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Será que compensa mesmo ter um diesel?

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    #61
    citação:Originalmente colocada por EnginE

    citação:Originalmente colocada por JGTB

    citação:Originalmente colocada por hc80

    (...) se tivesse carro gasolina moderava mais as saidas k pretendia fazer. espero k me compreendam. num carro a gasoleo a nossa mentalidade muda. quero eu dizer, ah e tal, é a gasoleo vou aki e vou acola. se fosse a gasolina, a gente recuava sempre e andava so o essencial. confesso k antes de ter carro a gasolina tinha esta mentalidade. andava o k era preciso. qdo mudei pra diesel é sempre a somar no contador. o k faz com k a gente faça a manutençao mt mais cedo. faço-me entender?
    Eu não entendo. Para mim, não faz qualquer sentido regular as minhas saídas pelo facto de ter um carro a gasolina ou a gasóleo.
    Quando preciso do carro, uso-o, independemente do combusível que o alimente!

    Estou é a começar a ficar com a ideia que algumas pesssoas que compram carros a gasóleo se vêm "forçadas" a andar muito com eles para se convencerem que fizeram um bom negócio...
    sem dúvida!

    é exactamente isso..... !
    Sim.. sim.. e depois também há aquelas pessoas que compraram um a gasolina e têm que andar pouco para se convencerem que fizeram um bom negócio...

    Entre o 1.2 16v e um 1.5 DCI , talvez compense mais o 1.2...

    Agora entre um 1.8i e um 2.0 HDI ... alto lá...

    Comentário


      #62
      citação:Originalmente colocada por TiZeDasCoives

      citação:Originalmente colocada por JGTB

      citação:Originalmente colocada por hc80

      (...) se tivesse carro gasolina moderava mais as saidas k pretendia fazer. espero k me compreendam. num carro a gasoleo a nossa mentalidade muda. quero eu dizer, ah e tal, é a gasoleo vou aki e vou acola. se fosse a gasolina, a gente recuava sempre e andava so o essencial. confesso k antes de ter carro a gasolina tinha esta mentalidade. andava o k era preciso. qdo mudei pra diesel é sempre a somar no contador. o k faz com k a gente faça a manutençao mt mais cedo. faço-me entender?
      Eu não entendo. Para mim, não faz qualquer sentido regular as minhas saídas pelo facto de ter um carro a gasolina ou a gasóleo.
      Quando preciso do carro, uso-o, independemente do combusível que o alimente!

      Estou é a começar a ficar com a ideia que algumas pesssoas que compram carros a gasóleo se vêm "forçadas" a andar muito com eles para se convencerem que fizeram um bom negócio...
      E se tiveres 2 carros? Um a gasolina e um a gasóleo?
      Eu tenho dois a gasolina e um a gasóleo, que é partilhado pelas pessoas da casa.

      E nunca deixo de fazer nada por causa de ter dois carros a gasolina. Levo o carro todos os dias para o emprego, 26 km ir e vir, e uso-o sempre que preciso ou me apetece. Até posso dizer que nunca vou de transportes para lado nenhum, o carro vai sempre comigo.

      Ah, nenhum dos dois é económico.

      Comentário


        #63
        citação:Originalmente colocada por koluirty

        citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

        Eu acho que o diesel compensa mais...

        Ao fim de 100.000kms o diesel está pago em relação ao gasolina

        Em termos de retomas, já me chegaram a dar ''à troca'' cerca de €3000 por um comercial com 12 anos e 250.000kms e nas mesmas condições apenas €4000 por uma carrinha 1.6 a gasolina com 77.000kms sempre assistida naquela oficina onde a troca iria ser feita e segundo eles em muito bom estado.
        E disseram-me claramente que o factor gasolina... não está na moda que vendiam mais facilmente um comercial com 12 anos e 250.000kms que uma carrinha a gasolina.
        Boas já postei aqui estas contas, mas ja que o assunto veio á baila
        o HCH custa preço tabela 23.500 e tem 115 cv o 1.6 hdi ou o 1.5 dci
        têm 109/105 cv e custam entre os 27 e os 33.000 (caso do volvo) pelo que vou considerar uma diferença de 5000€ nas contas
        ora pensando que a gasolina custa mais 0,20€ por litro que o diesel
        e que os consumos que eu consigo fazer com o meu HCH (6,5 aos 100 km)são identicos (por excesso) aos que fiz nos test drive que realizei com varios destes diesel (em condução "normal") os tais 5.000 a mais só são amortizados aos 446.000 kms isto sem contar com as revisões de turbos e afins que necessáriamente um carro com 446.000 kms terá que fazer...

        cpts


        A gasolina custa mais € 20 ? é a SC 95 ??? é que se for essa.... num motor moderno, apenas o estraga...

