Estava cá eu a pensar: quase todas as marcas têm o seu próprio tópico, e a italianíssima FIAT também merecia um pouco de atenção..
Então, cá está, acabo de abrir o espaço para que DONOS e SIMPATIZANTES da marca possam debater sobre tudo o que quiserem: tuning, peças, carros do passado, do futuro, trocar experiências...
E, como não poderia ser diferente, fiz um apanhado sobre a actual gama da marca:
FIAT 500: Falta muito pouco para vir à luz a reinterpretação de um dos maiores clássicos da FIAT. O pequenino 500. A produção deverá se iniciar em meados do próximo ano, na Polônia.
FIAT PANDA: A segunda geração do Fiat Panda foi apresentada em 2003 na Europa. Com 3,53 metros de comprimento - 9 centímetros a menos do que um Ka - porém mais alto (1,54 metros) e largo, o Panda é perfeito para as grandes cidades. Possui uma valente opção de 4x4.
FIAT GPUNTO: O fabricante italiano quer, com o novo modelo, estabelecer novos parâmetros de segurança, qualidade e performance dos motores diesel.
Suas linhas - assinadas pelo estúdio Italdesign, de Giorgietto Giugiaro e pelo entro de estilo da Fiat - acompanham as do recém-lançado Croma, definindo qual deverá ser a escola estilística da Fiat nos próximos modelos. As linhas arredondadas são suaves, sem grande profusão de vincos e recortes. Os faróis possuem formato amendoado e a grade retangular fica rebaixada.
Um vinco sai do pára-lama dianteiro, demarca a linha de cintura e termina na parte inferior das lanternas posteriores, mantidas na coluna. A tampa do porta-malas, bem como o pára-choque traseiro - onde fica a placa - mantêm o estilo contido. O modelo possui 4,03 metros de comprimento (3,84 metros no anterior), 1,68 m de largura (1,66), 1,49 m de altura (1,48) e 2,51 m de distância entreeixos (2,46), o que contribui para um espaço interno maior.
FIAT IDEA: O pequeno monovolume se destaca pelo conforto e suavidade de rodagem, além do ótimo espaço interno, numa carroçaria de dimensões compactas, ideal para o pesado trânsito europeu.
LINEA: Este sedan marca o retorno da oferta de um três-volumes na gama Fiat. Embora seja tecnicamente baseado no GPunto, ele possui personalidade prória, com frente específica. Destaca-se ainda pelo maior espaço interno, com entre-eixos de 2,60m (o mesmo do Bravo!). O Linea tem 4,56 metros de comprimento, 1,73 de largura, 1,50 de altura e 500 litros de capacidade no porta-malas. Quem assina o seu desenho é o Centro de Estilo da Fiat, na Itália.
BRAVO: Seus traços arredondados e musculosos, assinados pelo centro de estilo da marca italiana, remetem aos últimos lançamentos, como o Croma, o Grande Punto e o Linea. A dianteira tem grade retangular com o novo símbolo da Fiat localizado ao centro. Os faróis têm formato de gota e as entradas de ar inferiores são amplas.
As laterais têm teto baixo e linha de cintura alta que ascende em direção à traseira, acompanhada por um vinco pronunciado. Atrás, lanternas ovais, vidro pequeno e placa ladeada por luzes de ré e neblina. O novo Bravo tem 4,34 metros de comprimento, 1,79 de largura, 1,49 de altura e 2,60 de distância entreeixos. O porta-malas leva 400 litros.
A gama de motores conta com três unidades Turbodiesel Multijet, uma 1.4 de 90 cv (cavalos) e outra 1.9, com 120 ou 150 cv (cavalos). Já o propulsor a gasolina é novo e também turbinado. Com 1.4 litros, desenvolve 120 ou 150 cv.
FIAT CROMA:Trata-se da expresso máxima da gama FIAT. O novo Croma recebe a assinatura de Giogetto Giugiaro e estréia em versão perua - o sedã deverá chegar depois - aproveitando a plataforma do Opel Signum. As dimensões são de 4,75 metros de comprimento, 1,77 de largura, 1,60 de altura e 2,70 de distância entreeixos.
Sob o capô serão cinco as opções de motores: os a gasolina 1,8 16V de 130 cv e 2,2 16V de 150 cv, os turbodiesel 1,9 16V Multijet 120 cv, 1,9 16V Multijet 150 cv e o novo 2,4 16V Multijet de 200 cavalos de potência. O câmbio pode ser manual ou automático.
FIAT SEDICI:O valente jipinho desenvolvido em parceria com a Suzuki já é uma realidade, e tem feito muito sucesso. Possui linhas arrojadas e modernas, além de grande valentia para o off-road.
FIAT DOBLÒ: Recentemente, o FIAT Doblò ganhou capô redesenhado e uma nova grade trapezoidal que desce pelo pára-choque, agora com dois insertos de plástico preto em suas extremidades. Os faróis ganharam linhas mais suaves, com dois refletores circulares. Nas laterais, o maior destaque é o aumento da distância entreeixos em 38 centímetros na versão agora denominada MAXI.
Atrás, o pára-choque também recebeu novos traços e as lanternas duas tonalidades em suas lentes. A cabine conta com novos revestimentos. Sob o capô, são novos os propulsores diesel Multijet 1,3 16V (85 cv) e 1,9 8V (120 cv).
O FIAT QUE SE DESPEDE...
FIAT STILO: Lançado em 2001, o médio da gama Fiat se prepara para ceder espaço ao novo Bravo. Disponivel em versões hatchback de 3 e 5 portas, além da carrinha. Embora não tenha feito muito sucesso comercial, foi um marco na história da FIAT devido aos avanços que apresentou, face aos seus antecessores.
