebaixada que foi um instante :D:D:D, parecia um F1.
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citação:Originalmente colocada por paulinhuu
citação:Originalmente colocada por cloterico
O XM teve o motor PRV (Peugeot Renault Volvo) de 3 litros (2963cm3) com versões de 2 e 4 valvulas por cilindro. A versão de 2 valvulas/cilindro tinha 170cv e 24,5kgm de binário. A versão de 4 valvulas tinha 200cv e 26,5 kgm de binário.
Em 1997 surgiu um novo bloco V6 no XM, feito em parceria com a Renault, com 2946cm3, 4 valvulas por cilindro e com 194cv e 27,2 kgm de binário. Este bloco ainda é utilizado hoje em dia em vários carros como o 607, 407, C5, C6 etc, foi usado no Clio V6, Laguna etc....
Seja como for, é o mesmo bloco dos R Clio Sport ??? e Laguna ?
E o 406 entre 1997 e 2000 teve a versão de 194cv e não a de 210cv
http://www.autoweb-france.com/fiches...eot_406_V6.php
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citação:Originalmente colocada por cloterico
citação:Originalmente colocada por paulinhuu
citação:Originalmente colocada por cloterico
O XM teve o motor PRV (Peugeot Renault Volvo) de 3 litros (2963cm3) com versões de 2 e 4 valvulas por cilindro. A versão de 2 valvulas/cilindro tinha 170cv e 24,5kgm de binário. A versão de 4 valvulas tinha 200cv e 26,5 kgm de binário.
Em 1997 surgiu um novo bloco V6 no XM, feito em parceria com a Renault, com 2946cm3, 4 valvulas por cilindro e com 194cv e 27,2 kgm de binário. Este bloco ainda é utilizado hoje em dia em vários carros como o 607, 407, C5, C6 etc, foi usado no Clio V6, Laguna etc....
Seja como for, é o mesmo bloco dos R Clio Sport ??? e Laguna ?
E o 406 entre 1997 e 2000 teve a versão de 194cv e não a de 210cv
http://www.autoweb-france.com/fiches...eot_406_V6.php
Mas é o mesmo que motor que o Laguna ?
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Por acaso, também é um dis automóveis que gostava de ter.
É um carro que apesar dos anos que já tem, o acho diferente... design Citroen. sou apreciador.
Eu cá punha-o a GPL, se fosse para andar todos os dias, é claro
Depois de o comprares, faz um diário de bordo, estou curioso
Um abraço, by Filas
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citação:Originalmente colocada por paulinhuu
citação:Originalmente colocada por cloterico
O XM teve o motor PRV (Peugeot Renault Volvo) de 3 litros (2963cm3) com versões de 2 e 4 valvulas por cilindro. A versão de 2 valvulas/cilindro tinha 170cv e 24,5kgm de binário. A versão de 4 valvulas tinha 200cv e 26,5 kgm de binário.
Em 1997 surgiu um novo bloco V6 no XM, feito em parceria com a Renault, com 2946cm3, 4 valvulas por cilindro e com 194cv e 27,2 kgm de binário. Este bloco ainda é utilizado hoje em dia em vários carros como o 607, 407, C5, C6 etc, foi usado no Clio V6, Laguna etc....
Seja como for, é o mesmo bloco dos R Clio Sport ??? e Laguna ?
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citação:Originalmente colocada por jguimaraes.ca
Caros Amigos,
Como sempre gostei de ter um Citroen Xm parado no lugar que falta preencher na minha garagem, penso que finalmente chegou a hora disso acontecer.
Estou em vias de adquirir um Xm de 1993 com o motor 3.0 V6.
Gostaria de saber a vossa opiniao relativamente a este carro, bem como a motorizaçao que melhor compromisso cria para este automovel.
Se existir aqui alguem que tenha ou ja tenha tido, ou ja tenha ouvido falar e experimentado um modelo destes agradecia que desse a sua opiniao.
Tambem se conseguirem alguma informaçao extra em revistas e outros que consigam postar aqui tambem seria bem vindo.