        O diesel até pode ter o mesmo consumo a andar normalmente... mas para um andamento mais vivo, os consumos disparam ...e no Diesel não....pelo menos não disparam da mesma maneira..

        Um carro com 450000 Km precisa assim de tantas revisões e turbos ?? acho que não.. há certas marcas que já provaram que os seus motores são mesmo muito fiáveis....O que acontece, é que está na moda dizer que o Diesel não compensa e etc....

        Comentário


          #64
          1.8 e 2.0 hdi ja é outra historia sem sombra de duvidas.

          Comentário


            #65
            citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

            Essas contas variam de modelo para modelo, eu na altura fiz com 2 vw polos equivalentes, a diferença de preço entre ambos não justificava comprar a gasolina e aos 80.000kms o carro a gasóleo estava pago.
            Não contei com diferenças de retoma nem de manutenção.
            E não esquecer que pelo que os mecânicos que conheço me dizem, os motores a gasóleo são mais duráveis que os motores a gasolina... em particular os de alta cilindrada.

            As pessoas quando querem, tudo lhes serve, os 1.6 papam muito, os 1.4 andam pouco oh... aqui há uns tempos a moda era dos 1.6 (quantos golf 1.6 não andam aí)agora a moda é diesel...
            Exactamente...

            O mal disto tudo, é que nós temos um povo que vai demasiando na onda da "moda" .. e depois é isto que se vê..

            Comentário


              #66
              citação:Originalmente colocada por paulinhuu

              A gasolina custa mais € 20 ? é a SC 95 ??? é que se for essa.... num motor moderno, apenas o estraga...

              O que acontece, é que está na moda dizer que o Diesel não compensa e etc....

              BIG LOLOLOLOLOLOLOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL LLLLLLLLLLLL


              [}][}][}][}][}][}][}][}]

              Comentário


                #67
                citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                citação:Originalmente colocada por koluirty

                citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

                Eu acho que o diesel compensa mais...

                Ao fim de 100.000kms o diesel está pago em relação ao gasolina

                Em termos de retomas, já me chegaram a dar ''à troca'' cerca de €3000 por um comercial com 12 anos e 250.000kms e nas mesmas condições apenas €4000 por uma carrinha 1.6 a gasolina com 77.000kms sempre assistida naquela oficina onde a troca iria ser feita e segundo eles em muito bom estado.
                E disseram-me claramente que o factor gasolina... não está na moda que vendiam mais facilmente um comercial com 12 anos e 250.000kms que uma carrinha a gasolina.
                Boas já postei aqui estas contas, mas ja que o assunto veio á baila
                o HCH custa preço tabela 23.500 e tem 115 cv o 1.6 hdi ou o 1.5 dci
                têm 109/105 cv e custam entre os 27 e os 33.000 (caso do volvo) pelo que vou considerar uma diferença de 5000€ nas contas
                ora pensando que a gasolina custa mais 0,20€ por litro que o diesel
                e que os consumos que eu consigo fazer com o meu HCH (6,5 aos 100 km)são identicos (por excesso) aos que fiz nos test drive que realizei com varios destes diesel (em condução "normal") os tais 5.000 a mais só são amortizados aos 446.000 kms isto sem contar com as revisões de turbos e afins que necessáriamente um carro com 446.000 kms terá que fazer...

                cpts


                A gasolina custa mais € 20 ? é a SC 95 ??? é que se for essa.... num motor moderno, apenas o estraga...

                O diesel até pode ter o mesmo consumo a andar normalmente... mas para um andamento mais vivo, os consumos disparam ...e no Diesel não....pelo menos não disparam da mesma maneira..

                Um carro com 450000 Km precisa assim de tantas revisões e turbos ?? acho que não.. há certas marcas que já provaram que os seus motores são mesmo muito fiáveis....O que acontece, é que está na moda dizer que o Diesel não compensa e etc....
                subir sobe, mas pouco face a gasolina. pelo menos nesse ponto sou a favor do diesel. é k a gente aperta com ele e a autonomia é quase a mesma, praticamente. pelo menos no carro k tenho. so k em auto estrada se a gente mantiver durante longos minutos o ponteiro pouco abaixo dos 140 ele ai ja bebe mais um bocadito. mas isso ja se sabe.