Então, cá está, acabo de abrir o espaço para que DONOS e SIMPATIZANTES da marca possam debater sobre tudo o que quiserem: tuning, peças, carros do passado, do futuro, trocar experiências...
E, como não poderia ser diferente, fiz um apanhado sobre a actual gama da marca:
FIAT 500: Falta muito pouco para vir à luz a reinterpretação de um dos maiores clássicos da FIAT. O pequenino 500. A produção deverá se iniciar em meados do próximo ano, na Polônia.
FIAT PANDA: A segunda geração do Fiat Panda foi apresentada em 2003 na Europa. Com 3,53 metros de comprimento - 9 centímetros a menos do que um Ka - porém mais alto (1,54 metros) e largo, o Panda é perfeito para as grandes cidades. Possui uma valente opção de 4x4.
FIAT GPUNTO: O fabricante italiano quer, com o novo modelo, estabelecer novos parâmetros de segurança, qualidade e performance dos motores diesel.
Suas linhas - assinadas pelo estúdio Italdesign, de Giorgietto Giugiaro e pelo entro de estilo da Fiat - acompanham as do recém-lançado Croma, definindo qual deverá ser a escola estilística da Fiat nos próximos modelos. As linhas arredondadas são suaves, sem grande profusão de vincos e recortes. Os faróis possuem formato amendoado e a grade retangular fica rebaixada.
Um vinco sai do pára-lama dianteiro, demarca a linha de cintura e termina na parte inferior das lanternas posteriores, mantidas na coluna. A tampa do porta-malas, bem como o pára-choque traseiro - onde fica a placa - mantêm o estilo contido. O modelo possui 4,03 metros de comprimento (3,84 metros no anterior), 1,68 m de largura (1,66), 1,49 m de altura (1,48) e 2,51 m de distância entreeixos (2,46), o que contribui para um espaço interno maior.
FIAT IDEA: O pequeno monovolume se destaca pelo conforto e suavidade de rodagem, além do ótimo espaço interno, numa carroçaria de dimensões compactas, ideal para o pesado trânsito europeu.
LINEA: Este sedan marca o retorno da oferta de um três-volumes na gama Fiat. Embora seja tecnicamente baseado no GPunto, ele possui personalidade prória, com frente específica. Destaca-se ainda pelo maior espaço interno, com entre-eixos de 2,60m (o mesmo do Bravo!). O Linea tem 4,56 metros de comprimento, 1,73 de largura, 1,50 de altura e 500 litros de capacidade no porta-malas. Quem assina o seu desenho é o Centro de Estilo da Fiat, na Itália.
BRAVO: Seus traços arredondados e musculosos, assinados pelo centro de estilo da marca italiana, remetem aos últimos lançamentos, como o Croma, o Grande Punto e o Linea. A dianteira tem grade retangular com o novo símbolo da Fiat localizado ao centro. Os faróis têm formato de gota e as entradas de ar inferiores são amplas.
As laterais têm teto baixo e linha de cintura alta que ascende em direção à traseira, acompanhada por um vinco pronunciado. Atrás, lanternas ovais, vidro pequeno e placa ladeada por luzes de ré e neblina. O novo Bravo tem 4,34 metros de comprimento, 1,79 de largura, 1,49 de altura e 2,60 de distância entreeixos. O porta-malas leva 400 litros.
A gama de motores conta com três unidades Turbodiesel Multijet, uma 1.4 de 90 cv (cavalos) e outra 1.9, com 120 ou 150 cv (cavalos). Já o propulsor a gasolina é novo e também turbinado. Com 1.4 litros, desenvolve 120 ou 150 cv.
FIAT CROMA:Trata-se da expresso máxima da gama FIAT. O novo Croma recebe a assinatura de Giogetto Giugiaro e estréia em versão perua - o sedã deverá chegar depois - aproveitando a plataforma do Opel Signum. As dimensões são de 4,75 metros de comprimento, 1,77 de largura, 1,60 de altura e 2,70 de distância entreeixos.
Sob o capô serão cinco as opções de motores: os a gasolina 1,8 16V de 130 cv e 2,2 16V de 150 cv, os turbodiesel 1,9 16V Multijet 120 cv, 1,9 16V Multijet 150 cv e o novo 2,4 16V Multijet de 200 cavalos de potência. O câmbio pode ser manual ou automático.
FIAT SEDICI:O valente jipinho desenvolvido em parceria com a Suzuki já é uma realidade, e tem feito muito sucesso. Possui linhas arrojadas e modernas, além de grande valentia para o off-road.
FIAT DOBLÒ: Recentemente, o FIAT Doblò ganhou capô redesenhado e uma nova grade trapezoidal que desce pelo pára-choque, agora com dois insertos de plástico preto em suas extremidades. Os faróis ganharam linhas mais suaves, com dois refletores circulares. Nas laterais, o maior destaque é o aumento da distância entreeixos em 38 centímetros na versão agora denominada MAXI.
Atrás, o pára-choque também recebeu novos traços e as lanternas duas tonalidades em suas lentes. A cabine conta com novos revestimentos. Sob o capô, são novos os propulsores diesel Multijet 1,3 16V (85 cv) e 1,9 8V (120 cv).
O FIAT QUE SE DESPEDE...
FIAT STILO: Lançado em 2001, o médio da gama Fiat se prepara para ceder espaço ao novo Bravo. Disponivel em versões hatchback de 3 e 5 portas, além da carrinha. Embora não tenha feito muito sucesso comercial, foi um marco na história da FIAT devido aos avanços que apresentou, face aos seus antecessores.
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