Relativamente a suspensao pneumatica, eu sei que por vezes é complicada, mas tambem deixo espaço para as vossas criticas e sugestoes.
Sou do Porto e gostaria de saber se conhecem algum mecanico/oficina por estes lados que saibam mexer a serio nestes Citroens.
Existe algum clube na net de citroen?
Um abraço e aguardo as vossas opinioes,
Obrigado,
João
www.Forum-Citroen.pt.vu
Aparece que serás muito bem recebido ;)
Quanto ao XM ... Boa Sorte !
Gosto muito dessa máquina.
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é um belo carro, e uma boa pechincha se encontrares um em bom estado, a desvalorização é numa classe á parte! acho que nem Alfa's e Lancia chegam a desvalorizar de forma tão brutal!
lembro-me de quando o carro saiu, era espectacular! o 2.0i mais "fraquinho" custava +/- 5.000 cts!
sei que saiu um V6 24V com 200 CV's, li alguns testes na altura, andava que se fartava! lembro-me de numa revista terem feito um "24" com 24 valvulas num tabuleiro ao lado do carro![:0][:0][:0]
li tb algures que o carro tinha uma especie de vidro divisor que permitia que o habitáculo permanecesse fechado quando a mala estava aberta! é verdade?!
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citação:Originalmente colocada por ruymoreira
é um belo carro, e uma boa pechincha se encontrares um em bom estado, a desvalorização é numa classe á parte! acho que nem Alfa's e Lancia chegam a desvalorizar de forma tão brutal!
lembro-me de quando o carro saiu, era espectacular! o 2.0i mais "fraquinho" custava +/- 5.000 cts!
sei que saiu um V6 24V com 200 CV's, li alguns testes na altura, andava que se fartava! lembro-me de numa revista terem feito um "24" com 24 valvulas num tabuleiro ao lado do carro![:0][:0][:0]
li tb algures que o carro tinha uma especie de vidro divisor que permitia que o habitáculo permanecesse fechado quando a mala estava aberta! é verdade?!
O 2.0i mais fraquinho em 89 ou 90 custava bem mais de 5000cts cá em Portugal.
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citação:Originalmente colocada por cloterico
citação:Originalmente colocada por ruymoreira
(...)
li tb algures que o carro tinha uma especie de vidro divisor que permitia que o habitáculo permanecesse fechado quando a mala estava aberta! é verdade?!
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citação:Originalmente colocada por eduardomaio
citação:Originalmente colocada por cloterico
citação:Originalmente colocada por ruymoreira
(...)
li tb algures que o carro tinha uma especie de vidro divisor que permitia que o habitáculo permanecesse fechado quando a mala estava aberta! é verdade?!
;)
O XM se bem me recordo era o recordista de vidros utilizados. Ao todo eram 13
2 em cada porta lateral = 8
2 atrás das portas traseiras, um de cada lado.
1 - parabrisas
1 - na porta traseira
1 - o tal especial que mantinha o habitaculo bem isolado.
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lá por casa tivemos um 2.0i. carro espectacular, não fosse a cada revisao levar as bolas da suspensao novas e controlador....alias, teve uma epoca que levava mais controladores que mudanças de oleo:D
qualidade interior pessima para um topo de gama, um problema bonito nos fusiveis que decidia queimar nos dias quentes...exactamente os fusiveis do AC e vidros electricos, ferrugem no topo das portas (no arco dos vidros)....
mas quando estava td a funcionar, GRANDE CARRO!
ainda hoje planeio oferecer um mk2 ao meu pai...o mk2 não tinha nem 1/10 dos problemas do mk1.
quanto ao motor, os unicos que são verdadeiramente adequados ao carro são o Turbo CT e o 3.0V6. os outros não se enquadram mt bem naquilo que o XM devia ser, mas não quer dizer que sao lentos. o 3.0V6...bem podes andar à martelada que essa coisa nc mais se parte:D a serio, tenta!
de vez em qd ainda penso no caso....o que seria a citroen hj se o XM mk1 tem saido com tudo a funcionar...:D
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