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                  #68
                  citação:Originalmente colocada por ASA

                  hc80 disse: "... mas se tivesse carro gasolina moderava mais as saidas k pretendia fazer. espero k me compreendam. num carro a gasoleo a nossa mentalidade muda. quero eu dizer, ah e tal, é a gasoleo vou aki e vou acola. se fosse a gasolina, a gente recuava sempre e andava so o essencial. confesso k antes de ter carro a gasolina tinha esta mentalidade. andava o k era preciso. qdo mudei pra diesel é sempre a somar no contador. o k faz com k a gente faça a manutençao mt mais cedo. faço-me entender?"

                  Estou em certa parte de acordo. Eu tenho um a Diesel e outro a gasosa e há certas avarias que no diesel é mais propício acontecer q o gasolina...Poe ex: pneus da frente gastam-se mais cedo e normalmente nos diesel os pneus são mais largos logo mais caros;amortecedores tb.;O óleo ñ ponho um qualquer ao contrário do gasosa q ponho do Carefour;já tive q reparar a bomba injectora;tenho sempre q mudar o filtro de gasol aos 30.000 porque senão...ba-blá-bla; o filtro de ar é mudado de 15 em 15000 senão a Maf ñ sei quê... enfim muitas mais coisas q ñ me lembra.No gasosa tudo isso é um descanso Cump.tos
                  Isso acontece com o TEU Diesel.. com o de cá de casa não...[8D]

                  Comentário


                    #69
                    citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                    citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

                    Essas contas variam de modelo para modelo, eu na altura fiz com 2 vw polos equivalentes, a diferença de preço entre ambos não justificava comprar a gasolina e aos 80.000kms o carro a gasóleo estava pago.
                    Não contei com diferenças de retoma nem de manutenção.
                    E não esquecer que pelo que os mecânicos que conheço me dizem, os motores a gasóleo são mais duráveis que os motores a gasolina... em particular os de alta cilindrada.

                    As pessoas quando querem, tudo lhes serve, os 1.6 papam muito, os 1.4 andam pouco oh... aqui há uns tempos a moda era dos 1.6 (quantos golf 1.6 não andam aí)agora a moda é diesel...
                    Exactamente...

                    O mal disto tudo, é que nós temos um povo que vai demasiando na onda da "moda" .. e depois é isto que se vê..
                    um bocado na moda e um pouco de ilusao à mistura. eu falo no meu caso.

                    Comentário


                      #70
                      citação:Originalmente colocada por hc80

                      1.8 e 2.0 hdi ja é outra historia sem sombra de duvidas.
                      Exacto, apesar de, o valor de retoma do 1.8 ser bem inferior ao 2.0 HDI , pelo que para comprar um USADO , o HDI fica bem mais caro, mas pelo menos daqui a 5 anos não vale uns tostões como o 1.8...e gasta muito menos tá claro

                      Comentário


                        #71
                        citação:Originalmente colocada por hc80

                        citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                        citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

                        Essas contas variam de modelo para modelo, eu na altura fiz com 2 vw polos equivalentes, a diferença de preço entre ambos não justificava comprar a gasolina e aos 80.000kms o carro a gasóleo estava pago.
                        Não contei com diferenças de retoma nem de manutenção.
                        E não esquecer que pelo que os mecânicos que conheço me dizem, os motores a gasóleo são mais duráveis que os motores a gasolina... em particular os de alta cilindrada.

                        As pessoas quando querem, tudo lhes serve, os 1.6 papam muito, os 1.4 andam pouco oh... aqui há uns tempos a moda era dos 1.6 (quantos golf 1.6 não andam aí)agora a moda é diesel...
                        Exactamente...

                        O mal disto tudo, é que nós temos um povo que vai demasiando na onda da "moda" .. e depois é isto que se vê..
                        um bocado na moda e um pouco de ilusao à mistura. eu falo no meu caso.
                        Sim, basicamente é isso

                        Comentário


                          #72
                          citação:Originalmente colocada por Duro

                          citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                          A gasolina custa mais € 20 ? é a SC 95 ??? é que se for essa.... num motor moderno, apenas o estraga...

                          O que acontece, é que está na moda dizer que o Diesel não compensa e etc....

                          BIG LOLOLOLOLOLOLOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL LLLLLLLLLLLL


                          [}][}][}][}][}][}][}][}]
                          Hein ?? [8)]

                          € 0.20.... satisfeito ?? [8)]

                          Comentário


                            #73
                            tbm me apercebi do lapso! lol

                            Comentário


                              #74
                              mas deu para perceber!!

                              Comentário


                                #75
                                pois.. daí até meter tantos LOL...lol

                                Comentário


                                  #76
                                  agora vou lançar aki um tema k vai dar pano pra mangas: entre um 1.4 e 1.6 (gasolina) com a mesma potencia (por exemplo 100cv, qual destes terá o melhor consumo final? tendo em conta o mesmo peso ou semelhante, o mesmo segmento, etc

                                  Comentário


                                    #77
                                    citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                    pois.. daí até meter tantos LOL...lol
                                    :D;)

                                    Comentário


                                      #78
                                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                      citação:Originalmente colocada por Duro

                                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                      A gasolina custa mais € 20 ? é a SC 95 ??? é que se for essa.... num motor moderno, apenas o estraga...

                                      O que acontece, é que está na moda dizer que o Diesel não compensa e etc....

                                      BIG LOLOLOLOLOLOLOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL LLLLLLLLLLLL


                                      [}][}][}][}][}][}][}][}]
                                      Hein ?? [8)]

                                      € 0.20.... satisfeito ?? [8)]
                                      será que ando a estragar os meus carros, pois a marca diz para colocar sc95 e agora que faço?
                                      tambem te posso dizer que o diesel normal estraga os novos motores diesel?
                                      essa de estar na moda dizer que o diesel não compensa[xx(], para mim que tive 3 diesel e nenhum deles compensou em relação aos otto, e eram bem poupadinhos............nas bombas pois na oficina nem por isso.

                                      Comentário


                                        #79
                                        citação:Originalmente colocada por hc80


                                        agora vou lançar aki um tema k vai dar pano pra mangas: entre um 1.4 e 1.6 (gasolina) com a mesma potencia (por exemplo 100cv, qual destes terá o melhor consumo final? tendo em conta o mesmo peso ou semelhante, o mesmo segmento, etc
                                        Certamente dependerá um pouco dos carros e motores em questão, na vida real, mas se notares diferenças de consumos médios então elas deverão andar na casa dos 0,2 lit/100 km, ou seja, nem são mensuráveis.

                                        Além de que, na vida real, o motor 1.6 terá mais "meia dúzia" de cv e um bocado mais de binário (não apenas no pico máximo) que permite uma utilização mais agradável diariamente.

                                        Comentário


                                          #80
                                          e sempre deve ter mais rotatividade o 1.6 do k o 1.4

                                          Comentário


                                            #81
                                            citação:Originalmente colocada por hc80

                                            e sempre deve ter mais rotatividade o 1.6 do k o 1.4
                                            que tem uma coisa a ver com a outra?

                                            Comentário


                                              #82
                                              citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                              pois.. daí até meter tantos LOL...lol
                                              mas tu achas que foi por causa do ponto decimal?!?!

                                              Comentário


                                                #83
                                                citação:Originalmente colocada por hc80

                                                agora vou lançar aki um tema k vai dar pano pra mangas: entre um 1.4 e 1.6 (gasolina) com a mesma potencia (por exemplo 100cv, qual destes terá o melhor consumo final? tendo em conta o mesmo peso ou semelhante, o mesmo segmento, etc
                                                Depende de muito mais coisas que apenas um motor...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  citação:Originalmente colocada por Afcivic

                                                  citação:Originalmente colocada por hc80

                                                  e sempre deve ter mais rotatividade o 1.6 do k o 1.4
                                                  que tem uma coisa a ver com a outra?
                                                  kero dizer k tendo mais um pouco de binario sempre vai em menos esforço por minimo k seja face a outra motorizaçao

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    citação:Originalmente colocada por hc80

                                                    agora vou lançar aki um tema k vai dar pano pra mangas: entre um 1.4 e 1.6 (gasolina) com a mesma potencia (por exemplo 100cv, qual destes terá o melhor consumo final? tendo em conta o mesmo peso ou semelhante, o mesmo segmento, etc
                                                    mais uma vez: depende.

                                                    em condiçoes normais o 1.6 seria um motor "mais redondo" com uma faixa de utilizaçao maior e mais agradável. o 1.4 provavelmente teria de ser expremido para andar o mesmo. Aqui o que conta é a curva de potência e binário e nao a potência máxima disponível.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      citação:Originalmente colocada por Duro

                                                      citação:Originalmente colocada por hc80

                                                      agora vou lançar aki um tema k vai dar pano pra mangas: entre um 1.4 e 1.6 (gasolina) com a mesma potencia (por exemplo 100cv, qual destes terá o melhor consumo final? tendo em conta o mesmo peso ou semelhante, o mesmo segmento, etc
                                                      mais uma vez: depende.

                                                      em condiçoes normais o 1.6 seria um motor "mais redondo" com uma faixa de utilizaçao maior e mais agradável. o 1.4 provavelmente teria de ser expremido para andar o mesmo. Aqui o que conta é a curva de potência e binário e nao a potência máxima disponível.
                                                      sim, tbm é um aspecto a ter em conta

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                                                        #87
                                                        citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                        A gasolina custa mais € 20 ? é a SC 95 ??? é que se for essa.... num motor moderno, apenas o estraga...

                                                        ??

                                                        tu andas com umas perolas...

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Eu acho que hoje a opção entre diesel ou gasolina se resume na maior parte das vezes, a uma questão de contas... Dou-vos o meu exemplo:
                                                          em Maio de 2006 comprei um 607 3.0 v6 a gasolina! Reação de toda a gente: és maluco, essa m**** é um mono, quando o fores vender ninguém o quer, gasta de carago, blá, blá, blá, compra mas é um diesel...
                                                          OK
                                                          Até aqui tudo certo, mas faltava fazer as contas. O carro é de Dezembro de 2003, logo em Maio tinha 2 anos e meio. Considerando o mesmo segmento, o mesmo equipamento e performances, dificilmente poderia comprar a diesel um carro que fosse de cilindrada inferior a 2500 ou 3000 cc. Ora um carro a diesel com essas caracteristicas e 2 anos e meio, dificilmente me custaria menos de €45000.
                                                          Tendo em conta que o meu carro custou €18000, "poupei" €27000!!![:0] Como o carro é apenas para viagens, uma vez que na cidade ando de C1 que é bem mais practico, faço apenas 10000 ou menos kms por ano.
                                                          Resumindo: mesmo que ao fim de 10 anos eu ofereça o carro a alguém ou faça dele um galinheiro, perdi no máximo €18000. Num carro a gasóleo, ao fim de 10 anos dificilmente o venderia por mais de €15000, o que significa que tinham ido €30000 para o tecto!!! E isto assumindo que o gasolina valeria €0 ao fim de 10 anos, o que não é verdade...;)
                                                          Cada caso é um caso, no entanto, cada vez mais me parece que numa grande fatia das compras de carros a diesel, as pessoas se iludem pelos famosos consumos invisiveis de tão baixos que são e pelos fantásticos valores de retoma, que cada vez mais são uma miragem...
                                                          De refeir que com uma média horária de 130 kms/h, na semana passada no percurso Viseu-Lisboa-Viseu, fiz um consumo de 9,1L/100 kms.
                                                          Nada mal para um 3.0 V6...;)

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            citação:Originalmente colocada por dysplay21

                                                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                            A gasolina custa mais € 20 ? é a SC 95 ??? é que se for essa.... num motor moderno, apenas o estraga...

                                                            ??

                                                            tu andas com umas perolas...

                                                            [}][}][}][}]

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              citação:Originalmente colocada por ZingaZinga

                                                              Eu acho que hoje a opção entre diesel ou gasolina se resume na maior parte das vezes, a uma questão de contas... Dou-vos o meu exemplo:
                                                              em Maio de 2006 comprei um 607 3.0 v6 a gasolina! Reação de toda a gente: és maluco, essa m**** é um mono, quando o fores vender ninguém o quer, gasta de carago, blá, blá, blá, compra mas é um diesel...
                                                              OK
                                                              Até aqui tudo certo, mas faltava fazer as contas. O carro é de Dezembro de 2003, logo em Maio tinha 2 anos e meio. Considerando o mesmo segmento, o mesmo equipamento e performances, dificilmente poderia comprar a diesel um carro que fosse de cilindrada inferior a 2500 ou 3000 cc. Ora um carro a diesel com essas caracteristicas e 2 anos e meio, dificilmente me custaria menos de €45000.
                                                              Tendo em conta que o meu carro custou €18000, "poupei" €27000!!![:0] Como o carro é apenas para viagens, uma vez que na cidade ando de C1 que é bem mais practico, faço apenas 10000 ou menos kms por ano.
                                                              Resumindo: mesmo que ao fim de 10 anos eu ofereça o carro a alguém ou faça dele um galinheiro, perdi no máximo €18000. Num carro a gasóleo, ao fim de 10 anos dificilmente o venderia por mais de €15000, o que significa que tinham ido €30000 para o tecto!!! E isto assumindo que o gasolina valeria €0 ao fim de 10 anos, o que não é verdade...;)
                                                              Cada caso é um caso, no entanto, cada vez mais me parece que numa grande fatia das compras de carros a diesel, as pessoas se iludem pelos famosos consumos invisiveis de tão baixos que são e pelos fantásticos valores de retoma, que cada vez mais são uma miragem...
                                                              De refeir que com uma média horária de 130 kms/h, na semana passada no percurso Viseu-Lisboa-Viseu, fiz um consumo de 9,1L/100 kms.
                                                              Nada mal para um 3.0 V6...;)
                                                              realmente nd mau mesmo ;)

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